Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Zinchenko quer banir todos os atletas russos e faz lista de exigências

Faz sentido? No futebol a UEFA e FIFA, mesmo que não queiram, até pela pressão popular, vão certamente boicotar a Rússia, mas será interessante ver o procedimento em modalidades individuais, como o Ténis.

Oleksandr Zinchenko utilizou as redes sociais para deixar novo protesto contra a Rússia. Através do instagram, o esquerdino do Manchester City pediu que todos os atletas russos sejam impedidos de participar em competições internacionais. A lista de exigências do internacional ucraniano de 25 anos:
1- Excluir a Rússia de todos os organismos internacionais de desporto;
2- Banir os atletas russos de participar em todas as competições internacionais;
3- Parar a venda dos direitos desportivos das competições internacionais para os órgãos de comunicação russos;
4- Proibir as empresas russas de patrocinarem as competições internacionais;
5- Apoiar a Ucrânia com a divulgação das ações dos países agressores.

40 Comentários

  • coach407
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 7:34 pm

    Isto já roça a russofobia. Pessoas como o Zlobin – totalmente solidário com a Ucrânia e não se revê nas decisões do Kremlin – seriam PROIBIDOS de trabalhar. Se esta guerra se estender até corre o risco que a ideia idiota do Zinchenko termine com a sua carreira como jogador de futebol profissional ou então é obrigado a regressar à Rússia para poder exercer a sua profissão. Sendo que regressar à Rússia pode implicar riscos de vida para ele uma vez que apoiou explicitamente a Rússia.

    Pior ainda, é possível que ucranianos também sejam proibidos de exercer a sua profissão, uma vez que existem muitos ucranianos que têm nacionalidade russa e portanto são russos também.

    Uma estupidez pegada. Qualquer dia um grupo de ciganos faz algo absolutamente estupido e perseguimos todos os ciganos… oh wait, já ouvi isto em algum lado.

    • coach407
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 7:48 pm

      Queria dizer que apoiou a Ucrânia, obviamente.

      Aliás, se o Zinchenko acha razoável que TODOS os russos sejam proibidos de exercer a sua profissão enquanto desportistas, no matter what, então calculo que também ache razoável que os cientistas, professores, médicos, polícias, contabilistas, trolhas, cineastas, etc, sejam todos perseguidos também. Não podem trabalhar. São contra o que a Rússia está a fazer? Não importa. Nunca viveram na Rússia? Não importa. Acabaste de adquirir a nacionalidade russa há uns dias para poder jogar na seleção russa? Não importa.

      Não há diferença nenhuma. Quem defende isto no desporto, defende nas finanças, defende na cultura, na arte, nas limpezas, na construção civil. Não há nenhum motivo para seres impedido de exercer a tua profissão só por seres desportista. Que se lixem todos. Passem fome. Voltem para a vossa terra. Têm filhos para sustentar? Vão pedir ao Putin.

      Vale tudo, siga! #fuckRussia

      PS: A mesma pessoa que quer proibir o Zlobin de jogar futebol é a mesma pessoa que quer ir jogar todo contente àquele Mundial no Catar que enterrou milhares de trabalhadores até ao momento. Mas que importa? O Zlobin não jogar futebol é bem mais justo e relevante.

      • Marco
        Posted Fevereiro 28, 2022 at 8:39 pm

        Claramente o coach nao entende o conceito de “guerra”.

        Quando tens um pais a invadir outro, tudo o que seja criar instabilidade no pais invasor (como seja, por exemplo, criar insatisfacao nas pessoas dessa nacionalidade para pressionarem no sentido de acabar com a invasao) é de utilizar.

        Mas calculo que ter o rabo no sofá a teclar sobre bola, ou ter familiares e amigos a morrer proporcione raciocinios diferentes

        • coach407
          Posted Março 1, 2022 at 1:43 pm

          Oh amigo, guerras? Começaram em 2022 na tua vida? Bom dia, acordaste? Como estás? Foi boa a soneca?

          Caro amigo, aviso que – não fiques chocado – já houve 2 guerras mundiais! Eu sei que podes estar surpreendido porque acabaste de acordar, mas já houve guerras bem maiores com gajos tipo o Hitler a querer fazer genocídios em massa em todo o planeta e conquistar TODOS os países.

