Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vuelta: Remco Evenepoel dá espetáculo e arrecada liderança

O belga sempre foi apontado como fenómeno e um dos ciclistas de maior valia para a próxima década, mas passou por momentos complicados devido a uma queda feia e pode estar a ter aqui o seu primeiro momento de grande afirmação. Remco rebentou com todo o grupo de favoritos na subida final, tendo apenas a companhia de Mas (começo de Vuelta muito interessante), enquanto Jay Vine foi o herói da etapa. Por outro lado, João Almeida fez pior do que Juan Ayuso, o melhor da UAE, ao passo que Roglic, Miguel Ángel López, Simon Yates e, sobretudo, Carapaz (quase 3 minutos perdidos) também não conseguiram seguir ao ritmo dos melhores e deram sinais de fraqueza no primeior dia de montanha a sério.

Jay Vine, da Alpecin, venceu a 6.ª etapa da Vuelta. O australiano de 26 anos obtém aqui o melhor resultado na carreira, concluindo isolado a chegada a San Miguel de Aguayo. O outro grande beneficiado do dia foi mesmo Remco Evenepoel, que rebentou o grupo de favoritos na subida final e apenas teve a companhia de Enric Mas. Já os restantes, Ayuso foi o melhor da UAE-Emirates e perdeu 55 segundos, enquanto Primoz Roglic, Hindley, Kelderman, Carlos Rodríguez, Hart, Sivakov ou o português João Almeida, perderam 1’37”. O belga da Deceuninck-QuickStep é agora líder da prova, enquanto Rudy Molard está a 21 segundos e Mas a 28′. Já Roglic está a 1’01”, ao passo que João Almeida é 10.º na geral individual, a 1’54”.

23 Comentários

  • P. Pereira
    Posted Agosto 26, 2022 at 11:19 am

    Primeiro grande vitória de Jay Vine, o corredor que “foi recrutado ao Zwift” (antes já tinha resultados interessantes em provas relativamente importantes) a ir à procura de Padun e depois a manter o ritmo e a não ser alcançado por Remco e Mas.
    Quanto ao Remco fez o que se esperava na etapa de ontem e mostrou que era um terreno favorável às suas características e que permitiu-lhe a camisola vermelha. Não creio que o tempo ganho aqui seja significativo porque não me convence que tenha (pelo menos por agora) perfil para vencedor ou top 3 de uma grande volta apesar de a Vuelta talvez se encaixar mais no seu estilo.
    Depois Mas está a ter um começo de prova acima das expetativas e veremos se consegue manter-se assim até para bem da sua equipa se não quer passar a Pro Continental.
    Dia menos bom para Roglic principalmente mas não só. Yates por exemplo também atacou mas não conseguiu seguir.
    Quanto à UAE e a João Almeida. Só quem é ingénuo é que pensava que Ayuso ia trabalhar para o João sendo espanhol tal como o diretor desportivo e a correr uma Vuelta. Além disso o ciclismo espanhol não vive a melhor fase e isso era comprovado pelas 120 etapas de Grandes Voltas sem vencer antes da vitória de Soler (outro que não vai trabalhar para o João até porque todos conhecemos a peça, é espanhol e depois de já ter ajudado Pogacar no Tour mais um motivo para “reclamar” liberdade agora) já nesta Vuelta e parecendo que não estando Ayuso bem é sempre exposição mediática para a UAE (se estiver melhor que o outro espanhol promissor, Carlos Rodríguez, melhor ainda). Por isso o João vai ter que fazer pela vida, sabendo que não deve estar na melhor forma física mas também que normalmente aparece melhor na transição da segunda para a terceira semana e ir gerindo a sua energia ou seja tendo possibilidade também mexer na corrida até porque a qualquer momento qualquer favorito pode quebrar. Por último espero bem não ter que ver o João a trabalhar para o Ayuso seja em que posição estiver o espanhol porque essa não tem sido a politica da equipa exceto com Pogacar

  • MM
    Posted Agosto 25, 2022 at 11:33 pm

    Destacar que o vencedor da etapa de hoje, Jay Vine, foi recrutado para a alpercin via competicao mundial no Zwift, plataforma de treino de indoor.

