Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Zidane, Figo, Raúl, Mendieta, Véron ou Beckham num Mundial de Veteranos?

A ideia é interessante. E um Onze com Baía, Sérgio Conceição, Carvalho (se não for ao Europeu), Couto, Rui Jorge, Costinha, Deco, Rui Costa, Maniche, Figo e Pauleta ainda podia fazer “estragos”.
O Qatar quer demonstrar que pode organizar o Mundial’2022 através de um torneio semelhante, que irá ser realizado em 2016, em que participam veteranos entre os 35 e os 50 anos de 16 países diferentes.
A competição, ‘Qatar Lendas-2016’, vai juntar estrelas de países como a Alemanha, França, Brasil ou Espanha e a dinâmica será em tudo semelhante à do Mundial, embora com menos equipas/grupos. No total, a ideia é haver 4 grupos com 4 equipas, e depois as eliminatórias até à final como acontece, ou acontecia, nos Europeus.
E dinheiro para organizar esta espécie de Mundial de Veteranos não deve ser problema, recordamos que a Supertaça de Itália deste ano, entre o Nápoles e a Juventus, vai disputar-se a 22 de dezembro, em Doha, no Qatar. E há a intenção de promover alguns amigáveis nos próximos tempos no país do Médio Oriente. Por exemplo o Man Utd está a estudar a hipótese de ocupar as semanas europeias com alguns particulares no Qatar, de maneira a rentabilizar as quartas-feiras e conseguir alguns encaixes. E no final do Ano, é possível que alguns clubes, como o Real Madrid também rumem a Doha para realizar alguns amigáveis.

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 8, 2014 at 8:42 pm

    Era engraçado. Por mim pode avançar.

    Em relação à nossa selecção, o Maniche realmente era capaz de fazer muitos estragos… no Sporting já estava gordo, agora então, se cair em cima de outro jogador é capaz de causar estragos. Agora a sério, grande equipa!

  • Kacal I
    Posted Outubro 8, 2014 at 6:42 pm

    Polémicas e restrições à parte, esta ideia é interessante e pode ser bastante engraçado, confesso que adorava ver 16 selecções com jogadores do passado que estivessem ainda numa forma aceitável, talvez assim Portugal seja campeã, eheh, mas acho que deviam avançar com este projecto, sem duvida.

  • julio
    Posted Outubro 8, 2014 at 5:54 pm

    eles vao construir uma cidade coberta,, nao e assim tao dificil fazer estadios climatizados, ainda por cima qd nao falta dinheiro nesses sitios

  • luis bcn
    Posted Outubro 8, 2014 at 5:45 pm

    Algo parecido à Liga Fertiberia onde anda o FC Porto mais umas equipas espanholas. Por acaso tem alguma piada e costuma encher o Dragao caixa.

  • Joao Goncalves
    Posted Outubro 8, 2014 at 5:03 pm

    Bem… tendo em conta os jogos de veteranos que o FCP já faz com algumas equipas espanholas e a atractividade que tem tido, a ideia parece-me interessante.

    Contudo o modelo que é usado é de indoor com meia duzia de jogadores em campo de cada vez e não 11 elementos e quanto mais 24 convocados… pode ser uma oportunidade para aqueles que nunca foram chamados à selecção o serem depois de velhos…

  • Anónimo
    Posted Outubro 8, 2014 at 3:26 pm

    Por acaso achei essa ideia da competição para os veteranos muito interessante.
    Quanto à Supertaça de Itália ser fora do país acho uma vergonha, mas este ano a Supertaça de França acho que também se realizou fora do país o que não concordo.

    Andre

    • luis bcn
      Posted Outubro 8, 2014 at 5:51 pm

      Eu nao concordo…consigo

      Primeiro Portugal nao tem uma liga que lhe permitisse levar uma supertaça para um mercado interessante mas podia por exemplo jogar uma supertaça na Suiça ou em França porque sao terras cheias de imigrantes. Nao vejo nenhum mal nisso.

  • André Vieira
    Posted Outubro 8, 2014 at 3:10 pm

    Boa ideia, a equipa de Portugal para este mundial seria:
    Baía, Miguel, Fernando Couto, Ricardo Carvalho ( se não estiver disponível Jorge Costa), Rui Jorge, Paulo Sousa, Maniche, Deco, Futre, Figo e Pauleta.
    Banco: Ricardo, Paulo Ferreira, Jorge Andrade, Fernando Meira, Nuno Valente, Costinha, Rui Costa, João Pinto, Sérgio Conceição, Capucho/ Pedro Barbosa, Domingos, Nuno Gomes.

