Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A linha que separa

A partir de que momento é legítimo responsabilizar um treinador pelos resultados obtidos?

Sempre que existem mudanças governamentais, repete-se a história: são “descobertos” buracos nas contas públicas, derrapagens orçamentais e demais situações nefastas, com o novo Governo a atirar as culpas para o anterior executivo, dizendo que são consequências do seu trabalho, ao passo que o anterior “lava dali as suas mãos”, considerando que aqueles resultados são já fruto do trabalho do novo elenco governativo. Ora, esta situação política encontra semelhanças no actual momento do FC Porto. Não que se assista a uma veemente troca de palavras entre Lopetegui e José Peseiro, mas a verdade é que, desde a saída do Basco, as coisas estão longe de terem melhorado, podendo mesmo dizer-se que pioraram, e por isso é normal que nos interroguemos sobre onde está a linha que separa a responsabilidade do anterior e do actual líder dos Dragões.
Observemos os números. Julen Lopetegui dirigiu os Azuis e Brancos em 26 jogos esta época, somando 17 vitórias, 5 empates e 4 derrotas (65% de vitórias), ao passo que José Peseiro esteve ao comando da equipa em 12 encontros, contabilizando 7 vitórias e 5 derrotas (58% de vitórias). Assim, não só a percentagem de vitórias desceu, como Peseiro já perdeu mais jogos em 12 do que o seu antecessor em 26. A juntar a isto, o Espanhol deixou os Portistas na segunda posição, a 4 pontos da liderança, e o Português tem, neste momento, a equipa em terceira, a 6 pontos do primeiro lugar.

A verdade é que, para lá da frieza dos números, é difícil estabelecer onde termina a responsabilidade de um e começa a do outro. José Peseiro pode alegar que, desde que o clube da Invicta anunciou a sua contratação, a 19 de Janeiro, só por uma vez (entre a recepção ao Arouca e o Clássico da Luz) é que dispôs de uma semana “limpa”, havendo quase sempre Taça ou Liga Europa no meio de 2 jornadas do campeonato, o que tem dado ao Ribatejano pouco tempo para treinar e, assim, fazer interiorizar melhor nos atletas as suas ideias. A juntar a isto, pode ainda queixa-se do planeamento feito pela SAD, que abordou a segunda metade da época só com 2 centrais da equipa Sénior (Indi e Marcano), obrigando Peseiro a apostar num Júnior como Chidozie ou numa adaptação como Layún em jogos decisivos frente a Benfica ou Dortmund. Já contra o actual treinador (e, indirectamente, a favor de Lopetegui) está a evidência de que se os Dragões tivessem vencido frente a Arouca e Braga estariam agora na liderança, portanto não se pode dizer que, pelo menos em termos meramente pontuais, a herança de Lopetegui tenha sido horrível. Para além disto, foram contratados Marega e Suk, que apesar de estarem a ser algo criticados foram destaques da Liga na Primeira Volta e geraram mesmo muito “falatório” no Mercado de Inverno, devido à cobiça de que foram alvos por parte do rival Sporting.

Em suma, é inegável que a “chicotada psicológica” promovida pela Administração do clube está longe de ter melhorado os resultados da equipa, tendo mesmo afastado a mesma dos principais objectivos. Resta definir, com exactidão, a partir de onde se pode responsabilizar José Peseiro, tendo consciência que da conclusão retirada passará grande parte da avaliação feita do trabalho do treinador, tendo mesmo em vista uma decisão sobre a sua continuidade no banco na próxima época.

Pedro Barata

0 Comentários

  • Kacal I
    Posted Março 9, 2016 at 3:08 pm

    Excelente texto, Pedro Barata.