    Muito muito interessante..e que abre possibilidades a muita malta que adora ciclismo mas que nao tem grande competicao ao pe de casa!

  • RuiMagas
    Posted Agosto 25, 2022 at 9:30 pm

    É o tudo ou nada para Remco está Vuelta por isso mesmo a QuickStep não trouxe nenhum sprinter a esta GV. Na minha opinião se ele foca-se somente no CR e clássicas (pavê e estilo Ardenas) iriamos ter sem dúvidas alguma um dos melhores da história do ciclismo se não o melhor nas clássicas. Mas ainda não tem referências certas se tem capacidade para 3 semanas ou não. O que eu acho que ele falha bastante em provas de 1 semana, de 3 semanas pior ainda, acho que o talento dele está a ser desperdiçado porque está na equipa certa para, por exemplo, ganhar os 5 monumentos.

    Acho que devo dar finalmente a minha opinião sobre o João Almeida. Desde o início do declino da carreira do Rui Costa não tinha esperança que nos próximos 10 anos iriamos ter alguém a ter vitórias importantes como Rui Costa teve. Mas depois apareceu JA (e nos juniores temos o António Morgado) e parece que temos um ciclista com potencial de ultrapassar todos os limites da nossa história. Só que potencial não chega, falta muita coisa ao João: explosividade para responder, pelo menos, a ataques (é irritante ver como descola 20 vezes numa subida se for preciso), mais técnica nas descidas (perder a roda numa descida de Pozzovivo este ano notou-se que é pior que o Guillaume Martin ahah) e leitura da corrida, ou seja, posicionar-se como um Rui Costa ou Nelson Oliveira conseguem se posicionar no pelotão nos momentos chaves da corrida (e eu acho que a perda do Rui Costa na UAE vai afetar muito o desenvolvimento do João nesse aspeto porque coisa que o Rui sabe fazer é estar sempre bem posicionado). E por último, Juan Ayuso na alta montanha tem um potencial enorme que outro ciclista sub21 neste momento não tem. Basta dizer que este ano na pré-época ele teve resultados similares ao Pogacar na alta montanha. Só que os portugueses vem para o ciclismo a pensar que estão no futebol e podem dizer o que querem sobre o Ayuso que não ajuda o João e corre por si. ÓBVIO QUE TEM DE CORRER É SUPERIOR AO JOÃO NA ALTA MONTANHA. O povo português tem um dificuldade enorme de aceitar que os outros são melhores que os nossos, tudo bem defender os nossos mas existe limites.

    Adoro o João, quero que ele vença uma GV e acho que pode vir a vencer uma, mas acho que é preciso pensar que antes do João existe outros 10 favoritos a vencer também e Grande Voltas tem de ser sempre dia a dia e nesta Vuelta, neste momento, a UAE ter 2 ciclistas bem colocados na geral pode ser bom (Ayuso com estratégia de atacar e João a ficar confortável no grupo dos favoritos e se Ayuso não der para mais teremos um João líder sem dúvida).

    • MM
      Posted Agosto 25, 2022 at 11:29 pm

      Nao vi hoje mas percebo e concordo com o ponto.

      Acaba por ser frustrante para muitos de nós, leigos e que ganhamos alguma esperanca de ter um tuga no podio de uma GV mas no final do dia, a vrdd é que o JA nao tem explosao, nao é grande trepador, nao é bom com chuva, nao é bom nas descidas, nao é bom a posicionar-se, nao é ofensivo, etc etc

      Talvez o mais realista é ele ficar entre 5-10, o qie apesar de saber a pouco nao deixa de ser excelente!

    • Syd Barrett
      Posted Agosto 25, 2022 at 11:28 pm

      Concordo com tudo que diz sobre João Almeida. Não acho que seja o tudo ou nada para Remco, visto que tem apenas 21 ou 22 anos. Nem se quer acho que tenha de justificar nada. É um fenômeno ímpar. Com 21 anos ganhou mais clássicas que qualquer ciclista português na carreira inteira. E não fosse esta constante obsessão das pessoas com as grandes voltas, remco seria o melhor classicomano da história. Mas vai tentar agradar as vastas audiências e tentar ganhar uma grande. O futuro dirá. Mas com 21 anos, potencial não falta.

