Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

XIV: Há 6 anos que não se via um Jesus tão mau

A época é natalícia, mas não de grande festividade em Alvalade. Num ápice, o Sporting deixou de morder os calcanhares ao Benfica na frente do campeonato, permitiu uma ultrapassagem do FC Porto e, actualmente, encontra-se atrás do Sp. Braga, em igualdade de pontos com o V. Guimarães no 4.º posto da tabela classificativa. A situação é preocupante, sobretudo se pensarmos que na época passada os Leões possuíam nesta altura 35 pontos, mais oito do que este ano. Por outro lado, há muito que Jorge Jesus não perdia dois jogos consecutivos para o campeonato, sendo necessário recuar a 2010/11, a época em que registou piores números no rival da cidade. Além disso, desde a sua passagem pelo Sporting de Braga, curiosamente o carrasco desta jornada, que o técnico de 62 anos não registava uma pontuação tão baixa após disputar 14 partidas. Por fim, o cenário torna-se ainda mais negro quando constatamos que o Sporting apenas perdeu 16 pontos na Liga na temporada passada e este ano já permitiu que lhe escapassem 15. O tempo é de reflexão em Alvalade, em Março existirão eleições e as primeiras vozes de descontentamento começaram a surgir. Soam os alarmes, muitos culpam o treinador, outros os jogadores e outros a direcção com o presidente à cabeça. O título parece ser uma miragem nesta altura, até porque a equipa não demonstra a consistência que se esperava, a Europa já lá vai e as Taças parecem ser um mal menor depois de um investimento tão elevado no plantel, onde a massa salarial foi duplicada. Nesta partida, a pressão foi evidente na cabeça e nos pés dos jogadores, o banco continua sem dar resposta e o desfecho não poderia ter sido pior. Nem Rui Patrício escapou às críticas desta vez. Já Wilson Eduardo voltou a ser vilão, marcando novamente na casa que o lançou, num triunfo saboroso para os bracarenses, que, após uma semana marcada pelas alterações no comando técnico, conseguem um assalto ao pódio, bem como para Abel Ferreira, feliz no regresso a um reduto que bem conhece. Por outro lado, o Benfica passou no António Coimbra da Mota graças a uma grande penalidade convertida por Jiménez, o golo 30 das Águias na Liga. Cervi voltou ao 11 e esteve em destaque ao ganhar a mesma, enquanto que Ederson voltou a dizer presente. Num jogo onde os Encarnados não impressionaram, tendo mesmo sofrido na parte final, a ineficácia voltou a estar presente em diversos momentos e com outra felicidade os Estorilistas poderiam ter conseguido pontos. Destaque para o regresso de Jonas à competição. Já o FC Porto teve alguma dificuldade em bater o Chaves no Dragão, tendo os flavienses estado em vantagem durante largos minutos. Todavia, Depoitre (quem diria), naquele que foi o seu primeiro tento na I Liga, e Danilo (que grande momento está a atravessar) carimbaram a reviravolta e ofereceram a quinta vitória consecutiva, numa 2.ª parte onde a turma de Nuno Espírito Santo demonstrou que quer lutar pelo título.

Nos outros jogos, o Arouca goleou em Moreira de Cónegos, o Marítimo bateu o Feirense nos Barreiros e provocou a saída de José Mota, o V. Guimarães levou a melhor no duelo de Vitórias e Luís Castro somou a 4.ª vitória em 4 jogos ao leme do Rio Ave. Já o Tondela empatou em casa com o Boavista e o Paços derrotou o Belenenses com um golo de Welthon.

Equipa da Jornada: Sp. Braga – António Salvador despediu José Peseiro a meio da semana, após a eliminação na Taça e contratou Jorge Simão, mas foi Abel Ferreira, o técnico interino e ex jogador do adversário, a liderar um conjunto que não vencia em Alvalade desde 2009. Wilson Eduardo foi novamente a besta negra da formação leonina, sendo que os minhotos, apesar da turbulência da semana, realizaram uma exibição muito personalizada no campo de um dos grandes e acabaram por conseguir os três pontos, que permitem ao Sp. Braga fixar-se no 3.º lugar da Liga.

Equipa Desilusão: Sporting – Em duas jornadas, os Leões passaram de uma situação em que poderiam saltar para a liderança para outra em que se encontram no 4.º lugar da Liga, a oito pontos do 1.º, praticando um futebol pobre, com um foco excessivo naquilo que Gelson consegue criar, denotando as já referenciadas fragilidades na transição defensiva, reacção à perda de bola e nas laterais e continuando sem conseguir potenciar qualquer reforço como se esperava.

Melhor 11 da 14ª jornada da I Liga: Rafael Defendi (Paços de Ferreira), Lionn (Rio Ave), Maurício (Marítimo), Ricardo Ferreira (Sp. Braga), Telles (FC Porto), Danilo Pereira (FC Porto), João Pedro (V. Guimarães), Jorge Intima (Arouca), Wilson Eduardo (Sp. Braga), Heldon (Rio Ave) e Welthon (Paços de Ferreira)

Jogador da Jornada: Jorge Intima (Arouca) – O antigo jogador do Man City explodiu em Moreira de Cónegos, sendo o grande destaque da vitória da formação de Lito Vidigal ao apontar um hat-trick e efectuar uma assistência para Mateus. Após se ter fixado na equipa depois do jogo de Alvalade, o extremo de 21 anos tem dado nas vistas e poderá ser o ala irreverente que o treinador há muito procurava.

Jogador Desilusão: Adrien (Sporting) – Exibição frouxa do médio leonino. Vários passes errados, pouca lucidez na gestão da posse de bola, menor capacidade nos duelos e a demonstrar fadiga e uma certa ausência de ideias em vários momentos. Se ofensivamente os Leões dependem muito do que Gelson Martins consegue criar, o capitão acaba por ser um dos elementos de maior importância na pressão e recuperação de bolas, algo que neste jogo não se verificou, tendo isso como consequência uma certa facilidade do adversário em chegar ao último terço do terreno e tornar o futebol dos Verde e Brancos mais directo e desnorteado.

Jogador a Seguir: Vitali Lystcov (Tondela) – Depois de uma época a jogar regularmente na equipa B do Benfica, o russo foi cedido aos Beirões e, apesar de não estar a ser muito utilizado, foi lançado a titular pela 2.ª vez na Liga nesta ronda e foi decisivo no duelo diante do Boavista. Central de 21 anos, alto e robusto, fez um golo em cima o intervalo e poderá ter marcado uma posição no plantel.

Rodrigo Ferreira

90 Comentários

  • Núcleo Ourém
    Posted Dezembro 21, 2016 at 11:01 am

    Pro ano o plantel do Sporting têm de ser este:
    GR: Patricio, Beto, Pedro Silva.
    DE: Jonathan, Empis
    DD: Schelotto, Riquicho
    DC: Semedo, Coates, Tobias, Paulo Oliveira
    MDC: William, Palhinha
    MC: Adrien, Chico Geraldes, Wallysson
    ME: Iuri, Bruno César, Pedro Santos
    MD: Gelson, Matheus
    SA: Podence, Mané, Wilson Eduardo
    PL: Dost, Pedro Marques

    • Tiago Martins
      Posted Dezembro 21, 2016 at 11:32 pm

      Estás a presumir a saída de Jorge Jesus certo? É que com ele, esquece esse plantel.

