Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A revelação de 2014 em Portugal

Hernâni (Vitória), Kuca (Estoril), Deyverson (Belenenses) e Tiba (Vit. Setúbal/Sp. Braga) também deixaram o “anonimato” em 2014, mas para o Visão de Mercado a escolha foi óbvia.

No início de 2013, havia um jogador, praticamente desconhecido, que parecia perdido no futebol Belga. No Verão desse ano, regressou ao seu clube de origem, o Sporting, com poucas hipóteses de ser opção regular na primeira equipa leonina, até pela presença do muito querido pelos adeptos Fito Rinaudo. Mas, numa época, tudo este homem mudou: tornou-se indiscutível no clube, chegou à seleção, jogou um mundial e foi cobiçado por colossos mundiais. Ele é William Carvalho, o jogador revelação de 2014 em Portugal.
Aposta de Leonardo Jardim desde a primeira hora, William entrou no ano a todo o gás, dominando os relvados do nosso futebol, até ao ponto de ter chegado a Maio com um país inteiro a pedir a sua titularidade no Mundial do Brasil. Após o Verão, e muitos rumores de saídas, o seu jogo sofreu uma quebra clara, a qual já deu sinais de melhoria mas, nesta fase final de ano, parece voltar a sentir-se.
Não há dúvidas de que o melhor William é um centrocampista de raras condições. Alto, forte, com boa envergadura, tem capacidade para dominar a zona média através da sua forte capacidade de desarme. A juntar a isto destaca-se um primeiro toque de excepção que lhe permite “desafogar” o jogo, afastando-o de zonas de pressão. Em 2014, William já mostrou como pode ser um Titã de Veludo. Um colosso que se ergue sobre o campo. Mas este monstro revelou também um preocupante lado negro. Algumas carências do jogador que já eram visíveis no primeiro semestre passaram a ser, nos últimos meses, notórias: deficiências para preencher convenientemente o espaço que lhe cabe; alguma tendência para fazer faltas desnecessárias; falta de velocidade; dificuldades para se assumir como um verdadeiro diretor de jogo, como elemento chave na saída de bola e na posse. Ora, estas carências tornam-se mais notórias nos jogos grandes, nos quais, ultimamente, William muito sofre, por ser mais pressionado, por ter menos espaço e tempo para jogar, por enfrentar jogadores mais rápidos que lhe causam o tipo de problemas com os quais o jogador leonino tem dificuldade em lidar.
Fica a dúvida de saber se William limará os pontos fracos do seu jogo e voltará a ser o Titã de Veludo que encantou tudo e todos. A certeza, essa, é que 2014 revelou a Portugal um monstro que poucos conheciam. Fica a dúvida se, no futuro, prevalecerá o lado colossal ou o lado negro.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Barata

0 Comentários

  • m1950
    Posted Dezembro 18, 2014 at 10:49 am

    Vou dizer com 2 palavras o que o William precisa: Jorge Jesus!

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 18, 2014 at 10:56 am

      Paguem 4 milhões ao homem e ficam com ele! Eu ajudo com 1€! Mais depressa descem de divisão do que ganham o campeonato!

    • Nuno Red Devil
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:35 am

      Já são 2€ então Ricardo!!!

    • Pedro Pereira
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:44 am

      Pois eu dou 10€!

      Pedro Pereira

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:56 am

      Eu dou 100€ para que o JJ fique bem longe do banco do Sporting CP, isso era o fim da macacada!
      Como é que esse senhor tirou o curso de treinador sem saber ler nem escrever?

    • João Carvalho
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:57 am

      Que hajam adeptos de outros clubes que queiram ver JJ pelas costas entende-se e percebe-se. Que hajam adeptos que se dizem benfiquistas que desejam o mesmo é inadmissível! Não podem ser benfiquistas que querem o melhor do clube. Um adepto que não quer ou defende o melhor para o clube por definição não é adepto!

    • LFV
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:04 pm

      Eu recolho os donativos e prometo que vou tentar :)

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:05 pm

      O Jorge Jesus sem jogadores de milhões não faz nada…

      Eu sou Benfiquista,não sou católico!

    • Jonas
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:05 pm

      Se o Sporting vender o WC por 4M eu ajudo com 10k.

      Jonas

    • Raul José
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:07 pm

      Mas alguém ainda acredita que o Ricard é benfiquista?
      Tomara muitos rivais desejar tanto mal ao clube como ele.
      É aquele típico adepto para quem está sempre tudo mal, mesmo o treinador mais vencedor dos últimos 30 anos.
      Este tipo de adeptos são um cancro num clube e se muitas vezes os clubes passam por dificuldades é exactamente por este tipo de mentalidades que querem sempre mudar tudo a toda a hora mesmo quando as coisas estão bem.
      Uma aposta que quando Jesus sair vão ser este tipo de adeptos os primeiros a chorar e a dizer que no tempo do Jesus é que era e que foi um erro manda-lo embora?

    • Tiago Beça
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:12 pm

      Até parece que existe realmente uma incapacidade do JJ em trabalhar jogadores. Mostrem-me um treinador no futebol Português que tenha potenciado mais jogadores que JJ nas ultimas 10 temporadas, contando com a que decorre.
      Tivesse o Benfica o William, e não tínhamos andado a aturar as paupérrimas exibiçoes do Samaris (apesar de ter vindo a melhorar, e acredito que acabe por se revelar uma boa contratação).
      Todos nós sabemos que o JJ é labrego. Mas que percebe de futebol, percebe.

