Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A 1.ª e a 3.ª classificadas na Bola de Ouro do futebol feminino não somaram juntas nem 1000 minutos pelos seus clubes em 2019

Que os troféus individuais são no geral mais prémios de popularidade que de mérito todos estamos a par. Mas a gala da Bola de Ouro do futebol feminino teve resultados que dão que pensar.

Megan Rapinoe, que também já tinha vencido o prémio da FIFA, foi condecorada com o Women’s Ballon D’or e a decisão é no mínimo discutível.

É que a polémica jogadora norte-americana, famosa pelo seu ativismo em prol da igualdade de género, por ser um ícone da comunidade LGBT+ (muitas vezes até extremista – já teve afirmações como “Não se pode ganhar um campeonato sem um/a jogador/a gay na equipa, é ciência”) e por arrufos com Donald Trump somou apenas 339 minutos distribuídos por 6 jogos pela sua equipa, o Seattle Reign FC, ao longo do ano de 2019 tendo feito 0 golos e 0 assistências e acabado eliminada nas meias-finais do campeonato local, depois de um 4.º lugar na fase regular.

Os votantes terão considerado que a prestação no Mundial (a seleção dos Estados Unidos foi a vencedora) foi suficiente para lhe ser entregue o prémio. Afinal de contas foi a melhor marcadora do torneio (empatada com Ellen White da Inglaterra e Alex Morgan também dos Estados Unidos – já falaremos dela) com 6 golos, apesar de 3 destes terem sido de penalty e outro ter sido marcado na goleada por 13-0 à seleção amadora da Tailândia. Na verdade, Rapinoe só foi mesmo decisiva nos quartos-de-final ao apontar os 2 golos que valeram a vitória frente à França.

Já a situação de Alex Morgan, 3.ª classificada na Bola de Ouro é semelhante mas ainda mais caricata. A atacante dos Orlando Pride jogou igualmente 6 jogos, fez 395 minutos, também não marcou nem assistiu e nem no Mundial se destacou por aí além. Dos 6 golos que a tornaram a melhor marcadora em ex aequo 5 foram na tal goleada por 13-0 à Tailândia e o seu rendimento ficou longe de colegas de seleção como por exemplo Sam Mewis ou Rose Lavelle.

Para explicar este fenómeno só mesmo pensando na popularidade de ambas. Morgan tem mais de 9 milhões de seguidores no Instagram, acumula o trabalho de modelo (já posou para diversas revistas) e é a futebolista mais sexualizada de sempre.

De fora dos galardões ficaram jogadoras como Vivianne Miedema (que, aos 23 anos, parece ter potencial para ser uma das melhores jogadoras de sempre), holandesa que marcou 49 golos em 47 jogos, foi a melhor marcadora, melhor assistente, melhor jogadora e vencedora da  Premier League ao serviço do Arsenal, que é a atual melhor marcadora da Liga dos Campeões e foi vice-campeã do mundo (perdeu na final frente aos Estados Unidos); a norueguesa Ada Hegerberg (vencedora em 2018) que leva 30 golos em 31 jogos em 2019 e venceu tudo ao serviço do Lyon – Campeonato, Taça e Supertaça de França e Liga dos Campeões tendo anotado um hat-trick na final e sido a melhor marcadora da competição; ou Samantha Kerr, melhor marcadora (bateu o recorde de golos da fase regular com 18 golos marcados) e MVP (única não norte-americana a figurar no XI ideal) do campeonato norte-americano ao serviço dos Chicago Red Stars que foram vice-campeõesFez ainda 5 dos 9 golos da seleção Australiana no mundial, apesar de não ter passado dos oitavos de final.

É um pouco alarmante e descredibilizante para o futebol feminino esta situação, pois por muito impacto que personalidades como Megan Rapinoe ou Alex Morgan possam ter na sociedade, este tipo de prémios não pode de forma alguma ter em conta tais aspetos e uma época não é, de todo, composta por apenas 6 jogos e uma vitória numa competição – e convém não esquecer que não ganharam o mundial sozinhas.

