Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Visão do Leitor: Os sportinguistas e a urgência de não o ser

Como adepto fervoroso do Sporting desde a minha infância, uma das primeiras características que me lembro de identificar junto da massa adepta do clube foi a sua grande impaciência. Ser Sportinguista sempre foi ser impaciente, mesmo perante resultados que, pela lógica do futebol, eram no mínimo normais. Isto, aliado a outros fatores, fez com o que o Sporting sempre vivesse em grande oscilação, e com muitas mais fases de instabilidade do que os seus rivais. Teve também, a meu ver, consequências desportivas, dada a pressão excessiva que é exercida sobre a nossa equipa.

Ontem o Sporting, após uma época que tem sido abaixo das expectativas, caiu perante uma equipa da terceira liga, com mais uma fraca exibição. Com isto, é seguro que se vai começar a falar da continuação de Rúben Amorim no Sporting, especialmente depois de tantas teimosias e exigências pouco compreensíveis para quem está de fora. E mais uma vez abre-se o jogo para os lados de Alvalade. E uns anos depois, vamos voltar a ser postos à prova, nós adeptos e nós direção.

Começando pelos adeptos, um exercício que eu recomendo que seja feito por todos é o de olhar para a nossa história e pensar onde é que a nossa impaciência nos levou. Desde 2010, o Sporting teve 18 (!) treinadores. São quase dois treinadores por época e, se ignorarmos Rúben Amorim, só 4 estiveram mais de 6 meses no posto. Nenhum clube consegue ter sucesso assim. Nenhum clube, muito menos em Portugal, consegue viver sem um projeto. Não há treinador que viva sem projeto, nem projeto que triunfe sem o treinador certo. E o Sporting tem a sorte e o mérito de ter o treinador certo para o projeto por si assumido. A época tem sido fraca, sim, e eu também salto da cadeira sempre que o Esgaio perde a bola. Mas isso é a quente, e um clube não pode ser governado a quente.

Isto leva me aos segundos: a direção. Vai ser feito muito barulho, nas redes sociais e no estádio, e a direção vai ter de fazer o que já mostrou saber: não ouvir, ponto final. Foram votados para la estar, e tem a legitimidade para gerir o clube e os seus interesses como bem entenderem. E por isso mesmo espero que tenham a frieza de continuar a confiar no projeto e no nosso treinador. Pelo menos até ao fim da época, depois logo se decidirá o que houver a decidir.

Isto dito, e por mais que custe, é preciso respirar fundo, cerrar os dentes e olhar em frente. E acima de tudo lutar contra o regresso do ambiente tóxico que se viva há uns tempos em Alvalade. A politização do Sporting no pós Bruno de Carvalho quase nos destruiu, por isso é importante lutar contra o seu regresso.

Uma coisa é certa: dê por onde der, Rúben Amorim foi a melhor contratação da história do Sporting Clube de Portugal, e todos lhes devemos estar eternamente gratos. Esperemos que, nas semanas que se seguem, todos os Sportinguistas encontrem em si a força de não o ser, isto na sua vertente impaciente.

Em frente Sporting!

Visão do Leitor: Manuel Abecasis

49 Comentários

  • GabCel
    Posted Outubro 17, 2022 at 9:37 am

    Os Brunistas já andam de faca nos dentes desde o início da época… quem achar que têm que pedir calma, agora, já vai tarde.

  • wjsa19
    Posted Outubro 17, 2022 at 9:43 am

    Eu sendo benfiquista, custa-me ver a forma como os adeptos falam e tratam a equipa. Não é aceitável o tratamento depois de fazer a campanha de champions (ganhar ao tottenham e em frankfurt), e depois 2 jogos onde 2 jogadores encavaram a equipa, literalmente, serem assobiados no fim do jogo!! Isso é tudo o que uma equipa não precisa, depois de perder. Estamos em outubro caramba…

    Se o Amorim era o melhor no ano passado, agora já não é? Já estão a por a cabeça do Amorim no cepo, quando foi a melhor coisa que aconteceu ao sporting neste seculo. O paulinho e o esgaio, não chegaram esta epoca, lembro…

  • pdomingues
    Posted Outubro 17, 2022 at 9:44 am

    Ninguém me convence do contrario. A equipa que mais beneficiou do facto de uma época inteira ter sido feita a porta fechada foi o Sporting. O Adeptos que normalmente são a força de um clube, no Sporting parece que atrapalham. Mesmo quando estavam a ganhar estava tudo mal, então a perder ainda vamos ter outra visita a alcochete…

    • Antonio Clismo
      Posted Outubro 17, 2022 at 10:04 am

      As organizações criminosas encapotadas de claques de futebol não vão parar enquanto não causarem mais danos no clube.