      Para mim o problema do William passa pelo interesse que houve ou há nele. Agora que estamos a chegar ao mercado do inverno voltou a descer de produção. Não me parece que o Bruno de Carvalho tenha capacidade para calmamente falar com o jogador e convence-lo a ficar ate ao fim da temporada, a dar o seu melhor, até porque é um fanático.
      O homem já correu com os juniores que tinham bons, por achar que jogar no Sporting é como a vinda de Jesus Cristo à terra (e como tal não tem que igualar propostas salariais de outros clubes, como o Guimarães por exemplo, mesmo que fossem salários completamente ao alcance do clube).
      Agora virou-se para a equipa B. Estou para ver o futuro.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:11 pm

      Raul José,não vou perder muito tempo contigo por isso…Compara o orçamento das equipas antes e depois de Jorge Jesus,compara o investimento antes e depois do Jorge Jesus,os milhões e milhões que se gastaram em bons jogadores internacionais Espanhóis,Belgas,Brasileiros,Sérvios ou Argentinos em vez contratar Zoros,Sepsis,Balboas,Binyas,Yebdas,Paulos Jorges,Manús,Marceis,Manducas,Makukulas,Bergessios,Kikins Fonsecas…Onde é que tu estavas quando levamos 5-0 no Dragão? Onde estavas quando fomos eliminados pelo Braga de uma meia final Europeia? Onde estavas tu quando perdemos a final com o Sevilha? Onde estavas sempre que não passamos de grupo na Champions? Onde estavas quando oferecemos campeonatos ao Porto como aquele que ao minuto 66 tira o Gaitan e mete esse grande jogador de seu nome Roderick? Isto depois de não ganhar ao Estoril em casa. Onde estavas quando perdemos a Taça de Portugal com o Guimarães?
      Benfiquista é aquele que se contenta com pouco só porque antes não se ganhava nada,aquele que não percebe todo o dinheiro que o Benfica teve de gastar para ganhar 2 campeonatos e uma taça de Portugal em 5 anos,aquele que não percebe que perdemos uma grande oportunidade de ter 4 campeonatos em 5,e mais umas 4 taças.
      Agora vai dormir e pode ser que a sonhar tenhas uma noção minima do meu Benfiquismo que já existia antes de Jorge Jesus e que vai continuar a existir,nos bons e nos maus momentos,até morrer.

    • Nuno Costa
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:21 pm

      JJ é um grande treinador não tenho a menor dúvida disso. Se fez do Matic um jogador vulgar a um trinco de topo acredito que também o conseguiria fazer com William (tal como Matic, William também tem talento é preciso é saber lapidar o diamante).
      Jorge Jesus a potenciar jogadores é dos melhores treinadores do mundo é só pensarmos nos jogadores antes e depois de Jesus. Di Maria até à chegada de JJ nem titular era, bastou uma época para sair para o Real Madrid. Fábio Coentrão se tivesse jogado sempre a extremo teria sido um jogador banalissimo toda a vida. Enzo Perez, a extremo direito era um jogador que seria sempre suplente, com JJ passou a jogar MC e passou a ser o melhor da liga…
      Com isto tudo não quero dizer que JJ não cometa erros, pois todos temos defeitos JJ não é excessão afinal estamos a falar de um treinador de futebol, não de Jesus Cristo.

      NCosta5

    • Jorge Tulipa
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:38 pm

      O JJ só trabalha com craques mundias e futuras promessas com alto potencial. Ramires, David Luiz, Di Maria, Enzo, Gaitán, Matic, Rodrigo, todos essesjogadores não eram nenhuns desconhecidos e custaram balúrdios. O JJ só os meteu a jogar à maneira dele, mas eles seriam jogadores de elite com e sem o JJ a comandá-los.

      Midas é o Rui Vitória que pega em desconhecidos e os mete a jogar como homens. Gostava de ver o JJ a ir buscar jogadores ao CNS e fazê-los jogadores de Primeira Liga como o Rui Vitória faz.

    • Carlos Oliveira
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:43 pm

      O entusiasmo com o rinaudo justifica -se pelo que fez até se lesionar na liga Europa. Foi justificado ao ponto de terem de inventar um vermelho em Guimarães para sair da equipa e o Sporting perder pontos.

      Já vi que gosta muito de comentar sem conhecer. Podia evitar o ridículo.

    • Johnny W.
      Posted Dezembro 18, 2014 at 6:14 pm

      Ricardo Ricard sou portista mas partilho a tua visão como adepto de futebol.

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 18, 2014 at 10:53 am

    Ainda hoje estou para perceber o entusiasmo que tinham com o Rinaudo…

    Quanto a William,é sem dúvida um bom jogador mas para variar fizeram e queriam fazer dele um craque mundial,o que normalmente também prejudica o psicológico do jogador. Esta época fez muito poucos jogos como deve ser e vários banais,está mais do que visto que quer sair. Na ultima época fez uma boa época com alguns grandes jogos mas jogos de grau de dificuldade elevados eram apenas alguns,a juntar ao facto que o Sporting praticamente só jogava de domingo a domingo.
    É bom jogador e vai ser útil à selecção? É verdade sim senhora. É algum craque de top 10 ou 15 mundial? Não não é. Para comparar com jogadores que jogaram em Portugal recentemente,é bem inferior a Matic e Fernando,inferior a Javi Garcia e até a Ramires e Witsel quando estes jogavam mais atrás.

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:54 am

      Esses jogadores que mencionou neste momento são obviamente superiores ao William (eu não colocaria o Ramires e Witsel nesta discussão porque são de posições bastantes diferentes) mas também há uma diferença de idades e o médio leonino pode chegar ao patamar desses mesmos jogadores.
      Aliás se estivéssemos a falar disto na época passada eu até preferia ter o William do que o Javi (nunca gostei do espanhol) mas actualmente com a má forma do português admito que o espanhol está melhor.
      O Matic e o Fernando já estão noutro campeonato (principalmente o sérvio) mas eu acredito que o William vai voltar em força e se no futuro provar o seu valor e tiver a oportunidade de ir para um grande clube que aposta nele pode chegar ao nível dos outros dois.

      O William tem 22 anos (e com 21 vez uma época espectacular) é indiscutivel no 11 do Sporting e na convocatória da selecção.
      Com essa mesma idade tinha chegado o Matic (agora tem 26 anos) ao Benfica e nessa primeira época era suplente do Javi, um ano antes (aos 21 anos) tinha estado no Vitesse por empréstimo como titular).
      O Fernando (agora com 27 anos) aos 22 anos estava na sua segunda época no Porto onde jogou como titular indiscutível (já aos 21 anos quando foi para o Porto agarrou logo a titularidade).

