Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting: Academia de Alcochete vai passar a chamar-se ‘Academia Cristiano Ronaldo’

Boa decisão?

O Sporting comunicou a alteração de nome da Academia de Alcochete para Academia Cristiano Ronaldo, em homenagem ao astro português. A inauguração oficial será realizada em data a anunciar, e assim que as condições o permitam.

Comunicado do Sporting: «É com enorme honra que o Sporting Clube de Portugal informa que a Academia do Clube passará a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo. O bom filho a casa torna e a casa que fez crescer Cristiano Ronaldo acolhe agora o seu nome em homenagem àquele que se tornou o melhor jogador português de todos os tempos, melhor jogador do Mundo galardoado com cinco Bolas de Ouro e capitão da selecção nacional campeã da Europa e da Liga das Nações. Cristiano Ronaldo juntou-se à família Leonina em 1997 com 12 anos de idade. A 14 de Agosto de 2002, com apenas 17 anos, estreou-se na equipa sénior contra o FC Internazionale Milano. A Academia imortalizará assim o nome do maior símbolo de sempre que formou e que será inspiração a seguir para todos os mais jovens talentos. Em data a anunciar, e assim que as condições o permitam, o Clube fará a inauguração oficial. Esta homenagem enquadra-se num projecto de reconhecimento a várias referências do Clube, incluindo alguns dos maiores talentos produzidos pela Academia, cujos campos de treino receberão os seus nomes. Esta lista será anunciada brevemente. A Academia Cristiano Ronaldo representará o ADN Sporting na sua excelência e seguirá os destinos daquele que agora lhe dá o nome: ser a melhor do Mundo. Parabéns ao jogador Cristiano por todo o seu percurso, obrigado ao Leão Ronaldo por todo o seu Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Uma vez Leão, Leão sempre!»

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

157 Comentários

  • johnyboy13
    Posted Setembro 21, 2020 at 2:37 pm

    Existe alguma contrapartida financeira?

  • DQuinta
    Posted Setembro 21, 2020 at 2:46 pm

    Eu até nem sou contra isto mas este foi um erro estratégico desta direcção que vai custar caro. É que fazer isto sem consultar os sócios (ainda por cima vivendo o momento que se vive com as claques e com alguns grupos que pretendem o assalto ao poder) é, no mínimo, polémico. Os movimentos opositores à direcção vão espremer isto até à última gota e isto não vai contribuir nada para a estabilidade que se pretende no clube. Uma coisa era propôr e levar a AG. Outra coisa é agir unilateralmente. Enfim… O clima de guerra não vê fim à vista e quem tem responsabilidades também está a mostrar falta de jogo de cintura. Provavelmente, no assunto das claques a maior parte dos adeptos estava do lado da direção… Mas com decisões destas…! Já o BdC também se afundou por deslumbre.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 21, 2020 at 2:58 pm

      Acho que de todas as coisas que a direcção fez, este é sem dúvida a mais unânime. Dar nomes de lendas às portas do estádio e Academia? Estranho era não terem feito isso mais cedo.

      O clube está a fazer o que deve em relação ás claques, que é demarcarem-se uma vez que o comportamento destas nos últimos anos tem sido mais tóxico do que outra coisa.

      Claques do Sporting ultimamente apenas representam ignorância e criminalidade.

      • hortalica
        Posted Setembro 21, 2020 at 3:35 pm

        Meter o nome do Ronaldo acho que é ignorar jogadores como Nani, que mesmo tendo saído do clube continuaram constantemente a visitar as instalações/pessoas do clube. Ao formar jogadores é importante que eles continuem uma ligação com o clube e não se lembrem do clube PWNa para ser homenageados. O Ronaldo em 17 anos quantas vezes pisou a Academia (sem ser para ser homenageado) e ir ver jogos muito raramente (também para ser homenageado). O Nani abdicou de ordenados chorudos para voltar ao SCP e quando teve de sair para se poupar o seu ordenado aceitou de bom grado. O Ronaldo nunca mostrou interesse em voltar e mal jogou no SCP, acho um exagero ser nome da academia. Jogadores que deram mais que ele ao clube e estiveram mais presentes é que deviam ser exemplos e não apenas ligar ao lado desportivo fora do clube.

    • hortalica
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:08 pm

      O Ronaldo é o maior nome do futebol português mas fazer isto sem autorização dos sócios é desrespeitoso, os sócios não servem só para pagar cotas. Acho um bocado exagerado meter o nome do Ronaldo na Academia, ele tem uma grande carreira mas no SCP não fez nada de especial. Temos jogadores formados no SCP que deram mais ao clube e abdicaram de certas regalias para voltar ao clube. O Ronaldo não mostra mínima intenção de regressar e esse é outro aspecto que me faz com que não concorde a 100% com esta decisão. O Nani por exemplo, preocupou-se sempre em visitar regularmente o clube/academia/estádio e abdicou de um salário chorudo na Turquia/Rússia para voltar ao SCP. O Ronaldo desde que saiu do SCP raramente foi à Academia (só a convite com homenagem à mistura) e ao estádio foi muito poucas vezes e isto tudo em 17 anos.

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:00 pm

        Acho que disseste tudo hortalica, concordo que se dê um nome à Academia de uma lenda do clube, mas acho que deveria ter sido alguém que efetivamente teve muito sucesso pelo Sporting, nos seniores, que tenha contribuído para o sucesso desportivo do clube e que seja formado no clube e que sinta o clube. O Ronaldo pouco impacto teve na história do Sporting em termos de títulos (aliás não teve nenhum) e acho que não faz muito sentido mas pronto.

        • hortalica
          Posted Setembro 21, 2020 at 4:54 pm

          Jogou apenas 31 jogos (nem sei se todos nos A mas muitos dele foi a suplente), raramente veio visitar o clube (só vem para receber homenagens) e não faz intenção de voltar a jogar no clube. Que valores é que isto passa? Basta formar e ir embora?

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 21, 2020 at 2:46 pm

    Se a Academia de Alcochete quiser ser a melhor do Mundo primeiro terá de ser a melhor da Europa e neste momento nem está nas 20 melhores academias de formação da Europa. Há até academias na Ásia como a da Aspire ou na China muito melhores do que a academia de Alcochete.

    Desde a captação, triagem e acompanhamento e desenvolvimento de jogadores há muito por onde a Academia de Alcochete pode crescer e evoluir.

    Prova disso é que se participasse na Youth League este ano, a equipa sub19 do Sporting iria sofrer imenso porque ainda não está a esse nível em termos europeus…

    • DYI
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:16 pm

      A prova do que dizes é algo que não aconteceu? Não estou a conseguir perceber esse conceito de prova

    • Chico
      Posted Setembro 21, 2020 at 4:45 pm

      O Sporting continua a ter um scouting forte e com muitas ramificações pelo país e bons treinadores na formação, que é o mais importante. Prova disso é que continuam a lançar 2 ou 3 jovens de qualidade por ano.

    • Giuseppe F
      Posted Setembro 22, 2020 at 2:05 am

      Por mim todas as equipas jovens do SCP levavam 20-0 todos os jogos, desde que chegassem aos seniores em condições. Esse é o propósito. Que a equipa de sub 19 do Sporting sofra muito e sofra bem, pode ser que se acabarem os Moutinhos e os Simões.

