Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Visão do Leitor – Ricardo Esgaio: o box-to-box “laboratorialmente” perfeito?

A meio da temporada e com o mercado aberto, as equipas reflectem nas suas necessidades e limam arestas para a segunda metade da época que prossegue. No caso concreto do Sporting Clube de Portugal, numa época que tem elevado em muito as expectativas e simultaneamente reduzido os custos, uma análise ponderada leva-nos a uma questão que tem sido debatida por variados comentadores desportivos, por exemplo para o Visão de Mercado é depois da posição de extremo a principal lacuna nos leões: analisando o plantel leonino, existe alguma alternativa válida a Adrien Silva? Considerando que Gérson Magrão não correspondeu, há algum jogador capaz de substituir Adrien Sebastian Perruchet Silva, caso o português esteja impedido de dar o seu contributo?
A resposta a esta questão poderá estar na Equipa B. Mas será possível “construir” um jogador posicionalmente perfeito usando uma fórmula semelhante à da precisão das linhas de montagem industrio-tecnológicas de ponta? Ricardo Esgaio nasceu para ser um “8” e ainda não sabe. Esgaio é um médio moderno, que joga habitualmente a médio-direito, tendo sido inclusivamente adaptado inúmeras vezes a lateral direito (é titular nos sub-21 nessa posição). No futebol moderno, um box-to-box deve reunir um variado leque de características ao mais alto nível. É necessário velocidade, intensidade, resistência, remate, finalização, passe; uma panóplia de características de defesa-ataque num só jogador, que além de dotado tecnicamente deverá ser disciplinado tacticamente. Nascido em 1993, Ricardo Esgaio, que já se estreou pela equipa principal dos leões, não é um extremo explosivo, nem um defesa intransponível, mas reúne todas as valias acima citadas. Um jogador polivalente, com o perfil ideal para desenvolver o seu futebol em zonas mais interiores, e assim se afirmar nos leões e no futebol português.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Joseph Pirez

85 Comentários

  • David J. Pereira
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:36 pm

    Concordo que bem trabalhado, poderá dar um bom médio interior num sistema de 4x3x3

  • alexandre miguel
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:37 pm

    Que o Sporting meta os olhos neste post !

    • Fura
      Posted Janeiro 24, 2014 at 10:22 pm

      No que?
      Numa visão completamente alucinada? Isto já parece "Teoria do Futebol- Tópicos Ultra Avançados…Ora o rapaz joga futebol há mais de 10 anos, teve uma carrada de bons treinadores mas segundo o nosso amigo, tá tudo errado. Ele é um 8 e ninguém sabe!

      "Laboratorialmente"? Mais tabaco nisso pá!

      Mais a sério, acho que deviam ter mais cuidado com a visão do Leitor. Convém ser algo não tão "Visionário".

    • pedruco
      Posted Janeiro 24, 2014 at 10:51 pm

      Quem dissesse q o ronny (antigo def esquerdo do Sporting) ia ser dos melhores marcadores do Hertha a medio ofensivo tb deveria ter metido mais tabaco… O Miguel tb era extremo… O Coentrão era extremo… O maxi era medio defensivo… O Rogério também.
      É uma ideia, está fundamentada, não percebo o ataque à ideia do rapaz q nem é assim tao descabida.

    • Diogo Ferreira
      Posted Janeiro 25, 2014 at 3:04 am

      Contratando JJ e fazendo mais um Enzo Perez então ;)

    • Fura
      Posted Janeiro 25, 2014 at 11:05 am

      1-discordo da visão do leitor. Como já referi parece-me " um bocadinho exagerada".

      2-não há ataque nenhum. Quem tem coragem de escrever tem que ter também coragem para aguentar com as criticas. Mesmo que não vão ao encontro do que se defende.

      3-todos os que refere foram extremos adaptados a defesas laterais, excluindo o ronny, que foi exactamente o oposto? E acho que o Sporting não vá parar a segunda divisão…só assim se poderia comparar.

  • pedritxo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:38 pm

    Felizmente nao sou o unico a pensar isso, esgaio tem tudo pra ser um 8 de categoria mundial,e um imenso jogador,e na proxima epoca tem que ser aposta definitiva.

    Ele nao sabe jogar mal, e combativo e tem as caracteristicas ditas no post.

    E um dos jogadores que mais admiro, e penso que dara mais na posiçao de 8 do que a lat.direito ou extremo direito.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 24, 2014 at 2:43 pm

      Quantas vezes já jogou o Esgaio a 8?

