Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

27: Concurso de popularidade numa Liga em que os Velhos ainda dão cartas

Pensamento: A clivagem no Sporting. Mesmo depois de uma partida em que os leões massacraram, tiveram oportunidades até para golear sofrendo o golo do empate no único remate do Paços à baliza de Patrício, tudo serviu para os adeptos de Bruno de Carvalho, ainda incomodados com a possibilidade de um treinador ser mais importante para um clube que o presidente, desgastarem a imagem de Marco Silva. Um pouco à semelhança do que tem acontecido nos últimos meses, em que até situações como a presença de elementos como Capel ou André Martins, outrora considerados craques, no banco, são utilizadas para dar sequência ao trabalho que se iniciou em Dezembro. Uma campanha que terá certamente um desfecho, resta saber se a curto ou médio-prazo; E “velhos são os trapos”. Talvez para dar razão à política de Fernando Santos na selecção, esta jornada teve como protagonistas elementos que já estão nos 30. Jonas a espalhar classe no Benfica, Carlos Martins a comandar no Belenenses, Quaresma a decidir no FC Porto e Moreno a ajudar o Vit. Guimarães a regressar aos triunfos. Um cenário que foge um pouco ao padrão da nossa Liga, que cada vez mais procura servir de trampolim para os principais campeonatos da Europa dando espaço e minutos a elementos que possam permitir um encaixe financeiro.

Jogador da jornada – Ricardo Quaresma (FC Porto): Jornada em cheio para o Mustang. Bisou nas assistências e nos golos e parece estar no melhor momento da época. Aos 90 minutos ainda pressionava de forma mais agressiva do que os colegas no momento da perda de bola, o que diz bem do compromisso que tem com a equipa e o jogo.
Jogador a seguir – Fábio Sturgeon (Belenenses): A ponta-de-lança, extremo, 2.º avançado ou médio ofensivo tem dado cartas no conjunto do Restelo, onde é o 4.º elemento com mais jogos. À polivalência, junta a velocidade e técnica, tendo sido decisivo na vitória dos azuis frente ao Moreirense. Um elemento que preenche os requisitos que as principais equipas procuram e deverá a curto prazo ganhar o seu espaço nos sub-21 de Portugal, ou na Rep. Checa ou na próxima fase de qualificação.

Equipa da semana –  FC Porto: Uma “Manita” para responder à crise. Os azuis e brancos, mesmo sem forçar, não tiveram problemas em golear o Estoril; Benfica, com 70 minutos de um nível muito alto, e Belenenses, que utilizou 14 portugueses e consolidou o 6.º lugar, também merecem um destaque.

Onze da Jornada – Ventura (Belenenses); Danilo (FC Porto), Bauer (Marítimo), Moreno (Vit. Guimarães), Alex (Vit. Guimarães), João Martins (Penafiel), Salvio (Benfica), Óliver (FC Porto), Quaresma (FC Porto); Jonas (Benfica) e Zé Luís (Sp. Braga).

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Fábio Teixeira

0 Comentários

  • Ana
    Posted Abril 7, 2015 at 1:03 pm

    Há muita gente que não perdoa o facto de o Marco Silva ter ganho em popularidade quando o presidente decidiu auscultar a mesma junto dos adeptos com o triste episódio de Dezembro. Num jogo em que poderíamos ter ganho por muitos e que acabámos por empatar à custa de falhanços incríveis dos jogadores, o que leio por aí é que a culpa do desaire foi do treinador… Tirar o Slimani? Sacrilégio! O mesmo Slimani que se fartou de entregar bolas ao adversário e que o único golo que marcou até eu o conseguiria concretizar. Foi só encostar. É que nem havia hipótese para atirar à figura do guarda-redes, ao lado, à trave ou ao poste. O único destino possível da redondinha só podia ser mesmo o fundo das redes. Claro que esta gente toda sabe que se ele tivesse ficado em campo, teríamos marcado os que a equipa toda falhou durante os 75 minutos que ele esteve em campo. Cada vez menos pachorra para as discussões da bola…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 7, 2015 at 1:16 pm

      Lucas João está a rir da tua definição do golo do Slimani.

    • João
      Posted Abril 7, 2015 at 1:17 pm

      Eu nos primeiros meses defendia o Marco Silva, quando houve essa "novela" fiquei do lado do treinador(por isso, pelo menos da minha parte, não teve nada haver com isso que você referiu), mas neste momento é me impossível apoiar Marco Silva, por uma simples razão, ele mudou. O Marco dos primeiros meses era um treinador que apesar das dificuldades defensivas metia a equipa a jogar bom futebol em organização ofensiva, o Sporting era bom no jogo interior, não se baseava em ir à linha e cruzar, apesar de alguns resultados menos positivos, via se que o Sporting estava a caminhar para jogar bom futebol, futebol à grande, só que a dada altura tudo mudou(talvez por medo de continuar a ter aqueles erros defensivos, mas certo é que os continua a ter mas em menor numero) e tornou se num Marco cauteloso, com medo de assumir os jogos, em que o futebol ofensivo se baseia em ir à linha e cruzar(tirando o jogo em Paços, mas mesmo aí o Sporting não fez um jogo extraordinário, simplesmente teve várias oportunidades de golo) e este Marco eu não apoio. No entanto estou disposto a "aceitar" o Marco Silva mais um ano, foi o seu 1º ano num grande, certamente aprenderá com os seus erros e pode melhorar(espero eu), pelo que se ganhar a taça e manter o 3º, não ficaria incomodado na sua continuidade, tal como não ficarei incomodado caso ele saia mesmo conseguindo os objectivos que referi acima.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 7, 2015 at 1:28 pm

      João,

      Concordo, também gosto de alguns aspectos no Marco, mas o mais negativo a apontar é que para mim não tem aprendido com os erros e isso supera qualquer outro defeito que possa ter. Continua a demorar eternidades a mexer na equipa (lembro-me naqueles empates em casa, que aos 65 minutos ainda nem tinha mexido na equipa e metia o 2º avançado a 10/15 minutos do fim) e continua a não saber aproveitar todos os recursos à sua disposição.
      Espero que cumpra os objetivos que tem até fim da época para ter condições de estar cá mais tempo, porque acredito que é a melhor solução para o clube!

