Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Visão do Leitor: Formar ou não Formar…Eis a questão!

Armindo Tué Na Bangna, dando a conhecer-se pelo epíteto de Bruma é a mais recente controvérsia no mundo da formação leonina. É necessário analisar a história pregressa e o percurso realizado por este atleta desde um simples rapaz anónimo até preencher capas de diários desportivos dia sim, dia sim. Numa análise a frio e sem descurar o enorme potencial do jogador em questão, o fenómeno Bruma resume-se a um conjunto de circunstâncias factuais, a conjuntura económica do clube, a necessidade de encontrar soluções internas após a revolução de Inverno, em que saíram uma panóplia de jogadores, a dança de treinadores e um senhor do futebol, Jesualdo Ferreira que tem na condução de jovens talentos o seu zénite, traduzindo-se estes factos em 13 presenças na equipa A e 1 golo por parte do jogador.
Este intróito serve apenas para sustentar a minha tese. Será legítimo um jogador júnior, que tem um aparecimento repentino fazer as exigências que tem feito para com o Sporting, a instituição que lhe deu tecto e comida, que investiu na sua educação, e que apostou no seu potencial desportivo?
Fazendo fé nos média desportivos, temos que o Sporting oferece um salário dez vezes superior ao salário corrente, no entanto o atleta exige a compensação de 1 milhão de euros como prémio de assinatura. Não está em causa a justiça do valor, a questão é a obscenidade com que um jovem de 18 anos ou melhor os seus empresários que após três meses de equipa A exigem um valor desta ordem.
Começo agora a perceber o porquê do deserto! O deserto pelo qual o jogador português e as equipas de formação portuguesas atravessam. É financeiramente desvantajoso para um clube, pegar em adolescentes de 12-13 anos, formá-los até aos 18-19 anos, correr riscos ao lança-los e após 6 meses perder todo o investimento de anos. Esta necessidade do jogador português de ambicionar “ dar o salto” prematuramente, reflecte-se por um lado nas enormes perdas económicas de clubes formadores e por outro a perda de valores individuais que possam municiar as selecções nacionais.
É fácil compreender então o novo paradigma dos clubes portugueses, comprar jogadores de mercados emergentes (Europa do Norte, Europa do Leste, Américas, etc), com idades entre os 20 e os 23 anos num nível de formação avançado e potenciar de modo a obter mais- valias, eliminando todos os custos e riscos durante os períodos críticos de formação.

Para concluir deixo 3 questões, que na minha óptica merecem atenção: Estas atitudes de jogadores fomentam a descrença e o desânimo nos clubes formadores? Como é que clubes formadores diminuídos financeiramente poderão enfrentar os desígnios do dinheiro e as saídas prematuras? Será justo o valor irrisório que a FIFA atribui aos clubes formadores?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Alexandre Lourenço Rodrigues

67 Comentários

  • Nelson
    Posted Julho 11, 2013 at 4:58 pm

    Concordo em tudo, sou claramente a favor da formação e na aposta do jogador portugues, mas se os portugueses não forem humildes e forem ingratos não vale a pena continuar, este caso do Bruma está a ser muito triste, eu como sportinguista sinto-me triste porque é um excelente jogador que nos vai abandonar, não creio que seja totalmente escolha dele, claro que os reprensentantes, advogados, agentes.. etc andam a manipula-lo, mas o próprio Bruma tem culpa no cartório, podia simplesmente ignora-los e assinar com o Sporting que é o que ele tem dito a imprensa que a prioridade era o Sporting, então sendo assim ele passa por mentiroso, e ele deve ter noção de que vai ser "odiado" pelos adeptos leoninos por estas ações.

    Eu pessoalmente não vou odia-lo, mas vou ficar desapontado, mas de qualquer maneira espero que ele tenha sucesso porque a selecção nacional precisa dele (o Sporting tambem precisava mas enfim…)

    SL

  • Pedro Claro
    Posted Julho 11, 2013 at 4:59 pm

    Por mim é tudo muito simples. Faziamos á maneira America, tal como a NBA e etc.

    Idades Minimas para se tornar profissional, separação entre profissionais e amadores e acabavamos estes jogos de bastidores entre jovens, familiares, agentes contra clubes e etc.

  • Hugo Lino
    Posted Julho 11, 2013 at 5:05 pm

    O problema são as "carraças" que vivem à custa dos jogadores. Vejam o caso de Bruma, há bem pouco tempo atrás tinha Pini Zahavi, Catio Baldé e Bebiano, empresário, tutor e advogado, tudo a aproveitar-se do jogador para ganhar dinheiro. Eu questiono-me se um jogador de 18 anos, inserido num clube responsável como o Sporting que lhe garante formação, habitação e alimentação necessita de ter toda esta gente à sua volta.

    Quem fica a perder com isto são os próprios jogadores que muitas vezes são desviados para opções mais vantajosas financeiramente mas desastrosas a nível desportivo e que no longo prazo se percebe terem saído a perder (mesmo a nível financeiro). Ficam a perder os clubes formadores porque chegam à conclusão que não vale a pena investir em formação se depois não se conseguem manter os melhores jogadores que dariam significativo rendimento desportivo e perde o futebol em geral por todos os motivos.

    A FIFA devia actuar nesta área, restringir ou acabar com os empresários no futebol. Acho que nem devia ser permitido aos empresários agenciar jogadores menores de idade. Acabar com o retalho dos direitos económicos de jogadores também é positivo.

    É preciso combater os novos perigos que surgem no futebol e a FIFA peca por demorar a agir e não ter uma atitude pro-activa, fazendo parecer que se interessa mais com os lucros da instituição do que com o bem da modalidade.

  • Pedro Salgueiro
    Posted Julho 11, 2013 at 5:07 pm

    Excelente análise. Concordo na integra com este texto nomeadamente nos 3 primeiros parágrafos. Uma visáo com a qual também estou de acordo. Claro que é lamentável perder desta forma jogadores formados e promissores mas ceder como o VM referiu por exemplo é para mim uma má política. É preferível não ganharmos nada do que se aproveitarem constantemente do Sporting. Basta!!