    • slb1994
      Posted Janeiro 24, 2014 at 2:54 pm

      Subscrevo.
      A extremo nunca será mais do que um razoável/bom jogador

    • sadf
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:17 pm

      Categoria mundial?

      Vamos mais devagarinho…

      Cumpts

    • pedritxo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:45 pm

      digo-o como benfiquista, e um jogador que admiro e na teoria tem as caracteristicas perfeitas para um box to box

    • Euclides!
      Posted Janeiro 24, 2014 at 7:51 pm

      Incrivel como numa publicação que não é mais do que uma opinião surgem logo os dois ou três do custume aziados e a questionar… enfim

      Os Benfiquistas são mesmo odiosos, não acreditam no valor dos deles, e muito menos nos dos outros…

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 24, 2014 at 8:16 pm

      A moral desta personagem…Nem dorme a pensar no Benfica e nunca sai da mesma conversa de sempre e vem falar em ódio e azia…Será descabido perguntar quantas vezes jogou o Esgaio a 8 para afirmar que vai ser um jogador de categoria mundial nessa posição?

    • Fura
      Posted Janeiro 24, 2014 at 10:25 pm

      Pois…isso das posições era antigamente.
      Agora basta dois treinos e tá a mudar de posição!
      Se não der a 8, joga a 10…

      E se medisse mais uns centimetros ainda podia ser tentado a GR. Tudo isto "laboratorialmente"…

  • Reitchie
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:38 pm

    Para mim o Ricardo Esgaio é o jogador com mais semelhanças ao Lahm que eu conheço, no futebol europeu.

    P.S: com as devidas diferenças de maturidade, e qualidade já potenciada claro.

    • pedritxo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:01 pm

      bem dito, subscrevo

    • Cavaleiro
      Posted Janeiro 24, 2014 at 10:27 pm

      Na minha opinião nada tem a haver com Lahm. Acho Cedric, por exemplo, um jogador muito mais perto de Lahm (tipo de jogador) do que Esgaio. A começar pela sua vivacidade, estatura, capacidade de jogar com os dois pés, remate, passe e cruzamento. Esgaio é um bom jogador, mas a extremo, e muito menos a lateral, passara de um jogador razoável. Pois não tem capacidade de explosão para ser um extremo de categoria, nem a capacidade de superação e recuperação que um grande lateral tem de ter. Posot isto, concordo e muito que Esgaio devesse ser adaptado a 8, visto que tem as características técnicas e fisicas ideiaspara jogar a "8". Apesar de ser um jgoador muito competente no campo tactico, ás vezes este é o problema que os jogadores têm nas adaptações posicionais, sendo por exemplo, competentes tacticamente na sua posição natural, e não oserem na nova posição.

  • slb1994
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:40 pm

    Esgaio têm boa técnica ,visão de jogo e muita inteligência.
    Acho que está numa das piores posições possíveis atendendo às suas características.
    Bem trabalhado, seria melhor a defesa direito ou a médio centro/número 10 do que a extremo.

    • mildio
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:51 pm

      esgaio é daqueles jogadores que nao sabe jogar mal. se o post fosse " esgaio o melhor central do mundo" eu era capaz de concordar. lol mais a sério.. a inteligencia de esgaio é fora do normal para um miudo daquela idade, e a maturidade competitiva ainda melhor. qual a posição que vai render no futuro, nao sei mas aposto que vai ter um belo futuro. se ele nao tiver um belo futuro no futebol portugues e internacional, nao sei quem das camadas jovens terá. tal como diz se for bem trabalhado acho que esgaio se adapta a qualquer lado. as suas caracteristicas sao de facto de jogador de meio campo. tem muita intensidade inteligencia, nao desiste de uma bola. e tem a tecnica para lancar os ataques. pode mesmo ser um futuro medio do sporting.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:40 pm

    Gosto do Esgaio a extremo.Sinceramente…Um "box-to-box laboralmente perfeito" parece-me bem exagerado.

  • Rúben Cardoso
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:41 pm

    Uma opinião que concordo plenamente. Acho que ele tem as competências táctico-técnicas para ser um grande jogador nessa posição. Para ser extremo, não tem a explosão e capacidade de desequilibrar necessária. Em termos defensivos, acho que pode vir a ser um bom lateral, não mais do que isso.

    No trio de meio-campo do modelo de Leonardo Jardim, seria uma opção interessantíssima, e em que eu apostaria, apesar de perspectivar mais sucesso nessa posição no João Mário. Mas a este, falta-lhe ter uma das principais características do Esgaio: intensidade de jogo. Veremos se é opção em Penafiel, mas prevejo que a jogar, será sempre a extremo.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:45 pm

    Tem uma coisa que os nossos médios actuais no SCP não têm… remate fácil e bom!