  • JoaoMiguel96
    Posted Setembro 21, 2020 at 2:49 pm

    Posso ser muito honesto? Sem ser a nível comercial e de marca, parece-me uma parolice de todo o tamanho.

    As razões da escolha são óbvias, mas epá, parece-me tão parolo. Talvez esteja errado, mas pronto.

    Ao menos que de ganhe notoriedade e dinheiro com isto.

    Já agora, a decisão não teria que ser aprovada pelos sócios em AG ou algo do género?

    • LevonAronian
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:44 pm

      Parolo é, sem dúvida. Mas lá está, como fizes no primeiro parágrafo, do ponto de vista comercial e de marketing, dizer “Nuno Mende é a nova peróla de Alchochete” deve ter menos impacto de dizer “Nuno Mendes a nova péroda da academia Criatiano Ronaldo”, embora não percebendo da área, não sei qual é o impacto efetivo disto.

      • Fernando
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:06 pm

        CR7 já uma marca. É tão mau como NOS ou Emirates ou CGD.

        • JoaoMiguel96
          Posted Setembro 21, 2020 at 5:12 pm

          Não compares. A Emirates ou a CGD não são uma marca de um jogador formado no Sporting a que o próprio clube se cola por causa da falta de êxito.

        • Mantorras
          Posted Setembro 21, 2020 at 6:26 pm

          Seria se fosse CR7 o nome e essa marca pagasse.

      • JoaoMiguel96
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:52 pm

        Claro que sim, acredito que a nível de marketing seja uma boa movimentação. Os motivos é que me parecem um pouco meh. É só para se colarem ao nome dele.

    • Sombras
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:57 pm

      Ainda se dessem o nome para alguém que de facto fez alguma coisa pelo Sporting (Aurélio Pereira, por exemplo…)

    • Dca
      Posted Setembro 21, 2020 at 4:03 pm

      Não acho. Acho até uma boa decisão. A decisão por base de atrair mais jogadores. Quem não quer ir para essa academia? Quantos portugueses não o sonham? Eu sou crítico do Varandas que acho que tem feito um trabalho fraco, a última época foi caótica mas esta decisão tendo em conta os benefícios que pode vir a ter sem qualquer custo, é excelente. No estrangeiro, muitos quererão vir para esta academia.

      • JoaoMiguel96
        Posted Setembro 21, 2020 at 5:13 pm

        Não é essa a questão. É mesmo porque se estão a colar aos sucessos do Ronaldo e ao seu nome para esquecer que o clube não tem êxito há anos.

        • Dca
          Posted Setembro 21, 2020 at 9:44 pm

          Criticaste há bocado alguém por fazer suposições, foi o Ciclismo, e agora fazes tu essa suposição. Não sei em que é que ficamos.

          • JoaoMiguel96
            Posted Setembro 22, 2020 at 12:07 am

            Sim, tudo relacionado. Eu tirei conclusões com base numa suposição e tudo. Por amor de Deus.

            • Dca
              Posted Setembro 22, 2020 at 1:13 am

              Estás a tirar conclusões sim. Estás a concluir que isto não é mais que se colar ao nome Ronaldo sem qualquer fundamento.

      • Diogo Moura
        Posted Setembro 21, 2020 at 5:51 pm

        Ora vejamos, eu sou um jogador com um futuro super promissor. Tenho 3 opções. Sporting, Benfica e Porto.
        Faço uma análise às 3. O Porto está a apostar na formação aos poucos e até conseguiu colocar os seus activos em bons clubes através do Jorge Mendes.
        O Benfica, escusado será dizer que é o que mais exporta para as Big-5. Cancelo, Bernardo, Guedes, Renato, etc.
        Mas acho que vou escolher o Sporting porque a Academia tem o nome do Ronaldo.
        Qual é mesmo a lógica?

        • dabide23
          Posted Setembro 21, 2020 at 9:31 pm

          exacto…

          pode ter mais notoriedade pelo nome, mas daí a ser um factor decisivo já tenho algumas dúvidas.

        • Dca
          Posted Setembro 21, 2020 at 9:45 pm

          Tu és um Americano promissor ou um Mexicano que não faz ideia do futebol Português. E aparece te uma Academia Cristiano Ronaldo. Vais pesquisar e vês o que saiu de lá e que saiu um dos melhores de sempre.
          Queres que te explique a lógica?

          • ZMZ
            Posted Setembro 22, 2020 at 2:39 pm

            Se precisas de fazer uma pesquisa para perceber que o Ronaldo saiu de lá, qual o proposito de dar o nome então?

        • Dca
          Posted Setembro 22, 2020 at 1:14 am

          De resto. Não sabes como é feito o recrutamento nas idades mais jovens, portanto não fales do que não sabes. Não estou a falar de jovens de 19 anos obviamente.

    • J Silver
      Posted Setembro 21, 2020 at 4:22 pm

      Exactamente. A nível de marketing, mal não faz de certeza. Mas é parolo. Faria sentido para um jogador que tivesse dado muito ao clube e o Cristiano só cá jogou uma época…

      • JoaoMiguel96
        Posted Setembro 21, 2020 at 5:14 pm

        Claro. Se me dissessem que fosse a Academia Vítor Damas ou algo do género aceitava bué bem.

        • J Silver
          Posted Setembro 21, 2020 at 5:49 pm

          Por outro lado, o Damas não foi formado na Academia, pelo menos nesta iteração específica. Portanto até faz sentido considerar só jogadores que foram formados em Alcochete. Enfim, estou dividido e se tivesse de decidir, simplesmente não lhe dava outro nome que não o do próprio clube.

    • Chico
      Posted Setembro 21, 2020 at 4:46 pm

      Concordo, acho muito parolo, mas se servir para fortalecer a imagem internacional da Academia pouco interessa ao Varandas.

  • J Silver
    Posted Setembro 21, 2020 at 2:52 pm

    Segundo o que li, faria sentido então vermos os campos “Simão Sabrosa”, “João Moutinho” e “Ricardo Quaresma”. Mas provavelmente veremos um campo “Fábio Paim”, para relembrar os jovens jogadores desse fenómeno por concretizar e não dos outros que tiveram de sair para fazer alguma coisa de jeito na carreira.

    Por muito que eu ache que faz sentido prestar homenagens a figuras relacionadas com o clube, nunca deixo de sentir que estas acções do Sporting relativamente ao CR7 são algo confrangedoras e fruto do insucesso desportivo das últimas décadas. Uma espécie de chamada de atenção, um legitimar do meme “mais um título para o Sporting”.

    • Kacal
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:28 pm

      Estamos a comparar a marca CR7 e o patamar que este atingiu desportivamente com esses 3 nomes, com todo o respeito e eles tiveram/têm uma ótima carreira, mas não há comparação!

      • J Silver
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:19 pm

        Se leres o comunicado todo, vês que é dito que os campos irão receber os nomes de alguns dos formandos com mais sucesso. Por isso é que me interroguei sobre este assunto porque estes que referi teriam de estar obrigatoriamente nesse lote, juntamente com Nani ou Patrício.

        • Kacal
          Posted Setembro 21, 2020 at 4:54 pm

          Pronto mas eu refiro-me ao nome da Academia, a ser dado a um jogador formado no clube teria que ser CR7 e nunca um desses nomes.

