Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Visão do Leitor: Futebol de formação ou futebol e formação?

Assistimos há poucos dias a um acontecimento lamentável que passou nos vários meios de comunicação, com um jovem iniciado a agredir jovens companheiros de modalidade de forma inusitada. O que justifica uma reacção destas por parte de um miúdo com 11, 12, 13 anos? Um campo de futebol passou a ser um campo de batalha? Parece claro que uma das explicações reside nas mentalidades, e os grandes culpados não são estes rapazes que cometem estes acontecimentos infelizes, mas sim os seus formadores, isto é, os pais, os familiares, os treinadores e os exemplos que observam todos os dias dos seus ídolos, onde para eles o futebol não é um jogo, mas sim uma luta onde terão de vencer a todo o custo.
Muitos pais revêem-se nos seus descendentes, idealizam a sua cria como um adulto em miniatura e que vai lhes oferecer a carreira de futebolista com que os próprios sempre sonharam, e para isso não interessa se o rapaz é um bom ser humano, se tem valores, se respeita os colegas, o importante é chegar ao final do tempo de jogo e o marcador assinalar a vitória, mesmo com agressões à mistura, desrespeito aos árbitros e aos adversários. Os pais foram referidos nestas circunstâncias, como podiam ser mencionados alguns familiares ou o treinador, sim o treinador, esse senhor deveria ser o verdadeiro formador, não só de futebol, em muitas ocasiões ainda consegue ter uma atitude pior que certos pais, privilegiando um resultado positivo a qualquer custo, ao invés de formar os seus miúdos quanto aos aspectos do jogo e da vida, passando-lhe valores essenciais para o desenvolvimento dos mesmos. Não basta formar um bom jogador, é preciso formar um grande cidadão, que respeite todos os agentes e regras do jogo.
Certamente há muitas excepções a esta regra, mas cada vez mais se nota que em Portugal se estão a perder valores. Na sociedade em geral, e isso vê-se nas escolas, onde jovens batem em professores, e até pais se for preciso também agridem os professores, e depois isso reflecte-se também no Desporto. Formar não é ganhar sempre a qualquer custo, é preparar para ganhar ou perder, é respeitar e conviver com os “adversários”, é valorizar o jogo, é ser um cidadão com valores positivos dentro e fora das quatros linhas.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Couceiro

40 Comentários

  • Nuno
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:21 pm

    Joguei e jogo futebol de formação e o que se passa hoje em dia é triste, metade dos jogos em que participo têm pelo menos uma cena de porrada, onde, os treinadores entram em campo não para meter ordem mas sim para apontar ao sr.arbitro quem foram os agressores da equipa adversária para os expulsar. Participei num jogo que acabou 7×7 num campo de 11 e com um treinador algemado pela policia por agressao a um menor, devido a uma cena destas. Fazem de tudo para ganhar e nada para formar os jovens que durante a semana trabalham e ao fim de semana lutam

  • Mike Portugal
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:22 pm

    Não concordo completamente.
    Estas situações são muito pontuais e não são "a regra".

    Haverá sempre pessoas mal formadas em todos os setores do país.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:25 pm

    Provavelmente é mais futebol e deformação…
    Para quem acompanha mais de próximo o futebol de formação distrital, estas situações não são anormais (só falo do distrital porque não acompanho o nacional). Infelizmente, o futebol cada vez é menos desporto (mente sã em corpo são) e a mentalidade incutida (principalmente pelos pais, alguns treinadores e alguns directores) é de vitória e não de convivência desportiva!
    Relato-lhes uma situação que aconteceu no distrital de Lisboa em Juniores B (juvenis) que aconteceu à minha frente à umas temporadas: as equipas eram fracas, os árbitros eram fracos, nada havia em disputa (subidas ou descidas) e havia um rapaz que pensava que era o Maradona. Ele sofre falta junto à linha e o árbitro marcou livre em sentido contrário. O pai do garoto cá fora passado, grita: "Dá-lhe!!" e o puto espeta uma pêra no árbitro. Levou seis meses de suspensão! E agora a culpa é de quem? Para mim é do pai que em vez de meter água na fervura, só atiçou aquilo.

