Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

29: Jogos medíocres? Nada de anormal

Pensamento: Na semana da chegada dos combustíveis low-cost, os grandes brindaram-nos com jogos sem aditivos técnicos ou artísticos. Benfica e FC Porto mantiveram distâncias após jogos em que o serviço mínimo foi tónica dominante, e o Sporting cimentou o terceiro posto com uma exibição igualmente medíocre. O mais interessante foi ver o modo como, mesmo com pouca inspiração e esforço doseado, os três conseguiram obter vitórias mais ou menos calmas, o que só comprova a falta de qualidade (e também de ambição) da maior parte das equipas que militam na liga nacional. O Belenenses pouco incomodou Júlio César, a Académica também pouco se mostrou no Dragão, e o Boavista, mesmo estando 45 minutos em superioridade numérica, optou sempre por defender o empate. Mesmo no geral, os 9 jogos tiveram apenas 14 golos.

Jogador da jornada: Jonas (Benfica) – O brasileiro continua a render, a espalhar classe e a engordar os seus números para níveis altíssimos. Contra o Belenenses resolveu um jogo em que a equipa pouco produziu ofensivamente com mais 2 tentos, cobiçando agora o epíteto de melhor marcador da prova (está a apenas 1 golo de Jackson).
Jogador a seguir: Bernard Mensah (Vit. Guimarães) – Não está irreverente como no início de época, o que também é normal dado que os adversários começaram a conhecer o que no princípio era um perfeito desconhecido. No entanto, tem evoluído na maturação do seu jogo e o dérbi contra o Sp. Braga serviu para mostrar isso mesmo. O ganês pegou na bola, assumiu o jogo ofensivo da equipa e foi o líder no último terço que a sua equipa precisava para levar de vencida o grande rival. Foi a tempo de fazer a assistência para o único golo do encontro e ainda mostrou a sua capacidade ao nível técnico e no transporte de bola.
Equipa da semana: Arouca – A equipa de Pedro Emanuel deslocou-se ao terreno do Penafiel, um adversário direto, e venceu por 2-0, tendo agora uma vantagem de 6 pontos para o penúltimo lugar quando já só faltam 5 jogos. Os arouquenses marcaram logo aos 16′, souberam sofrer, mostraram muita coesão defensiva e acabaram por sentenciar o jogo já perto do fim como golo de Roberto. Um jogo que marca a evolução do Arouca, uma equipa cada vez mais difícil de bater (quando perde tem-no feito pela margem mínima) e que desde a chegada de Iuri Medeiros e Kayembé tem um repertório ofensivo muito mais vasto.
Onze da jornada: Goicoecha (Arouca); Nii Plange (Vit. Guimarães), Hugo Basto (Arouca), Diego Galo (Arouca), Babanco (Estoril); Bruno Gallo (Marítimo), Adrien Silva (Sporting), Ricardo Valente (Vit. Guimarães), Hernâni (FC Porto); Roberto (Arouca) e Jonas (Benfica).
Fábio Teixeira

0 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 22, 2015 at 10:40 am

    O Jonas está com uma média realmente incrível e não é propriamente um ponta de lança,o Jackson tem mais 329 minutos jogados do que o Brasileiro e só tem mais um golo. Tinha dado bastante jeito se tivesse jogado na Champions,acredito que pelo menos tínhamos ido à Liga Europa!

    • Paulopes
      Posted Abril 22, 2015 at 11:40 am

      Joga para o ano que vem…

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2015 at 12:04 pm

      Vamos ver…Espero bem que sim.

    • Vital Moreira
      Posted Abril 22, 2015 at 12:06 pm

      Um central que sempre gostei que tem vindo a ser subvalorizado que é o Hugo Basto do Arouca. Para mim é superior ao Frederico Venâncio e ao Miguel Rodrigues (que é feito dele??). Já podia ter uma oportunidade nos sub21, mas como não foi chamado até aqui talvez seja carta fora do baralho para o Europeu. Se os sub21 se qualificarem para os JO, tem idade para ser convocado, coisa que Paulo Oliveira e Josué Sá já não terão por exemplo.

      Outro jogador que tem vindo a crescer de forma e que nunca achei nada de especial (erradamente) é o Ricardo Valente do Guimarães. Está a conseguir deixar o Ivo Rodrigues do banco. Acho que é o maior elogia que se lhe pode fazer até agora.