          • J Silver
            Posted Setembro 21, 2020 at 5:19 pm

            “A ser dado a um jogador formado no clube teria que ser CR7” – claro. Mas eu estava a falar da parte da notícia que se refere ao nome dos CAMPOS e tu disseste que eu estava a comparar CR7 aos outros jogadores. Nunca o fiz. Apenas os referi porque o clube disse explicitamente que ia dar nomes aos campos baseados em “alguns dos maiores talentos formados na academia” e achei curioso se ia haver preconceito em relação a esses outros talentos baseado no historial que eles tiveram com o clube pós-formação.

            • Kacal
              Posted Setembro 21, 2020 at 10:17 pm

              Ah sim, teremos que aguardar para ver mas penso que Patrício e Nani são nomes que merecem essa homenagem dentro dos mais recentes.

              • masterDC
                Posted Setembro 21, 2020 at 10:46 pm

                Depois da forma como o Patrício saiu duvido que venha a ter alguma homenagem, muitos sportinguistas mudaram completamente a imagem que tinham em relação a ele. No meu caso mantém-se igual, continuo a gostar bastante dele e não guardo rancor pelo que fez, mas esse episódio da rescisão marcou imenso, ele era dos jogadores mais adorados, um símbolo leonino.

                • J Silver
                  Posted Setembro 22, 2020 at 10:20 am

                  O Patrício é O símbolo da queda da anterior direcção. Nesse sentido, parece-me provável que o nome dele seja usado. Pessoalmente também o tenho em boa conta.

              • Giuseppe F
                Posted Setembro 22, 2020 at 2:02 am

                Nani sem dúvida! É o exemplo máximo da nossa formação. O Patrício não, pelo que aconteceu, muitos viraram-lhe as costas apesar de eu em particular continuar a gostar dele.

    • JoaoMiguel96
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:29 pm

      O segundo parágrafo diz tudo. Parece que se estão a colar ao sucesso do Ronaldo.

    • Giuseppe F
      Posted Setembro 22, 2020 at 2:01 am

      Quaresma não está no mesmo saco do Moutinho e do Simão.

  • Pulga
    Posted Setembro 21, 2020 at 2:55 pm

    Isto fez-me lembrar que o nome “Cristiano Ronaldo” deve ser uma marca patenteada para diversos fins, certo? Tal como a marca “CR7” também o é.

    Será que o Sporting tem de pagar para usar a marca?

    Posto isto de lado e esquecermos a parte mais parola da coisa é uma boa forma de marketing e um incentivo aos atletas.

  • JJ da bancada
    Posted Setembro 21, 2020 at 2:56 pm

    Um dia destes ainda mudam o nome do estádio para Cristiano Ronaldo…
    Que coisa horrível esta mudança!

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:28 pm

      O Estádio já tem nome de um dos fundadores do clube. José de Alvalade. Não precisa de um novo nome

  • Farinheira
    Posted Setembro 21, 2020 at 2:57 pm

    A necessidade constante do Sporting se associar ao nome de Cristiano é de uma pequenez/subserviência incrível.
    Porque não Academia Aurélio Pereira? Alguém que deu muito mais ao Sporting que Cristiano?

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:27 pm

      O Aurélio Pereira já terá o seu nome no estádio principal da Academia. Chama-se estádio Aurélio Pereira.

    • Kacal
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:29 pm

      Penso que Aurélio Pereira tem o seu nome em algo dentro da academia, não? Além disso o nome dele não vende como CR7 nem tem a mesma visibilidade e o marketing hoje em dia conta muito também.

    • Fernando
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:37 pm

      Talvez porque CR7 é uma marca global e a visibilidade será incrivelmente superior se comparada com Aurélio Pereira, que já é o nome do campo principal da Academia.
      Deve haver contrapartidas financeiras neste acordo.

      • Sombras
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:00 pm

        Qual visibilidade? Mas alguém vai mais a um estádio ou recinto desportivo porque tem o nome de um ex-jogador? O Sporting vai ter mais atenção mediática porque deu o nome de CR7 à sua academia?

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:38 pm

      Porque o Sr. Aurélio Pereira já tem o seu nome associado ao estádio da academia. Imagine-se o que seria um clube como o Ajax associar o seu estádio a Cruyff. Que pequenez

      • Sombras
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:03 pm

        Só naquela, tens noção que o Cruyff não foi só jogador do Ajax, certo? Foi jogador, treinador, dirigente, uma lenda da cidade de Amsterdão. Aliás, o Ajax não tem nada a ver com a mudança de nome do estádio, quem o fez foram as autoridades locais.

      • Farinheira
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:04 pm

        A história de Cruyff no Ajax e a de Cristiano são muito semelhantes, de facto. Começando pelo número de jogos, acabando nos títulos.

      • MiguelCosta
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:33 pm

        Diz-me que não estás a falar a sério. Que não estás a tentar comparar o que o Cruyff fez com o Ajax com o que o Ronaldo fez com o Sporting. Ainda por cima nesse tom irónico. Meu Deus o que acabei de ler…

        Aconselho-te a ires pesquisar quantos jogos fez um e outro no respetivo clube, quantos troféus, o carinho que cada um tinha pelo clube, etc etc.

      • Chico
        Posted Setembro 21, 2020 at 5:42 pm

        Comparar o legado do Cruyff no Ajax, que revolucionou a história desse clube e deu TRÊS Taças dos Campeões Europeus ao clube, ao do Ronaldo no Sporting é ridículo! O Ronaldo até pode dar nomes a estádios, mas teriam que ser do Real Madrid.

      • DM
        Posted Setembro 21, 2020 at 5:50 pm

        Cruyff no Ajax:
        367 J
        270 G
        9 Eredivisie
        6 Taças da Holanda
        3 Ligas dos Campeões (seguidas)
        1 Supertaça europeia
        1 Taça intercontinental
        3 épocas como treinador
        2 épocas como director

        Ronaldo no Sporting:
        33J
        5G

        Acho que não é comparavél…

  • Kacal
    Posted Setembro 21, 2020 at 3:02 pm

    Vão chover críticas dos do costume em 1, 2, 3… mais a sério, é indiferente para mim, mas falamos de um dos 5 melhores de sempre para muita gente e seguramente dos melhores de sempre é, um 5x Bola de Ouro, o maior marcador da história do maior clube do Mundo e também da nossa seleção, que poderá vir a ser o maior marcador da história de seleções, que conquistou quase tudo (falta Mundial de seleções) que há para conquistar, que bateu recordes atrás de recordes e que continua aos 35 anos a bate-los e a um nível alto para a idade. É o maior e melhor nome a sair da Academia de Alcochete. Por tudo isto, penso que é aceitável trocar o nome e fez por merecer e assim todos saberão onde CR7 foi formado e todos que lá treinarem e evoluir vão saber o percurso que devem seguir e o exemplo que devem seguir.

    • salo
      Posted Setembro 21, 2020 at 4:00 pm

      Críticas vão chover de certeza porque o Cristiano Ronaldo não é “ninguém” no Sporting.
      Essa homenagem só ridiculariza o clube e o seu presidente, que tem mais que fazer do que este teatro.
      Até o Marcos Acuna e mais “lenda” do que Ronaldo, no Sporting.