Visão do Leitor: Afonso Ascensão

38 Comentários

  • Miss Piggy
    Posted Dezembro 7, 2019 at 8:57 am

    Para mim, mais importante que o equal pay é a homossexualidade no futebol. Em termos de aceitação de jogadores homossexuais, o futebol feminino está LÉGUAS à frente do masculino. E penso que isso é uma causa muito importante. As pessoas deviam poder ser quem são abertamente. Pena que esse tema não seja devidamente abordado em praça pública.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Dezembro 6, 2019 at 7:20 pm

    Uma coisa é admitir que os prémios são dados mais por popularidade do que por prestação. Só que no futebol masculino, a popularidade tem de estar relacionada com a prestação e o futebol. Nenhum jogador ganha está popularidade pelas suas ideias, ou entrevistas, ou trabalho como modelo. Pelo contrário, o sucesso dessas está relacionado com a sua prestação futebolística.
    Aqui, pelo contrário, isso conta zero.

  • Miss Piggy
    Posted Dezembro 6, 2019 at 5:06 pm

    Eu sou uma mulher lésbica. Logo, sentir-me-ia representada pela Megan Rapinoe. Mas ela tão… Chata e insistente na mensagem que acaba por virar as pessoas contra ela. E, sinceramente, já não consigo ouvi-la.
    A Alex Morgan é a minha jogadora favorita e, se a Rapinoe não tivesse batido todos os penáltis que a Morgan ganhou, não teria sido o grande destaque do Mundial. Penso que, no geral, a Morgan foi muito mais decisiva. E, ao contrário do VM, penso que esteve a bom nível no Mundial.
    Ainda assim, isto expõe, com maior gravidade ainda, um problema que já existe no futebol masculino: a excessiva importância dos prémios coletivos, especialmente aqueles que se decidem em seis ou sete jogos, na atribuição de prémios individuais. No futebol feminino ainda é pior, porque a Bola de Ouro e o The Best são, exclusivamente, prémios de popularidade. Como foi absurdo a Marta ganhar o The Best em 2018 e a Carlos Lloyd o prémio de melhor do mundo em 2016 (este caso ainda é mais grave, porque ganhou apenas e só devido ao que fez em 2015!).
    Claro que importa referir que o futebol nos EUA funciona de forma diferente, dado que o campeonato não pára para as seleções. Mas mesmo assim.
    Já agora, uma palavra para a Miedema. Ela é, neste momento, a jogadora que mais se aproxima, em todos os sentidos, do futebol masculino – mas mantendo a feminilidade de que o futebol feminino nunca deverá abdicar, porque é disputado por mulheres. A forma como ela se movimenta, os gestos técnicos… É incrível. Um fenómeno. Vai ser uma das, se não a, melhor de sempre.

    • Miss Piggy
      Posted Dezembro 6, 2019 at 5:47 pm

      Nota também para a Ramona Bachmann, cujo estilo muito me faz lembrar o Messi (com as devidas diferenças obviamente!).

  • NinjaDaBola
    Posted Dezembro 6, 2019 at 12:50 pm

    Acho que estes prémios são dados por popularidade já que contam (pelo menos os prémios masculinos, admito não ter conhecimento sobre o feminino) com votos por jornalistas e outros selecionadores e jogadores.
    O futebol feminino é menos conhecido e visto, pelo que imagino que muita gente vote no bandwagon só por “ter ouvido falar”.

    Quem não siga o futebol feminino, como eu, raramente ouve falar nas 3 jogadoras que o Visão de Mercado descreve como sendo, de longe, mais merecedoras deste prémio que as 2 americanas.

    O voto terá sido pelo barulho (eu, estando de fora, diria que a Rapinoe seria das melhores jogadoras do mundo, por exemplo, por não ter qualquer conhecimento de causa).

    Acho que as motivações políticas tornaram a Rapinoe famosa e, como tal, muita gente acaba por misturar barulho com qualidade em campo (um bocado como no futebol masculino, cof cof, embora mais difícil de premiar jogadores tão mediocres como Rapinoe parece ser, tal a quantidade de pessoas que vê e entende de futebol masculino).

    Acho que não há necessidade nenhuma de atacar pessoalmente a Rapinoe por algo que lhe foi atribuído.