          Ora, nessa altura, a FIFA ou qualquer instituição… não proibiu os alemães ou algo assim de exercer a sua profissão. Aliás, muitos alemães fugiram e foram recebidos noutros países de braços abertos e integrados na sua plenitude.

          Porquê? Porque não são todos iguais. A tua nacionalidade não é uma etiqueta. Não sei se sabias dessa, mas não é por seres português que tens de responder pelas palermices de outro português.

          Não sei, é aquele conceito básico de sermos contra os preconceitos e generalizações. Ao longo da história houve muitos. Com os pretos, com as mulheres, com os ciganos, com os judeus, agora existe com os russos. Achamos que temos o direito de acabar com as suas vidas profissionais porque o Putin – que eles não se identificam de nenhuma forma – decidiu invadir outro país.

          Nem o Ventura deve defender algo tão idiota.

        • NunoM
          Posted Março 1, 2022 at 11:27 am

          Quando descobrires o que faz os EUA ou o uk há décadas vais ficar chocado. Double standards

  • Romeu Paulo
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 7:29 pm

    O ponto 2 é fácil de implementar, basta exigir aos atletas russos (aqueles que queiram continuar a participar nas competições) uma declaração pública a condenar a guerra, o governo russo e os seus líderes, passando esses atletas a atuar sem bandeira ou dando-lhes a oportunidade de se naturalizarem por outra nação mediante o cumprimento de alguns requisitos (era giro que a maioria escolhesse representar a Ucrânia).

    O resto é tudo exequível, basta querer.

    • coach407
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 8:54 pm

      Aliás, é super giro que obrigues as pessoas a naturalizarem-se para poderem exercer a sua profissão como se o Putin definisse aquilo que é ser russo.

      Muito giro. Deviam ter proibido o Eusébio de ser português caso quisesse jogar futebol porque Portugal tinha um ditador que violava os direitos humanos e criava guerra em países africanos. Se o Eusébio quisesse ser português, mesmo não concordo com nada daquilo que o Salazar fazia, não podia porque ser português é apoiar o Salazar.

      Não podes gostar de Portugal e de ser português se, naquele momento, o país for liderado por alguém nojento. Nem podes trabalhar.

    • coach407
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 8:49 pm

      Claro que é exequível. Mete a tua família na Rússia e depois diz que é normal obrigarem-te a fazer uma declaração a criticar o Putin para poderes trabalhar.

      • Romeu Paulo
        Posted Março 1, 2022 at 2:42 pm

        Eu vejo-te a criticar muito, mas qual seria a tua solução?

        O que dás a entender é que tudo deveria ficar na mesma, estou certo?

        Há imensas manifestações de russos contra o que a Rússia está a fazer, inclusive em território russo, várias figuras públicas russas condenaram Putin em público, será que essas pessoas não têm famílias?

        E sim, é bastante sensato comparar esta situação com outra errada que aconteceu há mais de 50 anos, compara antes com a WW II, faz mais sentido.

        Dos erros do passado não podemos fazer nada, hoje é que podemos fazer alguma coisa.

        Mas estou mesmo curioso, o que achas que deveria ser feito então?

        • coach407
          Posted Março 1, 2022 at 11:53 pm

          Apoio militar e socioeconómico à Ucrânia, sanções económicas e financeiras à Rússia e perseguição efetiva a todos os apoiantes do Kremlin.

          Acho ainda que poderá haver um veto simbólico a instituições russas como clubes ou seleções de futebol. É uma possibilidade.

          Impedir todos os russos de exercer uma determinada profissão ou obrigá-los a correr riscos de vida só para dizerem que estão contra o Putin e obrigá-los a dormir todas as noites do resto das suas vidas sem saberem se vão acordar por serem assassinados durante a noite ou quando acordarem correrem o risco de algo ter acontecido à sua família ou amigos….

          É idiota, sim. Estupidamente idiota. Só um anormal pode defender isto.

          • Romeu Paulo
            Posted Março 2, 2022 at 4:15 pm

            Perdes toda a razão que possas ter com o teu último parágrafo.