      Muito bem o Varandas a fazer frente a esta gente.

      As claques só querem causar entropia e vão aproveitar todas as oportunidades para desestabilizar de fora para dentro.

    • SENSEI
      Posted Outubro 17, 2022 at 10:15 am

      Tão bom quando se confundem adeptos com ultras (e, neste caso, juridicamente criminosos terroristas)…

      • lipe
        Posted Outubro 17, 2022 at 1:06 pm

        Os adeptos dito “normais” do Sporting também são bem impacientes e muito rápidos a puxar do assobio à própria equipa.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 17, 2022 at 10:41 am

      O facto de ninguém te convencer do contrário não faz disso verdade.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 17, 2022 at 10:02 am

    Quem é o candidato brunista pronto a ir a eleições a curto prazo?

    João Benedito?

    Que garantias ele traria para fazer melhor trabalho do que o Varandas? Que eu saiba nenhumas.

    Uma má época não tem necessariamente que ser uma época perdida.

    O rúben amorim não ficou em 4 lugar no ano anterior a ser campeão? E depois ainda perdeu nas eliminatorias da UEFA contra o Lask Linz para piorar as contas e foi eliminado pelo Marítimo na Taça ainda em Janeiro…

    Deixem o homem plantar as sementes para depois colher mais tarde. Isso leva tempo.

    • batalha34
      Posted Outubro 17, 2022 at 10:57 am

      A questão é que essa historia do ano 0 e das sementes fazia todo o sentido quando ele começou, e até teve a sorte de ganhar um campeonato, havia varios jogadores novos em destaque e que se via que era um plantel com uma excelente base para o futuro

      Andamos para a frente 2 anos e não me parece que esse discurso das sementes agora tenha tanto sentido

      Paulinho e Esgaio – Não têm qualidade nem margem de progressão, aposta certinha do treinador, Rodrigo Ribeiro e Gonçalo Esteves andam perdidos algures em Portugal

      Nazinho, Matheus Fernandes, Fatawu – Não jogam contra o Varzim, é para jogarem quando? (Não considero por o Fatawu na linha oposta numa posição que não é dele num jogo a perder seja uma oportunidade a serio)

      Depois olhamos para a equipa titular do sporting

      Porro – Deve sair no fim desta epoca, demasiada qualidade para este campeonato

      Coates, st juste e Neto – Coates e Neto gosto muito deles mas não duram muito mais, ST.Juste é o homem de cristal. Não temos qualquer base na defesa a ser trabalhado para daqui a 2 epocas por exemplo.

      Inacio – Tem jogado bastante mas continua a nunca ter sido testado numa formação com 2 centrais, ninguém consegue saber o seu real valor e acho que era triste que não tenha oportunidade de o fazer enquanto é novo.

      Morita- Excelente aquisição mas já não é propriamente novo

      Depois sim temos jogadores “semente” com muita margem de progressão se forem bem trabalhos – Edwards, Pote e Ugarte.

      Trincão parece-me um flop mas vou ser simpático e incluilo nas sementes também

      O resto do plantel – Jovane, Arthur, Rochinha não são opções para uma equipa que quer lutar pelo titulo

      Tudo junto parece-me um plantel muito diferente de há 2 anos, existem 3-4 jogadores que ainda podem progredir muito e de resto é apostar nas mesmas vacas douradas que já se viu que não dão nada, num unico sistema de jogo.

