Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A incrível equipa que a UAE vai levar ao Tour

Obrigação de vencer? Claro que com o trabalho para Pogi tudo será condicionado, mas é uma das melhores equipas de sempre. Tadej, Yates e Ayuso são candidatos ao pódio, Almeida e Sivakov ao Top 10, Soler ainda há umas semanas fez 4.º no País Basco e Wellens e Politt (4.º em Roubaix e 3.º na Flandres) são dois gregários de luxo.

Já é conhecida a equipa da UAE para o Tour. João Almeida vai estrear-se na prova e tem a companhia de Tadej Pogačar, Adam Yates, Juan Ayuso, Marc Soler, Pavel Sivakov, Tim Wellens e Nils Politt. A equipa abdica assim dos elementos que estiveram com Pogacar no Giro.

22 Comentários

  • Luke Skywalker
    Posted Junho 5, 2024 at 12:48 am

    Este é dos melhores conjuntos de sempre num Tour (5 ou 6 ciclistas capazes de fazer top’5/top’10 em qualquer Grande Volta) e a pressão estará no lado do esloveno para tentar cumprir com as elevadas expetativas que todos terão na sua prestação, principalmente pelas excecionais condições que leva consigo em termos de equipa e o facto do seu maior adversário, Jonas Vingegaard, ainda estar no “modo incógnito” sobre se conseguirá aparecer a 100% na prova – não descartando, claro, outros dois fortíssimos oponentes como Primoz Roglič ou Remco Evenepoel. Que venha o Tour e que venha, acima de tudo, mais um grande espetáculo de ciclismo!

  • ForsenCD
    Posted Junho 4, 2024 at 12:42 pm

    Não é a única equipa galáctica, olhem para a Bora, não fica nada a dever:
    Vlasov, Hindley, Dani Martinez e Roglic. Não esquecendo que adicionar ainda Lipowitz é uma possibilidade.
    *
    No Tour ainda vai haver Vingo e Remco, esta corrida vai ser qualquer coisa de incrível e prever um top-10 vai ser uma tarefa impossível como nunca.

    • SportingFan1906
      Posted Junho 5, 2024 at 9:39 am

      Claramente a equipa da Bora é inferior à da UAE. Roglic não é Pogacar e mesmo que considere Hindley ao nível de Yates, não há ninguém além desses dois ao nível do Ayuso e do João. E anda sobra o resto da equipa da UAE que não sendo tão bons como estes quatro, também são todos ciclistas de topo.

    • MM84
      Posted Junho 4, 2024 at 10:05 pm

      Acho a equipa da UAE superior á da Bora, e Pogacar superior ao Roglic.

      Pena a curva fatídica na Volta ao pais basco, senão teríamos os 4 melhores voltistas do mundo da atualidade na mesma prova, ainda que Pogacar e Vingegaard estejam num nível acima de Roglic e Remco.

      Esperemos que todos recuperem bem e que possam estar em forma para a prova. Será épico se assim for.

      Assumindo Vingegaard a 100% parece me que ele e Pogacar repartem o favoritismo, mas como ele está a recuperar de lesão dou o favoritismo ao Pogacar, apesar de este já ter feito o Giro.

      Quanto ao Almeida, penso que pode ficar num top 15 ainda que a prioridade seja ajudar o líder.

      Vai ser engraçado ver a luta do Almeida, Ayuso e Yates pelo 2o lugar da equipa, mas acho que o português parte atrás dos outros 2 nesse parâmetro, não por falta de qualidade física mas mental. O João parece ter mais perfil de gregário (de luxo) do que de líder. Acho que o vamos ver a descarregar muita gente importante para depois o Pogi se ir embora.

      Vamos ver o que a prova nos mostra!

  • Bayern de Monchique
    Posted Junho 4, 2024 at 12:28 pm

    No papel, olhando apenas aos nomes, é uma equipa de luxo. Se se vão comportar como uma verdadeira equipa, tal como o grupo que foi ao Giro, são outros quinhentos.

    Depois dos últimos dois anos, depois do investimento que foi feito para rodear Pogaçar de grandes nomes, de nada serve montar uma equipa destas se o objetivo não for claro. Se há ciclistas com segundas agendas, etc.. Se o objetivo é completar a dobradinha Giro-Tour e finalmente bater a (Jumbo) Visma então todos têm que estar alinhados. Menos que isso é motivo para reflexão interna.

    Agora, se Jonas se apresentar ao nível do costume e colocar na estrada os watts que se estima ter apresentado em 2023 então não interessa muito a equipa que tens. É tudo descarregado montanha a cima. E nos ITT ficam a minutos. Na etapa 16 do ano passado alguém estimou que o Vingegaard teria debitado ~ 7,2w/kg – só não sei se foi na ascensão final ou no ITT todo.

