Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Hugo Viana deixa Sporting

Já devia ter saído? Este mês de Janeiro foi penoso para os leões e demonstrou a falta de visão, ou de empenho, do seu agora ex-diretor desportivo. Falhou todos os laterais direitos que tentou, como no Verão já tinha falhado Fotis, contratou um extremo que deve ser sido o plano H, quando este plantel leonino andava a pedir um jogador para essa posição há meses (um dirigente com visão já teria resolvido esta lacuna logo no arranque do mercado), e também não conseguiu colocar Esgaio e Kovacevic ou vender um central.

O Sporting anunciou a saída de Hugo Viana. “A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que Hugo Viana solicitou a antecipação da sua saída do Clube, inicialmente prevista para o final da presente época desportiva”, comunicou a turma de Alvalade. Recorde-se que o agora ex-diretor desportivo dos verde e brancos já tinha um acordo com o Man City para a próxima época, mas ruma assim no imediato para o clube inglês. “Hugo Viana desempenhou um papel fundamental no crescimento desportivo do clube durante um período em que a equipa principal de futebol do Sporting CP conquistou vários títulos: dois Campeonatos Nacionais, três Taças da Liga, uma Supertaça e uma Taça de Portugal”, pode ler-se ainda no comunicado publicado pelos leões.

63 Comentários

  • mickpeters
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:34 am

    Um muito obrigado e espero que a nova equipa consiga recuperar o trabalho, porque este mercado de inverno foi penoso mesmo.

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:47 am

    Obrigado por tudo, Hugo Viana. Serás sempre um de nós e este campeonato também será teu.
    *
    Mais uma vez, e nunca é demais, obrigado, Hugo! Alvalade terá sempre as portas abertas para ti.
    *
    Saudações Leoninas ?

    • Foge Quim
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:14 am

      Qual campeonato?

      • SENSEI
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:46 am

        Está escrito, por baixo de uma pedra da calçada da rotunda do Marquês “Reservado Maio ’25, by Lucifer”

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:19 pm

        O Sporting já é campeão na cabeça de muita gente. Em alguma dessa gente já é campeão desde Agosto.

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Fevereiro 5, 2025 at 7:02 am

        O Estiga (Cody ou Lucifer já nao sei) é assim. No primeiro campeonato do Amorim, tabem veio aqui para o blog dizer que ja tinhamos perdido o campeonato (ainda tinhamos 6 pontos de avanço!).

        Agora com os mesmo de avanço, na cabeça dele já somos campeōes….Não se preocupem, se falarem de mais, ele cria outra conta lol

    • Ricardo F.
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:39 pm

      O que vale é que já ninguém leva a sério.

  • Ricardo F.
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:47 am

    Pareceu já ter a cabeça noutro City(o). Terminar o mercado sem fechar um lateral direito e tendo contratado apenas o envolto em dúvidas Biel é um trabalho francamente mau. Ainda assim, trouxe o jogador mais empolgante e decisivo que o Sporting teve na sua história recente. E aquele que será, certamente, a maior venda da história do clube. Por isso, pelo Porro, pelo Diomande, pelo Morita ou pelo Morten, tem o meu obrigado.

  • Mickael.fonseca
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:54 am

    Apesar deste pessimo mercado de Inverno em que se parecesse ter desleixado foi muito importante neste crescimento do Sporting.
    Espero que no futuro possamos a ver uma colaboração entre City e Sporting, e vermos chegar mais jogadores promissores do City (como o Porro).

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:39 am

      Parece que o City está mais afim de ajudar o FC Porto do que o Sporting… Não vai ser o Hugo Viana a mudar isso. Aliás o Hugo Viana é portista ferrenho, tal como o Rúben Amorim é benfiquista ferrenho. Usaram o Sporting para subir na vida e foram profissionais, pelo menos. Não esperem lealdade daqui para a frente.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:23 pm

        Oh amigo, quem é que espera lealdade por parte do Hugo Viana ou do Rúben Amorim? E que diferença fazia se eles tivessem trabalho nos seus clubes do coração em vez de trabalharem no Sporting?

      • Madruga
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 3:29 pm

        Ou seja, se o Viana fosse do Sporting vinha comprar tudo a Lisboa. Como afinal e’ portista…
        Ele ha com cada um…

  • Foge Quim
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:16 am

    Já peca por tardia, mas devemos imenso a Hugo Viana pelo crescimento desportivo que o clube teve.