      • Kacal
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:51 pm

        Sim porque chamar “Academia Marcos Acuña” ia vender imenso… obviamente isto é jogada de marketing também e os clubes vivem disto também. Daqui a uns valentes anos fará mais sentido.

        • Xyeh
          Posted Setembro 21, 2020 at 6:14 pm

          Sim, sem dúvida é a ver se puxam por miúdos: “queres ir para a academia do Benfica ou para a academia Cristiano Ronaldo?” muitos miúdos pequeninos vão escolher Cristiano Ronaldo sem dúvida porque mesmo estando a começar a entrar no futebol é um nome que ouvem como melhor do mundo. Claro que noutros escalões já vai pesar mais o clube de que se é adepto.

          • Kacal
            Posted Setembro 21, 2020 at 8:53 pm

            Penso exatamente o mesmo, Xyeh. Obviamente não é tudo coisas positivas, há pontos menos bons nesta decisão, mas vejo mais positivos a favor. Subscrevo o teu comentário! A única coisa que achei mal foi não dar possibilidade de escolha aos sócios, aí achei mal.

        • salo
          Posted Setembro 21, 2020 at 6:26 pm

          Afinal o objectivo é vender!!!
          Eu não disse que devia se chamar Marcos Acuna. Eu usei o Acuna para exemplificar, de forma sarcástica, que o Ronaldo não é lenda no Sporting e que antes dele ser lenda no Sporting primeiro teriam que ser considerados lendas muitos outros que passaram pelo Sporting.

          • Kacal
            Posted Setembro 21, 2020 at 9:03 pm

            Eu percebi que foi de forma sarcástica, mas pronto seja qual for o nome não será tão forte como Ronaldo e o objectivo é mostrar a academia ao Mundo onde ele foi formado e isso é chamativo. Claro que é vender, os clubes não são geridos com papel! Percebo o teu ponto e isto não será consensual, mas não vejo mal.

    • MiguelCosta
      Posted Setembro 21, 2020 at 4:19 pm

      Não fez por merecer. Alguém que faça merecer uma mudança num nome do estádio ou da academia ou o que quer que seja do clube, é porque tem der feito história no clube. O Ronaldo é um jogador histórico mas tem 0 de história no Sporting. Apenas e só foi formado cá. Fez 30 jogos pelo clube e só porque “calhou” de ser dos melhores da história dão-lhe o nome da academia.

      Imagino o que vai na cabeça de pessoal como o Nani, que sempre mostrou carinho pelo clube (ao contrário do Ronaldo), voltou 2 vezes ao clube e fez parte da história do Sporting, com troféus.

      • Kacal
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:54 pm

        A Academia é para formar e fazer evoluir, faz mais sentido meter o nome do CR7 na Academia que no Estádio, por exemplo. Fez por merecer no sentido de ter sido formado lá e ter atingido tudo que atingiu, merece a homenagem e o Sporting aproveita-se e bem, os clubes vivem disto também.

        Olha que o Nani até é menino para compreender a opção porque é amigo do Ronaldo e vê-o como um exemplo e ele melhor do que ninguém sabe o quanto Ronaldo o ajudou no Man Utd e o inspirou, ele próprio já o disse. Poderá acontecer o mesmo com outros jovens. Além disso imagina o Ronaldo quando acabar a carreira poderá até passar de vez em quando na academia a cumprimentar esses jovens e dar-lhes conselhos e com certeza juntamente com o nome isso terá impacto nos jovens.

        • MiguelCosta
          Posted Setembro 21, 2020 at 7:59 pm

          Costumo gostar dos teus comentário mas desta vez não consigo mesmo concordar.

          Eu falei do Nani no sentido relação Nani – jogador que fez 30 jogos no clube e nunca mais quis saber do clube. E não da relação Nani – Ronaldo, porque obviamente eu sei que são amigos. Só gostava de saber o que não deve ser aceitar baixar o salário 2 vezes para vir jogar para o clube que o formou, ganhar títulos e ser adorado pelos adeptos e ver um jogador que fez 30 jogos e não demonstra o minimo de interesse pelo clube a ter este tipo de “recompensas”.

          Depois, eu não consigo perceber isso do nome ter impacto nos jovens. Como é obvio que quando se trata de putos de 10 ou 11 anos eles podem se sentir tentados por causa do nome. Mas quando começam a ganhar consciência mais à séria, lá para os 14 15 anos, percebem perfeitamente que não é nome que torna a academia melhor para eles.
          O estádio do Rosario também tem o nome do Bielsa e não é por isso que os jogadores dão mais ou menos, ou que conseguem atrair mais jogadores. Imagina uma academia.

          Ou, assim como podem motivar-se pelo percurso que o Ronaldo fez, também podem perceber que basta sair cedo do clube, à primeira oportunidade que tiverem, que basta terem uma boa carreira e vão ser referências (não sei é do quê), mesmo não querendo saber do clube.

          O Ronaldo teve uma grande carreira sim senhor, mas o Sporting não fez parte dessa grande carreira e por isso não faz sentido tratá-lo como se fosse um símbolo da história ao ponto de ter direito a ter o seu nome em instalações do clube.
          Temos o estádio com José Alvalade, fundador do clube. Temos o campo principal da academia com o nome do Aurélio Pereira, uma das pessoas mais importantes da história do clube com o que fez na formação. Temos o pavilhão com o João Rocha, para mim o melhor presidente que tivemos. E agora temos a academia com o nome do CR, uma pessoa que fez 31 jogos 5 golos e ganhou uma supertaça no clube. Todo o sucesso que fez foi fora do clube.
          Os outros 3 são homenageados pelo que fizeram no clube, o Ronaldo não e por isso é que isto faz 0 sentido.

          Se fosse uma pessoa que usasse a sua fama para promover o Sporting, ou mostrasse carinho pelo clube ou ajudasse o clube, aí tudo bem. De relembrar que o Ronaldo é bilionário e nunca ajudou o clube (que ele tanto diz ser agradecido) com um único tostão, nem mesmo quando tivemos quase a fechar. Não é obrigação dele é certo, mas por exemplo o Kuba (ex-Dortmund) ajudou o clube, financeiramente, que o lançou para o futebol alemão quando estes passaram por dificuldades recentemente e ainda hoje lá joga e sem ser renumerado.

          Por último, já vi que grande parte das pessoas que não percebem onde está o problema são adeptos rivais, por isso vou-te dar um exemplo.

          Já nem falando do ridículo que é eu pagar quotas e não ter qualquer tipo de direito a votar contra ou a favor isto, imagina que o Fábio Silva agora tornava-se um dos melhores pontas de lança da história. E os dirigentes que estiverem lá na altura decidiam mudar o nome do estádio ou do pavilhão ou do centro de treinos ou que seja para meter lá o nome do Fábio.
          O Fábio tinha feito uma grande carreira mas quantas épocas no Porto? 1. O resto foi tudo fora. No fundo, deu praticamente 0 ao clube. Passava a merecer uma “recompensa” dessas? O que não falta no Porto são referências e pessoas que deram muito mais ao clube e mereciam muito mais esse privilégio.

          No Sporting igual. Peyroteo, Vitor Damas, 5 Violinos, Nani, Aurélio Pereira, João Rocha, etc etc. É só escolher.