      A história da semente aqui não me parece de todo aplicável, e o proprio RA está muito mais desgastado do que há 2 anos e isso é notável no discurso, a venda de Tabata e de Matheus Nunes mudou completamente a sua abordagem

      • Cambiasso
        Posted Outubro 17, 2022 at 12:29 pm

        Como é que o Rodrigo Ribeiro e o Gonçalo Esteves andam perdidos? O Rodrigo continua no Sporting e o Esteves foi emprestado ao Estoril para ganhar mais experiência competitiva de 1º Liga já que no Sporting estaria tapado por um titularíssimo (Porro) e por um jogador, supostamente, mais experiente e que não tivesse problemas com a condição de suplente (Esgaio). O Esteves foi expulso no 1º jogo do campeonato e nunca mais calçou no Estoril e, infelizmente para o Sporting, o Porro tem tido várias paragens com lesões nestes 2 meses iniciais do campeonato. Assim, um jogador que deveria ter muito menos minutos (Esgaio) acabou por fazer mais jogos do que o inicialmente pensado. Em condições normais o Esgaio pouco teria jogado e a maior parte dos minutos seriam do Porro, que espaço é que teria o Esteves para evoluir num contexto de 1º liga?
        Podes vir dizer que também não está a evoluir no Estoril porque também não joga mas isso também faz parte da sua evolução como profissional, errou no 1º jogo e o seu substituto correspondeu e passou para segundo plano nas opções do treinador. Para crescer tem também que saber passar estas adversidades e mostrar ao seu treinador que merece de novo a sua confiança. Para concluir o assunto do Gonçalo Esteves, gostei muito de o ver jogar o ano passado e espero que consiga o seu lugar no Sporting mas também vejo ali os mesmos defeitos que se viram no Eduardo Quaresma (ainda se lembram dele?), com isto quero dizer que falta um pouco de maturidade para estar no plantel de um clube como o Sporting.
        E qual a insistência no “tema” Inácio? Parece perseguição.

        • batalha34
          Posted Outubro 17, 2022 at 12:45 pm

          O Rodrigo Ribeiro anda a fazer jogos na liga 3 quando não existe uma unica alternativa no plantel principal, a unica conclusão é que o devem ter perdido de vista

          O Esteves é exatamente a mesma historia, a ala esquerda está bem servida, se tivessemos uma alternativa do nivel de matheus reis ou nuno santos na ala direita então sim senhor o Esteves não tem espaço e tem de ir evoluir para outro lado. Como não temos e o próprio Porro é propenço a lesões, ele andar a comer banco no Estoril não faz o minimo sentido ( já o emprestimo sem terem ido buscar uma alternativa não fez ), como tal também só se pode assumir que o perderam de vista.

          Não percebi essa dica do Inácio. Eu gosto do Inácio mas um central não pode fazer os anos formativos em alta competição a jogar só numa linha de 3 todos os jogos, chega aos 25 anos e vai jogar numa linha de 2 pela primeira vez? É um problema que se está a arranjar para o jogador e para o clube caso venha outro treinador com ideias diferentes

          • Cambiasso
            Posted Outubro 17, 2022 at 1:56 pm

            Eu acho que o Amorim respondeu à questão do Rodrigo e também do Mateus Fernandes quando ontem falou que não haveria investimento em Janeiro, veremos se isso também não implica, se possível, trazer de volta o Esteves (penso que só possa ser resgatado em Janeiro).
            Eu continuo a achar que a saída do Esteves não é nada estranha, em condições normais o Porro teria a maior parte dos minutos até agora. É propenso a lesões mas isso não significa que estaria tanto tempo lesionado até agora…
            O Inácio é só mesmo porque acho um não assunto, acho

      • Mantorras
        Posted Outubro 17, 2022 at 4:01 pm

        O ano zero faz sentido dependendo do contexto, acredito que quando as pessoas se referem a uma especie de ano zero nada tem a ver com o que se passava quando o Ruben chegou.

        Hoje, o Sporting ja tem outro nivel de exigencia. E se no passado, anos zero eram complicados de explicar perante tamanha seca de titulos, porque nao fica facil convencer adeptos de que tem que ser e que isso e o melhor, quando nao ha essa pressao ha que ser frio.

        Tudo depende das financas, mas sem investimento, qual e o caminho que podem tracar?

        Imagina que o Sporting, depois de sair da taca sai da champions e vai para a liga europa. O Campeonato esta muito complicado e lutarao pela champions do proximo ano, no fundo.

