Não sou pessoa de escrever textos extensos, até que na minha área os números valem mais que palavras. Mas após ler vários comentários sobre eventos ocorrentes nesta última jornada da liga profissional portuguesa, não só neste blog mas também em fóruns, entrevistas ou mesmo na estação de autocarro, levam-me a transformar os meus pensamentos em palavras.
Pode o caro leitor, que se me conhecesse, perguntar o me leva a fazer tal acto. A verdade é que fiquei algo chocado (ingenuamente devo acrescentar) com a pobreza que são estes comentários, que mostram pessoas tão cegas com fanatismo que não conseguem raciocinar em condições. E não, não falo de comentários sobre arbitragens porque hoje em dia isso é o pão nosso de cada dia do futebol português. Só acho pertinente observar que entre adeptos dos três grandes, cada um pensa que o seu clube é um anjinho enquanto os outros são os malandros e ladrões… Meus caros, isto não é um conto da Disney… Todos têm culpa no cartório, pois todos (sem excepção) tentam sempre acertar com uma pedra no telhado do vizinho, quando eles próprios (e vocês adivinharam) têm telhados de vidro. Se querem que a arbitragem deixe de ser tema tabu deixem-se de choramingar e preocupem-se mais com o performance dos atletas. E esta mensagem vai especial para a comunicação social portuguesa, por razões que são mais que óbvias.
Mas vamos ao ponto… falo sim do caso da suposta agressão de Jorge Jesus ao tentar salvar o pobre adepto. Pobre?! Lá por ele querer uma camisola é motivo válido para invadir o campo, quando é sabido que é proibido? Se for esse o caso vou já a Madrid invadir um jogo para ver se apanho a camisola do Ronaldo (e não estou a tentar fazer qualquer referência ao velho e enjoativo tema de Ronaldo vs Messi). Mas como se não bastasse esse adepto ainda tenta resistir à autoridade. Vemos logo de seguida um punhado de polícias em cima dele. Aí vem os indignados falar em brutalidade policial. É verdade que em certos casos estes são capazes de exagerar, mas quando se lida com uma espécie de arruaceiros chamados hooligans (curiosamente que alegam ter paixão pelo jogo, mas fazem na mesma borrada) não se pode mostrar fraqueza. Imaginem que o adepto em questão vinha com intenção de agredir um jogador. Deveriam as autoridades pedir com muita gentileza para que o não fizesse ou deveriam imobiliza-lo logo? Deixo a questão em aberto…
Agora, quanto ao ponto alto. Jorge Jesus… o vilão que se atira às autoridades ou o anjo que queria salvar os adeptos. Será o treinador do Benfica algum destes? Não. Ele não é senão um Homem que se deixou levar ingenuamente pelo momento (ou talvez não, já que fica a sensação que isto foi um acto para ter os adeptos do Benfica do seu lado…deu-se foi mal, porque a sua postura exagerada agora deve ter consequências), quando deveria já ter o profissionalismo e experiência para saber que não se devia ter metido ao barulho. Deverá ele ser punido então, mesmo que as suas intenções fossem boas? Absolutamente. Podem ler o acontecido de mil e uma maneiras, discutindo se houve agressão ou não, não interessa. A verdade simples é que ele tentou, sem qualquer sombra de dúvida, interferir com apreensão policial do adepto. E isso senhores e senhoras é um crime. Ponto final. se não acreditem tentem interferir como o Jesus fez numa apreensão policial que vejam futuramente, e adivinhem o que vos acontece. Posso dar uma pista: envolve algemas.
Acabo o texto a tentar apelar a que se deixem de fazer novelas (se bem que fazem parte no futebol). Já que todos temos algo em comum: adoramos este jogo. Vamos tentar ser mais maduros e tentar apreciar os aspectos positivos que este magnífico desporto nos proporciona.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Luís Costa



130 Comentários
Anónimo
Muito bem falado, belo post, eu sou sportinguista e acho que o Jesus deve ser castigado como deve ser qualquer jogador o treinador que fizesse isso fosse ele do real, do sporting ou do vilaverdense não é por se ter nome famoso que se pode ter comportamentos inapropriados como Jesus teve e na minha opinião ele tambem fez o que fez so para ficar bem com os adeptos como foi falado neste texto.
Daniel Ribeiro
Mendes
um visão racional que falta a muita gente. até a comentadores desportivos que divagam e dizem barbaridades.
Custódio
tens toda a razão no teu texto. Só uma questão: e a agressão de dirigentes a presidente de associações de futebol?
Anónimo
Caro Sr. Custodio, o agredido que apresente queixa e testemunhas. E ja agora o agredido podia comentar as palavras simpaticas e racistas na pagina dele. Fica bem a um presidente de uma associacao como a de Lisboa com clubes importantes no panorama internacional fazer afirmacoes dessas. O Presidente do Estoril ja disse que na viu, mas como havia tanta gente no camarote o Sr. Lobo deve ter varias testemunhas… ou nao!
MPires
SdvrSCP
Custodio esse benfiquista ferrenho que agora vem dizer que quer defender os clubes de Lisboa (pois claro) é o mesmo que chama à equipa do Sporting uma equipa de ballet.
Até lhe digo que veio mesmo dar muito jeito esta polémica toda com esse senhor, para abafar o verdadeiro caso deste fim de semana (pelo menos foi o caso que toda a gente viu, o outro apenas sabemos a palavra de um portista ferrenho e de um benfiquista ferrenho), que é o do Jorge Jesus
LuisRafaelSCP
Esse Nuno Lobo tem uma credibilidade que nem sabe… mas basta ir ao perfil de facebook dele para ficar a saber
miguel
Aceito que dê razão ao texto como eu dou, está bem construído e argumentado embora só tenha focado um dos temas quentes da actualidade "desportiva" e o senhor contrapõe com uma questão sobre um tema também quente mas que é sempre utilizado como resposta ao caso JJ.
Ora vejamos:
Eu: penso que o jesus agiu mal
Amigo: então e no Estoril que o presidente da AFL foi agredido, não falas?
e por aqui já se perdeu o fio para uma conversa a que se poderia levar a algumas conclusões.
O futebol está podre, o mundo está cada vez mais podre e nós teimamos em não mudar com pequenas coisas, gestos ou atitudes.
Quanto aos dois casos, nem uma única palavra, a minha opinião irei guardá-la para mim para não fomentar mais aquilo que já podia e devia ter sido resolvido. (AMBOS os casos)
SD, Miguel.
Unknown
Custódio basta estar atento ao processo para se perceber que Nuno Lobo é uma marioneta do Benfica e todo o caso à volta da sua "agressão" foi fabricado para tentar encobrir na comunicação social a importância do "Caso Jesus". Pior disto é que a direcção benfiquista, para abafar o caso Jesus, prefere que se faça propaganda a dividir o país e acender a guerra norte/sul e a divisão porto/lisboa.
Unknown
Custódio,
Nuno Lobo é pau-mandado do benfica e fabricou um caso para desviar atenções, não se deixe enganar.
João Santos
Engraçado como o senhor Nuno Lobo diz que se preocupa com todos os clubes de Lisboa, mas depois vai para o facebook dizer que tem mais consideração pelo Portimonense ou pelo Olhanense do que pelo Sporting, que é o clube da zona a que ele preside. Não fosse isso e os comentários racistas em relação a Hulk, talvez hoje lhe desem mais credibilidade. Quanto à sua pergunta, agressão, ou suposta agressão? É que eu não tive na Amoreira nem em Guimarães, mas enquanto que a tv mostrou-me a agressão de um treinador a um agente da autoridade em Guimarães, a televisão ainda não me mostrou agressão nenhuma na Amoreira, por isso a haver algo para comentar, é uma suposta, e está aqui uma palavra chave, suposta, agressão.
mpcp
Nuno Lobo para alguns foi agredido agora a 1ªvez pelas gentes do clube nortenho… Os jornalistas da sporttv e tvi constantemente agredidos, os arbitros ameaçados, os jogadores que não querem renovar, os jogadores de equipas adversarias ameaçados de morte em vesperas do jogo do titulo a epoca passada… que apareçam e não tenham medo!
Carlos Mota
Apenas uma palavra…Perfeito!
Um abraço
Ricardo Ricard
Jorge Jesus tem de levar um castigo como é óbvio mas falar em "agressão" é um claro exagero.
O relatório da PSP perdeu toda a credibilidade quando fala em "bofetada na cara",ou então sou eu que tenho de ir ao oftalmologista do Paulo Fonseca.
ViBar
Tem que ir ao oftalmologista… a "chapada" na cara é de tal ordem que JJ até perde o relógio…
PSC_SEMPRE
Pode mostrar-me o tempo e o link do vídeo no YouTube ViBar? Já vi o vídeo uma data de vezes (com uma qualidade fraca, verdade seja dita) e ainda não consegui encontrar a tal chapada. Obrigado!
ViBar
https://www.youtube.com/watch?v=x66XqHsbMMM
Ricardo Ricard
Chama a isso bofetada?! Tenho que ir ao oftalmologista mesmo! Tem o numero do Paulo Fonseca?
ViBar
Não, foi uma caricia de solidariedade pelo trabalho difícil do agente em questão! Não precisa de ir ao oftalmologista, precisa de ir a um cirurgião retirar a camisola vermelha que lhe tolda a vista!
Ricardo Ricard
Tão amigos da policia que os Portugueses andam agora…Quando reagem depois de levarem com pedras e garrafas de vidro em cima é excesso de violência e são uns bandidos,que engraçado.
Arranje um cirurgião para si a ver se lhe põe alguma vergonha na cara.
PSC_SEMPRE
Finalmente! Andei tanto tempo a procura disto. Nunca pensei que Jesus tinha chegado a este ponto! Pensava que as chapadas no braço já eram suficientes, mas isto é um novo patamar!
Obrigado ViBar!