    Concordo. Talvez o ideal fosse manter o Lopetegui até ao fim da época, iria continuar a não gostar do jogo praticado mas a equipa estava mais estabilizada e habituada às ideias do treinador e também em termos de resultados não estamos melhores depois da mudança de treinador, devia ter continuado até ao fim da época e depois sairia na mesma, a meu ver. O Peseiro é um bom treinador mas também as circunstâncias em que chegou não foram as melhores, teve o "caso Maicon" que custou logo pontos contra o Arouca e uma opção para o centro da defesa que já era limitado por si só, depois apanhou um forte Dortmund na Liga Europa e não teve tempo suficiente para libertar a equipa dos maus vícios do treinador anterior e implementar as suas ideias nos jogadores a 100%, claro que preferia ter AVB ou Marco Silva no fim da época mas caso ele fique acredito que possa fazer um bom trabalho com reforços e pré-época.

    Quanto ao plantel, nos GR estamos bem servidos porque o Casillas convenceu e nos últimos jogos esteve impecável tirando o erro no 3-1 contra o Braga mas aí já foi em desespero e não é pelos GR que estamos onde estamos. Em termos de centrais não temos qualidade suficiente porque Chidozie é um jovem que precisa de tempo, Marcano é um central que no máximo serve para ser 3ª ou 4ª opção e o Martins Indi foi um flop. Nas laterais não temos alternativas válidas aos titulares e mesmo os titulares são jogadores maduros e fortes ofensivamente mas com limitações defensivas.

    No meio-campo temos um Danilo em grande e a tendência será melhorar mas depois apenas temos jogadores que podem ser alternativas decentes como Rúben Neves, André André e Evandro. Já não falo do Herrera porque é demasiado inconstante e acho que o seu tempo cá já passou. Acho que precisamos de um MO criativo e também seria bem-vindo mais um médio-centro.

    Por fim, no ataque temos jogadores de qualidade como Brahimi, Corona e Aboubakar mas o primeiro é do mais inconsistente que existe e enerva por vezes com os seus "rodriguinhos" e falta de objectividade; o segundo precisa de uma equipa estável à sua beira para conseguir afirmar-se e "explodir" mas sei que pode dar mais e acredito que na próxima época vai destacar-se; o terceiro continuo a achar que é um excelente avançado mas é mais um SA e daí as dificuldades que tem tido e também está sem confiança nenhuma mas os três estão longe de serem Hulks, Jacksons ou Falcoes. Varela está na hora de sair e Marega não tem qualidade para um clube como o Porto; já o Suk é um bom avançado e compensa o que não tem com muita entrega, raça e sem nunca dar uma bola como perdida, estou a gostar de o ver em campo mas apenas serve para ser uma alternativa e concorrente do titular.

  • Nuno R
    Posted Março 9, 2016 at 10:50 am

    Despedir o Lopes Tegui foi um erro.
    Por pior que a equipa jogasse, havia mecanismos e filosofia de jogo, sendo que o novo treinador, ou mudava tudo (e demora tempo), ou mantinha-se fiel a um estilo que não é o seu.
    Ao contrário do que aconteceu quando o Mourinho chegou, o Porto estava em todas as frentes, com reais hipóteses de as vencer, pelo que o chicote não fez sentido. Depreende-se das palavras do basco que este não tinha posto o lugar à disposição, por isso a decisão veio exclusivamente de cima.
    Claro que o Peseiro, como bom pé-frio, ainda levou com o caso Maicon em cima, mamou dois encontros com o Dortmund (uma equipa a atirar para o jeitoso), e teve aquele galo com o Arouca.
    Quanto ao plantel do Porto, nunca engoli a história de ser assim tão bom. A nível de centrais é do mais fraco que me lembro, falta o tal médio ofensivo que tanto procuraram no defeso, e o Aboubakar não é um Jackson ou Falcao, embora tenha muito valor. Estão bem servidos nas laterais, o Danilo é excelente (do que vi, superior ao Imbula), e o tal super-meio-campo orfão de um criador de jogo.
    O Brahimi, pode ser embirração, mas não vejo nele a estrela que muitos apregoam, para mim é um Quaresma, um jogador que decide um jogo, mas passa ao lado dos três seguintes. Bem ao lado.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Março 9, 2016 at 10:17 am

    O planeamento foi do mais amador que existe no futebol, logo seria difícil para qualquer treinador.