    Manel Matias

  • Miguel Guerreiro
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:46 pm

    Concordo com esta visão. Na minha otica, o ano passado na brilhante temporada da equipa B do Sporting, o meio-campo deveria ter sido composto por Zezinho-Esgaio-João Mario.
    Acho Esgaio muito parecido a Artur Vidal, (com muito menos exuberancia e qualidade, claro) que tambem começou a carreira como extremo-esquerdo, depois passou para defesa-esquerdo e só depois se estabeleceu como box-to-box.

  • Barack Obama
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:46 pm

    Apensar de ser um jogador que sempre foi titular em todas as seleções jovens e já com muitos jogos nos Bês e inclusive dois um três pelo Sporting, não aparenta ter grandes qualidades para se impor numa posição como médio centro ou extremo.

    Um empréstimo a uma equipa de 1º divisão seria interessante para avaliar as suas capacidades a um nivel de competição séria.

    De qualquer maneira não lhe prespetivo grande futuro, penso que não ter qualidade suficiente para a equipa do Sporting.

    Cumprimentos,
    BO

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:53 pm

    Bem num post á pouca tem referi as diversas qualidades de Esguaio por topicos sendo que defendia que ele seria um excelente "10" pois através da sua intensidade funcionaria muito bem como primeira linha de pressão sofucando assim o jogo dos defesas contrários…

    porem

    vendo do ponto de vista do VM não tenho grandes duvidas que TEORICAMENTE o Ricardo Esguaio daria um excelente box-to-box!
    ora vejamos:
    intensidade
    excelente posicionamento
    excelnte temporização de passe
    bom defensivamente
    e rapido !
    não talvez esta seja mesmo a posição indicada para ele ….
    apesar de nao ser uma posição que naõm beneficie a sua vertente goleadora

    esperamos para ver …. o que realmente inporta é onde o treinador o vai por a jogar!

    rpga

  • João Couto
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:54 pm

    Sinceramente não concordo nada, se há jogador no Sporting capaz de ser o substituto do Adrien é o João Mário.

    • Yeahz
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:45 pm

      acha mesmo que João Mário é indicado para substituto do Adrien?

      para isso temos o Zezinho.. João Mario, é mais como André Martins. (no meu ver)

    • Euclides!
      Posted Janeiro 24, 2014 at 7:55 pm

      O João Mario poderia ser um grande jogador, no entanto falta-lhe aquilo que é necessário para tal… ter mais nervo e intensidade no seu jogo…

      é um jogador que tem excelentes recursos técnicos, uma boa visão de jogo, e que com a bola no pé sabe decidir bem, no entanto é um jogador muito "mole", pouco agressivo e que muitas vezes não se dá ao jogo, é exactamente o contrário do Esgaio, que é um jogador muito agressivo competitivamente, que se sabe dar ao jogo, e apesar de não ser nem pouco mais ou menos tão bom técnicamente como é o João Mario, o Esgaio terá muito mais possibilidades de ser um jogador com alguma importância numa equipa como o Sporting

      continuo a pensar que esta geração dos Bês do Sporting é excelente, tem 5/6 jogadores que poderão ser internacionais AA em 3/4 temporadas, e que o jogador com mais potencial é o Iuri Medeiros, que tem características raras, um pé esquerdo de craque, capacidade para driblar em espaços curtos, bom remate de fora da área… um jogador que gostaria de ver ser aposta no Sporting a medio/curto prazo…

  • Fábio Matos
    Posted Janeiro 24, 2014 at 2:55 pm

    Muito bem.
    Só espero que o LJ seja leitor assiduo deste blog xD

    SL

  • Kev
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:01 pm

    Sinceramente, acho que para a posição de box-to-box, será o João Mário, até porque é nessa posição que ele está a ganhar experiência no Setubal.

    Vejo mais o Esgaio a substituir o André Martins, ao lado do Adrien, ou quanto muito a lateral direito.
    Como já foi dito em cima, acho-o muito parecido com o Lahm, apesar de já termos o Cédric e está a crescer muito…

    Gostava mais de o ver ao lado do Adrien, médio interior no 4.3.3.

    Abraço,
    Bom post.