Joaquim da Fonte
Ricardo Ricard, isso é conversa de anarquista. Felizmente ainda existem em Portugal pessoas que sabem reconhecer e valorizar o papel da polícia num estado de direito. Se hoje considera que a polícia teve excesso de zelo imagine que eles se tinham retirado depois do fim do jogo do Jamor, frente ao Guimarães, e permitido que os adeptos descarregassem toda a sua frustração sobre um Jesus sem crédito. Agora o Jesus "defendeu" (acha ele) o adepto da policia mas houve muitas mais alturas em que a polícia é que teve de defender o Jesus dos adeptos em furia. Pode ser que algum dia a polícia se negue a fazer esse papel de escudo e depois a culpa volte a ser das forças de segurança… novamente.
LuisRafaelSCP
Também não tinha visto bofetada, mas ontem a TVI mostrou imagens que mostraram que realmente mostram que tal aconteceu.
Se vir essas imagens e não conseguir ver tal coisa então precisa mesmo do oftalmologista…
E não me venha com tretas que não foi com força, porque isso não desculpa nada, e com pouca ou muita força, foi uma bofetada! Deixem de ser ridículos e admitam
LuisRafaelSCP
Ricardo Ricard,
Se um cidadão "normal" desse uma "bofetada", que o senhor diz que não é bofetada, o que tinha acontecido ao cidadão normal? E o que aconteceu a JJ?
Percebe o porquê de muitas vezes as pessoas se sentirem indignadas?
Ricardo Ricard
Joaquim,anarquista?! Eu falei dos casos das manifestações para dar um exemplo,porque nesse caso a carga policial justificou-se plenamente e a maioria da opinião publica,incluindo pessoas conhecidas do jornalismo e outra áreas,insurgiram-se contra a policia,quando na verdade apenas fizeram o seu trabalho,e muito aguentaram eles. E agora sinceramente dá-me "nojo" ver esta campanha toda contra o Jesus por ser treinador do Benfica ou por ser uma figura publica,quem me conhece sabe que eu não suporto o Jesus,mas é patético falarem em agressões como quem fala de murros e pontapés,quem não tenha visto as imagens e se baseie em alguns comentários fica com a ideia de que o Jesus andou mesmo ao murro e ao pontapé aos agentes e seguranças.E esta é a parte engraçada do assunto,os agentes são os mesmos das manifestações que tanto são criticados,são os mesmo das "operações stop" que tantos acusam de "caça à multa",são os mesmo que todos os dias são acusados de não fazerem nada,de fecharem os olhos aos crimes,de serem corruptos e de excesso de autoridade,mas agora estranhamente essa gente toda defende a pobre policia?! Ridículo no mínimo! Tenho vários familiares policias,há varias gerações inclusive,tenho bastantes amigos policias e eu mesmo não acabei policia por pouco. Tenho respeito e admiração pelas forças policiais,apesar de todos os defeitos que tem.
Falando dos policias e seguranças em Guimarães,continuo a achar que foi excesso de agressividade,3 e 4 homens a caírem em cima de homens/jovens sozinhos apenas porque invadiram o relvado no final do jogo? Agressividade gera agressividade,eles nem deram oportunidade aos adeptos de saírem do relvado calmamente,partindo logo para cima desses mesmos adeptos como se tivessem acabado de roubar um banco.Nada disto justifica a atitude do Jesus,que continuo a dizer que deve ser castigado,mas esta historia tem sido um autentico exagero,a vergonha é do Jorge Jesus e da instituição Benfica,mas parece que agora são todos policias e seguranças.
Falando do Jamor,eu estava lá,mesmo ao lado das escadas e só tenho pena que a policia lá estivesse a servir de escudo ao Jesus.
Ricardo Ricard
Luís,se um cidadão "normal" desse uma "bofetada" como vocês dizem que o Jesus deu,levava uma carga de porrada,era algemado,passava a noite na esquadra,ia a tribunal e JAMAIS seria condenado a pena de prisão efectiva ou até mesmo a pena suspensa. O Jesus só não levou umas bastonadas porque estava na televisão e só não foi algemado por questões de segurança. Se deve ser castigado? Logicamente que deve,mas agora querem prender o homem?
Jomes Band
Perde credibilidade quando fala em estalo. Isto é o quê? https://www.youtube.com/watch?v=x66XqHsbMMM
Anónimo
Ninguém quer prender o JJ, o q se quer é q já q infringiu a lei q seja responsabilizado por isso e pague na medida q essa mesma lei prevê.
Agora n se pode fazer de conta q n aconteceu, tb queriam desculpabilizar o Luisão dizendo que o árbitro tinha se atirado para o chão, mas leis foram cumpridas e ele foi castigado, e agora vai acontecer o mesmo!
Mane
Artur Matias
Qualquer pessoa que veja o video da agressão e diz que não se passa nada então aí dá para ver o nível de clubite que trazem. São completamente fanáticos e com esses nem vale a pena discutir.
Não é sr ricard?
Rear
Queria ver se a policia agarra-se no puto que foi buscar a camisola no Ronaldo como fez aos adeptos do Benfica que entraram em campo…
Haveria de ser bonito sim…
Rabensandratana
Corroboro a 100% com o que o Luís Costa escreveu.
Os pontos foram bem salientes e as acções do Jorge Jesus foram bem explicadas, mas todas as pessoas sabem que com a polícia existem limites, limites esses que foram excedidos pelo treinador do SLB.
Agora estou expectante para ver a sua punição, deve passar por uma multa e trabalho comunitário (risada).
Ricardo Ricard
Querias o quê? Que fosse preso 10 anos num País onde todos os dias policias são agredidos ao murro,pontapé,cabeçada,paulada,à dentada e que os agressores ficam com penas suspensas e demasiadas vezes nem isso acontece? Num País onde várias vezes violadores e pedófilos são absolvidos? Tenha dó!
mpcp
será que ainda continuamos à espera do castigo de deco pela tentativa de agressão a 1 arbitro com 1 chuteira? será que continuamos à espera que 1 clube e respectivo estadio sejam interditos durante uns jogos pela conduta golfista? será que continuamos à espera pelos 90% da pena a aplicar a sapunaru e hulk e pela sua irregularidade utilização? será que ainda continuamos à espera por 1 pena a 1 dirigente que seja do fcp?
H Soares
Caro Ricardo Ricard
O senhor revela muito da sua pessoa.
É por pessoas como o senhor que o país se encontra nesta situação. Isto já não se trata de futebol.
Sabe para que existe policia por acaso?
Certamente não deve saber. Se eu enquanto cidadão comum tenho que cumprir a lei, porque é que esta senhor não cumpre? Será ele mais do que qualquer outro cidadão comum, por ser treinador de futebol e ser uma figura publica?
O mais engraçado é ver mos a justiça a ser mal aplicada em alguns casos, como fala o Sr. Ricardo e querer aplica-la mal em todos os casos. Tenham dó, existe lei para ser cumprida, por mais que as pessoas pensem que estão acima da lei, não estão, enganam-se.
Zé
Ricardo, acredite que se os violadores, pedófilos e agressores a murro, paulada, cabeçada e afins fossem apanhados em vídeo na Sporttv e fossem facilmente reconhecíveis nesses mesmos vídeos (como Jorge Jesus) de certeza que não eram absolvidos… Pense! Você está a negar o que é evidente! Se fosse o senhor na Sporttv a dar uma carícia no polícia tal qual fez o Jorge Jesus, o que é que acha que lhe acontecia?
Ricardo Ricard
Mas alguém disse que o Jesus é mais que alguém? Não se trata da justiça ser mal aplicada em alguns casos,é a justiça que temos,as leis que temos e o país que temos. O Jesus se fosse um cidadão normal tinha levado uma carga de porrada,era algemado,passava a noite na prisão com sorte,ia a tribunal e JAMAIS seria condenado a prisão efectiva ou mesmo a pena suspensa! Tem alguma duvida que um cidadão normal se der umas "bofetadas" como dizem que o Jesus deu em um agente da policia jamais é condenado a pena de prisao? Se tem,anda a viver no mundo da lua certamente.
Zé
Mas ninguem disse que deveria ser condenado a pena na prisão… principalmente se assumir que não tem cadastro nem é reincidente, o que tomo como garantido. Mas uma coisa é falarmos de penas e castigos, que acho sinceramente que devem ser leves para Jesus, outra é compraramos com outros casos bem mais graves, como aqueles que referiu. O relatório da PSP fala em agressões contra um agente, mas toda a gente vê as imagens que nesse sentido abonam, na minha honesta opinião, mais a favor de Jesus que contra.
Nuno Rocha
Caro Zé, e aqueles que não são apanhados em imagens, mas são em escutas? Com isto não pretendo dar razão a JJ, aliás ele deve ser castigado exemplarmente e se fosse Presidente do Benfica esta seria a oportunidade perfeita para uma rescisão com justa causa.
O que eu gostava é que a justiça fosse igual para todos, e com mão pesada… para todos. JJ deve ser um exemplo, é uma figura publica, um exemplo para os jovens desportistas deste país. Só não me venham é com a desculpa das imagens…
João
sou portista e concordo plenamente, qualquer cidadão anonimo teria um tratamento bem diferente perante as mesmas circunstâncias. aproveito para acrescentar que quaisquer agressões por parte de dirigentes portistas devem ser igualmente punidas bem como é vergonhoso que um senhor que até acabou por se tornar presidente da AFL tenha feito aqueles comentários racistas no facebook, enfim, como diz o texto, aproveitem o jogo, é por isso que tds vemos!!!
Cactus Jack
Interferir numa apreensão policial é crime?! E qual é (e onde está) a moldura penal desse tal crime?!?!?
Anónimo
Obstrução de justiça é, ou acha que isso também é inventado?
João Carvalho
Ace-XXI
Que nao te falte nada, artigo 367 codigo penal e é punível com pena que vai de multa a 3 anos de prisão.
Percebes agora que mesmo que não tenha havido agressão ( e na minha opinião houve) o que JJ fez é gravíssimo.