            Só alguém que não tem confiança nas suas próprias ideias, é que parte para o insulto.

            Mas resumindo, de acordo com o teu comentário, o desporto não deve fazer praticamente nada (no máximo um “veto simbólico”), é a tua opinião, não concordo, ainda por cima tendo em conta o atual contexto e o impacto/visibilidade do desporto a nível mundial.

  • PortistaDesdePequenino
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 6:30 pm

    Atletas individuais que não tenham declarado apoio a esta invasão russa não deverão ser banidos. Tudo o resto concordo. Deverão ser utilizados todos os meios, todas as formas de boicote. Todas as migalhas juntas podem pesar na decisão final. É a melhor forma de tentar parar a Rússia e evitar uma guerra mundial.

  • GoldenFCP
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 6:17 pm

    Algo que me tem feito confusao é a ausencia de sançoes á Bielorussia.
    Estao a ser cúmplices com o que está a acontecer ou ja se esqueceram dos exercicios feitos em Minsk e dos muitos tanques russos a entrar na Ucrania pela fronteira bielorussa?
    Fazer favor de irradiar estes 2 países do cenário internacional. É deixa-los isolados já que se amam tanto. Obviamente que a maioria do povo russo e bielorusso não concorda com as tomadas de decisões dos lideres Putin e Lukashenko mas já se sabe como isto funciona. Por um ás vezes pagam todos

    • Rosso
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 11:55 pm

      Absolutamente. Lukashenko é das personagens mais reles que por aí anda. Um mafioso que não só governa em ditadura como levou milhares de refugiados para provocar a Polónia e depois abandonou-os ao frio. Agora é um dos artífices da agressão à Ucrânia, dizendo que vai mediar conversações enquanto envia tropas para Kiev. Por muito menos houve quem acabasse no TPI ou pior.

    • Visconde
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 7:54 pm

      A Bielorrússia está a passar pelos pingos da chuva, e acabou de aprovar um referendo que revoga o estatuto de país não nuclear, com 65% dos votos a favor. Já estão prontinhos para receber armas nucleares ali do país vizinho. Deviam receber sanções tão pesadas como a Rússia. É óbvio que referendos neste tipo de regime valem o que valem, mas confiando nestes resultados, o povo bem que merece toda e qualquer sanção que lhes coloquem.

      • GoldenFCP
        Posted Fevereiro 28, 2022 at 11:05 pm

        Os resultados nesses países valem 0. Lukashenko tem a Bielorrusia toda a contestá-lo e aparentemente ganhou as eleições do ano passado com quase 90%dos votos.
        A Bielorrússia estando geograficamente ao lado da Russia ou fica do lado deles ou deixa de existir. Nao é muito dificil de entender. Lukashenko é um fantoche nas mãos do Putin porque sabe que nao tendo o apoio de Moscovo o seu regime cai

  • Kazamatsuri
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 6:02 pm

    Percebo o Zinchenko, mas acho que é um pouco exagerado falar-se em banir quando os jogadores russos não têm culpa de nada. Certamente, por eles, não haveria invasão á Ucrânia.

    Saudações Leoninas

    • offtopicguy93
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 7:34 pm

      Os 100 mil que morreram em hiroshima que o digam, que mal tinham feito esses inocentes? Por causa de um, sofrem milhões

  • umatiaz
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 6:01 pm

    Embora concorde que deva haver mais sanções contra a Russia, em especial banir os patrocinios russos, não deixa de ser curioso quando a sua própria equipa (e o seu salário) é patrocionado com dinheiro sujo e opressor dos emirados.. ;)

    • Pyros
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 6:53 pm

      Sujo só se for por ser de petróleo. Que eu saiba não vem de corrupção, mafias e quejandos …

      • Pipi Romagnoli
        Posted Fevereiro 28, 2022 at 7:20 pm

        Concordo Nickles, também acho estúpido banir os atletas russos individualmente.
        Clubes e instituições etc, concordo, mas banir malta individualmente quando muitos deles não têm culpa do que se está a passar, não faz sentido.

