Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Zenit: Malcom ainda agora chegou e já pode estar de saída… tudo devido aos adeptos

Já estamos em 2019 mas a verdade é que este tipo de manifestações racistas são cada vez mais frequentes, o que é preocupante.

Malcom estreou-se este sábado pelo Zenit, mas a sua estreia ficou marcada pelo que se passou fora do relvado. É que os adeptos do emblema de São Petersburgo não gostaram da contratação do brasileiro que estava no Barcelona e exibiram uma tarja racista, destacando que faz parte da história do clube não ter jogadores negros. Ora, no âmbito desta reacção a direcção do campeão russo já admite a hipótese de vender o extremo que custou 40 ME. «Talvez o Zenit venda o Malcom já em janeiro devido aos problemas de racismo. Os adeptos do Zenit não o aceitam», revelou uma fonte próxima do caso à agência RIA Novosti.

81 Comentários

  • Kacal
    Posted Agosto 5, 2019 at 3:18 pm

    O Hulk é um pouco mais claro que o Malcom mas é moreno também e é brasileiro, só conta se forem mais “escurinhos”? Que coisa mais patética e ridícula, lamentável. Se o Zenit o vender por causa disto, ou está a defender o jogador e aí até compreendo ou está a abrir um precedente, mas a FIFA devia meter a mão nisto e puni-los. Estamos no século XXI!! O critério de contratações de um clube devia ter como base a qualidade, depois no máximo a idade, nada mais.

  • Joao Silvino
    Posted Agosto 5, 2019 at 2:57 pm

    Isto é absurdo dada a quantidade de jogadores escurinhos que o Zenit teve nos ultimos anos lol qual é a lógica desta reacção dos adeptos? Absolutamente ridículo!!

  • Daervar
    Posted Agosto 5, 2019 at 1:29 pm

    É ridículo, este tipo de manifestações terão que ser combatidas sempre.

    Não como provocação mas como debate: e que dizer do Athletic Bilbao? Ou a xenofobia e o racismo não andam de mão dada nestes dois casos?
    No caso do Athletic Bilbao eu, de 77, enquanto novo, fartava-me de ouvir falar em quão nobre era esta atitude e tradição de apenas jogar com bascos na equipa. E agora, passados 30 anos? Já me cheira a xenofobia, no mínimo a discriminação gravíssima.

    • Miguel Caçote
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:25 pm

      No caso do Athletic não concordo. Xenofobia seria se discriminassem x ou y jogador por serem da nacionalidade Z. Não é o que acontece, a política do clube é apenas de contratar bascos. Nem de chauvinismo se pode bem falar, é apenas uma politica de contratação. Simplesmente não contratam jogadores de outra nacionalidade.

    • Pedrosdopereira
      Posted Agosto 5, 2019 at 1:42 pm

      São coisas totalmente diferentes, pelo menos na minha opinião. Optar por jogar apenas com jogadores bascos é uma política tão legítima como um clube querer jogar apenas com jogadores do seu país ou da sua formação.

  • JoaoMiguel96
    Posted Agosto 5, 2019 at 11:36 am

    Já não é a primeira vez que faixas destas aparecem, já quando o Hulk e o Witsel foram contratados aconteceu o mesmo.

    Deviam ser tomadas ações, independentemente das opiniões políticas de cada um. Não me venham com o politicamente correto ou incorreto, é racismo e ponto final.

    Agora, acho estranho é o Barrios e o Douglas estarem lá e não dizerem nada.

    • Daniel Alves
      Posted Agosto 5, 2019 at 1:17 pm

      Bem apontado. Não percebo manifestações racistas, mas ainda percebo menos insultar um jogador de cor do adversário quando se tem jogadores de cor na equipa que se apoia.

      • JoaoMiguel96
        Posted Agosto 5, 2019 at 1:28 pm

        Sendo são os 3 sul americanos e 2 deles brasileiros.

        Mas esta manifestação não me parece tanto na via de insultar (salvo seja, racismo é sempre insultuoso), mas mais na via de manter a “tradição branca” da equipa. Ou seja, indiretamente è contra os jogadores, que aparentemente não têm culpa nenhuma de não serem brancos, e diretamente à direção.

        Só se entende se for por aí. Ou melhor, não se entende, mas quer se uma explicação para isto.

  • AirJordan
    Posted Agosto 5, 2019 at 10:28 am

    O Zenit tem no seu plantel Douglas e Wilmar Barrios. Embirraram com o Malcom porquê?

    A UEFA ou a federação Russa deviam intervir e banir esses adeptos.

  • Baia_99
    Posted Agosto 5, 2019 at 10:16 am

    Uma vergonha, O Zenit devia ser punido!

  • Filipe Ribeiro
    Posted Agosto 5, 2019 at 10:16 am

    Noticia muito estranha, quem viu o jogo como eu o Malcom quando entrou aos 70 minutos foi ovacionado e nunca assobiado, nem ele nem mais nenhum negro do Zenit como Barrios e Douglas.

    • Joga_Bonito
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:11 pm

      Podem ser fake news. Até porque há jogadores negros ou de ascendência africana no Zenit e ninguém diz nada.
      Estranho de facto.

    • AirJordan
      Posted Agosto 5, 2019 at 10:29 am

      Se calhar é algo que está ser exagerado, especialmente a “fonte” da direcção.

  • MiguelF
    Posted Agosto 5, 2019 at 10:10 am

    Então mas tu queres ver que se voltou atrás no tempo e estou em pleno século XIX… Nem tinha dado por ela.