        Nao valera a pena fazer o que fizeram naqueles 6 meses com o RA, onde prepararam a epoca seguinte? Da ultima vez resultou bem. Eu nao sei responder, mas nao me parece totalmente descabido caso a eliminacao da champions se confirme.

        A saida de Matheus, Palhinha e as constantes lesoes de Porro, Juste e Coates pagam-se. Morita foi excelente, mas Sotiris e um projecto. Trincao e Edwards nao “chegaram e venceram”, mas a coisa pode mudar de figura para o ano.

        • batalha34
          Posted Outubro 17, 2022 at 8:14 pm

          Eu não discordo do que disseste, a minha unica questão é que o que tem vindo ser feito em termos de gestão do plantel não bate em nada com o discurso das sementes e do ano zero

          Saíram vários jogadores importantes e temos outros jogadores que foram importantes no passado a dar as ultimas na carreira, não vejo nada alinhado para preparar as proximas epocas, até ver estamos simplesmente com o mesmo plantel da epoca passada mas muito mais debilitado em que numa posição ou noutra sim temos um jogador a ser preparado com potencial, mas na sua generalidade dos que jogaram até agora esta epoca é um plantel que nunca irá passar muito disto

        • Neville Longbottom
          Posted Outubro 18, 2022 at 12:24 pm

          Acho que vale a pena sim.

          Mas acho que uma coisa não impede a outra. Vamos supor que o Sporting até consegue passar o grupo da Champions e que reduz distâncias para o primeiro lugar. Acho que devemos preparar a próxima época à mesma.

          Mas penso que Amorim vai lançar Essugo, Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro na taça da liga. E com isso poderá ganhar 3 boas opções para o que resta do ano. O mesmo para o Marsá que demonstrou qualidade e penso que já opção atualmente.

          SL

          SL

    • Leonidas
      Posted Outubro 17, 2022 at 12:33 pm

      O Benedito é brunista?????

    • DNowitzki
      Posted Outubro 17, 2022 at 1:26 pm

      Nuno Sousa?

  • FitoRinaudo21
    Posted Outubro 17, 2022 at 10:17 am

    Subscrevo na integra.
    É por textos como este que sigo este blog e não por comentários vazios que em nada acrescentam ao debate.
    SL.

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 17, 2022 at 10:58 am

    Catalogar assim os adeptos do Sporting é porreiro.

    Os adeptos do Sporting nmão são diferentes dos outros. Queria ver o que acontecia no Porto caso tivessem os últimos 20 anos que o Sporting teve.

    Foram campeões e apedrejam o carro da família do treinador, fazem visitas a centros de treinos, até o Paulo Assunção teve de fugir para Madrid na mala de um carro. São muito diferentes de facto.

    Os adeptos do Sporting apenas têm de entender que não estamos ao nível dos outros, logo não podemos ter a exigência que eles têm. Apenas isso. Simples.

    SL

    • lipe
      Posted Outubro 17, 2022 at 1:04 pm

      O Porto foi campeão 25 vezes desde o 25 de Abril. O Sporting no mesmo período foi 5 vezes campeão. Não são realidades, mentalidades e expetativas comparáveis, Neville.

      O Porto por acaso já esteve quase 20 anos sem ser campeão (de 59 a 78), mas aí a mentalidade do clube era outra.
      Para mim é impossível prever o que aconteceria hoje em dia se o Porto ficasse tanto tempo sem ser campeão (o que, na minha opinião, é completamente irrealista).

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 17, 2022 at 1:53 pm

        Para mim é das coisas mais fáceis. Havia mortos. Muitos.

        • 2DedosDeTesta_
          Posted Outubro 17, 2022 at 2:39 pm

          Se bem me recordo, mataram um adepto á facada na festa de campeões.

          Nem é preciso estar 20 anos sem ganhar, para a malta do norte perder a cabeça.

          • lipe
            Posted Outubro 17, 2022 at 4:59 pm

            A cidade mais perigosa do país por acaso nem fica no Norte. O “adepto” que foi morto à facada era ele próprio portista e o que aconteceu foi resultado de uma guerrinha interna na claque do Porto que nada tinha a ver com futebol.