    Depois o Peseiro tem de limpar toda a borrada que o espanhol fez, a equipa não consegue aguentar 90 minutos porque estavam habituados a jogar ao meiinho a 5 à hora.

    As ideias de jogo de um e de outro são muito diferentes e não se conseguem implementar assim, ainda para mais numa fase em que se acumulam jogos e pouco se treina.

    Veja-se a bela primeira parte que o FCP fez em Braga e veja-se as diferenças.

    • Anónimo
      Posted Março 9, 2016 at 1:30 pm

      Totalmente de acordo. Como o tenho dito Peseiro não tem a imprensa que muitos têm do seu lado e isso faz muita diferença nas análises feitas. Nem 2 meses tem com a equipa e já analisam o seu trabalho sem o ter em conta. Mesmo os notáveis e antigas glórias do FCP tem sido sempre a deitar abaixo.

      Silva

  • Anónimo
    Posted Março 9, 2016 at 9:35 am

    Grande Pé-Zeiro, muito melhor que o Lopetequi na minha opinião, mas cometeu um grande erro que foi mandar o imbula embora
    ASS: Serrão

  • cards
    Posted Março 9, 2016 at 7:42 am

    O porto emprestou Maicon, um central, se o emprestou é porque achava que Marcano e Indi chegavam até ao final da época. Vendei Imbula porque achava que os outros que ficaram chegavam.
    Este plantel do porto é o mais caro da história do futebol português, não se esqueçam disso.

  • José S.
    Posted Março 9, 2016 at 1:40 am

    Já que estamos a falar de treinadores do porto e para o Porto e sem querer fugir muito ao tópico, se peseiro sair no final da epoca, como se parece querer adivinhar, qual seria o melhor treinador entre Marco Silva e Nuno Espírito Santo? Ambos são portugueses e conhececem a liga, têm já experiência internacional são competentes e sentem o futebol. Nuno é da casa, mas Marco tem outro feeling e talvez parta na frente. Mas gostava de ouvir opiniões e comparações entre um e outro.

    Cumprimentos

    • Kacal I
      Posted Março 9, 2016 at 3:10 pm

      Caso venha o Marco Silva ou o AVB ficarei satisfeito mas sem ser esses dois prefiro que o Peseiro fique e com a possibilidade de reforçar a equipa à sua vontade, fazer um planeamento com pré-época e afins acho que pode fazer um excelente trabalho.

    • Anónimo
      Posted Março 9, 2016 at 9:18 am

      Eu pessoalmente acho o Marco Silva um melhor treinador, mas qualquer um dos dois podia ser uma opçao valida para o FC Porto. Relembro apenas que Jose Peseiro assinou contrato valido por um ano e meio e nao sei ate que ponto estara disposto a sair facilmente do clube no final da temporada (ou ate que ponto o clube estara interessado em substitui-lo).

      Bio

    • Rabensandratana I
      Posted Março 9, 2016 at 8:32 am

      A melhor opção é o Peseiro, ele fará uma o planeamento e terá como bases o tempo que esteve desde que começou a treinar o FCPORTO.

      Peseiro pode escolher os jogadores à sua medida mandar embora quem não faz falta e comprar os jogadores que acha que irão suprimir as lacunas da equipa.

      Eu já estou farto desta dança de treinadores que em nada nos tem beneficiado, o Peseiro é um grande treinador temos é de dar tempo ao homem para mostrar o que realmente vale.

      Não vai ser o Marco nem outro português qualquer que irá fazer melhor.

  • Pedro Xavier
    Posted Março 9, 2016 at 1:26 am

    Partilho este texto que devia de ser partilhado por todos ate chegar aos sanguessugas da direçao.

    «Senhor Presidente e restante Direcção, até quando vai continuar a querer fazer crer juntos dos adeptos e sócios estar a zelar e a defender incondicionalmente o Clube, quando são inúmeras e recorrentes as situações que mostram precisamente o contrário?

    Até quando esta incompetência que nos tem presenteado de há vários anos para cá?