Cactus Jack
Artigo 367º do CP tem a epígrafe "Favorecimento pessoal". Bolas!!!! Mesmo ao lado!!
Mas ficam já a saber que, para uma eventual condenação (aos crimes de "ofensa à integridade simples" art. 143º CP e/ou "resistência sobre funcionário" art. 347º CP) a agressão teria (necessariamente) de ser dolosa. Se for preciso também vos explico o conceito de dolo, oh sabichões de trazer por casa…!
LuisRafaelSCP
Claro que não é crime… logo à noite se um amigo meu for detido por estar a fazer tráfico de droga também posso mandar umas chapadas nos braços dos agentes e dar uma palmadinha de "amor" na cara do polícia.
Crime? Qual crime?
João
Cactus Jack
1º Começo pelo senso comum… Acha mesmo que impedir uma apreensão policial não estará tipificada de alguma forma no CP? Qual o sentido da pergunta?
2º Existe a figura da ofensa à integridade física por negligência.
3º É uma atitude perfeitamente enquadrável até em ofensa à integridade física qualificada que tem uma moldura penal mais grave que a ofensa à integridade física simples.
4º Espere pela conclusão do inquérito por parte do Ministério Público que vai estar lá tudo bem explicadinho, assim já não precisa de fazer perguntas nem ficar nervoso com as respostas.
SD,
Xait
Ace-XXI
Errado leia lá o artigo completo e veja lá se o acto que JJ cometeu nao se enquadra no mesmo.
Kaz Patafta
Vi invasões de campo quando o City foi campeão. Vi invasões de campo quando a Juventus foi campeã. Vi invasões de campo quando o Reading subiu à Premier. Vi invasões de campo quando a Académica se apurou po Jamor. Já vi tantas e tantas invasões de campo que podia passar o dia aqui a enumera-las. Em nenhuma delas vi o excesso policial que vi em Guimarães. Nem mesmo quando um adepto… do Guimarães invadiu o campo após um golo do… Guimarães no estádio do… Guimarães. A polícia podia perfeitamente ter deixado o adepto sair pelo próprio pé e nada disto acontecia. Em relação a Jesus? Gosta de futebol, sabe o que é ser adepto e o que significa levar a camisola de um ídolo para casa. Agressão? Mais agressivo foi o Polícia para o adepto que o Jesus para o Polícia. E assim a Polícia em vez de ter proporcionado um espectáculo agradável para todos conseguiu que o jogo acabasse com cadeiras a voar
FT
Independentemente da intenção de Jesus ser a melhor, não há desculpas para o que ele fez, ponto final.
Desde o momento que alguem interfira no trabalho das autoridades, deve ser julgado como qualquer outra pessoa. Gosto de ver por aqui mil e umas justificações para desculpar o Jesus.
Ja imaginaram se este tal adepto entrasse no campo com uma faca e matasse o Jesus ou outra pessoa qualquer? Voçe conheçe o adepto, conhece quais sao as intençoes deste? Se isso acontece certamente viria para aqui criticar a policia e segurança, porque nao souberam estar ao nivel do jogo, nao deram segurança nenhuma e foram muito brandas… Como nao aconteceu nada, critica a policia de ser muito rigida.
Amigo, eles só fizeram o seu trabalho, é para isso que sao pagos, nao para dar "miminhos ao senhor que entrega coletes ou outro qualquer"
SL
Deus Camandro
ó Kaz, certamente, mais do que invasões de campo dessas que referes já viste mais badamecos que invadem jogos a ser placado por um steward ou spotter, ou não?
Fábio Teixeira
O que acontecia se por exemplo como diz a polícia tivesse deixado o adepto sair pelo próprio pé e ele decidisse agredir alguém? Aí a polícia era criticada o mais que possível e a estabilidade das ordens de segurança era esmiuçada até ao limite. Por favor, a polícia está lá para fazer o seu trabalho.
Kaz Patafta
Outro ponto, que naturalmente não desculpa este, é a diferença de tratamentos em relação ao caso do Estoril-Porto. Mas isso é algo a que, infelizmente, já nos vamos habituando.
dsadsa
Não entendo a ligação que podem ter os 2 casos.
1 é nos camarotes de 1 clube e que o facto de estar envolvido 1 dirigente corrupto nao significa que o clube tenha culpas das suas atitutes.
O clube nao deve pagar pelos erros de 1 adepto.
Nesse nem imagem do sucedido existe, existe várias versões da história.
Eu acredito que se pagaram os 2 devido a 1 ser portista doente e o outro benfiquista doente.
Esse benfiquista doente que até representa a associação de clubes de Lisboa.
Basicamente o que aconteceu foi uma fantochada de 2 homens em que a cabeça trabalha muito pouco.
Já o caso de JJ….
Imagino eu ver 1 amigo meu a acontecer o que estava a acontecer ao adepto e se fosse lá eu tentar defende lo…
Neste momento certamente estaria sem alguns dentes e bem pisado e sairia do estádio com as mãos bem algemadas.
Isso é real e todos sabemos que era o que aconteceria a qualquer 1 de nós comum adepto de futebol independentemente do clube.
JJ abusou, não é a primeira vez que tem problemas por ser burro e tem de pagar por isso.
Ele das algemas e de levar nos cornos já se safou mas o resto não pode.
Até porque seria ridicularizar a Policia e dar aso a que toda a gente desautorize os policias e seguranças.
mpcp
é o mediatismo duma pseudo agressão dum treinador a um agente de autoridade… e a agressão de 2 ou 3 dirigentes do porto a 1 presidente AFL… que se vai repetindo impunemente e sem cobertura televisiva e jornalistica! Jogadores como assunção, atsu entre muitos tiveram tempo de antena de 30 seg. JJ ja é capa de jornais e noticia de abertura à 3/4 dias,… agora pensa!
benfica1
Caiu no erro de equalizar culpas entre os clubes. Não reconheço dirigentes Benfiquistas a comprar arbitros, mandar bater em jornalistas, arbitros, dlegados, adeptos, etc.
Eduardo Sa
Atenção que o Vieira foi apanhado nas escutas, e naoi se esqueçam do Vale e Azevedo.
JRamos
Umas escutas que o presidente do Belenenses veio dizer que eram normais nos jogos da taça?
Vale e Azevedo? um presidente que tudo fez para prejudicar o Benfica? Acho que ninguém se esqueceu… Enquanto que há outros clubes cujos presidentes tudo fazem para beneficiar os seus clubes….
Joaquim da Fonte
Esta é a opinião mais racional que vi expressa nos últimos dias. Parabéns pelo artigo.
Bruso
Como tu (autor), eu também sou homem dos números e por vezes até tenho dificuldade em expressar a minha opinião sobre determinado tema em palavras. Por essa mesma razão evito escrever sobre este tipo de polémicas.
Mas acho que escreveste um excelente comentário que serve também como texto de sensibilização para os adeptos que o lerem.
Eu sou Benfiquista é foi com grande pesar que assisti à cena que o Jorge Jesus protagonizou. É lamentável, e nem o Mourinho nos maiores atos de loucura fez algo do género. Como sabem a polícia é soberana nas suas ações. Se exagerar ninguem tem o direito a interferir. Claro que isto não faz da Polícia um Deus que ninguem pode tocar. Claro que se o adepto, o clube, qualquer pessoa, achar a acção policial desnecessária ou com excesso de violência, pode colocar um processo em tribunal de modo a castigar o polícia. É assim que se resolve este tipo de situações e não como o Jesus fez.
Sendo assim, acho certo que o JJ seja castigado, tanto pela justiça civil, como pela justiça desportiva.
E já agora revelo, que sou Benfiquista.
mpcp
Justiça Desportiva porque? justifique-se por favor… E devia achar estranhos os mesmos agentes em 2 dias dizerem que nada se passou no 1º dia e no dia a seguir foram severamente agredidos com 2 palmadas nas suas mãos… Que seja castigado jesus e vai-se buscar marco silva para esse tempo a ver se os pobres dos adversarios que alimentam esta novela não ficam a perder… Estes so tem ganho porque JJ não esta a altura porque em 2 epocas não cheiravam nenhum trofeu com outro treinador qualquer nem que fosse mario wilson
Bruso
Por ter sido feito dentro de um recinto desportivo, por um interveniente no evento já é razão para sofrer penalização desportiva. Lembro que o Hulk e o Fucile foram castigados por uma ação equivalente, embora mais grave.
Claro que há jogo de "backstage" nisto. Pressões por parte de clubes rivais com influência. Ainda para mais porque foi um jogo no norte do País.
Isso de ganhar tudo tendo outro treinador é fácil de dizer mas muito dificil de provar. Antes do Jesus chegar ao Benfica, o Benfica tava de rastos. Era sempre eliminado precocemente das competições europeias, nunca conseguia lutar pelo título etc. Mas não entro em guerras por essas opiniões. Deixo isso para os futurologos, ou astrologos como certas pessoas que aqui comentam.
Artur Matias
Mais grave? Como? Um steward ex-membro de gang e de claque vale mais que um policia? É isso que queres dizer?
Anónimo
Penso que foi o melhor "artigo" que ja li aqui no Visão de Mercado… Sou completamente a favor, ha que analisar a performance dos atletas e não a dos arbitros porque erros ha sempre.
Quanto a Jorge Jesus,eu como Benfiquista, foi uma atitude claramente para puxar os adeptos para o lado dele e numa atitude que poderá sair caro. No ano passado tivemos o caso Luisão,este o JJ. Quando vejo o LFV a falar da estrutura e de um projecto e depois vêm desculpar-se, por actos imaturos e que comprometem uma epoca, nas arbitragens e na justiça penso para mim: Será que não ha um Benfiquista com bom senso e 2 dedos de testa que perceba que isto é atirar areia para os olhos dos socios e adeptos e fomentar uma guerra que ha muito se prolonga entre Norte e Sul e que prejudica claramente o mercado interno??
Tiago F.
Bernardino Moreira
Finalmente alguém com bom senso!