  • João G.
    Posted Julho 11, 2013 at 5:08 pm

    Se Bruma vai para o Porto só vai dar razão aquilo que todos pensam, não passa de um cachopo.

    Ilori ou renova e deixa se de palhaçada, ou então é encostada para a equipa B e acabou se. Dier nem português é, e tem mais respeito e amor ao clube que essas aves raras.

    O Sporting gasta uma fortuna com eles, na sua formação, são sustentados pelo clube, fazem meia dúzia de jogos na equipa principal e pedem 1M, ora bem, mas que respeito é este?? É este o agradecimento que temos?? Não dão o valor!

    • João G.
      Posted Julho 11, 2013 at 5:42 pm

      Tenho a dizer que é um dos melhores artigos alguma vez aqui publicados, muito parabéns Alexandre Lourenço.

    • Reitchie
      Posted Julho 11, 2013 at 8:04 pm

      Fortunas custaram (custam) tellos, elias, pongolles, jeffrens, rochemback, pranjic, bolo de arroz, violas, gelsons, bojinoves e quantos outros matraquílhos.

  • Gaspar
    Posted Julho 11, 2013 at 5:12 pm

    Os meus parabéns por este artigo. O primeiro que leio sobre este assunto bem fundamentado e com um sentido de bom senso e lógica por trás.
    Cumprimentos

  • Arnaldo Ventura
    Posted Julho 11, 2013 at 5:13 pm

    Finalmente um artigo de bom senso.
    As questões são totalmente pertinentes.
    Pensar que um jogador menor de idade não pode assinar por mais de três anos é de uma total irresponsabilidade por parte da FIFA, mas afinal onde está a protecção à formação?
    Como será que a FIFA julga ser possível alimentar o modelo de fair-play financeiro sem proteger convenientemente os direitos dos clubes formadores?
    O caso de Bruma é em tudo idêntico ao de Labyad na época passada. Mas quer um quer outro estão estruturalmente errados.
    A problemática do aconselhamento dos empresários também merece alguma reflexão e neste caso deveriam existir limites às comissões de transferência e regulamentação da relação entre jogadores e empresários, nomeadamente no que à parte financeira diz respeito. Também por este lado a FIFA deveria contribuir para a melhoria dos clubes.
    Outra questão pertinente é a forma como são passados os valores aos jogadores durante a sua formação. É imperioso que a seja passada a mensagem certa. Para que os jogadores percebam a importância que o clube formador teve no seu desenvolvimento. É certo que em muito depende da inteligência dos próprios jogadores (veja-se o caso de Dier), mas também há com certeza uma falha na mensagem. Não basta formar jogadores de futebol, é preciso incutir valores, não só os valores do clube, mas também valores pessoais, relacionados com a personalidade. Gratidão, respeito e educação são valores que muitos miúdos não têm. A indução destes valores poderá ter uma preponderância mais elevado do que propriamente a relação com os empresários, pois caberá aos jogadores que assimilem estes valores fazer prevalecer a sua opinião junto daqueles que julgam estar a defender os seus interesses.

    • Euclides!
      Posted Julho 11, 2013 at 7:36 pm

      Não é irresponsabilidade, porque essa lei dos 3 anos foi feita a pedido dos grandes colossos do futebol mundial (clubes compradores) que tem muita influencia na fifa, precisamente para lhes facilitar a vida em termos de transferências…

      pois assim permite-lhes chegar a um clube e oferecer um valor relativamente baixo, sabendo que o contrato nunca será extenso…

      tal como na politica, as lei são feitas para beneficiar os mais ricos…

      a corrupção existe em todo o lado.!

  • Miguel Vasconcelos
    Posted Julho 11, 2013 at 5:19 pm

    Falta aí a referência, do que este caso é um exemplo perfeito, à podridão que os agentes e os empresários representam no contexto actual do futebol. Movidos apenas e só por motivos financeiros, sem terem qualquer valor para o futebol em si, acabam por prejudicar muito as equipas. A quantidade de milhões gastos em comissões para com terceiros nos últimos anos é assustadora e um dos principais motivos para que tantos clubes passem dificuldades financeiras. E quando chegamos ao ponto de passes de jogadores pertencerem na totalidade a agentes que depois os vendem e colocam no clube que mais dinheiro que lhes possa pagar é um comportamento completamente mercenário.

  • Bruso
    Posted Julho 11, 2013 at 5:24 pm

    Concordo com quase tudo o que foi escrito. Os empresário nunca defendem o jogador, não são capazes de aconselhar o jogador. Pensam unicamente nos seus bolsos, e quando apanham este tipo de diamantes, jogadores pouco inteligentes conseguem facilmente influenciá-los a se virarem contra o clube. Depois será o dinheiro a mandar. Não tenho dúvidas de que se o Bruma sair do Sporting a custo zero assina por uma equipa com pouca reputação a nível europeu (Russia, Monaco) porque são quem pagará mais.

    Mas também tenho que dizer que o Sporting sempre geriu mal este caso. Bruma mesmo antes de se estrear pela equipa principal já demonstrava grande potencial para um júnior. Sendo assim o Sporting já devia ter renovado com o Bruma há pelo menos um ano.

  • Emigra
    Posted Julho 11, 2013 at 5:24 pm

    Belo comentário e é interessante tema de discussao.
    A minha visao:
    – os clubes tambem nao estao a formar para ajudar os rapazes, os clubes formam para alimentar a equipa principal e para fazer dinheiro
    – por outro lado, claramente a fifa nao está a proteger os clubes formadores e tem que fazer algo em relacao a isso.
    – o caso de bruma é elucidativo. Aos 16 só pode assinar contrato por máximo de 3 anos. Assim, aos 19, a idade mais apetecivel para ir buscar um jogador, fica o clube formador a rasca para renovar… É a idade em que já dá para ter uma ideia mais concreta se o miudo vai conseguir vingar ou nao – e assim podem os tubaroes tipo man city ou chelsea ir buscar os jogadores sem grandes custos. se nao resultar, apenas perdem uns milhares, bem menos do que perdem noutros negócios.
    – por outro lado, tambem nao podemos querer 'atar' os jogadores jovens com contratos de 7 ou 8 anos, nao é justo. O futebol é uma carreira curta, de 10 anos com sorte ao mais alto nivel, em que os jogadores tem que fazer o máximo de dinheiro que puderem.
    – entao para mim a solucao passa por compensar os clubes formadores em transferencias futuras. Mas nao os montantes irrisórios que se pagam agora, mas algo mais relevante. Sendo o valor mais alto se forem transferidos entre os 18 e os 22 anos. E nao um valor em funcao da transferencia, mas talvez em funcao do número de internacionalizaoes vezes o quociente do país no ranking Fifa (eg Portugal está em 7o ou 8o, logo um jogador portugues valeria mais indemnizacao do que um de andorra, que deve estar bem lá mais para o fundo)

