Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vit. Guimarães mais perto do Jamor; Bis de Ricardo no Restelo deixa os Vimaranenses com “um pé na final”

Belenenses 0-2 Vit. Guimarães (Ricardo 29′ e 77′)

O Vit. Guimarães está bem lançado rumo à final da Taça de Portugal, depois de ter derrotado o Belenenses, por 2-0, na 1ª mão das meias-finais da competição. Numa partida bem disputada, a eficácia vimaranense superiorizou-se ao domínio da formação lisboeta. Ricardo, com dois golos, colocou os minhotos na rota do Jamor.
A primeira parte começou com grande intensidade por parte dos dois conjuntos, com ligeiro ascendente da equipa orientada por Van der Gaag. O Belenenses procurava impor o seu jogo e João Meira, à passagem dos 9 minutos, esteve perto do golo, depois de um desvio na sequência de um canto batido por Fernando Ferreira. A formação de Belém dominava o encontro (Fredy criava muitos desequilíbrios) e voltou a assustar Douglas após remate forte de Ferreira. A equipa da casa continuava por cima da partida mas quem chegou à vantagem foi o Vit.Guimarães. Ricardo, aos 29′, aproveitou uma falha da defensiva azul e, no seguimento de um remate rasteiro, inaugurou o marcador. Até ao final do primeiro tempo, a equipa minhota equilibrou a partida, chegando mesmo a criar perigo, novamente por intermédio de Ricardo. No segundo o tempo, o jogo recomeçou com ritmo lento, sendo que o Vit. Guimarães surgiu ainda mais compacto. A formação de Van der Gaag tentava chegar à igualdade mas raramente incomodava o guardião Douglas. Já com Diawara e Arsénio em campo, a formação do Restelo voltou a estar muito perto de marcar. Arsénio e Diakité, no espaço de apenas um minuto, sem oposição, atiraram ao lado da baliza vimaranense. O Belenenses criava muito perigo mas quem voltou a brilhar foi Ricardo. Aos 76′, no seguimento de um livre cobrado por Crivellaro (rendeu o desinspirado Barrientos), o extremo português surgiu sem marcação e, de cabeça, fez o 2-0. Grande eficácia minhota no Restelo. Até ao final, a equipa da casa ainda procurou o jogo directo para Diawara mas o resultado não viria a alterar-se.
Destaques:


Belenenses – Jogo interessante da equipa orientada por Mitchell Van Der Gaag. A formação lisboeta teve o comando do jogo, criando muitas oportunidades de golo, mas o desacerto no ataque foi fatal. Fernando Ferreira (muita qualidade na circulação de bola) e Tiago Silva foram as melhores unidades, sendo que Fredy esteve inspirado no flanco esquerdo. A entrada de Diawara – fazendo uso da sua presença física – melhorou o jogo da equipa da casa.

Vit. Guimarães – Exibição de acordo com o que vem fazendo durante a temporada. O conjunto de Rui Vitória foi novamente muito compacto, com segurança defensiva, e com uma eficácia tremenda. O treinador vitoriano apostou em Barrientos para o lugar do ausente Soudani (esteve ontem ao serviço da Argélia), mas o uruguaio esteve desinspirado e pouco acrescentou. Paulo Oliveira voltou a mostrar muita competência na defensiva vimaranense e Olímpio foi novamente o pulmão da equipa. Destaque também para o enorme trabalho de Amido Baldé que voltou a servir de referência na frente de ataque.

Ricardo – O extremo português merece destaque pelos dois golos, mas também pelas boas iniciativas na faixa direita do ataque. Aproveitou dois erros da defensiva contrária e sai do Restelo como o herói da partida. Inserido noutro contexto, tem todas as capacidades para “explodir” para outro patamar.

28 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Março 28, 2013 at 11:40 am

    Bom jogo do Belenenses…fiquei desiludido com o resultado,gostava mais de uma final Benfica-Belenenses.

  • Lagartão
    Posted Março 28, 2013 at 9:50 am

    Bom jogo de futebol, o Belenenses jogou bem mas o Guimarães foi mais objectivo. Excelente trabalho do Rui Vitória e os meus parabéns pela aposta em jogadores jovens portugueses. Agora faço votos que esta equipa de trabalho e com jogadores portugueses ganhe a final do Jamor à equipa dos 11 camones.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 28, 2013 at 12:43 pm

      De estranhar seria se um adepto de um clube em ruínas não conseguisse mandar uma "boca" ao Benfica num post de um Belenenses – Guimarães…mais ridículo só mesmo falar em 11 camones quando grande parte dos jogos desta época o Sporting jogou com 10 camones,inclusive quando levou 3 batatinhas do Benfica em Alvalade.