          • Kacal
            Posted Setembro 21, 2020 at 10:01 pm

            Fico contente que gostes dos meus comentários, mas não temos que concordar sempre e deves discordar e debater, fazes bem.

            Sobre o que disseste, há uma coisa que eu não toquei até porque não sou adepto do Sporting mas que tu tocas no ponto no fim do teu comentário. Eu estou totalmente de acordo que não dar possibilidade de voto e decisão aos adeptos e sócios é disparatado e não faz qualquer sentido, aí acho muito mal feito e nem acrescento nada. Subscrevo!

            O resto não há muito a debater, tu tens pontos muito válidos, mas eu compreendo quem tem opostos e sinceramente acho que não iremos a lado nenhum porque este é tema delicado e que ou concordas ou não, haverá quem discorde e quem concorde mas vejo aspectos positivos e negativos nisto, daí achar que é impossível estar 100% certo neste assunto e será sempre na base da opinião, eu acho que é positivo mais que negativo e compreendo a decisão e acho aceitável, mas percebo o que dizes.

            • MiguelCosta
              Posted Setembro 21, 2020 at 11:37 pm

              Ao menos estamos de acordo em algo, já é bom ahah.

              Sim eu concordo, depende das opiniões. Há aspetos positivos e negativos. O problema é que por enquanto só vejo os negativos. Os positivos, como os patrocínios e etc, ainda estão para aparecer, se é que alguma vez vão aparecer. Daí eu não gostar nada desta decisão.

              • Kacal
                Posted Setembro 22, 2020 at 3:32 am

                É melhor estar em acordo em algo que em nada claro, ahah

                De resto, eu compreendo que o adepto do clube esteja reticente e tenha dúvidas e não goste da decisão, mas vendo de fora e olhando a possiveis aspectos positivos acho uma boa decisão, mas o tempo dirá.

          • Giuseppe F
            Posted Setembro 22, 2020 at 1:58 am

            O Sporting não esteve quase a fechar.
            Nem sequer perto.

            Ah e o facto do Ronaldo ser bilionário não o obriga moralmente a ajudar o clube quero formou. Já ajudou muito quando foi vendido aos 18 anos por 17 milhões de euros (uma fortuna na altura).

            • MiguelCosta
              Posted Setembro 22, 2020 at 7:44 pm

              Mais uns tempinhos com aquela direção e hoje estavas a ver o Sporting na 2º ou 3º divisão ainda.

              Sobre o último parágrafo, o que pretendes acrescentar à discussão ou ao meu comentário em concreto? É que eu fiz questão de realçar que o Ronaldo não tem qualquer tipo de obrigação de ajudar o Sporting financeiramente. Disse que normalmente os jogadores que têm direito a estas homenagens é porque realmente fizeram algo extraordinário pelo clube. O Ronaldo nem no campo de ajudar o clube fez alguma coisa, ainda para mais nós que estamos bastantes vezes à rasca para ter dinheiro para comprar jogadores de qualidade. Só isso. Não disse que ele era obrigado a ajudar o clube.

              Por essa lógica da venda, também o Bruno Fernandes foi vendido por uma boa quantia, tendo em conta os tempos financeiros que estávamos/estamos a passar, e não é por isso que foi homenageado. Tendo o extra de ter sido muito mais importante para o Sporting e de continuar a falar e a mostrar carinho pelo clube mesmo já tendo saído. Até nos visitou no estágio no Algarve. Não vejo o Ronaldo nas nossas instalações há não sei quanto tempo, e quando lá vai é porque é para ser homenageado.

    • Diogo Moura
      Posted Setembro 21, 2020 at 5:41 pm

      Não é uma questão de crítica, é só achar ridículo. O Sporting passa a vida a colar-se ao nome do Ronaldo. Há N jogadores na história do clube que mereciam muito mais do que ele. Podia ser Academia 5 Violinos por exemplo. Até soava melhor na minha opinião.
      Relativamente ao Marketing é discutível, toda a gente no mundo sabe que o Ronaldo é formado no Sporting, contudo, a Academia não passa a ser mais ou menos tida em conta porque o nome dele está lá escarrapachado.
      Tivesse o Sporting mais títulos na sua história recente (últimas 2 décadas) e as sucessivas direcções não passavam a vida a bajular o seu produto.
      O Ronaldo fez uma época no Sporting com 17 anos e ganhou 0 títulos. O que é que ele deu ao clube a não ser visibilidade por o ter formado? Praticamente nada. Considero mais o Ronaldo produto do Man Utd que o levou à Bola D’Ouro do que do Sporting.
      Honestamente acho um completo exagero. Dessem o nome do homem à loja do Sporting onde se vende merchandising e a estratégia de Marketing faria mais sentido.

      • Kacal
        Posted Setembro 21, 2020 at 10:06 pm

        Academia 5 violinos parece que ias aprender a tocar violino xD

        Sobre o resto, para mim os pontos a favor são visibilidade (o nome CR7 é enorme ao ponto que muitos lá fora conhecem o Sporting como “clube que formou CR7” ou Portugal como “O país do Cristiano Ronaldo” e isso fará com que os jovens ambicionem treinar nessa academia, a meu ver. Assim como trará benefícios financeiros porque é uma marca que vende. E agora pode fazer menos sentido mas no futuro Ronaldo atingirá o estatuto de lenda como outros nomes do passado e aí terá ainda mais valor e peso. O negativo é o pouco impacto que este teve desportivamente no clube e o facto do Sporting não estar a dar possibilidade de voto e escolha aos adeptos e sócios (acho péssimo). Mas eu percebo que certos adeptos contestem e não gostem, apenas vejo o lado positivo também.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 21, 2020 at 6:15 pm

      Kacal,

      Tudo dito. Subscrevo todo o teu comentário na íntegra como Sportinguista.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Setembro 21, 2020 at 8:51 pm

        É bom ver que há sportinguistas que também elogiam e aplaudem, ter as duas versões é saudável. Bravo Estigarribia!

        Saudações DesPortistas

    • Mantorras
      Posted Setembro 21, 2020 at 6:33 pm

      Ao contrario do que a tua frase da a entender, os criticos neste caso criticam o Sporting, nao o Ronaldo…

      • Kacal
        Posted Setembro 21, 2020 at 8:45 pm

        Alguns acredito que critiquem por causa do Sporting e atenção que eu acho mal isto não ir a votação dos sócios, defendo que devia ir! Mas com certeza alguns criticarão por causa do jogador em causa, foi óbvio ao que me referia.

        • Mantorras
          Posted Setembro 22, 2020 at 12:35 am

          CR7 tem nao uma mas duas academias com o seu nome. Nao sabia que a do Nacional tambem era “Cristiano Ronaldo”.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 21, 2020 at 3:05 pm

    As claques obviamente vão fazer barulho porque preferiam ver a Academia com o nome ”Academia Dr. Bruno de Carvalho” ou ”Academia Dr. Mustafá” mas eles têm que cair na realidade o mais rapidamente possível. O tempo em que havia carta branca para fazerem tudo o que queriam no clube acabou.

  • Xyeh
    Posted Setembro 21, 2020 at 3:17 pm

    Bonita homenagem mas poderiam vender o nome da academia e ganhar algum dinheiro com isso, os clubes portugueses ainda parecem um pouco agarrados ao passado.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:26 pm

      Com a economia actual quais são as marcas que se querem associar a coisas desse género? Pagariam o que o Sporting pretende?