    Tiago Duarte

  • Moskamorta
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:28 pm

    Excelente artigo, toca num ponto transversal a toda a sociedade, que é o objectivo de subir na vida pisando tudo por onde passa com o objectivo de ter mais pedaços de 'papel (dinheiro) que os outros. Infelizmente é a sociedade que temos hoje em dia. Quanto a este caso, o jovem deve ser banido do futebol, pois estes actos não prestigiam em nada o futebol nem as nossas gerações mais novas.

    • ZeTo
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 4:59 pm

      Por muito que mereça ser castigado (1 ano ou o resto da época era o ideal), banir um miúdo com 12 anos??? Já agora expulsávamos as crianças de 3 e 4 anos de todos os estabelecimentos de ensino (desde cresces até universidades) por estes darem uma dentada nos colegas

  • troza
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:30 pm

    Quando o exemplo dado pelo futebol sénior é o que é… será que podemos esperar outro resultado?

  • jorge oliveira
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:30 pm

    grande post parabens, totalmente de acordo Vejo o exemplo dos jogos das regionais por vezes parecem um campo d batalha, mas ai ja falamos de adultos e nao criancas, concluindo estes generos de problemas ja vêm acontecendo a muitos anos em divisoes inferiores.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:31 pm

    eu acho desprezivel aquele pontape no chao, mas o 1º soco nao e assim tao anormal. foi um soco com uma simulaçao a mistura. depois começou a confusao.
    joguei futebol varios anos e apesar de nunca me ter envolvido em confusoes destas, so umas picardias algo normal, ja vi varias acontecer. muitas vezes devido a provocaçoes de adversarios.
    e obvio que ha jovens que sao mal ensinados, e ja vi muitos ,na altura, pais, a pancada, ja vi alguns a tentar entrar em campo para bater em jovens, ja vi ameaças ja vi de tudo.
    nao quero com isto desculpar o soco, mas nao esquecer que ate o grande zidane ja agrediu jogadores, e como esse ha varios jogadores de renome. muitas vezes devido a mau perder, outras devido a azia.
    ja joguei com pais a insultarem, unica e exclusivamente porque estavamos a tirar pontos a sua equipa. isto e um problema gravissimo. a que saber perder e saber ganhar. lembro-me perfeitamente de quando eu era miudo, fui insultado por uma coisa banal como tocar com o braço na bola. nem 12 anos tinha na altura.
    por outro lado, estes jogos onde ha um ambiente de grnde tensao, onde os adeptos adversarios nos insultavam, eram sempre onde nos juntavamos mais e faziamos grandes exebiçoes.

    ja agora, mais do que saber ganhar deviam ensinar os jovens a ter fair play. devolver a bola quando esta e posta fora, saaber ganhar e saber perder, acabar com as simulaçoes, acabar com os insultos. isso e meio caminho andado para um melhor futebol

  • Kill
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:40 pm

    Gostei muito do texto.
    Parabéns ao autor.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:43 pm

    Subscrevo.

    Neste caso, agora mediático, terá de haver uma decisão, por muito que custe aos envolvidos, que envie a mensagem de que isto não é aceitável.

    Se amanhã ele for visto a jogar, por muitas desculpas que peça, passa a mensagem do que é possível fazer para obter um fim.

    João

  • Zepaslx
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:43 pm

    Estas situações são a regra?! Desculpe Nuno Couceiro mas que eu saiba este tipo de situações embora claramente a lamentar são em Portugal a excepção .

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 6:00 pm

      Não acontecem todos os fins de semana, mas acontecem vezes de mais para serem excepção. É alias um fenômeno em crescendo. Se os jogos fossem todos filmados via-se coisas destas mais vezes.
      Sinceramente a mim mais do q procurar culpas ou desculpas é preciso encontrar alguém responsável q coloque travão nesta situação.
      Que eu saiba na FPF existe um departamento q organiza o futebol de formação e amador, portanto neste caso tem q agir. O rapaz tem de ser castigado e orientado (ainda vai mto a tempo), pq quem pontapeia alguém q esta no chao mostra completa ausencia e desrespeito pela dignidade humana, já para não falar na integridade fisica.

      PS: ñ fiquei surpreendido q isto tenha acontecido, mas fico surpreendido haver pessoas q acham piada a esta situação. Provavelmente nunca tiveram no chao, espero q mudem de atitude antes d lhes acontecer o mesmo, isto num sentido literal ou figurado.