  • Jan the Man
    Posted Junho 4, 2024 at 10:16 am

    São muitos os nomes grandes mas, como já aí referiram, a equipa pode vir a ser pouco compacta. Politt é o único rolador destacado (descurar este papel será prejudicial) e, com a integração de Ayuso, a hierarquia fica compremetida. Tenho dúvidas que o espanhol corra por outro líder, sendo que a sua entrada acaba por retirar objetivos a outros corredores – Yates fará papel unicamente de gregario depois de ser 3o o ano passado?

    Ainda assim, acredito que o sucesso esteja mais interligado à forma com que os restantes candidatos se apresentem. Vingegaard a 100% e sempre bem secundando deve conseguir impor-se à UAE, sendo que o elenco da Bora que acompanha Roglic, caso consigam finalmente funcionar como equipa, possa fazer o líder entrar nas contas.

    • MM84
      Posted Junho 4, 2024 at 10:08 pm

      Concordo que para apoio ao Pogacar e para maior coesão da equipa talvez fizesse mais sentido substituir 1 ou 2 entre Yates/Ayuso/Almeida por alguém vincadamente de trabalho para o Pogacar sem 2as intencoes.

      Acredito que o Almeida possa fazer isso, mas desconfio dos outros 2..

  • Olheiro da 2ª
    Posted Junho 4, 2024 at 9:39 am

    (continuação). O que fraquejar dos gregários do Tadej, se quiser ter ambições para fazer top-3 nos próximos anos será o elemento a sair da UAE e nesse caso prevejo que seja o JA.
    O melhor que o JA faria seria ingressar na Ineos que está refém de líderes (Thomas está prestes a reformar-se e Rodriguez é manifestamente curto para uma equipa como a Ineos).

    • Rio Ave Sempre
      Posted Junho 4, 2024 at 2:11 pm

      De modo geral, concordo com a análise que fazes.
      Apesar de me lembrar do Froome com Bradley e com Thomas (quando este vence o Tour).

      Para o ano, teremos o DEL TORO e JAN CHRISTEN a correr em grande voltas (isto se nenhum deles não for já para a Vuelta.) o que dificultará os objetivos individuais.

      O João é um orgulho.
      É excelente!
      É dos melhores portugueses de todos os tempos.

      Pessoalmente gostaria de o ver a correr noutra equipa (INEOS como assinalaste) ou então a caçar as etapas.

      Pego no exemplo do Campeão do Mundo Português: o Rui foi gergário na melhor fase da carreira dele. Tivesse ido para uma Intermache ou Education e já teria completado por exemplo a triologia e conquistado mais umas etapas.

      Sinceramente, estou mais entusiasmado com o Morgardo do que com o João.
      O João pode ter-nos dado novamente um podio, mas confesso que vibro mais com Vitórias e nisso penso que o Bigode Voador nos possa dar mais alegrias no futuro (isto se o João quiser continuar na UAE ou lutar pela geral).

      • MM84
        Posted Junho 4, 2024 at 10:12 pm

        Tb aposto mais no Morgado para vitórias do que no Almeida.

        O Morgado só luta para vencer, o Almeida luta por uma boa classificação, o que é pouco para uma equipa como a UAE

    • AndreChaves9
      Posted Junho 4, 2024 at 11:07 am

      O Almeida é melhor que o Rodriguez?

      • Olheiro da 2ª
        Posted Junho 4, 2024 at 11:34 am

        Não, neste momento tem o mesmo nível, apesar do Rodriguez ter muito mais margem de crescimento.
        O que pretendia dizer é que Rodriguez apenas para atacar Giro, Tour e Vuelta não dá. É preciso pelo menos mais um líder.

        • oMeuUserName
          Posted Junho 4, 2024 at 1:35 pm

          O problema é que o Bernal tem dado boas indicações, por isso o Almeida corre o risco de sair e depois ser relegado para 3º líder, como atualmente.

          • MM84
            Posted Junho 4, 2024 at 10:10 pm

            Atualmente parece ser 4o, atrás do Pogi Ayuso e Yates. E se não se põe fino o Del Toro passa lhe á frente em 2 ou 3 anos tb

            • oMeuUserName
              Posted Junho 5, 2024 at 9:11 am

              O facto de o Yates ir ao Tour com o Pogacar, parece-me que lhe tira esse estatuto. Ele não liderou a equipa em nenhuma grande volta, o João já o fez mais do que uma vez. Em termos de provas de uma semana, tem dado para todos. Mas quando o João e o Yates coincidiram, como na Catalunha no ano passado, o João fez 3º à geral e o Yates 28º. A meu ver, o João só está atrás do Pogacar e do Ayuso atualmente.

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 4, 2024 at 9:38 am

    Tendo Pogacar, há sempre obrigação de vencer, mas parece-me uma estratégia errada.

    Desde que vejo ciclismo que as melhores equipas são aquelas que têm um líder declarado e um braço direito que pode fazer TOP5 a TOP10 para salvar a corrida caso aconteça alguma coisa ao seu líder. Quando há muitos galos no poleiro, como se viu o ano passado com Yates, penso que em caso de haver uma concorrência forte não serão uma grande ajuda porque estarão também a colocar o seu lugar na geral em risco.