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2015 at 1:47 pm

      Sinceramente, mesmo que o Sporting não conquiste a taça de Portugal, espero que o Marco Silva continue. Acharei completamente descabido que, tal como nas anteriores direções, em três épocas consecutivas o Sporting tenha 3 treinadores diferentes, sem falar nos que passaram pela equipa B.
      Como é que é possível a equipa crescer e amadurecer se todos os verões tem de recomeçar do zero? Assim torna-se insustentável. E para além disso, o Bruno de Carvalho terá de assumir as responsabilidades disso.
      A qualidade do futebol nem sequer ponho em causa, porque até temos sido, na maioria das jornadas, a equipa que melhor joga. E nem se compara com a fraca qualidade do jogo de Leonardo Jardim.
      Eu achei má estratégia o presidente ter mudado o discurso de uma época para a outra já que, apesar de se dizer o contrário, o Sporting não tem equipa superior à do ano passado. Ganhou um jogador excepcional no ataque mas perdeu experiência na defesa.

      Ricardo Miguel

    • Emigra
      Posted Abril 7, 2015 at 4:14 pm

      Marco Silva é um excelente treinador, e os próximos anos vao prová-lo.
      Nao faz sentido queimá-lo, mas depois do que os sócios do Sporting fizeram quando Mourinho estava nas cartas para ser treinador do Sporting, já nao sei o que diga…

      Nao compreendo porque o BC o quererá fora do clube… ou é pela popularidade (nao acredito) ou é pela questao do empresário (o do Marco Silva nao é pessoa grata em Alvalade)

      Como Sportinguista quero que o Marco fique e que tenha todas as condicoes para trabalhar!

    • RafaelSCP
      Posted Abril 7, 2015 at 9:49 pm

      Gostaria que MS evoluisse no sentido de fazer adaptações, mexer mais cedo na equipa, não ter medo de defender o resultado e acima de tudo apostar nos jogadores da B que poderiam ser uma alternativa valida a alguns dos titulares.
      Jogamos no entanto um bom futebol apesar do fraco jogo interior que poderia ser resolvido com o que disse na frase anterior.

  • Pedro Costa
    Posted Abril 7, 2015 at 1:15 pm

    Merecido reconhecimento para o Belenenses e para o Sturgeon em particular.

    Quanto ao Sturgeon, tem feito uma excelente época. Apesar de ter poucos golos (2), já fez muitas assistências e tem sido o melhor elemento do ataque do Belenenses, principalmente desde a saída do Deyverson. Joga preferencialmente como médio mais ofensivo ou segundo avançado e dá muito ao jogo, pois tem boa técnica e é um jogador muito vertical, que leva a equipa para a frente. Provavelmente não vai estar no Europeu dos sub21 pois para além de haver muita concorrência, tem menos "nome" e "hype" que outros que não têm feito mais que ele…

    Quanto à equipa no global, é de salientar que este foi já o terceiro jogo consecutivo em que usámos 14 jogadores portugueses, sendo que tudo aponta para que continuemos a usar 14 portugueses por jogo até ao fim do campeonato, pois os 3 estrangeiros do plantel têm estado fora das opções (só o Matt Jones é convocado e neste momento o Ventura é titularissimo). Não é mais que uma marca simbólica, mas é sempre de relevar esta aposta em jogadores portugueses (já tinham havido bastantes jornadas em que tinhamos usado 12 ou 13 portugueses…).

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 7, 2015 at 1:16 pm

    O que eu acho piada é que quando foi tudo a tentar denegrir a imagem de Bruno de Carvalho em detrimento do endeusamento de Marco Silva (como se ele mostre que seja um Mourinho… mas isso comentarei mais à frente, num post mais oportuno), ninguém aqui no blog tenha vindo criticar isso. Enfim, a verdade é que neste momento nada justifica este clima de tensão, ambas as partes já vieram dizer que o conflito está ultrapassado, e mesmo que não esteja totalmente, há condições para serem profissionais e continuar o trabalho em conjunto, caso MS cumpra os objetivos até fim da época (3º lugar mais conquista da Taça), caso contrário como qualquer outro treinador é despedido por ter uma época negativa.

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2015 at 2:29 pm

      Essa proteção ao Marco Silva… isso queria eu ter no meu local de trabalho. Se eu fizer asneira saio fora e vem outro. Se o Marco fizer asneira (leia-se: perder a Taça) sai fora e entra outro. Simples. É a lei da vida. Contudo, tenho plena confiança que vamos erguer o troféu (confiança que é diferente de "vai acontecer") e que o Marco fica connosco para a próxima temporada.

