Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Com votos dos jornalistas Messi tinha sido 4.º em 2010 e Ronaldo perdia para Ribéry em 2013

visaodemercadoOs jornalistas são mais isentos?

O vencedor da Bola de Ouro tinha sido diferente em 2010 e 2013 caso só contassem os votos dos jornalistas, tal como vai voltar a acontecer a partir do próximo Ano. Entre 1956 e 2009 eram os jornalistas a nomear o melhor do Mundo para a France Football, mas com a fusão do prémio com o FIFA World Player os capitães e seleccionadores passaram a ter uma participação directa neste prémio, o que beneficiou Ronaldo e Messi.

Em 2010 holandês Sneijder teria sido o vencedor com 293 pontos, contra 291 de Iniesta e 229 de Xavi. Messi, que ganhou nesse ano, foi apenas o 4.º mais votado pelos jornalistas. Já em 2013, ano em que Cristiano Ronaldo somou a sua segunda Bola de Ouro, teria sido Ribéry a vencer: 524 pontos atribuídos pelos jornalistas ao francês, contra 399 do português e 364 de Messi.

Recorde-se que a partir de 2017 a France Football vai adoptar novamente o sistema antigo, com os jornalistas a serem os únicos a votar para a Bola de Ouro.

42 Comentários

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 21, 2016 at 1:07 pm

    A maneira como o 2010 de Messi é desvalorizado é qualquer coisa de extraordinário. Agora nem no top3.
    Não deixa de ser curioso serem os jogadores e treinadores que passaram Messi de 4 para 1.
    Seja a nível exibicional como estatístico, Messi esteve fenomenal.
    Sim os restantes também estiveram em altas, é uma opinião válida, mas a constante desvalorização é escusada.
    Pessoalmente, era capaz de dizer que 2010 de Messi foi melhor que qualquer época merecedora da bola de ouro de CR.

    • GraphicPesKing
      Posted Setembro 21, 2016 at 1:44 pm

      Totalmente de acordo, Messi em 2010 tinha feito até então a sua melhor época.

      Mas isso só mostra o quão extraordinário foi o Messi em 2012, já considerada como o mais brilhante ano individual a nível exibicional por parte de um jogador em muitos anos.

      • LM10
        Posted Setembro 21, 2016 at 5:43 pm

        O 2012 de Messi foi o melhor ano individual que eu já vi algum jogador fazer e mesmo assim o que não falta em Portugal são adeptos de futebol que acham que essa Bola de Ouro para Messi foi injusta!

  • OlaTudobem
    Posted Setembro 21, 2016 at 12:29 pm

    Estes prémios são sempre… uma fantochada, acima de tudo porque há jogadores que por jogarem em posições que dão mais nas vistas partem em clara vantagem, depois há a fama, propaganda, etc. Uma boa maneira de começar a fazer isto é oferecer um prémio para o melhor jogador em dada posição (GR, defesa, médio, atacante) bem sei que há jogadores polivalentes e que mudam de posição conforme o que seja necessário mas mesmo assim acho que isto deveria ser equacionado. Outro, seria por pontos e no final do mês como o VM já fez aqui

  • Nolas
    Posted Setembro 21, 2016 at 12:09 pm

    Em 2010 concordo que o justo vencedor era Sneijder.

    • JoseVilela
      Posted Setembro 21, 2016 at 1:13 pm

      E em 2013 ja nao concorda que era o Ribery porque ?

      • Nolas
        Posted Setembro 21, 2016 at 8:59 pm

        Porque na minha opinião, simplesmente não foi o melhor. Aliás, acho que até Zlatan Ibrahimovic teve um melhor ano de 2013 que o francês. Engraçado como os números/as estatísticas só têm valor quando nos convêm.

      • Localprado
        Posted Setembro 21, 2016 at 5:51 pm

        Porque o Robben foi melhor.

        • GraphicPesKing
          Posted Setembro 21, 2016 at 6:34 pm

          Não foi meu caro.

          2013
          Ribery: Bundesliga MVP, Bundesliga Top Assistencias, melhor do ano pela The Kicker (revista de futebol de alto prestigio na alemanha), Campeonato do mundo de clubes MVP.