      Ass: 0100110101000110LXXXIV

  • Kill
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:45 pm

    Mas que jogo foi este, já agora? Desconheço.
    Até li o texto 2 vezes para ver se referiam.

  • Francisco Midiros
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:46 pm

    Não concordo. Primeiro não sabemos se o rapaz lhe disse alguma coisa, claro que nunca se pode reagir assim. Isto não é de agora (Haver porrada dentro de campo), o meu pai conta-me que quando ele jogava também havia cenas assim (não tão más como esta). A única coisa que é de agora é isto dos pais pensarem que os filhos são estrelas. E eu falo porque na minha equipa à jogadores que já estiveram no Sporting, na académica e no Benfica, alguns chegavam a fazer quase 300 km por dia para ir treinar. E quando são dispensados, aqueles com os pais mais fanáticos vão andando de clube em clube a fazer carradas de km até voltarem ao clube onde começaram.
    Atenção não acho mal que os levem para o Sporting a única coisa que acho mal é depois andarem a arrasta-los de clube para clube, mesmo não tendo qualidade sufeciente.

  • Ball8
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:56 pm

    Bom, para quem jogou futebol sabe perfeitamente que estas situações são "normais". E muito mais nas distritais e em jogos de miúdos. O impeto e o sangue na guelra de alguns leva-os a cometer excessos, como me levou a mim (nunca protagonizei nada semelhante, mas talvez tenha sido apenas o acaso).
    Acho errado, acho que os pais a berrarem nas bancadas insultos e a perseguirem os miudos adversários não ajuda em nada. Agora não acho que seja a regra, mas sim a exceção. E acho também que não vale a pena extrapolar a situação, visto que não tem valor para isso.

  • David
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 3:59 pm

    Isto é um problema social, em Portugal como no resto do mundo, existe cada vez mais uma quebra de valores, de educação, honra, respeito e afins, e o facto de nunca existir punições (em directo no jogo ou via tv) nos desportos séniores, bem como a falta de formação e de civismo de quem acompanha/treina este miudos (pais e treinadores) não ajuda a que estes problemas se resolvam.
    Não se pode aceitar que jogadores profissionais de desporto, tipo zidane, pepe, e outros jogadores que agridem ou têm gestos menos correctos em qualquer recinto sejam meramente punidos com meia duzia de jogos (contando que são punidos) e agora se pegar numa vida de um miudo que está a ser alvo das redes sociais, "só porque agrediu" um jovem.

    Sim esta agressão é grave, mas mais grave ainda é toda a questão social que está por detrás de situações destas e ninguém se preocupa. (se forem ver aos sites de youtube e assim, existe muita gente a falar do miudo que se ele fosse um criminoso qualquer)

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 4:02 pm

    Apenas tenho a reforçar que a principal culpa é mesmo dos pais, da educação que trazem de casa…eu enquanto treinador posso dizer que faço o que posso e o que não posso para formar os meus jogadores não só no futebol mas também em sociedade, passando N valores…mas quando nos chega um jogador que apesar de muitos castigos mantém sempre o mesmo comportamento…é algo que nos transcende, já vem de casa isso…

    Bjouras

  • Wonderkid
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 4:39 pm

    Excelente artigo!
    Joguei futebol de formação no clube da minha terra a long long time ago e já na altura se faziam coisas da pior espécie. Lembro-me duma equipa adversária nossa que levava para todos os jogos, alfinetes espetados nos elásticos dos calções, para depois, nos cantos, nos espetarem com os mesmos à espera de uma reacção e de conseguirem uma "expulsão fácil". Isto era só uma das muitas coisas que eram ensinadas aos jovens, na altura com 14/15/16 anos.
    Vai da parte de cada um (Treinadores, Pais e os próprios jogadores) serem pessoas bem formadas e saberem até onde é que devem, ou não, ir.
    Eu na altura era um pouco agressivo, chateava-me com facilidade e se me fizessem uma entrada assassina, rara era a vez em que não reagia, mas nunca bati em ninguém e jamais o faria (acho eu). Da mesma forma que se o meu treinador me recomendasse picar os meus adversários com alfinetes o recusaria prontamente. Lá está, vai da parte de cada um.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 6:27 pm

      exactamente. hoje em dia ha varios truques sujos. ja na altura havia. lembro-me de levar um soco na barriga num livre para area para nao conseguir marcar o adversario, nao foi com força, mas chegava para me distrair. lembro-me de tambem de uns que gostavam de meter as maos no rabo nos lançamentos, esses sim e que me apetecia bater, mas sempre me controlei. o futebol ficou muito sujo, realmente.´
      ouvi historias que determinados clubes tem jogadores que levavam facas nas meias, mas tambem nunca vi nada desse extremismo.