      Abraço

      Zé Maria

    • José Leal
      Posted Abril 7, 2015 at 3:39 pm

      Concordo, parece que hoje em dia o Marco Silva é o único treinador da primeira liga imune a críticas e que pode utilizar todas as desculpas do Mundo para justificar o insucesso. A resposta dos apoiantes do Marco Silva que são Sportinguistas e dos Não Sportinguistas (deve ser o único treinador do Mundo que tem apoiantes adeptos de clubes rivais…) é que o plantel é curto e que não tem jogadores de qualidade, entre outras coisas. Para além de eu achar esse argumento uma piada de mau gosto, também concordo convosco que o Marco Silva não utilizou/utiliza todos os recursos que tem à sua disposição no plantel (A e B), o que é péssimo para nós enquanto clube que não rentabilizamos todos os nossos activos. O Sporting tem plantel para ganhar sem dificuldade a 15 equipas da nossa liga e o número de empates que temos tido é lastimável.

      Para além disso, tenho defendido aqui no blog que o Marco Silva ainda não é treinador de equipa grande. Estou certo que ele tem potencial para vir a ser esse treinador mas para isso é necessário que ele começasse a fizer algo que o LuisRafaelSCP referiu, e bem: aprender com os seus erros. É preocupante que ele não dê sinais de o fazer e portanto é necessário se a sua permanência se justifica. Se ele apresentasse uma tendência evolutiva eu defenderia a sua permanência, mas desta forma é muito complicado.

      No entanto, o Presidente terá que por todos estes factores na balança, até porque para além de um contrato por mais 3 épocas com o Marco Silva, um treinador de créditos firmados sai caro.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 7, 2015 at 4:00 pm

      E o ano passado não pediram a demissão do Leonardo jardim? Porque? Não ganhou nada. Fora da taça desde dezembro.
      Mas já sei dessa paixão pelo BdC. Não tivesse sido essa guerra é não se calavam com o Bernardo m trabalho do marco…
      Devem gostar da instabilidade. Eu quero ver quando despedirem o marco e caírem na realidade…
      Deviam estar agradecidos ao marco por vos ter metido a jogar a bola, é não aquelas anedotas que faziam em outros anos.

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2015 at 5:24 pm

      Meteu-nos tanto a jogar à bola que estamos fora da Champions porque o menino Sarr decidiu pentear a bola que nem um juvenil na Eslovenia. O mesmo Sarr deve ter sido responsável pela perda de 5 ou 6 pontos no campeonato. Adivinhem la quem estava na equipa B? Ou quem nem era convocado? A dupla atual de centrais! LJ ficou em 2o e ao nao foi longe na taca porque apanhamos Porto e Benfica em ambas (numa delas fomos eliminados por diferença de golos). Tiro o chapéu ao Marco pela vitória no Dragao e pelos bons jogos grandes mas com LJ os empates ridículos em casa não aconteciam. Já agora, eu estou do lado do Marco e não quero que seja despedido (como é bem visível na ultima frase do meu comentário) a não ser que nao cumpra com os objectivos mínimos. Se ficar em 4o no campeonato ou perder a Taça para um rio ave ou Braga ou nacional a época terá sido um passo atrás em relação à anterior. Como tal, um abraço Marco e até a vista.

      Zé Maria

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 7, 2015 at 8:21 pm

      ate parece que o leonardo nao andava a apostar no mauricio deixando o dier no banco.
      o facto de terem ficado em 2º, nao obriga que o marco fizesse melhor, alias nem tinha meios para tal. enquanto o leonardo jardim teve na 1º metade da epoca so em 3 competiçoes, tendo sido eliminado muito cedo da taça, na 2º metade ja so jogava para o campeonato.
      o marco aguentou-se bem, e agora esta a acusar o cansaço. algo que o leonardo nao passou.
      esquecem-se e que este ano o porto esta muito mais forte. logo, o 3º lugar nao e um passe atras, o 2º e que foi um passo acima.

    • RafaelSCP
      Posted Abril 7, 2015 at 9:51 pm

      Marco Silta só tem esta proteção porque desde Dezembro que serve como arma de arremesso a BdC por parte da comunicação Social, claro que o presidente tem culpas no cartório por não ter previsto esta situação do "Ou estão com o Marco ou estão com o Bruno".

  • Renato Teixeira
    Posted Abril 7, 2015 at 1:19 pm

    Fábio, apesar de concordar com o jogador da jornada, não consigo concordar é com a inclusão do Oliver no 11 da semana. A primeira parte foi muito abaixo do aceitável… a dele e a do Herrera (devia haver um pior jogador da semana) mas a inclusão do Oliver só se aceita se toda a gente naquela posição tenha tido uma semana má. Eu, pelo menos, não vi uma boa exibição dele… Melhorou a espaços mas esteve muito abaixo do que nos tem habituado.

    • Rui Sousa
      Posted Abril 7, 2015 at 1:33 pm

      Subscrevo inteiramente. Ontem no final do jogo a minha reacção foi "o Oliver hoje passou bastante ao lado do jogo, ele e o Herrera". Não tendo visto todos os jogos do fds, dificilmente consigo dizer se houve alguém melhor, mas ele claramente não fez um jogo por aí além….
      Cumps,

    • Vitor
      Posted Abril 7, 2015 at 2:16 pm

      Eu não concordo com vocês, o Oliver só deve ter ficado atrás do Casemiro nas recuperações de bola e fez grandes passes e até marcou um golo. Quanto ao Herrera concordo plenamente com o que foi dito.

    • Fgk linux
      Posted Abril 7, 2015 at 5:53 pm

      Concordo com a atribuição de prêmio ao pior da semana. O João Mário estaria condecorado

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 7, 2015 at 1:30 pm

    O Gaitan não foi considerado o melhor em campo no Benfica – Nacional?

    O Quaresma apesar da boa exibição é um jogador que não aguenta muito este ritmo,sem contar que marcou 2 golos que não deveriam ter existido.