    Até quando vai continuar a permitir, propiciar e contribuir para todo este enxovalho diário desportivo e decorrente gozo mediático para com o nosso Clube, e que se vai intensificando a cada época que passa?

    Até quando o seu constante aligeirar de responsabilidades no que toca à gestão da equipa de futebol, como se esta não lhe dissesse directamente respeito, e os sucessivos e constantes erros apenas fossem fruto de circunstâncias momentâneas ou de fatalidades impossíveis de dominar ou prever?

    Até quando vai continuar a participar, promover e permitir que em negociações relacionadas com o Clube e SAD, nomeadamente no que toca à contratação, venda e renovação de contratos de jogadores, mas não só, o interesse puro, único e total do Clube e da SAD não esteja exclusivamente em primeiro lugar?

    Até quando esta gestão que transforma custos salariais nunca vistos em resultados desportivos ridículos?

    Até quando entrevistas ao canal do clube e outros órgãos de comunicação social em que, de forma despreocupada e até alheada da realidade, demonstra e confessa incompetência nos mais diversos actos de gestão por si realizados anteriormente, recorre ao humor, mais do que gasto, no sentido de aligeirar e de esquivar-se dessa mesma incompetência, faltando ainda, inclusive, aqui e ali, a alguma verdade?

    Até quando as aparições cada vez mais inconsistentes, fabricadas, para as câmeras, tristes, de pouca assertividade e interesse, em entrevistas ou eventos, em relação à maioria dos temas do Clube, nomeadamente no que respeita ao futebol e aos acontecimentos cada vez mais obscenos que vão sucedendo a cada jornada relacionados com a arbitragem e seus meandros?

    Até quando vai continuar a tratar os adeptos e sócios do clube como figuras menores, decorativas e desprovidas de visão e de conhecimento sobre a realidade do que se passa no Clube e na SAD?

    Até quando vai continuar a desrespeitar os associados do Clube em Assembleia-geral, não respondendo às suas questões, faltando ao seu dever como Presidente?

    Até quando vai continuar, a cada nova eleição que se avizinha, com a rábula da Comissão de Recandidatura, tentando a todo o custo fazer crer que não é o Senhor a parte mais interessada no processo ?

    Até quando vai continuar a apresentar-se a eleições sem qualquer programa eleitoral concreto, objectivo e consistente, a não ser o recurso constante às memórias do passado ?

    Até quando os nossos rivais e respectivos presidentes – um deles não passando mesmo de um garoto insolente – vão continuar a passar-lhe a si e ao F. C. Porto os recorrentes atestados de incompetência dos últimos anos?

    Até quando vamos ter um Presidente e uma Direcção com menos vontade de ganhar e menos ambição do que os presidentes e direcções dos clubes rivais e cada vez mais apenas agarrados e voltados para as histórias e conquistas passadas?

    Até quando vai continuar a usar em vão e apenas como palavras ocas os por si tão propalados e gastos quatro pilares, quando é o próprio Senhor que, como Presidente, não os segue de forma incondicional e consistente?

    Senhor Presidente, não tenha dúvidas que, com mais dois ou três anos desta gestão ausente, errática, incompetente e por vezes mesmo ridícula, será uma questão de tempo até o Senhor e restante Direcção serem, por sua vez, enxovalhados e empurrados do Clube pelos associados e, consequentemente, da SAD.
    O Porto está doente.
    Acordem, meus senhores.

    • Nuno R
      Posted Março 9, 2016 at 10:43 am

      Os acionistas da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD reúnem-se a 3 de março, pelas 15h30, no Estádio do Dragão, para eleger os órgãos sociais para o quadriénio 2016/2019. A ordem de trabalhos da Assembleia Geral ordinária inclui cinco pontos, correspondentes às eleições para a mesa da Assembleia Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Comissão de Vencimentos e Conselho Consultivo. No que toca ao Conselho de Administração, o FC Porto, titular da totalidade das ações de categoria A representativas do capital social da SAD, propõe a continuidade dos cinco atuais membros, com o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa à cabeça e ainda os administradores Adelino Caldeira, Fernando Gomes, Reinaldo Teles e Rui Vieira de Sá (não executivo).