  • ElDad94
    Posted Agosto 25, 2022 at 8:11 pm

    Etapa complicada, com chuva. Acho que foi mais Remco a apostar e os outros a conterem-se. Ainda falta muito KM para acabar e logo veremos com a 2a semana e principalmente a 3a.
    Em relação ao João, não se sente muito bem ainda, Ayuso está em casa com moral mas é uma estreia.
    O problema do João, mesmo estando bem, é, ele não ser um ciclista explosivo. Parece sempre que está a sofrer mas não está. Há Vuelta

  • Sede de vencer
    Posted Agosto 25, 2022 at 5:52 pm

    Não considero o Remco um candidato sequer ao top 5.

    Diria que top 10 já seria óptimo.
    Mas tudo irá depender das desistências.

    Quanto ao Almeida, terá dificuldade em ganhar uma grande volta porque não é ofensivo.

    Dito isto, para mim, ao dia de hoje, o “verdadeiro” lugar do Almeida é entre o 5 e o 7.

    Isto é, no final do ITT (não confundir com ITT final), de hoje a 8 +/-, está será a sua posição.

    O que poderá contribuir para o meu total falhanço de previsão será se o obrigarem a esperar pelo Ayuso.

    O motor dele não gosta de grandes acelerações, mas é de enorme fiabilidade.

    Roglic continua a ser o candidato mais forte e com Vitória mais previsível.

    Nota: na etapa 8 veremos o Sam Oomen a dar o seu melhor.

    Cá estarei para vir apanhar as canas :)

  • DNowitzki
    Posted Agosto 25, 2022 at 5:16 pm

    Sigo o Remco com bastante atenção desde os 18-19 anos, quando o considerava uma esperança superior ao Poga, mas aquela queda brutal interrompeu o que prometia ser um percurso fabuloso.

    Dito isto, tenho muitas dúvidas de que seja um candidato a sério ao triunfo, porque nunca, até hoje, deu provas de que consegue enfrentar com sucesso uma prova de três semanas. Parece-me também que, quando regressou da lesão, o fez de forma precipitada, tentando queimar etapas, o que se tornou muito prejudicial e atrasou a sua recuperação.

    Hoje, foi impressionante a cadência que colocou na subida, sem levantar o rabiosque do selim.

    Roglic não se poupou, pura e simplesmente não teve pernas para seguir Remco. Recuperou, reorganizou-se e liderou o grupo da perseguição. Inteligentemente, os outros supostos candidatos deixaram-lhe o trabalho de perseguir os líderes da etapa, provocando o seu desgaste.

    Mas está a superar o que esperava dele, mas nunca se sabe o que pode dar, visto que tanto faz uma etapa fabulosa, como na seguinte fica apeado. Por seu turno, Ayuoso parece querer confirmar as expectativas que muita gente sobre ele, tal como Carlos Rodriguez.

    Seja como for, temos, até agora, uma Vuelta espetacular e muito aberta, sem aqueles comboios monótonos. É, das três provas maiores, aquela de que mais gosto há anos.

    • Louco de Lisboa
      Posted Agosto 25, 2022 at 9:02 pm

      Belo comentário. Também não acho que Rogla se tenha poupado, não é corredor para o fazer. Aliás, Remco é muito perigoso para o esloveno porque é dos poucos “candidatos” que pode ganhar tempo ao próprio Rogla no ITT. Não fazia sentido nenhum não ir atrás dele numa circunstância daquelas.

  • offtopicguy93
    Posted Agosto 25, 2022 at 4:56 pm

    Acompanho ciclismo relativamente ha pouco tempo mas parece me que roglic podera estar em fase descendente na carreira, no tour este ano quebrou algumas vezes e hoje mostrou marianita vez muitas dificuldades!