    • Afonso Teixeira
      Posted Abril 22, 2015 at 12:15 pm

      Já toda a gente sabe que o campeonato português é nivelado por baixo com a maior parte dos treinadores presos a tácticas antigas e fãs de anti-futebol. Se o futebol tem de ser visto como um produto, então a Liga Portuguesa (produto) é muito mau. Mas ninguém parece muito interessado em aumentar o valor desse produto, porque isso implicaria alterar o status quo e sistemas já implementados à décadas.

      Se fosse uma liga meramente direccionada para o retorno financeiro como a MLS nos EUA ou a A-League na Austrália, 70% das equipas em Portugal eram obrigadas a fechar portas ao fim de um ano porque nem 20% dos seus estádios conseguem lotar.

  • Carlos Miguel14
    Posted Abril 22, 2015 at 10:54 am

    Bom post , Fábio !

    Os 3 grandes , claramente , a serviços mínimos, o Porto por que tinha o jogo de ontem na Alemanha, o Benfica ( como tem sido nos jogos fora de casa ) , venceu , no entanto não fez um jogo muito bem conseguido, o Sporting também não teve uma exibição brilhante mas lá conseguiu o objetivo , os 3 pontos.

    O Arouca garantiu a manutenção com a vitória sobre o rival à descida de divisão, no inverso com a derrota o Penafiel consumou a descida de divisão.

    Em relação aos jogadores , Jonas, sim continua a espalhar classe e fazendo muitos golos pelos campos fora e Bernard que, depois de uma grande inicio de época seguida com uma fase menos boa , voltou a apresentar-se a grande nível no derby do Minho.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 22, 2015 at 10:55 am

    O nível da Liga é realmente baixinho… com menos 1 elemento em campo, com pouca intensidade, etc., os grandes conseguem superiorizar-se, e o pior, as equipas pequenas mostram pouca ou nenhuma ambição e qualidade! A competitividade tem de aumentar, é unânime, é preciso mais equipas capazes de bater o pé aos grandes, mais Guimarães, mais Rio Ave's, mais Paços de Ferreira's, equipas também com poucos recursos, mas com boa organização e ambiciosas!

    Jogador da jornada: Palavras para quê? Os números falam por si, e ao contrário do que acontecia com Talisca no início da época (e na altura fui algo criticado por dizê-lo), além dos números, dá muito ao jogo dos encarnados, vê-se que não é apenas um momento de forma, mas sim qualidade! Tem golo, e classe.

    Jogador a seguir: Tem perdido protagonismo, depois do início fulgurante, onde foi dado como certo no FC Porto, tem sido pouco falado. O nível da equipa também desceu e é normal isso refletir-se nas principais individualidades. Veremos se o melhor Mensah (a qualidade parece ser indiscutível, e a margem de progressão é grande) aparece nesta reta final, que lhe dará novamente cotação para o mercado de verão.

    Equipa da semana : O Arouca deve ter sido a equipa que melhor se reforçou internamente no mercado de inverno. Está a ter reflexos, nos resultados, na classificação, e no futebol praticado.

    11 da jornada: Esta semana não consegui acompanhar um número suficiente de jogos para dar uma opinião.

    Saudações :D

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2015 at 11:04 am

    Concordo com a análise da jornada excetuando a equipa da semana que, na minha opinião, foi o V. Guimarães que, uma vez mais, demonstrou ser das equipas mais consistentes do campeonato e uma das mais perigosas em casa (à atenção do Benfica).

    Erwin SS

    • José Pedro Teixeira
      Posted Abril 22, 2015 at 1:54 pm

      Desculpa lá, eu sou adepto do VSC e não posso concordar. A 1ª volta foi excelente, mas a 2ª está sofrível, vai ver a série de jogos que ficamos sem ganhar. Podem-me crucificar também, mas a culpa não é toda dos jogadores. Apesar da clara falta de qualidade e de opções quando comparado com adversários directos, as indicações tácticas do Rui Vitória nem sempre são as melhores

  • João Dias
    Posted Abril 22, 2015 at 11:14 am

    Iuri Medeiros e Kayembe: os grandes obreiros da recuperação do Arouca.

    Os dois têm talento e qualidade para serem figuras no Sporting e no Porto, respetivamente.