      O Benfica bem que anda a tentar arranjar outro patrocinador depois do contrato com a Caixa Geral de Depósitos de 10 anos ter acabado, mas enquanto não arranjam o nome fica Benfica Campus. Não é fácil arranjarem um patrocinar que lhe pague os milhões que querem por ano para darem o nome a uma academia de futebol.

    • Chico
      Posted Setembro 21, 2020 at 5:41 pm

      Dar nomes a centros de estágios é pouco apelativo comercialmente. As transmissões de jogos, toda a cobertura televisiva pelos Media e bilhética cai nos estádios, não nos centros de estágio.

      • Xyeh
        Posted Setembro 21, 2020 at 6:11 pm

        Mas é algo que se pode incluir num pack para vender a um potencial patrocinador, assim é menos uma coisa e tendo em conta que o Ronaldo ainda joga era escusado para já. Nos EUA tudo serve para arranjar patrocinadores, seja uma ala num hospital seja uma sala de cinema numa escola secundária, e o centro de estágio do Sporting tem algum nome lá fora pelos nomes que lançou (perdeu foi qualidade).

  • Chomate
    Posted Setembro 21, 2020 at 3:17 pm

    Não estarão a desrespeitar os estatutos?

    Decisão estapafúrdia. Mais rapidamente, chamava á Academia de “Academia Paulinho” do que lhe dar o nome do CR7, que não é nenhuma lenda do Sporting, nem nada do que se pareça. É só um rapaz que passou por cá, fez uns joguitos na equipa principal, e foi lá para fora, e teve muito sucesso.
    E o Sporting agarrar-se a todos os feitos do CR7 como se fossem seus, dá-me alguma vergonha como Sportinguista.
    Enfim, só espero que isto não vá para a frente.

  • FiliGon
    Posted Setembro 21, 2020 at 3:20 pm

    É mais uma tentativa do SCP se agarrar ao sucesso do cr7 e acho muito triste (uma vez que sempre que este bate algum record ou ganha um título, lá surge o mítico #MadeInAlcochete). O SCP já era um grande clube antes so cr7 aparecer e continuará a ser depois do cr7 sair do futebol, são este tipo de atitudes que torna SCP cada vez mais pequeno. Isto só vai “roubar” mística ao clube uma vez que a “Academia de Alcochete” já tinha conquistado o seu lugar de respeito no mundo do futebol, e nas outras modalidades também já agora, a nível mundial. Os passos seguintes são mudar o nome do estádio e do clube para cr7 e como símbolo usar uma foto do cr7 (para não haver dúvidas de quem se está a “homenagear”).
    Estão mesmo a forçar a ligação do cr7 ao Sporting, será que têm medo que o cr7 seja mais um “Luís Figo”?

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:24 pm

      Se o Ajax usa e abusa do nome do Cruiff porque é que o Sporting não pode usar o nome do Cristiano Ronaldo. Quem sabe se um dia ele não volta como treinador ou assim.

      • Daniel Goncalves
        Posted Setembro 21, 2020 at 3:45 pm

        que comparação sem sentido
        O Cruyff passou 10 anos no ajax e ganhou vários títulos, regressou antes de acabar a carreira, e regressou como treinador. So muito depois disso e que mudar o nome do estádio.

        • MiguelCosta
          Posted Setembro 21, 2020 at 4:13 pm

          Exato. Querer comparar o que o Cruyff fez com o Ajax com o que o Ronaldo fez com o Sporting é de uma falta de noção brutal.

      • Number10
        Posted Setembro 21, 2020 at 3:50 pm

        Não dá para comparar, o Ronaldo é “só” um produto da formação do Sporting, nunca conquistou nada de relevante. Enquanto que o Cruyff venceu títulos pelo Ajax (acho que foi 3 vezes campeão europeu e venceu a bola de ouro ao serviço do Ajax).

      • salo
        Posted Setembro 21, 2020 at 3:55 pm

        Cruijff foi lenda no Ajax, coisa que o Cristiano nunca foi no Sporting. E provavelmente nunca será. Cristiano Ronaldo não é ninguém no Sporting.
        Rui Patrício, Cedric e Wiliam Carvalho são mais “lendas” no Sporting do que Ronaldo!!!

      • Chico
        Posted Setembro 21, 2020 at 5:40 pm

        Porque o Cruyff liderou o clube há vitória de TRÊS Taças dos Campeões Europeus e revolucionou um clube que era amador quando ele lá chegou… Que comparação sem sentido! Mais um tiro na credibilidade.

      • auba14
        Posted Setembro 22, 2020 at 1:13 pm

        nada a ver

        o Cruyiff fez MUITO mais pelo Ajax (títulos como jogador e treinador; revolucionou a maneira de jogar futebol) do que CR fez pelo Sporting

        só depois de o Cruyiff ter falecido é que MUDARAM o nome do estádio!

        Por isso, não digas coisas disparatadas sff. Pesquisa primeiro e depois comentas.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 21, 2020 at 3:36 pm

      Vai roubar mística ao clube? O Cristiano é o ponto alto da mística do clube. Foi o melhor produto que saiu da formação, acho que é essa a mística do clube. A formação.

      • MiguelCosta
        Posted Setembro 21, 2020 at 4:12 pm

        Para isso usas o Nani. Um jogador que jogou efetivamente no Sporting, voltou 2 vezes e por inúmeras vezes mostrou que tem carinho pelo clube. O Ronaldo fez pouquissimos jogos pelo Sporting, não mostra qualquer tipo de carinho pelo clube e não liga minimamente ao Sporting. Há imensos jogadores que deram muito mais ao clube e devia ser por aí que se muda o nome da academia, não é por um jogador que fez 30 jogos no clube e eventualmente tornou-se dos melhores FORA do clube.

        Aliás, a academia para mim era para ter o nome do Aurélio Pereira. Esse sim é o ponto alto da mística do clube.

  • Kacal
    Posted Setembro 21, 2020 at 3:27 pm

    E mais, não posso falar por ninguém mas se eu fosse um jovem promissor a chegar ao Sporting e treinar numa academia chamada Cristiano Ronaldo, ia querer dar ainda mais o litro para ser digno de lá treinar e evoluir, ia sentir-me contente em poder dizer que cheguei ali e quereria seguir o seu exemplo.

  • Kacal
    Posted Setembro 21, 2020 at 3:32 pm

    E uma última coisa eheh, agora parece parolo e parvo fazer isto mas daqui a 20-30-40 anos CR7 será visto como uma lenda para novas gerações e o nome já fará mais sentido como nomes como Eusébio e Peyroteo, por exemplo. É também uma manobra a pensar no futuro e fará com que aquela academia esteja sempre nas bocas do Mundo, além de jogada de marketing actual claro.

  • salo
    Posted Setembro 21, 2020 at 3:50 pm

    Penso que não faz sentido nenhum. Há muitos nomes e lendas do Sporting, repito, do Sporting, que que merecem ser homenageados do que o Cristiano.
    Cristiano Ronaldo “não é ninguém” no Sporting.
    Sporting e seu presidente a mostrar que são pequenos e que pensam como pequenos.