          Robben: Melhor em campo na final da liga dos campeões.

  • GraphicPesKing
    Posted Setembro 21, 2016 at 11:47 am

    Incrível como competições internacionais de um mês (alguns casos 1 ou 2 jogos) acabam por sobrepor um ano inteiro.

    É o caso de Rossi em 1982 e Zidane em 1998.

  • gopinheiro
    Posted Setembro 21, 2016 at 11:25 am

    Eu acho que o melhor ranking até agora é o do VM. Por pontos e publicados no final de cada mês.

    • JSC1010
      Posted Setembro 21, 2016 at 12:34 pm

      Só não gosto do ranking do VM por é claramente só das top-5. De resto parece-me equilibrado, só acrescentaria um boost por ganhar competições, ligas, internacionais, que é o que realmente fica na memória.

  • Nuno R
    Posted Setembro 21, 2016 at 11:19 am

    Sim, porque jornalistas parciais é coisa que nem existe.

    Para lá das preferências pessoais, há tanto factor subjectivo… as vitórias colectivas, os números, as exibições mais recentes (quem se lembra em Dezembro do que fez em Janeiro), não ser um prémio cumulativo mas baseado num momento.

    Serve para uma Gala, para discussão entre adeptos, para um Prémio, e pouco mais.
    Ao futebol em si, serve zero.

  • AirJordan
    Posted Setembro 21, 2016 at 11:16 am

    Como se viu na votação surreal e ridicula de Cristiano, Griezman e Bale os jornalistas ainda são piores. São reféns de 1 competição de 7 jogos e ignoram o resto do ano/época.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 21, 2016 at 11:00 am

    Não concordo com a bola de ouro no entanto acho sim preferível que sejam só os jornalistas.

    Vamos ver é como vai ser o interesse para o ano.. As pessoas vão falar da FIFA ou da FF. Cá prefiro a FF. Mas novamente não concordo com o prémio nem com a forma como é feito.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 21, 2016 at 10:53 am

    A isenção é relativa. O Sneijder era uma bola de ouro merecida a do Ribery não.

    • migueltomas
      Posted Setembro 21, 2016 at 11:45 am

      Com essa afirmação revejo o quão pro-Ronaldo és,…

      E antes que me perguntes, eu respondo-te já. Prefiro Messi a Ronaldo.
      Mas acho que a atribuição da Bola de Ouro em 2010 a Sneijder ou mesmo Iniesta é justa e a Ribery em 2013 também ;)

    • gopinheiro
      Posted Setembro 21, 2016 at 11:22 am

      Se formos a comparar pela natureza do que os vencedores(Messi e Ronaldo) ganharam e jogaram em 2010 e 2013, faz mais sentido a bola de ouro merecida ser a do Ribery. Dado que o Ronaldo só apareceu nos últimos meses do ano de 2013 e não ganhou nada.

    • AirJordan
      Posted Setembro 21, 2016 at 11:14 am

      Merecida? Sneijder foi um zero a partir de Agosto…Os jornalistas só querem saber de quem ganha o Europeu ou Mundial.
      O Gotze tinha sido 3º em 2014 se os jornalistas votassem…

      O ranking mais justo continua a ser o do VM. Performance individual .

      • migueltomas
        Posted Setembro 21, 2016 at 11:42 am

        Tal e qual. O ranking mais justo é o do VM, pois é criado mensalmente, tendo em conta a performance individual de cada um.

      • GraphicPesKing
        Posted Setembro 21, 2016 at 11:41 am

        Concordo inteiramente!

        Só mais uma coisa: Milito!! onde ESTÁ DIEGO MILITO!!! que foi muito mais fundamental e decisivo (exibicional inclusive) que Sneidjer!

        Opá, o sneidjer fez um bom ano isso não se discute, agora se foi objectivamente “O Melhor” nem pensar, longe disso pois foi bastante irregular.

        No Inter em 2010:
        Milito: Serie A MVP, Serie A 2º melhor marcador, UCL MVP e melhor avançado, melhor marcador da taça da Itália.

        Sneidjer: UCL best midfielder.

