Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Zero golos e Zero assistências esta época para a Liga

O “Anti-Estatísticas”.

Já foi nomeado o 2.º melhor do Mundo (em 2010, com Messi e Xavi no pódio) e é destacado como um dos grandes artistas dos últimos tempos, talvez o maior génio puro da história de Espanha. Mas os seus números individuais não são propriamente famosos, tem uma média de carreira de apenas 4 golos por época, o que é manifestamente curto, ainda para mais nesta Era em que as estatísticas parecem ser um critério decisivo para eleger os melhores. E este ano os seus números são ainda mais confrangedores. Iniesta continua em branco na La Liga, e além de não ter marcado também não fez assistências no campeonato espanhol em 2014-15.

O mágico espanhol, que apontou o golo decisivo que deu o Mundial 2010 à selecção espanhola, nunca se destacou muito pelos seus dotes de finalizador, algo que atenua o facto de não ter ainda facturado para o campeonato e Champions (este ano só marcou na Taça do Rei), mas a nulidade em termos de assistências este ano é surpreendente (na época passada fez 9 e há 2 anos 16). O segredo para este apagão do médio de 30 anos, para além da sua condição física começar a ser gerida (tem sido poupado em algumas partidas e já foi suplente utilizado em 3 ocasiões para a La Liga), está igualmente relacionado com a opção de Luís Enrique, que o tem colocado no meio campo, muitas vezes com uma função de 2.º médio, ao contrário de épocas anteriores em que era aposta no trio de ataque. E Iniesta com a sua capacidade em ter bola, visão, e maneira como percebe o jogo mesmo no momento defensivo, até tem respondido bem nessa função, o problema é que a manter esta nulidade nos números dificilmente vai voltar a ser cogitado para a Bola de Ouro, ele que é um dos 3 melhores espanhóis na última década, e aquele que teve a melhor classificação nos Melhores do Mundo. Mesmo na actualidade não há muitos elementos da La Roja que se possam intrometer na corrida pelo prémio máximo, e o jogador do Barcelona, na teoria, ainda devia ter condições para ser uma opção (é da idade de Robben e só um ano mais velho que Ronaldo).

Rúben Silva

0 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Março 3, 2015 at 1:26 am

    Gosto bastante do Iniesta. Parece-me que o seu melhor momento ja passou, mas e um jogador de uma classe e de uma qualidade tecnica extraordinarias. Estatisticamente perde aos pontos para muitos, mas em talento e inteligencia e superior a maioria deles. O Iniesta e daqueles jogadores por quem se paga bilhete para ver jogar, um elemento crucial na melhor equipa da Historia do futebol mundial e que pelo seu talento talvez merecesse outro tipo de reconhecimento ao nivel dos premios e da critica mundial. Ganhou o premio de futebolista da Europa, e verdade, mas poderia ter conquistado uma Bola de Ouro tambem, sendo que numa era onde ha Messi e Ronaldo, jogadores com numeros astronomicos, era dificil o nº8 blaugrana ter alguma chance.

  • Rui Sancho
    Posted Março 2, 2015 at 11:33 pm

    Para mim, o melhor jogador de futebol.

  • João Ribeiro
    Posted Março 2, 2015 at 6:50 pm

    Eu sou um fã do Iniesta e ja foi o meu jogador preferido e ate tenho uma camisola dele.. Mas de facto hoje em dia ate custa vê-lo jogar tendo em conta o que ele ja foi..
    E quanto à tao falada estatística, a verdade é que nos seus tempos aureos o Iniesta podia valer-se desses numeros, basta olhar para as 16 assistencias. E mesmo os golos que marcou, foram deles o golo "campeao do mundo" e o que deu a final ao Barça naquela meia final com o Chelsea.. Os seus numeros de agora so mostram o baixo rendimento que tem tido nas suas 2 ultimas epocas..

  • Kacal I
    Posted Março 2, 2015 at 5:21 pm

    O Iniesta é um craque pelo que joga e faz jogar, pela sua técnica e classe dentro de campo e pelo futebol que pratica e é um prazer vê-lo jogar, nem todos os jogadores têm que ser avaliados pela estatística, agora tentem não interpretar mal o que vou dizer a seguir que é o seguinte: ninguém tem que marcar 50 golos por época e nem sequer 20 todos os anos para ser um jogador de classe mundial, agora pelo jogador que o Iniesta é e por jogar no Barça acho que ter média de 4 golos por época e ter 0 esta época é mau, o Iniesta devia juntar pelo menos 10 golos e mais umas quantas assistências ao seu futebol em todas as épocas, a meu ver, não estou a menospreza-lo mas acho que devia ser um pouco mais decisivo a nível estatístico e juntar-se ao seu futebol perfumado.