    • Nuno R
      Posted Março 9, 2016 at 10:43 am

      Não acho que seja a mesma coisa, esta eleição foi em Assembleia Geral, por isso somente os sócios da SAD poderiam votar.

      Por essa ordem de ideias, os benfiquistas também são incoerentes. O que não faltam por aí são detractores do Vieira, e ele ganha as eleições com grandes margens.

    • Anónimo
      Posted Março 9, 2016 at 10:23 am

      No caso do Porto, ser eleito para a SAD é a mesma coisa que para a presidência. A falta de coerência penso que tem que ver com o facto de já haver bastante contestação à direção, mas nas eleições ganham com 99%, ou seja, contestam mas votam na mesma.

      JD

    • Nuno R
      Posted Março 9, 2016 at 10:02 am

      Reeleito para a sad, não para a presidência do clube.

      O que a coerência é para aqui chamada?

    • Pitoxoroglu
      Posted Março 9, 2016 at 7:39 am

      Perguntas simples e sensatas mas que ficarão sem resposta! São o tipo de perguntas que deveriam ser endereçadas ao velhote e sua estrutura… Começo a achar que deveria haver limites para ciclos…

    • cards
      Posted Março 9, 2016 at 7:36 am

      Então o homem ainda agora foi reeleito com 99%. Haja coerência.

  • Diogo
    Posted Março 9, 2016 at 12:48 am

    So se esqueceram de acrescentar que um teve ano e meio com a equipa, criando rotinas das mais banais que existiem e o outro esta a 1 mês.

    Se acho que Peseiro pode fazer milagres ? Nao, nao acho( ainda por cima enfraqueceram o plantel) como da mesma maneira acho que Lopetegui nao era o principal culpado, esse tem 78 anos e ja devia de ter saido do clube á muito tempo, ele e os sanguessugas da direçao.

  • José S.
    Posted Março 9, 2016 at 12:29 am

    Aqui esta um bom tema para se discutir.
    Medianamente polêmico quer para um lado quer para o outro, penso que o denominador comum é mesmo a estrutura do porto.
    Pois vejamos, com lopetegui a equipa estava coesa, mas presa nos seus processos e longe de ser dinamicamente ofensiva. A derrota em casa com o dinamo que levou à saida prematura e algo inesperada da LC, as más exibições no campeonato e consequente derrota com o Sporting, aliado a 3 jogos péssimos da taça da liga, fruto de uma rotação mal gerida levaram ao desespero dos adeptos portistas e levou a demissão do lope.
    Com peseiro no comando, podemos dizer que se nota melhorias na objetividade ofensiva e o porto cria mais, mas perdeu-se a segurança e estabilidade que ainda existia no sector defensivo, onde danilo não chega para tudo. Pode-se dizer que peseiro não tem plantel à disposiçao, maicon saiu, lesões que surgem, e estado anímicos baixo aliado a subrendimentos de grande parte dos jogadores.
    Mesmo assim é culpa do peseiro que entrou a meio ou culpa do treinador anterior que não teve hipótese de acabar o seu trabalho ficando nos deuses aquilo que poderia ou não ter alcançado?
    Uma coisa é certa, podemos já imaginar um futuro para peseiro pois só um milagre o deve salvar de uma situação que não foi o próprio que criou mas que aceitou com todas as consequências.

    Cumprimentos

    • José S.
      Posted Março 9, 2016 at 1:31 am

      Bruno M,

      Quando disse coesa, estava a referir-me à estabilidade defensiva e posse que agora não tens ou estão notoriamente mais diminuídas, penso que isso é fácil de observar aos olhos de todos.
      A equipa começou a jogar pior a partir do momento em que perdeu em casa com o dinamo e saiu da LC, também referenciei isso. A partir dai nunca mais o lope teve mão na equipa e nos jogadores o que levou à sua saída.
      O resto tu já o disseste e muito bem.
      O Porto neste momento precisa de um treinador capaz e competente. Que tenha conhecimento técnico-tático, mas também que sinta as exigências do clube e que saiba trasmitir aos seus jogadores, aliado à um conhecimento da liga portuguesa e se possível conhecimento internacional. Obviamente não é facil arranjar um treinador assim e talvez avb seja o que se enquadra melhor, pois também teria o apoio de toda a direcção.
      Não sendo ele não será facil encontrar um treinador dentro desses parâmetros e consensual para todos, pois referências no Porto poderão também demorar a aparecer. Marco Silva seria outra boa opção.
      Mas há outras opções, mais da casa, Domingos, jorge Costa ou NES. Mas serão melhores treinadores?