    • Anónimo
      Posted Abril 22, 2015 at 11:38 am

      O Kayembe duvido seriamente que venha a ter sequer oportunidades no FC Porto, quanto mais a ser figura… na minha opinião, não é jogador para ser mais que uam segunda opção.

      Erwin SS

    • Vital Moreira
      Posted Abril 22, 2015 at 12:08 pm

      jogar no Arouca e jogar no Sporting são duas coisas completamente diferentes. O Iuri ainda tem que melhorar muitos aspectos do seu jogo para ter a chance de jogar na equipa principal do Sporting.

  • Antonio Oliveira
    Posted Abril 22, 2015 at 11:27 am

    Nao percebo estas criticas ao campeonato portugues. O Porto jogou com a Academica(14 classificado), o Sporting com o Boavista(13 classificado). O Barcelona e o Real quando jogam contra o Elche(14 classificado do campeonato espanhol) e Getafe(13) tem dificuldades??? Ou ainda é pior que em Portugal??? O Bayern quando jogo com o Herta e Friburgo tem dificuldades??? O PSG quando joga com Stade de Reims ou Caen tem dificuldades??? A juventus tem dificuldades com o Chievo e Verona??? A liga inglesa é a unica em que os grandes tem dificuldades com todos os pequenos mas não queiram comparar o dinheiro envolvido na liga inglesa e portuguesa.

    A liga portuguesa tem muitas equipas que causam dificuldades aos 3 grandes, Braga, Guimaraes, Rio Ave, Paços, Belenenses, Moreirense, Maritimo, Nacional e Estoril todos causam dificuldades aos 3 grandes.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 22, 2015 at 11:38 am

      Concordo a 100%. Continuo a dizer que o problema dos clubes Portugueses é o mesmo dos Portugueses em geral…Falta de dinheiro! É essa a grande diferença.

    • Nuno R
      Posted Abril 22, 2015 at 11:50 am

      O Porto não é o Barcelona, nem o Benfica o Bayern.
      E uma coisa é ganhar facilmente, outra é ganhar facilmente jogando a passo

    • João Dias
      Posted Abril 22, 2015 at 12:16 pm

      Não é um campeonato tão mau como alguns pintam.

      Mais, até cometo a heresia de dizer que o nosso campeonato é superior ao espanhol a nível de claques.

      Fora dos habituais Barças, Reais, Valencias, Sevillhas, Atleticos… que claques de jeito eles têm?

      Panteras Negras, White Angels, Red Boys, Mancha Negra… tudo claques melhores que qualquer uma das espanholas fora dos 5 grandes deles.

    • Renato Teixeira
      Posted Abril 22, 2015 at 12:50 pm

      Mas o campeonato é definido pelas claques? E eu a pensar que eram 22 gajos atrás duma bola (+3 se contarmos com os árbitros)

    • Antonio Oliveira
      Posted Abril 22, 2015 at 12:57 pm

      Por isso mesmo, a qualidade dos pequenos de Portugal em propoçao até acaba por ser maior. Um Academica vs Porto é muito mais competitivo que um Elche vs Barcelona ou Real. Eu acho que a maioria dos portugueses nunca viu um jogo das equipas pequenas sem ser com o Benfica/Porto/Sporting e dizem mal dessas equipas mesmo sem nunca as terem visto. Existe muita qualidade nas equipas pequenas principalmente para o dinheiro que tem.

      O unico que posso aceitar nao é a falta de qualidade mas sim a falta a atratividade( apesar de nao ser tão mau como se diz, ainda há equipas a jogar bom futebol, Paços ou Moreirense por exemplo). O futebol das equipas pequenas é pouco atrativo, mas isto nao tem a ver com a falta de qualidade, tem a ver com mais de 90% dos treinadores portugueses preocupam-se mais com a defesa que com a ataque, isto faz com que os jogos sejam poucos atratitivos. Isto nao é só negativo, por exemplo em Espanha a maior parte dos clubes mais pequenos abrem-se todos quando vao jogar com Real e Barcelona e levam sempre 5 ou 6 ou até mesmo 9. Em Portugal isto raramente acontece.