E se de facto há agressões dos responsáveis do FCP lá ao Lobo (será que a AFL quer ser presidida por alguém que manifesta racismo de maneira tão pública?), então, que se proceda ao devido castigo.
helder
Admiro aqueles que misturam o caso de guimaraes com o caso do estoril… nao justifiquem uma coisa com a outra.. o que se passou em guimaraes esta a vista de toda a gente porque ha imagens bem explicitas.. quanto ao caso do estoril nao ha imagens e neste momento é a palavra de uma pessoa contra a palavra de outra pessoa e que ficará resolvida em tribunal com o queixoso a ter que fazer prova da agressao…ja li em muitos sites e ate na tv que o adelino caldeira ja nao é a primeira vez ja que com o presidente do scp foi a mesma coisa…nao foi. primeiro nao houve agressoes e depois como toda a gente quer fazer esquecer, a nega em apertar a amo e insultos foi em resposta a frase do presidente do scp (qualquer coisa sobre a fruta). quem nao se sente nao é filho de boa gente. agora sobre o caso do jesus nao vi em lado nehum referirem se aos antecedentes que sao varios e volto a dizer…dos quais existem imagens. deixem se de hipocrisias, existe neste momento uma campanha de branqueamento da atitude do jesus e se nao houver condenação tanto civil como desportiva que moral tera a policia em deter um estudante que se manifeste contra as politicas do governo ou algum cidadao que no seu direito faça greve/manifestação? nenhuma!
Miguel Militão
Provavelmente o melhor post que li no blog.
Concordo plenamente, ninguém está acima da lei, se existe tem que ser cumprida (apesar de não estar a ser cumprida).
Relativamente aos erros durante o jogo, a 3ª equipa também é avaliada portanto será penalizada. Relativamente ao viciamento das avaliações, aí sim a FPF/Liga têm que ter braço duro com os arbitros e não deixar que viciem os regulamentos das avaliações (refiro-me aos testes físicos).
Uma vez por todas devem regulamentar o trabalho dos arbitros e deixarem de ser uma classe de mal amados… quem faz borrada tem q ter consequências e quem é bom tem que subir, deixemos-nos de favores.
SdvrSCP
Excelente post, simples e verdadeiro
Dr. Bayard
Este post vai na linha do que penso. Venho o futebol que o resto é palha!
Basta ver a média de idades das pessoas que visitam este site e é fácil concluir que a conversa de árbitros e etc… nunca mais vai acabar.
Eu quero é futebol, por isso quando acaba o jogo não ouço os treinadores, NUNCA vejo trios de ataque e programas afins…
Meus amigos, quando eu deixar este mundo (daqui muitos anos, espero) a conversa dos adeptos e dirigentes em geral, vai ser igual à de hoje.
Gonçalo
Melhor post que li neste blog!
Paulo Almeida
texto carregado de verdade, é pena que nem toda a gente não consiga compreender, parabens ao autor pelo excelente post
Nuno
engraçado é nada ter aparecido no relatório da Liga. Porque será?
No que respeita ao texto, nada a apontar. Este é um caso de polícia, de autoridade do Estado, mais relevante, porque envolve uma figura pública, que deveria ser um exemplo de comportamento correcto.
Jorge Jesus não só cometeu diversos crimes, como não se arrependeu, ao contrário do que quer fazer crer. Ele afirmou que apenas quis "falar" e "apaziguar os ânimos"… ou seja, ou não tem a noção da gravidade dos seus actos, ou então desvaloriza esses mesmos actos.
Um facto é certo… a transmissão televisiva aumenta todo o espectáculo. E por aí passa a diferença em relação ao caso do Estoril (que veio à baila não sei porquê, mas pronto…); um passou-se em "segredo", outro foi visto ao vivo e a cores, e depois transmitido globalmente.
Mas o pior é ver pessoas, como jornalistas ou governantes (ou ex-governantes) limpar o que se passou. O que mostra bem o porquê de estarmos como estamos… não há o mínimo de princípios morais ou éticos, desculpamos os "amigos", não há qualquer exigência para com a Sociedade e os seus actores.
CRF
concordo quase em absoluto com o texto, excepto num ponto, JJ não foi ingénuo – foi burro, ou então pensou que já se encontra naquela elite nacional que faça o que fizer é intocável, e não se enganou muito, qualquer cidadão comum tinha ido pelo menos até à esquadra responder por obstrução à justiça.
As pessoas que deixem de ser sectaristas e pouco exigentes neste tipo de situação, queixamo-nos da justiça, e em seguida defendemos aquele tipo de comportamento apenas porque é treinador do nosso clube?! Sejam melhores que isso..
Bruno
O texto está bem estruturado e defende, do ponto de visto global, aquilo que aconteceu.
Queria só deixar uma pergunta ao autor do texto, relativamente ao ponto em que escreve que o adepto poderia agredir ao algum jogador (de maneira a justificar a força policial (em excesso ou não) que houve):
Ponho a seguinte questão.
E se fosse uma criança/jovem de 10/11/12/13/14 anos a invadir o campo para pedir uma camisola aos jogadores?
Será que iriam reagir da mesma maneira?
Será que em vez de ser 4/5 polícias seriam apenas 1/2?
Deixo a pergunta no ar, uma vez que aquilo que imputam ao adepto (invasão de campo) e a suposta desajustada acção da Policia, é que despoletou toda a situação relativamente ao Jorge Jesus.
Deixo as perguntas no ar para quem queira responder.
Continuação de bom trabalho à VM e também a referência de bons textos na "Visão do Leitor"
LuisRafaelSCP
"E se" … aqui não há "se's", foi um caso concreto. Como tudo na vida, temos de nos saber adaptar a cada caso.
Bruno
Ressalvo que aquilo que eu acho que devia acontecer, é que o Jorge Jesus deve ser castigado, tanto a nível desportivo como judicialmente.
Não ponho em causa o caso concreto de que fala Luis. Apenas pergunto o que perguntei, porque toda a gente sabe que a causa provoca um efeito. (seja este correto ou não).
Reafirmo que neste caso o efeito (reacção do Jorge Jesus), deve ser punida, e nem sequer ponho isso em questão.
Só pergunto se a causa fosse diferente, se os intervenientes se comportariam da mesma maneira.
LuisRafaelSCP
É evidente que uma criança de 10 anos não seria alvo do mesmo comportamento (aliás, em Olhão aconteceu isso no jogo do Sporting).
Mas lá está, os danos que uma criança de 10 anos pode causar não é o mesmo de um "Ultra" já adulto, e sinceramente, quem garante que é mesmo um adepto do Benfica que está a fazer a invasão? Podia ser eu disfarçado de benfiquista, a ir buscar uma camisola e pelo caminho dar um "banano" a qualquer jogador…
Nuno
Se, se, se… se o adepto não fosse bloqueado e agredisse alguém? E se o adepto não resistisse (porque simplesmente não parou)? Se, se, se…
SE a polícia agisse fora da conformidade… para isso existem queixas às autoridades competentes, excesso de força, excesso de zelo,… que eu saiba, mesmo que a reacção policial fosse desproporcional, o Jesus ainda não foi nomeado xerife da zona, para fazer Justiça.
Bruno
Luís, a questão está aí! A Polícia tem de ter regulamentos e regras bem específicas. E acredito que essas regras não digam que a Polícia deve agir de maneira diferente, até porque um jovem de 13 ou 14 anos pode muito bem ser tão ou mais violento que um adulto. (há muitos casos desses). Logo, se uma lei dos recintos desportivos foi violada (entrada em campo) o regulamento é o mesmo para quem quer que seja a pessoa em causa.
Não ponho em questão a agressividade, ou não, da Polícia, apenas digo que a causa provocou o efeito, e sabendo um bocadinho da lei, sei que isso influencia.
Mas como já disse, espero que todos os intervenientes sejam responsabilizados (desde os adeptos que invadiram como ao Jorge Jesus, passando pela Polícia e seguranças)
Bruno
Nuno, os se's podem-se pôr e têm de ser pôr quando estes podem influenciar uma decisão. Em qualquer circunstância da vida.
Se ler o que eu disse, irás verificar que eu condeno a reação do Jorge Jesus, e espero que ele seja castigado. Agora temos de avaliar em que situações as coisas acontecem. E apenas estou a tentar visualizar a situação de todos os lados.
Agora o que eu digo, e continuo a dize é que, é tão potencialmente perigoso um adulto que invada um campo de futebol, como um jovem de 14 anos.
António
Se o jovem de 14 anos tiver o porte físico de um adulto, parece-me que irá ter o mesmo tratamento. Então se for à tronco nu com a mania que é o super-homem…
Esqueçam-se é que o adepto ainda mandou um policia para o chão, dai ser necessário irem 3/4 policias para cima dele. Adepto esse, que não acatou as ordens para sair do relvado. Nas imagens vê-se outros adeptos a sair pelo próprio pé, com a policia apenas a escolta-los. Tivesse ele também recuado e possivelmente recebia a sua camisola e o JJ não se metia nesta confusão.
LuisRafaelSCP
Criticam que se fale muito no assunto, mas depois é só posts e capas de jornais todos os dias com o mesmo assunto.
Castigo, suspensão, e ponto final no caso.
p.s.: Atenção que não estou a defender pena de prisão, nem uma suspensão de 3 anos, mas sim uma multa pesada (financeira) e 2 mesitos por aí de suspensão.
H Soares
O Sr, Luís Costa está de parabéns.
Defendo essa mesma ideia à muito tempo, mas como vivemos numa sociedade hipócrita, onde a comunicação social é o espelho disso, as coisas ou não se falam, ou se se falam surgem atribuídas a uma importância menor do que aquela que deveria ter.
Quanto ao assunto Jorge Jesus, está para lá do futebol, nós enquanto cidadãos temos deveres, e não se pode só porque se é uma figura publica, passar-se por cima disso.
VM, continuem rapazes o excelente trabalho que tem vindo a desenvolver.
