Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI da I Liga 2018-19

Concorda? A presença de Marega não faz sentido, ter dois laterais esquerdos ainda menos, considerar Félix como médio idem. Ainda por cima Pizzi ficou no top 3 dos melhores jogadores e nem entra.

A Liga Portugal divulgou o melhor onze do ano da Liga NOS 2018/2019. O FC Porto com 5 elementos é a equipa mais representada. Já o Benfica ‘empresta’ 4, enquanto o Sporting tem 2 elementos. Melhor onze do ano: Casillas, Alex Telles, Éder Militão, Mathieu, Grimaldo, Bruno Fernandes, João Félix, Herrera, Seferovic, Rafa e Marega.

41 Comentários

  • E o que temos
    Posted Julho 5, 2019 at 10:51 pm

    Ou seja o porto nao ganhou o campeonato por azar? Que comédia
    Mais comedia é so ter aqui o marega e herrera e ficar pizzi de fora

    • Ramon y Cajal
      Posted Julho 6, 2019 at 12:01 am

      bro, tranquilo! é só um “premiozeco”. a vida continua e amanhã é sábado :)

    • SENSEI
      Posted Julho 6, 2019 at 11:17 am

      Sem querer avaliar os jogadores em causa, quem o lê pensa que o Benfica ganhou o campeonato com 10 pontos de vantagem sobre o Porto…
      Além do mais não é muito difícil de imaginar, em teoria, uma equipa campeã e nenhum dos seus jogadores constar no melhor 11. Basta pensar que o futebol é um jogo de equipa e uma equipa de 11 jogadores bons mais facilmente é campeã do que uma equipa com 2 jogadores muito bons e 9 jogadores maus.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 5, 2019 at 11:03 pm

    Muito cómico este 11, mas a Liga já nos vem habituando a isto nos prémios mensais.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Julho 5, 2019 at 11:06 pm

    Onze muito longe do que aconteceu na época..
    Casillas
    A.Almeida
    Militao/Ruben Dias (Militão só jogou meia época a central)
    Mathieu
    Grimaldo
    Herrera
    Pizzi
    B.Fernandes
    Rafa
    Félix
    Seferovic
    Isto sim é o melhor onze, onde a única dúvida é nós centrais pela situação que escrevi, de resto são os melhores de LONGE da época..

    • Chico
      Posted Julho 5, 2019 at 11:25 pm

      O onze era bastante óbvio e tinha que andar à volta desse que apontas, mas a Liga foi capaz de mesmo assim falhar redondamente. Estes prémios têm o valor que têm (quase nulo), mas não deixa de ser cómico.

  • Chico
    Posted Julho 5, 2019 at 11:09 pm

    2 laterais-esquerdos e 3 avançados. Sem Pizzi. Marega. Quo vadis credibilidade?

  • Kacal
    Posted Julho 5, 2019 at 11:09 pm

    Meu Deus… o Benfica sendo o campeão leva sempre alguma vantagem ou deveria. Posto isto, como é possível meter um DE a DD quando esse DE nem fez a sua melhor época, esteve BEM melhor na anterior e o DD do campeão nacional fez mais de 10 assistências no campeonato e uma das suas melhores épocas? O homem é mesmo menosprezado também, coitado. E depois com os números do Pizzi não estar no 11 é cómico.

    • Ricardo Teixeira
      Posted Julho 6, 2019 at 12:01 am

      Haja lucidez em alguém que seja adepto de uma equipa rival. Nem é por serem jogadores do Benfica que eu defendo isso, é mesmo porque quer Pizzi quer AA tem de figurar neste onze.

      PS: Já agora um abraço e votos de que continues (como sempre) com comentários agradáveis e a falar de futebol. Aprecio a tua postura.

      • Kacal
        Posted Julho 6, 2019 at 12:12 am

        Muito Obrigado. Tento sempre ter lucidez nas minhas análises e ser o mais sincero possível, nem sempre é possível mas tento. De resto, totalmente de acordo contigo.