            Já as claques de clubes do Sul é só anjinhos, vejamos: vai desde o tráfico de droga, aos ataques a jogadores, à única morte registada num estádio de futebol em Portugal, mortes por atropelamento na rua, etc.

            Mas como não sou de generalizar não vou falar na “malta do Sul perder a cabeça”.

            • Neville Longbottom
              Posted Outubro 17, 2022 at 8:30 pm

              Eu sou do Porto cidade e ele foi infeliz nessa parte do comentário. Mas tráfico de droga e violência há no Porto, em Lisboa e em Bragança.

              Os sportinguistas não são especiais nem diferentes dos outros. Essa é a mensagem a passar.

  • Alfred
    Posted Outubro 17, 2022 at 11:10 am

    Uma coisa que me irrita particularmente nos adeptos do sporting são os comentários relativos à tática de 5 defesas. É inegável que estamos numa má fase, principalmente pelo campeonato, mas já cansa esta conversa da “insistência na defesa a 5”… há uns anos elogiávamos e dizíamos “ruben mostra que não é por se jogar com 5 pl que se vão marcar mais golos”… e agora parece que é tudo o que esta mal no scp.. santo deus.. é uma canseira esta insistencia. Espero que o ruben fique no mínimo mais dois anos porque precisamos dele, de estrutura e de visão para médio longo prazo e espero que os sportinguistas não o descartem como têm tanto jeito para fazer. Forca ruben! SL

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 17, 2022 at 11:16 am

    Olhando para a campanha de Ruben Amorim à frente do Sporting de fora penso o seguinte:

    Na sua primeira época completa, o Sporting é logo eliminado das competições europeias e é eliminado da taça pelo Marítimo em Janeiro, isto fez com que o plantel curto que o Amorim tanto idealiza fosse suficiente para o principal objetivo a que se propunha: ser campeão e conseguir a entrada na liga dos campeões (diminuir o gap financeiro). Aliado a isto, devido ao Covid-19, os adeptos estavam proibidos de entrar nos estádios de futebol, então a pressão que os Sportinguistas colocam na sua equipa (como faz menção o texto) não se fazia sentir. Os assobios de Alvalade foram suspensos durante algum tempo e com isso aquelas jovens promessas (Nuno Mendes, Matheus Nunes, etc) tiveram o espaço necessário para crescer com erros. Estes 2 fatores, parecendo que não, tiveram muito efeito nesta época desportiva.

    Após isto, os adeptos voltaram ao estádio e com isso a pressão aumentou. Pior ainda (ou melhor no caso dos Sportinguistas), os resultados recentes mostravam o campeão nacional e com isso as expectativas aumentaram (todos os crescimentos são sustentados, não empolados) e a equipa não estava preparada para tal, apesar da óptima época que efectuou.

    E essa óptima época voltou a demonstrar resultados financeiros muito bons. Apesar de serem para trabalhar o buraco financeiro, os adeptos queriam mais porque foram habituados pela direcção a ter mais. Mesmo assim foram investidos 45M esta época, só que para o bem e mal, quer a direcção quer a equipa técnica são os mesmos, com todas as suas virtudes e… defeitos.

    Defeitos esses que se têm notado cada vez mais. O plantel curto quando se está em 4 competições regulares só funciona se os 20 jogadores tiverem todos o mesmo nível (tipo City), caso contrário começa a haver uma sobrecarga de alguns jogadores que não é saudável. E a insistência nalguns aspetos táticos levou-os ao título, insistência essa que persiste. O problema é que os interpretes já não são os mesmos e com isso vemos 6 derrotas esta época e ainda só vamos em Outubro.

  • Silvestre
    Posted Outubro 17, 2022 at 11:25 am

    Ponto prévio: Não sou sportinguista.

    Concordo com a generalidade do que está escrito no artigo.

    Tenho de discordar quando o escriba se refere a Rúben Amorim como a melhor contratação da história do SCP. Quanto a mim um manifesto exagero. Custou um balúrdio e ganhou um campeonato num ambiente muito específico de COVID 19, em que os rivais estiveram no mínimo a um patamar sofrível e tendo praticamente abdicado das restantes competições.
    A história do SCP é grande demais e recheada demais para este tipo de redução. Compreendo que quase 20 anos sem ganhar um campeonato pode pesar na mente principalmente dos adeptos mais novos, mas o Rúben Amorim ainda tem muito caminho a percorrer para se sentar à mesa com os grandes do SCP.