      Aos 21 anos o William no Sporting jogou 33 jogos (2803 minutos) repartidos pelo campeonato (29), taça (1) e taça da liga (3). Tendo marcado 4 golos (todos no campeonato).
      O Matic aos 21 anos representou o Vitesse em 29 partidas (2262 minutos) repartidos pelo campeonato (27) e taça (2). Marcou dois golos no campeonato.
      O Fernando com 21 anos jogou 40 vezes pelo Porto (3092 minutos) repartidos entre campeonato (25), taça (4), taça da liga (1) e Champions (10). Não tendo marcado qualquer golo.

      Fazer futurologia não é o meu forte, é difícil saber se um jogador mais ser "algum craque de top 10 ou 15 mundial" numa fase tão inicial da carreira.

    • RS
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:58 am

      O Rinaudo foi porque ele veio para o Sporting como titular da seleçao argentina e depois nos 2 ou 3 primeiros meses fez grandes jogos. Depois teve uma lesao e quando voltou começou a jogar muito mal. E os sportinguistas pensavam que ele estava a jogar mal por causa da lesao, mas afinal era mesmo por falta de qualidade e os 2 primeiros meses é que tinham sido um engano.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:12 pm

      Diogo,eu estava a falar do presente e do futuro,logicamente não se pode fazer futurologias mas sinceramente não me parece que o William tenha potencial para chegar tão longe,normalmente há pormenores nos jovens jogadores que querem dizer alguma coisa,e eu não vejo esses pormenores no William.Há jogadores que não enganam,lembro-me perfeitamente das primeiras vezes que vi o Matic,o Enzo ou Witsel jogarem,e podem até não fazerem um grande jogo mas havia ali coisas que dá para ver que podem ser bem acima da média. Assim como o Cristiano Ronaldo de uma forma mais evidente,quando apareceu na equipa principal do Sporting acho que era obvio que iria ser craque,não o melhor do mundo como é,mas que ia ser craque ia.
      Ramires e Witsel não são trincos mas podem jogar nessa posição como já jogaram,são bastante competentes mas logicamente são ainda melhores nas posições deles.

    • Luis Sa
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:14 pm

      Diogo Palma, boa análise. É preciso analisar a altura em que começam, como e onde, se não dá asneira. Já esteve melhor (assim como 70% do Sporting) mas desgaste fisico e principalmente psicologico (gostava de saber se alguém aqui no VM, se tivesse a mesma evolução a nível de carreira profissionail que o William teve, se seria assim tão fácil ter os pés assentes na terra). Obvio que levanta algumas questões e é nesta idade que os jogadores se começam a definir, mas agora é esperar para ver

    • ricardo scp
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:03 pm

      ricardo, eu acho que o potencial tecnico, fisico e tactico está la todo. o que me preocupa, e que espero que consiga melhorar, é a componente psicologica.
      a unica coisa que nao há-de mudar significativamente é a sua velocidade… mas sabendo camuflar com um bom posicionamento e ocupaçao do espaço, a coisa vai la…
      e tem de melhorar muito o seu remate… mas isso e relativamente facil

    • Johnny W.
      Posted Dezembro 18, 2014 at 6:25 pm

      Diogo Palma, tudo bem mas não te esqueças que para o Matic era jogador do Chelsea era muito dificil entrar na equipa titular e ser indiscutivel como acontece com William.Quando chegam a Portugal, tanto Matic como Fernando tinham dois grandes jogadores a ocupar a sua posição, Javi Garcia e Paulo assunção. Ambos queridos dos adeptos e pedras basilares da equipa. Se bem que esta opinião pode ser tendenciosa pelas minhas cores azuis, o Fernando de há 2 3 anos foi dos melhores trincos que vi em Portugal. Não passava nada impressionante.

  • Diogo
    Posted Dezembro 18, 2014 at 10:53 am

    Percebo a escolha mas se fosse eu teria escolhido o Pedro Tiba. Parece-me que o William Carvalho foi mais uma questão de hype, muitas capas de jornais, muitos elogios sem sentido, mas quem vê os jogos dele raramente vê uma boa exibição e que faça a diferença, até pelo contrário.

    • João Lemos
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:04 am

      Comparar Tiba ao William, tá certo então.

    • Alexandre Ferreira
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:09 am

      Quem vê os jogos dele?
      Mas só viu os jogos desta epoca certo ?

    • Pedro Costa
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:19 am

      Diogo,

      esquece, em Portugal quem disser bem de algum jogador fora dos 3 grandes em detrimento de um jogador deles está condenado à critica…

    • Diogo Palma
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:30 am

      Diogo,
      Só quem não viu os jogos do William no ano passado é que pode dizer que ele é uma questão de hype, a verdade é que é um grande jogador mas está a passar por uma fase de má forma fisica aliada a outros assuntos que ainda não estão resolvidos (como as questões salariais).

    • Nuno Red Devil
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:34 am

      WC foi uma questão de hype, mas negar a sua qualidade é ridículo. Tiba é optimo, uma revelação mas não tem a qualidade nem o impacto de WC.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:38 am

      Para além de Pedro Tiba que está a evoluir bastante, acrescentaria também Diogo Amado. Esta época tem sido bastante importante no Estoril e acredito que, tal como o primeiro, podem aspirar a melhores equipas. De qualquer forma, espero que Fernando Santos esteja atento a vários jogadores de forma a não haver lugares cativos na selecção e aumentar a competitividade e qualidade da nossa selecção.

      Sebastião

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:40 am

      É bom, mas não é o que faziam dele. Acho que não vai passar do que é, especialmente se continuar em Alvalade.

      Bruno

    • Filipe
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:41 am

      Não considero o Tiba superior ao William, no entanto até poderia ser mais correto a escolha ser o Tiba.

      Isto porque? Não podemos esquecer que o William apareceu em 2013, fez logo uma meia época estrondosa, portanto em 2014 já não foi revelação nenhuma, foi sim, revelação do ano em 2013.

      Por outro lado, Pedro Tiba passa meia época 2013/2014 no banco (o treinador na altura era José Mota), afirmando-se como titular no final de 2013, início de 2014, já com Couceiro ao leme da equipa, fazendo uma 2ª volta muito boa que o levou ao SC Braga… Neste caso, sim. Podemos dizer que Tiba foi uma revelação de 2014, William não

    • Luís Suarez
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:44 am

      O que vale é que no Sporting é sempre questões salariais.