      Quanto ao elenco em si, daria para um 3º lugar teoricamente.

    • RuiF
      Posted Dezembro 21, 2016 at 6:21 pm

      Um bom plantel sim, mas para lutar pelo 3o lugar com o Braga.

      Alguma vez com esse plantel se lutaria por campeonatos??

    • The Monster
      Posted Dezembro 21, 2016 at 5:43 pm

      Com JJ esse nunca será o plantel para o ano.
      Mas até é um bom plantel, sem ser top, as laterais é que continuam fracas, o Paulinho do Chaves seria uma boa adição a esse plantel, tem muita qualidade e é claramente melhor que Schelotto e Riquicho.
      De resto, um defesa esquerdo para entrar de caras no 11, e penso que as contratações de Wilson e Pedro Santos são desnecessárias, a não ser que sejam para emprestar, sempre evitavam que Wilson marcasse ao Sporting, como é habitual.

    • João Palma
      Posted Dezembro 21, 2016 at 4:52 pm

      Eu como Benfiquista aprovo!

    • gperuzzi
      Posted Dezembro 21, 2016 at 11:32 am

      Concordo com o plantel que apresentaste tirando o Schelotto, penso que é um jogador muito inconstante com o qual não podemos contar. Penso que um bom lateral direito para o Sporting seria o Esgaio. Mas esta é a minha opinião, provavelmente existem melhores opções, mas esta é a primeira que me ocorre

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 21, 2016 at 9:35 am

    Colocaria o Casillas no 11, tudo porque fez uma defesa fantástica a um cabeceamento do Freire que dava o 2-0! É uma grande defesa mesmo e segurou o FCP!

    De resto é um excelente post.

  • vfcquiterio
    Posted Dezembro 21, 2016 at 8:39 am

    Jogador desilusão/ Pior jogador Nuno Santos do “meu” Vitória! Demasiado mau este jogador, uma anedota de jogador. Inacreditável como tem tantos minutos… Couceiro já chega de Nuno Santos…

    Quanto á jornada, infelizmente voltamos a perder, num jogo que cometemos muitos erros defensivos. Coloco o Arouca a par do Braga como equipa da Jornada e nas desilusões claramente o Sporting e o josé Mota por ter sido mais um treinador a ser despedido!

    Uma nota de destaque para o Rio Ave com o Luis Castro 4 Jogos / 4 Vitórias..

  • Brandão Abreu
    Posted Dezembro 21, 2016 at 3:56 am

    O Sporting a partir de Janeiro tem de enquadrar o Mauro Riquicho (DD) e o Empis (DE), João Pereira é demasiado fraco e Jefferson não está comprometido com o clube têm de sair… Ricardo Esgaio tem de ser emprestado mais uma vez para jogar, Schelotto e Zeegelaar não servem mais que suplentes…
    No centro da defesa, com um Naldo sofriamos menos golos que com um Rúben Semedo, pois era mais certinho mas não é por aí que está o problema…
    Meio Campo jogadores como Elias e Meli têm de sair, não sei como emprestaram Chico Geraldes e Wallyson quando não há uma alternativa de jeito ao Adrien… Bruno Paulista é que deveria ser emprestado! Petrovic tem de ter mais oportunidades se não não vale a pena o ter…
    Nas alas, falta uma alternativa ao Gelson (seria Markovic caso se comprometa com o clube), Campbell e Matheus Pereira servem para o lado esquerdo se apostarem mais neles… Bruno César é útil , já Bryan Ruiz tem de sair não faz nada…
    No ataque não sei como deixaram sair Mané e Podence quando não há um 2o avançado…
    André é flop como seria de esperar, Bas Dost é o único ponta-de-lança de jeito…o Ronaldo Tavares talvez pra suplente direto dele chegaria…
    O Sporting é uma equipa de apostar, se os jogadores não jogarem nunca serão bons…

    • Lion
      Posted Dezembro 21, 2016 at 10:12 am

      Com essas opcoes lutavas para nao descer e dispensar o Bryan so porque esta em mais forma mostra que deves perceber muito de futebol deves.

  • Jean Valjean
    Posted Dezembro 21, 2016 at 12:53 am

    Desde o jogo com o real Madrid que o sporting deixou de existir enquanto equipa. Passou a ser um grupo com um chefe. Ainda para mais não há soluções para o meio campo…quando se lesionou o Adrien, casa arder.

    Alan Ruiz (7 milhões) flopou, enquanto isso, palhinha, Mateus, chaby, podence, mandam um abraço ao Jesus.

  • Rabiot
    Posted Dezembro 21, 2016 at 12:52 am

    É uma realidade há 6 anos que nao se ve um Sporting tão mau. Mas temos de pensar com a sua entrada algo se alterou? Sim, creio que se alterou bastante principalmente a niveis táticos e mesmo mentais pela equipa.
    O Benfica com Jesus alterou-se? Sim, bastante e Rui Vitoria teve basicamente a papinha feita não venham com tretas porque so veio dar continuidade a um trabalho já feito. Atualmente no Sporting os problemas estão nas saidas dos jogadores que tinham um papel fundamental no esquema tatico de JJ. Basta pensar nas saidas do matador Slimani, do cerebro João Mario…A juntar a estas saidas importantissimas acho que aqueles minutos finais no Bernabeu foram o principio deste caus. Apartir daí foram só desaires seja no jogo com Real, Dortmund ( acho que se bateu bastante bem) mas o fator do Dortmund ter jogadores mais desiquilibradores acabou por matar isso, com o Légia ( mais recente) que já nem parecia o Sporting que conheciamos.
    O que resta a este Sporting? Muito sinceramente lutar o maximo possivel pelo 2/3 lugar, acho muito dificil vir a ser campeão.Visto que o campeonato se vai decidir entre Benfica/Porto

    • Tiago Martins
      Posted Dezembro 21, 2016 at 11:37 pm

      Claro, Ederson, Semedo, Lindelof, Grimaldo, Cervi, Jimenez, Rafa e Mitroglou – elementos muito utilizados – já transitaram dos tempos do JJ e jogam de olhos fechados graças ao mister. Tetra para o Jesus!

    • João Palma
      Posted Dezembro 21, 2016 at 4:56 pm

      Uma mentira dita várias vezes não passa a ser verdade.

      A única coisa que ficou de Jesus, foi o esquema 4-4-2 de resto nada.