    • Kafka I
      Posted Abril 22, 2015 at 1:14 pm

      Antonio Oliveira

      Dares o exemplo do Real, Barça e Bayern é completamente descabido, porque são 3 equipas que estão num patamar muito acima das restantes…

      O Real Madrid este ano podia ter dado 7 ou 8 em Anfield (e não, eu não estou a exagerar, o Liverpool não levou 7 ou 8 porque o Real tirou o pé do acelerador na 2ª parte)

      O Barça anda fazer do City saco de pancada a 2 anos seguidos e ultrapassou o PSG da forma mais tranquila possivel

      O Bayern já este ano deu 7 em casa da Roma e 6 ao Porto…

      Dares estes 3 clubes como exemplo é completamente falaccioso, porque estes 3 clubes goleiam quem lhes APETECE, seja grande ou pequeno, e portanto o Barça com a mesma facilidade que dá 7 ao Elche também dá 7 ou City se precisar de dar (e o mesmo é valido para o Real e Bayern)

      Portugal tem apenas 10 milhões de Habitantes logo não tem dimensão para ter 18 clubes na primeira divisão, e só dividindo o pouco que existe por menos clubes, os clubes pequenos ganhariam mais dinheiro e assim ficariam mais competitivos

    • Kafka I
      Posted Abril 22, 2015 at 1:16 pm

      Ricard

      E como há pouco dinheiro, continuamos a distribuir o pouco que há por muitos é isso?

      Para ti um casal que ganhem ambos o ordenado minimo (a soma dos 2 não chega a 1000 eur por mês) deve ter o mesmo número de filhos que um casal em que ambos ganhem 4 mil eur por mês, ou seja, 8 mil eur?

      Achas que é sensato o casal que ganha o ordenado minimo querer ter 4 ou 5 filhos? apenas porque os vizinhos do lado que auferem 8 mil por mês também têm 5 filhos? ou é mais sensato o casal que ganha o ordenado mínimo apenas ter 1 filho?

    • Kafka I
      Posted Abril 22, 2015 at 1:22 pm

      João Dias

      Desculpa que te diga, mas o teu comentário não tem ponta por onde se lhe pegue

      Antes demais a qualidade de um campeonato vê-se no valor das equipas e no futebol jogado, não nas claques

      Depois a média de espectadores em Espanha é superior a Portugal (também têm mais habitantes logo é normal), mas já que é para dizer coisas sem sentido vamos entrar na onda

      Por fim dizes que Portugal tem um campeonato melhor, e dás como exemplo 4 claques em Portugal, contra 5 de Espanha, ora 5 ainda é maior que Espanha

      E por fim, com que base é que dizes que em Espanha apenas existe 5 claques de jeito? costumas ver o campeonato Espanhol ao menos? qual é os argumentos em teu favor para justificar que qualquer uma das 4 claques mencionadas se superioriza às claques em Espanha?

      PS: Ah e um clube não precisa de claques para ter adeptos caso não saibas, logo não tem ponta nenhuma por onde se peque, a tua argumentação

    • Tiago Abreu
      Posted Abril 22, 2015 at 2:11 pm

      O comentário mais caricato que já vi na minha vida foi o do João Dias…
      olhem bem para a claque do Málaga, Athletic, Villarreal, Real Sociedad, etc etc… Ainda para mais com a falta de união em Espanha que há, o que não falta é torcedores pelos clubes da beira… Até na 2ª divisão se vê estádios à pinha, porém como são todos pequenos e feios ninguém dá valor..

      E só vos digo uma coisa, o Córdoba cá (que fez 2 pontos apenas na 2ª volta e tem na frente Bebé, Cartabia(tem potencial para ser do nível do Gaitán no mínimo), Heldon e Ghilas cá ficavam em 5º ou até mesmo 4º por exemplo…)

      E isso dos 5, 6, 8 ou 9 é mito, acontece de vez em quando da mesma maneira que acontece cá em Portugal com os grandes aos pequenos, por exemplo o Barcelona já perdeu duas vezes em casa com o Celta de Vigo (que um dos seus melhores jogadores é o Nolito que apesar de não lhe terem dado valor cá em Portugal fez 14 golos e 14 assistências no 1º ano pelo Benfica sem ser titular absoluto) e com o Málaga (que tem um puto de 20 anos chamado Ricardo Horta, é português embora ninguém lhe dê valor é titular lá e um dos melhores jogadores…), a Real Sociedad em casa também derrotou Barça, Real e Atletico, entre outros jogos..