  • Dca
    Posted Setembro 21, 2020 at 4:06 pm

    Eu acho uma excelente decisão.
    Estão a aproveitar-se do Ronaldo e bem pois seria estupido não aproveitar um ativo desta dimensão.
    Noutros países, um jogador entre o Benfica Campus ou a Academia Ronaldo se calhar escolhe a segunda, na perspectiva de poder ser ele o próximo.
    O Ronaldo não é uma lenda do clube (pouco jogou, não é um Eusébio) mas é uma lenda da formação, se há estádios e bancadas com nomes de ex-jogadores, porque não isto?

  • Ramon Caetano
    Posted Setembro 21, 2020 at 4:09 pm

    Depois do momento em que Bruno Carvalho no intervalo de um jogo anunciou nos ecrãs do estádio que ia ser pai, talvez este seja o mais constrangedor e de vergonha alheia.
    Necessidade de atenção do sporting.

  • PedroLareira
    Posted Setembro 21, 2020 at 4:11 pm

    Deviam aproveitar para tentar rentabilizar a marca Cristiano.

  • BrunoAlves16
    Posted Setembro 21, 2020 at 4:22 pm

    No sentido puramente estético não gosto e como foi aqui referido por outros users parece um bocado parolo. Preferia mil vezes como está Academia Sporting. Ao nível da expressão da marca global não faço ideia se vai ter impacto ou não, mas claro que CR7 “vende sempre”.

  • Morgan
    Posted Setembro 21, 2020 at 4:37 pm

    Não é o meu clube mas este é o tipo de decisão que, na minha opinião, não deveria ser tomada sem o consentimento dos sócios e deveria estar protegida nos estatutos. E o timming também é um pouco random.
    Quanto ao caso, acho que nomeações de estruturas das instituições só devem ocorrer em casos muito excecionais e quando a pessoa envolvida faz verdadeiramente história no clube. Não gosto de ver os clubes a colarem-se a figuras.

    • AnotherMind
      Posted Setembro 21, 2020 at 9:28 pm

      Tens toda a razão. Segundo o artigo 27 dos estatutos do Clube, podem ser inscritos nos edifícios do Sporting, nomes de figuras representativas, por serviços distintos merecidos. Mas só após aprovação em Assembleia Geral

      • MiguelCosta
        Posted Setembro 21, 2020 at 11:34 pm

        Pelo que li por aí, a academia pertence à SAD. Se é verdade ou não, não sei porque não percebo muito desses assuntos. Mas se for, então os estatutos não cobrem isso. Só cobrem se for do clube.
        O que não deixa de ser uma estupidez eu pagar quotas e depois não ter voto na matéria num assunto que envolve mudar nomes de instalações do clube.

  • Richrad
    Posted Setembro 21, 2020 at 4:39 pm

    Sejamos sinceros.
    Para a realidade futebolística de Cristiano e mesmo a jogar em alto nível até 2022 ( ano de mundial), como jogador muito dificilmente vestirá novamente a camisola do Sporting.
    Pois bem, em inúmeras passadas entrevistas, o próprio Cristiano afirmou a vontade de continuar ligado ao futebol mas de forma diretiva, um pouco como Figo ou João Vieira Pinto, isto é… estar em cargos diretivos e não operacionais como o de treinador de futebol.
    A marca Cristiano não é meramente os direitos de imagem do jogador, longe disso. Tem uma marca de roupa, calçado e perfumes, participações em ginásios e empresas digitais, investimentos em hotéis e restauração e por fim ainda o seu museu.
    Porque não, o Cristiano não poder mesmo investir financeiramente no Sporting? A PUMA em anos passados não o fez, nomeadamente neste caso, na academia?
    Basta fazer o retorno financeiro que tem essa aposta em casos como o do Ajax.

  • Litmanen
    Posted Setembro 21, 2020 at 4:41 pm

    Honestamente acho péssimo.
    Sempre me confessei um admirador do talento e profissionalismo no futebol, de modo que sou um admirador enorme do Cristiano e de muitos outros obviamente, mas isto não faz sentido nenhum.

    Além de ser o tipo de decisão que deve ser tomada pelos sócios do clube, não é uma decisão que digne o Sporting. É certo que o Cristiano é um dos melhores de sempre e isso é motivo de orgulho para a Academia obviamente, mas nem fez mais de 30 jogos pela equipa oficial, assim como não ganhou um único título no clube.

    Nunca fui adepto desta auto-glorificação excessiva do clube pela formação do Cristiano, mas sinceramente acho que isto excede todos os limites e só diminui a instituição.

  • Chico
    Posted Setembro 21, 2020 at 4:43 pm

    Tentativa de fortalecer internacionalmente a marca formação Sporting com vista a criar uma imagem mais atraente aos jovens talentos e que possa gerar vendas mais avultadas. Numa perspetiva comercial entende-se, mas não conseguiria gostar se fosse o meu clube. Nem falo da parte estética, falo de dar o nome da infraestrutura mais icónica do clube a um jogador que deu próximo de zero ao Sporting desportivamente. Se ainda fosse Peyroteo ou Vítor Damas, compreendia-se… Ou no Benfica Eusébio ou Chalana, como homenagem pelo que deram como jogadores e depois como membros do corpo técnico e embaixadores. Quando penso em Ronaldo, não penso no Sporting, penso no Real, United ou Juventus.

    • Antonio Clismo
      Posted Setembro 21, 2020 at 7:42 pm

      Não se sabe até que ponto não possa ter sido pressão do Jorge mendes esta ideia.

      As portas do Benfica parecem fechadas para ele, portanto ele estará a apostar as fichas todas na formação do sporting para os próximos 10 anos.

  • Miguel SADSC
    Posted Setembro 21, 2020 at 5:28 pm

    Nem sou o maior fã do Cristiano mas não me faz grande confusão isto. É só o nome. É a referência da formação do Sporting e é normal que se tente homenagear e capitalizar isso. Para além do mais, para o ano o Sporting deverá equipar de Nike e creio que se vai aproveitar essa ligação com Ronaldo. Não percebo tanta gente ofendida, faz-me zero confusão.

    • Miguel SADSC
      Posted Setembro 21, 2020 at 6:10 pm

      Outra coisa, não elevou o nome do clube quando cá esteve e não é uma lenda por aí mas elevou-o mais fora que qualquer jogador que tenha jogado no Sporting. Quando se pensa em Sporting fora, pensa-se no clube de onde veio Ronaldo.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 21, 2020 at 6:13 pm

      Miguel SADSC,

      Tiraste-me as palavras do teclado ehehe Também não me faz confusão e para quem fala que o Sporting deveria homenagear as lendas do passado, isso já está a ser feito nas sete portas do estádio de Alvalade, onde cada porta terá a homenagem a uma determinada lenda verde e branca (por exemplo, a porta 1 terá a homenagem a Vítor Damas – não o vi jogar, é certo, mas daquilo que já me disseram e jogos antigos que já vi é uma das minhas lendas leoninas preferidas).

      Saudações Leoninas

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Setembro 21, 2020 at 6:09 pm

    Isto só é concebido se tiver sido acordado com o próprio CR.
    Não digo que tenha de ir a aprovação pelos sócios, talvez devesse caso viesse substituir outro nome, mas não vem.
    É questionável no sentido em que o CR não esteve muito tempo no futebol sénior do Sporting. Mas não há dúvida que esteve na formação, pelo que também não vejo problema.
    Penso que pode ser estranho quando um dia o CR seja dirigente do Sporting, mas isso já é outra coisa.