    • Anónimo
      Posted Março 28, 2013 at 12:14 pm

      calma, eu sei que gostaria de estar no Jamor, mas só lá está quem merece e o sporting não está…

      Tiago

    • Paulo Miguel
      Posted Março 28, 2013 at 12:01 pm

      Patricio

      Cedric–Bouhlarouz–Rojo–Insua

      Elias–Rinaudo

      Pranjic

      Carrilo–Wolkswinkel–Capel

      O sporting bem tentou fazer uma equipa como o Benfica e o Porto.. gastaram-se milhões em jogadores medianos e o resultado final foi rídiculo.. para quem se afirmava a melhor escola de talentos do mundo e arredores, a inclusão de apenas 2 portugueses 11 ficou muito a desejar.

      Boa sorte para a equipa dos 11 camones na final.

  • Luís Borges
    Posted Março 27, 2013 at 11:21 pm

    Penso que o resultado é injusto. O Belenenses apresentou-se muito bem, mas a eficácia e a experiência de primeira liga acabaram por beneficiar a equipa de Rui Vitória. Destaque para os jogadores portugueses jovens que alinharam neste encontro e que podem, quiçá, ser opções futuras de qualidade na nossa seleção: Ricardo, Fredy, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Tiago Silva, o próprio André André…

    • António
      Posted Março 28, 2013 at 2:07 am

      Subscrevo, tudo o que foi dito. De acrescentar, que na minha opinião o Vitória poderia ter saído mais vezes a jogar em vez de optar pelo futebol directo. De resto, deu para perceber o porquê do Belenenses levar tantos pontos de avanço sobre as outras equipas da 2ª liga, são mesmo equipa para outra divisão

  • Octavio
    Posted Março 27, 2013 at 11:17 pm

    Resultado injusto (mas não por culpa do Vitória!! Belenenses muito mal na finalização e na defesa).

    Guimarães será fraco opositor frente ao Benfica.

    Parabéns ao Rui Vitória que é um excelente treinador.

  • Anónimo
    Posted Março 27, 2013 at 11:14 pm

    Estive no estádio e o Tiago Silva nao engana..que qualidade!

    Oliveira

  • Michel
    Posted Março 27, 2013 at 11:08 pm

    O Vitoria teve muita sorte hoje. Cada vez que ia à baliza marcava. Gosto muito deste Belenenses, com muitos portugueses (sobretudo F. Ferreira e Tiago Silva). Vamos ver o que fazem na proxima temporada, 1ª Liga.

  • Rabensandratana
    Posted Março 27, 2013 at 10:55 pm

    Grande vitória do VSC.

    O povo de Guimarães merecia esta VITÓRIA.

    Grande exibição do Ricardo que mostrou que é um jovem jogador com muita qualidade!!!
    Talvez o LuisRafaelSCP já tenha visto alguma qualidade neste jovem que foi despachado de Alvalade, assim como o Tiago Rodrigues, Amidó Baldé e que teriam lugar no actual modesto SCP.

    Não gosto do Rui Vitória, mas hoje dou-lhe os parabéns já que jogou com as linhas recuadas e explorou e bem o contra-ataque.

    Amidó Baldé lutou muito e desgastou e bem os centrais e principalmente o lateral direito do Belenenses.

    Paulo Oliveira e Issam El Adoua fizeram um excelente jogo, estiveram irrepressíveis.

    Leonel Olímpio hoje fez um dos melhores jogos da temporada foi um tampão à frente dos centrais.

    Muitos parabéns à equipa do Restelo pela boa réplica que demonstrou durante o jogo.

    VSC vamos lá tentar fazer mais um bom resultado em Guimarães para seguirmos para a final, que espero que não seja no Jamor.
    Devido ao simples facto dos vitorianos e vimaranenses quererem marcar presença em peso e pela distância (Guimarães—-Lisboa mais de 300 km). Uma final em Coimbra/Leira ou mesmo Coimbra seria a solução ideal.
    O Estádio do Jamor não apresenta as mínimas condições de segurança.

    FORÇA VSC rumo à final.

