Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vit. Guimarães: Júlio Mendes apresenta demissão

Venceu as últimas eleições por uma margem muito curta e nunca foi consensual entre os adeptos. Ainda por cima esta época houve um grande desgaste, por os resultados terem ficado aquém do que se perspectivava.

Júlio Mendes apresentou hoje a demissão do Vitória SC. Apesar de estar há 7 anos à frente dos vimaranenses o dirigente alegou «incapacidade» para gerir o clube que vive «num permanente estado de guerrilha, intriga e insultos». «Um clube totalmente dividido entre os que estão a favor e contra a direção que agora cai», rematou. Também a restante direcção se demitiu.

32 Comentários

  • Analista Especialista
    Posted Maio 28, 2019 at 8:12 am

    Volta Pimenta Machado!

  • Vitoria SC
    Posted Maio 27, 2019 at 8:18 pm

    Porque motivo está gente do futebol está sempre a falar em divisões como se fossem prejudiciais??

    Alguém que lhes diga que unanimidade so na Coreia do Norte!!

    Tenham vergonha e assumam as responsabilidades. Sempre num clima de coitadinho e de ameaças. Em 2012 o clube ia acabar sem sad. Aprova a sad que queria com o testa de ferro que queria e afinal agora já não serve a sad pois chateou se com o Mário Ferreira.

    Não brinquem com os sócios. Assumam as responsabilidades as vossas limitações.

    Falar em investidores é a maior aberração do planeta. Um investidor retira lucros. Digam me uma sad que distribui lucros??

    Existem milionários que brincam ao futebol e gente que entra nas sads para distribuir comissões na roda vida das contratações.

    Avança Júlio Castro. Quero um presidente vitoriano! Não mais um que jamais ninguém o verá no estádio.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 28, 2019 at 1:19 am

      Este Júlio Mendes começou muito bem nos primeiros anos a cortar as gorduras do clube e a revitalizá-lo com pouco. Impressionante hoje em dia com 4 ou 5 vezes mais orçamento do que nesses tempos e consegue ter piores resultados, porque ”já devem ser mais a comer do mesmo prato”.

      Este homem já foi um exemplo no dirigismo português quando entrou, mas deixou-se corromper facilmente e hoje em dia já pouco faz pelo clube, nem sequer o esconde, só pensa nele próprio.

      Faz lembrar o Bruno de Carvalho, numa escala mais pequena, mas igualmente nefasta para o clube.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 27, 2019 at 8:13 pm

    Dirigismo português no seu melhor!!! Péssimo timing…

    O Vitória é perito a “dar tiros nos próprios pés”, com uma boa gestão e um projecto sustentável este clube seria há muito o tal 4º Grande português! Parece-me evidente que teria, teoricamente, mais condições para sê-lo que o Braga por exemplo – massa adepta, histórico – mas deixou-se ultrapassar pelos vizinhos e não soube reagir!

    • Pedro Salgado
      Posted Maio 27, 2019 at 9:45 pm

      É bem verdade, chega a ser impressionante como o Vitória, um clube com uma massa adepta fiel, numerosa, um verdadeiro clube de “cidade” na linha do que vemos na Europa, teima em não sair da mediocridade.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 27, 2019 at 7:06 pm

    Havia um clima complicado em Guimarães, já antes das eleições inclusivamente, pelo que a saída não é propriamente inesperada. A surpresa aqui é o timing, já que prejudica a preparação da próxima época. Veremos se Júlio Vieira de Castro volta a avançar.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 27, 2019 at 6:48 pm

    Futebol português no seu melhor.

    Apresentar a demissão nesta altura é a mesma coisa do que dizer que o clube para ele é secundário.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 27, 2019 at 6:09 pm

    Espero que vá alguém com um projeto ambicioso e que queira pôr o Vitória no próximo patamar e têm tudo par isso.