    Dito isto, aos adeptos pede-se paciência. Só em situações extremas se deve trocar de treinador a meio de uma época desportiva. O SCP está na luta pelo campeonato, pela taça da Liga e pelo apuramento aos oitavos da Champions. Existe ainda muita coisa para ganhar e RA já nos habituou a ser competitivo com um jogo por semana.

    Acho que é cedo demais para histerismos, é dar tempo ao RA e à sua equipa técnica para fechar a época e no fim faz-se o balanço.
    Quanto à direção, tem feito um trabalho sério, sem hipotecar o futuro do SCP.
    Não vejo qualquer problema em Varandas, é pouco populista e isso em PT é mal visto, lamentavelmente.

    Saudações.

  • Ze Tolas
    Posted Outubro 17, 2022 at 11:27 am

    Subscrevo. Aprender com os erros e continuar.

  • Numazu
    Posted Outubro 17, 2022 at 11:35 am

    Concordo perfeitamente com o texto.
    O Rúben Amorim tem o mérito de ter a sua primeira real má fase no Sporting ao fim de dois anos e meio o que no Sporting, se não é inédito, deve andar muito perto.
    Qualquer treinador no Mundo passa eventualmente por fazes más, onde as coisas não saem e a moral da equipa está em baixo.
    Penso que é o que se passa agora no Sporting, já que estes mesmos jogadores já provaram este ano que são capazes de jogar bom futebol, como ficou provado nos jogos com Tottenham e Frankfurt e alguns no campeonato.
    O planeamento da época não foi o ideal, isso é óbvio. Foi um erro tentar evitar ao máximo a saída do Matheus Nunes ainda por cima vendendo jogadores que poderiam ser importantes, como o Tabata para o tentar manter. Tem que ser uma nota para o Futuro que jogadores que atingem este nível têm de ser bem vendidos e a sua saída preparada com tempo.
    Mas penso que o Sporting tem de manter o rumo que tem sido seguido desde a contratação do Amorim. Ou seja, aposta na formação e contratações cirúrgicas que de facto venham acrescentar qualidade ao plantel.
    Pode-se cair na tentação de querer ir buscar mais um ponta de lança, um médio, um lateral direito e até um central devido a todas estas lesões. Mas será assim tão fácil o Sporting conseguir jogadores que façam a diferença com o orçamento que tem?
    Os verdadeiros reforços têm que vir da formação até porque foi assim que o Amorim foi campeão. Fiquei desiludido com o 11 que jogou contra o Varzim, penso que se devia começar a apostar a sério em jogadores como Dário Essugo, Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro, para além dos outros jovens que têm jogado mais como Nazinho, Marsá, Sotiris e Fatawu. Nem todos darão jogadores com nível para serem titulares no Sporting, mas se 2 ou 3 conseguirem temos aqui os nossos reforços. Espero que se aproveite a Taça da Liga para apostar a sério nestes jogadores, sem medos de sermos eliminados e ficar sem troféus este ano. Garantir a Champions em 2023-24, ir o mais longe possível na Europa e desenvolver constantemente jogadores que possam garantir muitos milhões é o mais importante e o caminho a seguir para o Sporting, se quer ganhar títulos com regularidade no futuro

  • DICAS
    Posted Outubro 17, 2022 at 11:49 am

    O Amorim em dois campeonatos conseguiu amealhar muitos pontos ! (Melhores épocas da história do clube).

    Como tal já provou consistência e resultados e daí tem de ficar. Ponto final.

    O único cenário que vejo ele a sair é ficar tipo em 6/7 lugar e ser arrumado de todas. As competições numa fase inicial.

    Até lá e deixar a equipa trabalhar.

    Por mais que me irrite jogadores banais como Paulinho, Esgaio e Trincao estarem a tiram luggar a valores que podiam valorizar no clube, não vou estar a querer mudar tudo agora nem no final da época.

    O Sporting finalmente tem uma direção que pensa a longo prazo como tal estes precalcos são super normais de acontecerem !