  • Michael Martinho
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:02 pm

    o Esgaio é um jogador com características parecidas ao Enzo. Ambos jogaram a extremo mas têm tudo para ser um médio promissor. Um já o é e pode agradecer ao J. Jesus o outro se não me engano poderá agradecer ao L. Jardim daqui a uns tempos. Aposto que este menino será preponderante para o Sporting a médio prazo, introduzido no plantel aos poucos e com critério Esgaio será um novo Moutinho

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:08 pm

    Então e o João Mário?

    Este é o momento em que todos vêem dizer que também era isto que pensavam. Para mim continua a ser um médio ala, mesmo não sendo aquele jogador de fazer levantar o estádio, é um jogador que não sabe jogar feio.

    • Kev
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:15 pm

      Tambem acho que o João Mário vai ser o substituto do Adrien.
      Vejo o Esgaio a jogar no lugar de André Martins.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:16 pm

      O João Mário é uma boa alternativa, mas penso que lhe falta alguma intensidade e até agressividade e que precisa de jogar noutro nível de exigência para ser uma alternativa credível ao Adrien, falta-lhe jogar na primeira liga, com esta passagem pelo Setúbal pode ser que volte preparado para "agarrar" um lugar no plantel do Sporting na próxima época.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:12 pm

    Pode ser que sim. Era bom para Portugal e para o Sporting ter alternativas para o meio campo.

    So um aparte para apontar a capacidade de algumas pessoas em ver um medio de dimensoes mundiais num defesa fraco ou num avancado mediocre. E muita visao de mercado mesmo.

    Jonas

    • Inverno
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:23 pm

      Se este "extremo" mediocre marcar tantos golos como marcou na Segunda liga mete as estatisticas das Estrelas de ouro dos rivais a um canto..É um jogador promisor , com o devido apoio pode ser um jogador muito importante no Sporting

  • Mike Portugal
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:21 pm

    Concordo muito com este post, mas acho que o leitor se esqueceu da característica mais importante num médio box-to-box que se quer que seja de nível mundial: a inteligência. E Esgaio tem-na.

  • Kacal l
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:23 pm

    O Esgaio é jovem, tem as suas qualidade e tem boas características, talvez fosse uma boa ideia adapta-lo a "8" e "molda-lo" nessa posição, pode ser que possa ser um médio de grande nível, não vai passar de um extremo útil e competente e de um lateral razoável/bom, pode ser que seja um grande médio, tem apenas 20 anos e vai a tempo de ser adaptado a uma nova posição e ser uma grande mais-valia no futuro, quer no Sporting, quer na Selecção, esse trabalho deve ser feito já na Equipa B e quem sabe no clube para onde ele for emprestado futuramente, acredito que possa resultar.

    Quanto ao substituto do Adrien, há o João Mário, mas precisa de evoluir em certos aspectos e de jogar num nível de primeira liga, está a acontecer no Setúbal, talvez na próxima época.
    O substituto do Adrien é muito fácil, para mim é o André Martins, que não é "10" e muito menos ala, para mim rende mais a "8" e se o Adrien estiver indisponível porque não utilizar o André Martins a "8" e o Vítor a "10" ou até o Filipe Chaby ou o Magrão, se na próxima época o Sporting contratar um bom "10", até pode ser o Evandro, o André Martins pode ganhar outra "polivalência" e ser útil em várias posições ("8", "10" e em último caso encostado a uma ala), é a minha opinião, vamos ver.

    • Ball8
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:42 pm

      Subscrevo inteiramente.

      E deixo apenas mais uma nota, acho surreal fazerem de um jogador de equipa B um box-to-box de categoria mundial. Gostava muito que fosse e torço para que lá chegue… Mas acalmem-se um bocadinho.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 24, 2014 at 5:37 pm

      Ball8,

      Sim, concordo contigo, eu não disse que ele pode ser de categoria mundial, é muito cedo para isso e ele nem sequer foi experimentado nessa posição para se poder fazer previsões dessas, apenas disse que pode resultar e ele pode-se tornar num bom médio, mas primeiro é preciso adapta-lo e "molda.lo" a essa posição e também ganhar rotinas nela, começar na Equipa B e depois no clube para onde for emprestado é o caminho a seguir, talvez no futuro.

  • Dias
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:24 pm

    Não concordo com este post.

    Na minha opinião o Ricardo é um jogador demasiado vertical e objectivo, tendo algumas dificuldades na gestão dos tempos de jogo. Estas características é que permitem que ele se possa tornar num bom ala/extremo.

    Um box to box é um jogador que saiba ir buscar a bola junto aos centrais e que apareça em posições de finalização. Mas também é um jogador que saiba pausar o jogo, trocar a bola e regular os tempos da equipa, caracteristicas essas que o Ricardo não revela.