    • LENNY Dragk
      Posted Julho 12, 2013 at 2:12 am

      Não concordo muito com o seu ultimo ponto , pq assim estávamos a discriminar os outros países , porque tanto pode aparecer um "ronaldo" em portugal como em Andorra , logo as indemnizações financeiras tinham de ser iguais em todos os países e não discriminar ninguém .

  • ricleo64
    Posted Julho 11, 2013 at 5:29 pm

    Penso que este episódio deve levar a uma reflexão profunda sobre a política de formação do clube. A formação que devia ser uma das nossas maiores forças, está a tornar-se um dos maiores problemas. Estamos a gastar cerca de 8000000£ por ano para formarmos jogadores para fortalecer os nossos rivais desportiva e financeiramente. Somos nós que formamos a maior parte dos jogadores para as várias selecções, sendo a FPF que recolhe todos os dividendos desportivos e financeiros. Assim parece evidente que tudo isto tem de ser equacionado. Uma das medidas que o Sporting devia tomar rapidamente era os jogadores que têm contrato com um qualquer empresário persona não grata em alvalade ou rescinde com o mesmo ou pode desde já procurar clube.

  • João Ferreira
    Posted Julho 11, 2013 at 5:30 pm

    Resumindo o futebol está podre e o problema não é só no Sporting, é no futebol em geral, em Portugal só acontece isto ao Sporting porque é o único clube que aposta na formação.
    Quem tem de fazer alguma coisa é a FIFA, tem que mudar as regras e proteger os clubes formadores e os jogadores (sim porque isto é mau para os jogadores também) destes parasitas que gravitam à volta do futebol.

  • Brisido
    Posted Julho 11, 2013 at 5:40 pm

    Ate que enfim..

    A culpa disto tudo e que os jogadores querem ganha lo todo de uma vez e claro aqueles que vivem a custa de alguem que ainda nao e ninguem , fez meia epoca no sporting , quer ser o mais bem pago do plantel ? premios para assinar contrato ? não quer tambem um hotel no dubai e 20 empregadas de volta dele ?
    As influencias dao cabo de muita gente..

  • Kun_aguero
    Posted Julho 11, 2013 at 5:40 pm

    PARABÉNS, finalmente uma análise correta, esta atitude do Bruma não é de Homem, veja-se o Dier.

    • Filipe Pedro
      Posted Julho 11, 2013 at 5:46 pm

      O Dier não faz o mesmo porque tem contrato… Quantas meses o bruma esteve a jogar sem receber salário? Ai não houve a mesma analise….

    • João G.
      Posted Julho 11, 2013 at 5:57 pm

      Felipe Pedro

      Dier não faz o mesmo porque é um homem, e Bruma não passa de um rapazito.
      Kun Aguero sabe a verdade, porque está à vista de todos, e tu és daqueles que não queres ver, é essa a diferença!

  • Filipe Pedro
    Posted Julho 11, 2013 at 5:44 pm

    Bem, tenho de discordar deste artigo em parte. Se e um facto que Bruma não foi humilde o suficiente e não reconheceu o que o SCP fez por ele, a verdade e que não devemos esquecer que a grande culpa disto não e do jogador (apenas se aproveita da situação) mas sim do SCP.
    O clube tem mecanismos para evitar este tipo de situações.
    . não se lança um jogador na equipa A com este potencial sem se ter acautelado o seu futuro ( André Gomes antes ou logo após a sua estreia renovou pelo SLB) Bruma anda desde março pra renovar.
    . não se “manda“ um jogador pro mundial de sub 20 onde estao os olheiros dos maiores clubes sem renovar com o mesmo.
    . o central que não renovou deixou de jogar, a politica deve ser contraria se pra lançar primeiro renova-se
    . como o jogador pode ter 2 contratos assinados, a este nível, não pode haver duas interpretações do mesmo contrato, ou dois contratos. As coisas tem de ser claras e não levantar duvidas.
    . mais vale proteger o investimento do que a abandonar. Todas as empresas sabem que mais vale continuara investir num investimento com retorno a breve prazo do que deixar de investir, vale anos pena fazer um esforço actual pra ganhar no futuro.

    quanto ao jogador português não me venham com essa não e uma ovelha negra no rebanho que leva todos o rebanho.
    E o jogador português e um bom investimento CR e Nani, moutinho entre outros já renderam ao sporting muitos milhões, basta que um jogador de cada ano atinja um nível medio e de 5 e 5 anos sair um com nível alto para este investimento compensar. Os 15 + 10 do Ronaldo os 25 do nano os 10 do quaresma os do Hugo Viana os do Moutinho etc estes milhões pagam quantos orçamentos anuais operacionais da formação?

    O jogador esta se a aproveitar da situação e podia terra uma prespetiva diferente de gratidão mas e profissional e também quer ganhar dinheiro. O dinheiro não e tudo mas quando se tem uma profissão que dura 14 15 anos o melhor e acautelar se.

    • Trust3r
      Posted Julho 11, 2013 at 9:19 pm

      Melhor análise a este artigo. Completamente de acordo. Há que saber distribuir as culpas por quem foi culpado.