    • Kacal I
      Posted Março 3, 2015 at 12:31 am

      Rafael,

      Sim, lá está, temos a mesma opinião, ou seja, ele é um craque e continua a ser um dos melhores do Mundo mas o seu rendimento não está a condizer com a sua qualidade e ele pode fazer muito melhor e ser mais produtivo para a equipa também a nível estatístico, a meu ver.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 10:10 pm

      Kacal, não digo o contrário, eu não o comparei com ninguém, apenas acho que está metade de há dois anos atrás e então em relação ao melhor ano dele 2010 nem se fala, mas obviamente continua a ser dos melhores do mundo.

      Rafael

    • Kacal I
      Posted Março 2, 2015 at 9:21 pm

      Sim mas o Iniesta em qualidade é superior ao Cazorla e este muitas vezes joga mais recuado e mesmo assim faz alguns golos e assistências, contra o Aston Villa foi uma dessas vezes, por exemplo.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 6:39 pm

      Para mim o estranho não é o iniesta não marcar pois tem vindo a jogar mais atrás (onde antes jogava xavi), a mim espanta-me ele não ter assistências que esse sim era o forte dele. Está claramente em decadência mas a sua qualidade é inegável mas comparando com o que já fez parece meio iniesta agora.

      Rafael

    • Kacal I
      Posted Março 2, 2015 at 6:29 pm

      Exactamente, não está em causa a sua qualidade e o perfume do seu futebol nem o que acrescenta ao jogo do Barça mas tem que ser mais produtivo para a equipa, tem que produzir mais, concordo.

    • luis la liga
      Posted Março 2, 2015 at 6:05 pm

      Melhor comentário ate agora. O iniesta este ano tem se arrastado em muitos jogos. Quem via o iniesta sabe que ele esta época ta a jogar bem pior. E um jogador fabuloso de qualquer das maneiras mas tem que produzir.

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 5:03 pm

    Continua a ser o melhor médio do planeta e para mim é o melhor médio da história do futebol moderno, superior inclusivamente a Zidane. Um jogador excelente a defender e a atacar, de uma entrega inexcedível; alia isto a uma técnica ímpar e sentido colectivo impressionante. O que adoro nele é a personalidade que demonstra nos grandes momentos: nunca esquecerei o golo dele na meia final com o Chelsea.
    Quanto à estatística, não é mais do que a "arte de mentir com precisão".
    Sebastião

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 12:54 pm

      Futebol moderno que é isso?Se falas do Zidane já não é moderno então.O Iniesta é um craque mas houve bastantes médios superiores a ele.

      Filipe Ribeiro

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 4:37 pm

    Lá se vai a teoria do "Com Iniesta e Xavi também eu era o melhor do Mundo".
    Mário

  • Vasco
    Posted Março 2, 2015 at 4:36 pm

    As estatisticas não são tudo no futebol e o facto de Iniesta não ter contribuido diretamente para golos não quer dizer que não o tenha feito indiretamente, por exemplo em passes para assistência, estatistica que é ainda muito pouco apreciada a meu ver . Acresço tambem o facto da inclusão de suarez e o consequente recuar de messi no terreno teve a meu ver iniesta como principal prejudicado (em termos estatisticos, claro) pois joga em zonas mais afastadas da baliza adversária a maior parte do tempo ( relembro que ele chegou chegar a "extremo adaptado" em epocas transatas ) . Esta época não começou da melhor forma em termos fisícos mas julgo que tem vindo a evoluir sendo a sua última prestaçao na champions prova disso mesmo, sendo, a meu ver, peça chave no esquema da equipa blaugrana a par de rakitic e busquets no centro do terreno .