    • Rui Sousa
      Posted Abril 7, 2015 at 1:42 pm

      Vamos deixar de ser falaciosos. O Quaresma não tem culpa que o árbitro tenha assinalado mal a grande penalidade nem que não tenha assinalado a falta sobre o defesa. Mais do que os golos, o Quaresma destacou-se ontem pelas assistências (duas que deram golo e pelo menos outras duas cantadas que não foram devidamente aproveitadas), e pelo que consigo perceber da publicação da VM, estamos a falar do jogador da semana e não se aguenta este ritmo todas as semanas. Não acho correcto estar-se a tentar desvalorizar que realmente fez um grande jogo, só por ser de outro clube. Se questionasse a presença do Oliver no onze por exemplo já concordava e não estranhava.
      Também acho que faria mais sentido a inclusão do Gaitan ao invés do Salvio, mas penso que aquele pormenor técnico que toda a gente viu está a fazer a diferença.
      Cumps,

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 7, 2015 at 1:47 pm

      Eu não disse que era injusta a nomeação…

    • Renato Teixeira
      Posted Abril 7, 2015 at 1:54 pm

      Os teus comentários melhoram a cada dia.

      Então um jogador que fez 2 assistências, não treme num penalty (coisa rara em jogadores do Porto), finta categoricamente o GR num golo onde foi ele pressionar duma maneira como se estivesse 0-0 (aos 80 minutos?) mesmo tendo cometido falta. Um jogador que se entregou ofensivamente e defensivamente a um jogo, sendo claramente, de longe, o melhor jogador do Porto… E não pode ser considerado o jogador da jornada por…não aguentar este ritmo? Por…marcar 2 golos que não deveriam ter existido? Então e isso apaga as 2 assistências e todo o trabalho do jogador na equipa?

    • Nuno R
      Posted Abril 7, 2015 at 2:32 pm

      Provavelmente quem considerou o Gaitan o melhor em campo não é a mesma pessoa que fez esta avaliação. Podem ter opiniões diferentes.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 7, 2015 at 2:36 pm

      Não,por isso mesmo é que eu não disse que era injusto. Só disse que os seus golos não existiriam se tivesse havido uma boa arbitragem e que no próximo jogo se for preciso está 90 minutos escondido porque não é nem de perto nem de longe um jogador regular,o que não quer dizer que a nomeação desta jornada tenha sido injusta,foi só um à parte.

    • Alexis
      Posted Abril 7, 2015 at 4:38 pm

      Ricardo concordo contigo quando dizes que é injusto o Gaitán não fazer parte deste lote. Parafraseando Mourinho "futebol não é matemática, pois se neste momento o Fabregas não tem tantas assistências como na 1a volta, tal se deve ao facto de os jogadores a quem este assistia já não marcam tanto.."
      Ora por essa lógica, Sálvio fez 2 assistências, sendo que principalmente a 2a foi um passe para o lado, curto e simples, que Jonas decidiu dar o melhor seguimento com um grande golo.
      Já Gaitán efectua uma assistência de um grau superior a qualquer uma do Toto, e ainda tem 2 desperdiçadas escandalosamente (e que grandes assistências seriam): cruzamento largo ao 2o poste que Salvio cabeceia ao lado e uma bola picadinha ao Lima que este falhou…
      Para além de todo o futebol que apresentou em campo.. Assim sendo seria muito mais justo o Gaitán por troca com Sálvio.
      Só um aparte: o que mais tem de fazer Samaris para entrar no 11 inicial? É que nos ultimos 3 meses, e principalmente na Luz tem estado a um enormissimo nível e continua a ser olhado com desdém por toda a gente..

  • Rodrigo
    Posted Abril 7, 2015 at 1:39 pm

    Não concordo com a tua visão sobre o Sporting. O Marco Silva e um bom treinador, mas não está imune a crítica e não tem de ser endeusado pelos adeptos com o medo da sua saída. Por mim continuaria na próxima temporada, uma vez que estou convicto de que e o treinador que o Sporting precisa para se aproximar dos rivais e praticar um bom futebol, abrindo por aí espaço para a potenciação de alguns dos seus melhores jogadores. No entanto, tem cometido alguns erros, em que a ultima jornada foi reveladora disso mesmo. Não tem culpa de tanto desperdício, mas não soube ler o jogo e mexeu bastante mal na equipa (e tarde). A utilização do Capel em momentos de aflição, o nunca apostar no André Martins a 8 (vá lá, desta vez fé-lo, e bem), o virar as costas a equipa B são apenas alguns dos factores que provocam o meu descontentamento, embora os seus méritos noutras variáveis (crescimento de jogadores como Carrillo ou Tobias, o modelo de jogo da equipa ou a prestação interessante na Europa) sejam inegáveis.

    Quanto ao restante, destaque merecido para Quaresma e trocava Oliver, que não esteve tão em foco neste jogo, por Carlos Martins.

    • Ricardo
      Posted Abril 7, 2015 at 1:43 pm

      Tu primeiro dizias que o André Martins nem devia ficar no banco, que o MS devia meter o Wallyson no banco. Agora já dizes que o André Martins devia jogar mais vezes.

      A coerência não está ao alcance de todos.

      Aposto que se o Capel marcasse 3 golos dizias que devia ser titular no lugar do Carrillo.