  • Hugo
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:52 pm

    no Qatar há dinheiro para tudo, até há dinheiro para dar às pessoas para irem aos estádios assistir aos jogos, evitando milhares de cadeiras vazias.

  • Mike-UK
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:48 pm

    E depois a meio dos jogos um dos jogadores troca de camisola com o arbitro (como faziam o Silvino e o Jorge Coroado) e depois entram o Phill Collins e o Mick Jagger e o Gordon Ramsey e o Gerard Butler e e' tudo uma festa decadente?
    Cheira-me mesmo que este mundial vai acontecer no inverno e antecipar a silly season. E que ja' estamos a sofrer os efeitos disso, depois da gracinha que chegou hoje de Espanha com o premio a ser entregue ao Messi a meio de um jogo…
    A FIFA poderia aproveitar, fazer umas raspadinhas e em cada 200mil unidades vendidas o comprador poderia dar um penalty num jogo ao seu pais.

    • Anónimo
      Posted Outubro 8, 2014 at 3:23 pm

      ahah muito bom essa das raspadinhas ;) olha que não sei não, não fales muito alto senão a FIFA é capaz de gostar da ideia.
      Quanto ao torneio acho até interessante ver antigos grandes jogadores a disputar uma taça, mas para isso tem que ser muito mais restrito a nível de regras do que os jogos entre amigos que se costumam realizar, isso sim é decadente.

      Samuel

      Samuel

  • Pedritxo
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:41 pm

    Ideia interessante e admito que gosto sempre de ver sempre antigas glorias a jogar, mas ha muitas coisas que poderiam mudar, os jogos nao teriam 90 minutos mas sim 70 minutos, as substituiçoes seriam ilimitadas, coisas desse genero

  • João Gonçalves
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:20 pm

    Infelizmente muitos jogadores após terminarem as carreiras tornam-se gordos e incapazes de jogar, por isso não sei até que ponto isto é viável e, se for, se os jogos vão ser interessantes ou vão ser solteiros contra casados com técnica! No entanto como jogada de marketing, e considerando que conseguem convencer alguns dos melhores jogadores das principais seleções a participarem, é sem dúvida uma boa ideia!

    • Stalley
      Posted Outubro 8, 2014 at 5:33 pm

      Há jogadores que se preocupam com a sua imagem e que durante a sua vida futebolistica aproveitaram isso da melhor maneira (Beckham o caso mais óbvio), esses ainda conseguem fazer umas peladinhas, como o Mah Med referiu.

      SL!

    • Mah Med
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:57 pm

      Por exemplo o Figo , Zidane, Beckam e muitos outros , parecem em condiçoes para fazeram umas peladinhas , sinceramente nao vejo mal nenhum nestas " peladinhas"

    • Kafka I
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:30 pm

      Inteiramente de acordo, isto basicamente é tentar render o peixe até ao limite, mas objectivamente é algo sem sentido, pois a qualidade seria mediocre, pois com dizes e bem, pois uma grande parte dos jogadores fica gordo e não tem ritmo algum…

      E olhando um exemplo concreto, desde que vejo futebol, o meu jogador favorito de sempre é o Ronaldo (o verdadeiro, o Fenómeno), e muito sinceramente não gostava de o ver jogar actualmente, porque a primeira coisa que eu faria seria olhar para ele e comparar o jogo dele, com o que ele jogou no Barcelona, no Inter e até no Real (aqui já a um nivel inferior), e pura e simplesmente seria deprimente velo jogar hoje, sabendo eu o que ele já jogou no passado…e podia estender essa situação a outros jogadores

      Portanto eu não serei um espectador desse Mundial, prefiro ficar com a memoria dos momentos bons e não deles gordos e lentos, quase sem se conseguirem mescer…

  • Ace-XXI
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:17 pm

    Como se organizar 1 torneio destes se pudesse comparar a organização de 1 mundial…

    Porque que eles não tentam organizar 1 taça das nações asiáticas ou até chegarem a para realizarem a taça das confederações?

  • João-Pedro Cordeiro
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:11 pm

    Tudo o que seja ter o Beckham a meter os pés numa bola de futebol, chega para mim.