    Respondendo diretamente a anteriores comentários, julgo que no chelsea não teria lugar, pelo menos a titular, pela exigência fisica que Mourinho impõe ao seus jogadores quando em Inglaterra . Mas no Bayern ? Porque não ? Encaixaria que nem uma luva a meu ver . No panorama espanhol jogadores como Isco, Silva,Thiago e Oliver são o futuro mas julgo que Iniesta ainda pode ter algo a dizer, relembro que tem 30 anos e num estilo de jogo apoiado como o barcelona/seleçao espanhola ainda pode durar pelo menos dois/três anos, mas só o futuro dirá, quanto a mim enquanto apreciador de futebol só me resta agradecer a enorme contribuição que deu enquanto jogador, colega e pessoa, grande exemplo .

  • Guilherme Silva
    Posted Março 2, 2015 at 4:24 pm

    Numa era de estatísticas tende-se a desprezar estes magos do futebol. A importância do Iniesta no futebol do Barça é enorme, mesmo que isso não se traduza em golos e assistências. A idade já vai pesando, mas a classe continua toda lá.

  • Julinho
    Posted Março 2, 2015 at 4:01 pm

    O problema é que hoje em dia as estatísticas contam mais do que o futebol jogado. Por isso é que o Isco nunca vai ser Bola de Ouro e é noticia quando o Iniesta não faz uma assistência. Basta ver com atenção um jogo do Barcelona para perceber a sua importância no esquema. Qualquer dúvida basta rever o jogo em Manchester na semana passada.

  • Zé Borges
    Posted Março 2, 2015 at 4:00 pm

    Podem falar o que quiserem, mas não vejo nenhum jovem emergente com a qualidade do Iniesta. Quando abre o livro é tremendo. O único que pode, se as lesões não continuarem, a tentar chegar ao seu patamar é o Thiago Alcantara, que é a 100% superior ao Isco.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 3, 2015 at 9:48 am

      Já antes de o James de lesionar, o Isco era titular. Portanto, o que dizes é falso.

    • Zé Borges
      Posted Março 2, 2015 at 6:58 pm

      Não vejo. Isco ? Oh meu deus, se o James não se lesiona ainda andava no banco ( não estou a dizer que não tem qualidade )

    • João Lains
      Posted Março 2, 2015 at 6:29 pm

      Não vês ou não queres ver?

    • Nelson Mohr
      Posted Março 2, 2015 at 4:42 pm

      Acho que o Thiago infelizmente é para esquecer, dá pena, porque é um excelente jogador, mas é a vida… Estes jogadores quando tem tantas lesões é complicado virem a tornar-se de top, portanto acho que nem vale a pena fazermos afirmações como fizeste Zé, de que o Thiago a 100% é superior ao Isco.

      Mas não leves a mal, porque até concordo contigo, mas lá está é como o Rúben disse…

    • Guilherme Silva
      Posted Março 2, 2015 at 4:23 pm

      Concordo com o Thiago, é dos meus jogadores favoritos, e embora sejam diferentes, para mim a 100% é superior ao Isco.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 4:02 pm

      O problema é o Thiago estar a 100% um mês seguido…

  • Tiago Miranda
    Posted Março 2, 2015 at 3:58 pm

    Numa altura de debate científico sobre se existe algo superior à velocidade da luz…

    Existe sim a velocidade a que as coisas podem mudar no futebol…

    Ainda há um par de meses o Ronaldo era doutra galáxia e Messi um Argentino com dupla nacionalidade a viver em Espanha, no caso do Inesta se continuar a cumprir este papel obviamente desaparecerá da cogitação para melhor do mundo pois as estatísticas fazem parte e dão objectividade a um prémio de valor (individual?).
    Infelizmente não há como mensurar o que um jogador como Iniesta, Xavi ou Busquets entregam todos os jogos à sua equipa…

  • Luís Resende
    Posted Março 2, 2015 at 3:56 pm

    Foi o melhor centrocampista dos ultimos 9 anos, desde a retirada de Zidane. Falta-lhe uma bola de ouro que há uns já a fez por merecer por mais que uma vez.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 2:52 pm

      Eu também adoro a história e tenho pena de não ter mais disponibilidade (e às vezes tambem vontade de perder tempo a pesquisar).

      Rafael

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 2:19 pm

      Não sou desse tempo mas sou colecionador de futebol clássico por isso sei bem o que digo.O Di Stefano voltar ao River por acaso não tinha essa ideia.Do que falo foi quando ele apareceu uma altura que o River era o rei das américas e o Torino rei da Europa.Mas dessa altura não há jogos inteiros é uma pena.