    • Rui Sancho
      Posted Julho 12, 2013 at 12:57 am

      É mais ou menos aquilo que eu acho. Fala-se muito na ganancia de agentes e na falta de regulamentação pela FIFA. Se é verdade que não se percebe como é que o jogador pode ter 3 representantes, cada um a falar para seu lado e a dizer aquilo que lhe apetece (as declarações do tal Bebiano são humilhantes para a instituição), a verdade é que a culpa está no Sporting. Só se podem fazer contratos de 3 anos? Então façam-nos todos os anos de acordo com um regulamento interno! De resto o Filipe Pedro já disse tudo o que havia a dizer.

    • MFM
      Posted Julho 12, 2013 at 5:21 pm

      E digam me lá uma coisa acham que um contrato melhorado 10x e ficar com 10% do passe não é melhor que receber 1 milhão de prémio de assinatura? Isto é mt simples o SPorting no inicio da epoca passada devia ter renovado. A partir dai são tudo balelas apoós as eleições e mediante a restruturação financeira que esta a ser efectivada, é literalmente impossivel aceder as pretensões de Bruma e das sanguessugas que o rodeiam.

  • MM
    Posted Julho 11, 2013 at 5:45 pm

    é este um dos grandes problemas de não se verem mais jogadores portugueses nas principais equipas.não existe qualquer amor à camisola por parte destes jovens,não existe amor e dedicação ao clube que os forma como pessoas e como jogadores.ou melhor…existe até haver um clube mais poderoso ou mais rico que lhes acene com um "maço de notas",o que os faz esquecer quem literalmente lhes deu que comer…
    existem vários exemplos em vários clubes,este do bruma é só mais um e não será certamente o último.fazem meia dúzia de bons jogos pelo clube,são elogiados pela imprensa como se uns craques feitos se tratassem,são lhes prometidos "mundos e fundos" da parte de empresários e tudo mais.a cabeça é fraca e na maioria das vezes cede,esquecendo os exemplos em que tal decisão foi prejudicial ao jogador…
    o bruma corre o risco de ficar parado um ano,algo que não sendo decisivo para a sua carreira,nem lá perto,pode ser prejudicial,depois deste ano poderá assinar com quem quiser,vai para um dos tubarões europeus ou ter poucos minutos de jogo ou ser emprestado a uma equipa de segundo plano,porque as principais equipas querem jogadores já feitos,coisa que o bruma ainda não é.pode e pelos vistos quer sair até para uma turquia,algo que me faz confusão,um jovem que tem tudo para vingar nos principais campeonatos,ir para um secundário apenas pelo dinheiro.é assim que se estragam carreiras,é assim que grandes promessas passam ao lado do que poderia ter sido um grande prercurso…
    sou benfiquista,mas espero sinceramente que o bruma renove pelo sporting,que exija uma clausula de rescisão de 15 ou 20 milhoes,que mostre o seu futebol e que ajude desportiva e financeiramente que fez dele um projecto de jogador e quem lhe tentou passar valores humanos.tem 18 anos,tem muito tempo para fazer contratos milionários.o que o sporting lhe aceitou pagar é muito mais certamente do que ele à uns meses pensaria que poderia receber…

    • Cilauro
      Posted Julho 11, 2013 at 5:57 pm

      Nao posso mais do que concordar com aquilo que acabou de referir.

    • Ulisses Lopes
      Posted Julho 11, 2013 at 6:11 pm

      Parabéns pela sua analise isenta desta situação.

    • Nuno
      Posted Julho 11, 2013 at 6:26 pm

      Eu nem ia para o amor à camisola. Limitava-me ao RESPEITO!
      Sou profissional, e caso tenha uma proposta de trabalho tentadora, era bem possível que a aceitasse. No entanto, nunca o faria sem informar a minha entidade empregadora, ou deixaria trabalho pendente, por exemplo. Jamais seria capaz de os deixar "descalços", pois tenho para com eles uma relação de respeito mútuo. Estes grandes %$%#%$ nem sabem o que é isso…

    • PBR
      Posted Julho 11, 2013 at 6:32 pm

      Parece que aqui nao á grande duvida q o Bruma nao vai para nenhum clube turco mas sim para o Clube portugues que menos escrupulos tem o FCP ……..

    • Anónimo
      Posted Julho 11, 2013 at 8:37 pm

      Transcrevo de outro sitio:

      " Labyad já foi apresentado como reforço do Sporting, mas o PSV não dá o negócio como encerrado.

      «Eu sou um homem de palavra, mas, infelizmente, nem toda a gente é assim», assume Marcel Brands, diretor-técnico do emblema de Eindhoven.

      Este responsável assume que o emblema holandês está «em conversações com o Sporting, para evitar recorrer à justiça».

      «Estamos em conversações com o Sporting, esperamos que leve a algum lado. Assim, talvez não seja necessário recorrer à justiça, apesar de acharmos que a razão nos assiste», disse Marcel Brands, em declarações ao NUsport.

      O clube de Eindhoven reclama que Labyad ainda teria de cumprir mais dois anos de contrato.

      Já o advogado do jogador assume que está tudo «ok».

      «Antes do Natal, foi enviada uma carta ao senhor Brands a dizer que Labyad terminava contrato. O PSV não tem em que se basear», garantiu Marcel Veerman.
      "

      2012-07-08

      Carlos Santos

  • João
    Posted Julho 11, 2013 at 5:52 pm

    Se o Bruma não vale o milhão de prémio de assinatura, então não haverá problema porque nenhum outro clube lhe proporá isso. Em mercado de concorrência aberta é assim. Fica o sentido de responsabilidade para com o clube, certo.

    Então contém lá, quantos de vocês se preocuparam com isso quando foram buscar o Labyad?

    Isto ou se é coerente..

    • Euclides!
      Posted Julho 11, 2013 at 7:39 pm

      Não é a mesma coisa, porque uma coisa é um clube que não tem o jogador e que não se importa de dar 1 milhão de prémio de assinatura para o ter, outra coisa é o clube que o formou com o qual tem contracto, ser obrigado a dar 1 milhão de prémio da assinatura (o que abria um precedente grave…) só para renovar..

      então se o Sporting tivesse que dar agora 1 milhão de assinatura a todos os jogadores que tem na formação, havia de ser bonito!