        Devolvo o abraço e muito Obrigado pelas palavras. Irei continuar tal e qual como tenho sido, igual. Sou assim. Desejo uma excelente época para o teu Benfica e que no fim ganhe o melhor, espero que seja o meu Porto.

  • Daniel Alves
    Posted Julho 5, 2019 at 11:21 pm

    Casillas
    Almeida
    Mathieu
    Militao
    Grimaldo
    Pizzi
    Danilo
    Bruno Fernandes
    Rafa
    Felix
    Seferovic

  • O tal Portista
    Posted Julho 5, 2019 at 11:30 pm

    2 laterais esquerdos, Marega, Herrera idem, Pizzi de fora…11 absolutamente ridículo como já era de se esperar.

  • Artur Trindade
    Posted Julho 5, 2019 at 11:31 pm

    2 laterais esquerdos para disfarçar as fraquezas na posição de lateral direito.
    Rúben Dias é pena ficar de fora, mas a classe de Militão e Mathieu foi evidente.
    Continua a desvalorização de Marega, apesar de Pizzi ter feito excelente época Marega tem que estar presente.
    Dentro do mesmo jogo faz ala e AC, massacra na profundidade e pela 2ª época representou 50% do ataque do Porto.

    • Kacal
      Posted Julho 5, 2019 at 11:53 pm

      Um lateral que é campeão e faz mais de 10 assistências, gostemos ou não dele, não pode ser visto como uma fraqueza. Isto não é o melhor XI da Liga, é o melhor XI da Liga ESTA época!

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 5, 2019 at 11:37 pm

    É lembrar que o campeonato não tem só meia volta. O Porto fez uma 1.ª volta fortíssima e o Benfica fez uma 1.ª volta péssima (onde chegou a andar em 3.º e 4.º). Por isso é natural que não seja um XI completamente dominado por jogadores do Benfica.
    Ainda assim, o tirava o Alex e metia o AA (não acho bom jogador, mas fez uma grande época, é impossível discordar). Considerando o Félix médio, acabo por concordar com o Marega na frente (excelente 1.ª volta, mas la está, como já não acabou tão bem já ninguém se lembra). Considerando o Félix avançado, sai o Marega e entra o Pizzi no meio campo. De resto estou de acordo. O Casillas, embora tenha tido alguns erros mais para o fim, esteve em grande nível. O Grimaldo foi muito melhor que o Telles este ano. A central o Ruben Dias podia entrar, mas não tirava o Mathieu nem o Militão (mesmo só tendo feito meia volta a central é/era de longe o melhor central da Liga). Herrera, sem ter estado brilhante, esteve num bom nível. O Bruno Fernandes foi o MVP para mim. Sefero e Rafa opções óbvias, grande 2.ª metade de época.
    XI com Félix a médio:
    Casillas
    André Almeida
    Militão
    Mathieu
    Grimaldo
    Herrera/Pizzi
    Bruno Fernandes
    Félix
    Rafa
    Seferovic
    Marega

    XI com Félix a avançado:
    Casillas
    André Almeida
    Militão
    Mathieu
    Grimaldo
    Herrera
    Pizzi
    Bruno Fernandes
    Rafa
    Seferovic
    Félix

    • oMeuUserName
      Posted Julho 6, 2019 at 12:08 am

      A 1ª volta do Dyego Souza foi bem melhor que a do Marega…

      • Tiago Peixoto
        Posted Julho 6, 2019 at 12:14 am

        Confesso que estava a pensar também na prestação do Marega na Champions e não apenas na Liga. Ainda assim, apesar de em golos o Dyego Sousa ter marcado mais 3 (penso eu) que o Marega marcou na 1.ª volta, aquilo que o maliano dava ao Porto a nível de jogo até janeiro era inigualável. Mas aceito que troque o Marega pelo Dyego Sousa no XI, apesar de que se fosse eu a escolher o Marega estava lá.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Julho 6, 2019 at 12:20 am

      Eu vou pelo 2o XI havendo a questão de defesa central em que RD foi mto consistente a época toda mas Militao aceita-se. Na baliza tb se aceitaria Vlachodimos mas não me choca Iker. Há jogadores como Gabriel, Samaris, etc, que merecem menções honrosas mas pela 2a volta apenas. Chiquinho tem o handicap de ser extra grande e nos Guarda Redes o Charles merece uma referência.