LuisRafaelSCP
Também achei piada ao facto do Vieira ter dito que o Jesus pensava que era "Seguranças" e que quando o Vieira disse que era "Polícia" ele ficou surpreso e assustado.
Mas estamos a brincar ou quê? Então mas o Jesus acha que é superior a alguém? Mesmo que fossem seguranças ele acha que podia fazer o que fez? Tristeza…
Emigra
Obrigado Luis pelo post com análise fria e calma, com a devida distancia dos acontecimentos que a maior parte dos adeptos nao consegue ter.
Nelson
Este foi um caso claro de estupidez de todas as partes. 1º do adepto que entrou em campo, 2º da policia, que tendo já a camisola( sim, não o interceptou qd ia a entrar, interceptou qd ia a sair do campo), não teve a atitude que se vê em muitos campos e deixou o adepto sair com o seu "troféu" mas sim resolveram imobilizá-lo sem haver razão aparente para isso e 3º o Jesus que por muita vontade de ajudar que tivesse exagerou e muito nas suas reações. Dizem que é para ter os adeptos do seu lado mas penso que até tenha sido uma reação genuína neste caso mas completamente desproporcionada.
No fim, Jesus vai ter de arcar com as consequências das suas ações mas quem pensa que vai haver um castigo exemplar engana-se bem.
O não fanatico
Nelson tens mesmo de ir trocar de olhos,pois nem sabes ver o que se passou,no vídeo vesse bem que a policia bloqueou o invasor,quando ele não tinha camisola nenhuma,depois de o invasor,oferecer resistência e forçar o bloqueio,vesse que o jogador ola John lhe vai entregar a camisola,mesmo com dois policias a segurar no invasor,isto é o que todas as pessoas que não são fanáticas veem,o k não deve ser o teu caso,pois o teu comentário pode mostrar o fanático k deves ser,pois não vez a realidade e escreves aqui mentiras,
Vai ver o vídeo e se tens alguma honra admite que viste mal,caso contrario es mesmo um doente sem remedio.
Eduardo Sa
Mas alguém me pode explicar onde esta o excesso de violência? Eu vejo um adepto ser amarrado por um policia e o adepto claramente nao estava a facilitar tanto que ate conseguiu que o policia ficasse por baixo dele e ai sim vieram mais 2 na ajuda certo?
Por isso o JJ foi defender um adepto que nao estava a ser muito pacifico como muitos dizem.
LuisRafaelSCP
Finalmente alguém com olhos na cara, estava a decorrer uma "detenção" normal, até que aparece JJ e o adepto começa a oferecer resistência..
Jomes Band
Excelente artigo. Mas ainda há dúvidas que o Jorge Jesus deu um estalo no polícia? Isto é o quê, então? https://www.youtube.com/watch?v=x66XqHsbMMM
LuisRafaelSCP
São "pancadinhas de amor", como diz a outra..
Diogo
Excelente crónica Sr. Luis Costa.
Laranja
o sr Luis Costa leu muito mas parece que nem leu tudo, faltou ler e ver o mais importante. O tal adepto não invadiu o campo, foi empurrado e lá dentro caiu, e resistiu logo ás autoridades…
Nuno
Juntando um pouco de humor…
Jesus garantiu emprego no futuro… perfeito sucessor de Socolari, pelo menos na arte de "defender os minino".
António
Se o jesus for suspenso 1 ou 2 anos pode ser despedido por justa causa?
LuisRafaelSCP
Penso que não. Mas é uma boa questão para alguém mais entendido esclarecer…
Anónimo
O Vieira assim como n quer a coisa já disse q se o benfica não ganhar a culpa é do JJ e não dele pq lhe deu o melhor plantel dos últimos 30 anos e aí pode sim ser despedido por incompetência como foi o Manuel José.
Neste caso tb acredito q possa ser, pq o q Jesus o q fez nada tem a ver com aquilo para o q foi contratado!
Mane
Afonso
Muito bom, muito bom mesmo. Análise objectiva, imparcial e "a frio", que sinceramente não vejo como alguém pode tentar refutar. O Jesus ultrapassou uma linha que não devia, e deverá certamente ser castigado por isso. Discutir se houve agressão ou não é ridículo, assim como o é falar em "excesso de brutalidade" por parte da polícia.
Sideshow Bob
O artigo tá bom, mas podia estar mais completo e não dara apenas a informação jornaleira.
Eu ajudo te: "Numa perspetiva disciplinar desportiva quanto ao comportamento de Jorge Jesus, temos que conviver com a incerteza e mistério em torno da data e do desfecho final de um processo disciplinar que, aparentemente, a Comissão de Instrução e de Inquéritos da Liga de Clubes desencadeou a mando da Secção Profissional do Conselho de Disciplina da Federação de Futebol. Já se fala, inclusivamente, em omissão de informação por parte dos árbitros do jogo que opôs o clube da luz ao Vitória Sport Clube e dos próprios delegados da Liga de Clubes nomeados para esta mesma partida.
Por outro lado, no que respeita ao procedimento penal cuja fase inicial de inquérito se encontra a decorrer e que qualifica JJ como arguido, todos aqueles que consideram que ao treinador do Benfica deverá ser aplicada a sanção tal como prevista na lei para a eventual ofensa à integridade física simples (até 3 anos de prisão ou pena de multa) ou resistência e coação sobre funcionário (até 5 anos de prisão), terão que conviver com uma possibilidade bastante real: o facto de poder vir a ser aplicada a Jorge Jesus uma suspensão provisória do processo (art. 281 do Código Penal).
Significa isto que há uma enorme probabilidade do Ministério Público (oficiosamente ou a pedido do próprio Jorge Jesus) optar por suspender o processo que se encontra a correr em troca da imposição ao treinador de determinadas regras de conduta e injunções, como por exemplo: 1) indemnizar o lesado; 2) dar ao lesado satisfação moral adequada; 3) entregar ao Estado ou a instituições privadas de solidariedade social certa quantia ou efectuar prestação de serviço de interesse público; 4) frequentar certos programas ou actividades.
Tal suspensão do processo poderá ir até dois anos sendo certo que, caso Jorge Jesus cumpra as injunções e regras de conduta que lhe forem impostas, o MP arquivará o processo, não podendo este ser reaberto (artigo 282 do Código Penal)"
Um abraço
Anónimo
Boa tarde!
Em primeiro lugar parabéns pelo artigo.
Relativamente ao sucedido (afirmo desde já que sou Benfiquista ferrenho) não compreendo todo este folclore em torno de Jorge Jesus. Esteve bem? Óbvio que não. Merece ser condenado? Claro que sim. A condenação pode ser de várias formas, pena efectiva, pena suspensa, trabalho comunitário… Mas cabe a um juíz emitir decião final. Entretanto pelo que leio aqui muitos parecem ter cursado direito ou perceberem muito da matéria.
Por outro lado acho indecente outros clubes tentarem pressionar autoridades e dirigentes desportivos de maneira a que o castigo seja o mais severo possível. E é este o mal do futebol português, é preocuparem-se demenos com o jogo jogado e tentarem ganhar a todo o custo através de manobras sujas e baixas.Ainda não perceberam que essas manobras retiram brilho às conquistas.
Para que não critiquem afirmo também que o JJ não deveria ter falado de arbitragem antes do jogo, mas o que ele disse foi uma costatação, basta ver os jogos… mesmo assim não é assim que quero ver o Benfica ganhar, mas é assim quee stou habituado a vê-lo perder.
Com tudo isto reforço a ideia que tenho de grande parte do povo português e da maioria dos que aqui comentam cegos na sua "clubice". Preferem subir, ganhar e ser alguém na vida espezinhando os outros, do que tentando apenas ser melhor por fruto de trabalho… É a ideia que tenho!
Quanto ao caso da AMoreira é ridiculo. Não sei o que se passou, não quero saber, nem acho importante. Duas mentes brilhantes se pegaram, e??? Dar importância a esses tipos é erro crasso.
Obrigado e abraço a todos.
Jaime
Anónimo
Agora em HD, aos 0:37, lá se vai o relógio… no seguimento da "carícia" ao agente de autoridade.
https://www.youtube.com/watch?v=lUjAF4AesAs
João B.
javiCruz
Bom artigo sem duvida. A questão que coloca, é que se é crime (pelos vistos sim), porque razão não foi detido logo na altura, visto ser um cidadão como todos os outros, se fosse um de nos seria detido na altura e carga a monte de pancada tal como ja assisti em muitos jogos de futebol! Alias basta o jogo ser em Guimarães para assistirmos sempre a mais vergonha, ou de adeptos, ou de assistentes ao jogo ou policia!
Ricardo Ricard
O risco de algemar o Jesus em frente a milhares de pessoas era enorme,por razões de segurança nem sempre o fazem,não é por ser treinador do Benfica,a policia sabe o que faz e reagiu muito bem.
FilipeA
Para que fique claro desde já, não estou de acordo com a atitude de JJ. Acho mesmo que, caso se confirme a agressão, seja punido.
MAS gostaria que muitas pessoas e inclusivé a Liga, FPF e tribunais me esclarecessem uma coisa: serão (desta vez) os policias e stewards considerados intervenientes no jogo?! Sim porque foi esta a conclusão a que se chegou para despenalizar uns tais jogadores por situações semelhantes…
Já agora esses julgamentos, pois os stweards apresentaram queixa contra esse mesmos jogadores, era para ter sido dado, após vários adiamentos, em Julho deste ano… mas mais uma vez parece ter sido adiado. Devem estar à espera de encontrar um "buraco" na lei ou então que prescreva!
Neste caso muitos consideraram exageradas as penas aplicadas mas vejo que para o JJ já se pede que se cumpra a lei (pode ir até 3 anos se não estou em erro). Porquê 2 pesos, duas medidas? Como disse concordo que JJ seja condenado caso se comprove, mas não concordo com 2 pesos e 2 medidas!
A justiça, a policia, o cumprimento da lei, a politica (e não só) em Portugal rege-se de acordo com o compadrio e com quem tem dinheiro… e assim vai o nosso país rumo ao fundo e o futebol vai de reboque!