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:37 am

      O que é que ele fez de relevante? Um relógio parado dá as horas certas pelo menos 2 vezes por dia. Por cada coisa acertada que o Hugo Viana fez, há outra que não correu tão bem.
      .
      Por cada Rúben Amorim, há um Silas.
      Por cada Porro, há um Rosier.
      Por cada Nuno Mendes, há um Renato Veiga ou Tiago Santos (saíram por tostões, hoje valem dezenas de milhões).
      Por cada Sarabia, há um Slimani.

      • Gndias
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:54 am

        Diz aí um diretor desportivo que acerte em tudo….eu espero….

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:21 pm

        Se a análise for 1 por 1, então arranjas um flop para cada boa contratação. Mas só o Nuno Mendes é capa de cobrir quase todos os flops que o Hugo trouxe. Mas já agora, Nuno Mendes porquê? Qual o papel que o Hugo Viana teve na vinda dele para o clube?
        .
        O Hugo Viana trouxe o Gyokeres e o Huljmand. O Sporting nem precisa dos vencer para lhe dar crédito para trazer 5 flops bem embrulhados.

      • mickpeters
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:49 pm

        Antonio, e depois?
        Qual o director desportivo que acerce tudo. Eu diria que o successo de um director desportivo esta no valor de compras e vendas que fez (ROI) como qualquer ‘diretor de vendas ou comercial’.

        Se conseguiu vender ativos melhor e com mais valor do que gastou, fez um bom trabalho.
        Agora acertar, ate diria que um diretor desportivo acertar 30-40% nos jogadores e otimo.

        • Citizen_Erased
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 10:31 pm

          Depende, também consideraria o contributo no sucesso desportivo. Até podem sair pelo mesmo preço ou pouca acima / até abaixo, mas o contributo no sucesso desportivo também pesa.

  • Jcarlos
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:23 am

    hummm… Afinal o Ruben Dias tinha Razão….

  • Antonio Clismo II
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:33 am

    Hugo Viana representa o crescimento que o clube teve nos últimos 5, 6 anos.
    Começou péssimamente com más escolhas (Keizer, Silas, etc) e na hora de contratar não era melhor (Camacho, Jesé, Eduardo Henrique, Rosier, Sporar, Bolasie, Vietto, etc).
    .
    Depois soube aproveitar o balão de oxigénio Rúben Amorim para ir evoluindo como diretor desportivo e fazer contratações mais eficiêntes e cirúrgicas com base no modelo bem delineado do treinador e sempre alicerçado na formação com contratações baratas e que ofereceram sempre vários múltiplos em rendimento do que aquilo que custaram.
    .
    Neste momento nota-se que já não estava com a cabeça no clube o que já nem se esforçou minimamente neste mercado de transferências. Também duvido que tenha tido participação na troca abrupta de treinador antes do Natal (Frederico Varandas deve ter assumido a responsabilidade e tratado de tudo, tendo a humildade de reverter o erro que estava a acontecer e que pura e simplesmente nºao estava a resultar – eu próprio acreditava que o JP tinha o que era preciso para levar o barco a bom porto, mas aparentemente não). Fica a sensação que se fosse pelo Hugo Viana o João Pereira ainda estaria no comando do clube e já estariam neste momento fora do top3.
    .
    Aliás, o Hugo Viana aparentemente ajudou mais os rivais (FC Porto) do que o próprio clube onde tinha contrato. Injetando liquidez nas contas do clube rival por um jogador que não vale metade do valor pago por ele, e ao mesmo tempo pagando 8M por um brinca na areia que nem sequer era titular do Bahia.. Ou seja pagando o triplo daquilo que o jogador vale… Por exemplo o Sporting comprou o Arthur Gomes (outro brinca-na-areia) ao Estoril por 2M e pelo menos já estava consolidado na Primeira Liga e tinha dado provas da sua qualidade.

    • Bayern de Monchique
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:28 pm

      Faltou-te aí a análise ao plantel sub12 do Sporting. Andas a falhar…

    • ZeNando
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:50 pm

      Falso, mais um disparate. Se fosse pelo HV o JP tinha saído mais cedo mas Varandas é que não queria e estava convencido que a aposta dele ia resultar.

  • 6.Mik
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:40 am

    Ao ler o negrito parece que fez um trabalho péssimo. Lembrar que convenceu o Viktor, o Morten, o Ousmane, Morita, Zeno e até o Harder que tinha um projeto de premier league. Falhou muito também muito, agora a mim parece me que convenceu o Fotis. O Sporting não entra em leilões e só vai até onde pode. Também não vendemos ninguém importante ou por um grande valor e isso retirou algum poder negocial ao Sporting.
    Era fácil trazer algum emprestado melhor que o Fresneda e que o Biel possivelmente mas a política do clube está a ser bem gerida na minha opinião. E depois colocar jogadores sempre foi das tarefas mais difíceis e muita vezes é fazer favores a empresários.