      Mas tudo serve para criticar o Marco Silva e defender o Bruno de Carvallho. Mesmo quando se tem de perder a coerência.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 7, 2015 at 1:48 pm

      Ricardo,

      O André Martins não é superior a Wallyson… em posição nenhuma. Agora uma coisa é certa, o André Martins a 10 é menos um em campo, e constantemene tem sido aposta do Marco para essa posição. A 8, uma vez que o transporte de bola é uma das suas boas qualidades podia ser um elemento razoável (nunca importante para uma equipa que quer ser campeã).
      Mas acabo por onde comecei… André Martins não é superior a Wallyson, em nenhuma posição do meio campo. Agora tira as tuas conclusões.

    • manelmadeira
      Posted Abril 7, 2015 at 2:16 pm

      O Marco Silva vai fazer uma bela segunda época no Sporting, se aprender com erros e melhor algumas lacunas defensivas e na transição ofensiva acho que vai melhorar, devido ao playoff da Champions vão ter de começar a preparar-se mais cedo e vão começar melhor o campeonato (ao contrário deste ano), mas sim tem me desiludido um pouco em alguns jogos.
      PS: o Nani era um dos únicos jogadores que utilizava o jogo interior para desbloquear a defesa adversária, sem o Nani o jogo interior vai ficar mais fraco ainda, vamos ver como corre…
      SL

    • Mah Med
      Posted Abril 7, 2015 at 2:19 pm

      Ricardo
      Não estarás a fazer o mesmo que acusas o Rodrigo?, mas tudo serve para criticar o Bruno de Carvalho e defender o Marco Silva .
      O problema e mesmo esse o Capel não marca 3 golos numa época e inteira quanto mais num jogo

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2015 at 2:56 pm

      Luis Rafael gostava de saber que provas é que o Wallison já deu na primeira liga, visto que na segunda liga até o Cavaleiro era um craque…

      Sinceramente não percebo este endeusamento todo aos jogadores do Sporting B que ainda nada provaram.

      Jozef

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2015 at 3:03 pm

      O André Martins a 10 não existe e só acho estranho nenhum treinador do Sporting tenha percebido isso ainda, a excepção do Domingos, o treinador que o lançou na 1a equipa e que, numa das raras coisas que fez bem no Sporting, conseguiu apostar no André na posição onde mais pode render (lembro-me das boas exibições na L.Europa com Metalist e Bilbao). Em Paços foi utilizado a 8 e foram notórias as melhorias. De frente para o jogo consegue decidir melhor, até porque tem alguma qualidade de passe e de transporte de bola, bem como uma certa agressividade defensiva. Não e melhor que Wallyson ou Adrien, mas poderia ser mais útil nesta função.

      Quanto ao debate MS-BdC, gosto dos dois e não me preocupo em aferir a quem dou razão mais vezes. Ninguém está acima da crítica, pelo que não endeuso nenhum dos dois. Apenas digo que e notória a facilidade com que se ataca o presidente leonino, um pouco por tudo e por nada, ao contrário do treinador que parece que nunca tem responsabilidade em nada. Quero que o MS continue, mas não vou deixar de o criticar pelo medo de uma eventual ruptura com a direcção e neste último jogo foi evidente que não soube ler o jogo da melhor maneira, mexendo mal e tarde. De facto, para ser um treinador de topo ainda precisa de melhorar, assim como o presidente que tem ainda debilidades ao nível do conhecimento desportivo e do discurso, mas que, em 2 anos de mandato, não apagam o que já fez de bom (salvou o Sporting de ser um Rangers) e o facto de ser incomparavelmente superior aos anteriores presidentes que não primavam propriamente pela arte da gestão nem do conhecimento futebolístico.

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2015 at 4:57 pm

      Josef, as mesmas provas que o Tobias deu e que serviram para ver que era melhor que o Sarr e que o Mauricio.
      O Cavaleiro era um craque porque? Alem disso, nao passou a ser um mau jogador por nao ter vingado no Benfica. Apenas nao era superior ao Salvio, ao Gaitan, ao Sulejmani, etc.

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2015 at 7:33 pm

      A questão do Tobias é pertinente mas a verdade é que ele tem o apoio dos adeptos que o Sarr não teve por exemplo, o Maurício no ano de Jardim não cometeu metade dos erros que o Tobias já cometeu esta época, sim o Tobia já falhou em vários jogos, só que ao contrário do Sarr é da academia e tem essa vantagem, e eu não estou a dizer que ele é mau, acho o central com mais potencial do campeonato, mas ainda não chega para um grande, tal como Wallison e Guald duvido que chegassem porque nenhum treinador do mundo é parvo ao ponto de usar um Capel um Andre Martins e um Adrien se tem tres craques para os lugares, ele nos treinos deve ver quem rende mais, nunca faria sentido deixar o jogador mais caro dos reforços na equipa B.

      Volto a repetir eles não provaram nada para terem esse endeusamento, ainda nem sequer o Tobias que já mostra muito mais merece tal endeusamento, mas é só a minha opinião.

      Jozef

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2015 at 8:15 pm

      PS: Eu acho o Cavaleiro banal para uma equipa grande.

      Jozef

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2015 at 8:38 pm

      O Tobias tem demonstrado muita qualidade para um 1º ano de equipa principal. Cometeu alguns erros ja, mas diria que quase nenhum comprometeu. Nao e uma questao de apoio, simplesmente e superior ao Sarr e ao Mauricio e se continuar a jogar e a evoluir estou certo de que nao demorara muito tempo ate ter varios clubes de topo do futebol europeu de olho nele.

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2015 at 8:39 pm

      O Cavaleiro e um bom extremo/avançado, mas naturalmente no Benfica teria sempre dificuldades em impor-se porque existe muita qualidade no sector ofensivo.