      Então o Mauricio deve estar com salários em atraso.

      Apenas um ponto, isto é uma visão do Leitor, logo também pode existir a visão do comentador não é, eu também acho que o William foi impulsionado pela Com. Social, nunca lhe tirando o devido valor porque para mim neste momento é o melhor trinco portugues a destruir, sendo que o Ruben Neves é a construir.

      Agora só não percebo o problema de o Diogo dar a opinião dele e até referir um jogador que podia perfeitamente ganahr o premio pelo que aconteceu o ano passado em Setubal e este ano esta a acontecer em Braga, alias o Tiba ate esta a ser um jogador bem mais regular no tempo de analise, 2014. Sendo que um veio do Tirsense e o outro do Cercle Brugge, portanto só aqui dá para ver quem foi um verdadeira revelação e deu o salto.

      Mais uma vez nunca tirando mérito ao WC.

      PS: Pedro Costa subscrevo totalmente o teu comentário.

    • Tiago Beça
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:15 pm

      O problema do Mauricio é mesmo ser um cepo completo. Não percebo a comparação ao William, que passou uma temporada inteira a carregar o Adrien e amigos às costas.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 18, 2014 at 11:09 am

    Uma das principais razões, na minha opinião, é a falta de motivação por ter ficado no Sporting e consequentemente ficar com um salário baixo.
    O William queria outro desafio e estava convencido que iria sair, penso que ele ficou desiludido por não ter saído e isso vê-se no seu jogo.

    Marcelo Féria

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:27 am

      Já li que o BdC só lhe aumenta o salário se ele voltar aos níveis que apresentou na temporada passada.
      Mas claro que contribui, não só pela falta de motivação que você afirma como também a falta de confiança dele próprio, já aconteceu ser assobiado este ano pelos adeptos. Basicamente passou de bestial a besta.
      Uma das grandes exibições foi contra o porto e está um vídeo no youtube chamado sir william e neste vídeo ele mostra que confiança ele faz tudo

      Zé do pipo

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:40 am

      Zé do pipo, o youtube também está cheio de filmes chamados "Sr. Fredy Adu" e não é por isso que ele deixa de ser um flop. O William é bom, está numa má fase, já fez grandes jogos e vai voltar a faze-los, não vale a pena andarmos a enumerar filmes do youtube porque um jogo solitário não mostra a dimensão de um jogador.

      GN

  • Diogre
    Posted Dezembro 18, 2014 at 11:13 am

    Pedro Tiba é valor seguro, e William Carvalho é hype. Diogo, você é só rir…

  • Flávio Trindade
    Posted Dezembro 18, 2014 at 11:17 am

    Gosto do William e acho que tem um potencial tremendo.
    Acho igualmente que não está explorado sequer a 60% do seu potencial.
    Neste momento acho-o mais uma vítima do sistema de jogo que o Sporting quer adoptar do que propriamente uma perda de qualidade.

  • Filipe
    Posted Dezembro 18, 2014 at 11:27 am

    Penso que tal como foram referidos jogadores como Kuca, Deyverson, Hernâni e Tiba, também seria justo referir Rúben Neves, até porque, atualmente, encontramo-nos numa situação em que os dois clubes portugueses que têm tido mais êxito (Porto e Benfica) não apostam na formação.

    No entanto, aparece o Rúben que passa diretamente dos juvenis para opção muito regular da equipa principal(!), mesmo tendo a concorrência de um jogador proveniente do Real Madrid e, portanto, com maior estatuto (Casemiro) e dois "queridos" do Lopetegui (Marcano que já fez alguns jogos nessa posição e Campaña).

    Isto não só é um exemplo para os jovens da formação lutarem para alcançarem o mesmo, como também é um exemplo para os rivais (principalmente o Benfica que o Sporting tem um plantel bem assente na formação, apesar desta aposta, pelo menos aparentemente, estar a diminuir consideravelmente nos últimos dois anos).

    Olhem o exemplo do Renato Sanches, era a estrela da seleção dos juvenis (a tal equipa onde alinhava Rúben Neves) e, talvez por pressão do caso do Rúben (sem tirar mérito às suas exibições, claro), também subiu de patamar. Não tanto como o Rúben Neves, mas poderíamos exigir isso de Jorge Jesus?

    De qualquer forma, considero esta revelação do Rúben Neves, não só como a revelação de um jogador, mas também a revelação do caminho pelo qual todos os clubes se devem orientar. Uma espécie de "abre-olhos", pois o talento não aparece só na América do Sul, também devemos olhar para a formação. E é por isso que considero tão importante o aparecimento do miúdo do Porto.

    • Nuno Red Devil
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:32 am

      Sim Filipe, o Porto está a abrir caminhos no futebol português. Apostou num jogador da formação… O Sporting tem uma equipa que metade do plantel é da formação e o Benfica tem vários jogadores da formação a jogar. O Porto é a quica com menos portugueses no plantel e os que lá estão, tirando Quaresma e Ruben Neves estão lá para fazer numero e cumprir quotas. Mas gosto dessas lições…

      Quanto ao resto, Ruben Neves também poderia ter sido nomeado como diz e bem. Poupe-nos é dessas lições de quem não tem anda para ensinar nessa área há vários anos…

    • Filipe
      Posted Dezembro 18, 2014 at 11:55 am

      Não é esse o caso. O Sporting aposta na formação, sim. É indiscutível. No entanto o Sporting tem ganho alguma coisa? Aliás, nós podemos considerar o Sporting ao nível do Benfica e do Porto sem olharmos para a história?