    Obrigado e boa sorte.

    • oMeuUserName
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:05 pm

      Os outros dou de barato, mas convencer o Diomande e o Morita a irem do Mafra e do Santa Clara, respetivamente, para o Sporting, não é propriamente difícil…

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:34 pm

        Não se trata de convencer os jogadores a vir. Trata-se de convencer o resto da estrutura que eles merecem vir para o Sporting. E trata-se de os descobrir em primeiro lugar. Eu sei que o comentário inicial diz explicitamente o que escreveste, estou só a acrescentar.

      • ZeNando
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:47 pm

        Certamente que não, mas no caso do Diomande falavam que o Arsenal estava interessado e mesmo assim veio para o Sporting.

      • 6.Mik
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:55 pm

        Não tinham ligação nenhuma a Portugal, foi uma boa jogada de antecipação. Eu olho para o Alberto que foi para a Juve e quase de certeza que preferia estar no Sporting com Rui Borges e ser opção do que estar sem jogar na Juventus.

  • Antonio Clismo II
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:41 am

    E o processo de benfiquização do Sporting está em curso. Para substituir o Hugo Viana lá vem um advogado que nunca meteu os pés num balneário de futebol.

    • Gndias
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:53 am

      Sim pq isso é sinónimo de mau trabalho

      • Antonio Clismo II
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:48 pm

        O segredo dos 2 últimos títulos do Sporting foi claramente o espírito de grupo e a união no balneário. Qualquer jogador que não entrasse na “família” não durava muito tempo em Alvalade.
        .
        Aparentemente isso vai mudar..

        • Madruga
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 3:25 pm

          Como assim? O que e’ que te leva a dizer isso?

          • Citizen_Erased
            Posted Fevereiro 4, 2025 at 3:48 pm

            É sobejamente conhecida a união de grupo dos jogadores do Sporting, porque antes e depois se ouvia os mesmos a cantar o Kumbaya a altos berros a partir do balneario. Foi por isso que o Slimani saiu por exemplo – não alinhava porque era a música africana incorreta na opinião dele.

            • maZe
              Posted Fevereiro 4, 2025 at 8:27 pm

              Ahahahah muito boa!

            • Madruga
              Posted Fevereiro 5, 2025 at 6:11 am

              hahahahahahaha
              Entao e’ isso!! E de certeza que o advogado que nunca meteu os pes num balneario, como primeira medida, obrigou-os a passar para metal progressivo nordico! MALDITO!!! Foi isso, limpinho. Mais esclarecido. Obrigado!

  • FVRicardo
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:56 am

    Não percebo porque teria de colocar um central. Inácio, Debaste, Diomande e Juste jogam a central, Quaresma e Reis a lateral neste 4-2-3-1 de RB. No verão Reis sairá a custo zero, ficarão Maxi e Geny para LE suplente e Juste também deve ser vendido, deve-se contratar um LD titular (Lamptey ou mesmo Alisson Santos), Fresneda suplente e passar Quaresma para central novamente).

    Na questão dos LD neste mercado não havia muito a fazer, um foi para o Villa e outro para a Juve.

    A contratação do Biel (ou outro extremo qualquer) foi acelerada devido à demora na recuperação do Pote.

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:44 pm

      Reis tem contrato até 2026. Jogador útil, profissional e com bom rendimento. O mais provável é renovarem com ele

  • Ricardo10_
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:19 pm

    O crédito que dão ao Hugo Viana e ao cargo de director desportivo em geral é um pouco ridículo mas é o futebol.
    Já tinha uma boa vida e agora fica orientado para o resto da vida, ser amigo do Mendes dá sempre frutos.

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:19 pm

      Se fizeres a comparação com o comentador que tem a mesma função no Benfica, vês que houve trabalho.
      Tem que ser cada um na sua função, aliás em Portugal devia ser obrigatório essa função pelo menos na primeira liga.