      • Tiago Peixoto
        Posted Julho 6, 2019 at 9:45 am

        Sim, há várias boas alternativas a este XI. O Ruben Dias merecia estar aqui, mas como disse, não consigo tirar o Militão, mesmo que tenha feito apenas meia época a central. Talvez até tirasse antes o Mathieu, que andou alguns lesionado.
        Na baliza, acho que o Helton Leite do Boavista também merece a referência.

  • Carol
    Posted Julho 5, 2019 at 11:53 pm

    Bem. Este onze tem tantas incongruências…
    Começando logo pelo facto do atual campeão nacional meter menos que o segundo lugar até á falta de pizzi no onze dava para escrever um artigo de jornal.
    Enfim,por posição as minhas escolhas para este onze ( num 442)
    Guarda redes: Concordo com a escolha de Casillas,mas se escolhessem Vlachodimos não era por aí.
    Lateral direito: Existe uma falta gritante de laterias direitos de top na liga mas o que ainda se safa é o André Almeida
    Centrais: As minhas escolhas seriam Militão e Ruben Dias, com uma menção honrosa para Mathieu que fez uma belissima época.
    Lateral esquerdo: Grimaldo,penso que fez uma época superior a Alex Telles, não estando em causa obviamente as valências totais,considerando eu o brasileiro superior ao Espanhol, especialmente no capítulo defensivo.
    Médios: Danilo,Pizzi, Bruno Fernandes e Rafa. O portista fez uma época na minha opinião muito boa, culminando com a super-exibição na liga das Nações. Pizzi e BF é meio óbvio, são médios bastante parecidos, com as devidas distâncias ( o sportinguista é superior). Dois jogadores cerebrais criadores de jogo. Rafa fez a sua época de afirmação no benfica, tornando-se no melhor extremo da liga ( aceito que discuta a comparação com Brahimi). Especialmente nas jornadas finais apareceu em momentos cruciais para p título encarnado. Menção honrosa para Chiquinho e Herrera.
    Avançados: Seferovic e João Félix com menção honrosa para Marega e,na última parte da época Luiz Philiphe, que foi bastante importante para a consolidação do terceiro lugar e o segundo título dos leões essa época
    (aceita-se contestação, adoro discutir opiniões diferentes?)

  • Ricardo Teixeira
    Posted Julho 5, 2019 at 11:58 pm

    Onze estapafúrdio! Ridículo mesmo.
    Pizzi e Ruben Dias devem estar a rir-se em casa. Isto, evidentemente, vale o que vale. Havendo um lateral esquerdo no onze (e só faz sentido existir um), esse lateral tem de ser Grimaldo. Como lateral direito, quer se goste ou não, André Almeida foi o melhor (ainda por cima as estatísticas abonam em seu favor. Félix como médio é igualmente irrisório e ter Marega no onze é descabido.

    Casillas, André Almeida, Ruben Dias, Militão, Grimaldo; Herrera, Bruno Fernandes e Pizzi, Rafa, João Félix e Seferovic.

  • LevonAronian
    Posted Julho 6, 2019 at 12:37 am

    Se Vlachodimos e Casillas (ou outros quaisquer) tivessem feito épocas brutais ainda punham um deles a central

  • Tiago Martins
    Posted Julho 6, 2019 at 1:33 am

    Comédia de onze, para variar.

  • Zamorano
    Posted Julho 6, 2019 at 2:01 am

    Tudo dito no negrito VM.
    Apresentar este 11 numa gala da maior competição nacional é embaraçoso.