  • Nuno
    Posted Julho 11, 2013 at 5:55 pm

    O Sporting olha para a rapaziada do Baldé, e pensa: mas afinal vou dar-lhes comida, dormida e roupa lavada, para quê? Destes 10 (hipoteticamente) apenas 1 vai dar jogador… e o mais certo é ele dar-me um chuto no rabo mal cace uma bota de gente. Não, ide à vossa vidinha, que há aí muito clube ansioso por vos receber.

    Isto faz lembrar demasiado a fábula do búfalo e do escorpião…

  • Anónimo
    Posted Julho 11, 2013 at 5:57 pm

    As SADs dos campeonatos profissionais em Espanha deviam no final de 2012, 752 milhões de euros. Vários clubes têm estado a ser executados e estão a desaparecer (Salamanca, Santader, Oviedo…)

    Sobre o Real Madrid e o Barcelona não são revelados números pois estes clubes não são sociedades anónimas desportivas.

    vem isto a propósito dos Brumas… ou os jogadores se livram dos empresários e permitem que os clubes se capitalizem acabando com os vencimentos milionários e com as comissões sobre tudo e mais alguma coisa ou rapidamente deixará de haver clubes profissionais de futebol. E sem clubes profissionais, não há sonhos molhados pra ninguém.

    Bancada Sul

    • Nuno
      Posted Julho 11, 2013 at 6:29 pm

      A não ser que isto evolua para um modelo a la USA, com uma SuperLiga europeia. Como é vontade de alguns.
      Mas isso…

  • Paulo Miguel
    Posted Julho 11, 2013 at 6:08 pm

    Este caso do Bruma não é único, falando agora de mais exemplos, pelo menos conheço 2 jogadores que fizeram o mesmo que Bruma/empresário estão a fazer ao sporting.

    São eles João Mário e Danilo Pereira.

    João Mário, lateral esquerdo muito promissor que esteve presente no último mundial sub-20, muito possivelmente poderia ser uma mais valia para o Benfica neste momento, mas a gânacia fez com que pedisse valores exorbitantes para um jovem e o Benfica não cedeu a pressões e não renovou contrato. Foi para o Parma, penso que não fez um único jogo pelo clube italiano sendo emprestado, neste momento ninguém ouve falar dele.

    O mesmo aconteceu com o Danilo Pereira que assinou também pelo o Parma e que tem sido rodado a outros clubes.

    Dito isto, não há nenhum jogador insubstituível, Bruma muito menos, a verdade é que dava um enorme geitaço ao Sporting pelo que poderia dar em termos desportvos/financeiros, mas "há que levantar a cabeça" e seguir em frente.

  • Czarli
    Posted Julho 11, 2013 at 6:16 pm

    Formar? Sempre! O problema não é esse, nunca foi nem nunca será. O Problema sim são as leis capitalistas que afogam a essência futebolística . Empresários e as suas promessas de sucesso rápido aos jogadores que só servem para enchar os próprios bolsos; leis tipo Bosman e Webber (ainda está em vigor?); o facto de não existirem tectos salariais e pelo facto de serem poucas as federações nacionais que protegem o jogador nacional.

    Há clubes formadores como o Barcelona que conseguem manter os melhores jogadores, há clubes como o Madrid que forma jogadores e vê-se livres deles, mas com clausulas que protegem-nos caso queiram readquirir os jogadores e há clubes e campeonatos, como o Sporting, como o holandês ou o francês que formam jogadores e que pelos motivos que referi no 1º paragrafo ficam sem (praticamente) qualquer proveito…

    É triste.

    • Ulisses Lopes
      Posted Julho 11, 2013 at 6:46 pm

      Completamente de acordo com a resposta à primeira pergunta.

      No entanto, os clubes têm responsabilidades enormes na formação da pessoa também, e nesse aspecto, acho que o Sporting tem descurado esse pormenor, uma vez que desde que o Simão saiu e cuspiu no prato, o Sporting deveria ter mudado a política relativamente ao crescimento humano do jogador.

      Faz-me muita confusão o clube estar a fechar os olhos a este factor (mesmo que o jogador seja um diamante, esta situação nunca deveria acontecer). Algo a este nível tem de ser feito, e urgentemente

  • Nuno
    Posted Julho 11, 2013 at 6:40 pm

    Mas há dúvidas que "um" Chelsea tenha vindo acenar ao Sporting meia dúzia de patacos, e perante a recusa, tenha feito a mesma oferta ao jogador/empresário?
    E quem fala de Bruma, que tall lembrar Modric, que se recusou a ir para estágio?
    Este é o MO natural…

    Falou-se nos modelos NBA… pois, cada vez há mais controle sobre o assédio aos jovens. Era comum as Universidades irem aos liceus darem "prendas" aos jogadores de modo a aliciá-los para os seus programas. Eram carros, empregos para os pais, e tudo o mais… e houve um esforço para limpar isso. Sejamos honestos: a FIFA e a UEFA eestão-se borrifando para o Sporting, ou para os formadores. Eles querem é dinheiro a rolar, e o resto é treta.

  • Pedro Fakir
    Posted Julho 11, 2013 at 6:46 pm

    O que agente está a fazer ao Bruma está a destruir o que poderia ser a sua carreira.
    Esta coisa do jogador ter posto na cabeça que é uma estrela não deve ter nascido assim sem mais nem menos, se esta guerra entre o clube e o agente, e o próprio jogador nao tivesse acontecido, na nova época, iríamos ver o Bruma titular no Sporting, coisa que não vai acontecer, isto dará cabo da sua carreira, se ele sair do SCP não vai ganhar muito…
    Será este o próximo Paim????

    • Rui Sancho
      Posted Julho 12, 2013 at 1:08 am

      E eu não estou assim tão certo de que ficando um ano sem jogar ainda venha a tal proposta milionária… Bruma está viver um hype, está ultra valorizado. Se ficar um ano sem jogar ninguém se lembra dele daqui a uns tempos, até porque passa a a ser uma incógnita. É verdade que não passa a ser mau jogador por estar um ano sem jogar, mas, parecendo que não, um ano em plena formação é muito tempo, e claramente atrasaria de modo irreversível a sua evolução, pelo menos tendo em conta o potencial que lhe dão no momento.