    • Wonderkid
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:35 pm

      Sim sim, socos e apalpões em cantos e lançamentos também eram um clássico.

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 5, 2014 at 8:36 pm

      Hoje?
      Um conhecido meu que jogou nos escalões de formação do ###### contava que o treinador ensinava tudo quanto era truque sujo, tal como apertar os ditos do adversário, ou calcá-lo sem o árbitro ver…

  • porquinhodaindia
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 4:48 pm

    Provavelmente o melhor texto sobre Futebol escrito neste espaço. Um retrato fiel e equilibrado de como se vê o Futebol em Portugal.

    O meu cumprimento ao autor.

  • Filipe Santos
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 4:59 pm

    Isto é a malta do Fabril do Barreiro…ficam nervosos de tanto apanharem do grandioso BARREIRENSE! hehe só uma brincadeirinha para espicaçar os meus eternos rivais ;)

  • Álvaro Costa
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 5:03 pm

    Para mim o grande problema reside nas escolas de Formatação que existem. Os jogadores não são formados mas sim formatados tanto em termos desportivos por não existir uma preocupação em ensinar o Jogo mas sim com o aqui e agora sem projecção do futuro.
    Por isso é uma Formatação para aquela forma de Jogar e não com o intuito de ensinar o jogo…
    E depois existe a formatação a um nível mais pessoal pois pretende-se e incute-se nos miúdos uma necessidade de ganhar a qualquer custo que em nada é benéfico aos jovens jogadores.
    Por outro lado existem os pais que quando assistem aos jogos tem feedbacks descabidos e incongruentes com a formação mas acima de tudo incongruentes com os valores sociais que deveriamos passar.

    Existe falta de valores na nossa sociedade , mas essa problemática advém da falta de inteligencia que 90% da população tem. Estudo comprovado.

  • benficasempre
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 5:30 pm

    Sim realmente é um problema novo, crianças à porrada. Quem é que nunca esteve numa luta enquanto criança/ adolescente? É algo normal na nossa sociedade. Mas claro, para os velhos do restelo tudo está a deteriorar e estamos a perder os valores e bla bla bla. Isto já não tem nada a ver com futebol, mas o que eu acho giro é que todas as gerações acham que a próxima é que vai ser péssima. E no entanto, mantém-se tudo, ou quase tudo, na mesma.

  • Associação de futebol de Viseu
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 5:42 pm

    Em Viseu o futebol de formação tem tido resultados muito positivos , pois tem clubes que formam jogadores e homens , o Repesenses Futebol Clube , o Lusitano e o Dínamo são clubes que ajudam a formar bons jogadores e principalmente bons humanos , com respeito pelo adversário e pelo jogo propriamente em si !
    Mas como em tudo há sempre excessões e também há jogadores de formação que desrespeitam sistematicamente as regras deste lindo desporto , cabe aos pais , dirigentes e treinador dar o devido exemplo e caso haja o respetivo desrepeito , haver um castigo aos jogador(es) e ao clube pois , assim o jogador vê que não só está a prejudicar a ele próprio mas também o clube que representa … As maiores amizades ás vezes vêm do futebol , aprende-se regras de ética e a conviver com outras pessoas fazendo uma coisa que se gosta muito ( ou seja 2 em 1 ) , dar o sacríficio pela equipa e pelos seus companheiros . Uns conseguem dar o salto para ser jogador de futebol profissional ( aqueles que têm muito talento e por vezes,sorte ) , outros não , mas o que interessa é as lindas memórias de jogar futebol e fazer-se o que mais gosta , e isso é o que perdurará em nós , por isso porque estragar tudo de bom que o futebol nos proporciona ?

