Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Gil Vicente vai vender Pablo ao West Ham por 20 ME

Jackpot? É um valor muito acima do que vale atualmente. Melhor para o Gil, que consegue a maior venda da sua história e também para o Fama, que faz um encaixe inesperado.

Pablo está perto de ser reforço do West Ham. O Gil Vicente acertou a venda do avançado luso-brasileiro a troco de 20 milhões de euros, sendo que o Famalicão vai receber 50% do valor. Recorde-se que Pablo, de 21 anos, soma 10 golos em 14 jogos esta época.

24 Comentários

  • André Monteiro
    Posted Janeiro 1, 2026 at 10:49 am

    10 milhões servem bem para o César apetrechar o plantel! O mesmo do Fama

    • Um Jasomp
      Posted Janeiro 1, 2026 at 11:39 am

      Mas com a venda de um jogador cá formado, vão buscar um camião de brasileiros ou espanhóis e está feito. É sempre assim.

      • Neville Longbottom
        Posted Janeiro 1, 2026 at 12:29 pm

        É isso é mau?

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 1, 2026 at 12:31 pm

        É sempre assim!
        No Top5 de vendas do Famalicão há 1 português que saiu jovem para acabar a sua formação entre Espanha e Inglaterra.
        No Top5 de vendas do Gil Vicente há 1 português que saiu jovem para acabar a sua formação entre Inglaterra e Holanda e voltou sendo a compra mais cara do clube.

        Realmente a tua lenga lenga e do Tó fazem mesmo sentido!

        Mas podes ir olhar para os top de vendas do Arouca, Rio Ave, Santa Clara, Porto, Casa Pia ou Estrela para perceberes o que te estou a dizer! Se quiseres claro…

      • Joga_Bonito
        Posted Janeiro 1, 2026 at 2:09 pm

        A cassete nunca vai mudar. As grandes vendas de jogadores servem precisamente para reforçar o plantel e ir subindo patamares competitivos, ou senão que utilidade terão? Distribuir comissões? Dar de mamar a dirigentes? Já sabemos que querias que não fossem comprar ninguém e que fossem subir 500 formados neste mesmo ano, ou algo do género mas como aqui não podes vir com a cassete de que esta compra é para dar de mamar comissões (esse argumento só se aplica contigo quando são vendas de jogadores estrangeiros, que por alguma razão misteriosa nunca são negócios limpos) então vens com a palete dos brasileiros que irão ser comprados.
        Treta! Se tem dinheiro para investir e subir qualidade para investir deve fazê-lo, senão qual a lógica de fazer vendas de 20 milhões? Vai gastar o dinheiro em quê? Comissões? Salários principescos na direcção? Ou algumas obras de betão sem lógica e sentido? Já vens é arranjar desculpas para o Gil não investir este dinheiro na melhoria do plantel e assim ter o pretexto para subir mais uns miúdos, tenham ou não qualidade.

        • Antonio Clismo II
          Posted Janeiro 1, 2026 at 10:07 pm

          O Pablo é um jogador que estava a crescer e precisava de jogar, jogar e jogar. Na premier league nao Vai ter hipotese e não sairá do banco acabando-se assim a sua evolução.

          O Famalicão recebeu cerca de 100 milhões em transferências de jogadores nos últimos 5 ou 6 anos…

          Continuam a empurrar as obras no estádio com a barriga… Talvez à espera que seja a câmara municipal a construí-lo com o dinheiro dos impostos de todos os portugueses…

          • Joga_Bonito
            Posted Janeiro 2, 2026 at 4:39 pm

            Estádios não são prioridade e o estádio actual do Famalicão não é mau. O Boavista fez um estádio supermoderno aquando do Euro e está como está, nem vamos falar dos casos de Leiria ou de Aveiro, fizeram-se estádios enormes para clubes sem adeptos e insustentáveis, quando a modernização dos antigos teria sido a melhor solução. Os clubes vivem de títulos e de plantéis não de betão, mas vale tudo para desviar os clubes de investirem na equipa de futebol, já sabemos que só se podem fazer entradas vindas da formação.

      • Petrol
        Posted Janeiro 1, 2026 at 3:13 pm

        Se calhar fazia sentido ter dito isto se Pablo fosse da formação do Gil Vicente…

  • Goncalo Silva
    Posted Janeiro 1, 2026 at 1:03 pm

    Excelentes notícias para a nossa liga. Espero mesmo que os clubes mais pequenos por cá consigam fazer este tipo de encaixes o maior número de vezes possível, e que gastem este dinheiro de forma sustentável.

    O Famalicão parece já estar numa fase mais adiantada neste processo, já tem condições de treino, formação e rede de scouting a um nível muito bom para a realidade dos clubes pequenos.