        Mas também já se começa a ouvir falar de russos que vivem fora do seu país, e que começam a ser antagonizados por cá e noutros países, por isso já não digo nada.

        Por fim, já vimos que a maioria dos russos são contra esta guerra, e ao contrário das nossas manifestações, os movimentos de protesto levados a cabo pelo povo russo podem trazer repercussões graves para si e suas famílias, realidade que nós temos a sorte de não ter de vivenciar.

  • Nickles
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 5:40 pm

    6 – Salada Russa passa a ser Salada
    7 – Montanha Russa acaba-se também
    8 – Roleta Russa, agora passa a Vanessa
    9 – Tudo com russo/a no nome, banido

    • Joao C. Nogueira
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 10:11 pm

      Fiz login apenas para comentar o ponto 8.
      Bravo, que bela referência.

    • Nickles
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 5:50 pm

      E isto não é brincar com a situação.
      Simplesmente continuei a piada que é o ponto 2. O que é que os atletas russos têm a ver com isto mesmo?

      • Kalamazdo
        Posted Fevereiro 28, 2022 at 8:19 pm

        Eles representam a Russia. Simplesmente por isso. Os atletas não têm culpa (mesmo que até agora nenhum se tenha desmarcado das ações do seu país…) mas temos de juntar tudo oque pode ser utilizado como maneira de punir a Russia é tão simples quanto isso… não se pode ir de frente e ajudar militarmente por causa da ameaça nuclear oque nos resta ? A exclusão simplesmente… se querem “jogar” com as suas regras jogam sozinhos é bem simples. Oque sugeres ? Deixar tudo andar e não fazer nada porque não foram os atletas que escolheram a guerra ? (Até agora nenhum a condenou e podiam ter feito até bem mais doque o povo porque têm meios monetários e até de proteção, aqueles que não estão no país) Os ucranianos por acaso escolheram ser invadidos e ter uma guerra no país? É injusto ? Provavelmente. Mas eles ao menos estão em vida e sem guerra na casa deles…

      • batalha34
        Posted Fevereiro 28, 2022 at 7:34 pm

        O mesmo que cidadões russos que hoje não conseguem levantar dinheiro do multi banco, hospedarias de bordo que deixaram de ter onde trabalhar, pessoas que tinham férias marcadas fora do país, etc etc.. Infelizmente são todos liderados pelo mesmo fanático e já dizia o outro, por um pagam todos.

        Tudo o que aumente a pressão da população sobre o governo russo é bem vindo neste momento, ninguem tem culpa mas as pessoas da ucrania que levaram com uma bomba no apartamento também não têm culpa de nada. Este tipo de medidas são a melhor esperança para evitar que a guerra escale mais e os desportistas não estão acima dos outros cidadãos da Russia que neste momento não têm para onde se virar com tanta restrição.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 5:32 pm

    Os pontos 1,3 e 5 parecem-me mais pacíficos de implementar. O 4 é pedir à FIFA/UEFA para ir contra eles próprios e o 2, ainda que entenda obviamente a ideia, tenho as minhas reservas… De certa forma ao limitar voos da Rússia para os seus países o que os “aliados” ucranianos estão a fazer já dificulta a acção dos atletas russos (certa que haverá os que não vivem lá mas é um princípio…) e em certa medida isso será parcialmente atingido. Por outro lado, da mesma forma que agora é o Putin que se amou em estúpido, nada garante que no futuro não possa ser um presidente ucraniano e nessa altura creio que aplicar essa medida a atletas ucranianos não seria “justo” para com eles. Ainda que supostamente tenha abdicado do papel de dirigente activo do Chelsea, para ser mais claro o ponto 2, o Abramovich também devia ser visado neste post; ficaria talvez mais “completo” se além dos atletas também o Zinchenko sugerisse a suspensão dos dirigentes russos. Uma coisa é “auto-exclusão-forçada” outra diferente é proibição/suspensão pelos organismos competentes. Sei que a tendência da maioria é essa, mas não consigo ver a suspensão de atletas russos como uma medida de grande relevo para o imediato. Presumo que o ponto 2 seja abrangente a todos os atletas e todos os desportos, mas por ex. o Zlobin, que é russo e teve a atitude que teve ontem(mostrou-se solidário com a Ucrânia, para quem não tenha visto) : se o Famalicão participasse de uma competição europeia, seria justo ele não participar?