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2015 at 9:12 pm

      Comprometedores lembro-me do jogo do Porto e um em que foi expulso assim de cabeça mas sei que houve mais uns erros, como disse acho-o o central com mais potencial em Portugal, mas para uma equipa que luta pelo titulo não é suficiente, mas como disse é a minha opinião, obviamente é assim que ele vai evoluir e poder confirmar todo o seu pontencial, mas também pode ter um efeito Carriço ( que quando apareceu eu achava (eu e muitos) que tinha um potêncial enorme).

      Jozef

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2015 at 11:30 pm

      Acho que nao e comparavel com o Carriço. O Carriço esperavam muito dele porque sempre foi capitao nas camadas jovens, tinha a mistica do clube. No entanto, tecnicamente nunca foi propriamente um central de grande nivel. Tobias, por outro lado, e um central muito completo tecnicamente (rapido, bom com a bola nos pes, bom passe, imponente nos duelos, forte no jogo aereo), pelo que o patamar que podera atingir parece-me ser bastante superior. Em relaçao aos seus erros, no Dragao todos estiveram mal, mas a culpa ate foi mais da estrategia do que do sector defensivo. Existiu uma grande distancia entrelinhas e como tal quem pagou a factura foram os centrais que se viam atrapalhados com tanto adversario embalado. Ja contra o Penafiel, foi imprudente na entrada, mas o erro nem sequer e do Tobias, mas sim do Slimani que faz um passe para tras descabido sem olhar.

  • Mah Med
    Posted Abril 7, 2015 at 2:00 pm

    Marco Silva, o homem que consegue fazer o mais difícil mas complica no mais fácil, consegue por a equipa a jogar um futebol agradável, mas tem uma grande dificuldade a ler o jogo, em Paços de Ferreira desde de o minuto 55 que se sentia que qualquer momento a equipa podia sofrer um golo,precisava de um abanão, minuto 72 Sporting sofre o golo , minuto seguinte tira Slimani e mete o Montero , se o objetivo e bombear bolas para a area qual e a lógica de se tirar a principal referencia area e de se por um jogador mais técnico?

    Os jogadores escolhidos pelo treinador não são escolhidos em função de qualidade e mérito , mas sim em função do estatuto, dou de barato que tenha escolhido o Maurício como a principal referencia defensiva, era titular na época passada, agora Naby Sarr? qual a razão lógica e objectiva que leva Marco Silva apostar no francês em vez de Paulo Oliveira? Tobias Figueiredo? , Paulo Oliveira ja tinha mais de 100 jogos no nosso campeonato , Tobias Figueiredo ja há vários era considerado como das maiores pérolas da formação do Sporting, Naby Sarr era sub-21 francês, um sub-21 Francês soa melhor que sub-21 português.

    O argumento que André Martins e Diego Capel eram craques , e um argumento falacioso, quando porventura ambos gozavam de boa reputação em Alvalade o presidente era outro, os tempos eram outros, o tempo de ambos acabou a muito , Capel prometeu muito mas estagnou , esta a roubar o lugar ao Iuri Medeiros , no ultimo dos sub 21 via o Iuri a bola aonde queria e fiquei eu a imaginar o Iuri a colocar bolas para o Slimani…

    André Martins , outro que prometeu muito mas esta visto que não da mais , temos o Wallyson a espalhar classe desde de o ano passado, mas por alguma razão que me passa completamente ao lado o Marco Silva prefere apostar num jogador que esta visto que nao da mais .

    Para mim e claro ou o Sporting ganha a taça e acaba em 3 ou Marco Silva salta , para mim isto e claro, ninguém e insubstituível , nem o treinador nem o presidente …

    • Emigra
      Posted Abril 7, 2015 at 4:18 pm

      o Marco Silva tem culpa dos falhancos escandalosos, eg o Joao Mario a nem sequer acertar na baliza quando está isolado!!!??

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2015 at 4:58 pm

      Onde e que ele disse isso Emigra? As vezes parece que nao conseguem ler as coisas. E mentira que o Marco Silva leu mal o jogo na Mata Real?

  • Nuno R
    Posted Abril 7, 2015 at 2:24 pm

    Curto e grosso
    Estou-me ca$%ndo para o Bruno ou para o Marco. Concursos de popularidade, prefiro aqueles das misses. É preciso avaliar desempenhos, e não pessoas (se está de boa cara, se apertam a mão, se riem ou choram). No fim faremos as contas. O Marco Silva tem pontos bons, e maus. Sendo um treinador novato, é normal que cometa erros (e não, o Mourinho não caiu em Leiria de para-quedas e se fez treinador!!). O mesmo vale para o presidente. Trocar de treinador no fim do ano, seria o regressar ao ano zero. Ou menos um. A não ser,claro, que o sucessor fosse o Leonardo… ou "um" Leonardo. Masquais são as hipóteses de tal acontecer?

    O C. Martins jogou assim tão bem? Conheço quem visse o jogo, e disse que ele jogou malzinho, e que mal se mexe.

    • Pedro Costa
      Posted Abril 7, 2015 at 2:29 pm

      O Martins jogou bem mas nada do outro mundo. Do Belenenses, nesse jogo, o Sturgeon e o Ricardo Dias pelo menos estiveram bem melhor.

    • Emigra
      Posted Abril 7, 2015 at 4:19 pm

      jogou o habitual… que nao é nada de especial! gosto dele mas pouco acrescenta ao Sporting…
      nao sei se alguma vez se fará jogador. Mas ainda lhe dava 1 última oportunidade: emprestava-o 1 ano a um clube da 1a liga, para fazer 1 época inteira sempre a jogar (talvez ganhe cabedal e estaleca) e depois logo se via.