  • RLuz
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:55 am

    Simplesmente vergonhosa a atitude desses adeptos e do clube!

  • Mantorras
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:51 am

    Os adeptos dizem que nao e racismo, e apenas manter a tradicao do clube de nao ter jogadores negros. Ilariante.

  • Sanches
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:46 am

    Muito triste e inaceitável que coisas destas continuem a acontecer! Um à parte. Isto só mostra que hoje em dia (não falo de antigamente por não estar a par) os jogadores parecem não ter palavra nenhuma no seu futuro/presente. Basta haver vontade e dinheiro dos clubes /empresários que são movidos, mesmo que não estejam de acordo. Digo isto porque praticamente toda gente sabe como as coisas se passam na Rússia em relação a casos destes. Malcom provavelmente sabia que isto ia acontecer(infelizmente) e na mesma foi lá parar, para que pasado uma semana já se esteja a falar da sua saída!! Isto tem de mudar…

    • AirJordan
      Posted Agosto 5, 2019 at 10:00 am

      Desculpe lá mas o Malcom sabia disto como?

      Até parece que o Witsel, Hulk e outros não jogaram no Zenit e sem problemas…Porquê essa embirração com o jogador da sua parte?

      • Sanches
        Posted Agosto 5, 2019 at 12:57 pm

        Da minha parte não há embirração nenhuma, antes pelo o contrário. Não afirmei que sabia, mas que era bem provável que o soubesse. É diferente. Daí ter me referido à ao poder dos clubes e empresários… E sinceramente não me lembro de outros jogadores de cor para além de witsel e hulk mas pronto, talvez esteja errado…

  • AirJordan
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:43 am

    O Zenit já teve vários jogadores de cor nos últimos anos. Hulk, Witsel, etc.
    Foi agora que estes idiotas se lembraram de expelir o seu ódio e intolerância? Não acredito que a direcção ceda a estas ignomínias.

  • Nickles
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:38 am

    Isto sim é um caso sério e grave de racismo. Deve ser punido exemplarmente.

    Agora… se estes casos são mais frequentes também (muita atenção a este também) deve-se ao uso recorrente da carta do racismo para qualquer situação (com o machismo acontece o mesmo). Qualquer ideia que contraria uma certa raça, automaticamente é considerada uma ideia racista.
    Aliás basta ver o que aconteceu recentemente com a escolha da actriz para interpretar o Live Action da Pequena Sereia. Era óbvio que quem cresceu ao ver a animação original seria contra a escolha da actriz, que por acaso é negra. Claro que essas pessoas são logo apelidadas de racistas, independentemente da razão para não concordarem com a escalação feita para o papel. Ora a Disney ao forçar a já famosa inclusão social, consegue não só mudar completamente uma personagem principal histórica sua (tem todo o direito de o fazer), como desrespeita toda uma mitologia com milhares de anos que é a mitologia em que a história da Pequena Sereia se baseia. Aliás para se ter a noção do desrespeito, isto está ao nível de um filme que tenha um Jesus de raça negra ou um Budha de raça branca por exemplo.
    Posto isto, acho a inclusão social algo assertivo. Já forçar essa inclusão é algo lamentável.

    Extremismo gera extremismo, logo se de um lado a qualquer acto gritam “Racismo!”, do outro o ódio gerado será cada vez maior. Os dois extremos estão errados como é obvio.

    • Gasparinho
      Posted Agosto 5, 2019 at 4:04 pm

      Excelente comentário Nickles, nem costumo rever-me nos seus comentários ou no tipo de de discurso mas não tenho nada a fazer senão concordar com este na sua totalidade, vêem-se cada vez mais extremos nesse sentido, nem é preciso procurar exemplos, é so abrir os olhos e ver a narrativa puxada pelos media (especialmente nos EUA) ou nas redes sociais… claro que isto não quer dizer que não existe o Racismo ou até o Machismo (basta olhar para certos países em que as mulheres não podem sair à rua sem autorização com a cara descoberta) mas o que se constata é que quando vejo alguém de etnia Branca a ser alvo de racismo tudo o que se vê nessas mesmas media e redes sociais é gente a aplaudir esses atos de racismo “porque estão a ter o que merecem”. Isso não é também racismo? Eu não vou fingir que sei o que é sofrer de racismo pois nunca fui alvo dessas práticas , muito menos casos graves, em que as pessoas são tratadas abaixo de cão mas muito menos me revejo nessas atitudes e sei que ao estar a concordar consigo, pessoas que estão formatadas para o politicamente correto vão acusar-me de ser um racista que não merece viver neste novo mundo…
      Alonguei-me muito mas era apenas para dar os parabéns pela coragem de dizer a verdade sem papas na língua, porque no fundo o que quem empurra essas políticas quer é criar uma ditadura onde a liberdaďe de expressão não existe. Mais uma vez, parabéns pela coragem e obrigado por mostrar que ainda existe gente com cabeca para pensar por si neste mundo.

    • Joao Silvino
      Posted Agosto 5, 2019 at 2:40 pm

      Excelente comentário Nickles, ainda mais é de louvar dada a sua ascendência africana (se fosse eu português autóctone a dizer isto já tinha sido proibido de usar a internet).
      O facto de cada vez mais afro-descendentes se manifestarem contra o anti-racismo revela a hipocrisia das esquerdas que não mais querem que ganhar votos à custa das minorias, oferecendo-lhes coisas.

