Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Costa quer Mourinho se Schmidt não for campeão

Boa opção?

Rui Costa já decidiu, se este final de época não correr bem a Roger Schmidt a prioridade para o comando técnico é José Mourinho. O presidente do Benfica pretende um nome forte, o português também nunca esteve tão recetivo para regressar à nossa Liga, até pela pouca cotação que tem atualmente, e este um mais um pode dar em casamento. Inclusive não está descartada a hipótese de Roger Schmidt sair mesmo que seja campeão, é que o alemão tem acusado desgaste, com as críticas dos adeptos, e o facto de ter algum mercado, pode permitir uma saída limpa para as duas partes.

36 Comentários

  • LevonAronian
    Posted Abril 1, 2024 at 7:47 am

    O meu medo é que o VM esteja a dizer uma verdade sem querer

  • João
    Posted Abril 1, 2024 at 7:49 am

    Isso é que era ahah. E JJ no fcp

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Abril 1, 2024 at 7:51 am

    Duas coisas.

    Primeira: é impossível despedir o alemão, desgastado e tudo. Nunca um clube português se deu bem quando despediu treinadores campeões, e os exemplos abundam, sobretudo no Benfica dos anos 60, quando ganhavam a sério, e os despedimentos sucessivos fizeram a equipa perder a hegemonia na Europa.

    Segunda: é óbvio que, no papel, seria uma tremenda escolha. Mesmo decadente e tudo, Mou para os padrões do tugão deve ser suficiente. Não faço é a menor ideia de como lhe iriam pagar, e como iriam ter massa para pagar os reforços que pediria.

  • Tiago R
    Posted Abril 1, 2024 at 7:53 am

    Um treinador extremamente pobre em ideias de jogo ofensivas para uma equipa que tem de atacar em 90% dos jogos. Tem tudo para correr bem realmente.

    Acham que o homem vai mudar com os ares de Lisboa é?

    Pena que seja preciso sacrificar MAIS uma época para se perceber que Mourinho está ultrapassado.

  • MuchoG
    Posted Abril 1, 2024 at 7:58 am

    acho que Schmidt vai ter a oportunidade de começar a próxima época como treinador do Benfica, especialmente devido ao crédito pelo que fez no seu primeiro ano. Acho é que terá a rédea muito curta, sem espaço para maus começos.

  • João
    Posted Abril 1, 2024 at 8:37 am

    O benfica tem imenso €. Não têm é lá malta que sabe gerir. Estorram milhões em contratações falhadas porque não querem pagar a sério por quem faz a diferença. Mas depois acabam por gastar mais ainda. Vê-se o exemplo do LE. Contratem-me a mim que eu sei gerir

  • UselessAlt
    Posted Abril 1, 2024 at 8:59 am

    Rui Costa a mostrar que é um verdadeiro português e a sacrificar o próprio clube para não levarmos com o Mourinho na seleção. Prevejo que ele não dure 1 ano no Benfica e acaba na seleção na mesma.

  • Nickles
    Posted Abril 1, 2024 at 9:08 am

    Para treinador seria horrível. Para presidente não era mal pensado.
    Nickles (cada um assina )

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 1, 2024 at 9:39 am

    Não sei até que ponto não possa ser verdade, mesmo estando no dia 1 de Abril..
    Já todos sabemos que o Schmidt vai de vela, até diria que vai daqui a 15 dias, quando o Campeonato Taça e LE irem por um canudo, ficando depois para cumprir calendário até ao final da época, seria de valor já com o treinador novo.. se não for Mou, diria que Petit deve avançar, não sei é se tem mãos para o plantel de vedetas do Benfica, mas só vendo..

    • henry14
      Posted Abril 1, 2024 at 11:26 am

      Ai já todos sabemos?
      Passa-me aí os teus connects, Hirok.
      Bem, vamos ter esperança que o Neville tenha razão e que os teus prognósticos saiam ao lado ;) .