      Se não com a quantidade de lesões que já tivemos, tínhamos acabado o campeonato em último, tendo em conta o exemplo de Jesus

    • Dave Snow
      Posted Dezembro 21, 2016 at 12:40 pm

      RV com a papinha feita? O que vem provar que é falso, é a quantidade de lesões tem aparecido no Benfica não só este ano como no ano passado, e o RV tem sempre arranjado soluções. E mais se fosse o JJ com esta quantidade de lesões ficava todo atrofiado.

  • The Sporting Fan
    Posted Dezembro 21, 2016 at 12:17 am

    O problema do Sporting é claro, tão claro que toda a discussão para mim é inútil.

    Não temos um plantel de qualidade. Não temos simplesmente. E, mesmo a argumentar contra muitos benfiquistas aqui, eu digo-o DESDE A PRIMEIRA JORNADA (e à quarta quando tínhamos 12 pontos). É assim.

    Causas são fáceis de identificar.

    Saída de Slimani:

    – Perdemos capacidade de ganhar em profundidade;
    – Perdemos capacidade de ter um avançado que construía jogo, ia buscar jogo, participava muito bem no processo ofensivo, fazia jogar e servia os seus companheiros (vejam o golo do SCP contra o Paços esta época em Agosto);
    – Perdemos o nosso melhor defesa. Sim, Slimani era o nosso melhor defesa, a nível posicional, capacidade de choque e controlo do espaço.

    Saída de João Mário:

    – Perdemos o cérebro;
    – Perdemos a capacidade de pausar e pensar o jogo;
    – Perdemos o jogo interior;

    Neste momento o futebol do SCP é confuso. Se temos o Dost na área temos de jogar com isso. Colocar-lhe bolas para ele finalizar. Ganhar a linha, ser objetivo. Com Slimani havia um jogo interior fortíssimo. Agora nem interior, nem exterios, é bater bola para o Gelson e ele que resolva;

    Saída de Ruiz:

    – Sim, o Ruiz saiu, ele cá não está de certeza
    – Tal como o João Mário, eis aquele que dava ao Sporting uma capacidade de controlar o jogo. Acelerar e acalmar quando era preciso. meter a bola jogável onde ela mais rende. Hoje, Ruiz faz tanto em campo como o Purovic.

    Saída de Téo:

    – Não temos um segundo avançado em condições.
    – Mais um fator a prejudicar o jogo interior;
    – Muitas vezes Dost está desamparado
    – Um segundo avançado com sentido de baliza e capacidade de jogar entre linhas NÃO EXISTE neste momento (1/3 do Guedes já faz falta, imaginem!).

    Fim. Tudo isto se resume no facto de NÃO TERMOS um plantel de qualidade. Olhem para o SLB, com um sistema de jogo parecido com o nosso tem TODAS as opções e mais algumas. Levam com 20 lesionados fulcrais e têm mais 8 pontos que nós.

    Olhem para o Porto. Uma equipa de craques que finalmente encontrou a melhor maneira de os potenciar.

    E por fim, olhem para a MISÉRIA do nosso banco!

    Dito isto quero dizer que confio em Jesus, penso que vencer o Belenenses é fundamental para irmos descansar no Natal e arejar as cabeças. Esta pausa fará bem seguramente. Quero acreditar que Jesus vai encontrar o melhor método ofensivo para o Sporting. E, com isto, quero dizer que nunca foi otimista como agora: – Quero um Sporting campeão. Exigo luta até morrerem todos em campo afogados em SANGUE, tal como nós morremos por vocês para vos acompanhar para todo o lado.

    • bmcrl
      Posted Dezembro 21, 2016 at 4:27 pm

      Mas no início da época muitos aqui no blog apelidaram o Sporting de campeões do mercado. Era o Markovic que era uma máquina, o Elias que estava um senhor jogador, os adeptos do Arsenal que choravam pela partida de Campbell, o Alan Ruiz que tinha o melhor pé esquerdo nos campeonatos sul-americanos (ainda não percebi se é mesmo esquerdino), entre outras coisas.
      Não se queixem agora de JJ e de BdC serem dois lunáticos. Pelo que fui lendo ao longo destes últimos tempos, os adeptos do Sporting merecem o que têm.

    • Nuno
      Posted Dezembro 21, 2016 at 6:51 am

      A questão do João Mário e do segundo avançado é pertinente.

      No primeiro ano de Benfica, Jesus jogava com Aimar no meio e Ramires na ala. Esta combinação dava criatividade e consistência, pois quando Aimar subia, Ramires fechava ao meio e bloqueava.
      Quando saiu Ramires e entrou Salvio, descambou tudo (aquela época do Roberto, das 7 derrotas e dos 21 pontos de atraso para o AVB).

      No Sporting temos algo parecido. Gelson/Salvio são jogadores verticais, que vão à linha e aceleram. Joao Mario/Ramires jogavam pelo meio e faziam um meio campo de 3 muitas vezes. Isto não é coincidência. No Benfica ainda havia Saviola e depois Rodrigo e Jonas que recuavam a ajudar o meio campo e a trazer o jogo para a frente. Depois passou a haver Gaitán a ajudar no meio. No Sporting nem isso. E assim o meio campo fica isolado.

      • DM
        Posted Dezembro 21, 2016 at 10:43 am

        Não esquecer que havia Lima que foi dos melhores avançados que JJ teve e pouca gente lhe reconhecia este valor, era um trabalhador intensivo que de vez em quando molhava a sopa, costumava marcar 20 golos na liga costumava obrigar os adversários a chutar para onde estavam virados em média 15 vezes/jogo. O problema é que não fazia fintinhas por isso não era muito valorizado

        • Pedro
          Posted Dezembro 21, 2016 at 9:22 pm

          Completamente de acordo.
          A diferença não está no treinador, está na estrutura criada à volta da equipa.
          Adeus ao cérebro!

      • The Sporting Fan
        Posted Dezembro 21, 2016 at 10:29 am

        “No Benfica ainda havia Saviola e depois Rodrigo e Jonas”

        E o Sporting a precisar de um segundo avançado que tivesse, pelo menos, 1/10 da qualidade desses todos…

        • Pedro
          Posted Dezembro 21, 2016 at 11:43 am

          Saviola, Rodrigo e Jonas foram para o Benfica, todos, ao preço da uva.
          Os dirigentes do sporting têm sido incompetentes.