    • Anónimo
      Posted Março 9, 2016 at 12:54 am

      A equipa estava coesa com o Lopetegui?…
      A partir do momento que a equipa jogava pior em Dezembro/Janeiro do que em Agosto/Setembro, deve querer dizer alguma coisa. Jogos como contra o Rio Ave em casa não podem acontecer, só para citar o último.
      Lopetegui estava a meter os pés pelas mãos, completamente perdido.
      A verdade é que neste momento não estamos melhor, se calhar até estamos pior, o que de certo modo já se previa, visto que o plantel do Porto está longe de ser tão bom como se apregoava, e o Peseiro não é propriamente uma escolha lógica.
      A abordagem ao mercado em Janeiro foi mais um tiro no pé. Trocar Imbula (muito mal aproveitado) e Tello (não gosto muito dele, e ainda o acho caríssimo para a clausula que tinha) por Suk e Marega, não há palavras. Se o primeiro ainda escapa pela "raça", o segundo tem pés de tijolo.
      A somar a isto, muitos jogadores em alta no início da época estão em claro sub-rendimento. A defesa então…é praticamente inexistente.

      Por fim, acho que o Porto mesmo se arrumar a casa agora, vai levar algum tempo até se reerguer como nos tem habituado. Ao fim de três anos maus começam a faltar as referências do clube, e isto leva muito tempo a obter. Épocas como a de 2011, que veio a seguir ao mau ano de 2010, neste momento acho uma miragem.
      O clube está um caco. A direcção parece perdida, não temos um treinador de referência, não há jogadores no clube conhecedores da casa e pilares da equipa, começa a escassear jogadores com potencial para futuros encaixes, as contas também não podem estar nada bem.
      Tudo isto vai levar tempo a corrigir, mas é preciso começar a "acertar" por algum lado!

      Bruno M.

  • Bruno
    Posted Março 9, 2016 at 12:25 am

    Agora é esperar mais 3 meses e depois tentar o Paulo Sousa ou Marco Silva. Mas com esta direcção acho mais provável contratarem um Rafa Benitez ou alguém do Jorge Mendes.

    • José S.
      Posted Março 9, 2016 at 10:17 pm

      Sr. Parrinha, você não deve tirar conclusões precipitadas.
      Antes de mais nunca disse de que clube era, você é que está assumir que sou do Porto só por ter emitido democraticamente a minha opinião.
      Segundo, e torno a dizer que o português está lá e tem de ser interpretado como está escrito. Se eu quisesse dizer que o paulo Sousa escolhia jogadores consoante o seu estado actual (que é o que normalmente se faz) eu tinha o dito especificamente. Mas não o disse, por isso quero mesmo dizer a escolha ou talvez melhor a preferência de uns sobre outros. Não o digo que fizesse ou faça, mas é a minha impressão que tenho dele e foi a minha maneira de o descrever nos termos futebolísticos.
      Quanto aos resultados não há dúvidas, como referi também o homem tem vindo a fazer bom trabalho. Quanto à pessoa em si é que tenho as minhas dúvidas.
      Por favor não distorça as minhas palavras para chegar as suas conclusões, sou bem claro naquilo que quero dizer.
      Se precisar de mais esclarecimentos avise.