      Filipe Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 1:37 pm

      Filipe não sou desse tempo decerto conheces melhor a história, muitos desses nem ouvi falar. Mas sei que di stefano foi para o river no fim de carreira.

      Rafael

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 12:51 pm

      Argentina ainda houve o Moreno e o Sivori.O Moreno era mto superior ao Di Stefano quando jogaram juntos no River.

      Filipe Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 12:48 pm

      A onde o Di Stefano era o melhor espanhol ele é argentino pela Espanha fez meia dúzia de jogos e não fez nada tal como o Puskas o Di Stefano nas selecções foi pela Argentina que venceu copas americas e era uma máquina.O Luis Suarez foi o grande obreiro do primeiro titulo europeu espanhol era o melhor jogador do Barça que tinha uma catrafada de vedetas do Inter do Helenio Herrera.

      Filipe Ribeiro

    • Mané
      Posted Março 3, 2015 at 12:21 am

      João Lains , gosto muito do xavi , mas pessoalmente acho o Iniesta melhor… Gostos não se discutem ahaha

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 11:41 pm

      À Argentina*

      Rafael

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 11:39 pm

      A culpa foi minha esqueci-me de referir de Espanha quando disse melhor de sempre. Quanto ao di stefano sei que ele nasceu na Argentina e jogou pela Argentina e pela Espanha, mas no total da duas só fez 37 internacionalizações, portanto nunca poderá ser considerado o melhor de sempre nas seleções por não ter tido tanta influência como outros jogadores, mas em termos de qualidade foi talvez o melhor da seleção espanhola (falo pelo que oiço falar obviamente), quanto há Argentina houve além dele maradona e agora messi, portanto é difícil de dizer qual será melhor entre os 3.

      Rafael

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 11:13 pm

      Ah ok, erro meu, tinha percebido que quanto ao Di Stefano te estavas a referir ao melhor da história…ah mas olha que mesmo tendo jogado por Espanha ele é Argentino de nascimento, mas sim a carreira dele em Selecções nunca teve grande destaque, nem pela Argentina nem pela Espanha

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 10:56 pm

      Kafka, eu referia-me a di stefano como o melhor de sempre da seleção espanhola não como o melhor de sempre do futebol, porque para mim foi pele (este não vi jogar, mas já vi muito vídeos e documentários e o homem era incrível um Deus autêntico, jogador com mais golos de sempre é uma técnica do mais aprimorada que já se viu e não falo só de fintas, pois técnica é todo o gesto do futebol desde passes a remates a recepções etc).
      Fiz agora uma pesquisa rápida sobre di stefano e percebi que não poderá ser considerado o melhor de sempre pela Espanha pelos poucos jogos internacionais que fez.

      Rafael

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 10:26 pm

      É um dos melhores senão mesmo o melhor jogador Espanhol de sempre, e um verdadeiro idolo ainda hoje no Inter Milão onde venceu tudo… mas também não sou desse tempo, não vou afirmar com certeza que é o melhor Espanhol de sempre

      Quanto ao Di Stéfano, é um do grandes da história do jogo, e talvez o maior de todos mesmo, e muita gente que viu e jogou com ele ou contra ele, ainda hoje dizem que é o melhor jogador que alguma vez viram jogar futebol…

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 10:08 pm

      Sendo assim peço desculpa, não sou desse tempo (sinceramente nunca ouvi falar desse jogador).
      Mas penso que um nome que poderia ser falado também como melhor de sempre era di stefano que apesar de eu nunca ter visto jogar sem que foi um craque.

      Rafael

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 9:20 pm

      Rafael

      Penso que o Filipe Ribeiro, se estivesse a referir ao lendário Luis Suarez, que jogou no Barça e Inter Milão na década de 50 e 60

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 9:11 pm

      O suarez não é espanhol é uruguaio.

      Rafael

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 8:56 pm

      Não é melhor que o Luis Suarez de certeza.

      Filipe Ribeiro

    • João Lains
      Posted Março 2, 2015 at 6:29 pm

      Xavi é o melhor futebolista espanhol de todos os tempos, portanto há pelo menos um jogador que vem antes de Iniesta.