          • DM
            Posted Dezembro 21, 2016 at 1:19 pm

            Jonas jogador livre, Rodrigo prospeção quando este tinha 19 anos, cutou 5M por metade do passe e depois resgatamos a outra metade ao dar preferencia ao Real Madrid na transferência do Coentrão, o que se dizia de Rodrigo quando ele esteve emprestado ao Bolton…. E Saviola um jogador semi acabado por 6M se não estou em erro.
            Em valores de transferências esses 3 custaram pouco mais que o Dost, se me vierem falar de prémios de assinatura e ordenados, esqueçam, eles no Sporting também os recebem.
            O Benfica tem mais poder económico que o Sporting mas nestes jogadores e até o Lima que falta na lista não é o caso, é um caso de prospeção do Benfica, assim como falha muitos, também acerta muitas vezes

    • Marcelo
      Posted Dezembro 21, 2016 at 6:23 am

      De facto o plantel do Sporting é extremamente limitado, quando jogas com laterais como os do sporting, quando a alternativa ao Dost é um André, é complicado!!! Mas não retires as culpas ao Jesus uma vez que quando foi contrato o mesmo quis controlar as aquisições da equipa e simplesmente houve graves erros de castingm e quando deixam escapar jogadores como o cervi para o rival e estoiram cerca de 8 milhões em alan ruiz é muito culpa da gestão do clube!!! Saudações ass: Marcelo

      • The Sporting Fan
        Posted Dezembro 21, 2016 at 10:27 am

        Eu não entro nessas acusações. Dizem que o plantel foi o que o Jesus escolheu. Acho que ele preferia ter o Messi, o Ronaldo, o Lewadowski, o Busquets, o Lahm. Mas se calhar não, pelo que leio ele quis mesmo ter o André, o Petrovic, o Castagnos e o Alan Ruiz.

        A abordagem ao mercado foi péssima, mas a crítica estende-se a TODOS. Foi o Sporting que esteve mal, não só o Jesus. Mas de certa maneira concordo.

        • Pedro
          Posted Dezembro 21, 2016 at 11:41 am

          Quem é o director desportivo?
          E quem é o presidente?
          E quem é o treinador?
          A abordagem ao mercado foi péssima. Mas de quem é a responsabilidade?
          Está na altura de perder a vergonha e chamar os bois pelos nomes. Um dos três é incompetente ou então, são todos incompetentes.

          • The Sporting Fan
            Posted Dezembro 21, 2016 at 1:29 pm

            A responsabilidade, como TUDO no futebol, nas vitórias e nas derrotas, é de TODOS.

            • Pedro
              Posted Dezembro 22, 2016 at 12:12 pm

              No futebol talvez, no Sporting nem por isso.
              Há pouco tempo o Jesus dizia que com ele no banco, não perdiam (jogo com o Real). No último jogo a culpa foi dos adeptos que “enervaram” os jogadores.
              O presidente dá voltas Olímpicas quando ganha, já quando perde é o primeiro a ir para o balneário e nem ao centro do terreno vai agradecer aos adeptos.
              É um bocadinho diferente do que dizes…?

        • Marcelo
          Posted Dezembro 21, 2016 at 11:18 am

          Concordo contigo toda a gestão da equipa tem que ser revista, vamos ver o que acontece em janeiro, mas agora fora das competições europeias não sei se vão conseguir adquirir jogadores que façam a diferença, ou se pelo contrário vão ter que vender. Ass: Marcelo

    • Diogo L
      Posted Dezembro 21, 2016 at 4:05 am

      No início do ano, olhava-se para o plantel do Porto e a maioria pensava que ia ser mais um ano no terceiro lugar, há que dar mérito aos treinadores, eu, que já critiquei o Nuno por aqui (tentei defendê-lo ao máximo, mas chegou a um ponto em que pensei que já não havia mesmo volta a dar…), agora vejo um grande trabalho da parte dele, soube potenciar o que tinha, deixou de ser casmurro (foi preciso uma lesão para meter o nosso maior desequilibrador em campo), e finalmente vemos uma equipa capaz de criar várias jogadas de golo num jogo, para além de uma defesa impecável.

      Rui Vitória é um mestre no que a psicológico diz respeito, pode não ser o melhor taticamente, mas é impressionante como, jogue quem jogar, joga bem, sabe falar nas conferências de imprensa e sabe “tirar peso” dos jogadores e deixá-los focarem-se apenas em jogar o seu melhor em campo.

      Jorge Jesus continua a pensar que é o Mourinho, pensa que está num patamar onde já pode reclamar os louros das vitórias e deitar a culpa para os outros nas derrotas, e isso tem vindo a afetar os jogadores, para além disso tem um presidente que está mais preocupado em mandar bicadas e a incentivar o ódio nos jogadores do que a deixá-los fazer o seu trabalho.

    • Sergio Pereira
      Posted Dezembro 21, 2016 at 1:19 am

      Faltou apenas referir o problema nas laterais. A ausência de jogo interior obriga a mais iniciativas individuais junto à linha, quase sempre por intermédio do miúdo Gelson (demasiada responsabilidade para o seu 1º ano a titular) ou então Joel (que tem tendência para exagerar nas diagonais), mas para isso é preciso que os laterais subam e, mais que isso, subam bem, para provocar o 2×1. Ora, do lado direito Schelotto é um galgo que ofensivamente até pode dar alguma coisa mas recupera muito mal as costas, e João Pereira é medíocre ofensivamente, tem muitas paragens de cérebro e só de vez em quando faz uso da sua experiência. Do lado esquerdo Jefferson é uma sombra do que era há 2/3 anos, e Marvin, já de si só um jogador competente qb, é obrigado a tarefas hercúleas de fazer a ala toda com o Bryan apagado e o Joel sempre a fugir para o meio, tornando muitas das suas subidas infrutíferas, e com o desgaste extra da recuperação defensiva sem o apoio da primeira pressão de quem está à sua frente. Junta-se a isto a linha subida dos centrais e a lentidão de William nas dobras, e é demasiado fácil para adversários rápidos nos contra-ataques ganharem as costas da nossa defesa.

      É preciso limpar a casa em Janeiro (Markovic, Douglas, Jefferson, Meli, Elias, Petrovic e Castaignos), e ir buscar 2 bons laterais, 1 médio ala que saiba temporizar e 1 SA.

    • Kacal
      Posted Dezembro 21, 2016 at 12:41 am

      O problema é que no Benfica saiu o Renato e jogou o André Horta e continuaram a ganhar. Falo nesta que é uma posição importante no sistema do Benfica e o André Horta é fantástico a jogar ali. Depois ainda saiu o Gaitán e entrou o Cervi que rendeu, o Jonas não jogou praticamente esta época e o Guedes… rendeu!

      Não vamos agora tirar culpas do cartório ao JJ porquê ele de certeza que também teve mão nos reforços que vieram.

      • DM
        Posted Dezembro 21, 2016 at 10:39 am

        O Horta era dos jogadores mais criticados pelos adeptos benfiquistas, eu acho que ele tem potencial mas também concordo com quem diz que ele não é jogador para já ser titular no meio campo do Benfica.
        O Guedes rendeu mas não tem nada a ver com o Jonas, aliás, o Benfica comporta-se de maneira diferente quando está Jonas e quando está Guedes a SA, Jonas é um jogador mais de pequenos momentos, mais cerebral, mais tecnicista, mais goleador. Guedes é um jogador de rupturas, um jogador físico, rápido, vertical. Aqui dou o mérito ao treinador do Benfica que soube adaptar a equipa aquando da ausencia do Jonas, o Sporting continua a tentar o mesmo jogo do ano passado quando deixou de ter um jogador que se fartava de correr à frente e passou a ter um ponta de lança clínico, muito mais eficaz que o anterior mas muito menos capaz de contruir jogadas e se a bola não lhe chega em zonas de finalização torna-se difícil marcar o golo.
        Ainda para mais é fácil, para o JJ, mudar o esquema, ele já teve uma equipa com uma referência como o é Dost, falo do Benfica e de Cardozo, Dost é como o Cardozo, se as bolas chegarem ele é o melhor marcador da liga, se as bolas não chegarem ele é um jogador do mais banal que há. Isto é muito fácil de falar e muito difícil de praticar mas é um pouco esta a situação.