    • Khal Drogo
      Posted Agosto 5, 2019 at 12:25 pm

      Nickles, eu tendo a concordar com a tua opinião.
      Mas foste (e provavelmente ainda serás) atacado pelo facto de a expressares num artigo referente a um caso de verdadeiro racismo.

    • jotace
      Posted Agosto 5, 2019 at 11:11 am

      Podes partilhar as referências dos estudos que demonstram o nexo de causalidade entre prevalência de racismo em claques de clubes russos e a escolha de princesas da Disney? Obrigado desde já.

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 5, 2019 at 4:29 pm

        Já agora mostre-nos a relação entre uma pequena sereia branca e o racismo europeu?

      • Nickles
        Posted Agosto 5, 2019 at 11:33 am

        Sim até porque agora para fazermos analogias num blog desportivo precisamos de andar com estudos na mão para justificar se existe uma relação de casualidade ou não.

        Indeferido!

        • jotace
          Posted Agosto 5, 2019 at 11:50 am

          O que tu fazes não é uma analogia, é dizer que casos como estes se devem ao “uso da carta recorrente do racismo”. Estava a tentar perceber se és capaz de substanciar melhor essa relação ou se estás só melindrado com a escolha da actriz que vai fazer de Pequena Sereia.

          • Nickles
            Posted Agosto 5, 2019 at 12:19 pm

            Não tenho nada contra a actriz escalada para o papel por duas simples razões:
            – Não conheço a actriz porque não vi nenhum filme nem programa em que participou.
            – Nunca vi a animação original da Pequena Sereia e portanto estou-me nas tintas se ela será Negra, Azul, Vermelha, Lilás… se será metade peixe ou metade lula. Realmente não me interessa.

            Entendo é a parte de quem cresceu com a animação, não goste da escolha. E essa opinião em nada tem haver com racismo. É difícil uma pessoa que cresceu com uma personagem ter alguma nostalgia com a mesma personagem, mas totalmente diferente.

            Não tenho estudos que comprovem que houve uma rebelião contra quem não gostou da escolha, independente dos motivos. Mas existem inúmeros posts nas redes sociais, até de gente famosa, onde decidiram usar a carta de racismo contra todos aqueles que não concordaram com a escolha da actriz.

            Mas se quiseres até posso dar-te um exemplo onde eu ficaria extremamente irritado…
            Escalarem um actor branco para fazer de Black Panther. Adoro filmes de super heróis (muito deve-se também ao hype que a Marvel trouxe para os cinemas) e se fizessem isso era a gozar completamente com a cara dos fâs.

    • António Tonga
      Posted Agosto 5, 2019 at 10:18 am

      Sôr Nickles, acho notável, pela banalidade, o seu argumentário.
      Em primeiro lugar louvo a necessidade de desvalorizar as denúncias de racismo, e machismo, mesmo em situações como esta que é notável que as nossas sociedades estão a arder desta enfermidade, bons eram os tempos onde nenhuma mulher, ou negros se podiam queixar das práticas opressoras de que eram vitimas, “não haviam cá estas frescuras liberais”.

      Já agora se quiser se informar já vieram bastantes estudiosos confirmar que Jesus muito dificilmente era caucasiano, o que não impediu a massificação dessa narrativa…
      Por último, não vivemos um mundo neutro, Racismo e Machismo têm um peso negativo na história e estão sempre associados a páginas obscuras da mesma, onde mulheres ou povos racializados, ou outros grupos(basta saber quem são os grandes teorizadores do Racismo biológico, e cousas como Eugenia, para se perceber quem são esses povos) são subjugados total ou parcialmente, como bodes expiatórios dos males de certas sociedades.

      Mesmo para finalizar o Racismo não é um jogo entre iguais, não devemos procurar a imparcialidade imbecil querer ver o lado da violada e do violador, devemos sim averiguar de forma isenta o sucedido, e não desvaloriza-lo, como não é o que acontece, aqueles que são geralmente vítimas ripostam e lutam, e daí as lutas feministas e antirracistas que tanto incomodam.

      Como negro tenho que todos os dias levantar-me para o meu trabalho por turnos, e ver Cartaz do Chega que diz ” Hoje os Escravos Somos Nós”. É comer e calar porque viver em democracia é aceitar conviver contra quem a quer destruir, em prol da restrição das liberdade do conjunto.

      Vivemos na era de Salvini, Orbán, Duterte e Bolsonaro.

      • Joao Silvino
        Posted Agosto 5, 2019 at 2:45 pm

        Sem entrar nas politicas do Orban que têm muito de anti-democrático, qual é o problema em querer ter uma população homogénea, desde que não actue contra a lei e que não viole os direitos humanos de ninguém? Imigrar não é um direito humano, os países têm que ser livres de não aceitar imigrantes caso isso seja a sua vontade!

      • Joao Silvino
        Posted Agosto 5, 2019 at 2:42 pm

        Hás-de me dizer onde é que o Salvini é racista. Parar a imigração ilegal é racismo? Tá bem…

      • Marik
        Posted Agosto 5, 2019 at 12:16 pm

        E podias acrescentar a esses o Putin, Maduro, Kim Jong-un etc. Ou só os ditadores de direita são maus mas os de esquerda são uns porreiros?

      • Sombras
        Posted Agosto 5, 2019 at 11:09 am

        E do Trump. Nunca esquecer o Trump (com os latinos).