  • Maria Carmina
    Posted Março 2, 2015 at 3:53 pm

    O problema do Iniesta é declínio físico do Xavi e o estilo extremamente vertical desse Barcelona do Luís Enrique

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 2, 2015 at 3:46 pm

    Gostava de saber em quantas equipas de TOP tinha o Iniesta lugar, por exemplo: Tinha lugar no Chelsea? Tiravam de lá o Fabregas? Tinha lugar no Bayern? Não tenho dúvidas que o Guardiola o usava a titular. Esta acaba por ser quase uma falta questão, porque há jogadores que vão adicionando estatísticas e outros que continuam a representar a magia pura, e o Iniesta está nos que pertencem ao último caso…

  • I.C.E.
    Posted Março 2, 2015 at 3:31 pm

    Em termos de talento puro, creio que o Silva e o Isco fazem com que se "esqueça" este mágico do futebol. No entanto, penso que o Isco poderá chegar ao mesmo nível de qualidade que o Iniesta, embora, provavelmente, não o consiga igualar em termos de palmarés.

    Em suma, magia na seleção espanhola basta lembrar o Koke, o Isco, o Cazorla, o Silva ou o Thiago.

    • I.C.E.
      Posted Março 2, 2015 at 4:54 pm

      Filipe M,

      Eu vejo que seja possível ao Isco igual o número de La Ligas, Europeus e Mundiais que o Iniesta alcançou por exemplo. É certo que ele ainda é novo, mas, não sei se chegará a esse nível.

      Daniel,

      Um jogador que cria a quantidade de jogo que ele faz e ainda o fazer com uma qualidade acima da média para mim é um jogador capaz de "fazer magia". Também depende da leitura que se faz, por exemplo, em termos de estética e beleza das fintas o Isco ou o Pogba são superiores a ele agora, em termos daquilo que ele oferece como jogador à sua equipa, parece-me que Koke é mágico.

    • Daniel Martins
      Posted Março 2, 2015 at 4:34 pm

      Koke tem magia?

    • Filipe M
      Posted Março 2, 2015 at 3:35 pm

      Porque não?

  • Anónimo
    Posted Março 2, 2015 at 3:28 pm

    A questão não é que as estatisticas sejam critério decisivo para ser o melhor do mundo, mas no caso do Messi e do Cristiano Ronaldo eles têm números tão assombrosos e esmagadores que é impossivel não os ignorar…

    Cumprimentos,
    João Gonçalves

  • João Lains
    Posted Março 2, 2015 at 3:21 pm

    Com Isco já ninguém liga a este.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 5:05 pm

      Que comentário absurdo. Adoro o Isco, mas compará-lo sequer a Iniesta é absolutamente descabido; afirmar que já ninguém liga a "este" é simplesmente estúpido.
      Sebastião

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 4:01 pm

      O Lains fala no momento actual, e sim, o que ele diz é verdade. Sendo que o Isco tem apenas 22 anos, vai bem a tempo de alcançar um palmarés próximo do Iniesta.

    • Zé Borges
      Posted Março 2, 2015 at 3:58 pm

      Queres comparar sequer o Isco ao Iniesta ? Será que vai ter uma carreira perto do nivel do 8 blaugrana?

  • Filipe M
    Posted Março 2, 2015 at 3:20 pm

    Um jogador de futebol. Tal como Isco, não é preciso marcar uma catrefada de golos para os que gostam de futebol o considerarem um gradíssimo jogador. Os estatísticos, esses sim não devem nutrir grande simpatia pelo pequeno talento espanhol. Parece que os estou a ouvir: " Epa, estás a ver? Este gajo não joga nada à bola! 0 golos? Fraquinho…"

    • Mané
      Posted Março 3, 2015 at 12:31 am

      e depois há outra questão ainda, um jogador criativo nunca conseguirá ter mais golos que um finalizador… O Ronaldo não cria jogo nenhum, criam pra ele. O iniesta, zidane, xavi, messi ( um caso especial), Isco , etc , que são jogadores criativos ( os verdadeiros que levam equipas às costas) por criarem jogo para a equipa fazer golos não podem ganhar bolas de ouro em detrimento dos goleadores ? Porquê ??? São piores que o Ronaldo porque n fazem tantos golos? Não tem sentido… Alguém me explique… Iniesta ou Xavi em 2010 eram quem merecia ter ganho a bola de ouro claramente.

      P.S : Eu sei que o Zidane ganhou 3 bolas de ouro… Mas vocês percebem perfeitamente o que quis dizer… Ainda assim tenho dúvidas se hoje em dia o Zidane ganharia as tais 3 bolas de ouro… Mesmo sendo muito superior ao Ronaldo que tmb tem 3.