    No entanto, devido à sua raça, vontade e poder de choque, será sempre um jogador útil para ocupar qualquer posição do meio campo e alas.

    Ricardo Dias

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:28 pm

    O Esgaio em alguns pormenores, tem ares de Enzo, e tal como o argentino, talvez pudesse desequilibrar mais na zona central do que na ala
    Saudações
    Crow

  • André Machado
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:28 pm

    Sem dúvida um post bastante interessante, e que quem sabe esta integraçao do Esgaio na equipa principal, nao tenha sido devido ao Leonardo Jardim ter observado isto mesmo. O Esgaio é um jogador com caracteristicas diferentes de todos os outros, polivalente, mt disponivel em campo, e ainda n se afirmou por completo em nenhuma posição. Quem sabe se nao sera mesmo essa a posiçao que finalmente o fara afirmar se no plantel principal?

    cmps, e nao percebo o pq de estar impedido de interagir no fb do vm

  • Diogre
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:28 pm

    Subscrevo na íntegra, aliás eu próprio já tinha pensado nisto há algum tempo, muitos parabéns pelo post!

    Comparo por exemplo o Esgaio ao Maniche, que também começou a carreira com extremo, onde claramente as suas características não eram superiormente aproveitadas, apesar de ser um excelente jogador. Quando José Mourinho o passou para 8, Maniche explodiu para a carreira de topo que todos conhecemos. Que o LJ leia este post!!

    SL

    • Joao
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:44 pm

      É ver o pessoal a comparar ao Maniche, ao Lahm, é de categoria mundial etc, eu cá vejo-o como um novo Pereirinha, mas admito estar errado.

    • Diogre
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:44 pm

      Por entraria para o 11 no lugar do André Martins, discordo no entanto que se adequasse a substituir o Adrien, visto que não tem a mesma capacidade de recuperação de bolas que o luso-francês.

  • PM
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:31 pm

    Esgaio pode ser um óptimo 8! É um médio inteligente, com raça, sabe se posicionar e tem golo! Tenho esperança de que o Jardim lhe dê as oportunidades para confirmar todo o seu potencial!

  • luis bcn
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:36 pm

    Eu acho é que ele é igualzinho ao Pererinha…

    • Barack Obama
      Posted Janeiro 24, 2014 at 3:44 pm

      Subcrevo
      Já vi aqui acomparações a Lahm e Vidal, mas na minha opinião, daqui a uns anos estára no AEL Limassol a fazer dupla de meio campo com o Bernado Silva.

      BO

    • Futebol360
      Posted Janeiro 24, 2014 at 5:53 pm

      subescrevo
      Serão excelentes para meter bolas Nelson Oliveira!

    • Anónimo
      Posted Janeiro 24, 2014 at 6:28 pm

      Vindo de um "político" só pode ser mentira. Ainda para mais o maior mentiroso dos tempos modernos.

      "Eu irei fechar Guantanamo" (há 5 anos atrás…)
      "Obamacare ajudará os desfavorecidos"
      "Retirarei as tropas do Médio Oriente"

      and the list goes on and on…

      João

  • Marcos Cruz
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:49 pm

    Temos o Luka Stojanovic, por exemplo. E porque é que ninguém se lembra do Kikas? Eu acho que está ali um bom médio. Precisamos mesmo é de um 10, e aí não sei, talvez só o Matheus Pereira se for bem trabalhado. Ao Esgaio eu via-o, sinceramente, mais como ponta-de-lança (primeiro ou segundo). A haver uma adaptação seria essa, porque ele é rápido, vertical, objectivo e letal na finalização.

    • abcd
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:16 pm

      marcos, também aprecio muito o kikas, mas diz-me um médio que tenha missões de recuperação, que tenha vingado com 1,69m?

    • Ball8
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:44 pm

      abcd concordando com a ideia que quer fazer passar, lembro-me assim de repente de Makelele que curiosamente era ala no inicio da carreira.

    • abcd
      Posted Janeiro 24, 2014 at 5:04 pm

      Não vou dizer que 5 cm são o que fazem toda a diferença só para eu ter razão, porque não a quero ter. Mas sem ser esses jogadores "predestinados" (Xavi tem 1,70cm e agora surgiu um brilhante Verratti que tem 1,65cm) não é fácil jogar-se nas posições de recuperação de jogo onde impera o físico (e aí Makelele era uma força bruta)…daí dizer isto em relação ao Kikas, que repito, gosto muito de o ver jogar (o seu estilo de jogo faz-me lembrar um pouco Moutinho, também ele com apenas 1,71cm)

    • Ball8
      Posted Janeiro 24, 2014 at 5:24 pm

      abcd, tem toda a razão e disse-o no inicio da minha primeira resposta. Concordo inteiramente que para um jogador mais pequeno vingar no futebol tem de ser mesmo muito bom.