    Um bocado diferente do que acontece com Ronaldo, por exemplo, que se promove a toda a hora como o melhor. Aí tem mais culpa do barulho à sua volta (e todos sabemos do poder tanto do Real Madrid como do Jorge Mendes para assegurar votos).
    A Rapinoe não tem essa máquina.

    Acho injusto o ataque pessoal que lhe estão a fazer aqui nos comentários. Ela tem todo o direito em lutar pelas causas em que acredita, como todos temos.

    A culpa aqui é claramente de quem atribui um prémio destes (incluindo da instituição). Poderiam ter criado uma categoria para Reconhecimento ou Prémio destaque ou assim. Isto desvirtua o Balon Dor

    • Miss Piggy
      Posted Dezembro 7, 2019 at 8:53 am

      Concordo contigo. Apesar de que por vezes ela exagera, chega a tornar-se demasiado insistente na sua luta. E é inaceitável (e absurdo, considerando que é lésbica) estar a falar de igualdade de género e respeito pelas mulheres (duas causas que eu defendo acerrimamente, atenção) e depois dizer que devia ser o Van Dijk a ganhar o The Best porque é giro. Tirá-lo credibilidade.

      Agora, pego numa entrevista da Ramona Bachmann para apontar um dado verdadeiro: em termos de aceitação de jogadores homossexuais, o futebol feminino está LÉGUAS à frente do masculino. E penso que isso é uma causa muito importante. As pessoas deviam poder ser quem são abertamente.

      • NinjaDaBola
        Posted Dezembro 7, 2019 at 11:53 am

        Eu não disse que devia ganhar o Van Dijke porque era giro.
        Disse porque achei realmente que, neste ano, ele foi o melhor jogador.
        (Apesar de saber que O melhor jogador é o Messi).

        Disse que era difícil comparar um defesa com um atacante porque, habitualmente, nestas coisas ganha sempre o atacante. E eu acho isso mal.

  • T. Pinto13
    Posted Dezembro 6, 2019 at 12:46 pm

    Surreal…
    Mas prontos aqui a igualdade já não entra, nem a indignação

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 6, 2019 at 11:48 am

    A sociedade está a entrar num estado de politicamente correcto que, perdoem-me a expressão, já mete nojo. E como melhor exemplo, não dou este a Megan Rapinoe, mas, sim, aquela polémicas pífia do Bernardo Silva com o Mendy naquela brincadeira do Conguito. Todos nós adeptos e até o próprio Mendy viu que foi apenas uma brincadeira entre dois grandes amigos, que até tinham jogado juntos no AS Mónaco, mas, mesmo assim, lá vieram os “indignados de plástico” acusarem o Bernardo Silva de racismo só por causa de uma brincadeira com uma marca de chocolates e a cor da pele do internacional francês.

    Isto do politicamente correcto anda pelas horas da morte, já que se uma pessoa faz uma piada com um negro (ou de outra raça) é acusada de racismo, se é sobre homossexualidade é-se acusado de homofobia ou se é sobre chineses, indianos ou outra nacionalidade qualquer, por exemplo, é-se acusado de xenofobia. Ok, que há pessoas que exageram nas brincadeiras e levam isso, literalmente, para o gozo e humilhação, mas, como em tudo na vida, há pessoas boas e más em todo o lado e não só no desporto. O exemplo que eu dei sobre a polémica pífia do Bernardo Silva é só mais um exemplo de uma sociedade que está, a cada ano que passa, a ficar cada vez mais retrógrada e a continuar assim não sei onde isto vai parar.

    Saudações Leoninas

  • Amigos e bola
    Posted Dezembro 6, 2019 at 11:21 am

    Tudo dito.

    Estou farto da brigada do politicamente correto que nos obriga a aceitar tudo o que o movimento LGBT reinvindica.

    Não posso aceitar que eles sejam privilegiados só porque sim, dando uso da sua posição de minoria, fazendo-se de vítimas.

    E estes prêmios são prova disso.