    • Mané
      Posted Março 3, 2015 at 12:23 am

      *talento para resolver

    • Mané
      Posted Março 3, 2015 at 12:19 am

      Subscrevo Kafka.

      Há ainda outra questão pertinente… A "importância dos golos/assitências", vale muito mais um golo do Götze , do Iniesta ou do Zidane numa final de um mundial e a ganhar o respectivo título do que hat-trick's quando a equipa ganha 5 ou 6 bolas a zero a equipas como o Deportivo , Granada's, etc… O que quero dizer com isto , é que os GRANDES JOGADORES APARECEM SEMPRE NOS GRANDES MOMENTOS, não precisam de estar sempre a marcar todos os fins de semana em jogos irrelevantes (quero dizer com isto , jogos em que a equipa ganhava facilmente sem eles em campo) . O Ronaldo e o Messi são dois grandíssimos jogadores, mas há que reconhecer que grande % da monstruosidade dos golos que marcam valem pouco em termos práticos… O Zidane para mim foi um jogador muito superior ao Ronaldo ( o Ronaldo por muito que trabalhe nunca terá o talento de resolver , por exemplo, uma final da LC como o Zidane resolveu em 2001…), e no entanto nunca teve números parecidos… Analisando friamente as coisas, as estatísticas acabam por serem um pouco mentirosas , digamos assim…

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 11:16 pm

      Rúben

      Oh sim claro que exagerei na generalização :)…, como em tudo, há em todas as gerações um pouco de tudo, mas pelo menos parece-me que actual geração liga muito mais às estatísticas que a minha por exemplo (década de 80), mas claro que generalizações dá sempre erro, portanto culpa minha …

    • Rúben Gomes
      Posted Março 2, 2015 at 10:44 pm

      Mas concordo, os meus amigos ou alguns deles o que conta é a estatistica.

    • Rúben Gomes
      Posted Março 2, 2015 at 10:43 pm

      Kafka, eu tenho 17 e faço parte dessa new generatio ( como sabes sou fã do Messi ) e prefiro muito mais ver o Pirlo, Iniesta a jogarem do que jogadores de numeros.

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 8:05 pm

      Aqui é ou 8 ou 80.
      Quando falam em estatísticas referem-se a Ronaldo e Messi e, quando se falam nestes dois, é impossível não ver as estatísticas. O Isco deve ser o jogador que mais gosto me dá ver jogar atualmente (a par de Messi), mas não é só isso que conta. E Ronaldo e Messi estão simplesmente à parte…têm estado à 10 anos. Portanto enquanto existirem Ronaldo e Messi a este nível, as estáticas absurdas deles vão ter sempre um relevo enorme (na minha opinião).

      Fábio Monteiro.

    • Stalley VM
      Posted Março 2, 2015 at 5:41 pm

      então a que dar mérito aos professores de Matemática já que nos últimos anos as Bolas de Ouro têm sido bem entregues entre Messi e Ronaldo.

      SL!

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 5:15 pm

      *new

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 4:50 pm

      Filipe M e Mané

      Não podia estar mais de acordo com ambos, em especial esta "nem generation" hoje em dia parece que muitos vêm futebol com uma folha de excel ao lado, e depois senão aparece no excel é mau jogador..

    • Filipe M
      Posted Março 2, 2015 at 4:15 pm

      Às vezes parece que sim. Que são os professores de matemática que vêem futebol e que, sobretudo, votam para os prémios individuais com a Bola de Ouro à cabeça.

    • Mané
      Posted Março 2, 2015 at 3:55 pm

      São os professores de matemática que vêem futebol… Não conseguem ver a magia de um jogador para além dos números… Excesso de pragmatismo tmb é um problema…

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 2, 2015 at 3:19 pm

    Há pelo menos 3 criativos espanhóis à sua frente, neste momento: Silva, Cazorla e Isco.

    • zacarias
      Posted Março 3, 2015 at 10:38 am

      O Cazorla nunca poderá ser o que o Iniesta já foi (também já não vai para novo), mas só que. não tem visto os jogos do arsenal é que diz que ele no presente não é superior e que é só estatísticas.
      O Cazorla este ano dá 10-0 ao Iniesta tem andado a jogar muito à bola mesmo, está a ser a sua melhor época no arsenal e talvez da carreira. (a par do Iniesta este ano também está a ter mais funções no meio campo)

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 3, 2015 at 9:37 am

      Convém ver os jogos, e ver o que o Özil anda a jogar neste momento. O Messi é outro tipo de criativo, estava a falar essencialmente na posição 10. Dizer que o Götze, neste momento, está em melhor forma que o Özil é falar de cor.