      Atualmente, vemos uma bipolarização do futebol português. É Benfica e Porto, ponto final. Eventualmente, aparece uma exceção tipo o Braga na primeira época do Jesus se não me engano…

      E o Porto e o Benfica estão constantemente a influenciarem-se. Benfica começa a apostar no campeonato sul-americano, por aperceberem-se que é um mercado relativamente barato e com muitos diamantes por lapidar, e o Porto investe nesse mercado também. O Porto alcança o sucesso com treinadores portugueses, então o Benfica deixa de apostar em estrangeiros. O Benfica cria a Benfica TV e o Porto começa a utilizar o Porto Canal não da mesma forma, mas também aliado a um clube…

      Provavelmente, o Benfica até tem mais o objetivo de apostar na formação, mas aparecer um jogador que passa diretamente dos juvenis para a equipa principal?? Nem o Cristiano Ronaldo. Não me lembro de um caso desses em Portugal, por isso, sim, é uma rotura com o passado, a abertura de um caminho. Provavelmente, não vão aparecer muitos mais casos destes, mas não deixa de ser um bom exemplo para os outros clubes.

      Dá para perceber que não gostas de dar valor ao Porto, mas neste caso nem é dar valor ao Porto mas sim ao Lopetegui (refiro-me, exclusivamente, a esta aposta no Rúben!).

      A nível de clube, direção, considero que o Benfica é o clube que tem mais intenção em apostar na formação e vemos vários projetos e investimentos neste capítulo. Provavelmente, vamos ver o Porto a copiar também estas tecnologias utilizadas pelo Benfica (que não é pioneiro, pois já existe em vários países, mas merece o mérito de trazer estas tecnologias de treino para Portugal) e isso é um bom exemplo, assim como a aposta no Rúben é um bom exemplo.

    • Filipe
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:04 pm

      Além disso que jogadores da formação o Benfica tem a jogar na equipa principal? Paulo Lopes? Sílvio? Nélson Oliveira? João Teixeira? Gonçalo Guedes? Engraçado que dizes que o Porto, além do Quaresma e Rúben Neves, "estão lá para fazer número e cumprir quotas" e depois olhamos para o plantel do nosso clube e vemos que nenhum joga.

      "Mas gosto dessa lições…"

    • By ia
      Posted Dezembro 18, 2014 at 3:33 pm

      Filipe como benfiquista que sou subscrevo inteiramente todos os seus 3 comentários. Partilho exactamente da mesma visao do caso Ruben Neves.

  • Diogo Palma
    Posted Dezembro 18, 2014 at 11:28 am

    O William foi sem sombra de duvidas a revelação da última temporada, esteve a um nível altíssimo e mostrou que tem capacidade para chegar muito longe.
    É muito difícil encontrar um jovem com tantos atributos técnicos e físico, é um grande jogador.

    Esta época tem estado muito abaixo daquilo que já mostrou provavelmente aliado ao elevado numero de jogos que fez (nota-se alguma fadiga física desde o inicio da época), à pressão exercida pelos adeptos (querem que ele seja sempre o melhor e que carregue a equipa), à questão contratual (penso que o seu salário ainda não foi aumentado e ninguém gosta de ser uma das primeiras opções e receber um salário que não condiz com o seu papel na equipa) e talvez até se tenha deslumbrado com o assédio dos tubarões europeus.

    Eu apesar de ver que ele não tem estado bem também não digo que tenha estado assim tão mau como muitos pintam. É verdade que tem estado mais lento, desatento e até parece desmoralizado o que leva a perdas de bola, más decisões e passes errados mas também já o vi fazer alguns bons jogos com bons pormenores como na época passada.
    O problema não é só do William, é de todos os jogadores e da equipa técnica … o Marco Silva tem de arranjar forma de motivar mais os jogadores para que estes se entreguem mais ao jogo … parece que estão a fazer um favor a alguém, não se sente paixão!
    Mais do que a táctica é preciso trabalhar a cabeça dos jogadores e os seus índices físicos porque assim não vão lá.
    Eu não gosto das "chicotadas" a meio da época, para mim se a equipa técnica foi contratada deve-lhe ser dado tempo da mostrar serviço e tenho a maior das confianças no Marco Silva e acredito que levará o barco a bom porto.

  • Nuno Red Devil
    Posted Dezembro 18, 2014 at 11:28 am

    William Carvalho é um jogador muito bom, mas não é o que quiseram fazer dele. Era o Yaya português, era o Vieira português, era já o melhor médio defensivo em Portugal, melhor do que Matic e Fernando… William beneficiou de o Sporting apenas jogar para o campeonato, e beneficiou do sistema de LJ que tinha em WC um trinco fixo a quem não era pedido qualquer tipo de movimentos pendulares, e principalmente beneficiou da presença de Rojo que sendo um central rápido disfarçava uma das maiores lacunas de WC.

    Esta época com MS o sistema mudou. O trinco é hoje solicitado a fazer mais movimentos, a chegar-se mais à frente, e WC não tem características para isso. É-lhe solicitado que progrida com bola e que remate. Ora, WC não tem características para isso. Defensivamente é bom, embora seja um pouco lento e o jogo aéreo é fraco para alguém com o seu tamanho mas compensa na proteção da bola e numa técnica bastante boa e uma grande capacidade de desarme. No ataque, é um péssimo rematador. É mesmo mau neste aspeto. Daí a comparação com Yaya ou Vieira só se fosse no aspeto. Não tem uma má capacidade de passe, mas precisava de aprender a temporizar melhor quando deve soltar à bola.

    Resumindo William Carvalho tem características físicas unicas em médios defensivos portugueses, técnicamente é boa, é bom defensivamente, mas falta-lhe qualidade no momento ofensivo e isso no futebol moderno é bastante limitativo.
    Mais uma vez os sportinguistas extrapolaram a real qualidade do jogador, e isso perturbou o jogador claramente. Já Rinaudo era melhor que Javi Garcia e Fernando…

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:22 pm

      Fora uma picardia ou outra, excelente comentário, e é também a minha opinião sobre o William. O esquema de Marco Silva prejudica-o imenso, e vamos continuar a sofrer dissabores enquanto ele não jogar na sua real posição.

    • Filipe
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:29 pm

      Acabas por falar de dois nomes que se transferiram de clubes portugueses para o Man. City que são excelentes defensivamente, mas pede-lhes para progredir com bola… O Fernando até melhorou na última época em Portugal, nesse aspeto, mas mesmo assim progredir com bola não era nada dele, nem rematar.

      No entanto transferiu-se para um grande clube. Javi Garcia recebia a bola e passava para o que estava mais próximo, não é jogador de fazer passes de rotura, progredir no terreno e rematar, apesar de ter um remate excelente. Transferiu-se para um grande clube por bastante dinheiro também.