  • Diogo Palma
    Posted Abril 7, 2015 at 2:32 pm

    Esta novela sobre o suposto mau estar entre o Bruno de Carvalho e o Marco Silva só vem prejudicar o próprio clube e denegrir a imagem de ambos, não conhecemos a história na integra mas para já o problema parece amenizado … resta esperar pelo final da época para vermos o que irá acontecer.
    Tanto o presidente como o treinador têm pontos positivos e outros negativos mas eu espero que ambos fiquem no clube por mais algum tempo devido ao facto de não me parecer que existam melhores opções actualmente.
    O Bruno de Carvalho conseguiu melhorar a saúde financeira e desportiva do clube coisa que é de louvar mas também é verdade que a sua comunicação e alguns actos públicos criaram instabilidade, , espero que o presidente não caia no erro de despedir o treinador se este falhar a conquista da Taça de Portugal pois no campeonato tem cumprido os requisitos mínimos e não esteve mal nas competições europeias.
    O Marco tomou algumas opções talvez incompreensíveis apostando em jogadores como Martins ou Capel em vez de dar minutos a jovens da equipa b como o Wallyson ou Gélson mas a verdade é que tem posto a equipa a praticar um bom futebol e os resultados têm sido positivos, à que ter consciência que o plantel do Sporting tem qualidade e potencial mas ainda é muito inexperiente por isso seria complicado fazer melhor do que um terceiro lugar no campeonato.
    Sou contra as chicotadas psicológicas principalmente na primeira época de um treinador num clube (a menos que tenha feito um trabalho muito mau, não é o caso do Marco), tem de ser dado tempo para se construir um projecto de futuro.

  • Nuno R
    Posted Abril 7, 2015 at 2:36 pm

    O pessoal elogia o Leonardo Jardim, e diz que ele com esta equipa fazia e acontecia, mas o Leonardo também apostou no Capel e no Andre Martins… nunca sacou o Mauricio para dar mnutos ao Dier… pasme-se, não contou com o Joao Mario, mas deu jogo ao Magrao no fim do ano, quando podia dar minutos a miúdos.
    Eu sou fã do LJ, acho-o HOJE melhor que o MS, mas há que ter memória, por favor…

    • Diogo Palma
      Posted Abril 7, 2015 at 2:53 pm

      Nuno,
      Haja alguém com memória, afinal não sou o único!

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2015 at 5:04 pm

      Sim, embora as circunstancias sejam algo diferentes.
      No eixo defensivo, a dupla Mauricio e Rojo funcionou desde o inicio, algo que impediu a afirmaçao do Dier. O potencial do ingles nunca esteve em causa, quando foi aposta correspondeu, mas percebia que o Leonardo nao mexesse nesses 2 elementos. Este ano a situaçao foi diferente, uma vez que a dupla inicial era Mauricio e Sarr, sendo que o Mauricio apresentou um nivel exibicional bastante abaixo da epoca passada (merito de Jardim claramente).
      Quanto ao Capel, Marco Silva lança-o aos bocadinhos, por mim ja nem o lançava porque existem jogadores mais capazes na B, mas teve o merito de potenciar o Carrillo, algo que o Leonardo Jardim raramente conseguiu (preferia o Wilson ate).
      No Andre Martins concordo, mas na altura a alternativa era o Vitor e o Joao Mario ainda nao estava pronto para entrar na equipa no inicio de epoca.

  • Guilherme Silva
    Posted Abril 7, 2015 at 2:44 pm

    Mais do que os golos e as assistências, o que eu gostava mesmo de realçar é a atitude do Quaresma. Está muito mais maduro, mais concentrado e focado na equipa em menos em si próprio, o antigo Quaresma nunca faria um sprint aos 80min quando o jogo estivesse 4-0 e resolvido para recuperar uma bola. O que seria da carreira do rapaz se sempre tivesse sido assim? Dá que pensar. Ele e Lopetegui, que foi quem o mudou, estão de parabéns.

  • Diogo Palma
    Posted Abril 7, 2015 at 2:52 pm

    Criticam muito o trabalho do Marco Silva (principalmente no campeonato) e elogiam o Leonardo Jardim (quando este só teve de disputar as competições internas) mas os números não são assim tão diferentes e esta época o Sporting disputou as competições europeias assim como chegou mais longe na Taça de Portgual.
    No ano passado o campeonato tinha 30 jornadas e o Sporting terminou a época com 67 pontos, actualmente estão na 27ª jornada com 57 pontos (até 30ª jornada os jogos são relativamente fáceis e podem atingir os 66 pontos, menos um do que no ano passado).

    Em suma acho que existe mais mérito dos adversários (Benfica e Porto) do que demérito do Sporting por ter caído uma posição na classificação comparando com o ano transacto, posto isto acho muito injusto se o Marco for despedido por não conseguir vencer a Taça e isto ainda se agrava mais quando o Leonardo Jardim saiu no ano passado como herói (para mim fez um bom trabalho mas nada de extraordinário se analisarmos as prestações na Taça de Portugal, Taça da Liga e não competiu nas competições europeias).

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 7, 2015 at 3:44 pm

      Concordo… mas é bom não esquecer que o Marco pega numa equipa já consolidada da época passada, enquanto LJ pegou numa equipa completamente nova e destroçada, onde "inventou" mais valias como o William Carvalho ou o Mané (que Marco Silva não soube aproveitar onde mais rendeu na época passada… nas costas do avançado).
      Acho que MS não tem estado mal, mas tem muito a aprender… e a época está a ser razoável… tudo depende se ganha ou não a Taça, porque se não a ganhar, é uma época negativa.