    • carlos Zorrinho
      Posted Julho 12, 2013 at 1:25 pm

      O Paim escolheu ficar no Sporting até ao fim do contrato, de que lhe serviu?

  • s_junior
    Posted Julho 11, 2013 at 7:14 pm

    Se o Bruma não ficar no Sporting espero que acabem de com a formação. Cerca de 9 milhões/ano é muito.
    Hoje o clube precisa o jogador esquece o passado.

    Nota:Se o bruma não ficar espero que seja uma incógnita do mundo do futebol.

  • Nélio Ralha
    Posted Julho 11, 2013 at 7:15 pm

    Alexandre Lourenço Rodrigues, o sr falou bem, esqueceu-se foi de referir, que faz parte da competência do clube saber gerir os contratos dos seus jogadores… na minha opitca passa-se o seguinte o Sporting, quer pelo Godinho Lopes, quer pelo Bruno de Carvalho, já deviam ter percebido que já deviam ter renovado há muito com este jogador…Alem do mais vamos supor que esta tudo dentro da legalidade e que ele tem contrato ate 2014..de que é que isso vale se ele em Janeiro pode assinar por outro clube? A preocupação não devia ser se tem contrato de mais um ano ou não devi ser fazer um contrato a este jogar ate 2017 ou 2018….

    Como disse o Futre vão perder um jogador que vos podia dar em um ano ou dois 20M€ ou mais… enfim perderam o Futre assim, perderam o Figo, e não há maneira de abrirem os olhos…

    cumprimentos

    • Nuno
      Posted Julho 11, 2013 at 9:01 pm

      Gosto das sumidades convocadas para opinar acerca do Sporting. Há uns meses chamaram o Jorge Gonçalves para falar sobre a gestão do Godinho, agora o Futre opina sobre jogadores que se piram à primeira oportunidade. Bem, se acontecer que o Bruma tenha dois contratos, bem podem chamar o Figo para fazer a devida avaliação.

  • Francis
    Posted Julho 11, 2013 at 7:36 pm

    Primeiro ainda nada é oficial. Depois tenho de dizer que Bruma está rodeado de gente da pior espécie. O advogado de Bruma pura e simplesmente está-se a aproveitar dele, não está a pensar na sua evolução e no seu futuro. Está ávido da "comissão". Este caso do Bruma leva-nos indubitavelmente ao empresários. São eles o cancro do futebol. Desde o seu aparecimento que os clubes tem poucos proveitos, especialmente os formadores que estão constantemente a ser prejudicados por gente sem escrupulos que acena milhões no imediato. Bruma ao faltar ao treino demonstrou o que pensa. Espero sinceramente que o seu contrato dure até 2014. Porque mesmo que não renove dá oportunidade para lhe estragar em parte a carreira, pondo-o a treinar à parte durante um ano. É esse que deve ser o comportamento do Sporting. Se não se portam bem connosco então temos de retribuir evidentemente. Ilori terá de se fazer a mesma coisa como é óbvio. Agora os sportinguistas tem de ter a perfeita clareza que ninguém é acima do clube. Bruno de Carvalho é o homem que faltava ao Sporting. Está a sê-lo. É incrivel como alguns criticam-no por não querer renovar com um puto de 18 anos que exige um milhão de salário por ter jogado um terço do campeonato. Bruma tem de ter consciência que pode estragar a sua carreira por estar a querer aquilo que nem de perto merece. É incrivel a falta de escrupulos deste menino. Veremos o que fará. A questão de formar de facto é algo que temos de pensar. O Sporting salva a selecção e esta retribui marinbando-se para a formação de modo a priveligiar os interesses do Benfica e do outro clube que não tem nenhuns escrupulos. Assim não vale a pena. Fechem a formação, tramem esses jovens e acaba-se a selecção. Sinceramente quero lá saber. Basta-me ver esse mercenário do Moutinho na selecção para tirar-me vontade de ver os jogos. É só interesseiros e oportunistas. O futebol está podre. Os empresários com o Jorge Mendes à cabeça tem dado cabo disto tudo. Os jogadores já não ganham pelo mérito mas pelo empresário. E já não veêm a longo prazo. Espero sinceramente a conclusão deste processo. Se renovar Bruma evoluirá bastante e a longo prazo será um grande jogador. Se não renovar mas ficar até 2014 encostem-no e estrague-no o mais possivel Se sair já só lhe posso desejar tudo de mau e que tenha a pior carreira possivel e saberá que será odiado pelos sportinguistas. Já chega de tentarem aproveitar-se do clube. Ninguém, absolutamente ninguém está acima do Sporting.

    • Emanuel
      Posted Julho 11, 2013 at 8:04 pm

      Subscrevo totalmente o que escreveu, letra por letra!
      A falta de profissionalismo, os interesseiros e todos aqueles que não zelavam pelos interesses do Sporting Clube de Portugal…acabou!! Somos um Sporting renovado, somos adeptos realistas, como tal, temos consciência das dificuldades do clube neste momento, mas estamos sempre presentes nos bons e maus momentos. Ninguém está acima do Sporting Clube de Portugal, a maior instituição desportiva em Portugal e uma das maiores da Europa.
      Jogadores que pensam ser estrelas porque jogam 3 meses na equipa e principal e, logo depois, pede 1M?? Não se apresenta?…Isto não é respeitar nem amar o Sporting como este puto diz que respeita e ama, isto, é puro desrespeito e ingenuidade…para não falar desses dois manipuladores interesseiros (Catio e Bibiano), onde um deles é advogado e anda a fazer falsas acusações à Juve e ao próprio Sporting.

    • Afonso
      Posted Julho 11, 2013 at 8:06 pm

      Concordo com tudo que diz acerca do Bruma e dos empresários no geral, parece-me uma profissão que apenas existe devido à burrice de certas pessoas e ao opurtunismo de outras. Mas a parte de "o Sporting salva a selecção" e dos "interesses do Benfica" é ridícula. Tal como o VM tem vindo a frisar nos últimos tempos, o Sporting pouco mais faz que Porto e Benfica nesse sentido, aliás, apesar de a geração sub-20 ter a base no Sporting, basta ir aos escalões mais jovens para se aperceber que o Benfica é que é campeão. Não que isso mude a mentalidade dos dirigentes e treinadores, infelizmente. De resto, se o Sporting apostou na formação, foi porque foi obrigado, não pela existência de um qualquer sentido patriótico.