  • David Gomes
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 5:45 pm

    jogo futsal sénior na distrital e alguns dos mais velhos que agora jogam futsal (o mesmo servirá para o futebol, certamente) são os pais dos miudos que jogam futebol, e em muitos jogos há espectáculos degradantes e com árbitros a condizer, diga-se. considero que em cerca de 15, 16 jogos que disputei só houveram 2 boas arbitragens. mas hajam boas ou más arbitragens nunca há respeito, seja uns pelos outros, seja pelos árbitros. e para alguém que joga por gosto, sem maldade e sem "sem olhar a meios para ganhar" como eu isto é absolutamente desmotivador. mas isto vem um pouco de todos os lados, desde os intervenientes no espectáculo às bancadas. e, como é óbvio, com exemplos destes a criançada nunca há-de ter uma boa formação cívica

  • Fábio Teixeira
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 5:57 pm

    Infelizmente isto foi, é e sempre será assim. Ainda este ano, num jogo que disputei, cada vez que ia receber a bola nos lançamentos laterais, levava joelhadas no cu. Para além disto, naqueles livres do meio campo para a área, cotoveladas no ouvido e por aí fora. Foi o jogo que mais nojo me meteu, confesso.

    Agora já não preciso de ir ao Querida Fátima desabafar. Obrigado.

  • Emanuel
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 6:02 pm

    Joguei futebol nos distritais , isto que se passou neste jogo é normalissimo em portugal , pode custar a muita gente ouvir isto , mas é a realidade..Numa época normal fazia entre 30 a 40 jogos e em 10 jogos ou mais havia porrada durante ou depois dos jogos..podemos apontar culpas a jogadores , treinadores e clubes mas a culpa é de todos , é a mentalidade em portugal , por qualquer coisa parte se para a agressao e não se vão mudar mentalidades de um dia para o outro , por isso isto vai continuar , a maior parte dos casos desconhecidos do publico em geral e outros(raramente) vão parar á comunicação social..Tenho pena porque muitos e bons jogadores(alguns craques mesmo) perdem se nestes ringues de boxe em vez de jogarem futebol..e assim vai o nosso futebol.
    Cumps

  • luis bcn
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 6:23 pm

    O que é que aconteceu de anormal? Um gajo mal formado agrediu uam pessoa…grande coisa, quem nunca cometeu erros (mesmo pessoas bem formadas?). Isto (infelizmente) é normal…

    Temos um ex-selecionador que andou ao socos, temos o Jorge Jesus a agredir policias (entre outros), temos exemplos em todo o lado, nao só no futebol…nao só em Portugal…e de todos os clubes

    Ainda domingo o melhor jogador do mundo agrediu um jogador e nem sequer pediu desculpas (como devia ter feito)

    Este rapaz tem que pedir desculpas e ser castigado para apreender a liçao. Agora meu amigos, isto nao tem nada que ver com futebol. Eu fui federado em 3 desportos e nunca me envolvi em cenas de pancadaria com ninguem mas sei que é diferente jogar contra uma equipa de Rio Tinto e outra de Matosinhos…nao tenho culpa mas prefiro ir jogar a matosinhos.

    Nunca mais me esqueço de um jogo do Porto que fui ver quando tinha 14 anos e fiquei ao lado de um miudo de para aí 7 ou 8 anos que passou o jogo todo a dizer asneiras atrás de asneiras…um miudo de 8 anos a chamar de tudo a um arbitro com a aprovação do pai. Se eu com 14 anos dissesse tal coisa tenho a certeza que o meu pai nunca mais me levaria ao futebol… educaçao…começa em casa

  • AAFMS
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 6:55 pm

    Bem, infelizmente, mais uma vez isto acontece. Conforme li em alguns comentários atrás, estas situações acontecem com muita frequência nos campeonatos distritais. Eu sou arbitro de futsal e são muitas as vezes em que vejo, o já referido anteriormente, pais a verem nos seus filhos CR7, mas que nada sabem jogar e que qualquer toque é sempre para cartão. Eu não quero dizer com isto que os árbitros são santos, mas antes de arbitro fui atleta. Os pais têm de perceber de uma vez por todas que o mais importante é os miúdos se divertirem, ganhem ou percam, e que acima de tudo nunca se aleijem. Vou dar o exemplo de um verdadeiro treinador, ilustre desconhecido com quem uma vez me cruzei, e vi ali o verdadeiro formador de jovens que se preocupava com os seus "garotos".. Um miúdo em campo ouve as instruções do seu treinador e na bancada o seu pai contradizia… o rapaz andava perdido na superficie, treinador "rato" pede ao pai para ser seu adjunto e para ele apontar todos os remates da equipa para fora e em direcção à baliza, faltas sofridas e cometidas e todas as tretas com que se pudesse entreter….. na segunda parte do jogo o puto estava renascido, marcando 3 golos, o pai nem se ouvia, parecia um José Mourinho, mas sempre sentadinho e calado. Façamos uma boa formação, com muito fair-play e cima de tudo não se magoem e divirtam-se miúdos e graúdos …… e puxando a brasa à minha camisola, respeitem o arbitro.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 7:33 pm