    Acredito que a próxima fase seja conseguir manter as suas principais peças, e garantir estabilidade no plantel. Com isto não digo manter as principais peças de qualquer maneira, mas sim começar a pedir mais pela venda dos seus ativos!

    • Joga_Bonito
      Posted Janeiro 1, 2026 at 2:18 pm

      Sem dúvida já se nota uma mudança de paradigma. Neste momento os pequenos já apontam a pedir entre 15 a 20 milhões pelos seus melhores jogadores o que explica que vendam menos aos grandes de cá e mais lá fora, até mesmo a clubes de dimensão mais diminuta. Para um grande em Portugal, 15-20 milhões é muito próximo do tecto máximo que pagam e tem de ser portanto um jogador diferenciado, que ou fique a fazer carreira ou possa ser revendido. Ao passo que os jogadores dos pequenos vendidos lá para fora nem sempre são muito acima da média, indo por vezes para clubes onde 20 milhões é o mínimo que estão habituados a pagar. Para os grandes portugueses, um jogador de 20 milhões tem de ser top.
      Acho que os pequenos conseguirão em breve dar um salto competitivo maior com vendas sistemáticas por estes valores.

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 1, 2026 at 8:34 pm

      Concordo e acrescento que penso que o Famalicão já tem planos para construir um novo estádio e tem também muito boas condições de relvado.

  • Knox_oTal
    Posted Janeiro 1, 2026 at 2:36 pm

    Excelente venda para o Gil, e ainda melhor notícia para o Famalicão. Ansioso para ver como os dirigentes vão esbanjar esse dinheiro!

    A conversa sobre a nacionalidade no top das vendas dos clubes médios e pequenos é um fait-divers ! Tal como me parece uma evidência que para haver sustentabilidade nesses mesmos clubes a forma mais lógica e adequada à nossa Liga é efectivamente a aposta na formação e/ou jogadores locais.

    O que não impede múltiplas políticas, que se complementam, ou até clubes que tenham uma visão de sucesso e sustentabilidade que não passe pela tal aposta na formação. O grande problema é que não se vê nada disso na Liga, diria até que são escassas as visões e/ou políticas desportivas (até nos clubes maiores já agora).

    O foco está no modus operandi “entreposto comercial”, políticas de “terra queimada”, uma Liga completamente focada, centrada e refém de três clubes e uma completa falta de coragem, competência ou valores. Resultado: uma Liga que excluindo as polémicas, comparação de “pecados” e tertúlias dos erros da arbitragem (o que os “adeptos” realmente gostam), tem poucos motivos de interesse, uma disparidade cada vez maior entre clubes de maiores dimensões e pequenas (o médios estão em extinção) e uma competitividade inexistente. As sensações da época, muitas vezes e para não dizer quase sempre, não só nao capitalizam essas boas épocas para crescer de forma sustentável como acabam por num futuro próximo descer de divisão em ruína.

    Mentalidades…mas há que ter sempre esperança! Apesar disto tudo pelo meio aparecem belas e perfeitas anomalias como o brilhante Diogo Jota!!!

    Saudações desportivas e Feliz Ano Novo

    • manel-ferreira
      Posted Janeiro 1, 2026 at 3:33 pm

      Sim, o Gil e o Fama são dois exemplo de clubes que se fartam de “esbanjar dinheiro”. É que é esta é mesmo a primeira boa venda deles. Pote, Ugarte, Samuel Lino, Felix Correia, foi tudo sonho do pessoal.

      E nenhum deles tem política sustentável, por isso é que andam todos os anos a subir e descer de divisão. Ah, não espera, estão na Liga desde 2019 e sempre a fazer épocas tranquilas, no mínimo, com boas vendas pelo meio.

      Se calhar o Diogo Jota é uma anomalia porque não há assim tantos jogadores de qualidade a virem das formações fora do top-5, que, lembre-se, vão muitas vezes buscar os melhores jogadores das outras formações.

      Acho sempre piada quando há tantos comentários negativos numa notícia tão positiva. Como não podem malhar nos clubes pelas vendas propriamente ditas (que são cada vez melhores), lá têm que vir com a gestão disto e daquilo.
      Porque malhar e bater em tudo, só porque sim, tornou-se num vício, ao que parece. O Ministério da Saúde que comece a fazer iniciativas sobre isto. Se acha que está a malhar demasiado, consulte o seu médico ou farmacêutico…

      • Knox_oTal
        Posted Janeiro 1, 2026 at 5:25 pm

        Dou de barato, são argumentos de conveniência! Quantos exemplos há do contrário?!? De mau dirigismo, de esbanjamento, de tudo e mais alguma coisa menos visão desportiva?!?

        E já agora, o Famalicão com tantas vendas fabulosas está um tanto ou quanto estagnado no seu crescimento desportivo nos últimos anos. E isto não é matéria de opinião, é factual perante a performance na Liga nos últimos 5 anos! Agora sim é um clube estável e se calhar não cresce mais porque o contexto do país e da Liga assim não o permite, e muitas vezes nem os dirigentes o pretendem (o status quo alimenta muitas bocas).