    • Anónimo
      Posted Julho 12, 2013 at 3:37 pm

      Este rapaz transformou-se numa espécie de "totomilhões" para estes "empresários" que surgem sei la de onde! Pessoalmente não gosto de fazer juízos de valor de pessoas que não conheço mas neste caso torna-se quase inevitável.
      "Chicos espertos" populam em Portugal como cogumelos, não são só os políticos. O "dinheiro fácil" é uma tentação muito grande e maior parte das vezes perdem-se os escrúpulos e qualquer sentido de ordem ética. O rapaz não tem discernimento para conseguir visualizar a situação com a clareza necessária. BdC tentou no comunicado de ontem de uma forma pouco usual demonstrar isto mesmo, quando pôs preto no branco o facto de um dos representantes reivindicar a percentagem duma futura transferência para si e não para o jogador. Agora podem vir desmentir tudo mas onde há fumo…
      Basta fazer um pequeno calculo de merceeiro: tendo em conta os últimos números que apareceram na imprensa, de 10 milhões retira-se os dez por cento faz um totoloto !!
      Esta novela já cheira mal e custa-me ver o meu clube no meio dela apesar de acreditar que neste caso as responsabilidades não devem ser maioritariamente atribuídas a direcção do clube.
      Paulo Almeida

  • Ivo Bernardo
    Posted Julho 11, 2013 at 7:41 pm

    Para além de formar jogadores, o Sporting de agora em diante deverá formar as crianças para serem homens. Acho que o exemplo do Eric Dier é preponderante para o que quero dizer.

  • Estive Lá
    Posted Julho 11, 2013 at 8:01 pm

    O mais engraçado é que o pessoal so se queixa quando acontece a eles. Então e os clubes de Portugal mais pequenos que todos os anos os seus melhores jogadores juniores são levados por Benfica Porto e Sporting. Aí ninguém falava. É a lei do mercado. O dinheiro fala mais. Eu próprio fui formado em Portugal mas quem está a recolher os dividendos é o estrangeiro. Cada um olha por si.

  • nuno leão
    Posted Julho 11, 2013 at 8:23 pm

    Eu gostava era de ouvir a opinião do Sindicato. Concordo com o texto e há muito que digo isto. A liberdade de circulação dos jogadores, inerente ao acórdão Bosman, tornou o mercado futebolístico numa selva capitalista e os jogadores são simultaneamente beneficiados e prejudicados.
    Da mesma forma como é possível termos muitos atletas portugueses, quando vemos los serem atraídos pelas quimeras e euros da Roménia, Bulgária e Chipre? É que não estamos a falar de jogadores de top, mas de nível médio para a nossa Liga.
    A verdade é só esta: Formar compensa pouco… ou pelo menos formar desde pequeninos. Neste particular a decisão da FPF de há uma ano ainda foi mais penalizadora para os clubes formadores, já que no final da época qualquer jogador é livre para mudar de clube sem qualquer compensação para o clube anterior.
    Mas formar ainda compensa… mas num modo diferente. FC Porto e Benfica assumems-se actualmente como universidades que lapidam talentos independentemente da nacionalidade. O Sporting assume-se como uma academia na sua essência e isso está-se a tornar perigosamente desmotivador.

  • Anónimo
    Posted Julho 11, 2013 at 8:38 pm

    Simples, na melhor Academia do mundo só jogadores representados pelo próprio clube quem quer fica quem não quer adeus e um queijo da serra.
    Eric Dier um jogador com uma família estruturada que sabe bem o que quer bem aconselhado sabe onde tem que ficar para ter o sucesso que irá ter com toda a certeza.
    Em relação a seleção nacional nacionalize-se estrangeiros porque com jogadores com este caracter como o bruma não se vai a lado nenhum.
    SL
    Marco

  • luis
    Posted Julho 11, 2013 at 8:40 pm

    Eu acho que este artigo está muito longe da realidade. Bastava ao Sporting ter feito um contrato com o Bruma dias antes de ele ser chamado para a equipa principal. Também é normal que um jovem de 18 anos que pode ganhar o dobro/triplo/quadruplo do que ganha no Sporting se vá embora. Era o que eu faria de certeza absoluta.A formação é benéfica para os clubes e sempre será para clubes que não tenham muita liquidez.

  • Rodrigo
    Posted Julho 11, 2013 at 9:18 pm

    Concordo com tudo. E realmente triste que os clubes formadores como o Sporting gastem imenso dinheiro na formaçao de jovens talentos, acolhendo-os e fazendo-os crescer como homens e como jogadores de futebol, pare depois serem completamente espezinhados porque querem dar o salto cedo demais e porque existem uma serie de pessoas a rodea-los que so querem encher os bolsos a custa do talento dos atletas.

    Ainda assim, sou um defensor da formaçao e gosto muito que seja uma das bandeiras do meu clube (pena ter-se feito alguns desvios nesta politica, caso contrario nao estariamos neste caos), mas admito que e preciso ter-se muito cuidado com os jogadores que se forma, uma vez que os seus contratos tem que ser blindados de forma severa e tem que se impedir estas chantagens em que ameaçam sair se nao ganharem o dinheiro que eles querem quando fizeram muito pouco para o merecer.

    Sendo assim, este caso do Bruma e um pouco isolado porque sera uma possivel perda a custo 0, algo extremamente penalizador em termos desportivos porque ainda nada deu ao clube e em termos financeiros porque nada rendeu, mas sera importante evitar-se este tipo de casos no futuro com Ilori, Joao Mario, Esgaio ou Dier.

    Por fim, concordo que a FIFA deveria proteger mais os clubes formadores e dar-lhes mais dinheiro nas transferencias porque merecem, uma vez que sao eles que dao talentos sucessivos ao futebol e em que aqueles que nao tem estofo financeiro para segurar os craques por algum tempo sao muito prejudicados.