        • Joao Silvino
          Posted Agosto 5, 2019 at 2:51 pm

          Os latinos são discriminados ahahaha as coisas que eu leio aqui meu deus do céu… Eu gostava de saber se por acaso alguma vez na tua vida foste aos EUA e/ou conheces(te) um latino-americano que viva nos EUA.

          Os latinos que tu vês nas notícias e que o teu Satanás Trump tanto critica são CRIMINOSOS que invadem um país soberano aproveitando-se de loopholes legais para viver à pala. Se alguém que tem que se sentir lesado são os americanos que os sustentam. Pensa um bocadinho rapaz.

          • Sombras
            Posted Agosto 6, 2019 at 5:43 pm

            Eu passo cerca de 1/4 do meu ano nos EUA, inclusive uma boa parte dele próximo do Rust Belt. Acredita, sei bem do que falo. E sim, sei como os latinos são tratados, sobretudo nos estados do sul.

          • The Mask
            Posted Agosto 5, 2019 at 6:20 pm

            Sim sim esses emigrantes que vão para os EUA viver dos loopholes legais tais como trabalhar sem segurança social, sem qq seguro de saúde a apanhar fruta, a lavar pratos, a tratar de jardins a acartar pesos.
            Esse teu Deus Trump que manda toda a gente com não tenha quantidades baixas de melanina para a terra delas, nem que tenham nascido em solo americano…
            Pensa um bocadinho rapaz!

            • Joao Silvino
              Posted Agosto 5, 2019 at 6:52 pm

              Lol… eu já não sei como falar sobre este assunto. Pronto, se tu achas que a imigração ilegal é aceitável tens direito à tua opinião, mas qualquer pessoa normal acha que países soberanos têm que controlar as suas fronteiras. E a cena da melanina é tão absurda que nem percebo se estás a falar a sério. Achas que alguém é deportado por ser mais escuro? lol… se o México fosse um país de gangsters e traficantes brancos e esses brancos entrassem à socapa não vejo o que mudaria… Mas vocês vêem racismo em tudo. É impressionante.

        • Marik
          Posted Agosto 5, 2019 at 12:17 pm

          E o Putin, Maduro, Kim Jong un etc… Ou só os de direita (ou direitalhos como dizes) são maus mas os de esquerda (ou esquerdalhos já agora) são os bons?

        • Filipe Ribeiro
          Posted Agosto 5, 2019 at 11:27 am

          Pois latinos também é uma raça pelos vistos.
          Como o mundo ficou do avesso em poucos anos.

          • Joao Silvino
            Posted Agosto 5, 2019 at 2:53 pm

            O mundo ficou do avesso? Queres dizer pelo facto de “””refugiados””” de áfrica e médio oriente andarem pela Europa a violar mulheres europeias e a matar criancinhas? Se estás a dizer isso estou 100% de acordo meu caro!

          • Sombras
            Posted Agosto 5, 2019 at 11:37 am

            Não, mas são descriminados portanto contam para o assunto. E se há coisa que não me apetece discutir são etnias com direitalhos fanáticos.

            • Filipe Ribeiro
              Posted Agosto 5, 2019 at 11:45 am

              São? O que não falta lá são italianos em posições de poder, ou espera esses não são latinos agora porque a esquerda lha decidiu assim.

      • Nickles
        Posted Agosto 5, 2019 at 10:56 am

        Claro que iria ser acusado. Afinal a minha opinião vai contra o politicamente incorrecto, logo sou inevitavelmente enquadrado no grupo que desvaloriza qualquer acto de racismo, machismo, xenofobia, etc… Nem estava à espera do contrário.

        Acho engraçado de que falas que não se pode analisar as duas faces da moeda. Ou seja, e baseando-me na tua ideia, se amanhã as minorias se revoltam e começam a matar tudo o que é opressor (o tal homem caucasiano) para ti está tudo bem, já que há razões históricas suficientes para o fazer.
        Mais… frisei e bem o “também” no meu comentário. Isto do politicamente correcto não é a única causa do ódio racial existente no mundo. Tens outros factores tais como a estupidez humana por exemplo.

        Quanto a Jesus ser negro já explique mais acima na resposta ao comentário do Tim Cahill. Posso estar errado, e por isso pedi que me corrigissem se fosse o caso, mas foi assim que aprendi.

        Ah e o teu comentário é um exemplo daquilo que falei. Hoje em dia só existe uma opinião geral possível, só existe um lado. Tudo o que contraria essa opinião generalizada é racismo/machismo/etc.

        • Joao Silvino
          Posted Agosto 5, 2019 at 2:48 pm

          Nickles, parabéns pela coragem ao dar a tua opinião e pela tua consistência lógica.

        • SenyorPuyol
          Posted Agosto 5, 2019 at 12:42 pm

          Deixe lá Nickles, também houve quem entendeu o seu comentário.