    Remco é fora de série, vamos ver se tem pedalada para 3 semanas neste ritmo

  • João Ribeiro
    Posted Agosto 25, 2022 at 4:49 pm

    Ainda é muito cedo para perceber se Remco será candidato. Teve hoje um grande dia mas é um ciclista, pelo que mostrou até agora, que facilmente tem um super dia como passado 24h está a levar um empeno. Ainda não demonstrou aquela regularidade de performances que os voltistas têm de ter e tenho as minhas dúvidas que apresente essa regularidade nesta Vuelta. Mas acho que, mais anos menos anos, andará nas discussões das Grandes Voltas.

    Acima de tudo acho que houve muita gente a fazer esta etapa com cautelas, sabendo que ainda há muito percurso para percorrer, e aqui insiro o Roglic. Não creio que teve uma quebra tão grande, acho sim que, a determinado momento, preferiu ser cauteloso em vez de ir ao ritmo elevadíssimo do Remco, até porque a camisola vermelha nesta fase pode ser um presente envenenado para o belga. Poderá ser prejudicial para o belga ter de andar já a defender a liderança.

    Aliás, tirando o Ayuso, o Remco e o Mas (este devido ao desespero da Movistar pelos pontos, acho) todos tiveram a tal abordagem cautelosa, uns em melhor forma que outros claro, mas não dá para tirar qualquer conclusão ainda.

    • Yazalde1906
      Posted Agosto 25, 2022 at 6:05 pm

      Partilho a tua opinião, eu vejo o Remco como um fenómeno mas para provas de 3 semanas não tenho muitas expectativas, é como referes, hoje pode ter dado show e sábado estar a perder 5 mins para os “favoritos”. Vamos ver como são os próximos dias, até porque lá está, a QST não tem uma super equipa para proteger o líder, quando os Jumbo, Ineos, Bahrain, Bora e quiçá UAE começarem a meter números rapidamente isolam o Remco.
      Curioso para perceber se realmente andou tudo a meio gás (e não estou a falar do João, que desde o início referiu não estar a sentir-te em grande forma) ou se o Remco está num pico brutal e ninguém consegue acompanhar. Igualmente curioso para perceber como vai a UAE lidar com a situação Ayuso/Almeida, veremos nos próximos dias se algum deles cede tempo.

      • João Ribeiro
        Posted Agosto 25, 2022 at 6:35 pm

        O João Almeida pode não estar com grandes pernas, mas por outro lado é um ciclista que, por norma, vai melhorando no decorrer das provas. Acredito que fará uma prova de menos a mais e acredito que andará a lutar por etapas na última semana.

        Em relação à situação com o Ayuso, pode acabar por se revelar uma não questão, até porque o espanhol é uma incógnita absoluta em 3 semanas. Se calhar já no sábado pode deixar de ser questão, até porque ainda há 2 dias viamos o Ayuso a descolar do pelotão. Mas é natural que a UAE o proteja e, se perder muito tempo numa etapa, não o coloque a trabalhar para o João mas sim dar-lhe um papel de liberdade para caçar etapas. É um fenómeno e está a correr em casa.
        Acho que, nas próximas etapas, a equipa dê proteção aos dois e, no momento em que fiquem sozinhos, os deixem a correr com liberdade, sem priveligiar nenhum dos dois.

        • Yazalde1906
          Posted Agosto 25, 2022 at 7:28 pm

          Sem dúvida, tenho esperança que não tendo começado a Vuelta com as melhores pernas vá ganhando forma com o decorrer das etapas. Eu não peço que ande a lutar pelas etapas, pelo simples facto que isso seria sinal que já estaria totalmente arredado da possibilidade de fazer podium, se vier a lutar por etapas que seja pelo desenrolar da etapa que proporciona essa opção e não por andar à caça.

          Claro, penso que o mais normal será o Ayuso vir a ceder numa das próximas etapas (não digo amanhã porque a subida é ainda longe da meta mas no fim de semana….) mas caso a corrida mostre que o João pode tentar correr por algo não estou a ver a UAE a colocar o menino bonito do ciclismo espanhol a trabalhar para o português na Vuelta, simplesmente por motivos de marketing, dá mais publicidade ter o Ayuso em fugas a lutar por etapas que a chegar rebentado à meta depois de trabalhar para o João.