  • Pedro Salgado
    Posted Maio 27, 2019 at 6:07 pm

    Ao Júlio Mendes aplica-se a máxima de Abraham Lincon sobre a incapacidade de alguém enganar todos o tempo todo. O Júlio Mendes teve a felicidade de no seu primeiro ano vencer uma taça de Portugal e o mérito de ter estancado a sangria financeira que o Vitória atravessava. E isso “elevou-o” a uma espécie de homem providencial. O problema foi que após superadas as dificuldades sobrou muito pouco ou mesmo nada, revelou sempre uma falta de ambição medonha, não conseguiu definir um rumo para o clube, uma estratégia a médio/longo prazo, dando sempre a sensação que parecia um corpo estranho na liderança do clube. E na verdade nada disto surpreende, pois estamos a falar de alguém que não tinha praticamente qualquer ligação ao clube, não se lhe conhece militância, aliás na linha de Emílio Macedo (ambos candidatos apoiados ou saídos da Câmara Municipal de Guimarães), cujo o lugar sempre foi visto como um trampolim para outros voos. Não convém esquecer que o Vitória estava atolado em dívidas e ele tudo fez para ser candidato à LIga (o Porto não o apoiou e acabou por desistir). Este era um desfecho previsível mas não nesta altura, o que me parece encerrar uma total irresponsabilidade, tanto mais que o regresso ao trabalho está marcado para daqui a menos de 1 mês e as eleições só podem ser marcadas para daqui a 45 dias.
    Já agora, no dia em que a exigência ou a crítica dos adeptos for a razão para se justificarem maus resultados ou péssimas gestões, nesse dia o Vitória já não existe. A contestação mais ou menos latente é um privilégio dos grandes clubes. Tenho pena é que as sucessivas direcções do Vitória não tenham conseguido capitalizar a sua maior riqueza.

  • Dca
    Posted Maio 27, 2019 at 6:06 pm

    Acho que nem se pode acusar desta época. Quando se olhou para os reforços e treinador toda a gente aqui apontava o Vitória como uma equipa a seguir.

  • Chico
    Posted Maio 27, 2019 at 5:44 pm

    Desde que vejo futebol que o Guimarães nunca esteve tão bem. Talvez nunca tivessem sido a quinta força do país declaradamente e, nos últimos 3-4 anos, conseguiram tornar-se nisso. Não entendo o clima de divisão. Acho que é um bocado megalomania. O máximo que o Vitória pode conseguir é chegar ao nível atual do Braga, talvez um bocadinho mais acima, mas o vizinhos já levam 15 anos de avanço nesse processo.

  • da Silva
    Posted Maio 27, 2019 at 5:43 pm

    Boas

    Inesperado, pelo menos para mim. Não conheço a realidade que se vive no universo vitoriano, mas parece ser um passo que alguns já adivinhavam. Não sei se o Vitória se ressentirá desta machadada, até pela altura em que acontece, mas compreendo que possam alegar o facto de não quererem afectar a época em decurso. Falando sem conhecer a realidade financeira do clube, diria que pode ser uma oportunidade. O Vitória pode (se possível) aproveitar para começar a consolidar-se, a meu ver, não há qualquer motivo para que não alcance o patamar que o Braga alcançou, às vezes até me custa perceber como o Vitória não dá o passo em frente, tem tudo para ser uma referência em Portugal, até pelas camadas jovens, quem jogou, ou está por dentro dessa realidade sabe que o Vitória é uma das potências e numa região onde o futebol (para mim) apresenta os maiores índices de competitividade nestes escalões, tal como qualidade. Contínuo a achar que Luís Castro não será o homem certo para o lugar, mas é perfeitamente aceitável que leve o seu projecto até ao fim.
    Bem-haja

  • Jorx17
    Posted Maio 27, 2019 at 5:39 pm

    No mesmo dia em que é tornado púbico a data das eleições para a Liga. Curioso! Ou nem por isso, para os adeptos do Vitória…

  • BombardeiroX
    Posted Maio 27, 2019 at 5:29 pm

    Péssima noticia para o clube. Numa altura em que se devia estar a preparar a proxima época. Esta situação vai ser um foco de instabilidade que vai impedir o desenvolvimento do clube.

  • shikabala1906
    Posted Maio 27, 2019 at 5:29 pm

    Bom trabalho a subir o patamar do clube.. Hoje, apesar das classificações nem sempre o ditarem, são a 5ª maior força no futebol em Portugal, o que não sucedia antes de Julio Mendes ser presidente.