      Não é por ser fraco ofensivamente que não é jogador top. Aliás ele tem mais qualidade técnica e passe que Fernando e Javi Garcia! Simplesmente, tão lento, tão preso de movimentos, com tão pouca rapidez de reflexos, não pode ser um jogador top. Não é por esse motivo que podemos dizer que não é muito bom, mas sim por tar tão em baixo de forma que não se percebe.

      Não sei dizer se é físico ou mental mas estão os dois interligados e é preciso resolver esta quebra de forma rápido para o bem do futebol português, do Sporting, do jogador e da seleção portuguesa.

      Concluindo, na minha opinião, o melhor William é melhor que o melhor Javi Garcia. Comparando com o Fernando deixa mais dúvidas porque é impossível compararmos a agilidade de um com a agilidade de outro e isso num médio defensivo é muito importante…

      Num 4x3x3 como é que o médio-defensivo pode ser obrigado a subir? O Benfica na época passada só com dois médios jogou meia época com o Fejsa a trinco que não sabia dominar uma bola e foram campeões na mesma. O William simplesmente demora muito tempo a fazer tudo, tão lento, não se percebe num clube que quer ser grande como o Sporting deixar cair assim a forma de um jogador mesmo sendo utilizado de forma muito regular

    • Tiago Beça
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:03 pm

      O Fejsa tem o mínimo que se pode pedir a um médio defensivo em termos atacantes: No primeiro momento de construção, liberta a bola rapidamente de maneira simples e segura. Faz isso melhor que o William. Claro que se lhe pedirmos um passe longo ou para segurar a bola, a conversa é outra, o William é muito superior.
      O Fejsa não é um jogador brilhante ou fora de série em nada. Mas não tem defeitos graves, tem cultura tática, joga decentemente com os pés, e não complica.

    • Nuno Red Devil
      Posted Dezembro 18, 2014 at 5:29 pm

      Filipe estás redondamente enganado. Fernando era excelente a transportar a bola. No Porto a certa altura é que lhe cortaram essa faceta que ele tinha e pediam-lhe para ficar apenas atrás. Mas se vires videos/jogos do Fernando nas primeiras épocas de Porto e antes quando esteve emprestado ves grandes cavalgadas do mesmo. Aliás, há um golo dele em que arranca de uma area e só pára na outra.
      Já o Javi, penso que posso concordar parcialmente. O Javi rematava bem e o jogo do Benfica começava nos pés dele, portanto ofensivamente não era tão mau. Além disso tinha um jogo aéreo invejável. Qualidade ofensiva não se resume a uma característica… Mas de resto concordo parcialmente com o que diz.

  • João Martins
    Posted Dezembro 18, 2014 at 11:33 am

    A meu ver a quebra do William não é só explicada em termos psicológicos. Tendo em conta a mudança tática a nível do meio campo que o Sporting tomou, onde já não há um William sozinho à frente dos defesas, é normal algumas debilidades (a meu ver mais a velocidade) do William serem expostas. Eu não me lembro tantas vezes de ver o William o ano passado ter que correr atrás dum dos médios adversários que transporta a bola. Ao ter o Adrien muitas vezes ao lado, não só a defender mas também em posse de bola, vê-se que há uma maior tendência do William cobrir mais o lado direito enquanto o Adrien fecha mais na esquerda, sendo que nas alas normalmente atuam jogadores mais velozes a dificuldade do William em acompanhar alguns jogadores com essas características é notória. Para além disso também o ataque joga doutra forma, a meu ver é um jogo mais pausado e com poucas oportunidades de passe nas costas o que também não faz brilhar o William neste capítulo como acontecia o ano passado, e penso que nos casos de passes ditos mais fáceis o William têm mantido algum critério. Em suma, há uma quebra clara de forma do jogador de um ano para o outro onde o factor psicológico teve importância mas a mudança de treinador e consequentemente a mudança de ideias de jogo também pedia que o William trabalhasse mais nalguns aspetos do seu jogo.
    Continuo de qualquer forma a achar que joga muito à bola! A maneira como roda pelos adversários, protege a bola e ainda sai a jogar mostra que tem muitos pezinhos pa jogar e fazer jogar, quem diz que é hype que perceba que as mudanças nem sempre são benéficas para os jogadores e que olhe bem para aquilo que o William consegue fazer em campo, vai sem sem dúvida melhorar porque vai evoluir e saber interpretar melhor as ideias do nosso Marco Silva.

  • Che
    Posted Dezembro 18, 2014 at 11:50 am

    O problema do William foi o Sporting ter lhe aumentado o ordenado e, consequentemente as saídas à noite…

  • Nuno R
    Posted Dezembro 18, 2014 at 12:01 pm

    Vou passar por cima de questões extra-futebol
    IMO, a diferença entre um grande treinador e um bom treinador, é que o primeiro adapta-se às características dos jogadores. Nem é uma questão de 442 ou 433, mas de posicionamentos e movimentações. O William tem características, qualidades e defeitos, que estão a ser negligenciadas pela estratégia do Marco Silva. Dirão alguns, mas os jogadores se forem bons adaptam-se… pois, e eu respondo a esses se também achavam que o Jardel devia andar por terrenos recuados a "construir" em vez de estar na chamada "mama" à espera de cruzamentos.
    O William é um grande jogador, ainda jovem, pode e deve evoluir, mas claramente está em choque com uma nova realidade competitiva (por exemplo, a LC) e com diferentes ideias do treinador.

    • m1950
      Posted Dezembro 18, 2014 at 12:29 pm

      O nosso campeonato é este Arouca , Gil Vicente , Penafiel , Marítimo , Vitoria de Setúbal.

      Nós não temos treinador.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:30 pm

      Sem dúvida. O ano passado William era trinco e o primeiro na fase de construção. Esta época defende mais subido e quando recebe a bola é em terrenos mais adiantados. Com o tempo acredito que possa melhorar e compreender esta nova forma de jogar… até lá, terá os anti-tugas sempre à perna!