    • João
      Posted Abril 7, 2015 at 5:01 pm

      O Leonardo Jardim também aproveitou os 3 meses de trabalho do Jesualdo Ferreira, Luisrafaelscp

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2015 at 5:08 pm

      Exacto, a equipa ja estar consolidada ajudou, mesmo tendo em conta que o Marco Silva operou uma profunda remodelaçao do modelo de jogo. O maior merito do Marco Silva e, sem duvida, o Carrillo, um jogador que com Jardim nunca atingiu este nivel exibicional. De resto, as mais valias do plantel deste ano, tendo em conta que Nani e um caso a parte, foram maioritamente potenciadas na epoca transacta. Falo de Slimani, Jefferson, William ou Adrien.

      Ainda assim, essa questao das competiçoes europeias e importante (onde deviamos ter passado a fase seguinte da Champions), ja que provoca um maior desgaste no plantel e tendo em conta isso a epoca do Sporting esta a ser positiva.

  • Kacal I
    Posted Abril 7, 2015 at 3:17 pm

    Eu sou fã do Marco Silva, não concordo com as criticas e há uma tentativa de denegrir a imagem do treinador e endeusar o Bruno de Carvalho, é verdade que o MS demorou a integrar alguns jovens na equipa e a apostar noutros, é verdade que já cometeu erros, no entanto não podemos esquecer o seu trabalho no Estoril e o que fez de positivo esta época, eu acho que ele está a fazer um bom trabalho no Sporting e gosto do seu discurso e tem potencial como treinador para chegar longe.

    Está em 3º no campeonato (é o exigido e é muito complicado lutar contra os rivais que têm um poderio financeiro superior e melhores plantéis), na Taça da Liga fez o que pôde com uma equipa secundária, na Champions não passou por dois erros de principiante dos centrais na mesma jogada contra o Maribor e um erro ridículo do arbitro em Gelsenkirchen, na Liga Europa esteve muito bem e na 2ª mão redimiu-se e só faltou alguma sorte e eficácia, na Taça de Portugal, se conseguir chegar à final (acredito que vai acontecer), fez um excelente trabalho e está em condições de conquistar a Taça desde da Era Paulo Bento.

    É juntar aos jogadores que potenciou (Paulo Oliveira, Carrillo, etc) e ao futebol que a equipa pratica e acho que há pouco a criticar, esta última jornada o Sporting foi superior mas teve o azar do jogo.

    • RafaelSCP
      Posted Abril 7, 2015 at 11:34 pm

      Até podemos dizer que potenciou Carrillo, Mas o Paulo Oliveira foi potenciado? tem a certeza, que eu me lembre à frente dele estavam dois cepos chamados Maricio e Naby Sarr. Isso não é potenciar, Para não dizer que jogámos quase meia época com Andre Martins no lugar de J.Mario. De facto de potenciador o Marco Silva tem pouco. Espero que aprenda este ano e que não repita os mesmos erros para o próximo

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 7, 2015 at 3:42 pm

    No 11 da semana tem de estar o Gaitán. Foi ele mais uma vez a catapultar o Benfica para uma excelente exibição, coroando com uma assistência de classe para golo de Lima. Foi o melhor em campo, superando o Salvio por exemplo. Para médio defensivo, teria colocado Casemiro ou até Pelé em detrimento de João Martins (de quem não vi o jogo, admito).
    De resto, concordo com as escolhas.

  • Daniel Santos
    Posted Abril 7, 2015 at 3:46 pm

    Ventura é neste momento o melhor guarda-redes a atuar em Portugal, não sei como o Sporting não foi capaz de o aproveitar. Com ele já podiam ter vendido o Patrício, tinham feito uns bons milhões e tinham um substituto com muita qualidade.

  • Rui Sancho
    Posted Abril 7, 2015 at 4:11 pm

    Está toda a gente a falar do Sporting mas ha realmente um assunto que não tem sido nada discutido e que foi agora levantado: Sturgeon. Não tenho visto muitos jogos do Belenenses, mas já não é a primeira vez que fico maravilhado com o rapaz. Vi-o num jogo em que ele entrou para o meio campo e lembrava-me o Tiago nos tempos do Braga. Alguém tem prestado atenção ao homem que me possa dar algumas luzes? E, já agora, será que ele cabia no Benfica?

    • Pedro Costa
      Posted Abril 7, 2015 at 4:33 pm

      Não me lembro bem do Tiago no Braga, mas se já jogava na mesma posição em que joga hoje não tem nada a ver com o Sturgeon. O Sturgeon tem jogado quase sempre a médio ofensivo/segundo avançado, que é a sua melhor posição, sendo que também pode jogar a extremo que é a sua posição de origem ou a ponta de lança, onde acho que rende muito menos. Tem feito um excelente campeonato e para mim é o elemento mais em foco do ataque do Belenenses, principalmente desde a saída do Deyverson. Se cabia ou não no Benfica, isso já é mais complicado de prever…penso que o melhor era ficar pelo menos mais um ano no Belenenses, onde ia continuar a ser titular e a evoluir mais para depois, aí sim, pensar em dar o salto. Mas nota-se uma evolução tremenda da época passada, onde já mostrava qualidades mas ainda não estava adaptado ao ritmo da primeira liga, para esta. Comparando com o Dálcio, que tem sido dado como certo no Benfica, o Sturgeon, neste momento, é muito melhor jogador (é também 2 anos mais velho, o que importa nestas idades…).

Deixa um comentário