        PS. O facto de não ter banco nem laterais ajuda a pior a situação!

      • Yugos
        Posted Dezembro 21, 2016 at 2:49 am

        O Guedes rendeu porque o sistema de jogo se adaptou ao jogador. Um dos pontos fracos do Jesus é precisamente esse, os jogadores que se adaptem ao que ele quer da posição ou saltam fora.

        • Kacal
          Posted Dezembro 21, 2016 at 3:50 pm

          Exactamente! Conclusão, o JJ tem culpas no cartório também.

        • The Sporting Fan
          Posted Dezembro 21, 2016 at 10:24 am

          Como jogar com o Dost da mesma maneira que jogavas com o Slimani, dois jogadores TOTALMENTE diferentes tal como já disse?
          Concordo plenamente.

          • Pedro
            Posted Dezembro 21, 2016 at 11:38 am

            Então não gastavam 10 milhões no Dost.
            O Sli custou 300 mil. Quem comprou o Sli e quem comprou o Dost?
            E para o meio campo?
            Quem meteu o JM a jogar e quem é agora que teve a responsabilidade de encontrar o jogador que o substituísse? Quem mandou vir o Elias, o Petro, o Marko?
            É por aqui que se apuram as responsabilidades (O Sporting, tem Director desportivo? Quem? Octávio machado?).

            • The Sporting Fan
              Posted Dezembro 21, 2016 at 1:28 pm

              Eu não sou contra o Dost. Acho-o bom jogador. Agora tens é de jogar de forma diferente.

              Fomos INCOMPETENTES no mercado, sim, ando a dizer isso ha meses.

            • DM
              Posted Dezembro 21, 2016 at 1:15 pm

              A pessoa que comprou o Slimani foi a mesma que comprou o Dost.
              Quem colocou JMário a jogar foi José Mota no Vitória e Marco Silva no Sporting, mas não é muito por aí porque o substituto de JMário (Gelson) está a jogar bem, o problema é não haver substituto para o substituto de JMário, porque o ano passado Gelson podia sair do banco para agitar com o jogo, este ano não.
              O Sporting este ano contratou muito mal, mas se era uma achega ao BdC, eu que sou dos maiores críticos dele, não posso estar de acordo, é verdade que chega muito entulho, mas chega ou outro jeitosinhos, antes só chegava entulho ao Sporting, não havia um que se aproveitasse.

    • João Duarte
      Posted Dezembro 21, 2016 at 12:27 am

      Isso não é assim tão linear. Saíram esses mas entraram outros. No Benfica também saiu o Renato e o Gaitán, e este ano ainda não jogou o Jardel nem o Jonas. E o Benfica tem arranjado soluções. E para todas as equipas da 1ª liga o atual 11 do SCP chega e sobra! Neste caso não é por não ter plantel que está como está no campeonato. São mesmo erros técnicos, comunicacionais, motivacionais, etc…

      • Maiqueke
        Posted Dezembro 21, 2016 at 1:31 am

        Erros técnicos, comunicacionais, motivacionais? Isto não é tão linear assim.
        O The Sporting Fan está correctíssimo, o Sporting está assim porque não tem banco. Não tem nem nunca teve banco superior aos rivais nos últimos 10 anos para aí.
        O Benfica perdeu Renato e Gaitan? São baixas pesadas é verdade, mas não ficas-te com Andrés, Ruizes e Petrovics para os substituir, ficaste? No Benfica lesiona-se Jonas e tens logo opções para ele, já para não falar da posição de extremo (7 Jogadores para as duas posições, ondem podem aínda atuar noutras, versatilidade ao mais alto nível, época bem planeada e sustentada com alguns jogadores da formação). Agora vamos comparar potenciais titulares aí : Rafa, Carrillo, Salvio, Cervi, Guedes, … Sporting tem Gelson, Campbell e ? Bruno César de vez em quando, que ainda não definiram uma posição para o homem porque tem de estar sempre a cobrir o Bryan Ruiz que é um a menos em campo. E de resto?
        Imagina a pobreza e a dor que vai no coração de um sportinguista quando o jogo não corre bem ao Dost (porque não o servem bem muitas vezes) e vês que a alternativa direta se chama … André. Que quando saíu do Brasil os adeptos do clube fizeram festa dia e noite por se terem conseguido livrar do André Violas da Balada … Há o Luc Castagnos que jogou meia dúzia de meios jogos (que acho sinceramente que rendia bem mais que o brasileiro) e mais nada ( Spalvis está lesionado, não posso falar da prestação dele).
        Para extremos como ia a dizer, temos gelson e campbell, de resto .. Markovic foi um esforço enorme mas pura e simplesmente não rende, está morto pra vida a menos que se lembre de voltar a jogar como o fez com JJ no benfica, ruiz ta podre, o outro ruiz já nem falo, tem um bom remate parece mas isto não é o PES que é só tentar fintar pro lado pra mandar uma solha pra baliza, mais de 90% desses lances nem à baliza vão. Mais opções? Meio campo? Petrovic nem se fala, Paulista jogou uns minutos e mostrou bons pormenores, nunca mais pegou, Meli é uma icógnita porque também não joga e é isto que há no Sporting. Comparando com o Benfica tens Pizzi, Samaris, Fesja, Danilo, Celis, fora os que se podem adaptar.. tudo opções fraquinhas como no Sporting certo? Que tens Adrien e William onde a equipa depende do estado físico e de espírito do motor de jogo português.
        A defesa tens um central excelente dos melhores da liga (Coates), um com um potencial tremendo mas que ainda comete erros infantis (Coates), algumas opções mais ou menos viáveis (Douglas, P.Oliveira) e depois simplesmente tem-se dois buracos ao lado deles, defesas laterais tanto a defender como a atacar são autênticos buracos. Os do Benfica não são os melhores do mundo a defender (longe disso), mas compensam pelo ritmo ofensivo e como se entrosam nas jogadas, o Sporting nada, ou deixa passar e são batidos em todos os cruzamentos e divididas que há no jogo, ou chegam à frente um pouco e cruzam sem nexo algum, só a despejar a bola. Poupem-me. Há um tempo que não via uma dupla de laterais tão má num grande.
        Valha-nos o Patrício que vai safando a coisa, disso estão os 3 grandes bem servidos.
        Resumindo e concluíndo. O Sporting para ter equipa para ser campeão teria de fazer um pacto com o Diabo para nenhum jogador se lesionar o resto da época e não acumularem qualquer tipo de cansaço, isto depois de trocar os laterais, aí eram capazes de ter equipa pra ser campeões.
        Não é começar todos os jogos com os jogadores mais importantes completamente rotos de jogarem na liga, taças e afins sempre a titular em alta rotação (motores gelson e adrien) e esperar sempre o rendimento máximo da equipa e tentar ir ao mercado agora em Janeiro para ver se começamos a entrar em campo com 11 jogadores e não 9 (sei que um bom Sportinguista gosta de um bom desafio, mas apre, aqueles laterais e o Ruíz são sempre um a menos, até o puto no final do jogo do video que andou aí a correr no facebook percebe isso, não há atitude competitiva por parte dos jogadores, atitude essa que o Porto mostrou no último jogo quando se viu a perder, deu a volta, algo aos trambolhões até aparecer o golo do belga, mas tinham a equipa unida em torno de um objetivo comum. O Sporting está a perder e joga a passo, como se tivesse acabado de começar o jogo. Também há responsabilidades extra-jogadores, mas tenham dó. Plantel fraco, com um 8/9 titular bom, mas sem rotatividade não há festa).