    • Oscar
      Posted Janeiro 25, 2014 at 12:32 am

      O kikas ??? Mas vocês estão doidos? O último jogo que vi dele foi contra o Trofense… Uma palavra: miserável. Andou sempre no chão, cometeu faltas ridículas, falhou uma quantidade absurda de passes e perdia tudo o que era lance físico. Sinceramente não percebo essa do Kikas, aliás até fiquei impressionado como nesse jogo não foi substituído.

    • Oscar
      Posted Janeiro 25, 2014 at 12:40 am

      e quanto a esse Matheus Pereira : é bom de bola, mas tem muitos tiques a jogar… se tiver mais intensidade e jogar mais simples pode dar jogador

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:50 pm

    Duvido que o Esgaio faça uma carreira de alto nivel a extremo. A lateral direito parece-me que e limitar-lhe demasiado o seu talento e aquilo que pode oferecer ao jogo. Por outro lado, tambem nao o vejo como um 8, pelo menos a fazer o que o Adrien faz. Deste modo, creio que no actual sistema do Sporting a melhor posiçao para ele seria a do Andre Martins, isto e, o mais parecido com um medio ofensivo, onde pode aplicar a sua velocidade, visao de jogo, qualidade tecnica e capacidade de finalizaçao.

    Queria ainda destacar que na posiçao 8 espero muito do Joao Mario, sendo que tera de ganhar uma outra intensidade para poder jogar no Sporting.

    • Santos
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:32 pm

      Exacto, penso da mesma maneira.
      Acho que seria o melhor lugar para ele, não ter que assumir o jogo, mas dada a sua boa visão de jogo e qualidade de passe daria um bom "10".

    • mildio
      Posted Janeiro 24, 2014 at 5:04 pm

      rodrigo nao vejo o joao mario com intensidade de jogo para jogar a numero 8. tambem esparava que ele fosse o sucessor de adrien, mas penso que vai jogar mais a frente, pois apesar da excelente tecnica, visao inteligencia, falta-lhe competitividade intensidade. e nessa posição isso é obrigatorio ter. mas como acho que o sporting nao joga com 8 assumido nem 10 assumido, jogando mais com dois 8,5 acho que um meio campo com william adrien esgaio ou william adrien e joao mario seria o mais coeso e equilibrado. para o lugar de adrien so vejo naturalmente o zezinho. para mim será ele o medio que falta ao meio campo. intenso a recuperar e bom a sair a jogar sem medo de assumir o jogo.

  • RaL
    Posted Janeiro 24, 2014 at 3:54 pm

    Falta algo fundamental num Box-to-Box: Intensidade. Apesar de ser bom tacticamente, o Esgaio é um pouco "macio".

  • João Lains
    Posted Janeiro 24, 2014 at 4:05 pm

    Quem olhe apenas para os comentários dirá que estamos perante um monstro de jogador. Sinceramente nunca o acompanhei com muita atenção e olho para ele com alguma desconfiança ou até pouca expectativa. O rótulo de goleador parece-me exagerado porque metade dos seus golos foram de grande penalidade. Não tenho muito a dizer por isso não vou lançar palpites, pode ser que amanhã tenha uma oportunidade.

  • Daniel Alexandre
    Posted Janeiro 24, 2014 at 4:08 pm

    Subscrevo na íntegra, o nazareno nunca irá vingar a extremo, tal como a lateral (apesar de ter ganho o seu espaço nos sub-21 nesta posição). Já tenho vindo a pensar nesta possibilidade há um tempo, pois Vitor está longe de ter as caraterísticas de um box-to-box potente, Gerson Magrão é algo lento e suave, e, por íncrivel que pareça, não vejo nenhum 8 da equipa B com as capacidades para substituir Adrien.
    Queria concluir ao dar os parabéns ao VM que tem feito um trabalho fantástico ao longo dos anos e este tipo de posts faz completamente a diferença de todos os outros blogs/websites desportivos, bom trabalho e desejho-lhes muito sucesso.

    • RiefSilva
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:35 pm

      O Vitor não é, nunca foi, e dificilmente será um médio box-to-box. As características dele são de médio ofensivo. Sendo as suas características mais fortes, o remate e o passe.