Basta veram o pequeno exemplo nos videos abaixo, que até são bem patrocinados por um placard curioso lá atrás… que aconteceu a este PSP que mentiu aos olhos de todos?! Será que foi penalizado por fazer "mal" o seu trabalho e ainda mentir em publico?! Meti "mal" pois talvez até o tenha feito de acordo com as ordens que recebeu, se é que me faço entender.
https://mastergroove2010.blogspot.ch/2013/09/muito-estranho-com-todo-o-respeito-pela.html
Euclides!
Os jogadores só foram despenalizados depois de já terem cumprido os 6 meses de castigo (diga-se) , logo não percebo como é que um Benfiquista tem o atrevimento de vir insinuar que aos jogadores não foram castigados, foram castigados, mais tarde (depois do castigo, chegou-se a conclusão que foram excessivamente castigados… o que é outra coisa!)
Isso sim foi uma vergonha e teve muita influência no campeonato ganho pelo Benfica em 2010,
já agora… se a uns derem 6 meses de castigo por terem respondido a provocações de stewarts sob alçada de um clube, e não castigarem o Jesus por ter desrespeitado a autoridade…
então isso sim é que questão para perguntar, porquê dois pesos e duas medidas? porque uns foi num túnel, não há grandes imagens e pelo relatório até ficou provado que foram as provocações de stwarts que provocaram os jogadores, não
mas o seu comentário reflecte precisamente o fanatismo que é mencionado no artigo, você precisa de ir ao oftalmologista remover a camada encarnada que tem na retina ocular, é que isso faz com que não tenha uma visão lúcida da realidade!
Ricardo Ricard
"por terem respondido a provocações de stewarts"
Estavas no túnel? Ouviste alguma coisa?
"fanatismo" Oftalmologista" "camada encarnada" visão lúcida da realidade"
É preciso mesmo muita moral…
MosqueteiroSLB
euclides. se jesus por ter feito o que fez merece ser suspenso 3 meses.o que mereciam os jogadores do porto… e so de pensar que se pensa em 3 anos para jesus.
dizer que isso foi encenado, quando ate o envolvidos na situaçao dizem que reagiram mal… acho que isso diz que e realmente o fanatico. 6 meses por socos… outro 3 por empurrar.
Euclides!
Eu recordo uma coisa, não são 3 meses por "empurrar" até porque não há castigo decretado para já, nem se sabe sequer se vai haver…
o que acho inacreditável é ver Benfiquistas aqui a desculparem com o caso que aconteceu no túnel da Luz, em que os jogadores do Porto foram castigados com 6 meses de suspensão, e nem sequer bateram em Policias, envolveram-se em escaramuças com "empregados" do Benfica, o que é diferente de faltar ao respeito as autoridades, porque podem pensar o que quiserem, o que está aqui em causa é o facto de Jesus ter intervido numa acção policial, impedindo a policia de fazer o seu trabalho e discute-se agredido verbalmente/fisicamente agentes…
Portanto, acho estar a negar que tem que haver castigo é surreal, ou será que os jogadores do Porto foram bem castigados com 6 meses de Suspensão e Jesus que a frente de toda gente falta ao respeito da Policia não tem direito a nada?
sejamos sérios.. e sim, pelos vistos há gente que tem mesmo que ir ao Oftalmologista, e quiçá inclusivamente fazer uma terapia mental, pois penso que é bastante facil analisar este caso!
só mesmo um Benfiquista fanático para negar todas as evidências e achar que Jesus actuou bem, e que a Policia é que esteve mal, ou até cair no ridículo como já por aí li, que o Policia afinal é um ladrão porque "roubou" o relógio que encontrou caído no relvado…
Santa-paciência…
FilipeA
Oh Euclides,
Onde é que eu disse que o JJ não merecia ser castigado! Vê logo a primeira frase do meu comentário, ou saltas-te essa para ocultar o que não te interessa como sempre fazem!
Já agora o Hulk apanhou 6 meses?! Onde?! Que eu saiba cumpriu apenas 3 e pelo verdicto final devia apenas ter apanhado 3 jogos! Mas tiveram de ameaçar o Ricardo Costa para encontrar “um buraco” na lei!! EhEH. Agora quero ver o que apanhará JJ.
As circunstâncias são as mesmas, tanto os Stewarts como os PSP estão lá para manter a ordem e todos merecem ser respeitados! Ou agredir um PSP e um Stewart é diferente agora?! O que muda é que no caso dos Stewarts devem ser eles a apresentar queixa e no caso da policia tem o apoio do ministério publico se não estou em erro!!
Quem te disse a ti que os jogadores do fcp responderam a provocações?! Estavas lá para ouvir ou foi o presidente do teu clube que te disse?! Que tal veres os videos desse episodio para te refrescar a memória selectiva?! Será que o poste do toldo da entrada dos balneários também provocou os jogadores do fcp?! Deve ter sido…
Já agora que falas em desculpas do tunel, as unicas pessoas que ouvi usarem o tunel como desculpas foi o teu clube, para desculparem a perda do campeonato, ganho com toda a justiça pelo slb! E ainda gostaria de saber o porquê de andarem sempre a falar no campeonato do tunel, pois nesse ano e após esse jogo que foi ganho em campo não na secretaria o SLB APENAS PERDEU UM JOGO na penultima jornada no dragão, os videos que postei antes até falam disso e percebesse porque perdeu. Depois ainda tives-te o Braga que perdeu apenas 1 ou 2 jogos depois desse jogo lutando até a ultima jornada com o slb. O fcp ficou atrás de slb e braga. Eu continuo a perguntar: mesmo com os castigados, onde poderia o porto ter ganho o campeonato se o slb e o braga não descolaram?! Os castigados jogavam também pelas outras equipas?!
Já agora que pareces tão indignado por um benfiquistas falar nisto de condenações gostaria de saber o que achas sobre terem sido tirados APENAS 6 pontos pelo apito dourado ao teu clube num campeonato onde não precisava deles e o teu presidente ter sido condenado por 2 anos de suspensão sem nunca os cumprir?!
Santa-Paciência é preciso ter com voces que são do clube que são e ainda tem coragem para virem falar em justiças e condenações… é preciso ter lata!
E para terminar como vem sempre com a conversa que só os benfiquistas falam de voces, aproveita e ve uma emissão de um canal francês que fala do teu clube… e adivinha sobre que?!
FilipeA
E mais Euclides, chamas "empregados" do SLB aos Stweards da Luz. Então e o que são os de Guimarães?! Sim porque não estavam lá apenas PSP!!
E o que são os Stweards do dragão que até 300 bolas de golf e uma galinha deixaram entrar no estádio?! E os que estão nos hotéis onde o SLB fica que ameaçam os jogadores e vão bater as portas dos jogadores e ligam para os quartos as tantas da manhã?! E os que ameaçam toda a equipa à chegada ao estádio?! E o guarda Abel?! Estes são "empregados" de quem, do slb?!
Não entres por ai… pois o historial do teu clube permite-me ter uma infinidade de caracteres para te responder…
Euclides!
FilipeA tal como já mencionei você é um daqueles fanáticos a precisar de ir ao Oftalmologista remover a sua retina encarnada, porque isso lhe corrói bastante a visão das coisas:..
então Hulk não ficou o resto da temporada sem jogar por culpa do que se passou na Luz na primeira volta em 2009/10??
E Sim, ficou provado no relatório que houve provocação por parte dos Stewarts…
agora você vir dizer que os agentes da PSP são "stewarts" ou empregados do Vitoria SC não tem ponta por onde se lhe pegue
E ser que lhe diga, nem sou Portista, simplesmente acho impressionante que umas vezes os castigos de 6 meses por desacatos são justos, outras vezes nem se pode falar em castigo para Jesus por ter desrespeitado a Policia,
então como é? uns ficam o resto da temporada sem jogar, perdem campeonatos do Mundo inclusivamente, e agora Jesus não vai ter consequências??
tenha paciência, mas vai ter que as ter… Não gosta? azar o seu, e repito vá ao Oftalmologista, essa retina tingida de encarnado faz-lhe mal!
FilipeA
Olha Euclides não me vou alongar muito mais na conversa contigo pois quem tem algum problema de visão deves ser mesmo tu! Onde é que leste que eu disse que os PSP são Stewarts?! Onde?! Vai lá ver o vídeo de novo com olhos de ver e vê lá se não andavam lá PSP E Stewarts… não confundas essa tua cebecinha!
O Hulk cumpriu 6 meses onde?! Para que saibas o Hulk foi condenado a 4 meses, o Sapunaru é que foi a 6… depois foram despenalizados no dia 24 de Março para 3 e 4 jogos respectivamente! Por isso não ficaram sem jogar o resto da época. Lembro bem que ainda jogou alguns jogos, o Sapunaru acho que até foi emprestado! E Que eu saiba o campeonato não acaba em Março, ou também me vais dizer que nesse ano acabou em Março?!
Logo a conversa até poderia ficar só por aqui pois não tens o mínimo de fundamentos quando até os tens com acesso fácil a internet! Informa-te das coisas antes de falares…
Mesmo que tivesse ficado provado que os Stewarts provocaram isso já justificava a pancadaria?!
Eu dizer que os Stweards são “empregados” do vitória não tem ponta por onde se pegue mas tu dizeres que são empregados do SLB já tem?! Acorda! Quem tem problemas de lentes és tu! Volto a perguntar: O guarda Abel era “empregado” de quem? O policia do vídeo que coloquei aqui a mentir compulsivamente até com imagens e jornalistas a confirmarem o que se passou e que mudam parcialmente de opinião em 23 segundos é “empregado” de quem?