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 12:47 am

      ozil?? di maria em forma é melhor que ozil em forma, messi nem vale a pena referir. e ozil no momento em que está já nem na seleçao devia jogar, gotze actualmente é superior. e qualquer um dos 4 que foram referidos neste post (talvez com a excepçao de cazorla) nos seus melhores dias sao superiores a ozil

      Ass: Alexandre

    • Rúben Gomes
      Posted Março 2, 2015 at 10:42 pm

      Se o Messi deixar de jogar e o Ozil começar a jogar a bola talvez tenhas razão.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 6:10 pm

      O Iniesta não está de todo a 70% do seu melhor rendimento de sempre. Já os outros, estão provavelmente na melhor fase das suas carreiras, até agora.

      E os três que mencionei nem sequer têm números estratosférios, é pela magia que imprimem em campo. São três jogadores que admiro muito (também admiro Iniesta), e acima deles, em termos de 10, só vejo mesmo Özil – sou um fã confesso, em forma é o melhor criativo do planeta.

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 5:40 pm

      O Rúbe Cardoso disse "neste momento" eu referi-me "neste momento" dai ter dito que o Iniesta a 70% é melhor que o Cazorla a 100%, porque é o Iniesta actual está talvez a 70/75% do seu rendimento mais alto de sempre, ao contrário do Cazorla que está no seu rendimento mais alto da carreira, ainda assim mesmo com o Iniesta abaixo do que é capaz, chega e sobre para o Cazorla…

      Mas pronto cada um tem a sua opinião

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 2, 2015 at 5:30 pm

      O Kacal e Ruben, eu percebi isso perfeitamente e nem está em questão o quão fantásticos jogadores são, nem nunca foi essa a questão. O meu ponto foi num sentido de um jogador não ser só números e estatísticas. Apenas e tão somente isso… Durante um jogo se alguém descobre uma linha de passe de 50 metros e coloca a bola no lateral ou extremo para este cruzar e o avançado marcar, o trabalho é de todos, o mais difícil se calhar até foi daquele que fez o passe, mas na história só fica o que cruzou e o que marcou. E atenção que isto é válido para todos os jogadores que falámos…

    • Kacal I
      Posted Março 2, 2015 at 5:16 pm

      O Rúben Cardoso disse "neste momento", esta época, este mês, esta semana… e depois Cazorla e Silva são excelentes jogadores e joga e fazem jogar, não é só estatística.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 4:44 pm

      Não vale a pena, não souberam interpretar o que eu disse. Não foi à toa que o Cazorla foi o melhor jogador da Premier League de Dezembro e Janeiro.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 2, 2015 at 4:38 pm

      Rúben, eu li tudo mas ainda assim acho o Iniesta melhor, apenas isso… Confesso que talvez o Silva possa estar ao mesmo nível, mas ainda assim. O Iniesta é classe e magia pura!

    • Kafka I
      Posted Março 2, 2015 at 4:17 pm

      Cazorla melhor que o Iniesta?????? é que nem nos melhores sonhos do Cazorla…um Iniesta a 70% chega e sobre para o Cazorla a 100%…

      E mesmo o Silva é estar a esticar um pouco a corda, mas vá pronto aceita-se que ao dia de hoje seja um pouco superior…

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 2, 2015 at 4:16 pm

      Esqueceram-se da parte do "neste momento". Convém ler tudo. E não é só nos números, os 3 que mencionei estão em momentos de forma fantásticos.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Março 2, 2015 at 4:07 pm

      Se os enfiássemos aos quatro dentro de uma cabine telefónica, tenho a certeza que o Iniesta era quem melhor saía de lá com a bola. Acho que percebes o que quero dizer, certo? São todos grandes jogadores, mas mesmo assim acho que o Iniesta tem mais magia e sobretudo classe. Agora são é opiniões.

    • Hélder
      Posted Março 2, 2015 at 4:06 pm

      Lá está, estão frente 'na estatistica'. Porque a jogar à bola ainda precisam de comer alguma relva…

Deixa um comentário