      Ninguém valoriza as equipas e fala que é só Barça e Real e por momentos Atletico, mas é normal, a par do Bayern são do melhor que há no mundo, e a prova é que todos os anos estão equipas espanholas nas fases finais das competições europeias…

    • João Dias
      Posted Abril 22, 2015 at 2:52 pm

      Tiago Abreu,

      Mas não tem nada a ver. Não podemos comparar um coisa com a outra. O espírito ultra das claques é muito mais forte em Portugal que em Espanha.

      DIferenças: Se reparares em Portugal as claques principais são compostas por elementos provenientes de meios problemáticos de Lisboa (Cova da Moura, Chelas, Lagarteira…), do Porto (Aleixo, Cerco, Pasteleira…), Guimarães ( zona dos jagunços), Braga, Setúbal etc onde prolifera o crime e o espiríto desordeiro que depois é transportado para as claques.

      Em Espanha não é nada disso. São tudo pessoas ditas "normais" que simplesmente gostam de apoiar o seu clube. Não há nenhum Mustafá nem nenhum Macaco Líder.

      Porque é que achas que na maioria das vezes em que uma equipa portuguesa e uma equipa espanhola há confrontos? Posso-te lembrar um Guimarães-Bétis.

    • Nuno R
      Posted Abril 22, 2015 at 3:23 pm

      Sim, porque ver jogos entre equipas pequenas é um espectáculo apetecível.
      Não só a qualidade de jogo é imensa, como ainda assistimos a tempos de jogo útil altíssimo. Pois, nesses jogos supostamente equilibrados, ninguém perde tempo, ninguém simula lesões ou demora uns minutos para bater um pontapé de baliza, é tudo jogado a um ritmo alucinante.
      Esses jogos de exigência alta devem ser também ser a razão pela qual as nossas equipas (fora os 3 + Braga) fazem brilharetes lá fora quando encontram colossos suecos ou romenos.

    • Nuno R
      Posted Abril 22, 2015 at 3:25 pm

      Em Espanha o què, Joao Dias?
      Não foi em Espanha que morreu um adepto há pouco tempo? Foi como, morreu de alegria? Ou afogou-se a fugir de uns tipos que lhe queriam limpar o sebo?

      https://www.football-espana.net/28950/are-spain%E2%80%99s-ultras-out-control

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Abril 23, 2015 at 11:55 am

      Vêm-me algumas ideias à cabeça, para justificar o pouco nível da nossa liga (apesar de concordar que há o mesmo tipo de desnível nas ligas grandes).
      – Demasiadas equipas na 1ª liga… no máximo temos dimensão para 14 nos actuais moldes.
      – modelo competitivo: regular season com 12 equipas e um play off (ponderado com as pontuações da 1ª fase) com as 4 ou 6 primeiras para atribuição dos primeiros lugares, e um play-off para os lugares de descida. Aumentava o número de jogos entre equipas competitivas e consequentemente aumentava nível internacional.
      – tornar a taça da liga como uma competição que apura o vencedor para a liga europa.

      – Para contrariar o João, acabar com todas as claques (regularmente são mais motivo de embaraço do que algo positivo) e fomentar o espetaculo familiar.

  • João Gonçalves
    Posted Abril 22, 2015 at 1:03 pm

    Penso que a equipa da semana seria entre VSC e FCA apesar de que escolheria os nossos rivais pois não só é uma vitória motivadora para o resto do campeonato mas também porque permite ganhar algum fôlego na luta pelo quinto.
    Não consigo perceber como é que nos damos ao luxo de deixar sair vários jogadores que podiam ser bons valores. . Palmeira, Hugo Basto e Afonso Figueiredo tinham qualidade para fazer parte do plantel. Continuo a achar que o aproveitamento da equipa B tem sido fraquinho.

  • Kacal I
    Posted Abril 22, 2015 at 2:57 pm

    Excelente post Fábio.

    Não tenho nada a acrescentar, concordo com quase tudo, destaco o Babanco que não vinha a ser utilizado mas tem jogado a lateral esquerdo nos últimos jogos e tem feito boas exibições (esteve bem em Paços e contra o Setúbal fez a assistência para o 1-1 com golo do Kléber, este podia estar no 11 da semana se não tivesse chocado com o François porque acredito que ainda bisava na partida).

Deixa um comentário