      Cumprimentos

    • Manuel Parrinha
      Posted Março 9, 2016 at 8:02 pm

      Não é isso que está dito no seu primeiro comentário. O que diz, muito claramente, é que ele opta por uns jogadores em detrimento de outros. E é essa a função de um treinador, optar por um grupo de jogadores que lhe dê mais garantias, em detrimento dos que não lhe dão garantias. Se ele faz bom balneário ou não, acho que não é isso que vos deve interessar, porque Lopetegui também construiu um plantel com mil jogadores da terra dele, e ninguém se preocupou com isso, o que preocupou foi a falta de resultados. E resultados, nos últimos 4 anos, pelo menos, o Paulo Sousa tem-nos.

    • José S.
      Posted Março 9, 2016 at 1:32 pm

      Sr. Manuel Parrinha, o português está lá e está correcto.
      Obviamente uma equipa tem de entrar com 11 jogadores em campo, isto não é futsal ou futebol americano. Mas mantenho o que disse e torno a dizer é a minha opinião e impressão sobre o Paulo Sousa.
      Vou dizer de outra maneira para acabar com o assunto, como treinador, qualidade técnica e princípios de jogo, sim gostava de o ver no Porto ou num grande português. Como pessoa e motivador penso que deve deixar algo a desejar mesmo que tenha empatia de uns e de outros não, sei que é normal, mas mesmo assim não o queria cá em portugal.
      Mourinho e avb e até mesmo peseiro diferem como pessoa para Paulo sousa. Não sei é o jeito dele que não me inspira confiança. Só o tempo me dará ou não razão…
      Cumprimentos

    • Manuel Parrinha
      Posted Março 9, 2016 at 12:02 pm

      "Tentaria sempre por optar por certos jogadores em vez de outros…" É impressão minha ou é essa a função de um treinador?! Ou jogam todos? O Porto joga com 25 jogadores? Pensava que jogava só com 11.
      Brincadeiras aparte, é normal que o Paulo Sousa desvalorize o campeonato Português, qualquer pessoa com olhos na cara terá que desvalorizar o campeonato Português se o comparar com os campeonatos Inglês, Alemão, Espanhol ou até Italiano e Francês. Mas a partir do momento em que fosse contratado, só teria interesse em vingar. Até a velha raposa Trap, que não devia nada ao mundo do futebol, quando veio para o Benfica não veio gozar a reforma, veio para ganhar.
      Acho que neste momento já nem sequer se poderia dar a desculpa do espírito Porto, e que o Paulo Sousa poderia não se enquadrar nele, porque esse espírito morreu há muito tempo. Sinceramente, como adepto de clube rival, detestava ver o Paulo Sousa no Porto.

    • Manuel Almeida
      Posted Março 9, 2016 at 12:00 pm

      Por amor de deus, rebaixar assim o Rafa Benitez… Rafa Benitez dá um banho de futebol a qualquer treinador que passou pelo Porto nos últimos anos.

    • José S.
      Posted Março 9, 2016 at 11:08 am

      Cada treinador é como cada qual e cada um tem os seu métodos. Admiro imenso o Mourinho por aquilo que ele é e por aquilo que consegue transmitir aos seus jogadores e a se a sua arrogância é o que permite isso e chegar ao fim e ganhar, so be it.
      Mas, e torno a dizer na minha opinião, não obstante a qualidade dele já demonstrada, o Paulo Sousa não valozaria o nosso campeonato como deveria achando-se sempre superior. Se calhar tem razão pois também não lhe deram oportunidade antes…
      Já me falavam disso quando era jogador e no entanto era um grande jogador com 2 taças dos campeões europeus ganhas em 2 anos seguidos por 2 equipas diferentes.

    • coach407
      Posted Março 9, 2016 at 10:05 am

      Por onde passou teve sempre bons balneários. Confiam nele. Recentemente um jogador da Fiorentina até disse que se Paulo Sousa se quisesse atirar contra um muro os jogadores iam todos atrás dele.

      Não tenho conhecimento de nenhuma polémica com jogadores apesar de ser normal que não joguem todos. Tem de fazer opções. Ele é treinador não está no clube para entreter os meninos do plantel.