  • J Silver
    Posted Dezembro 6, 2019 at 11:05 am

    Estes prémios individuais têm demasiada importância para as pessoas. Há um excessivo culto da individualidade que não devia ter lugar num desporto colectivo. Melhor prova disso é esta decadência em que já nem interessa o que se faz em campo, mas sim o que se diz e de que cor se pinta o cabelo. E isto aplica-se também ao futebol masculino, que desde que existe a discussão entre CR e Messi entrou numa espiral de argumentação patética sobre personalidades e moralismos.

  • Kafka
    Posted Dezembro 6, 2019 at 10:57 am

    Autêntica palhaçada, mas isto só prova o quanto a Rapinoe é ridicula e hipócrita, defende ela igualdade de salários loool o que por si só é tremendamente ridiculo porque as mulheres não produzem tantas receitas como os Homens logo óbvio que o futebol masculino paga mais aos Homens….mas depois esta mesma ridícula Rapinoe quando é para receber prémios que não tem mérito algum em os receber já se cala bem caladinha

    Actualmente a Rapinoe é das figuras públicas mais ridículas e absurdas que por aí andam, mas o pior é que as sociedade com a treta do politicamente correcto tem medo de pôr a Ridicula Rapinoe no seu devido lugar

    Como se diz na terra dos meus avós, “a Rapinoe precisava de 2 tabefes bem assentes na cara e endireitava logo o passo”

  • touny71
    Posted Dezembro 6, 2019 at 10:57 am

    É absolutamente ridículo, mas não devia ser surpreendente.

    Se os jornalistas fazem cagada no futebol masculino é óbvio que a iam fazer no feminino que tem incrivelmente menos exposição!

  • AndreChaves9
    Posted Dezembro 6, 2019 at 10:39 am

    Até deviam ter vergonha de aceitar o prêmio. E depois recebem e ainda vem reclamar salários iguais aos do futebol masculino como se tivessem as mesmas audiências etc etc. Que vergonha isto.

  • Darth Vader
    Posted Dezembro 6, 2019 at 10:37 am

    Megan Rapinoe, a ativista do equal pay, uma das coisas mais ridículas inventadas por estas/estes defensoras/defensores do politicamente correto.
    Eu defendo é a meritocracia, se és bom profissional, produzes mais do que os outros e tens mais valor, então deves receber mais, sejas homem, mulher, branco, preto, cor-de-rosa, heterossexual, homossexual ou metes o leite antes dos cereais.
    Ainda vem chamar à conversa Ronaldo e Messi, porque estes não fazem nada para acabar com o racismo e o sexismo.
    As pessoas estão tão cegas com esta história do politicamente correto que se esquecem dos verdadeiros valores.
    Uma mulher receber menos do que um homem, sendo que o homem acrescenta mais valor para a empresa no que diz respeito ao trabalho produzido, não é sexismo! Uma mulher receber o mesmo que um homem só porque é mulher, sendo que o homem acrescenta mais valor para a empresa no que diz respeito ao trabalho produzido, isso sim é sexismo.
    Da mesma forma que brincares com a cor de pele do teu amigo não é racismo, mas optar por não brincar com a cor de pele do teu amigo exclusivamente porque tem uma cor de pele diferente, é racismo.

    • Kafka
      Posted Dezembro 6, 2019 at 12:19 pm

      Excelente comentário Darth Vader

    • Pedro Barbosa
      Posted Dezembro 6, 2019 at 12:00 pm

      Olá @Darth Vader,
      Não vou comentar muito acerca de “politicamente correctos” ou “meritocracias” porque isso seria uma discussão longa e não tenho tempo. Estes tópicos são extremamente complicados porque existem demasiadas variáveis. Eu não costumo comentar mas acompanho o Blog e não gosto que se deixem passar comentários que não refletem totalmente a realidade.