        • João Duarte
          Posted Dezembro 21, 2016 at 12:04 pm

          O Sporting para as alas tem Markovic, B. César, Ruiz, Gelson, Joel, que chegam e sobram para todas as equipas do campeonato português, exceto Benfica e Porto. Se retirarmos os dois rivais da equação, qualquer jogador do Sporting é muito melhor que os jogadores das outras equipas, excetuando os laterais. De resto, não há comparação.
          Agora diz-me, não têm obrigação de ganhar todos os jogos? É claro que têm. Sabemos que isso não acontece porque as outras equipas também têm as suas armas e jogos maus todos têm, mas a verdade é que esses jogadores chegam e sobram para ganhar esses jogos. Portanto no campeonato não pode ser desculpa. Nas competições europeias sim, no campeonato não. Benfica e Porto idem.

          Mas mesmo que aches que o plantel é mau e que tens de levar com Petrovic e afins a responsabilidade é toda do treinador e presidente do Sporting, que não souberam fazer contratações de jeito!

        • The Sporting Fan
          Posted Dezembro 21, 2016 at 10:23 am

          Certo. O teu comentário talvez esteja um pouco dramático, mas às vezes é preciso para mostrarmos as nossas convicções.

      • Rabiot
        Posted Dezembro 21, 2016 at 12:58 am

        Acho que não tem comparação a saida do Slimani e Joao Mario com Renato Sanches e Gaitan…Modestamente a saida do Renato Sanches nem se está a notar neste Benfica. Por outro lado Gaitan é Gaitan mas com os reforços do Benfica: Carrilo,Rafa,Cervi nem se da falta pelo Gaitan

      • B.Jardim
        Posted Dezembro 21, 2016 at 12:53 am

        O Renato e o Gaitán sabia-se de antemão que iriam sair. Já o JM e o Slimani só saíram no inicio desta época, como tal foi muito mais fácil preparar as respectivas sucessões na Luz.

        • Lopes
          Posted Dezembro 21, 2016 at 3:05 pm

          Como assim?
          Eu que nem sou do Sporting sabia (e disse-o!) que o JM ia sair.

          Nem era preciso ir mais longe: não achas que, mesmo quando o BdC dizia que ninguém sai…não seria muuuuito estranho o JM estar a ver casas em Itália?
          A não ser que fosse ver casas para ir…de férias…LUL

          E muito mal ia o clube se não tivesse programada as saídas…quando os valores em cima da mesa eram de tal ordem (logo na 1ª proposta) que em PT não me parece que algum clube possa recusar vender dentro daqueles valores!

          O “problema” é que as vendas do Sli e JM rendaram “pouco” ao Sporting, dai a dificuldade em comprar.
          Elias diria que foi seria para ai a “105 escolha” se houvesse $$$…e os 10M€ pelo Bost não é assim um valor tão alto por um PL (pode é argumentar-se se ele valeria esses 10M€, mas isso já era outra discussão).

          Ps. e achas que o JJ contrata, tal como no Benfica, “510” jogadores mesmo porquê?
          Não é preciso sequer pensar porquê, certo?

        • Sousa
          Posted Dezembro 21, 2016 at 1:26 pm

          Jardim, e o que que isso diz? Diz que o Sporting é um clube amador. Quer dizer, mas vai vender os seus jogadores + importantes na véspera do mercado fechar sem ter oportunidade de comprar alternativas?

        • João Duarte
          Posted Dezembro 21, 2016 at 11:57 am

          Já toda a gente sabia que iam sair. Os dirigentes do Sporting sabiam perfeitamente, mais 5M menos 5M, a verdade é que sabiam que iam sair. Demoraram mais tempo porque tentaram puxar ao máximo os valores. E se não se acautelaram foi por incompetência própria.

        • kurt
          Posted Dezembro 21, 2016 at 9:55 am

          Já se sabia a probabilidade de saírem, mas preferiram andar em apostar em recuperação de jogadores do que investir a sério em substitutos. A culpa é do spprting

  • ACT7
    Posted Dezembro 20, 2016 at 11:44 pm

    O Sporting tem estado mal e sem ideias ultimamente.
    Na minha opinião o jogo com o Légia foi determinante, pois a equipa sofreu um duro golpe nas aspirações europeias. Pelo discurso de BdC o Sporting “tinha” que ir mais longe na LE.
    O jogo do Légia foi um jogo em que a equipa apareceu sem ideias (a cabeça estava na Luz), foi um massacre a nível físico e a nível psicológico.
    Depois o tão esperado jogo na Luz, o Sporting acabou por perder e podia ter ficado em 1º saiu a 5 pontos do 1º lugar. E a equipa mais uma vez de rastos fisicamente e psicologicamente.
    O Sporting este ano tem claramente a falta de um 2º avançado, um homem que crie linhas de passe que faça superioridade nas alas e faça a ligação com o meio campo, se Slimani até conseguia fazer os dois papeis o Bas Dost não consegue e quanto tenta sair da área anda ali aos papeis.
    Só jogar a bola no Gelson não chega, o míudo a solicitado inumeras vezes e já ultimamente tem feito mais com o coração que com a cabeça. O lado esquerdo ou tem um Ruiz (cansado, na minha opinião é mais limitado), ou tem B.César que embora tenha vontade falta-lhe muita coisa para desequilibrar e Campbell ainda não se conseguiu afirmar.
    No meio campo, William a dois não funciona e pede muito do Adrien, pese também o Euro (foi um 2016 muito intenso). A transição defensiva é muito má, o William poucas bolas recupera. E os defesas raramente fazem contenção (R.Semedo vs Guedes, J.Pereira vs Ricardo Horta são alguns exemplos dos últimos golos sofridos). Coates vai limpando o que pode e o que não pode. Rúben Semedo parece-me em défice físico.
    O plantel não é tão bom como pitam, mas também não é fraco. Adrien, Gelson, Coates, R.Patrício e até Dost podiam ser titulares nos outros dois grandes.
    Esta tendência pode mudar de um dia para o outro como aconteceu com o Porto e o Sporting começar a limpar tudo.