    • Nuno R
      Posted Dezembro 18, 2014 at 2:35 pm

      O problema é que eu acho que ele não vai "aprender"…

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 18, 2014 at 2:50 pm

      Também acho que não vai conseguir encaixar nesse tipo de tarefas. A posição dele é a trinco, puramente. Subi-lo no terreno é extremamente perigoso, em duplo-pivot já deu para ver que não funciona.

    • Awesome_Mark
      Posted Dezembro 18, 2014 at 3:22 pm

      Tanto ódio ao Marco Silva já cansa…

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 18, 2014 at 6:18 pm

      Não vejo onde está o ódio. Apenas discordância em relação a algumas opções tácticas do treinador, algo que é perfeitamente válido.

  • Gulev
    Posted Dezembro 18, 2014 at 12:26 pm

    Tenho a certeza que William Carvalho e Carrilho no Benfica seriam hoje jogadores muito melhores, já valeriam muito mais e já teriam outra consistência competitiva.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:29 pm

      Ahahahahahahah! Carrillo ainda acredito, o William simplesmente estaria na equipa B. Ou "emprestado". Veja-se o Bernardo Silva e os talentosos elementos da equipa B que não calçam!

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 18, 2014 at 1:55 pm

      O Carrillo não precisa de sair do Sporting para ser melhor, ele só precisava é de um treinador que lhe desse confiança, e este ano está a explodir como se esperava.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 18, 2014 at 5:29 pm

      e obvio que o wiliam nao jogava, luisrafael, mas nao e por ser portugues. porque so nos ultimos 2 anos, portugueses a jogar a trinco tivemos o andre almeida, o gomes e o ruben amorim.

      o wiliam nem consegue jogar num meio-campo com 3, quanto mais num com 2. teria que trabalhar muito mais, e ele nao o consegue fazer, teria que dar muito mais ao jogo, coisa que ele nao da pois nao consegue assumir o jogo, que e o que jj pede a um trinco.

    • Nuno Red Devil
      Posted Dezembro 18, 2014 at 5:32 pm

      Ruben eu acho que o Carrillo nunca vai ser muito melhor. Ele este ano está muito melhor sem duvida, mas continua inconsistente (embora menos que nas ultimas épocas).
      Quanto ao William, infelizmente tenho de dar toda a razão ao Luis…

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 18, 2014 at 5:38 pm

      O Carrillo tem tanto potencial, e por onde evoluir… não tenho dúvidas que vai ficar ainda melhor.

  • Paulo M.
    Posted Dezembro 18, 2014 at 1:22 pm

    desta vez não concordo. O William foi a revelação de 2013 porque foi na segunda metade desse ano que apareceu e deu muito nas vistas com Leonardo Jardim. Em 2014 foi perdendo gás e chegou ao Mundial já num pior momento de forma. A partir daí baixou ainda mais o nível e já nesta época fez exibições muito abaixo do que apresentou no passado

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 18, 2014 at 1:28 pm

    O que está a acontecer é simples, normal e ultrapassável. William em poucos meses passou de desconhecido a pretendido por meia europa, e isso mexe com qualquer um… não saiu e é normal que depois de uma época onde elevou de tal forma as expectativas, queira fazer ainda mais e melhor, e por consequência, nem sempre o consegue. E até digo mais, William não está assim tão mal como dizem, simplesmente e volto a repetir, o nível que exibiu é que foi tão alto que agora se exige mais a ele do que a outros!

    Outro ponto importante, o Sporting não defende da mesma forma com Marco Silva como defendia com Leonardo Jardim, é uma forma de defender que expõe mais a equipa, e consequentemente, William Carvalho, algo que com o tempo e maior entrosamento (tanto de William como da equipa) e qualidade no sector defensivo, pode fazer com que William volte a reaparecer em grande plano.

    Por fim, digo que William continua a ser fundamental no Sporting, e ontem mais uma vez se viu um pouco disso, simplesmente, em Portugal muitas vezes tem-se dificuldade em aceitar que temos grandes talentos, e eles têm de provar e jogar muito mais que os estrangeiros para serem reconhecidos por nós!

  • Mr_Meee
    Posted Dezembro 18, 2014 at 1:44 pm

    Infelizmente neste país a imprensa sofre de várias disfunções e não é isenta…

    William Carvalho nesta altura não tem boa imprensa que já teve, antes pelo contrário, tem muito má imprensa, porque quando joga bem diz-se que não está ao nível do ano passado, quando joga mal, diz-se que está a anos de luz do ano passado, e que usam-se uma serie de argumentações vazias de conteúdo que servem para justificar opiniões claramente parciais e orientadas para servir determinada agenda jornalística…

    Antes de mais, gostava de sustentar o meu comentário com o seguinte:

    Neste país, tudo, absolutamente tudo o que se escreve e tudo o que se diz nos meios de comunicação está na mão do grande capital e uma lista bastante restrita de alguns grandes grupos económicos, com interesses ligados a vários quadrantes e o futebol não é excepção… e estamos a falar de não mais do que 10/15 grandes accionistas de empresas…

    Agora que se fala tanto em de alguns serem os "donos disto tudo", era bom que as pessoas percebessem o quanto algumas pessoas conseguem influir na sociedade, e pior… conseguem manipular a opinião das pessoas nos demais temas servindo determinados interesses…

    Portanto tentarei ser directo…

    O ano passado toda gente achava piada ao William Carvalho, o Sporting era muito engraçado porque não era candidato ao titulo ( não se assumiu) e de uma modo geral toda gente achava que o Sporting não ia incomodar ninguém e que seria uma luta com o Braga para terceiro e quarto lugar, o ano passado foi uma excelente altura para aparecer o William Carvalho, que diga-se teve mérito e gozou durante boa parte do tempo de uma imprensa favorável, até devido as escassas opções de meio campo para a Selecção Nacional…

    Actualmente passa-se o inverso, mas não por culpa de William, actualmente já não tem boa imprensa, assim como ninguém do Sporting tem boa imprensa nesta altura, e a razão é óbvia, o presidente do Sporting com a sua mentalidade e obstinação em querer combater rivais e marcar território no seu habitat acaba por minar com isso aquilo que o rodeia…