        • The Mask
          Posted Agosto 5, 2019 at 12:29 pm

          Eu estou de boca aberta a ler este teu comentário… Quero acreditar que tens mais de 50 anos e por isso ainda acreditas num mundo de raças quando a única raça que existe é a raça humana… Vejo-te muito chateado com a pequena sereia mas não criticas a utilização de actores brancos para interpretar personagens negras, asiáticas etc… Lembra-me lá na mitologia grega da pequena sereia onde é que o Siri entra? Não estás indignado com isso?
          Esta mania de dizerem que os outros se indignam facilmente quando eles próprios são os primeiros a indignarem-se com m$%&/…
          Se estudas assim tanto, aconselho-te a a estudar a história da Europa e principalmente dos países latinos… Já agora faz um
          teste ao teu ADN, pode ser que tenhas uma surpresa em relação às tuas origens…

          • Joga_Bonito
            Posted Agosto 5, 2019 at 4:08 pm

            Os actores brancos a interpretarem personagens negras não terá mal se virmos à mesma luz de que uma escola na África do Sul faça uma peça de teatro a imitar o Harry Potter, usando os alunos e tenhamos um Ron Weasley negro, quando o original é um ruivo.
            Na Europa dos anos 50, quando se faziam os clássicos bíblicos a maioria dos actores eram brancos, logo claro que eles interpretavam personagens negras, índias, brancas, qual o mal?
            Não me consta que nenhum inglês se ofenda se se adaptar Shakeaspere no Congo e o Ricardo III seja um actor negro, no Congo é expectável achar muitos actores brancos competentes, capazes de actuar com nível, num país de 99% de população negra?
            O Nickles chamou e bem a atenção aos dois extremismos que se estão a alimentar mutuamente.

          • Nickles
            Posted Agosto 5, 2019 at 1:15 pm

            Não preciso de teste nenhum de ADN. Sou filho de pai Moçambicano e mãe Portuguesa. Provavelmente conheço mais de raízes e aspectos culturais africanos do que alguma vez conhecerás.
            Nasci em 94 e portanto é impossível ter 50 anos de acordo com a matemática que aprendi.

            Isso de não existir diferenciação de raças é muito bonito, eu próprio gostaria que assim fosse.
            Mas cientificamente é incorrecto falar da raça humana como a única raça existente no mundo. Mais.. raça não é um termo de conotação negativa. Depende é de como o usas. Qualquer palavra pode-se transformar em insulto.

            Quanto a não criticar a utilização de actores brancos para interpretar personagens, é só desceres um pouco e veres o exemplo que dei sobre o filme Black Panther na resposta ao comentário do Jotace.

        • Nickles
          Posted Agosto 5, 2019 at 11:07 am

          vai contra o politicamente correcto*

      • Filipe Ribeiro
        Posted Agosto 5, 2019 at 10:30 am

        Epá qual estudo?
        Que tretas são essas?
        Sabes o que é um caucasiano por acaso?

      • Tim Cahill
        Posted Agosto 5, 2019 at 10:30 am

        Isto! Obrigada

      • Estivela
        Posted Agosto 5, 2019 at 10:29 am

        Excelente comentário António. Tudo dito. Engraçado ver tanta gente chateada por fazerem a pequena sereia negra, quando é uma personagem fictícia, ahah. Não existem dois extremos, existe racismo e não-racismo.

    • Tim Cahill
      Posted Agosto 5, 2019 at 9:57 am

      Acho que desrespeito é uma palavra forte e os exemplos não têm nada a ver: a pequena sereia é uma sereia logo um ser imaginário enquanto Jesus existiu mesmo. Além de que Jesus era mais preto que branco por ser do médio oriente.

      • Joga_Bonito
        Posted Agosto 5, 2019 at 4:14 pm

        Ainda que eu ache que Jesus era provavelmente mais escuro que branco, isso dos semitas serem de pele escura não é tão claro assim. Os semitas são uma etnia, mais do que raça.
        Por exemplo, o zizou é argelino, logo do complexo cultural Magrebe-Médio Oriente. É mais branco que muitos portugueses.
        Para mim, tanto se me dá se Jesus foi branco, negro, para mim foi o mais extraordinário ser humano que existiu e o caminho a ser seguido por todos.

      • Luissantos21
        Posted Agosto 5, 2019 at 12:23 pm

        Jesus existiu mesmo? Acredito tanto na pequena sereia e no aladino como que jesus tenha existido

      • Nickles
        Posted Agosto 5, 2019 at 10:39 am

        Não sei se conheces a história da Pequena Sereia mas, na animação original, a Ariel é filha de Deuses pertencentes à mitologia grega, Tritão e Athena. Logo ou a história da Ariel do filme em Live Action será completamente diferente da animação original, ou os pais da Ariel, que repito são Deuses pertencentes à Mitologia Grega, terão que ser obrigatoriamente de raça Negra. E foi por aí a minha analogia a Jesus negro ou Budha branco.

        Quanto a Jesus ser mais negro que branco é outra história da carochinha engraçada. Jesus nasceu no Médio Oriente, localização onde a raça branca é predominante. Pêlo menos foi assim que aprendi, já que árabe não é considerado uma raça mas sim uma etnia. Se estiver errado fiquem à vontade para me corrigir.