      Pelo menos se quiseres comentar acerca da queixa apresentada pela equipa feminina de futebol à EEOC por causa de discriminação salarial, vai ler sobre o caso, informa-te e comenta acerca do que está em causa. Pelo o que pude acompanhar (e de certeza que algumas coisas me escaparam) a queixa principal das jogadoras americanas estava relacionada com os prémios de performance, em que a equipa feminina chegava a receber até 20 vezes menos que a equipa masculina. Ao ponto que se a selecção feminina ganhasse os jogos todos e a selecção masculina perdesse todos os jogos, a seleção masculina poderia ganhar mais em prémios de performance. A razão e os números apresentados pela Federação (que a seleção masculina atraía cerca do dobro da receita, e os ratings televisivos também eram significativamente diferentes) foram considerados insuficientes pelas jogadoras para a disparidade em prémios de performance. Não vou comentar a parte do caso acerca dos prémios distribuídos pela FIFA porque aí a Federação Americana não tem tanto poder para determinar valores. No fim de tudo, conseguiram chegar a um acordo colectivo que foi considerado mais justo por ambas as partes.

      Agora, tu podes olhar para isto e estar confortável que a mesma entidade (a Federação), na mesma área (futebol profissional), atribui prémios de desempenho com uma disparidade tão significativa entre os dois sexos, principalmente quando a diferença de receita não parece justificar; e estás no teu direito de não te importares. Mas dizeres que a injustiça sentida pelas jogadoras americanas é uma das coisas mais ridículas e inventadas…. isso sim parece-me umas das coisas mais ridículas.

      Fiz este comentário com o sentido apenas de informar e não de entrar em discussões inócuas de senso comum. Queria ser o mais conciso possível e existem mais factos que não estão reflectidos no meu comentário. Como disse, é um assunto muito complicado e dava para discutir durante horas.

      • Kafka
        Posted Dezembro 6, 2019 at 12:29 pm

        Ah e outra coisa, na questão da Selecção Americana a diferença não é só nas audiências e etc, é também nos prémios de participação, a Federação Americana masculina recebe muitos mais milhões por a Selecção MASCULINA participar num Mundial MASCULINO que a recebe por a Selecção Feminina participar num Mundial feminino, logo é mais que normal pagarem mais aos Homens que ás mulheres, se facturam MUITOOOO mais com os Homens do que com as Mulheres, só têm é de pagar mais

        Da mesma forma que a Victoria Secrets factura muito mais com as mulheres modelos do que com os Homens modelos e portanto paga mais às mulheres modelos…a Rapinoe Ridicula não se insurge contra isto? Será a Victoria Secrets uma empresa anti-Masculina? não percebo, afinal as igualdades é só quando nos convém

        O problema aqui é pessoas como tu que vão na cantiga do politicamente correcto dessa hipócrita da Rapinoe e nem percebem que ela não quer igualdade coisa nenhuma (se defendesse a igualdade de género, seria uma activa defensora do pagamento igual na Victoria Secrets), o que ela quer é apenas tacho mais nada e superioridade mais nada….2 tabefes bem assentes é o que lhe falta, a ela e aos que vão na cantiga dela

      • Kafka
        Posted Dezembro 6, 2019 at 12:19 pm

        Tinha de vir os defensores do LGTB e a respectiva falta de noção…as equipas femininas recebem menos dinheiro porque produzem menos dinheiro, muito simples e é assim que tem que ser….

        Alias é muito engraçado nunca ver as mulheres indignadas por os Homens na moda receberem menos que as mulheres, afinal não querem igualdade de direitos? ai não espera

        Rapinoe ou Serena Williams são só completamente ridiculas porque apesar de produzirem muito menos dinheiro que os Homens quererem ganhar o mesmo que eles, isso é absurdo e vai contra qualquer noção de meritocracia que deve haver na sociedade, senão isto passa a ser uma bandalheira e não importa se trabalhas bem ou mal, muito ou pouco, pois tem de ser igual para todos

        No dia em que o Barcelona/Femininos produzir de receitas anuas 950 milhões eur/ano como o Barcelona/Masculinos produz, ai falamos em igualdade de direitos, até lá é só ignorãncia e hipocrisia ou então vou ficar à espera para ver a Rapinoe indignada por uma mulher modelo da Victoria Secret ganhar para aí umas 10 vezes mais que qualquer Homem modelo

        • Miss Piggy
          Posted Dezembro 6, 2019 at 5:35 pm

          Desculpa lá, mas só por um comentário defender o equal pay é defensor dos direitos LGBT? Eu sou LGBT e não entro nas parvoíces da Rapinoe. Vamos lá separar as águas, por favor. Acho que o caso americano é especial, porque elas podem não ganhar mais dinheiro para a federação, mas ganham muito mais troféus e prestígio. Ou seja, é um equilíbrio complicado de se obter. E não penso que sejamos nós as pessoas com autoridade para dizer como é que devia ou não ser feito.