  • Pao com Presunto
    Posted Outubro 17, 2022 at 12:21 pm

    Tenho aprendido com o tempo que esta conotação de adeptos impacientes do SCP são como os chalupas do covid: são uma minoria, mas têm muuuito tempo de antena.

    Noutros clubes também vejo adeptos a delirar, ainda há pouco tempo o SLB vinha de uma época com JJ miserável e o SCB andava a desinvestir forte e feio, “acomodados” com o quarto lugar. A crítica faz parte do trabalho deles, principalmente quando são figuras públicas.

    E acho que é basicamente isso que me apraz dizer, porque quem tiver 2 dedos de testa sabe que no futebol, como na vida, não se pode ganhar sempre, e até ver, as peças no xadrez (Varandas/Viana/Amorim) são as melhores para o projeto. Tudo o resto é nevoeiro.

  • Stravinsky
    Posted Outubro 17, 2022 at 12:51 pm

    Eu diria que os adeptos do Sporting são os mais pacientes. Nós conseguimos ganhar 3 campeonatos em 40 anos e continuamos aqui. Tenho dúvidas que os adeptos dos outros grandes tivessem tanta paciência.

    Aliás, em termos de paciência, os adeptos do FCP são os menos pacientes. Por algumas derrotas rebentam o carro ao Adriaanse e à mulher do Sérgio Conceição.

    • lipe
      Posted Outubro 17, 2022 at 5:03 pm

      Se os adeptos do Sporting são pacientes e “continuam aqui”, o que serão os adeptos de um Braga, Vitória, Boavista… ou de um Belenenses, Setúbal, etc.

      Mais noção pf.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 18, 2022 at 12:17 pm

        Não percebo a referência aos adeptos dos outros.

        É um pouco óbvio que ser adepto do Sporting é mais difícil porque apesar do Sporting não reunir condições para ser campeão a isso é obrigado por muita gente.

        Toda a gente me diz: “é um sofrimento ser adepto desse clube”, “és do Sporting, os meu pêsames”, e ouvimos isto uma vida inteira. Porque existe sempre a sensação de fracasso.

        No caso do Braga fazem boas épocas quando entram no pódio, mas ficar em 4º é normal e tu próprio já admitiste isso. Não é preciso muita paciência. Adpetos de clubes que descem, sempre que conseguem a manutenção é uma festa, e são prai 8 ou 9 equipas a lutarem por um objetivo que conseguem 6 ou 7. Pode haver um ano que descem e é duro, mas no global, ser adepto do Boavista tem sido difícil ultimamente?

        Não é uma questão de noção.

        É óbvio que os sportinguistas são o alvo mais fácil de achincalhos, é fixe gozar com o Sporting e com os sportinguistas.

        Daí o comentário original.

  • Leonidas
    Posted Outubro 17, 2022 at 12:54 pm

    É inegável que a época está a correr muito mal. O plantel é curto e falta-lhe qualidade. A qualidade de jogo tem sido bastante sofrível. Amorim parece um pouco perdido quer no banco (parece incapaz de mexer corretamente na equipa) quer nas conferência de imprensa (perdido a mandar bocas à direção e aos adeptos). Houve demasiados erros a serem cometidos no planeamento da época.

    A solução a isto tudo não pode ser simplesmente culpar os adeptos (aqueles desgraçados que foram ver o Sporting ser eliminado por uma equipa da Liga 3 a um Domingo à noite é que são os culpados)? É altura de Direção e Treinador assumirem os erros que foram cometidos e não se virarem para fora. A constante culpabilização dos adeptos é que leva a que os jogos do Sporting pareçam autênticos funerais.

    E quanto à falta de estabilidade do Sporting, ela não se deve também à impaciência dos adeptos. Nos últimos 20 anos que treinadores/projetos é que deveriam ter sido mais apoiados? Boloni? Fernando Santos? Peseiro? Paulo Sérgio? Domingos? Vercauteren? Keizer? Silas? Carvalhal? Devia ter sido dado mais apoio a JJ (mesmo quando teve um plantel incrível e não se jogava nada)? Devíamos ter apoiado mais Bettencourt e Godinho (mesmo que nesses anos ficássemos sempre a mais de 20 pontos de Porto/Benfica)? Devíamos ter mantido lá BdC mesmo após ele demonstrar que estava completamente maluco da cabeça?