    O Benfica teve uma deslocação difícil ao Estoril, Luisão continua a complicar. E falta um lateral esquerdo, Almeida tem cumprido, mas na manobra ofensiva tem dificuldades.
    Rafa tem que começar a definir melhor e finalmente apareceu Jonas.
    Contra o Rio Ave gostava que Jardel ou Lisandro fossem titulares.

    O Porto levou com um dificílimo Chaves que fez uma grande 1ª parte, foi ao dragão como equipa grande (coisa que nós não fizemos por exemplo), encheu o espaço destinado aos adeptos rivais (a Sporttv mais uma vez não mostrou) numa segunda feira. Queria ter ido, mas já não havia bilhetes foram rápido embora.
    Tenho pena que o Battaglia vá rumar a Braga, vai ser complicada a segunda volta do Chaves, não existem assim tantas soluções para 8.
    Danilo está em grande forma, assim como Casillas e Telles.

    Não concordo muito uma equipa ser a equipa da jornada quando ganhou à equipa desilusão, mas compreendo a opinião do Rodrigo.
    Parece-me que nesse 11 falta um LE, talvez o lugar seja o do Telles. Por isso o Rodrigo não o colocou, devia ter ido tomar banho mais cedo :)

  • D.Sebastiao
    Posted Dezembro 20, 2016 at 11:22 pm

    Sendo Benfiquista e tendo momentos felizes e tristes com Jesus, a minha opinião é a seguinte:
    a menos que alguém bata a cláusula de rescisão dele ou que ele se despeça, acreditem que ele vai ficar mais 2 anos no Sporting (ganhando ou não)

  • Ricardo Nunes
    Posted Dezembro 20, 2016 at 11:17 pm

    Isto é muito simples, se o Jorge Jesus, o “suposto” melhor treinador da liga, não acabar a época com a taça da liga e a taça de Portugal, tem de obrigatoriamente de sair, visto que o campeonato vai se resumir a uma luta pelo 3º lugar.

    • Pedro
      Posted Dezembro 21, 2016 at 11:46 am

      Ganhou uma supertaça com a equipa do Marco silva.
      Se este ano ganhar uma ou mesmo as duas taças e pelo meio vencer um jogo ao Benfica, já está bom. Já pode continuar… Isto é tão típico do sporting.

    • Rodrigo Realista
      Posted Dezembro 21, 2016 at 12:33 am

      No ano passado o benfica esteve esteve a 7 pontos. Lembro me tão bem que na altura vinham muitos aqui criticar o rui vitória, dizendo que ele não tinha estofo para a posição e que tinha sido um erro de casting, que lutariam pela manutenção, etc etc. Este ano vejo também pessoas a dizer que o Sporting lutará apenas pelo 3o lugar. É incrível como de.um momento para o outro as opiniões mudam! O Sporting passa a equipa de 2a linha. Adrien faz 2 jogos menos conseguidos e passa de bestial a besta. William apesar de não ser consistente nem consensual, oscila entre horrível e melhor médio defensivo em Portugal. Rúben Semedo ora é um fenómeno e devia ir a selecao, ora é horrível.. se calhar já estava na altura de não embarcarmos em pessimismos desmedidos atrás da carneirada que depois de 3 derrotas acha que está tudo perdido.
      Por ultimo, Não me identifico propriamente com a postura de bruno de carvalho nem com a de Jesus. A justificação dos resultados constantemente com a arbitragem é das coisas mais nojentas que há, e aquele “nervosismo” todo e culpabilização do árbitro transmite se aos jogadores. Eles próprios sentem isso. A pressão já é grande o suficiente. Por isso é de valorizar o que a juveleo fez hoje, demonstrando que estamos todos juntos pelo Sporting. Esse é o tipo de apoio que precisamos. Foi esse o apoio que o Benfica teve na época passada, que lhes permitiu unirem se perante a adversidade e qie os catapultou para o título. Não é de certeza com discursos como o de bruno de carvalho “para inglês ver”, onde até diz que defende o treinador, mas sempre centrado no “eu” defendo o treinador, “eu” defendo os jogadores, “a mim nunca me vão ver a fazer isto ou aquilo”.

    • Humberto Cruz
      Posted Dezembro 20, 2016 at 11:42 pm

      Sem ovos não se faz omoletes. Este plantel do Sporting é demasiado fraco

      • Kafka
        Posted Dezembro 21, 2016 at 12:21 am

        Humberto discordo que o plantel do Sporting seja fraco

        Ainda assim, pondo de lado se é forte ou fraco, o Ricardo Nunes tem toda a razão, ou seja, este é o plantel do Jorge Jesus, pois o JJ é não só o treinador como o Homem Forte do Futebol no Sporting,

        Neste momento é o Jesus que escolhe quem sai, quem entra, quem fica, quem é emprestado, quem se compra etc etc etc, Jesus manda em TUDO dentro do Futebol do Sporting, logo se o Sporting tem este plantel é porque o Jesus quis e a inteira responsabilidade do plantel que há é do Jesus…

        Se os reforços não estão a render, a responsabilidade é do JEsus, porque TODOS os reforços foram porque o Jesus os quis

        • Pedro
          Posted Dezembro 21, 2016 at 9:26 pm

          Ele acaba de dizer que é crise de uma semana apenas e que a culpa foi apenas do árbitro do derby…

        • The Sporting Fan
          Posted Dezembro 21, 2016 at 10:32 am

          O plantel do Sporting é fraco para o título. Neste momento, NAS ATUAIS CONDIÇÕES, dá para ambicionar um terceiro lugar, como estamos habituados.

          Em comparação com o Benfica, concordo. O nosso plantel não é fraco, é mísero.

        • Ricardo Nunes
          Posted Dezembro 21, 2016 at 12:53 am

          Nem mais.

      • Ricardo Nunes
        Posted Dezembro 21, 2016 at 12:06 am

        Mas por uma razão esta época teve um dos maiores orçamentos da história do clube e por outra ele é que escolheu os jogadores a fio.
        O treinador é que não sabe o que fazer com tantos ovos.