      • Hirok "The Truth"
        Posted Abril 1, 2024 at 3:07 pm

        Basta olhar para o Benfica e Sporting a jogar e os ultimos jogos entre ambos.. acho que não é dificil chegar a uma conclusão de 99% de probabilidade.. não dou 100 porque é futebol e nunca se sabe

        • henry14
          Posted Abril 1, 2024 at 5:22 pm

          Bem , o SCP deve ter uma odd de 1,01 amanhã então, acho que já não vou ver o jogo. Tudo com base no teu comentário ???.
          Mas quais últimos jogos? Últimos 2? 4? 6?
          Em condições normais, fico irritado com benfiquistas pessimistas. Mas o teu comentário para mim não é mais que uma anedota que eu levo na desportiva.
          E como eu gosto de anedotas, não posso levar-te a mal.
          Abraço Hirok.

        • Neville Longbottom
          Posted Abril 1, 2024 at 5:42 pm

          Fico sempre com medo quando das o Sporting como vencedor certo de alguma coisa.

    • Angelo GJ
      Posted Abril 1, 2024 at 12:54 pm

      Acho que Petit pelo menos na questão das vedetas é treinador para ter mais mão do que o próprio Schmidt, não foi um fora de série mas tem estatuto, e pelas entrevistas que já deu, parece ser alguém muito sério e que consegue cativar o respeito dos jogadores. Acredito que o Benfica falhe todos os objectivos mas o Schmidt irá sair apenas no fim, e’ um pouco como o Tuchel no Bayern, a diferença é que em Portugal é se pouco transparente e claro, mas todos sabemos que vai sair, e’ só aguentar até ao fim.

  • Neville Longbottom
    Posted Abril 1, 2024 at 10:01 am

    Excelente!

  • Slayer666
    Posted Abril 1, 2024 at 10:52 am

    o José está totalmente estagnado no tempo (dai ninguém dos tubarões”” o querer), as esquipas não jogam nada (mesmo com grandes orçamentos e jogadores…), os métodos (pelo que se consegue ver e analisar) também estão totalmente ultrapassados e o blabla (mindgames) já pouco ou nada lhe valem.
    Já foi o melhor do mundo, hoje nem no top 25 está (estará no top 50?…) porque de passado só os museus e ele nunca se reinventou, basicamente o JM que apareceu (do nada…) no Benfica é o mesmo de hoje, os métodos, as táticas, a comunicação é exatamente igual…e claramente os tempos são outros, a realidade futebolística é outra porque os métodos e maneira de jogar é totalmente diferente!

  • SENSEI
    Posted Abril 1, 2024 at 10:57 am

    Para treinador seria horrível. Para presidente não era mal pensado.
    Nickles (cada um assina)

  • Rated R
    Posted Abril 1, 2024 at 11:10 am

    Começa a especulação e a instabilidade geral seja no SLB seja no SCP a comunicação social tem que ganhar tostao… ela e os seus comentadores

  • Angelo GJ
    Posted Abril 1, 2024 at 12:44 pm

    Penso que seria um erro o Benfica contratar o Mourinho, apesar do palmares e estatuto, apostar no Mourinho seria indicativo de que há pouco planeamento no clube e que Rui Costa não é muito mais inteligente do que Vieira(ou seja, é jovem mas não percebe muito do futebol atual), e também não acredito que o problema atual do Benfica está em não ter um treinador com estatuto.

    Se “mandasse” as minhas opções para render o Schmidt seriam:

    1- Thiago Motta. Um treinador para ter sucesso contínuo em Portugal tem de ter um determinado perfil com o factor língua a ser essencial. O Motta é um treinador jovem, muito elogiado, vejo-o como a melhor opção pela ideia de jogo e outros aspectos técnicos onde demonstra ser diferenciado, assim como pela aspecto da gestão humana onde os seus jogadores dão muito bom testemunho, sendo que também tem potenciado vários jogadores jovens e mostrado ter uma visão de mercado muito boa. E novamente, é alguém que fala português, italiano, espanhol, inglês e francês, aspecto que a meu ver é muito importante num Benfica multilingue, e por fim o testemunho dos resultados fala por si, sendo que o Bologna é das melhores equipas da Série A desde que o Motta assumiu. Já vai tendo alguma cotação mas tenho dúvidas que algum tubarão pegue já nele, e acredito que estaria muito receptivo a rumar a um clube como o Benfica.

    2- Arne Slot, seria a primeira escolha se fala-se português, os resultados na Holanda falam por si, treinador moderno, mete as equipas a jogar bom futebol, tacticamente e a nível de estratégia está lá em cima junto aos melhores e é um treinador que consegue tanto se adapta aos jogadores como consegue adaptá-los as suas ideias.