    Excelente… é "normal" um jovem arrear noutro durante um jogo de futebol.
    Antes de mais, existe alguma diferença entre futebol federado e peladas na rua. Nem que seja pela suposta supervisão de adultos. Depois, incomoda-me saber que um miúdo daquela idade faz aquilo… porquê? Tem pressão? Não me digam que os iniciados movimentam milhões, e o puto está ali a jogar o salário que dá de comer à família. Mas o mais importante é saber que punição terá… e que acompanhamento, pois um jovem daqueles precisa de acompanhamento profissional.
    Por outro lado… o Hulk arreia nos seguranças e é desculpabilizado, o Jesus atira-se à polícia e não passa nada, o Sá Pinto vai de propósito ao jamor para espetar umas galhetas no seleccionador e até fez bem… bem vistas as coisas, o puto tem futuro.

  • Alberto Bastos
    Posted Fevereiro 5, 2014 at 11:07 pm

    Comentário completamente parvo.
    O que se passou tem que ser devidamente enquadrado, não podendo ser generalizado em miudos de 11,12,13 anos, cf está no texto ( o agressor parece que tem 14) porque, goste-se ou não, é um caso isolado -não será único, mas é raro, logo, será um caso isolado.
    Depois, nem sequer conhecemos os antecedentes do miudo. E não os conhecendo, como partir para culpar pais, treinadores, educadores, sei lá quem mais? Não sei quem é Nuno Couceiro, não sei se tem filhos, não sei a sua idade, não sei o que faz -mas a verborreia (ou terá sido diarreia?) que soltou deixa-me "de pé atrás" com a sua experiência de vida.
    É que, sabe?, tenho os anos suficientes para "falar de cátedra", especialmente por ter 3 filhos de que muito me orgulho por serem homens de caráter. Tiveram 1 ou 2 amigos problemáticos (um aos 14-15 anos, o outro aos 17) que, aí por volta dos 19-20 anos, eram putos com um comportamento perfeitamente normal.
    Por isso, vamos com calma, vamos compreender e ajudar e não pensar em ghetos para crianças e, muito menos, apontar o dedo aos educadores -quem é você para o fazer?
    (Já agora: vivo a norte do Porto, nem sei donde são as equipas. E acho que o seu último parágrafo não passa de bla-bla-bla, um copy/paste que sacou aí num qualquer site e nem sabe bem o que quer dizer.
    Acalme-se, pá, se quer ser educador.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 6, 2014 at 12:16 am

    Eu jogo futebol, nas distritais do Porto.

    É fácil falar quando se está de fora sem saber o que se passou durante o resto do jogo, não quero de todo defender o agressor porque nunca existe defesa possível para quem faz tal coisa.
    Se repararmos bem, na disputa do lance o jogador agredido mete-se propositadamente à frente do jogador que posteriormente o agrediu, ninguém sabe se existiu insultos por parte do jogador agredido como o que aconteceu antes, o que vejo é um jogador completamente fora de si, com alguma raiva até, agredir um colega de ''profissão''.

    Já me aconteceu a mim não aguentar a pressão de levar o jogo todo com insultos e pequenos encontrões como aqueles e acabar por agredir o adversário, algo que não me deixou feliz. Encontram-se muitos adversário sem educação e respeito pelo seu colega (eu neste caso).

    Contudo, sublinho que no pedido de desculpas do jogador agressor, quando ele refere colegas, refere-se ao adversário e não aos seus companheiros de equipa.

    Posto isto, só me falta dizer que hoje em dia, cenas destas acontecem cada vez com menos frequência, pelo menos nos jogos em que disputo. Quando um treinador vê que um jogador seu está a partir para a violência retira-o imediatamente do campo, tem ordens do clube para que assim seja, já vi acontecer algumas vezes ao longo dos meus anos de futebol.

    Cumprimentos
    C_D_B

Deixa um comentário