        • Maiqueke
          Posted Dezembro 21, 2016 at 1:42 am

          Teve dos maiores orçamentos porque teve das melhores vendas e tinha de suprimir a saída de dois jogadores chave (Slimani e Adrien), o que não o conseguiu fazer…
          E o maior orçamento, vá lá ver quanto é que se gastou em jogadores neste defeso. Foi o Dost o mais carito e o flopruiz,mas de resto foi tudo na mesma linha das outras épocas.. Por isso é que se continua a levar com Andrés Violas e afins e não com Coroñas, Cervis e companhia.
          Já no tempo do Benfica ele encomendava camiões de jogadores e em 10 um ficava a titular, lembro-me de uma época que antes de começar tinha 120 jogadores nos quadros do Benfica. No Sporting só tem dinheiro para comprar 3 de cada vez, portanto 3 em 1 é mais complicado resultar, a menos que se desembolse (como no caso Dost) e bem em vez de pagar bem para ter alguem sem crédito (Ruiz). Cada um faz o que pode com o que tem. A equipa precisa de férias e reforços sérios (e limpar uma parte da equipa)

    • BrunoSCP
      Posted Dezembro 20, 2016 at 11:38 pm

      O Jorge Jesus nem sequer é um dos melhores treinadores da Liga, quanto mais ser um dos melhores do Mundo, incrível a Imprensa que o homem tem só porque passou no Benfica, antes de ir para lá, ninguém o conhecia ou queria saber dele para nada, é dos treinadores mais sobrevalorizados de sempre em Portugal.

      Não consigo ver todas essas qualidade táticas que muita gente refere a Jesus e já o disse noutro tópico, para mim é apenas razoavel neste aspeto, na transição defensiva e em organização ofensiva n é certamente dos melhores e a parte tática mesmo sendo fundamental, não é tudo, a liderança, Comunicação, leitura de jogo também são importantes e aqui o Jesus é para lá de medonho.

      Vamos ser claros, Rui Vitória mesmo não sendo nenhum treinador de Top em termos táticos, especialmente em transição defensiva, até gosto mais da organizaçao ofensiva das suas equipas, são mais objetivas, de processos mais simples, menos passes curtos e tabelinhas e mais passes de ruptura.

      Mas no resto destaca-se claramente de Jesus, é muito melhor lider e comunicador que Jesus e é dos treinadores que melhor lê o jogo em Portugal, é para mim um treinador mais completo que Jesus, é um bom treinador e os resultados claramente são melhores que os de jesus no Benfica, com menos meios à disposição tem conseguido bater recordes e fazer melhor trabalho que o Jorge, isto é um facto.

      Há varios treinadores melhores que o Jorge em Portugal, Rui Vitória, NES( para mim o melhor a par de Jorge Simão), Lito Vidigal são na minha opinião melhores, embora tenham de treinar um grande para o demonstrar.

      O Jorge é um treinador ultrapassado em relação à nova guarda, as suas ideias de jogo ainda resultaram até um certo momento, agora já não resultam, é comido facilmente por qualquer treinador desta esquina, já no Benfica era igual e tinha planteis de luxo, já nem vou dizer que é dos piores, mas dos melhores não é com certeza.

      Sempre deixou a desejar em termos de resultados na sua carreira e teve sempre condições para fazer mais e melhor e no final os resultados é que contam, para ver espetaculo vou ao circo, quero é ganhar.

      • Antonio Marques
        Posted Dezembro 21, 2016 at 12:27 am

        Quando dizem que Lito Vidigal NES e Jorge Simão são melhores que Jesus realmente está tudo dito.

        • Ricardo Ricard
          Posted Dezembro 21, 2016 at 10:00 am

          Se antes de ir para o Benfica dissessem que o Jesus era melhor que o Paulo Bento ou que o Peseiro se calhar também estava tudo dito.

          • DM
            Posted Dezembro 21, 2016 at 10:46 am

            Excelente ponto de vista, gosto muito do Jorge Simão, o Chaves dele era a equipa que melhor defendia em Portugal, acho que tem muita qualidade.
            Não vou dizer que é melhor que JJ até porque se isso é subjectivo em jogadores, em treinadores ainda mais o é.

        • Jordanbingo
          Posted Dezembro 21, 2016 at 2:33 am

          Nem mais… sou benfiquista mas acho ridículo, aliás, nem o NES se compara… Rui Vitória só é melhor no capítulo de comunicação, liderança e gestão do plantel, de resto, JJ é melhor em quase tudo.

      • JoseRibeiro
        Posted Dezembro 21, 2016 at 12:14 am

        Desculpe, mas nenhum desses treinadores conseguiria fazer o campeonato que JJ fez o ano passado no Sporting.

        • João Duarte
          Posted Dezembro 21, 2016 at 12:29 am

          A tua amostra é de um ano, um ano em que ele vinha com um aura de super treinador. Depois desse impacto ter passado as suas qualidades (ou falta delas) vêm à tona.

          • JoseRibeiro
            Posted Dezembro 21, 2016 at 12:39 am

            Essa aura serviu para animar os adeptos. Não foi ela que pôs a equipa a jogar. Quanto muito pode ter animado a equipa no início mas nada mais.

            O Guardiola também tem aura de super-treinador (neste caso muito mais justificada que JJ) e não é isso que mete o City a jogar à bola.

            • Pedro
              Posted Dezembro 21, 2016 at 11:47 am

              É isso…
              É preciso é animar a malta.
              Nisso, o JJ e o BdC são sem dúvida, os melhores!

            • João Duarte
              Posted Dezembro 21, 2016 at 9:36 am

              Nada do que disseste contraria aquilo que eu disse. Ninguém está a dizer que o Jesus é mau treinador, mas a verdade é que a sua contratação, como disseste e bem, serviu para galvanizar os adeptos e funcionários do clube, porque era um treinador bi campeão. E que ainda por cima vinha do maior rival. Ou seja, criou-se uma conjuntura favorável para que o Sporting fizesse uma época muito boa (no campeonato).

              Agora passando essa fase, a verdade é que o Jesus voltou a ser exatamente o que era no Benfica. Não podemos dizer que é uma surpresa, porque está a cometer exatamente os mesmos erros. E depois de passar a aura e o momento de galvanização inicial por tudo o que isso acarretou, voltou a ser o que era. Um bom treinador, mas com muitas limitações em alguns aspetos.

              • The Sporting Fan
                Posted Dezembro 21, 2016 at 10:30 am

                Espero então que aconteça tudo o que aconteceu no SLB: 3 campeonatos em 6 e pote 1 da Champions quando sair…

                • João Duarte
                  Posted Dezembro 21, 2016 at 12:09 pm

                  Pode acontecer, ninguém diz o contrário. Aliás, se o Jesus aguentar 6 anos no Sporting como no Benfica, duvido que não ganhe um campeonato. A questão é se não ganhar este ano tem condições para continuar, a julgar pelo descontentamento dos adeptos. Mas a conjuntura é totalmente diferente da do Benfica. Até agora está a cometer os mesmos erros da altura, sendo que não começou como começou no Benfica, que foi ser campeão na 1ª época, o que lhe deu muito crédito.

      • Ricardo Nunes
        Posted Dezembro 21, 2016 at 12:07 am

        Tudo dito.

  • Ouvi dizer que...
    Posted Dezembro 20, 2016 at 11:10 pm

    Esta época do Jesus esta a ter muitas coisas parecidas à precisamente 2ª época do Jesus no Benfica

Deixa um comentário