        Repara que estas minhas críticas não têm como alvo principal os clubes em questão e de dimensão similar, mas sim as estruturas du futebol em Portugal e a pobreza geral no que toca ao dirigismo. E quanto a mim pelo menos, não são estas excepções que me fazem mudar de opinião! E espero que daqui a uns anos o Gil não se ande a arrastar pela II Liga, o que por um lado é improvável nos próximos tempos pois na metade inferior da Liga há equipas MUITO fracas… Em terra de cego, que tem um olho é rei!!!

        A mediania chega para alcançar a manutenção na Liga Portuguesa (tranquilamente), e isso é um problema… por muitos argumentos que queiras esgrimir! E não o faço pelo prazer de “malhar” ou apreciar o “doom scroll”, simplesmente é a minha opinião perante o cenário e amostra que vejo… portanto, ainda se pode opinar sobre a realidade que nos rodeia?!? Sem estar preocupado com o extremismo tribal da sociedade actual?

        Não gosto de quem está sempre a atirar lama ao que português, mas também tenho alguma dificuldade em perceber esse teu protecionismo e hipersensibilidade quanto a este assunto… sobretudo quando o teu próprio clube está em ruínas devido aos mesmos problemas de que falo em cima. Enfim, estás no teu direito!

        Saudações desportivas

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 1, 2026 at 4:26 pm

      Política sustentável é vender por valores superiores ao que se comprou, seja ele nacional ou estrangeiro!
      É indiferente vender um miúdo da formação em 50 por 40M ou 2 brasileiros por 25M se cada um custou 5M! Até te sai mais barato e permite continuar a apostar na formação!

      • Knox_oTal
        Posted Janeiro 1, 2026 at 5:50 pm

        Não… sustentabilidade é saber gerir e investir essas mais valias! A sustentabilidade associo visão a longo prazo! E num clube de futebol, mais cedo ou mais tarde, com essa sustentabilidade pretende-se uma subida de patamar competitivo e resultados concretos desportivos!!!

        Vender com uma super valorização de forma regular, seja estrangeiro ou nacional aí estou de acordo (as pessoas servem se em demasia deste argumento para escudar ou desconversar dos verdadeiros problemas da Liga), mas continuar a fazer 8° lugar e muitas vezes com uma concorrência fraca… não sei a mim parece-me uma incongruência. Há graves problemas de competitividade, dirigismo e de política/visão desportiva em Portugal.

        Agora isto não é para mandar abaixo os clubes, é para alertar que apesar destas notícias aqui e ali os problemas de fundo mantêm-se e na minha opinião têm se agravado. Não é por acaso que as pontuações dos três do costume nos últimos anos têm subido (sobretudo dos campeões), sem grandes performances colectivas muitas das vezes e com campeonatos literalmente decididos nos confrontos directos. À Liga e à Federação não interessa outsiders ou o crescimento sustentável de clubes de dimensões mais pequenas, pelo menos é o que as políticas adoptadas dão a entender.

        Quanto ao resto, o Famalicão tem realmente um potencial interessante, mas além das tais vendas… falta um maior crescimento competitivo ao fim destes vários anos de projecto. Dou o braço a torcer no que toca ao investimento nas infraestrutura, aí são realmente um exemplo sem dúvida! Já quanto ao Gil, e posso não estar a par de algum trabalho que está a ser feito na sombra, parece-me mais um “castelo de cartas” e com menos solidez! Vamos ver daqui a uns anos…

        E estas críticas, dúvidas e descrença que transparecem nas minhas opiniões nesta questão (sobretudo no qie toca ao dirigismo), não provêm do vazio, mas sim do que aconteceu ao Belenenses, à Académica, ao Vitória de Setúbal, à União de Leiria, ao Marítimo! E tudo clubes históricos e com boas vendas (noutro tempo e contexto claro)…

        Saudações desportivas

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Janeiro 1, 2026 at 2:58 pm

    Jorge Mendes mais uma vez. A entregar um jogador que vale metade do que custa ao seu amigo Nuno. Ao menos está a dar dinheiro a um clube que nunca sonhou com uma transferência destas.
    Mas há outro problema, sempre que uma equipa pequena em Portugal está a fazer uma boa época, sai alguém importante em janeiro, depois caem a pique. Curioso para ver em que lugar vai acabar o Gil

    • manel-ferreira
      Posted Janeiro 1, 2026 at 3:35 pm

      Mas como é que uma equipa como o Gil vai rejeitar 20 milhões, seja em que altura do ano for? Se rejeitassem, e ele se lesionasse a seguir, a conversa aqui seria de que eles eram uns burros do caraças.
      E diga-se que eles já estão em queda há uns tempos, que já não ganham há 6 jogos.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Janeiro 1, 2026 at 4:59 pm