  • Rui Sá
    Posted Julho 11, 2013 at 9:23 pm

    Poderia estar aqui a falar deste caso durante várias linhas, mas vou só dizer uma coisa, visto que um grande maioria dos adeptos do Sporting culpa o Bruno de Carvalho pela não renovação de Bruma.
    Será que não era melhor para o Bruno renovar a todo o custo com o Bruma, e daqui a um ano o vender por milhões e tirar uns quantos para o bolso? Pois, sem dúvida que era o melhor para ele, mas ele não quer isso, quer que todos os jogadores do clube tenham tratamentos idênticos, se vedetismos ou negócios por baixo da mesa!

    Podem criticar o presidente por muita coisa no futuro, mas até agora ele tem estado muito bem, pois não era presidente quando Brumas e Iloris foram lançados com 1/2 anos de contrato!

    Pensem nisso!

  • Bruno R.
    Posted Julho 11, 2013 at 9:33 pm

    A formação faz sentido o q n faz sentido é a ingratidão por parte dos jovens, mas acima de tudo o problema são os agentes do futebol. No caso do Bruma q passou de um discurso em q queria ficar no Sporting para a nulidade do contrato. Na minha opinião Bruma queria ficar, prova disso é q dispensou um dos grandes agentes FIFA, Zahavi, mas assim q o senhor q o trouxe para a Europa lhe encheu a cabeça de sonhos o discurso mudou, Bruma está entre a lealdade a Catio Baldé e a lealdade ao Sporting e isto é muito para um jovem. Era crucial q ficasse no Sporting mais 1 ano ou 2 para o seu desenvolvimento ser mais constante e célere.

  • joao
    Posted Julho 11, 2013 at 9:42 pm

    Todos os valores auferidos por jogadores de futebol são obscenidades a questão é que há quem o ofereça. E no caso do Bruma são muitos os que oferecem, menos o scp

  • Paulo Almeida
    Posted Julho 11, 2013 at 10:02 pm

    como já foi dito aqui, alem de formar jogadores é fundamental também formar homens.

  • mpmc
    Posted Julho 11, 2013 at 10:50 pm

    Mau carácter, algo expectável de alguém dessa laia. Só tem os olhos postos no dinheiro e não dão qualquer importância a compromisso.

  • Alberto Soares
    Posted Julho 11, 2013 at 10:51 pm

    um jogador formado no sporting nao valoriza a equipa que lhe deu tudo… por outro lado Cisse chora quando assina pelo sporting para mim diz tudo esse vai dar tudo pela camisola que vai usar e nem formado no clube é….

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 12, 2013 at 12:03 am

    FORMAR… mas com competência!

    Transferência dos juniores para a equipa B = apenas jogadores com potencial para jogar na equipa principal. A partir desse momento, jogadores da equipa B com 5 anos de contrato! Fácil..

  • Nuno Melo
    Posted Julho 12, 2013 at 1:56 pm

    Nao concordo com o artigo, pois parece-me que desde o início que há um juízo de valor e uma opiniao a ser formada / tomada de posiçao. Que é a de que o Bruma ter 18 anos nao pode pedir o q pede a quem lhe deu comida/tecto e de que os seus empresários sao uns chupistas e que o Sporting e os seus dirigentes (excepto o GL) sao as vítimas e os coitadinhos.

    A verdade é que o Bruma (por muito que o Sporting lhe tenha dado comida, tecto, educaçao, etc.) nao sabe falar e parece nao ser uma pessoa muito pouco capaz de discutir questoes contratuais com dirigentes/tubaroes. Basta ouvi-lo falar e percebe-se que mesmo isso lhe custa. Portanto, é normal que ele queira ser auxiliado por empresários.

    Adicionalmente, o Bruma tá no seu legítimo direito de pedir aquilo que ele acha que deve receber. Isto é o mercado e o mercado funciona com a oferta e a procura. O Bruma pede aquilo que acha que outros colegas do Sporting recebem e aquilo que ele sabe que outros clubes lhe podem pagar. Se o mercado (Sporting e outros clubes) nao aceitar as suas exigências ele tem que as ajustar à oferta existente ou entao nao arranja clube que o queira.

    Assim sendo, ainda que o Bruma tenha mostrado muito mais que um Fabio Paim, nao nos podemos esquecer que a carreira dos jogadores é muito, muito curta. Assim sendo, julgo que o Bruma faz muito bem e está no seu legítimo direito em pedir aquilo que julga justo (que o mercado lhe está disposto a pagar), uma vez que amanha nunca se sabe (uma lesao no treino de amanha pode acabar-lhe com a carreira; pode nao vir a ser o jogador que todos esperam, etc.) e portanto tem obviamente que acautelar o seu futuro e tentar encaixar hoje aquilo que ainda nao sabe se vai poder ganhar amanha.

    Todos faríamos o mesmo, ou seja, acautelar os nossos interesses. Isto nao pode ser apenas amor clubístico, o rapaz tem que pensar na vida dele e no futuro dele. Se as coisas nao lhe correm bem, amanha está no crime ou a pedir…

    Assim sendo, acho que o Bruma e os seus empresários estao a fazer o papel deles e que o Sporting (como o VM referiu noutro artigo recente) está a ser pouco inteligente ao nao aceitar as condiçoes propostas por teimosia e a tentar marcar posiçao (o BdC quer passar a imagem de que ninguém brinca c o Sporting), quando tem elementos a ganhar mais, a produzir muito menos, com um potencial futuro de vir a gerar uma grande mais-valia muito inferior.

  • gtm95scp
    Posted Julho 13, 2013 at 4:51 pm

    fico triste porque a fifa que está sempre a apregoar valores não tenha a coragem de proteger os clubes formadores, porque sem eles nao havia futebol. para mim os jogadores que fizeram formação num determinado clube deveriam receber 50%(dividido pelos anos que o jagador fez de formaçao no clube/s dos 12 aos 21 anos) e do valor de todas as transferências e ficar com 50 % do passe dos jogadores caso o contrato termine.

Deixa um comentário