6 meses por desacatos?! Tu tens a mínima noção do que se passou? Desacatos?! Hilariante! Agressões mas a sério com pontapés e tudo, nada a ver com o que se passou com o JJ que para mim tb foi grave! Desrespeitou a polícia?! Então e bater em Stwearts ou em qualquer outro cidadão não é desrespeito?! Oh valha-me Deus… Já nem te falo na agressão do Deco ao árbitro com uma bota num jogo em directo e o castigo que apanhou com artimanha no “pato”…
Depois volto a repetir pois parece que não lês as coisas (e lê de novo a minha primeira frase pois foi para evitar comentários como o teu que a escrevi mas nem assim): Eu estou de acordo que JJ seja castigado, mas as coisas tem de ser iguais para todos! Ser um policia um Steward ou qualquer um de nós a ser agredido é igual! Deve haver respeito por todos! Mas veremos o veredicto final… Se apanhar de 4 a 6 meses e depois for reduzida a 3 ou 4 jogos não será o primeiro como podes constatar… mas já se fala em 1 a 3 anos em vários lados e aponto mais para aí. E não houve “karaté” como no túnel da luz. Se tivesse havido era irradiado…
Já agora não uses a mesma táctica de sempre atacando as pessoas sem sequer pensar nem fundamentar o que escreves e tenta pelo menos responder as perguntas que te fazem… mas como não tens resposta ou conhecimento para responder tratas logo de arranjar novos “ataques” sem fundamento algum… e foram várias as perguntas que ficaram sem reposta…
Gonçalo Vargas
Bom artigo. Digo desde já que sou benfiquista e que como referi em muitos outros posts, estou farto do JJ, em tudo, táctica, arrogância, teimosia, o tipo de discurso que faz quando perde e quando ganha. E para todos os que dizem que não agrediu ninguém – pior que o cego que não vê é o que não quer ver. Ele merece ser punido e é um embaraço para toda a nação benfiquista, não tem estaleca para o cargo, claramente como diz o autor do artigo so quis cair no goto dos adeptos, porque depois da falta de competências demonstrada no fim da época passada tem a cabeça a prémio.
Estou ansioso para ver outro treinador que tenha mais humildade e qualidade, a pegar no plantel do SLB.
MosqueteiroSLB
que jesus merece castigo nem duvida, mas a grande duvida, e e aqui que o artigo peca, e quao pesada deve a multa ser?
6 meses a 3 anos, acho que todos concordam que e ridiculo.
para mim, tudo a passar os 2 meses de suspensao e ridiculo, e mesmo isso e puxado. deem uma multa ( a policia e a fpf ficam a ganhar), deem trabalho comunitario, deem uma suspensao. agora nao exagerem ao ponto de tirar o treinador do benfica ate ao resto da epoca. ele nao deu nenhum soco, ele empurra a cabeça do segurança, assim como o braço. 3 anos?
agora ha quem diga que ele devia ser preso… por fazer o que ele fez, uma pena de prisao nunca seria superior a 1 semana… se quiserem ele vai para a prisao 1 semana e volta sem suspensao…
castiguem jesus. ja chega de tentar destabiliziar. ou castigam ou nao, mas decidam-se, ja estou farto deste assunto.
agora que e estranho os relatorios mudar da noite para o dia e, muitas pressoes…
quanto ao caso do porto, apesar de no comunicado do porto ter razao, uma pessoa daquele tipo nao pode ser o grande homem da federaçao de lisboa, isso implica por os seus gostos a parte, e deixar o anti-porto de fora, e muito menos fazer comentarios racistas, se o que ele diz que se passou e verdade, entao e grave. mas nada de tao grave como jesus, e ridiculo os benfiquistas tentar virar o assunto, assim como e ridiculo a falta de cobertura desse assunto, quase a tentar apaga-lo com jesus. agora o porto ja devia ter essa informaçao ha muito tempo, so estava a espera que este cometesse um erro. este tambem nao e inteligente, pois basta ir ao facebook da pessoa em questao, recuar um bocado e aparece tudo.
ps- jesus reagiu mal, devia ter tentado falar, ao menos com boas intençoes
MosqueteiroSLB
ja que esta tudo a postar videos, vejam , eses e digam se nao ha excesso de força pela policia…
https://www.youtube.com/watch?v=ar8vYVyU6aU.
e outro assunto, porque e que se da mais enfase a este assunto que ao facto de casagrande ter afirmado claramente que os jogadores do porto que ganharam uma champions estavam todos com o doping. isso so fez capas 1 dia. ou ao facto de pessoas ligadoas ao porto estarem no caso bpn, ou que as transferencias de mangal foram um bocado esquisitas… facçam capas um dia, nao e capas de 1 semana a custa do benfica. com o caso cardozo, luisao, jesus… e quando eu falo de luisao nem e o facto de ter ido contra o arbitro,e a resposta dele a ogolo do benfica, estes jornais fazem mais dinheiro que nas outras semanas, mas porque nao fazer isso com todos?
mario
não, não houve
Marco Daniel
Eu sinceramente não percebo a atitude da policia em relação ao JJ porque se fosse eu a fazer aquilo de certeza que era DETIDO, o JJ apesar de ter Jesus no nome não é mais que um cidadão igual a todos os outros. Como é normal ele terá de ser punido, seja com prisão (duvido muito) ou com multa ou jogos de suspensão, mas espero que não seja igual aquela vergonha de á uns anos atrás que quando o JJ deu uma cabeçada num jogador conseguiram-lhe arranjar um castigo entre dois jogos com o Porto (liga e taça), esse esquema não resultou até porque perderam os dois jogos.
Como sempre tentaram arranjar outro caso para tentarem abafar este escândalo, estou a falar claro das tais "agressões" de dirigentes do Porto ao racista ou xenófobo como quiserem do presidente da AFL, pois bem o Porto fez um excelente comunicado e arrasou por completo essa criatura que não faz falta nenhuma ao futebol Português, essa criatura perdeu uma grande oportunidade para estar calado e espero que depois de essas publicações do fecebook terem vindo a público ele ganhe vergonha na cara e que se demita do seu cargo.
MosqueteiroSLB
um cidadao normal tambem nao seria suspenso do trabalho por defender um cliente… prisao sim, mas no maximo dos maximos ficava la preso 1 semana e uma multa nao muito puxada. usarem esse argumento nao resulta. .
esse presidente da afl ate pode ser muito reles, pois nao pode haver alguem com tanto odio pelo porto naquele cargo, e muito menos racista, mas isso nao da razao ao porto. agressao e agressao, apesar de nao ser adequado, continua a ser o presidente. agressoes dos dirigentes do porto ja e normal, ja com o bruno de carvalho tambem houve insultos e nao ouvi os jornais a fazer esta festa.
Manuel
"Imagens filmadas a partir da bancada de adepto do Benfica que, são reveladoras do que realmente aconteceu.
Jorge Jesus acompanha serenamente os jogadores às bancadas, para oferta das camisolas, pede calma aos adeptos quando percebe as falhas de segurança ao permitirem a entrada dos mesmos, ansiosos por conseguirem guardar uma camisola dos jogadores do SLB, quando percebe, a par de Shéu Han, o comportamento injustificadamente violento, por parte de 4 agentes, chamados Spotters, da PSP (Policia de Segurança Publica) para com um adepto que pacificamente, depois de conseguir a camisola, tentava voltar para as bancadas.
As imagens mostram dois Polícias a placar o jovem agressivamente, puxando-o para o relvado ao mesmo tempo que outro faz uma gravata ao pescoço no sentido oposto, ao que se juntam depois mais policias.
Perante tudo isto assiste-se à indignação geral, dos jogadores e dos elementos do Staff Benfiquista com, Jorge Jesus a ir em auxílio do adepto. Já depois de estar imobilizado no chão continua a ser vitima de comportamentos agressivos dos agentes. Nas imagens percebe-se que, o adepto ao ver o treinador do Benfica nas proximidades lhe pede ajuda.
Jesus apenas e só tenta libertar o jovem, de todo aquele comportamento violento por parte da PSP, mal preparada e incompetente.
As palmadinhas na mão num dos agentes e o puxar o braço do mesmo, apenas e só com o objectivo de livrar o adepto daquele abuso de autoridade, uma acção de um indignado cidadão, é o crime de Jesus.
As agressões dos agentes da polícia, o abuso de autoridade, a incompetência na segurança do estádio nada disto parece ser responsabilizado por partes das chefias da PSP e vamos ver o que vão fazer as instâncias judiciais deste País.
Viveremos nós num Portugal com uma ditadura encapuçada? Onde se permite tudo à PSP? Estão estes agentes acima da lei?
Artigo 3º do Estatuto da Polícia de Segurança Pública, Disposições Gerais, Capítulo I, Ponto 2
Os meios coercivos só poderão ser utilizados nos casos seguintes:
a) Para repelir uma agressão actual e ilícita, em defesa própria ou de terceiros;
b) Para vencer resistência violenta à execução de um serviço no exercício das suas funções e manter o princípio da autoridade, depois de ter feito aos resistentes intimação formal de obediência e esgotados que tenham sido quaisquer outros meios para o conseguir".
Ora nada disto se verificava uma vez que nunca existiu qualquer acto agressivo e/ou violento por parte do adepto do Benfica.
Peço atenção para os Estatutos da PSP que não foram cumpridos neste caso.
Também o vídeo feito por adeptos do Benfica já foi retirado do YouTube, o que me parece ser um caso gravíssimo de censura. Talvez por constituir um caso que compromete a PSP?
Porque quem não deve, não teme.
joao
a chapada na cara do policia deve ser uma montagem não ?
este post do luis costa diz tudo exactamente como aconteceu, mas existem pessoas que mesmo com todos os videos que existem conseguem ver outra realidade completamente diferente. pela sua analise a culpa é da policia, francamente. a policia aqui só estava a fazer o trabalho dela.
concordo que o jesus não merece 3 anos, nem ser preso, mas tem que ser punido e não é como uma multa, porque assim está a passar a ideia que desde que sejas famoso podes fazer o que quiseres.
só mais uma coisa se o senhor fosse o jesus o que lhe tinha acontecido ?
em principio levava tambem umas "palmadinhas" e depois era algemado e ia dormir á cadeia e no fim ainda levava com um processo em cima, o jesus só sofreu a ultima consequencia.