    • Kafka I
      Posted Outubro 8, 2014 at 9:50 pm

      João Cordeiro,

      ehehe…digamos que não é aversão, mas admito que não vou muito à bola com a mania dos Ingleses têm de ser diferentes em tudo (até a conduzir chiça, eheh)…mas também não sou cego, e reconheço que têm as suas qualidades :)

      PS: Adorei teres mencionado o Maldini (sou fã numero 1 dele) como um dos jogadores que te fez ter este fascínio pelo jogo, pois é extremamente raro alguém dar um exemplo de um defesa como um dos jogadores favoritos de sempre, por norma a maioria aqui no blogue só diz nomes de avançados ou médios ofensivos…e para mim Maldini é a personificação do que é o jogador perfeito e não fica nada mas nada mesmo atrás de avançados e médios, muito pelo contrário…

    • Ricardo.
      Posted Outubro 8, 2014 at 7:07 pm

      João Pedro Cordeiro, concordo com tudo o que disseste sobre Beckham.
      Na selecção inglesa, notava-se que era o elemento mais esclarecido e desequilibrador, muito acima de Lampard ou Gerrard, quando contemporâneos. Os cruzamentos milimétricos e visão de jogo eram tremendos, e não partilho a visão daqueles que afirmam que Beckham não era desequilibrador, os últimos passes dele eram letais, não precisava de correr ou sprintar para provocar desequilíbrios.
      No Paris Saint Germain foi utilizado muitas vezes a 6, até num jogo contra o Barcelona para a Champions, em que fez um dos melhores jogos da sua carreira (talvez seja exagerado) aos 37 anos. Não desistia de nenhum lance, bom posicionamento, boa capacidade de corte e a tal visão de jogo. Sem esquecer nunca os livres magníficos.

    • Stalley
      Posted Outubro 8, 2014 at 5:30 pm

      Beckham juntou o útil ao agradável, a sua "boa" imagem com o futebol, hoje ainda vive disso e foi sempre um jogador com "cabeça" no sitio, portanto enquanto tiver a sua "imagem" digamos cuidada, pode muito bem levar uma vida "boa".

      Cá por Portugal tivemos um Dani numa escala diferente, mas não conseguiu conceliar os dois, e perdeu-se, hoje em dia, arranjou o "tacho" a comentador e "namoricos" com umas famosas e pronto vai dando para o "gasto".

      SL!

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 8, 2014 at 4:22 pm

      A única coisa que vi de jeito no Beckham e que continua a ser do melhor que vi,eram os seus passes teleguiados alem dos livres,punha a bola onde queria e em qualquer sitio do campo!

    • João-Pedro Cordeiro
      Posted Outubro 8, 2014 at 4:00 pm

      Kafka, um dia ainda vou perceber a tua aversão a quase tudo o que é Inglês ahah. Já pareces o rapaz da La Liga.

    • João-Pedro Cordeiro
      Posted Outubro 8, 2014 at 3:59 pm

      De todo, Kaz. Acho que não há nenhum problema em alguém não concordar comigo que o Beckham possa não ter sido um dos melhores. Serve para o Beckham como serviria para outro jogador qualquer. Nem sei se eu próprio considero o Beckham uns dos, sei lá, dez jogadores que mais apreciei ver jogar. Num exercício parecido no FB, defini João Pinto, Bergkamp, Zidane, Rivaldo, Shearer, Zanetti, Maldini, Guerrero ou Buffon como os jogadores que foram mais importantes no meu fascínio pelo jogo. E o meu fascínio pelo Beckham até é mais fim de carreira, que durante o seu período aureo. Entretanto, vejo-os com outros olhos.

      Beckham era um jogador diferente. Tinha uma criatividade e uma visão de jogo completamente aparte do habitual. Ela não residia no transporte de bola, ou na magia em drible, no esconder da bola… Não. O Beckham de Manchester, ou Madrid (e em Madrid não segui a sua carreira com especial atenção), era um jogador que sabia o que ia fazer antes da bola lhe chegar aos pés, sabia onde a mesma tinha de ser posta, antevia as carreiras de corrida dos colegas. E se fosse preciso colocar lá a bola, e a mesma passar pelo sovaco do adversário, ela passava por lá. Beckham era um maestro fora de posição. Como um Quarterback do futebol europeu. Punha a bola onde queria, não corria com ela. Penso que foi Helenio Herrera quem disse algo como a bola chega mais rápido ao ponto B, se de A vier o passe e não o transporte. Para o Beckham não era preciso correr com bola, nem sequer tinha velocidade ou poder de choque para isso. Era demasiado fino. Simplesmente metia-a lá. Não concordo, portanto, que quer Pirlo, quer Xabi, quer Juninho estivessem ao seu nível. Mas é curiosa a chamada de Pirlo à conversa, porque para mim são estilos semelhantes. Mas enquanto Pirlo é visto como génio, Beckham é como produto de marketing. E, isto, é algo que não compreendo.