    E a imprensa neste país sempre foi um player relevante, porque na imprensa, também há adeptos facciosos, Os jornalistas também são facciosos, e se é fácil adivinhar que os Benfiquistas e Portistas não apreciam em nada o presidente do Sporting, também não é difícil compreender porquê que praticamente tudo relacionado com o Sporting seja pintado de forma negativista pela imprensa…

    Mas atenção, não estou a culpar o presidente do Sporting de nada, ele faz o seu trabalho, que é defender o seu clube e os seus interesses, só que acontece que ao tentar defender esses interesses já mexeu com aquilo que não devia e criaram-se certos complexos… isso é bem visível tanto na imprensa escrita como no reflexo que a mesma tem na opinião publica…

    alias, hoje um diário tem uma noticia muito engraçada, que é fazerem noticia das bocas que os adeptos mandam ao presidente do Sporting, diz um diário assim:

    « O Marco mete o Bruno » boca mandada por um adepto do Vizela
    tipicamente noticias que são criadas de uma forma parcial, e que visam cultivar menor respeito da opinião publica em terno do personagem Bruno de Carvalho…

    Porque vejamos uma coisa, todos os presidente de clubes, principalmente dos grandes, são insultados e achincalhados por adeptos de clubes rivais, mas o que não acontece é que se faça disso noticia…

    Nunca se faz noticia do que os adeptos do Sporting dizem de Pinto da Costa ou de Vieira, mas neste caso é evidente como se quer fazer noticia de uma boca, sem importância de um adepto do Vizela, só para servir a tal agenda que menciono, isto é por demais evidente

    E quero dizer a todos que o William Carvalho não é melhor nem pior que o ano passado, simplesmente o ano passado a vossa opinião sobre ele não ira envenenada por ninguém, porque o Sporting não mexia com nada, actualmente o Sporting já mexe com tudo e como tal o William Carvalho fazendo parte do jogo está a levar por tabela…

    Quem quiser que abra os olhos, quem não quiser, que siga sendo manipulado.

    • druyda
      Posted Dezembro 18, 2014 at 2:18 pm

      Bem vindo sportinguistas, ao grupo dos restantes clubes em Portugal, que não os grandes.

      ps. Acho uma piada estas reclamações dos adeptos do Sporting, que eu como vitoriano nem sequer tenho direito a uma página de noticias (talvez devesse ser assim, poupa-se o folclore e concentra-se o conteúdo). E para mim é o suficiente. Para ler noticias assim, compro o jornal regional da cidade.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 18, 2014 at 2:44 pm

      Isto passa os limites da imaginação…

    • Kaz Patafta
      Posted Dezembro 18, 2014 at 3:49 pm

      Concordo em absoluto. Ricardo Ricard o problema é que não passa em nada os limites da imaginação. A imprensa em Portugal é só o maior cancro da sociedade moderna. E se reparar bem, aquilo que o Mr_Meee diz é bem verdade. São 10, e perdoem-me a expressão, filhos de uma grande p*** a comandar tudo aquilo que vem escrito na comunicação social. Isto inclui futebol e tudo o que seja assunto de noticia. Pessoalmente deixei de ler jornais precisamente por isso. À credibilidade nula daquilo vem naqueles pedaços de papel junta-se um jogo de interesses muito obscuro por trás. Neste momomento a única fonte de informação que consulto é o VM e vivo muito bem com isso.

      O problema apontado pelo Mr_Mee é facilmente um dos maiores problemas que o nosso país enfrenta

    • Nuno Red Devil
      Posted Dezembro 18, 2014 at 5:39 pm

      E pronto. Já cá faltava a teoria da conspiração de um sportinguista… Estava tudo tão bem! Sim, Mr_meee o Sporting este ano está a criar muitas dificuldades. E sim, o William continua a jogar bem, o Sporting devia estar em 1º lugar mas a imprensa é que inventa que o William esta época está abaixo do esperado e o Sporting está a 10 pontos…

      Obviamente, o Benfica vende mais tem direito a mais noticias. Mas o Sporting e o Porto não se podem queixar da quantidade de comentadores, jornais, jornalistas etc etc que tem na comunicação social. Essa tua teoria é só e apenas ridícula, mas é mais do mesmo, é igual àquela que dizia que o ano passado, sem erros teriam sido campeões… Felizmente há sportinguistas normais, mas a quantidade de adeptos verdes que vivem sempre a olhar por cima do ombro é assustadora…

    • Nuno
      Posted Dezembro 18, 2014 at 7:46 pm

      estás a dizer que nós não temos olhos na cara para ver futebol… obrigado

    • Kafka I
      Posted Dezembro 18, 2014 at 8:13 pm

      Ricardo Ricard e Nuno Red Devil

      Sejamos sinceros, já tínhamos todos saudades de um belo choro e uma bela teoria aqui no blogue, já há uns dias valentes que não aparecia aqui uma teoria deste género, portanto foi engraçado há que admitir

      PS: Continuo a acreditar que hei-de aqui ler que o Hitler era apenas um testa de ferro que tinha por traz o Benfica (a cor do partido até era a mesma), e que o objectivo não era exterminar os judeus, mas sim exterminar os Sportinguistas todos do Mundo…sinceramente acho que já faltou mais para ler uma coisa destas…

  • João Sampaio
    Posted Dezembro 18, 2014 at 10:41 pm

    Embora perceba a escolha, pelo clube, impacto surpreendente, e chegada afirmativa à seleção, devo dizer que o Tiba me parece um caso de estudo mais interessante do ponto de vista de Revelação.

    Alguém que,no espaço de um ano se assume numa nova posição, 2 escalões acima do estava habituado, chega a um clube com outras aspirações e se assume como patrão do meio campo mesmo (de um Braga que estava orfão de um patrão nessa zona desde o emblemático Hugo Viana) é um jogador fora de série. Não numa perspetiva mundial, concedo, mas é um trajeto de um fora de série

  • Anónimo
    Posted Dezembro 19, 2014 at 1:12 am

    A solução chama-se Danilo Pereira, lembram-se dele, mundial sub20 colombia?
    o wiliam podia ser mas não era o dono do lugar

    ass: Pedro Ferreira

Deixa um comentário