    3 – Petit, seria uma opção arrojada, mas penso que teria um grande impacto, mostrou durante o tempo no Boavista que também sabe por as suas equipas a jogar bom futebol, e não fica atras dos melhores no aspecto técnico e táctico.

    Quanto ao Schmidt, realmente acho que a sua imagem está muito desgastada( o alemão acaba por ser o principal culpado), contudo sou da opinião que neste momento o clube adequado para si seria o Bayern. Os bavaros precisam de um treinador para a próxima época, o favorito seria o Klopp ou Alonso mas ambos estão indisponíveis, e Schmidt poderia ser uma excelente opção de transição. Ao contrário daquilo que se faz sentir em Portugal o alemão é um bom treinador, tem as suas imperfeições, está muito limitado a conseguir meter as equipas a jogar bem apenas com os jogadores certos, mas é algo que no Bayern não seria um problema e o seu estilo de jogo poderia funcionar de forma prolongada (o problema seria contra equipas muito tácticas/estrategas mas mesmo aí o Bayern tem a qualidade individual para continuar a funcionar). Não seria de estranhar se o Schmidt saísse do Benfica para treinar o Bayern, ter muito sucesso, e depois saltar para a seleção alemã.

    • henry14
      Posted Abril 1, 2024 at 1:16 pm

      Bem, o teu último parágrafo é que foi bastante arrojado. Mas gostei. Gosto que deêm mérito ao meu treinador e não ver frases lunáticas do género “Enzo fez Schmidt”.
      Só no final da época conseguirei dizer se quero que Schmidt continue no Benfica. Tem teimosias estúpidas e algo irritantes que me deixam de pé atrás mas tem um futebol, sistema tático e outras coisas que muito aprecio.
      Não sei se chegará para treinar um Bayern mas sei que eu, ao contrário da esmagadora maioria dos benfiquistas, tenho orgulho que Roger Schmidt tenha treinado o Benfica, independentemente de se espalhar ao comprido esta semana que até é o mais provável. Tal como teria orgulho no Rúben Amorim mesmo que ele perca os dois jogos.
      Quanto Às tuas opções, são todas muito diferentes e muito interessantes.
      Mas acho que aceitava qualquer uma.
      Ainda assim não sou tão fora da caixa e ia para 2 ou 3 nomes mais clássicos, curiosamente os que foram apontados ao Sporting aqui no blog. Por esta ordem:
      1)Marco Silva. É incrível treinares na Premier, certo. Mas poderes treinar uma equipa candidata ao título em Portugal (que não paga mal aos treinadores), estares na montra da Champions não pode ser mais apelativo do que simplesmente jogares pela manutenção?
      2)Abel. Está na altura de sair do Brasil. Tem um bocado mania e acha-se mais do que aquilo é. Mas tem fibra e já mostrou bastante qualidade como treinador. Tem provas dadas. E banana ele não é;
      3)Paulo Fonseca. Sou fã do futebol dele desde os tempos do Paços e com exceção daquela época terrível do Porto tem tido uma carreira bastante meritória.
      Não meto qualquer objeção a treinadores estrangeiros mas não pode ser qualquer um.

      • Bruno Cunha
        Posted Abril 1, 2024 at 4:38 pm

        Não aceitavas mas eles também não henry haha
        O Arne Slot ainda no ano passado preferiu o Feyenoord ao Tottenham por isso só um super clube para o tirar de lá, e Thiago Motta é o próximo treinador a ser pretendido por todos por isso pode aguardar até abrir uma oportunidade num clube maior (tenho o feeling que vai cair no Barcelona na próxima época).

        São excelentes nomes os do Angelo que conjugam praticamente todos os atributos de um bom treinador mas já não são para o bico do Benfica.

        • henry14
          Posted Abril 1, 2024 at 5:11 pm

          Leste mal, Bruno ?.
          Eu aceitava qualquer um deles, todos eles têm um perfil interessante.
          Mesmo o Petit, que pode ser menos sonante.