    • André Raio
      Posted Março 28, 2013 at 8:17 pm

      É engraçado que quando convém, tudo é um rumor. O Capel, um jogador banalíssimo, ir para o Liverpool, já não é um rumor. Mas isto é um aparte, discussões típicas de café e de quem só vê 3 clubes à frente (não é o meu caso). Os jovens portugueses "tal como o público, têm que aprender que existe muito tempo para aprender não é logo nos primeiros jogos"… os jovens portugueses, caro "J", apenas se querem impor nas suas equipas nacionais ou, pelo menos, deveriam querer e tirar o lugar aos estrangeiros que invadem as ditas "grandes" equipas que, por sua vez, tornam a selecção das quinas inviável (uma vez que a base da convocatória incide necessariamente nessas equipas, vá-se lá saber porquê). Já percebi a sua observação/lógica quanto ao Baldé, vem de encontro ao que eu referi anteriormente. É o mal de muitos, falta-lhe acompanhar mais, muito mais jogos em Portugal. Por aqui me fico. Cumprimentos

    • Drama
      Posted Março 28, 2013 at 4:53 pm

      Gostava só de me pronunciar sobre o André Martins : vejam que ele tem 23 anos ! O Moutinho com a idade dele era 2000x o que ele é ! É um bom jogador, mas nunca lhe vi nada de tão fenomenal como os sportinguistas o tentam pintar. Prefiro o Tiago Silva e o Tiago Rodrigues.

      Mas é só a minha opinião ! Cumprimentos

    • J
      Posted Março 28, 2013 at 3:29 pm

      Comparar o Baldé com o Wolfswinkel???? è mesmo a sério?
      o tiago rodrigues pretendido pelo Everton? e então? o João Silva foi contratado pelo Everton, tal como o Francisco junior (sabe quem é?) e onde andam eles?
      O seu problema, e da maioria dos jovens futebolistas portugueses, é que pensam que fazem meia duzia de jogos e são todos umas grandes vedetas. Depois são contratados por clubes estrangeiros e desaparecem porque não têm estrutura para os fazer crescer.
      Veja os ultimos sub-20 que foram vice-campeões onde é que andam?? Ninguém sabe.
      Os jovens portugueses, tal como o publico, têm que aprender que existe muito tempo para aprender não é logo nos primeiros jogos (como o Andre Martins, o tiago Rodrigues e o Andre Gomes) que são logo os maiores…

    • Jamaican
      Posted Março 28, 2013 at 2:55 pm

      Rabensandratana, se acha que o André Martins é um jogador normalíssimo tudo bem, é a sua opinião, até porque é verdade que não tem jogado muito mas permita-me discordar. São opiniões mas é para isso que cá estamos.
      Espero que para bem dele e do Sporting consiga explodir e aí veremos qual de nós tem razão.
      Quanto aos jogadores terem lugar no plantel, talvez o Ricardo e o Tiago Rodrigues tivessem mas raramente iriam jogar e ninguém ouviria falar neles. É preferível que estejam no Vitória, que aí ao menos têm tempo de jogo e poderão evoluir para outros patamares.

      André Raio, você não deve interpretar muito bem os comentários dos outros. Alguma vez falei em jogadores amadores ??
      Primeiro, esse exemplo do Sérgio Oliveira é péssimo, completamente desenquadrado.
      É alguma mentira que esses três jogadores não passam de promessas ?? Acha que com a idade deles são jogadores feitos ??
      Apenas disse que nenhum tinha lugar no 11 do Sporting. E efectivamente nenhum tem, como foi reconhecido nos comentários posteriores ao meu, até quem lançou o comentário original emendou as suas palavras dizendo que no plantel sim teriam mas no 11 não.
      Nunca disse que não poderiam vir a tornar-se bons jogadores (à excepção do Baldé), o que espero que venham pois o nível dos jogadores médios em Portugal tem de ser muito mais elevado também para a Seleção atingir outro patamar.
      Há uns dias era pretendido pelo Everton ?? Foi o David Moyes que lhe disse isso ou será apenas um rumor ?? O Robinho também esteve para vir para o Benfica segundo alguns especialistas. E mesmo que seja verdade, isso é algum indicador ?? Todos os clubes têm jogadores jovens referenciados.
      Para bem deles, espero que continuem pelo menos na próxima época no Vitória, assim continuam a jogar. E o Ricardo sem dúvida que merece estar no Mundial Sub-20 este ano.
      Para a próxima pense melhor, leia com atenção e não volte a dizer que eu tenho uma mentalidade pequena, é fantástico como tirou essa conclusão.
      E quando me diz que o Baldé faria melhor figura que o Wolfswinkel, aí é a cereja no topo do bolo. O Ricardo e o Tiago quando foram dispensados ainda eram juvenis, é completamente diferente do que se tivessem sido dispensados enquanto seniores. Que é o caso do Baldé, foi emprestado, nem sequer para o Badajoz serviu e agora porque meteu 3 ou 4 golitos no Vitória já é melhor que um internacional A pela Holanda.
      Mentalidade pequena é a sua que não consegue ter uma mente crítica e por estar na moda falar bem do jogador jovem português incorre nesse disparate.
      Isto tudo para lhe dizer que o Ricardo e o Tiago não tinham lugar no Sporting mas se jogarem mais uma, duas épocas na 1 liga podem atingir um nível muito interessante e serem opções válidas para um grande e para a Selecção, coisa que agora ainda não o são.
      O Baldé nunca lá vai chegar, apenas tem físico e mesmo esse não o sabe utilizar, está sempre a fazer faltas rídiculas como ainda ontem o vi, em 2 minutos empurrou 2 vezes jogadores do Belenenses pelas costas, além de ser um trapalhão com a bola nos pés, ao nível do Djaló na recepção de bola.