    • Pipo
      Posted Dezembro 6, 2019 at 11:24 am

      Bem vindo a 2019! :D

    • AndreChaves9
      Posted Dezembro 6, 2019 at 11:12 am

      É mesmo isto. Está tudo ao contrário na cabeça destes pseudo moralistas.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 6, 2019 at 9:52 am

    Não sabia disto, então esta votação foi completamente escandalosa e se já dava pouca credibilidade a estes prémios, agora dou muito menos.

  • Valderrama
    Posted Dezembro 6, 2019 at 1:56 am

    Acaba por ser um retrato extremado daquilo que se vê no futebol masculino. Estes prémios individuais tornaram-se na parte mais folclórica e artificial do jogo, não percebo como até aqui no VM há tantos users a perderem o seu tempo com estas fantochadas.

  • Alex Teixeira
    Posted Dezembro 6, 2019 at 1:24 am

    Uau… Não ligo nenhuma ao futebol feminino mas esta situação dá mesmo muito que pensar. As estatísticas da vencedora são, no mínimo, muito fracas. Como é possível darem bola de ouro a isso e não à tal holandesa falada?
    Já tinha ideia que o mediatismo do futebol feminino andava a passar muito por estas figuras da seleção Americana, mas puramente pela sensualidade de umas e discurso politicamente correcto/LGBT de outra ao que parece.
    Isto também só acontece pq na verdade ninguém se interessa muito pela modalidade feminina. Aliás, creio que o único desporto feminino relevante/seguido a nível mundial é o ténis. Os outros são falados fruto do ocasional génio ou sensualidade particular de uma ou outra atleta

  • Leandro
    Posted Dezembro 6, 2019 at 1:08 am

    Quem vota nisto nem sabe quem elas são. Têm de votar numas quantas coisas e a parte de votar na melhor jogadora é tipo aquela questão chata no exame que não estudamos, nem contávamos que saísse no teste. O lógico é votar no nome que já se ouviu falar, seja lá pelo que for, eu também teria votado nas mesmas…

  • Kacal
    Posted Dezembro 6, 2019 at 12:15 am

    Cristiano Ronaldo pelo menos fez bastantes jogos e golos, conquistando troféus, aquele hattrick ao Atlético tem peso, mas na selecção também fez golos e foi importante na Liga das Nações, isto para dizer que pode ter peso a sua popularidade mas sempre fez algumas coisas, agora aqui é mesmo ridícula a diferença entre Rapinoe e Morgan para as outras, que diferença de números, jogos efectuados, títulos conquistados e peso na época, meu Deus. Se a Rapinoe defende a igualdade de género, que defenda a igualdade de justiça.

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 6, 2019 at 10:06 am

      Kacal,

      Para ser sincero até fiquei um pouco admirado por a Alex Morgan, que eu até sigo no Instagram, não ter ficado, pelo menos, em 2º lugar. Contudo, estes prémios individuais, seja no futebol masculino ou no feminino, são apenas cerimónias para muitas vezes aproveitarem-se para se passaram mensagens políticas muito bem disfarçadas.

      Prémio individuais à parte, e no que diz respeito ao futebol masculino, Leo Messi e Cristiano Ronaldo já têm o seu ‘Trono de Ferro’ do futebol mundial e acho que já não precisam destes prémios para serem os melhores de sempre e terem o direito de se sentarem nos seus ‘Tronos de Ferro’ do futebol mundial.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Dezembro 6, 2019 at 2:05 pm

        A Alex Morgan é muito bonita, mas futebolisticamente já não tem rendido o que rendia antes e em 2019 nada fez de muito relevante, outras mereciam bem mais como demonstra o post. Foi mesmo só por popularidade que ficou em 3º.

        De resto totalmente de acordo com tudo que disseste, Estigarribia.

        Saudações DesPortistas

      • E o que temos
        Posted Dezembro 6, 2019 at 12:03 pm

        Acho que todos entendemos porque segues a alex morgan no instagram ??