        Eu não estou a dizer que o Gil devia ter rejeitado, eu estou a dizer que sempre que há um pequeno que se destaque, isso acontece. E vamos lá sérios, isto é forçado pelo próprio Jorge Mendes. Estão em queda há 6 jogos, mas podiam recuperar, sem o Pablo, vamos ver. Depois é o treinador sempre o sacrificado

  • Petrol
    Posted Janeiro 1, 2026 at 3:32 pm

    O Gil Vicente fez uma excelente primeira volta, já estava em queda e agora, com a perda do seu melhor jogador, provavelmente não vai voltar ao mesmo nível do início da época. Parece a sina das equipas sensação do nosso campeonato que acabam por perder rapidamente as suas figuras principais e baixar o nível.

    Sobre Pablo, aprecio bastante o jogador. É um avançado completo. Na minha opinião é talvez o jogador que sai de uma equipa pequena com mais condições para triunfar numa equipa grande, pois as suas características não encaixam apenas no típico jogo de contra ataque.

    Sobre quem fala na falta de condições que os treinadores tem nas equipas pequenas. Concordo mas Pablo mostra que a aposta em futebol positivo traz dividendos e soluções. César Peixoto ainda hoje referiu que quando chegou Pablo tinha 1 golo. Teve um crescimento brutal no período que coincidiu com o treinador. Será que não faz sentido apostar em futebol defensivo e criar soluções de qualidade para o plantel? Com o futebol poucochinho praticado pela maior parte dos clubes não seriam possível este crescimento de Pablo.

  • FVRicardo
    Posted Janeiro 1, 2026 at 8:00 pm

    Grande negócio para o Famalicão.
    Passam a não ter necessidade nenhuma de um grande encaixe no verão. Podem manter as principais peças, talvez ainda tentem renovar com Van de Looi e De Haas.
    A Liga precisa muito de projetos como o do Fama, são sempre competitivos, jogam bom futebol, valorizam o futebol.
    Seria importante se continuassem e chegassem ao patamar do Vitória como crónicos candidatos à Europa.
    Clubes como Fama, Moreirense, Estoril fazem bem ao Tugão e têm potencial de crescimento

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 1, 2026 at 8:51 pm

    Boa venda para o Gil, extraordinário negócio para o Famalicão.

    O Gil perde mais porque perde desportivamente enquanto para o Famalicão é tudo lucro.

    No caso do Gil concordo na íntegra com o Knox. O importante é o que fazer a nível de reinvestimento com este valor.
    A equipa está bem, joga bem, tem todas as condições para fazer um campeonato tranquilo.
    O Gil tem uma estrutura interessante, é um projecto sólido e tem porventura dos melhores estádios da nossa realidade futebolística.
    Só espero que não desfaçam o projeto desportivo nem a aposta em Peixoto, por terem meia dúzia de resultados menos conseguidos (o que pode bem acontecer porque Pablo era importantíssimo na manobra ofensiva).

    E se há coisa que os dirigentes do Gil não se poderão esquecer é que Peixoto tem enorme responsabilidade nesta venda e no crescimento do Pablo.

    Do lado do Fama, o que falta é atingirem um lugar europeu, porque negócios destes em Famalicão não são novos.
    Além do mais, se há equipa que pode replicar facilmente negócios destes (ou superiores) é o Famalicão (Gustavo Sá, Zebiri, Mathias De Amorim, Realpe, Rodrigo Pinheiro, Carevic…).

    Há muito talento em Famalicão e não será difícil fazerem nos próximos meses uma pequena fortuna.

    Há talento jovem também nas equipas de base, e ao Famalicão falta talvez um estádio a condizer com o crescimento do clube.

    Quanto ao Pablo, trago outra nota para discussão.
    Vejo muita gente a dizer que o jogador não vale isto…
    Mas viram jogos do Gil Vicente?
    Se fosse dos grandes diriam na mesma que era muito?

    Pablo é um dos melhores marcadores do tugão no Gil Vicente, tem 21 anos e passaporte português. Vai para a Premier League onde os valores são super inflacionados.
    Quanto pagou o Newcastle por Woltemade?

    Se calhar daqui a uns meses dirão que foi de borla…

    Votos de um excelente ano a todos.

  • Fireball
    Posted Janeiro 2, 2026 at 3:28 pm

    Vão gastar tudo em brasileiros de qualidade duvidosa e em comissões para dirigentes e empresários como de costume. Com 20M podiam investir em infraestrutura e na formação, mas estes clubes têm zero projeto a longo-prazo e ficam loucos com cifrões.

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 2, 2026 at 4:01 pm

      Por acaso o projecto do Famalicão é zero visto que foram campeões de sub-19 em 2022/2023,

Deixa um comentário