    Ainda assim, Vitória tem potencial para mais (e na minha opinião um pouco à imagem do que acontece em Braga) não tem o que é preciso para dar o próximo passo. E no caso do Guimarães é colar-se precisamente ao rival do Minho.

    Espero que surja alguém verdadeiramente capaz, que consiga “controlar” (no sentido de ser mais consensual) os adeptos e que finalmente sejam mais consistentes!

  • Sombras
    Posted Maio 27, 2019 at 5:29 pm

    Então mas não tinha os melhores adeptos do mundo? Afinal é guerrilha, intriga e insultos. Mobilização por si só não significa apoio. Tenho muito respeito pelas gentes de Guimarães e o quanto são apaixonados pelo Vitória, mas aquela grupeta do costume não são mais que uns selvagens de ódios selectivos que deviam era estar atrás das grades.

    • Pedro Salgado
      Posted Maio 27, 2019 at 6:17 pm

      Por vezes a necessidade de comentar tudo nem sempre a melhor opção. Não conhecer a realidade de um clube que pouco lhe diz devia reprimi-lo a fazer comentários tão agressivos.

      • jdias
        Posted Maio 27, 2019 at 6:56 pm

        Não sabe mais, coitado. Ou melhor sabe um pouco de todos, é tipo polivalente. Joga em várias posições e pouco acerta alguma.

  • E o que temos
    Posted Maio 27, 2019 at 5:26 pm

    E depois claro que Portugal nunca tem mais que 3/4 equipas a pontuar na Europa, as que o podem fazer estão ocupadas com guerras sem sentido e a dar tiros nos pés

  • Salah
    Posted Maio 27, 2019 at 5:23 pm

    Excelente atitude. Em 7 anos, e com os recursos que tem à disposição, tinha obrigação de ter mais para mostrar. Existem dificuldades financeiras que tornam impossível chegar ao nível do Braga, mas após tantos anos o clube devia ser capaz de fazer vendas constantes por 8/10 milhões, o que não acontece. Também nunca se viu uma estratégia a sério para a formação, que já todos perceberam ser o presente e futuro dos clubes portugueses.

    As finanças melhoraram, mas continuam a estrangular o crescimento do clube, e no futebol feminino e modalidades não há praticamente nada para mostrar.

    Para um clube normal seriam resultados aceitável, mas o Vitória tem a 4ª massa adepta. Se calhar a próxima direcção até vai ser pior, mas neste momento é um risco que vale a pena correr.

  • Reaper
    Posted Maio 27, 2019 at 5:22 pm

    Ora, finalmente! Sinceramente, já não deveria ter vencido há 1 ano atrás. Julio Mendes até começou com alguma credibilidade, mas foi perdendo ao longo do tempo. Sempre pautou por uma distância em relação aos adeptos, e nos momentos que até tinha alguma proximidade (assembleias gerais) mostrava alguma inquietação com a crítica (mesmo que construtiva) tornando-se arrogante. As ultimas eleições mostraram um Julio Mendes de garras afiadas como nunca se tinha visto, pena é que o tenha feito perante um Vitoriano, com bem mais anos de sócio que ele, tivesse JM tanta pujança a defender o VSC como teve contra o JVC e o Vitória estaria bem melhor.

    Começou-se então com uma aposta na formação, que foi dando frutos até se perder completamente o rumo e começar a chegar um contentor de jogadores todas as épocas, jogadores que nem jogam, que nunca vestiram a camisola do Vitória, mais de 100 jogadores com contrato para 3 equipas, contratações por valores exorbitantes (Rincón e Estupinan) que se vê perfeitamente que não justificaram o investimento, falta de aposta no mercado nacional, como alguém disse, o Vitória vende barato e compra caro.

    Vai ser um ano complicado e que quem entrar consiga devolver a união e que traga ambição ao Novo Vitória.