      Quanto ao Esgaio, tem características que o podem tornar num bom box-to-box, num médio interior, ou num bom lateral direito. No entanto, tem de ser trabalhado numa destas opções, para que posso ser um jogado importante no onze.

      Caso não seja aposta numa posição especifica, corre o "risco" de se vir a tornar uma alternativa a várias opções, mas nenhuma a "tempo inteiro".

    • KingLeao
      Posted Janeiro 24, 2014 at 4:40 pm

      Nao ? Eu vejo 2 Wallyson e Luka.

      SL

    • Daniel Alexandre
      Posted Janeiro 24, 2014 at 5:27 pm

      RiefSilva: Sim, concordo, apenas referi o Vítor pelo facto de para além de William, Adrien e André Martins ser o médio que mais minutos. Concordo também quando refere que a adaptação de Esgaio seria a médio/longo prazo, no entanto o Sporting precisa de um bom box-to-box substituto com alguma urgência.
      KingLeao: Quanto ao Wallyson vejo-o mais como um 10, com o remate, e o passe como seus fortes, do Luka conheço pouco mas vou tentar averiguar melhor essa situação

  • droca
    Posted Janeiro 24, 2014 at 4:11 pm

    estão a chamar Enzo ao Adrien

  • Santos
    Posted Janeiro 24, 2014 at 4:31 pm

    Sempre achei que Esgaio dava para "10" pelo seu QI futebolístico. É um jogador muito inteligente, qualidade de passe e lê muito bem o jogo.
    O Sporting neste momentos não joga com um "10" puro, por isso não sei até que posso se podia integrar, onde a equipa faz sempre uma pressão alta e tem muita intensidade nessa pressão, e onde Esgaio por vezes parece adormecer.

  • mildio
    Posted Janeiro 24, 2014 at 4:35 pm

    se Ricardo Esgaio vai ser o substituto de adrien silva e se é o box-to-box de laboratório.. nao sei.. nao gosto de fazer futurologia. mas uma coisa sei.. ricardo esgaio vai ser um jogador de alto nivel europeu, assim continue a mostrar as suas qualidades e a sua evolução seja natural e sem grandes desvios ou obstaculos.

    em relação a qualidade de esgaio, parece me enegavel.. é dos jogadores mais inteligentes que sairam ate hoje da academia. arrisco me mesmo a dizer o mais inteligente. tem uma intensidade de jogo que ate cansa de o ver correr. aguenta 90 min a correr como se nada fosse. tem boa qualidade tecnica e tacticamente é perto de perfeito. todas estas características sao muito boas para alguem que joga no meio e nao na linha. se será um numero 8? nao sei. talvez bem trabalhado poderá ser ai o seu futuro. será numero 10? quem sabe. ja jogou algumas vezes na seleção nessa posição e foi onde gostei mais de o ver. a sua inteligencia em campoo e visao fazem com que os passes em desmarcação pareçam faceis de fazer. aliado a isso a constante pressão que faz ao portador da bola.. pode encaixar em qualquer um dos 2 lugares do meio campo. para ja gostaria de ver o trio assim: william adrien esgaio. um meio campo bastante combativo e forte na recuperação de qualidade com a bola nos pes, tendo adrien e esgaio boa capacidade para aparecer em zonas de finalização.

    esgaio muito a frente de mané joao mario etc, é a quem eu mais prespectivo um belo futuro como jogador. porque é o unico que mostra ter aquilo que faz falta em alta competição: competividade! tem para ele e que sobra para outros. por isso se for preciso alguem subestituir alguem vindo da B, que seja o esgaio. ja o ano passado quando jogou, nao acusou pressão nenhuma, chegando a levar a equipa para a frente. tal como muita gente aqui escreve as caracteristicas dele perdem-se a jogar encostado na linha. nao joga mal, mas tem talento e inteligencia para muito mais.

    que tenhas muita sorte e que continues a esforçar-te no dia a dia, que a tua oportunidade vai chegar.

    saudações desportivas

  • Pedro Vieira
    Posted Janeiro 24, 2014 at 5:02 pm

    Sempre achei que se adequava muito mais a 8 ou 10. Pela inteligência, veia goleadora e passe. É daqueles que não joga mal.

  • Mateus
    Posted Janeiro 24, 2014 at 7:52 pm

    Eu sempre que comentei alguma referência ao Esgaio, foi para dizer que ele devia jogar a 10. Continua a ser a minha opinião.