        • AngeloGJ
          Posted Agosto 5, 2019 at 2:26 pm

          Em primeiro lugar Nickles, classificar pessoas debaixo do termo racas vem de uma cosmovisao naturalista/evolucuionista vem antes dos discipulos de Darwin, nasce um pouco antes da chamada epoca dos descobrimentos (nao ha nenhuma accao humana que nao tenha um pensamento filosofico como base de sustentacao) e teve claramente uma motivacao, fazer de um povo que viveu varios anos isolado dos acontecimentos mais importantes do mundo relevante, MAS nem sempre se pensou assim, por exemplo no tempo do imperio romano, ou na epoca dos grandes filosofos gregos e ate antes as pessos nao eram compreendidas como estando divididas por racas mas sim etnias ou povos, por exemplo o negro era chamado de “etiope” pelo facto do imperio etiope ser o reino africano mais forte durante varios longos anos e ser facil para qualquer pessoa compreender, e inclusive um negro que nao fosse da Etiopia adoraria chamar para si, visto que isso trazia uma certa notoriedade social e cultural para si, ou os arabes serem chamados de ismaelitas, por descenderem de Ismael (filho de Abrao), nunca houve tal coisa na historia ate os dias mais recentes como raca branca, azul, asiatica, africana ou negra, ou raca do leste, isso nasce de um grupo que tinha um objectivo claro e que se achava superior, foi durante varios seculos sustentada com a crenca de que todas os outros povos que nao fossem brancos continham a maldicao de Caim (é procurar se estiver interessado), e mais recentemente trocada com a nocao filosifca de que os povos brancos evoluiram mais do que os outros(derivada dos discipulos de Darwin) e por isso sao infinitamente superiores e com a ideia de que o homem é um animal, e como animais se classificam por racas, entao o homem tambem o deve ser.

          Agora a questao de Jesus ser branco (igual a tonalidade de pele de um individuo do norte da Europa)? por meio da biblia e das evidencias historicas entendemos que nao, mas entao era negro? a biblia e as evidencias historicas mostram que nao.

          E para terminar dou-te um exemplo biblico, ha um momento na historia do povo de Israel quando Moises era o lider do povo, aquando da saida do povo judeu do Egipto, em que a irma de Moises chamada Miriam vem ate Moises e lamenta-se sem motivo da mulher de Moises, ora a mulher de Moises era cuxita (descente de Cuxe) ou seja uma mulher negra (dai o texto biblico fazer alusao ao nome cuxita, porque na lingua hebraica cuxe significa “da etiopia” ou seja negro) e os comentaristas, analistas e todo universo cristao e ate o texto nos fazem entender que a reclamacao de Miriam acontece principalmente por causa da cor de pele da mulher de Moises que era negra, e o texto ensina-nos que depois dessa reclamacao (sem sentido) Deus da a Miriam uma doenca chamada lepra, ora a lepra é uma doenca de pele que faz com que manchas brancas aparecam sobra a pele do individuo que depois causam outras complicacoes, o texto mostra-nos que essas manchas brancas sao visivelmente notadas sobre a pele de Miriam, o que enfatiza ainda mais a certeza de que aquele povo tambem nao era branco (principalmente pela motivacao que levou Deus a punir Miriam com a lepra, e se quiser entender posso explicar) e aqui entende-se que seria impossivel Jesus (que segundo a carne é descendente fisico desse povo) ser negro ou branco, resumindo, concluimos que Jesus ate pelas temperaturas da epoca fosse alguem com uma tonalidade parecida com um israelita que viva hoje na regiao da Judeia ( tonalidade um pouco diferente mas na linha de um arabe nato, sim porque muitos dos arabes de hoje nao sao natos).

          • Joga_Bonito
            Posted Agosto 5, 2019 at 4:22 pm

            Bem, eu adoro história e apesar de não ser o foco do blog, quereria acrescentar aqui algo, porque tenho formação na área.
            Só na Bíblia, para quem a ler atentamente, nota que de facto à alusões a pessoas negras (africanas literalmente) dentro dos judeus. Há também os semitas, mas também muitos judeus não são semitas de origens, mas gregos que se converteram ao judaísmo. Isto é plasmado nos livros de Judite, e nos II livros dos Macabeus, onde muitos dos judeus têm nomes gregos.
            Assim, os judeus eram uma raça mista, eram uma etnia. Podiam ser escuros, negros, brancos, semitas, etc.
            Veja-se hoje os palestinianos ou os cristãos do Iraque e há ali pessoas que são mais brancas que na Europa. E há europeus, como os latinos que são de pele mais escura.
            Isto das raças é uma coisa complexa, faz mais sentido falar de etnias.

            • AngeloGJ
              Posted Agosto 5, 2019 at 5:08 pm

              Joga Bonito, historia é importante sempre sim, mas ha que fazer separacao das coisas no caso especifico que falaste, os semitas foram apenas um povo com quem os judeus concordaram viver naquela regia da mesopotania, acabou por haver misturas mais tarde entre os dois povos mas os misturados nunca foram considerados verdadeiros hebreus/judeus pelo restante povo judeu, e essa mistura tambem deu-se bem mais tarde na historia, mas os judeus sempre foram um povo exclusivista que aceitavam pouca mistura etnica inclusive ate certa altura da revelacao divina foi uma ordenanca que eles nunca se misturassem…ja quando falas nos livros de Judite ou Macabeus isso é BEM BEM mais afrente, periodo neo testamentario, onde as misturas acabaram por acontecer muito por causa do impacto que teve a expansao do cristianismo onde os judeus eram judeus segundo a carne (expressao biblica) mas cristaos(discipulos do Nazareno como eram chamados na epoca) na sua fe, era inevitavel que houvessem misturas ate porque ja nao havia o jugo religioso/social que os impelia a apenas casarem com judeus, mas acho que a partir dai ja nao é correcto chamar aos filhos e descendentes dessas “misturas” de judeus, ate porque o os proprios assim nao se chamavam, as muitas biografias da epoca sempre fazem alusao quando querem tratar de alguem dizendo, filho de mae judia e pai grego, ou filho de mae grega e pai judeu, mas essas pessoas ja nao se entitulavam de judeus, resumindo ha judeus segundo a carne e aqueles judeus que foram chamados de judeus apenas porque se tornaram proselitos (pessoas que se convertem ao judaismo) ou porque se converteram ao Dues de Israel, mas nao é caso para dizer que os judeus foram uma raca mista, ha essa separacao, judeus segundo a carne e judeus por conversao, no caso de Jesus que era mais o foco da conversa, a genealogia que estao nos evangelhos servem para mostrar que Jesus era 100% judeu segundo a carne, quer da parte da mae (Maria) quer da parte do pai (José) ou seja nao houve mistura nas cores…