  • Hugo
    Posted Dezembro 5, 2019 at 11:22 pm

    Não fazia ideia sobre isto e agradeço ao Afonso pelo “alerta”. Isto é escandaloso. Prémios FIFA e France Football cada vez mais descredibilizados, só com base na popularidade. Um escândalo.

  • Joga_Bonito
    Posted Dezembro 5, 2019 at 10:54 pm

    Uiuiui, olhem o a ser politicamente incorrecto ;-)

    A sério, têm toda a razão! Isto mostra como para alguns os prémios não são uma bela recompensa ao melhor ou à melhor do ano, são um negócio, que visa aumentar e muito a folha salarial e de patrocínios. Penso que há uns anos o grande Jorge Valdano disse e com razão, já prevendo o que estava para acontecer que a BO se estava a converter numa obsessão porque os empresários, os gestores de imagens e toda essa comandita que pulula à volta dos atelas começou a calcular que isto aumentava e muito o valor de mercado, de salários e de patrocínios dos jogadores. Isto foi o canto do cisne para o futebol, tornou-se uma luta onde vale tudo, vendo-se campanhas orquestradas a partir de redes sociais, recorrendo a princípios elementares de propaganda para influenciar as pessoas.
    E quando isto sucede meus senhores (e senhoras já agora) já não estamos no domínio do futebol, mas no domínio de interesses, de empresários gananciosos, de gente que quer é ganhar milhões e usa o futebol para tal.
    Até a conotação com causas é hipócrita, quantas vezes isso é só para ganharem com isso, as ditas causas nada ganham com isso.
    Gostava da Rapinoe há uns anos atrás, contudo desde há uns tempos foi uma das que embarcou nesta treta de usar a política para alavancar a sua carreira e a sua folha salarial. Quando se é craque de BO não se necessita disso, isto é tudo por interesses pessoais. E como se viu pelos vistos compensa, agora dão-se BO por conta de activismo?Isto não é suposto ser um prémio de mérito?
    Nada tenho contra a sua homossexualidade, aliás das pessoas que no desporto mais admiro é a Semenya, que é uma mulher intergénero (penso que o termo mais correcto seráa hermafrodita mas admito nãos aber o termo médico exacto) e lésbica, mas é das pessoas mais humildes que o desporto tem. Aquilo que se lhe fez a ela naquele vergonhoso mundial da IAAF foi uma das maiores vergonhas de que me lembro, a humilhação a que ela foi submetida foi algo de dantesco. Contudo, permaneceu uma pessoa simples, humilde que não procura dar lições a ninguém. Apenas quer correr e competir, o exemplo do amor pelo desporto na sua essência pura. A Rapione tornou-se uma paspalha à procura de protagonismo para ganhar com isso e como se viu parece que compensa.
    Acho que há muito para reflectir no rumo que o desporto está a tomar, estamos a ir para um caminho errado e do qual vai ser doloroso e custoso sair.

    • Kacal
      Posted Dezembro 6, 2019 at 2:08 pm

      Não estás a ser politicamente incorrecto, para mim ser politicamente incorrecto é criticar o politicamente correcto e ser o oposto, ou seja, falar tudo e de forma parva e ser idiota e rude, dizer o que se pensa e demonstrar a realidade é apenas ter opinião e ser sincero.

      Isto para dizer que o teu comentário vai no sentido de dares a tua opinião e seres sincero, estás bem eheh, já agora concordo totalmente e subscrevo o comentário!

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 6, 2019 at 10:53 am

      Joga_Bonito,

      Faço minhas as tuas palavras. Aconselho todos os users a ler este comentário.

      Saudações Leoninas

      P.S.: Ainda bem que não incluíste a Alex Morgan no teu comentário já que é uma das minhas futebolistas preferidas e que eu até sigo no Instagram…

    • Darth Vader
      Posted Dezembro 6, 2019 at 10:39 am

      Espero que todos leiam este comentário. Nada mais a dizer.

    • Valderrama
      Posted Dezembro 6, 2019 at 10:08 am

      Tudo dito

Deixa um comentário