  • ShowMeDeMane
    Posted Outubro 17, 2022 at 3:24 pm

    Excelente artigo. Concordo na plenitude.

    Como sempre, estamos numa fase em que tudo corre mal então dá-se asas à imaginação para tentar justificar o injustificável. Agora é o Rúben que já devia sair, a tática 5 defesas que já não presta, os jogadores que são fracos, etc.

    Sim, somos o Sporting que foi eliminado pelo Varzim, pelo Alverca, pelo LASK… Mas também somos o Sporting que foi campeão, já passou a fase de grupos da Champions, venceu Dortmund e Totenham, com as mesmas ideias e (mais ou menos) com o mesmo plantel.

    Genuinamente não sei o que se passa nem tenho justificação para esta série de maus resultados. Azar em ressaltos, lesões e expulsões, a bola não quer entrar apesar de andarmos lá a bater na muralha… Há fases assim, oposto à estrelinha.

    Já sugeri, como treinador de bancada que não percebe nada disto, em começar a arriscar mais nos miúdos. Amorim está a evitar fazê-lo para os proteger porque é completamente diferente colocar o Essugo quando estamos a ganhar, numa série de várias vitórias, ou colocar um miúdo quando estamos na pior fase de sempre da carreira do Amorim. Eu percebo isso. Mas, ao colocar miúdos, penso que baixava um pouco as expectativas dos adeptos e colocava alguma água na fervura ao tirar a pressão imensa que se vive.

    Amorim está a passar uma fase inédita na carreira de treinador e começa a abrir um bocado. Está a começar a ceder, mas não o pode fazer. Espero que ganhe forças, consiga arranjar forma de recuperar a equipa animicamente. Ainda acredito que se acabe a fazer uma época engraçada, quiçá uma boa prestação na Taça da Liga renove o espírito da equipa (problema que ainda falta muito até lá). Liga dos Campeões já não me acredito, mas com esta equipa que já me surpreendeu várias vezes positivamente, é sempre possível.

    O ideal agora é ser já o Mundial, precisamos urgentemente desse reset.

    Enfim, jogo a jogo, tentar ganhar tudo até ao Mundial.

    SL ?

    • 2DedosDeTesta_
      Posted Outubro 17, 2022 at 4:37 pm

      Excelente comentário ShowMeDeMane, na senda do que já nos tens vindo a habituar.

      Subscrevo a 100%.

      Abraço e SL

      • ShowMeDeMane
        Posted Outubro 17, 2022 at 5:02 pm

        Muito obrigado pelo comentário!

        Bem tento ter 2DedosDeTesta, mas nem sempre é possível quando as emoções tomam conta…

        Um abraço e SL ?

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 17, 2022 at 8:28 pm

      Concordo com a generalidade.

      Acho que ainda é cedo para desistir da época, 9 pontos ainda com 2 jogos com o SLB e recebendo o Braga e Porto em Alvalade…percebo o desalento mas o futebol muda muito rapidamente.

      Temos de fazer os possíveis e os impossíveis por aguentar o barco até ao mundial. Se chegarmos vivos a Dezembro, os jogadores vem de 1 mês de cabeça limpa.

      SL

  • Miguel Lopes
    Posted Outubro 17, 2022 at 6:40 pm

    Já o afirmei aqui e volto a afirmar – Varandas renova até 2027 com o Rúben!
    Baixa um pouco as espectativas ao pessoal (adeptos).
    Em Janeiro aposta na aquisição de 2/3 jogadores, não para salvar a época, mas para prepará-los para a próxima.
    E apesar de o Bruno se safar bem na comunicação social, tens de ter alguém que venha defender a equipa, os jogadores individualmente, para não ter que ser sempre ele, para não desgastar a sua imagem.
    Eu continuo a acreditar neste projeto, mas o Rúben é essencial que continue porque a sua substituição é muito difícil, porque quem pode, tem projetos em mão e ganha imenso. E não me falem no Peseiro, por favor.

  • Marcio Ricardo
    Posted Outubro 17, 2022 at 8:53 pm

    A impaciência dos adeptos é característica de todos os grandes, muito distante de ser exclusividade verde.

Deixa um comentário