JP Antunes
Joao, o papel da policia nao e dar porrada em cidadoes! Voce tem de ver as coisas com os olhos um pouco menos tolados pelo odio, porque se fosse voce a levar com 4 tipos em cima achava que todos os policias eram porcos ou pior.
joao
pois não, não é esse o papel da policia. neste caso é imobilizar os invasores que era o que a policia estava a fazer, se um ofereceu resistência teve que ser imobilizado com mais força.existem muitos casos onde a policia age mal,mas desta fez não é o caso, não vamos desculpar o jesus com o passado da policia, porque essa via tambem se pode virar contra o jesus que já conta com 3 situaçoes distintas de agreçoes(policia,luis alberto, dirigentes do maritimo)
mas o que eu estava a dizer era que se fosse uma pessoa normal agredir a policia não iria ter o mesmo tratamento que teve o jesus, nem iria para casa mas sim para a esquadra.
Manuel
Leiam bem os Estatutos da PSP e vejam se foram bem aplicados neste caso.
JP Antunes
Joao, nao sei o que quer dizer com "desculpar Jesus com o passado da policia". Eu desculpo a atitude de Jorge Jesus com o presente daqueles policias que em nada honram a profissao que teem. Veja aqui o agente a levar o relogio de JJ como "recordacao". https://www.youtube.com/watch?v=XwVsSHk9oAs .Ha lugar a queixa de furto por parte da vitima e demonstrara tambem a honra e hombridade do senhor agente em questao num qualquer tribunal civil.
Reprodução textual do artigo 21º da Constituição Portuguesa:
Artigo 21º ( direito de resistência)
Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública.
JP Antunes
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ar8vYVyU6aU#t=41
E agora?
joao
vejo 4/5 pessoas a serem imobilizadas pela policia normalmente e a serem retirados sem muito alarido e depois um que resiste á policia e tenta soltar-se e depois o jesus vai para o meio da confusão não sei bem a fazer o que,agravando o que já se passava.
https://www.youtube.com/watch?v=x66XqHsbMMM e isto é o que ? caricias de amor ?
JP Antunes
Se ve isso, entao tambem conseguira ver duas coisas:
– O trabalho de dissuasao das forcas policiais falhou completamente. Era so esse o seu trabalho, evitar a invasao de campo.
– O Jorge Jesus claramente aparece na imagem a pedir calma e contencao e so se intromete numa cena de violencia policial, alias como eu e qualquer pessoa de bem faria porque longe vao os tempos em que a policia podia bater em cidadoes sem sofrer represalias.
Tenho muito respeito pela policia pois tenho varios familiares com decadas de servico, mas o que eu vejo neste video e um grupo de orangotangos a bater num cidadao e nao um grupo de policias a impor autoridade e manter a ordem.
Ha ainda mais um video onde se ve um dos agentes a guardar o relogio do Jorge Jesus como se fosse uma recordacao. Caso o treinador do Benfica se queixe do furto de propriedade de que foi vitima, esse agente vai ter muito por que responder.
rui mesquita
Condenável, sim. Merece algum tipo de pena? Cabe ao juiz decidir.
Um reparo:
A polícia estava mais focada em deter aquele adepto inofensivo que só ia buscar uma camisola ( e logo para aí 4 ou 5) do que deter centenas de adeptos que estavam a lançar pedregulhos e a disparar contra tudo que de vermelho aparecia…
O não fanatico
Os fanaticos são doentes difíceis de curar:
Como não sou fanático,não sou doente, por isso consigo ver coisas que o fanatismo não vos deixa ver:
1º-Não vi aqui ninguém referir o facto de que o invasor que provocou a ira de jesus,tinha vestido uns calções pretos e embora se apresentas-se de tronco nu ,tinha consigo uma camisa branca presa nos calções,isto quer dizer que o seu vestuário poderia indicar tratar-se de um adepto do guimaraes,pois não podem negar que as cores do guimaraes são essas,e por isso os policias fizeram bem o seu trabalho,não fosse o invasor dar uns sopapos a um benfiquista,pois eram os únicos que lá se encontravam.
2º- ficam também sabendo que o relógio perdido por jesus quando deu a palmada na cara do policia,se encontra na posse do mesmo policia,e que provavelmente será uma das provas do crime,pois um relogio topo de gama,não salta assim tão fácil e tem peso(e não me digam que o jesus o comprou nos chineses) se não fossem fanáticos concentravam-se mais na verdade e se analisarem bem o vídeo vão ver que o policia apanhou o relogio e na imagem vesse bem que o tem na mão esquerda.
3º-analisem bem o vídeo e podem concluir que todo o adepto que tinha uma camisola do benfica vestida,,foi encaminhado sem problemas para a bancada com a respectiva camisa dos jogadores na mão,agora se quiserem ver bem a verdade veem que dois invasores o 1º com as cores do guimaraes já referido e o outro também com camisola branca vestida e calças de ganga,foram os que deram mais trabalho aos policias,provavelmente porque foram os que mais preocuparam a segurança,com as cores do guimaraes vestidas não era logico irem pedir camisas aos jogadores do benfica,e por isso é k se pode concluir que a segurança actuou bem,pois não podiam facilitar.
4º- A realidade é k o jesus não podia fazer aquilo,o benfica não manda no país ,nem está a cima da lei,ao contrario do que muita gente pensa, este caso é mais grave do k vocês pensam pois vai ter uma pena exemplar. o jesus é uma pessoa igual a nós ,a única diferença e k é figura publica,tem mais dinheiro e menos neurónios.
Por isso deixem o fanatismo de lado se conseguirem,pk se não conseguem podem ter a certeza que são doentes e nunca vão ver a verdadeira realidade(vão viver sempre de ilusões).
ACSilva
Ao ler este tópico, não podia deixar de concordar com tudo o que o Sr. Luís Costa escreveu!
Houve uma atitude miserável do Jorge Jesus, existe um conjunto de situações lamentáveis e, pessoalmente, espero que o Jorge Jesus seja punido (pode ser que assim ele saia do Benfica, pois acho o homem um péssimo treinador para o Benfica).
Agora vamos a factos:
– Em Estoril, tivemos uma situação parecida, com agressão consumada, e onde está o seu comentário a esse episódio?
– Eu, que diariamente vejo este site, fico sempre com a sensação que o Benfica tem uma equipa muito má, comparando com a do Sporting, tal não é o vosso fanatismo em relação ao Sporting!
– Sempre que há um jogo do Benfica, os jogadores são crucificados por vós, fazem sempre péssimos jogos, já os do Sporting, por muito mal que tenham jogado, são sempre acarinhados por vós, tal não é o fanatismo pelo Sporting!
– Depois as contratações do Benfica são sempre duvidosas e serviram para isto e para aquilo, já as do Sporting são ótimas (leia-se os vossos tópicos sobre o Farina e Pizzi, que para o Sporting eram ótimos, para o Benfica já não eram)
– Depois apelam a uma comunicação social rigorosa, mas vocês e o vosso fanatismo pelo Sporting, não vos deixa fazer um trabalho imparcial e exemplar!
Concluindo, sejam isentos e imparciais, porque não é de bom tom promover aquilo que vocês rejeitam! (comentários de anónimos, ofensivos ou incendiários serão automaticamente rejeitados)
Espero que este post seja publica, afinal Portugal descobriu a liberdade de expressão em 1974 e não insulto ninguém!
O não fanatico
«Em Estoril,tivemos uma situação parecida,com agressão consumada»
Ao escrever isto ,mostra que é fanático sem remédio,e não é preciso vir para aqui com lamentações ,porque quem le o seu comentário e estudou psicologia,consegue ver bem que existem traços de fanatismo.
1º como pode afirmar que no Estoril existiu uma situação idêntica?
Você viu?
Onde estão as imagens?
Quem é o deus da verdade que o convenceu?
No caso do Estoril,não podemos comentar ,porque não existem dados para podermos dar uma opinião imparcial.
Só porque um racista huhhuhuuu hulk
Ou chama bailarinas aos jogadores do Sporting
falou. você acredita em pessoas que mostram um perfil narcisista e que só procuram ser conhecidos,para não dizer que é uma marioneta do benfica para atacar o porto,tenha juízo k nós não somos ignorantes e sabemos bem ver a verdade.
Se houve agressões no Estoril que sejam condenados os culpados sem piedade nenhuma,mas agora vir para aqui escrever como se tivesse a certeza do que aconteceu,quando ninguém tem dados para dar opinião justa,mostra só a sua parcialidade e fanatismo.
No caso jesus ,temos as imagens que são factos e se fizer como eu que vi o vídeo varias vezes em camara lenta,os seus olhos se vão abrir para a realidade e isto é o 1º passo para deixar de ser fanático.
pois comparar casos com factos objectivos com casos do diz que disse ,ainda por cima com personagens com perfil desequilibrado,não é uma coisa séria e honrada.
ACSilva
É que você não revela qualquer tipo de fanatismo de facto… Dito
RFD
JJ esteve mal e deve ser castigado por isso – isto é óbvio.
O castigo "civil" andará, certamente, por uma multa, eventualmente trabalho comunitário aproveitando o facto de se tratar de uma figura pública. Se é muito ou pouco será sempre discútivel, a mim parece-me adequado considerando todos os factos observados.
A nível desportivo é que a coisa se complica.
Em tese, é óbvio que deveria existir castigo. A questão é que nem equipa de arbitragem nem delegados terão aprofundado a descrição dos factos nos respetivos relatórios e a justiça desportiva baseia as suas decisões nestes documentos – lembre-se que no célebre caso do túnel da Luz apenas foram punidos Hulk e Sapunaru, precisamente os jogadores cujas ações foram presenciadas pelo 4º árbitro, existindo imagens, até mais graves e explícitas, a envolver Helton, Fucile e Cebola.
Aguardemos.
RFD