  • Joao X
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 5:28 pm

    Zinchenko deve vir isto como forma de pressionar o país mas é duro para quem não tem culpa ser impedido de trabalhar para os seus sonhos e objetivos.

  • batalha34
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 5:22 pm

    Vou dizer o mesmo que disse no outro post. Sou totalmente a favor que a UEFA e a Fifa siga a Europa em isolar a Russia o mais possivel (apesar de os desportitas russos não terem culpa na guerra só levando a população russa a revoltar-se em massa é que isto acaba) e sou totalmente contra os clubes decidirem por si o que fazer.

    Se a Fifa e a Uefa decidirem banir jogadores russos sou a favor. Se um clube decidir não jogar contra outro porque tem um jogador russo então deve perder 3-0.

  • ktc
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 5:16 pm

    Modalidades coletivas até acho que faça sentido. Agora modalidades individuais não. Devem é banir atletas que apoiem a guerra , isso sim. Agora só por ter nascido na Russia não. Aliás , muitos dos atletas de modalidades individuais nem tem a Russia como país de residência, logo não faz sentido

  • Xyeh
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 5:13 pm

    O boicote à Rússia também tem impacto em inocentes, é uma situação complicada, muita gente pensa “os russos têm que se virar contra o Putin” mas não fazem ideia da quantidade de sangue que iria ser derramado, sinceramente não sei o que faria na mesma situação.

    • batalha34
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 7:36 pm

      As unicas duas opções para o povo russo neste momento é virarem-se contra Putin ou esperar que a guerra escale mais e que haja uma invasão externa na russia para o tirar de lá. Acho que a 2º opção é muito pior para todos.

      Dito isto, claro que é uma situação extremamente dificil e é dificil culpar os russos que por dizer mal do governo levam um belo tratamento em cima. Não há escolhas faceis aqui mas logicamente parece haver uma opção melhor.

    • DM
      Posted Fevereiro 28, 2022 at 6:36 pm

      Já há sangue a ser derramado em vão, se sangue for derramado para tirar um ditador do poder parece me melhor desperdicio do que derramar sangue para um ditador se apoderar de um país soberano

      • Goncalo Silva
        Posted Fevereiro 28, 2022 at 8:41 pm

        Isso é tudo muito bonito, mas posso saber o que Farias se fosses russo?

        • DM
          Posted Março 1, 2022 at 6:50 pm

          Pergunta aos ucranianos

        • Kalamazdo
          Posted Fevereiro 28, 2022 at 11:17 pm

          Eu sozinho nada como é obvio. Agora as soluções que restavam era ou tentar sair do pais ou esperar que o povo todo se reúna contra o Putin é “simples” (só há estas soluções).
          Agora faço te uma pergunta visto que estamos de pés e mãos atadas por causa da ameaça nuclear oque farias ? A Finlândia e a Suécia já foram avisadas que podem ser as próximas. Vamos deixar todos os paises serem invadidos porque o povo russo não tem culpa ? Aqui oque se está a mirar é os oligarcas e pessoal de poder principalmente, claro que o povo acaba por sofrer as consequências, mas eles são quem podem realmente fazer qualquer coisa. Ou o povo todo unido.

      • Kalamazdo
        Posted Fevereiro 28, 2022 at 8:26 pm

        Se os oligarcas se virem apertados todo o sistema se vai virar contra ele. Mas o problema é que tem de se criar essa frustração e desespero no povo/sistema russo. É triste mas foi Putin que escolheu esta situação. Por causa dele toda a gente vai sofrer os ucranianos, os russos em diversas vertentes e economicamente europeus e todos os que dependem ou usavam recursos russos.

  • ricardojrdg
    Posted Fevereiro 28, 2022 at 5:12 pm

    Concordo que o desporto devia estar à margem destas coisas, mas vivemos no mundo real e acredito que todas estas pequenas coisas vão levar a uma pressão gigante para que a guerra acabe o mais rápido possível e quem saber salvar a vida de algumas pessoas.

Deixa um comentário