    • João Ribeiro
      Posted Maio 27, 2019 at 5:31 pm

      Verdade seja dita também que Júlio Mendes só ganhou as eleições porque o adversário, apesar de vitoriano, era completamente medíocre. Fez uma campanha onde apenas apontou os podres de Júlio Mendes e propôs bola para o Vitória. Quem votou em JVC votou contra Júlio Mendes e não em JVC. Vamos ver como se apresenta agora nestas eleições onde tem de revelar um plano concreto.

      • Targinator
        Posted Maio 27, 2019 at 5:41 pm

        Subscrevo a opinião. JVC pode voltar nestas novas eleições mas tem que trazer bem mais do que trouxe para o último acto eleitoral. Espero que possam existir vários candidatos e, de preferência, com conteúdo. Candidaturas como as de Pinto Brasil e outras semelhantes dispensam-se.

      • Reaper
        Posted Maio 27, 2019 at 5:38 pm

        Eu acho que no geral foram 2 maus candidatos, apesar de assumir que votei JVC, acho que esteve mal na campanha, focou-se demasiado no JM e acho que ele próprio hoje o reconhece. Ainda assim votei nele porque já o “conheço” há algum tempo e vejo nele capacidades para nos digirir, uma coisa tenho a certeza, é um que sente como nós.

        • João Ribeiro
          Posted Maio 27, 2019 at 6:53 pm

          Nisso não me parece dúvidas. Ainda assim, acho que com outra campanha ganhava as eleições. Veremos como se apresenta nesta campanha, isto se se candidatar (acredito que sim).

        • Pedro Salgado
          Posted Maio 27, 2019 at 6:34 pm

          É de facto inacreditável como o Vitória com a massa adepta que tem consegue sempre eleger para Presidente um fulano sem qualquer militância. O JVC, pelo menos, tinha isso, era um de nós. Podia não ser suficiente, mas valia a pena arriscar.

          • João Ribeiro
            Posted Maio 27, 2019 at 6:56 pm

            Pedro, para mim ser Vitoriano não é requisito único para um presidente. Eu sou vitoriano e assumo-me como inapto a ser presidente de um clube. Focar-se só e apenas nesse facto matou o JVC. Isto juntando ao facto de apresentar o Ziad como homem forte. Disse que era uma lista 100% vitoriana, no entanto o grande braço direito nem sócio era. Esteve muito mal na campanha.

            • Pedro Salgado
              Posted Maio 27, 2019 at 9:38 pm

              Obviamente que não basta ser vitoriano, mas também só temos tido experiência de “vitorianos” de aviário. Em relação à campanha do JVC, concordo que não foi bem conseguida, apesar de ter começado bem, com o passar do tempo foi perdendo “balanço”, o debate correu-lhe mal e o projecto financeiro foi muito mal apresentado. Estamos em desacordo em relação ao Ziad. Este surgia como investidor e esse não tem de ser necessariamente vitoriano – O Mário Ferreira também não é. Quanto à lista, era composta por vitorianos e com muitos elementos com mais de 25 anos associados.

              • Dom Ricardo
                Posted Maio 28, 2019 at 8:17 pm

                E o Mendes também ganhou muitos votos com uma suposta ligação ao PSG (se não estou em erro), e afinal era tudo fantochada… para ganhar votos fáceis passando a ilusão de que poderiam vir bons jogadores por empréstimo.

                Sei que pode doer mas a verdade é que se não tem respeito pelo clube ao sair numa fase tão crucial de preparação do próximo ano e ao não saber lidar com a pressão de ser contestado (normal num clube como o Vitória), só demonstra que não é o homem certo para o lugar!

  • João Ribeiro
    Posted Maio 27, 2019 at 5:17 pm

    Surpreendente! Acho que se fez bem demitir, tendo em conta o clima totalmente insuportável e de total divisão nas bancadas, algo que já era expectável existir tendo em conta as últimas eleições. Nesta época também demonstrou alguma incapacidade em corrigir os erros que vinha cometendo, onde se manteve tudo igual. O tempo de Júlio Mendes parecia-me já esgotado.

    Agora, apresentar a demissão em maio é que já é uma facada tremenda nas aspirações do Vitória. Numa época que se prevê longa e difícil, estamos quase em junho sem reforços e sem direção… Vai doer e não vai ser bonito.

Deixa um comentário