              • Joga_Bonito
                Posted Agosto 5, 2019 at 5:46 pm

                Não, isso é um erro comum.
                Os livros dos Macabeus datam de quando muito 2-3 séculos antes de Cristo.
                Retratam as revoltas judias contra a ocupação helenística. e mostram muitos gregos conversos.
                A ideia de uma raça pura judia foi inventada no século XIX para tentar dar corpo ao estado de Israel, que tinha de fundamentar uma ascendência étnica na região para promover a criação de Israel.
                Os judeus defendiam à partida a não-mistura com não-judeus, mas isso devia-se ao choque religioso e à questão eterna de os filhos serem educados como judeus.
                Não era em si proibido. O que muitos ignoram foram as grandes conversões de povos da região do Médio Oriente e dos gregos na região ao judaísmo. O Livro dos Macabeus decorre num plano cultural grego, não judeu.
                Judeu é quem acredita no judaísmo, se te converteres passas a ser judeu. Claro que há sempre sobreposição com a questão do nascer como judeu, contudo houveram sempre facções judaicas que defenderam um Deus universal e que o judaísmo se propagaria.
                Quando os judeus são expulsos séculos mais tarde, já na era cristã, a maioria da população que saiu de Israel eram de origem conversa.
                Houve sempre grupos racistas nos judeus, que defendiam uma pureza de sangue, mas foram contrariados por um judaísmo prosélito.
                O maior exemplo foi o Khanato na Ucrânia. Boa aprte dos judeus do leste europeu são cazares, um povo turco que se converteu ao judaísmo na idade média, na Ucrânia.
                Claro que Jesus seria semita, a questão é que os próprios semitas são um povo compósito. Já aquando da saída dos judeus do Egipto, saiu uma população misturada de cananeus, sírios, judeus, núbios, que se teriam convertidp.
                A ideia fundamental de pertencer à raça de Abraão é professar o judaísmo, seja de que raça for, esse é o sentido que Deus promete aos judeus, quando diz que Abraão será pai de todos os povos.
                Claro que não é fácil intuir a percentagem total de conversos nos judeus, mas basta atentar nos nomes nos livros dos Macabeus, em Judite e Ester e ver a aparência física actual dos judeus, para perceber que os que são escuros são poucos.
                A ideia purista de raça judia é sobretudo uma construção do século XIX.
                Posto isto, acho provável que Jesus fosse escuro, mas para mim, já o disse antes, tanto faz que seja negro, branco, azul às bolinhas, para mim Ele é o salvador da humanidade.

          • Nickles
            Posted Agosto 5, 2019 at 2:41 pm

            Desconhecia por completo o que dizes no primeiro paragrafo. Aliás não desconhecia por completo, porque na escola, em História, dei os primeiros povos.. apesar de grande parte do que era leccionado nessa disciplina era sobre a história de Portugal e os descobrimentos.

            • AngeloGJ
              Posted Agosto 5, 2019 at 4:10 pm

              É normal que assim seja Nickles, porque a historia que aprendemos em Historia vem dessa mesma cosmovisao que mencionei evolucionista/naturalista, os primeiros povos que aprendemos sao os povos que essa cosmovisao defende serem os primeiros povos(repito, nao existe imparcialidade em campo nenhum da sociedade)…se formos fazer uma avaliacao a esse ensino (como eu tive que fazer para o bem da minha consciencia) vemos que é contraditorio em quase tudo e por exemplo é um dos maiores propagadores de racismo e felizmente que temos uma sociedade que nao conecta as coisas, porque se assim fosse muitos actos racistas poderiam facilmente ser justificados com a seguinte frase, ” a escola ensinou-me que eu sou um macaco, e que alguns evoluiram mais do que outros, eu sou branco evolui mais que o meu colega negro, nao sou por ventura superior a ele?”, segundo o que aprendemos na escola um racista que tem como motivacao do seu racismo essa primicia, nao pode ser criticado porque quem lhe ensinou a ser assim primeiro que tudo foi a escola, os jornais (sim porque apesar de estarem bem mais calmos hoje, ja foram e ate continuam a ser um dos maiores propagodores dessa cosmovisao, agora abracaram o progressismo que é a mesma oisa, defende as minorias (com o claro intuito de usa-los como massa de manobra), mas na sua base filosofica tem um cosmovisao evolucionista ainda mais radical) os movimentos sociais e o resto da sociedade em geral, como vamos criticar alguem por ser racista se essa pessoa bebeu da mesma agua que nos bebemos (na escola, media e etc) com a diferenca de que a nos nao teve o efeito desejado (porque estavamos distraidos com outras coisas) mas nos “racistas” teve, se queremos criticar um racista por ser racista entao temos de ter uma base bem mais solida do que apenas, as pessoas sao todos iguais ou todos merecem ser felizes, porque nao é isso que a escola ensina (nao somos um povo que diz que o estado é onisciente(que tem todo o conhecimento e que tudo que deriva do mesmo é verdadeiro) se formos analisar qual é a consequencia logica de certos ensinos, e nos em Portugal muitos gostamos de dizer que a escola, a media, os intelectuais estao sempre certos só porque sim…

        • Filipe Ribeiro
          Posted Agosto 5, 2019 at 12:04 pm

          Já fazem peças de teatro que o Júlio César é negro e tudo estou à espera de ver o Shaka Zulo feito por um branco e ver se era algo normal.