      • Ricardo10_
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:19 pm

        O comentador é isso mesmo, um comentador, nem vale a pena dizer grande coisa.
        O Hugo Viana acertou alguns jogadores e falhou outros, a minha questão é: O que teria acontecido se o Amorim não tivesse vindo para o Sporting e se não tivessem contratado o Gyokeres?
        E vamos partir do principio que foi o Viana que “descobriu” o Gyokeres…É uma profissão um pouco de sorte e acasos, tal como pela primeira passagem do Jesus no Benfica. Falam muito dos craques que vieram e as resmas de entulho? E os craques de quem o Jesus não conseguiu fazer nada?
        Sem ser por causa do Mendes, acho muito difícil um City lembrar-se de vir buscar um Viana a Portugal.

        • 6.Mik
          Posted Fevereiro 5, 2025 at 10:02 am

          Não concordo que seja um profissão com ‘sorte’ e o erro vai estar sempre presente. Isso é muitos se’s, a verdade é que o Sporting estava por arames qdo foram gastar 10M no Amorim mas também foi campeão sem o Gyokeres.
          Existe trabalho de muita gente para descobrir talento, e tem de haver uma estratégia para o sucesso. O Sporting de hoje nunca apostava no Kabore ou no Belloti por exemplo. O Benfica qdo trouxe Di Maria, Gaitan ou Enzo houve trabalho, até com o Prestiani.
          SL

  • Antonio Clismo II
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:47 pm

    O interesse no Fotis Ioannidis foi apenas Xadrez em 3D para fazer pressão para que o Benfica comprasse o outro grego e ficasse com o saco na mão. Queriam 30 milhões pelo grego, nem 5M vale… O Sporting safou-se de boa aqui..

  • Quim Nando
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 12:51 pm

    Foi o final de um ciclo, é o que é…
    Rei morto, rei posto!
    Vamos ver o que vale a nova Equipa.
    Estou em crer que não saiu a mal, pelo que o Sporting pode aproveitar uma boa relação para fazer negócios, com o City Group que sejam bons para todos.
    E não se deve descartar negócios com o Chelsea (Essugo, ao que parece já lá mora) ou INEOS.
    Penso que é fundamental um bom scouting em mercados emergentes ou outros que possam permitir compra ou partilha de bons talentos…

  • FVRicardo
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 2:45 pm

    No próximo mercado mais importante do que garantir reforços é renovar com os jogadores do plantel com final de contrato em 2026 e 2027, são imensos e na maioria importantíssimos

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:12 pm

      Mais importante do que renovar contratos é capitalizar os picos de valorizações que os jogadores têm para faturar. Jogadores maduros como Morita ou Reis já não irão valorizar muito e seria interessante renovar caso conseguissem manter o rendimento alto por mais alguns anos. Mas o Sporting não pode perder a chance de faturar com Diomande, Inácio, Gyokeres, Trincão, Edwards, Quenda ou Pote. É o fim de ciclo natural e o clube tem que começar já hoje a preparar esse futuro e voltar a reconstruir uma base à imagem daquilo que o Rui Borges quer para o futuro de sucesso com o clube.
      .
      O Sporting pode fazer 300 milhões de euros em vendas no próximo Verão se quiser e substituir as peças vendidas por um quinto desse valor, abatendo passivo (evitando pagar juros) e financiar a modernização do Estádio que irão precisar de absorver muitos recursos financeiros do clube nos próximos anos. Tendo a oportunidade de realizar encaixes e preparar o futuro, seria agora preferível do que protelar as coisas e perder a oportunidade de fazer as coisas que é preciso fazer.

      • FVRicardo
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 7:36 pm

        Uma razia dessas nunca será solução. Vais vender Gyokeres, Essugo, Morita, Edwards, Juste, Reis, Kovacevic, Israel, Koba e Vinagre e já vais faturar cerca de 140M. Há margem para contratar um lateral direito, um médio, um extremo e um avançado.

        A possíveis vendas de Trincão e Pote nunca serão rentáveis para a importância que têm no clube. Diomande aind é novo, pode ficar mais 1/2 anos. Quenda ainda tem muita coisa a evoluir para ir para um tubarão (lugar onde pertencerá). E Inácio já está desvalorizado em relação à cotação que tinha antes de RA sair.

        • Antonio Clismo II
          Posted Fevereiro 4, 2025 at 11:16 pm

          Por acaso discordo em relação ao Inácio. Tem estado muito bem neste modelo do Rui Borges e era exatamente isso que precisava para justificar a sua valorização que eram as críticas que só sabia jogar num sistema a 3 centrais. Ora tem provado que consegue manter um nível elevado numa dupla de centrais. É a diferença entre sair por 30M ou por 50M.