  • kanjy6
    Posted Julho 6, 2019 at 2:12 am

    Para mim o melhor 11:
    Casillas
    A.Almeida
    Militão
    Mathieu
    Grimaldo
    Danilo
    Chiquinho
    Bruno Fernandes
    Félix
    Marega
    Diego Souza

    Pode não ser o mais consensual, mas Chiquinho carregou o Moreirense, e vejo mais capacidade nele a MEDIO que o Pizzi, já um 433 em que tínhamos atrás do trio da frente um Bruno Fernandes permitia ter Félix (os dois + do campeonato) e juntar Diego Sousa e Marega (os dois mais da primeira volta) era para mim um 11 mais comum que o 442

    • coach407
      Posted Julho 6, 2019 at 3:54 am

      Um carregou o Benfica. O dispensado do Benfica e futuro suplente do Pizzi carregou o Moreirense. Há diferenças colossais né? E antes que venhas com a história do “médio”, vai ver onde a posição do Pizzi quando carregou a equipa até RV sair. Aproveita e dá uma olhadela na época que fez a 8 num meio-campo a 2. Se achares que ter sido o melhor jogador do campeonato nessa época é pouco, vai ver o rendimento dele na Champions num meio-campo a 2.

      Depois volta e diz sem te rires que o Chiquinho é melhor médio… ainda por cima em 4x3x3. Há uma linha grossa a separar a qualidade dos dois.

      • kanjy6
        Posted Julho 6, 2019 at 2:22 pm

        Para ti… Para mim o Pizzi apesar de ter bons números não é médio…. E os bons números não disfarçam os erros cometidos na posição…
        Isto para mim, para ti pelos vistos não é assim e fica tudo bem na mesma

        • coach407
          Posted Julho 6, 2019 at 4:49 pm

          Não falei em números. Seria estúpido falar em números porque, obviamente, um jogador do Benfica tem de ter melhores números que um jogador do Moreirense. Se o Chiquinho fosse indiscutível no Benfica e o Pizzi no Moreirense, com certeza o Chiquinho teria melhores números. Não usei esse argumento.

          O Pizzi é muito mais que números. Muito mais mesmo. Estás a falar de um jogador incrível em espaços curtos. Claramente é o jogador que mais arrisca em Portugal no passe, descobre linhas de passe em todo o lado. Quando ele está bem, o Benfica tem o futebol mais espetacular do campeonato. Quando está mal o Benfica não joga nada. Quando lhe dão o rebuçado de ter um apoio frontal da qualidade do Jonas ou do Félix então ninguém o pára. É muito diferente ele explorar o jogo interior em tabelas com o Seferovic ou com Félix/Jonas. Não admira que seja um filho para o Jonas e um pai para o Félix. Os dois avançados crescem imenso com o Pizzi em campo e vice-versa.

          Fejsa e Pizzi chegaram para dominar o meio-campo em praticamente todos os jogos, nessa época foi o jogador que mais correu na Champions de todas as equipas até o Benfica ser eliminado. Ainda assim, acham que o Pizzi corre pouco ou que defende mal. Se ele defendesse mal acham mesmo que o Benfica alguma vez seria campeão naquele 4x2x4 com Pizzi a 8? Só pode ser brincadeira…

          Claro que ele não é um 8, não é essa a posição dele, mas quem exibe aquele nível num meio-campo a 2 não tem dificuldade nenhuma a jogar no meio num meio-campo a 3. Já fez coisas muito mais difíceis.

          O Chiquinho, neste momento, é o Bruno Fernandes dos pobres. Tem margem para se tornar um excelente jogador, mas por enquanto vive dos seus números. Tem um excelente remate e aparece bem no último terço. O que ele dá ao jogo é golos e assistências, essencialmente. O Pizzi dá imensas assistências e é uma parte essencial do seu jogo, mas não precisava de marcar golos para ser o jogador que é. Ele tem um remate banal, não é por isso que joga no Benfica. O Chiquinho tornou-se jogador quando começou a ter números. Até lá o Leixões emprestava-o… na Croácia não jogou. Voltou a Portugal e na Académica subiu mais a sua influência nos golos e assistências, fantástico mesmo. Chega ao Moreirense e volta a ter números fabulosos. E assim se chega ao Benfica. O Chiquinho são números, ponto final. É um bom jogador, da mesma forma que o Bruno Fernandes é um bom jogador, mas quem era o Bruno Fernandes sem ter números “ridículos”? Era um jogador que o Sporting tinha capacidade para contratá-lo e nem era caro. Andava a marcar 5 golos por época… Não é que não seja bom sem golos, mas o Bruno Fernandes não tem a mesma capacidade de fazer a equipa jogar que um Isco, um Ceballos, um Mata, jogadores úteis em equipas de topo mundial, mas que nem são indiscutíveis. Bruno Fernandes está muito longe deles. É bom a fazer a equipa jogar, mas não é do nível Manchester United ou Tottenham. Nem sequer perto. O que o coloca nesse patamar são os golos e as assistências que consegue acumular que esses jogadores não têm tanta facilidade.