      Quando Best disse isso de Beckham (e atenção que o Best estará no meu top10 de jogadores que de tudo o que vi, in loco ou não), tinha em mente um Beckham relativamente sub aproveitado por Ferguson. Porque em Paris e em Milão viu-se um Beckham aguerrido, um Beckham que sabia realmente ir ao chão lutar pela bola e, mesmo cheio de lama, transpirava classe. Como Pirlo. Beckham devia ter sido usado mais vezes naquilo que Pirlo é hoje, ou tem sido recentemente. Para mim Beckham é isto. Muito mais que produto de Marketing.

    • Kaz Patafta
      Posted Outubro 8, 2014 at 3:39 pm

      Uma lista de lendas +/- recentes que, para mim, têm/tinham mais valor FUTEBOLÍSTICO que o Beckham. Entenda-se por isto, jogadores que acrescentavam mais à sua posição dentro de campo do que o Beckham à sua. Ex. Ronaldo, o Fenómeno, era melhor avançado que o Beckham era médio (Sem ordem)

      Zizou
      Ronaldo Fenómeno
      CR7
      Ronaldinho
      Messi
      Figo
      Rui Costa
      Kaká no seu auge
      Raúl
      Totti
      Del Piero
      Ibra
      Cannavaro
      Maldini
      Gerrard
      Iniesta
      Kahn
      Buffon

      e por aí fora

    • Kaz Patafta
      Posted Outubro 8, 2014 at 3:28 pm

      João Pedro Cordeiro, não querendo parecer insultuoso, sabe que um jogador de futebol é muito mais que um pé direito soberbo (E sei que sabe dado que vejo os seus óptimos comentários aqui no blogue). O Beckham de muito bom tinha os seus passes longos e os livres. Mas, por exemplo, Pirlo e até mesmo um Xabi Alonso em forma ganham ao Beckham no primeiro aspecto sendo que no segundo Juninho há de ser sempre o mestre (Becks, Roberto Carlos etc são outros grandes executantes). Mais que isto? Arranjo-lhe 50 jogadores melhores que o Beckham nos restantes capítulos do jogo.

      Como dizia o Best "He cannot kick with his left foot, he cannot head a ball, he cannot tackle and he doesn't score many goals. Apart from that he's all right."

    • Kafka I
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:56 pm

      Concordo contigo Kaz Patafta, tinha um pé direito incrível sem dúvida nenhuma, mas ficamos por aí quanto à sua qualidade enquanto jogador …sempre foi muito sobrevalorizado para a real qualidade que tinha, o facto de ser Inglês também ajudou, pois a Inglaterra é perita na sobrevalorização dos seus jogadores…

    • João-Pedro Cordeiro
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:55 pm

      Acabaste por te responder a ti próprio :)

    • Kaz Patafta
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:42 pm

      Curioso que para mim esse jogador nunca passará de um tremendo produto de marketing. Não obstante o seu pé direito soberbo e os seus passes longos incríveis….

  • Luís Suarez
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:11 pm

    Acho uma excelente ideia, o Mundial de Veteranos teria imensa piada. Pode ser que assim o Qatar consiga provar, ou não, se tem condições para receber as grandes competições e assim também garantir que tem uso para todas as construções que tem estado a fazer, caso não se confirme que vai ser lá realizado Mundial.

  • Pedro Cairrão
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:07 pm

    Vitor Baía, Fernando Couto, Jorge Costa, Rui Jorge, Petit, Rui Costa, Figo, Pauleta, Deco…Que sonho ve-los jogar outra vez!

  • Nuno Azevedo
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:04 pm

    desde que jogue o maradona, para mim tá-se bem xD

    • André Vieira
      Posted Outubro 9, 2014 at 1:27 am

      Sou Portista, mas sempre achei Miguel melhor que Paulo Ferreira, por alguma razão era o Miguel Titular da selecção no Euro 2004 e Mundial 2006. Paulo Ferreira ficava como suplente.

    • Anónimo
      Posted Outubro 8, 2014 at 11:10 pm

      Miguel? e o Paulo Ferreira?

      ant silva

    • André Vieira
      Posted Outubro 8, 2014 at 9:38 pm

      O Futre joga, estará no limite da idade permitida para participar no torneio. Fará tripla no ataque com Figo e Pauleta, sobre o comando a meio campo de Paulo Sousa, Maniche e Deco, com a defesa a ser composta por Miguel, Couto, J. Costa e Rui Jorge, e com o grande Vitor Baía na baliza.

    • Il Codino
      Posted Outubro 8, 2014 at 7:30 pm

      Desde que jogue o Futre tá se bem.

    • Diogo Palma
      Posted Outubro 8, 2014 at 3:32 pm

      O Maradona tem 53 anos e quando for o torneio terá 55 anos … por isso não pode participar porque é até aos 50 anos de idade.