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:15 pm

      Catamo não vale a pena vender porque o Sporting só tem 25% do seu passe, logo é preferível mantê-lo no plantel, pelo menos tem sempre bom rendimento em várias posições e gosta de se destacar em jogos grandes, até.
      .
      Essugo aparentemente já estará vendido… Simões vai ser um motor desta equipa e Arreiol poderá vir a ser um Hjulmand 2.0 daqui a 1 ou 2 anos. (talvez precise de um empréstimo para um nível como o Essugo teve este ano para regressar e pegar na titularidade de vez).

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:15 pm

      Morita não quer renovar, provavelmente vai para o mercado.
      Trincão deve andar no teto salarial mas se tiver feliz no clube fazia um esforço para o manter pq sabemos que nunca vai ser um negócio muito vantajoso para o clube.
      St. Juste deve ganhar muito para o rendimento que tem dentro do campo também deve ir para o mercado.
      O Matheus Reis aos 30 deve querer fazer o contrato da vida dele, também me parece difícil a sua continuidade na próxima época.
      Esgaio é para oferecer.

      Os que acabam contrato em 2027, esses sim são o futuro do clube e mais do que contratar para a próxima época era importante manter esse núcleo.

      • FVRicardo
        Posted Fevereiro 4, 2025 at 7:00 pm

        Concordo com a venda desses 4 jogadores
        Diomande, Pote, Inácio, Bragança, Quenda, Simões são para renovar ASAP

  • Dark Green
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 2:56 pm

    Obrigado e adeus. Obrigado pelo último mercado de transferências. Obrigado pelo pior mercado de transferências que eu alguma vez vi na minha vida.

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:05 pm

      Sim, e estás a falar do Sporting certo? Preferias quando íamos buscar Doumbia, Misic, Rúben Ribeiro e o Lumor? Gastar uns milhões e depois chegar ao Verão e não haver colocação para os jogadores?
      Às vezes as pessoas pensam que se gasta 10M e vem um jogador indiscutível, mas olha para o valor de mercado de jogadores que são titulares no Sporting.

      Também queria alguém melhor que o Rui Silva, Biel e o Fresneda mas se para isso tivesse que vender o Ousmane, Morten ou Viktor então prefiro ir à luta com o actual plantel.

      SL

    • Antonio Clismo II
      Posted Fevereiro 4, 2025 at 4:05 pm

      Neste mercado foram buscar o Rui Silva, o Biel e regressou o miúdo Muniz. Possivelmente dinamitaram todo o dinheiro que tinham em caixa com a venda do Rúben Amorim e equipa técnica… tudo gasto até ao último cêntimo.
      .
      Olha que o mercado de Inverno do ano passado não foi melhor… Subiram o Diogo Pinto para a equipa A e compraram o Koba e o Pontelo…
      .
      No mercado de Inverno do ano anterior também foi arriscado com o empréstimo falhado de Bellerín, a aposta em Tanlongo (que afinal tinha pés quadrados) e um jackpot no Diomandé para melhorar as coisas.
      .
      Pelo menos o Sporting tem sido sempre consistentemente atabolhoado nos mercados de Inverno…
      .

      • Niall joaQuinn
        Posted Fevereiro 5, 2025 at 12:26 pm

        Rui Silva, Biel e Muniz.
        Um guarda-redes internacional por Portugal, um jogador que provavelmente será para o banco (que tanto pode pegar como não) e o regresso de um jogador da formação.
        Sem pensar muito, conseguia dizer uns 20 mercados piores do que este.
        O Hugo Viana deixa o Sporting com um saldo positivo (entre compras e vendas) de €150 milhoes, dois campeonatos, três Taças da Liga, uma Supertaça e uma Taça de Portugal.
        O resto são clismices.

  • filipe19
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:03 pm

    Críticas um pouco duras no primeiro parágrafo. Não existe um departamento de scouting? Ele não era o único a tomar as decisões. É certo que era responsável pelas decisões, mas estas são tomadas no seio da equipa, ou não?
    Portanto, ou não temos dinheiro, ou trata-se de um fracasso coletivo. Mas de todos os envolvidos

  • Veridis Quo
    Posted Fevereiro 4, 2025 at 5:31 pm

    Não se livrou de erros e decisões difíceis de compreender e os moldes da sua saída são, no mínimo, questionáveis, mas é um trabalho globalmente muito positivo. Contribuiu para muitos títulos, muniu o plantel de alguns dos melhores jogadores do Sporting do século, conseguiu salvar dinheiro com vários excedentários (de 2019 para cá, mais de 100M em jogadores que já não contavam) e impulsionou algumas boas vendas.

Deixa um comentário