    • André Raio
      Posted Março 28, 2013 at 9:03 am

      Mais um comentário que vem ao encontro do tal "post" sobre o futuro da selecção. Caro Jamaican, o Tiago Rodrigues neste momento tem lugar em qualquer equipa portuguesa, só pensando pequenino, como é característica portuguesa, não se admite isso. Nunca mais me esqueço do Sérgio Oliveira, o tal miúdo da cláusula dos 30 milhões, que o FCP via como o próximo… nada, não deu em nada. Vi-o jogar pelo Beira-Mar (quando jogava alguns minutos, porque o "modesto" Rui Sampaio relegava-o para o banco) ao vivo e era fraco, banal. Mas como era do FCP, já era um craque. Como estes pequenos grandes jogadores são de um "modesto" Vitória (só em Portugal uma equipa história e que ocupe regularmente um lugar abaixo dos 8's classificados se considera "modesta"…que por sinal até está à frente do SCP, independentemente de x ou y factores), já são amadores, potenciais jogadores, jogadores que ainda têm de crescer muito, etc etc. É curioso que esse mesmo Tiago Rodrigues ainda à dias era pretendido pelo Everton. O Everton, caso não saiba, está a 14 pontos do Norwich. É por esta teimosia portuguesa que o futuro da selecção não agoira nada de bom, só os jogadores e jovens dos ditos "grandes" é que interessam e são bons, o resto é banal e não passam de promessas que, se porventura chegarem aos ditos "grandes", não vão conseguir jogar… como se isso funcionasse assim. Isto tudo para lhe dizer, caro Jamaican, que o Baldé, para quem acompanha os vários jogos do Vitória e não um + contra os ditos "grandes", é um jogador que faria melhor figura que o actual avançado do SCP ou, pelo menos, estaria ao nível. Cumprimentos

    • J
      Posted Março 28, 2013 at 8:44 am

      Por muito respeito que tenha pelo VG, evidentemente nenhum daqueles jogadores tinha lugar no Sporting. Uma coisa é jogar num clube sem grande pressão e que se apanhar 4 do Benfica e do Porto nenhum mal vem ao mundo e n dia a seguir o mundo continua, outra é pertencer ao SCP onde têm todos os olhos postos neles, todos os dias aparecem nos jornais e que se apanhar uma unica vez 4 de alguém é o fim do mundo!

      Quanto ao final da Taça ser no centro do pais, isso é mesmo uma teoria à FCP. A grande festa do futebol é a Taça e só têm que ser no Jamor. Quanto às condições de segurança, isso é uma falsa questão levantada por aqueles que se calhar querem que a final da taça seja, como já aconteceu, no seu estádio. Como é que um estádio onde se disputa uma taça à tantos anos de repente deixa de ter condições? e mais, como se tem visto ultimamente quem faz a segurança são as pessoas, se toda a gente for com espirito de festa, não há problema, se forem com vontade de causar confusão nem um estádio com todas as condições (como em Braga ou Guimarães) resiste.

    • João Vitorino
      Posted Março 28, 2013 at 12:56 am

      André Martins tem a mania que é vedeta??

    • Rabensandratana
      Posted Março 28, 2013 at 12:23 am

      Jamacaian, só lhe digo isto, os 3 pelo menos tinham lugar no plantel do SCP.

      Esse André Martins é jogador normalíssimo, não tem intensidade e é mais um jogador feito pelos sportinguistas. Tiago Silva do Belenenses é muito melhor jogador e mais novo. Um tem 23 anos o outro tem 19 assim como o Ricardo.

      Tem a mania que é vedeta, não auguro futuro nenhum, ainda por cima nem com o SCP na actual situação consegue ser titular e olhe que o professor Jesualdo tem olho para a formação.