        • Tim Cahill
          Posted Agosto 5, 2019 at 10:57 am

          Continua a ser ficção contra realidade… por sido não acho desrespeito como dizes. Se faz sentido ou não, isso é outra história mas ser racismo inverso como insinuas parece me exagerado.

          Quanto aos árabes serem brancos, eu vivo em Bruxelas e já estou a imaginar todos os belgas (e alemães e franceses, etc.) a rirem muito. Nem nos somos brancos para eles.

          • Joga_Bonito
            Posted Agosto 5, 2019 at 4:36 pm

            Dou-te dois exemplos.
            O grande Quim Barreiros contou que foi à República Checa e que se sentou num bar e a empregada lhe disse a brincar “Você é o Sadam Hussein?”, ehehe. Ele disse que várias vezes pensaram que ele era árabe na República Checa.
            Por outro lado, olha para o Zizou, que nasce de pais argelinos e diz-me que ele não podia ter sido filho de pais europeus?
            Há sobretudos etnias mais do que raças.

            Quanto ao racismo inverso, ele não é mais do que eufemismo para racismo, puro e simples.
            Discriminar alguém em função da sua pele, etnia, religião é racismo e ponto. Apenas alguns pensam que só existe contra os não-brancos.
            O racismo inverso é apenas um eufemismo para o racismo contra os brancos ou contra qualquer grupo tido como privilegiado na sociedade do politicamente correcto cancerígeno.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Agosto 5, 2019 at 11:19 am

            Podem se rir muito se faltaram às aulas como tu ou deixam a midia liberalista formatar lhes a mente tal como tu.

          • Nickles
            Posted Agosto 5, 2019 at 11:06 am

            Espera deixa ver se entendi bem essa de ficção vs realidade..

            Para ti os Deuses Gregos são ficção mas o Deus Cristão já é real? É isso?

            • MARMO
              Posted Agosto 5, 2019 at 1:00 pm

              A principal questão que, com todo o respeito, as pessoas religiosas não sabem contra-argumentar. Quase como que um tabu religioso. Alguém alguma vez ouviu debates sobre estes temas? Claro que não, e durante séculos até guerras houveram com as consequências que bem sabemos… e ainda existem.
              Excelentes textos Nickles, obrigado!

            • Diogo Moura
              Posted Agosto 5, 2019 at 12:06 pm

              Na mouche!

        • Filipe Ribeiro
          Posted Agosto 5, 2019 at 10:55 am

          Nós agora somos como os cães umas 50 raças para tudo ficar satisfeito.
          O que se aprendeu na escola é tudo deitado fora em meia dúzia de anos.

          • The Mask
            Posted Agosto 5, 2019 at 12:32 pm

            Se fores a ver bem em termos de raça de cães nós os portugueses somos como o Podengo (para não dizer rafeiro) .

    • Pedro Monteiro
      Posted Agosto 5, 2019 at 9:49 am

      Excelente.

  • Eagle1991
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:29 am

    O Malcolm está a gerir muito mal a sua carreira. Vejamos: tem posssibilidade de ir para a Roma evoluindo ao ser titular e vai para Barcelona aquecer banco. Esta opção de ir para a Russia foi meramente monetária pois com certeza haviam opções muito melhores em termos desportivos. Por fim estes problemas de racismo ao qual é alheio e caso o Zenit não lute contra esta falta de respeito por um profissional e acima de tudo ser humano só tem de ser castigado pela UEFA.

  • Tim Cahill
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:26 am

    Muito triste o mundo que temos. Claro o racismo e xenofobia são mais acentuados em alguns sítios como a Rússia mas podíamos falar dos Estados Unidos ou mesmo a extrema direita na Europa. Relativamente à futebol, até em Portugal se houve expressões nos jogos como “preto de m****” ou sons a imitar macacos, nem quero imaginar o que não dizem e fazem na Rússia.

  • BrunoFernandes14
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:20 am

    Inacreditável!!
    Realmente o rapaz já deve estar arrependido de ter ido para a Rússia! E não é o primeiro arrependimento num espaço de um ano, já que quando tinha tudo acertado com a Roma e “fugiu” para Barcelona, no final da história também se deve ter arrependido bastante!

  • Pedro Leal
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:20 am

    Que tristeza. Nada está a correr bem ao Malcom nestas ultimas 2 épocas, primeiro foi para o Barcelona e não teve quase oportunidades e agora isto.
    Espero que o Zenit o empreste a um bom clube (Bayern, United, Arsenal, Roma…), pois tem qualidade para ser pelo menos um opção de rotação em todos estes clubes que referi.

  • Gunnerz
    Posted Agosto 5, 2019 at 9:18 am

    Completamente ridículo e nojenta esta atitude. Já o Malcolm anda com azar, saudades já de Bordeaux de certeza.

Deixa um comentário