          O Chiquinho é o Bruno Fernandes do nosso campeonato. Não está minimamente perto do nível do Pizzi ou até podemos descer o nível e falar do Krovinovic. Fora do último terço o Pizzi e o Krovi acrescentam mais. No entanto onde está o remate do Pizzi ou do Krovinovic? Não está. Tem muita facilidade em acumular números e o seu remate ser uma ameaça até faz com que faça mais assistências pelos defesas abrirem espaços ao tentar impedir o seu remate.

          Conclusão: Tudo isto para dizer que o Chiquinho vive muito mais dos números que o Pizzi, ao contrário do que quiseste dizer. Se não fossem os números o Chiquinho ainda andava a ser emprestado pelo Leixões ou a arrastar-se na Croácia. Ainda assim, ambos precisam imenso de números. Estamos a falar de jogadores que jogam atrás dos avançados. A função deles é criar oportunidades de golo. Se não criarem oportunidades de golo vão os dois para a bancada. Nenhum deles está no Benfica para ser o maior a defender. Para isso temos o Florentino, Samaris, Fejsa ou Gabriel. Chegam e sobram. O Pizzi está lá para criar golos em todos os jogos. O Chiquinho está lá para descansar o Pizzi e tentar que a diferença de qualidade seja a menor possível. Simples.

  • Valderrama
    Posted Julho 6, 2019 at 2:18 am

    Herrera no onze é discutível, Telles e Marega não tem qualquer sentido

    • ARP
      Posted Julho 6, 2019 at 3:18 am

      Telles nao tem sentido? Podes preferir o grimaldo – grande jogador e grande epoca – mas dizer que escolher o telles nao faz sentido parece me descabido. O que nao faz sentido e escolher 2 laterais esquerdos

      • Valderrama
        Posted Julho 6, 2019 at 11:06 am

        Então mas tu próprio acabas por dizer que não faz sentido estarem dois laterais esquerdos! A minha questão era essa. Da mesma maneira que em 2017/2018 para mim também não faria sentido estar o Grimaldo se estivessem os dois.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 6, 2019 at 7:28 am

    Casillas, André Almeida, Militão, Mathieu, Grimaldo, Danilo, Bruno Fernandes, Chiquinho, Rafa, João Félix e Dyego Souza.

  • RMCL
    Posted Julho 6, 2019 at 9:23 am

    Para mim:

    Leo Jardim
    André Almeida
    Mathieu
    Militão
    Alex Teles
    Bruno Fernandes
    Pizzi
    Rafa Silva
    Chiquinho
    Félix
    Seferovic

  • Ricardo Teixeira
    Posted Julho 6, 2019 at 10:07 am

    Atenção que eu adoro o Mathieu e acho-o um excelentíssimo Central. Para mim jogava no Benfica de caras, neste momento. Mas na época em questão, e até pela preponderância que teve numa equipa campeã, onde foi o principal central e o líder de uma defesa, o Ruben merecia o reconhecimento. De notar ainda que Militão apenas fez meia época a central.

    Um abraço.

  • NTORION
    Posted Julho 6, 2019 at 10:59 am

    Muito bem a liga, continua uniforme na sua atuação… Uniformemente incompetentes.

  • Baia_99
    Posted Julho 6, 2019 at 12:48 pm

    Foi para agradar a todos…
    O meu onze seria:
    Casillas
    D.Viana – Militão – Mathieu – Grimaldo
    Danilo – BF
    Pizzi – Rafa
    Felix – Seferovic

Deixa um comentário