      Carrillo é um miúdo com grande futuro, mas sinceramente acho que não tem cabeça. Bruma terá porventura um grande futuro, assim como o craque Labyad esse gostaria muito de o ver com a camisola azul e branca (mas sei que agora com esta nova direcção será impossível).

    • Jamaican
      Posted Março 27, 2013 at 11:50 pm

      * queria dizer por alguma razão os três foram despachados dos quadros de Alvalade

    • Jamaican
      Posted Março 27, 2013 at 11:48 pm

      Que o Ricardo fez uma bela exibição, concordo.
      Que ele, o Tiago Rodrigues e o Baldé têm estado bem no Vitória, concordo.
      Que o actual SCP é modesto, concordo.
      Agora, que os três tinham lugar no SCP ?? Só pode ser para rir.

      Se o Wolfswinkel é assobiado, o que seria de Baldé. Ainda no jogo de hoje o vi várias vezes a atrapalhar-se com a bola. O tribunal de Alvalade não perdoaria a primeira e o jogador sempre que estivesse perto de receber a bola já sabia que estava queimado. Gostava de vê-lo a tentar aguentar-se lá.
      O Ricardo não estou mesmo a ver a quem tirava o lugar.. Boa técnica e bons pormenores sim, mas muito irregular ao longo do jogo, envolve-se pouco durante os 90 minutos. Não durava dois jogos a titular no Sporting.
      O Tiago Rodrigues talvez fosse o mais capaz de ter um lugar no Sporting mas também seria difícil.

      Meu amigo, o Sporting está mal mas não exageremos. Se é para ter promessas de jogadores a jogar, prefiro os que estão lá.
      Bruma, Carrillo, Labyad, qualquer um tem mais talento que o Ricardo.
      André Martins, no pouco que jogou a temporada passada mostrou muito mais que Tiago Rodrigues. E nem sequer joga no Sporting.
      E no Baldé nem falo, que na minha opinião é um jogador muitíssimo sobrevalorizado e completamente banal, que apenas se destaca pelo físico.

      Tem a certeza que qualquer um deles teria lugar no modesto SCP ?? É que jogar lá não é o mesmo que jogar no Vitória. Por alguma razão, dois deles foram dispensados dos quadros de Alvalade.

  • Rodrigo
    Posted Março 27, 2013 at 10:38 pm

    Jogo bastante interessante no Restelo, onde vimos um Vitoria de Guimaraes mais maduro e competente nos diversos momentos do jogo e um Belenenses pouco eficaz na finalizaçao. Gostei particularmente das exibiçoes do Ricardo e do Fredy, mas a que destacar o elevado numero de portugueses em campo, ainda que fruto mais da necessidade do que de opçao propria.
    Penso que o Vitoria tera pe e meio na final, mas nao pode facilitar frente ao lider da 2ª Liga, uma equipa interessante, mas que hoje nao conseguiu materializar em golo nenhuma oportunidade.

  • Artur Silva
    Posted Março 27, 2013 at 10:34 pm

    Belenenses muito superior, o Guimarães foi chutou duas vezes à baliza!
    O Van der Gaag ao ter posto o Filipe Mendes perdeu logo o jogo, foram dois frangos!

  • André Raio
    Posted Março 27, 2013 at 10:26 pm

    Bom jogo de ambas as equipas. Futebol rápido, muita juventude à mistura, muitos portugueses, grande adesão dos adeptos do Vitória ainda que o estádio do Restelo estivesse a "meio gás" (algo impossível noutros países quando se trata de uma taça, ainda para mais numa meia-final… o jogo ser a uma quarta-feira à noite também não ajudou) enfim, um bom jogo de futebol a premiar a eficácia e raça dos vimaranenses. A eliminatória não está resolvida! Fredy e Ricardo (pelos golos, pelo que jogou e deu a jogar) os jogadores "+" de ambas as equipas.

  • João Vitorino
    Posted Março 27, 2013 at 10:24 pm

    O Rui Vitória na próxima época está noutro clube…

  • benficasempre
    Posted Março 27, 2013 at 10:08 pm

    Craque este Ricardo!

    • aL
      Posted Março 28, 2013 at 8:32 am

      Ele não é formado nno sporting pois de acordo com o critério do VM o jogador é considerado como formado no Guimarães (ele nem sequer foi junior do sporting)…

    • slb_4ever
      Posted Março 27, 2013 at 11:28 pm

      Claramente. Apesar de ser formado no Sporting, encaixava muito bem no Benfica. E não era só ele, porque o tiago Rodrigues é um grande 8!

Deixa um comentário