        • Angelo GJ
          Posted Abril 1, 2024 at 6:18 pm

          Henry, acho que da para o Benfica sonhar , também se dizia que seria difícil conseguir o Schmidt e o alemão acabou por vir. O Slot em teoria não tem muito a ganhar rumando ao Benfica, mas um contrato curto e com a promessa de um plantel para ser um outsider na champions pode ser aliciante, e’ que pelo que me recordo, rejeitou o Tottenham pela questão da instabilidade e achar que não ganharia nada sair de um clube que estaria na champions para rumar a outro que não estaria nas competições europeias sequer, não vai ser campeão esta época e pode querer um contexto diferente.

          O Motta, pelas vagas que podem abrir nos clubes de top, não acho que seja opção principal para nenhum, mencionaste o Barcelona, mas fala-se que o Xavi é capaz de continuar já que a equipa tem melhorado muito nos últimos jogos, creio que como na questão dos jogadores o Benfica pode conseguir o Motta numa jogada de antecipação, termina contrato no final desta época, não treina uma super/grande equipa, e rumar ao Benfica seria um passo bem calculado já que tendo sucesso na Luz significaria um salto para um tubarão com facilidade, e’ que apesar do potencial e qualidade que tem demonstrado o seu modelo/estilo de jogo está longe de ser perfeito e o tugao seria um contexto bom para se refinar.

      • Angelo GJ
        Posted Abril 1, 2024 at 5:55 pm

        Boas, os 3 clássicos(Abel, Marco Silva e Fonseca) são opções válidas mas os motivos pelo qual não os vejo como as melhores opções passa pela questão do perfil vs aquilo que penso faltar ao Benfica neste momento. O que penso faltar ao Benfica? Resumidamente, um treinador com, ideia e estilo de jogo diferenciado, forte na variabilidade/flexibilidade táctica e aquilo que são as melhores ideias no futebol de elite, grande capacidade de gestão humana/liderança e comunicação ( o Benfica é o clube em Portugal mais escrutinado, quer pela imprensa quer pelo próprio universo do clube),
        trabalhar em conjunto com clube quer na criação quer na manutenção da estratégia e filosofia do clube e carisma.

        Olhando para os candidatos, Abel Ferreira apesar do sucesso no Brasil para um clube exigente como o Benfica onde os adeptos e dirigentes esperam que a equipa ganhe jogando bem SEMPRE, faltam as suas equipas esse brilhantismo, comunica-se razoavelmente bem mas é demasiado emocional nisso, funciona no Brasil onde o povo é conhecidamente emotivo mas em Portugal tenho dúvidas que isso seja vantajoso. O atual Marco Silva não é o mesmo treinador que era no Estoril, e’ um treinador bem mais pragmático(pra não dizer defensivo) e conservador aos dias de hoje sendo que as suas ideias nem sempre passam com facilidade, não acho que o trabalho dos últimos anos seja sólido o suficiente para fazer dele um nome forte para treinar o Benfica (tem sido sempre despedido), e acho que vive muito da fama que granjeou nos tempos de Estoril e Sporting, onde não tinha verdadeiramente exigências. Paulo Fonseca é aquele cujo perfil técnico melhor encaixa, mas a sua capacidade de gestão num clube como o Benfica e também com o atual elenco de jogadores deixa-me dúvidas (teve sempre problemas em contextos semelhantes), vejo-o demasiado manso para um contexto tão exigente.

        Mas é uma questão de esperar e ver quem Rui Costa tem em mente, creio que o Schmidt não continua, a sua principais lacunas são demasiado graves para se ter no futebol atual(falta de flexibilidade tática, capacidade de adaptação e reinventar-se, preparação e leitura dos jogos) a não ser que o contexto seja MUITO favorável (como seria numa equipa como o Bayern), e o Benfica de hoje não é a equipa que poderia ser, não porque tem um plantel fraco mas pelas lacunas e teimosias do Schmidt, quando assim é acho que é difícil a manutenção do treinador.