    Mateus

  • Rui Costa
    Posted Janeiro 24, 2014 at 8:31 pm

    Sou benfiquista esempre achei R.Esgaio jogador muito completo mas não com as características de jogador ala… Boa análise do VM , penso que a 8 , com boa orientação , poderá ser um craque a 8.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 8:39 pm

    Eu não tenho acompanhado os jogos dos bês do Sporting. Alguém me pode dizer que posição/posições ele tem jogado esta época? Agradecia.
    Ass: João Jorge

  • Anónimo
    Posted Janeiro 24, 2014 at 8:53 pm

    Perguntem ao Jorge Jesus que transformou enzo perez num 8 quase perfeito.

    Francisco

    • Diogo Ferreira
      Posted Janeiro 25, 2014 at 3:08 am

      Concordo mas daí saírem 10/10 Enzo Perez já discordo ou seja não é impossível mas não é fácil porque vejo os jogos do meu Benfica o Enzo é bom mas não é fenomenal !! Preferia o Josué em grande forma . Saudações

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 24, 2014 at 10:10 pm

    É um jogador de grande cultura táctica e junta a isso boa qualidade técnica e velocidade. Muito polivalente e será bastante útil nim futuro próximo… a testar por exemplo no lugar de André Martins já amanhã!

  • TGronita
    Posted Janeiro 24, 2014 at 10:19 pm

    Sinceramente acho que a alternativa ao Adrien poderia muito bem ser o Zézinho, que neste momento podia integrar o plantel do Sporting e espero que com este empréstimo não se perca.
    Em relação ao Esgaio acho que tem as qualidades técnicas mas neste momento não tem a disponibilidade física nem a intensidade para o lugar

  • Cristiano
    Posted Janeiro 25, 2014 at 1:51 am

    És o orgulho da Nazaré amigo! Força Ricardo! Força Sporting!

  • Yeah!
    Posted Fevereiro 4, 2014 at 1:56 pm

    Concordo com a análise. Já para não falar que a extremo nunca vai ser grande coisa.

    Acho ainda, e já há algum tempo que digo isto, que há outro caso em Portugal, o Addy. Apesar de ser bom defesa esquerdo, penso que poderia ser um medio de clube grande.

  • Bruno Perneta Correia
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 2:02 pm

    Pois eu tenho uma opinião diferente. De facto Esgaio não tem a capacidade explosiva de um extremo de eleição e colocá-lo a defesa é desaproveitar a sua técnica e faro pelo golo. Eu acho que daria um bom avançado estilo João V. Pinto. Em Portugal, tem técnica e é rápido vai para extremo mas devíamos pensar mais em formar avançados rápidos com técnica. E Esgaio parece ter as características de um Joao V. Pinto em potência. Boa técnica, faro pelo golo, bom pulmão, joga e faz jogar. Para 10 já lá temos o Iuri. E para 8 já lá temos Zezinho (Joao Mario tem que pensar em correr mais e ser menos vedeta). E temos que pensar em alguem para substituir William pois viu-se ontem que nao temos ninguém à altura (e discordo que Kikas venha a ser solução).
    Esgaio poderá ser sim um bom segundo avançado ou avançado móvel como queiram chamar! E que falta nos faz bons avançados!

  • Bruno Perneta Correia
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 2:03 pm

    Pois eu tenho uma opinião diferente. De facto Esgaio não tem a capacidade explosiva de um extremo de eleição e colocá-lo a defesa é desaproveitar a sua técnica e faro pelo golo. Eu acho que daria um bom avançado estilo João V. Pinto. Em Portugal, tem técnica e é rápido vai para extremo mas devíamos pensar mais em formar avançados rápidos com técnica. E Esgaio parece ter as características de um Joao V. Pinto em potência. Boa técnica, faro pelo golo, bom pulmão, joga e faz jogar. Para 10 já lá temos o Iuri. E para 8 já lá temos Zezinho (Joao Mario tem que pensar em correr mais e ser menos vedeta). E temos que pensar em alguem para substituir William pois viu-se ontem que nao temos ninguém à altura (e discordo que Kikas venha a ser solução).
    Esgaio poderá ser sim um bom segundo avançado ou avançado móvel como queiram chamar! E que falta nos faz bons avançados!

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 12, 2014 at 9:21 pm

    é já começar a testar!
    finalmente todos perceberam que o Sporting não vai ganhar o campeonato!
    e o terceiro está "relativamente" seguro …. logo … começar a "ganhar novos jogadores! estando na frente nomes como Mané , Iuri, e esguaio!

    rpga

Deixa um comentário