          De qualquer forma, como diz o DNowitzki a Vuelta é na minha opinião a mais espectacular das 3 grandes voltas. É aproveitar que depois ainda faltará muito para o Giro.

          • João Ribeiro
            Posted Agosto 25, 2022 at 7:51 pm

            Eu por acaso acho que esta vai ser uma Vuelta muito aberta e com grande luta entre os ciclistas na última semana, o que levará a que os favoritos estejam na discussão de grande parte das etapas da última semana. É nessas condições que acho que o João vai lutar por etapas. Normalmente quando a grande volta está muito em aberto a última semana não dá grande azo à vitória das fugas nas etapas montanhosas.

            • Yazalde1906
              Posted Agosto 26, 2022 at 9:41 am

              Então estamos de acordo, era nesse sentido que dizia em lutar por etapas porque a etapa o proporciona e não andar à caça (em fugas).

  • BobbyRalboa
    Posted Agosto 25, 2022 at 4:47 pm

    Alguém mais entendido me poderá explicar se a situação do Almeida se deve aos efeitos pòs covid ou simplesmente é falta de pernas para a concorrência? Já sei que não é um ciclista explosivo mas começa a ficar em dificuldades muito cedo parece que fica vazio cedo demais

    • Filipe__Santos
      Posted Agosto 25, 2022 at 6:15 pm

      Anteontem viu-se João Almeida muito sólido em toda a etapa (por exemplo Ayuso descolou na penúltima subida), e a perder 7 segundos para Roglic num final explosivo e com muita inclinação.

      Hoje viu-se um João Almeida a chegar no grupo de Roga, Sivakov, Hart, Hindley, Yates, Kelderman e a ganhar tempo a Carapaz (muito), Higuita, Uran, Lopez.

      Não vejo nenhum sinal preocupante ou surpreendentemente mau no João, sabendo que ele não é um trepador de topo e que a concorrência é feroz. O que se passou hoje foi simplesmente que o favorito menos cerebral de todos correu à morte – Remco “trabalhou” a fundo para si mesmo durante toda a subida -, e foi acompanhado por um trepador de elite que está obrigado a pontuar (Mas).

      O João Almeida está em 10º lugar, e quanto a mim, algo dentro da segunda metade do Top 10 é o que se deve esperar dele… Tudo normal, para já.

    • Yazalde1906
      Posted Agosto 25, 2022 at 6:07 pm

      Ele assumiu antes de iniciar a Vuelta que não ia com grandes expectativas por não se encontrar na sua melhor forma.

  • Louco de Lisboa
    Posted Agosto 25, 2022 at 4:32 pm

    Para quem dizia que ja estava resolvido para Roglic, é melhor olhar outra vez.

    Remco esta muito forte mas ainda estamos na primeira semana, e o belga ainda nao deu provas em 3 semanas. Hoje fez o que gosta – atacou cedo na subida final e foi a sufocar tudo e todos, apenas com o espanhol da Movistar a resistir (Mas esta a ser uma otima surpresa neste inicio de Vuelta).

    Ayuso tambem brilhou, mas acabou por nao ganhar tanto tempo quanto inicialmente parecia (embora tenha feito o suficiente para, por enquanto, pelo menos, dividir a lideranca com Almeida). O portugues descolou logo na primeira mudanca de ritmo (julgo que foi de Simon Yates) e, claro, lentamente, la entrou no grupo de Rogla (e creio ter sido até um dos primeiros deste grupo a cruzar a meta).

    A maior desilusao ate agora parece-me ser Carapaz, que volta a perder tempo (atualmente a 3 min de Remco na geral).

    Venha de la o fim de semana, porque esta mesmo tudo em aberto.

  • AndreChaves9
    Posted Agosto 25, 2022 at 4:32 pm

    O Remco já deu várias amostras de vir a ser um dos melhores de sempre em clássicas.

    Agora em provas de 3 semanas foi a primeira de muitas espero eu… Mas ainda é muito cedo

Deixa um comentário