        • henry14
          Posted Abril 1, 2024 at 8:09 pm

          Concordo com a análise ao Paulo Fonseca, um dos meus receios é que seja demasiado manso com os egos fortes do plantel, ainda assim quero acreditar que estes anos no Shaktar, Roma e Lille o tenham tornado mais forte nesse campo.
          Quanto ao Abel também concordo e aceito essa análise.
          Mas discordo dessa visão do Marco. Para já, vou tentar desmitificar esse rótulo ou teoria dos despedimentos:
          1)No SCP fez um trabalho meritório, foi “despedido” por causa do fato de treino. Só que não. BDC não suportava o Marco há vários meses e quando surgiu a hipótese de contratar o Jesus usou essa desculpa esfarrapada;
          2)Olympiakos. Foi campeão com 22 vitórias à 24ª jornada. Assombroso. Mesmo para a liga grega. Rescindiu ou foi despedido (escolhe a que quiseres) no final da época por problemas com a direção do Olympiakos. Um clássico nesse clube.
          3)Hull City. Marco entrou na Premier League para um clube com extremas dificuldades (não sei se não estavam mesmo em último lugar) e foi bem elogiado mas infelizmente não conseguiu a permanência. Não foi despedido, o Hull queria que ele continuasse. Só que o Marco sabia de antemão (ou então foi muito crente) que haveriam propostas de algum clube da Premier. Foi aí que surgiu o Watford;
          4)Watford. Cumpriu o pretendido na primeira época e ficou em 14º ficando num lugar relativamente tranquilo. Na segunda foi despedido sim, salvo erro por andar a falar com o Everton “nas costas”, não por o Watford estar mal;
          5)Everton. Aqui sim, a minha maior desilusão. Deram-lhe reforços incríveis, gastaram montes de dinheiros em Richarlison, Sigurdson ou Mina e Marco foi um fiasco. Foi despedido.
          6)Fulham. Faz uma Championship incrível e já vai para a segunda manutenção, coisa que o Fulham não consegui há uns belos anos.
          Acho injusto essa teoria que é sempre despedido. Se tem um estilo mais pragmático? Talvez. Por acaso, nos jogos que vi até gostei bastante. Mas isso do ser pragmático não é discutível? O Arsenal ontem foi super pragmático e por norma é uma equipa com muita classe e com um futebol bem atrativo. Se estás a jogar contra as melhores equipas mundiais, também terás mais dificuldades pela frente.
          Não estará na hora de Marco ter outra vez a oportunidade de estar numa equipa grande (Ainda que num campeonato mais modesto) para provar que é um treinador de outro gabarito? É que aquilo que ele fez no Estoril, no Olympiakos e a espaços no Sporting foi de grande qualidade.
          Mas pronto é só uma opinião minha, aceito a tua mas discordo veementemente dessa história do “tem sido sempre despedido”.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 1, 2024 at 7:02 pm

    Não obrigado. O Benfica precisa de um projeto acima de tudo e não apenas comprar jogadores talentosos sem ter uma política e visão do que está a fazer. Contudo acho que o Schmidt também não é o treinador certo para continuar. Eu apostaria no Marco Silva se fosse possível! Tem um estilo de jogo bem apelativo, é benfiquista e tem uma ideia de jogo que encaixa muito bem nos jogadores que o Benfica tem.

  • Marcus Tulius Cicero
    Posted Abril 1, 2024 at 10:28 pm

    Bela piada de 01 de Abril mas não deixo de comentar.
    —————————
    Gostaria? Claro que sim. Mourinho é Mourinho, goste-se ou não por onde passa ganha pelo menos um troféu. Até na casa a arder que era e é o Man United (o que não falta são comentários de adeptos do United com saudades dele… e não admira, mas não é fácil para quem o critica viajar até Manchester e perguntar, não é…). Se calhar até poderia ter ganho com o Tottenham mas nunca iremos saber.
    —————————
    Emigrei e deixei de seguir o Benfica e o futebol português por óbvias razões. Mas se isto tem algum fundo de verdade, e se Mourinho por algum motivo aceitar (até vejo boas razões… voltar a Portugal, não ter que aprender uma língua nova, um clube que lhe permite ganhar títulos e fazer figuras engraçadas na Champions e com isso recuperar um pouco da sua imagem e ambicionar outros clubes), então serão uns 2/3 anos loucos e lá voltarei a acompanhar o Benfica porque seria imperdível.
    ————————-
    Quanto ao Mourinho ser defensivo, é o que é. Contudo muitos se esquecem do RM treinado por ele que era uma máquina de fazer golos. Por isso… Teria a sua piada, teria. Epa quem me dera…

Deixa um comentário