  • Gonçalo Mano
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:04 pm

    Agora é que o Ronaldo vai emagrecer, correr cem metros com 45º centígrados….

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:03 pm

    Gosto da ideia mas não sabia dessa da final da Supertaça Italiana….Simplesmente uma vergonha.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 8, 2014 at 5:36 pm

      O jogo do Algarve foi para dar dinheiro ao Estoril,o jogo em Doha é para dar dinheiro ao Nápoles e Juventus,a diferença é que a maioria dos adeptos teve de fazer 300kms para ver o jogo no Algarve e os Italianos terão de fazer mais de 5 mil kms.

    • Anónimo
      Posted Outubro 8, 2014 at 4:32 pm

      Ricardo Ricard,

      O Estoril-Benfica foi um jogo planeado e calculado entre amigos de forma a dar mais brilho à vitória do Benfica na época. Todos sabiam qual seria o desfecho final. Em suma, uma peça de teatro mal encenada, diria mesmo, uma fantochada.

      Neste caso específico vão para Doha, não por falta de respeito para com os adeptos, mas sim para angariarem muito dinheiro.

      O nível de competição está lá, e ambas as equipas lutarão para vencer.

      Ou seja, não tem nada a haver com o jogo do Algarve.

      Luis Santos

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 8, 2014 at 3:55 pm

      Acordaste mal disposto hoje,foi?
      Isso é a tua verdade,não quer dizer que seja a verdade absoluta.Tu entendes que um clube tem de fazer tudo para ganhar dinheiro e eu não,são opiniões. Para mim a essência de um clube são os sócios e os adeptos,eles que passem lá a jogar o ano inteiro então. Agora se pagassem 1 milhão de euros ao Benfica por jogo para jogar na Lua os jogos em casa com os Et´s a assistir,eu tinha de ficar contente…
      O estádio do Jamor é uma vergonha realmente e não sei onde critiquei os estádios do Euro 2004,e já nem sei do que estás a falar,já estás a misturar alhos com bugalhos,não te enerves rapaz.

    • Luís Suarez
      Posted Outubro 8, 2014 at 3:15 pm

      Não, por mim é da forma que traga mais beneficios aos clubes, tu é que és daqueles que não entende que um dos grandes objectivos dos clubes é sempre aumentar as receitas, com diferentes estratégias. Mas para ti queres é que seja tudo como está, com a final da taça de Portugal a ser no estádio do Jamor que é terrivel e que tem uma capacidade para meia duzia de pessoas e tem as piores condições de acesso de sempre. Mas depois és aquele que diz à podiam renovar o estádio do Jamor, e depois vens criticar os estádios do euro 2004. Tu por muita infelicidade minha, porque muitas das vezes nem te respondo, porque semrpe que comentas já se sabe o que vem lá, és faccioso, com uma dualidade de opiniões que só pende para o lado que for diferente do que 90% das pessoas disser aqui.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:46 pm

      Isto é tão ridículo que se calhar até és dos que critica o Estoril – Benfica no Algarve,enfim…

    • Kaz Patafta
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:40 pm

      Assino por baixo do Ricardo Ricard. Uma pouca vergonha e uma falta de respeito pelos adeptos que dão a vida pelo clube.

      Querem expandir? Façam os amigável que quiserem

    • Luís Suarez
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:39 pm

      É cuspir porquê, porque a competição de um título ser fora do país, mais prestigio dá. A quantas supertaças já foste tu Ricardo? Se calhar a nenhuma!

      (tu és sempre a criticar, nunca aplaudes nada pelo beneficio que trás, és o típico português, o "zé povinho", que prefere olhar e dizer que é tudo mau e que passa tudo dos limites do teu aceitável em vez de olhares para os beneficios)

      Digo-te já que quando essas competições são fora do país os Estádiso enchem sempre, com adeptos a não quererem perder a oportunidade de verem craques ao vivo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:27 pm

      A expansão de mercados e as receitas deviam ter limites,isso é cuspir na cara dos adeptos dos clubes.

    • Jon Snow
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:24 pm

      Porquê?
      Ja se realizou uma final portuguesa no Parque dos Príncipes. Este ano a supertaça de França realizou-se na asia… Qual é o problema de a supertaça italiana se realizar em Doha?

    • Luís Suarez
      Posted Outubro 8, 2014 at 2:18 pm

      Vergonha já não é a primeira e não será a última. É chamada expansão de mercado, hoje em dia tem de se procurar novos mercados e novas fontes de receita.

  • Anónimo
    Posted Outubro 8, 2014 at 2:01 pm

    e jogos de 30 minutos cada parte
    António Jordão

Deixa um comentário