      Mas mesmo que tivesse essas carateristicas que falas (conhece-lo?) o Mourinho também fez o que fez no Porto, no Chelsea, no Inter e no Real Madrid (tantos treinadores passaram por lá antes e depois dele mas o único que foi campeão foi Mourinho). E Mourinho também tem essa fama.

      É normal alguns jogadores falarem mal do treinador quando não são opções. Até Guardiola tem de estar sempre a ouvir o Ibrahimovic (que, pelo contrário, está sempre a elogiar Mourinho). Jesus também foi criticado por vários elementos como Djuricic.

      Criticados por uns, elogiados por outros mas se o Porto pudesse contratar o Paulo Sousa era incrível. O problema é que duvido que tenha muitas hipóteses. Principalmente se Allegri sair da Juventus (fala-se no Real e no Chelsea)

    • José S.
      Posted Março 9, 2016 at 2:00 am

      JD,

      Sempre achei o Paulo sousa algo arrogante, com mania de superioridade e pouco humilde. Tentaria sempre por optar por certos jogadores em vez de outros e mais tarde ou mais cedo haveria litígios. É minha opinião.
      Agora não quer dizer que seja mau treinador, pelo contrário, até acho que está a fazer um bom trabalho na fiorentina, assim como fez nos clubes anteriores. Mas penso que desvalorizaria o campeonato português neste momento, penso…

    • YNWA
      Posted Março 9, 2016 at 12:56 am

      Como se o Benitez fosse mau treinador.É bem melhor que os treinadores todos juntos que o Porto teve depois do Mourinho

    • Anónimo
      Posted Março 9, 2016 at 12:46 am

      Tendencioso como assim?

      JD

    • José S.
      Posted Março 9, 2016 at 12:39 am

      Marco Silva sim.
      Paulo sousa nao. Não obstante da sua qualidade para treinar o porto, penso que seria tendencioso de mais nas suas escolhas e pouco humilde para treinar um clube grande português. É a minha opinião.

      Cumprimentos

    • João S
      Posted Março 9, 2016 at 12:35 am

      Rafa Benitez seria lindo. Aposto que viria para Portugal a pensar que isto iam ser favas contadas, como fazem todos os nuestros hermanos :) para depois sair à la Lotopegui

  • Ricardo F.
    Posted Março 9, 2016 at 12:19 am

    É preciso ver que 2 dessas 5 derrotas foram frente ao Dortmund e não me parece errado afirmar que Lopetegui também as averbaria. É facto que o trabalho de Peseiro está longe de deslumbrar, mas penso que só no final da época será justo tecer avaliações ao treinador do Porto.
    SL

  • Drulo
    Posted Março 9, 2016 at 12:18 am

    Pinto da Costa está completamente perdido e à mínima coisa reage logo consoante a vontade dos adeptos.

    Errou ao escolher Lopetegui mas tinha assumido o erro e ficado com ele até ao fim da época, pior que o Peseiro não fazia.
    E errou ao mandar o Maicon embora para ficar com 2 pés de chumbo como o Indi e Marcano.

    • Diogo JR
      Posted Março 9, 2016 at 1:48 am

      Maicon tinha de ir embora. Se até Piqué se ressente quando é assobiado quando joga pela seleção, nem quero imaginar o Maicon a ser assobiado no Dragão (ainda para mais na forma miserável que estava).

  • João S
    Posted Março 9, 2016 at 12:13 am

    Não é por acaso que PdC não queria despedir Lopetegui…

    • Rui Carvalho
      Posted Março 9, 2016 at 10:28 am

      Quem manda no clube é Fernando Gomes e o novo administrador…
      PdC continua lá para tentar fazer passar a ideia que tudo está como sempre foi… nah..

    • Diogo JR
      Posted Março 9, 2016 at 1:46 am

      Paulo Fonseca não foi despedido. Demitiu-se (mais do que uma vez até)

    • Gonçalo Duarte
      Posted Março 9, 2016 at 12:31 am

      Algo se passa,também não quis despedir o Paulo Fonseca então o segundo treinador que manda embora contra a vontade,mas quem manda no clube?

Deixa um comentário