        Sneidjer fez um bom mundial, mas trata-se de uma competição demasiada esporádica para ser um factor justo para decidir os melhores ao longo de um ano.

        • Nuno
          Posted Setembro 21, 2016 at 10:04 pm

          Milito que que fez no mundial?? Sneijder realizou uma epoca excelente no clube e seleção. Não há comparação.

      • Ricardo Ricard
        Posted Setembro 21, 2016 at 11:32 am

        Zero a partir de Agosto?! Qual Agosto?!

    • César Torres
      Posted Setembro 21, 2016 at 11:12 am

      Então o Sneijder merecia em 2010 e o Ribery que também ganhou tudo o que tinha para ganhar em 2013, não? Hahahahahahahahaha.

      Ribery – Triplete, Sextete.
      Messi – Liga, Supertaça
      Ronaldo – NADA. É preciso mencionar que o Ronaldo até hoje o único jogador a ganhar uma bola de ouro sem ter vencido absolutamente NADA.

      Mas o Sneijder merecia e o Ribery, não? O complexo aqui nunca acaba…

      • Pyros
        Posted Setembro 21, 2016 at 3:05 pm

        O Ribery ganhou tudo ao serviço do Bayern, certo?

        Ganhou ele e todos os seus colegas, não?

        Logo…

      • Ricardo Ricard
        Posted Setembro 21, 2016 at 11:22 am

        E em alguma parte do meu comentário eu disse que o ganhar tudo ou ganhar alguma coisa era suficiente para merecer a bola de ouro?

        • AirJordan
          Posted Setembro 21, 2016 at 11:59 am

          Então explique porque razão Ribery não merecia devido aos trofeus colectivos e Sneijder merecia?
          Ao menos o Ribery não “desapareceu do mapa após Agosto 2013.

          • Ricardo Ricard
            Posted Setembro 21, 2016 at 12:49 pm

            Na altura em que se falou do Ribery para bola de ouro muita gente dizia que nem o melhor jogador do Bayern tinha sido…

            • JoseVilela
              Posted Setembro 21, 2016 at 1:18 pm

              Muitos tambem diziam que Sneijder tambem nao era o melhor da equipa.
              Para Ricard é assim:

              Messi ganhou ? Entao nao foi merecida, era o Sneijder.
              Ronaldo ganhou ? Completamente merecida, o Ribery nao fez nada de especial.

              • Nuno
                Posted Setembro 21, 2016 at 10:02 pm

                Sneijder não era melhor da equipa mas foi melhor da seleção finalista do mundial 2010 e um dos melhores do Inter.

              • Ricardo Ricard
                Posted Setembro 21, 2016 at 1:25 pm

                Para o Ricard e para milhares de pessoas do futebol e extra-futebol a bola de ouro que o Sneijder não venceu é escandalosa e provavelmente a mais injusta de sempre.

                • Sandro
                  Posted Setembro 21, 2016 at 11:30 pm

                  Sim foi um escandalosa mas ganhar um jogador que ganhou 0 titulos e que ganhou por causa de 4 golos num playoff auxiliado pela brincadeiro do Blatter isso é que é justiça.

        • migueltomas
          Posted Setembro 21, 2016 at 11:48 am

          Então porque a bola de ouro de Ribery não é merecida e quem a merecia?

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 21, 2016 at 10:52 am

    Acho a própria natureza do prémio um pouco injusta, pois os jogadores que marcam golos/dão espectáculo serão sempre favorecidos. Isto não é como a NBA onde todos atacam e todos defendem.

    Como tal, para mim era escolher o 11 do ano e estava feito. E não havia aquela mariquice de meter centrais a laterais e afins.

  • migueltomas
    Posted Setembro 21, 2016 at 10:43 am

    Na minha opinião continua a ser uma votação sem grande nexo, pois só se vota numa determinada data e muitas das pessoas só se vão lembras dos últimos 3/4 meses. A Bola de Ouro é referente a um ano completo, não a um par de meses.

    Na minha opinião, todos os meses devia-se votar, como o VM tem aqui :)
    Não me falem de recursos, pois se a Bola de Ouro é o prémio mais importante individualmente, merece uma estrutura como deve ser.

Deixa um comentário