    Assim sendo acho que entre Yates, Ayuso e Almeida estão 2 a mais, até porque Sivakov hoje tem tudo para ser um excelente gregário (ao estilo Kuss) e líder ou co-líder em corridas de 1 semana. Se Ayuso e Almeida vão para preparar a Vuelta e não se importarem de ser gregários, então nada do que disse faz sentido mas pelo seu estatuto, mais até Ayuso pelo seu perfil, não o vejo acontecer.

    Penso que a entrada de McNulty ou Ulissi, por exemplo, seriam mais benéficas para Pogacar atacar a vitória.

    • oMeuUserName
      Posted Junho 4, 2024 at 1:34 pm

      O que se viu o ano passado com Yates? Esteve sempre ao dispor do Tadej… O seu pódio acabou por ser consequência de estar ao lado do seu líder quase até ao risco de meta, e em nenhum momento me parece que tenha comprometido a liderança da equipa por objetivos individuais.

      Quanto ao resto, até concordo, mas levaria Majka em vez dos que sugeriste, a cumplicidade dele com o Tadej é qualquer coisa!

      • Francisco Ramos
        Posted Junho 4, 2024 at 2:39 pm

        Vamos por partes:
        – Em nenhum momento Yates se colocou ao serviço do seu líder, ele esteve foi sempre ao lado do líder e por isso foi 3º. Colocar-se ao serviço é aumentar ritmo sem medo de posteriormente ficar sem pernas e em vez de acabar em 3º, acabar em 13º (Kuss no Tour do ano passado, por exemplo). Ou seja, os objectivos individuais eram o pódio e conseguiu!
        – Sobre Majka, concordo contigo relativamente à cumplicidade entre ambos, mas já fez o Giro, não há necessidade de fazer o Tour e pode novamente ser apoio dos líderes na Vuelta, até porque contra o comboio Jumbo (caso Jonas esteja OK) vai ser preciso muitas pernas e mesmo o da BORA parece-me bastante forte mas com os mesmos problemas da UAE (já a Soudal tem a mesma ideia da Jumbo).
        *
        (atenção que esta é a minha óptica e a tua pode ser diferente)

        • oMeuUserName
          Posted Junho 5, 2024 at 9:29 am

          Não fiquei com essa sensação do Yates. Percebo o que dizes, mas acho que ele o fez em várias etapas, ele puxava e depois deixava o Pogacar atacar. O problema é que na roda dele às vezes já só levava o Pogacar e o Jonas… Ora, esses dois depois arrancavam para o mano a mano, e o Yates ainda conseguia chegar antes dos restantes. É que ele fez pódio, mas quase a 11min do Jonas… Para mim, colocar-se ao serviço é fazer o que o líder lhe pede, e ele sempre me pareceu lá estar disposto a isso, e acho que o pódio foi mais consequência do posicionamento dele na ajuda ao Pogacar e da fraca concorrência, do que por um objetivo declarado e uma corrida a pensar nisso.

          Quanto ao Majka, se calhar tens razão e ele se calhar não tem pernas para fazer as duas seguidas.

  • Olheiro da 2ª
    Posted Junho 4, 2024 at 9:33 am

    Mesmo com esse “íncrivel” conjunto de corredores, não acredito que consigam superar a Lease-Visma Bike se o Jonas estiver a 100%. Como equipa prefiro WvA, Jorgenson, Kuss e Uijtdebroeks na companhia do Jonas, porque são muito mais compactos, trabalham muito melhor em equipa e unem-se em prol do líder. Na UAE depois do Tadej, vai ser uma luta de galos “arrufados” para serem eleitos o 2º melhor da equipa. Ayuso (o que aparenta mais potencial), duvido que corra para o Tadej. Yates irá querer marcar posição. Sobra o JA, Sivakov e Soler (que é irregular) que também quererão ao mesmo tempo marcar posição na equipa.
    O
    Sinceramente, do que tenho visto não acredito muito nesta equipa “galática” da UAE. Contudo, lá estarei pregado ao ecrã acompanhar mais um Tour.

    • Francisco Ramos
      Posted Junho 4, 2024 at 10:05 am

      Uijtdebroeks não vai estar no Tour mas a preparar a Vuelta após a desistência do Giro!

      E o alinhamento preliminar da equipa da Visma- Lease a Bike, salvo algum imprevisto, é com Jonas, WVA, Jorgenson, Benoot, Kuss, Kruijswijk, Laporte, Tratnik e Van Baarle.

      • Olheiro da 2ª
        Posted Junho 4, 2024 at 11:36 am

        O Ujtderbroeks será dúvida até ao último momento. A Visma com as baixas que teve deixou o mesmo em stand-by. Veremos se irá ser escalonado. Pessoalmente, gostava que fosse.

Deixa um comentário