    • Giuseppe F
      Posted Setembro 22, 2020 at 1:53 am

      Para ser sincero acho que o Ronaldo nunca se irá associar a nada do Sporting no futuro. Mas nunca de sabe.

  • salo
    Posted Setembro 21, 2020 at 6:30 pm

    Só falta mesmo o Sporting erguer uma estátua do Ronaldo no estádio Alvalade.

  • Mantorras
    Posted Setembro 21, 2020 at 6:32 pm

    Nunca faria isto, nao porque o Ronaldo nao tenha estatuto para tal, mas porque nada deu verdadeiramente ao Sporting para ter uma academia com o seu nome. Se o Man Utd ou o Real fizessem algo do genero ate entendia, o Sporting nao acho muito apropriado sinceramente.

    Ainda por cima o Ronaldo nao e nenhum Peyroteo :)

  • Andrezinho14
    Posted Setembro 21, 2020 at 7:20 pm

    Povo português é muito bom nisto. Bajulação ou crítica. Sem pontos médios.
    Marketing é nota 10 e eventualmente ajudará a trazer um ou outro zequinha desta vida.

    Não que uma academia precise disto. La Masia ou a academia do Ajax (para mim expoentes maiores) nunca precisaram de se associarem a nomes de jogadores para se valorizarem, nem tão pouco alcochete precisa. Mas vende mais fácil.

    Mas isto realmente é assim meio descabido. Ronaldo vai ser sempre nome maior da academia, mas não vejo a necessidade de o fazer, não vejo necessidade de o ser agora e de o ser do nada e sem sócios à mistura.

    Ainda assim é melhor Academia Cristiano Ronaldo do que Aeroporto Cristiano Ronaldo

  • Fantantonio
    Posted Setembro 21, 2020 at 7:51 pm

    Próxima temporada, rescisão com a Macron e os equipamentos passam a ser da marca CR7.

  • AndreChaves9
    Posted Setembro 21, 2020 at 7:57 pm

    Não há.muito a dizer sobre isto. Com a camisola do Sporting o CR é um jogador igual a centenas que lá passaram mas o clube é tão patético que agarra.se a estas coisas para se tentar promover. Mas pronto ok.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 21, 2020 at 10:07 pm

      Pois.

    • Giuseppe F
      Posted Setembro 22, 2020 at 1:51 am

      Se é igual a centenas que la passaram qual é o mal de ter o nome la? Se fosse estádio Miguel Garcia havia problema era?

      Vamos discutir qual é o clube mais patético é? Mandar pedras aos outros com telhados de vidro pode correr mal depois.

  • dabide23
    Posted Setembro 21, 2020 at 9:28 pm

    em Setúbal havia (ou ainda há) um clube de formação chamado “Os Pelezinho”…

    não sei se alguma vez conseguiu roubar Jogadores ao Vitória só pelo facto do nome ser derivado de um dos maiores Jogadores de todos os tempos.

    é claro que estou a gozar e não tem qualquer tipo de comparação com esta decisão do Sporting.

    decisão essa que me parece ir um bocado a reboque daquilo que têm feito com Cristiano Ronaldo, uma bajulação e adoração um pouco desproporcional, na minha opinião. especialmente quando nunca deu grande coisa ao Clube.

    mas enfim, eles lá saberão!

    e entretanto, o Nacional já veio lançar um Comunicado em que reclamam para si o nome original da Academia… como não amar o Tugão?! ??‍♂️

  • MikA77MiKe
    Posted Setembro 21, 2020 at 10:01 pm

    Só quem não percebe minimamente de marketing pode achar esta decisão ridícula. O único erro que foi cometido foi os sócios não terem sido consultados.

  • Lopes da Silva
    Posted Setembro 21, 2020 at 10:29 pm

    Não vejo onde está o problema sinceramente, nem sei porque é que isto está a fazer espécie a tanta gente. Isto é o nome da Academia, não é o nome do estádio. Ele não é produto da academia? Não fez lá praticamente toda a sua formação? Claro que o estádio não faria sentido, agora a academia? Faz todo o sentido, visto que é o melhor produto a sair de lá. E é uma inspiração para os miúdos que lá jogam.

    Quanto aos comentários “ainda se fosse o Real e o United”… aí nesses é que não faria sentido nenhum, visto que ele não jogou nas academias desses clubes. Nesses merece é uma estátua à porta do estádio.

  • Af2711
    Posted Setembro 21, 2020 at 10:46 pm

    Até acho que não há mal nisso, mas é incrível como para o bem ou para o mal, o tema Ronaldo divide em assuntos tão normais como este.

  • AbreLatas
    Posted Setembro 21, 2020 at 10:48 pm

    Mas o pessoal ou não percebe nada disto ou é contra o Cristiano Ronaldo.

    Achar que é bajulação é só parvo. Isto é uma estratégia inacreditável que tem tudo para dar dinheiro ao clube só por mudar o nome. Todos os miúdos todos querem ser o CR7. Aquela foi a academia que criou o CR7. Isto para além de chamar os meninos tugas (que um dia nao terão o conhecimento do CR7 que a nossa geração tem e vai ser o segundo jogador com mais bolas de ouro), vai chamar muitas oportunidades e parcerias estrangeiras.

    • dabide23
      Posted Setembro 21, 2020 at 11:12 pm

      que pioneiros…

      amanhã o Boavista cria a Academia Bruno Fernandes, o Mónaco a “ Kylian Mbappé Academie” ou o Bryne a “Erling Haaland Treningsstudio”!

      quando há qualidade, o nome é secundário… ponto!

      é bom Marketing, trará notoriedade? sim, é provável…

      será com isto que darão um salto qualitativo? não me parece!

      dá um ar parolo e provinciano? completamente!

      • Giuseppe F
        Posted Setembro 22, 2020 at 1:49 am

        Mas podemos ser provincianos e parolos sff? Deixam-nos? Obrigado desde já.

      • GAS
        Posted Setembro 22, 2020 at 2:13 pm

        Tu está comparado esses grandes jogadores com um dos melhores de todos os tempos? Sério isso? Porque a diferença é abismal entre ambos

    • hortalica
      Posted Setembro 22, 2020 at 8:46 am

      1º Ponto: Se o objectivo é fazer dinheiro porque não se vende o naming da Academia?

      2º Ponto: Em 17 anos fora do clube quantas vezes é que visitou o clube/estádio/academia sem ser para homenagens? Ele nem sequer mostra mínima intenção de voltar ao clube. Que mensagem é que isto passa aos mais jovens? Ele nem 1400 minutos tem com a camisola do SCP e raramente pisou os recintos do clube em 17 anos e não tem intenção de voltar… A meu ver ficava muito mais bem entregue a um jogador como Nani que ao longo da carreira preocupou-se constantemente com o clube, sendo presença assídua no estádio/academia (várias vezes visitou por conta própria para rever pessoas) e abdicou de um salário chorudo em paragens como a Turquia (que desconta bem menos) para voltar ao SCP e quando o SCP quis fazer cortes aceitou de bom grado sair sem compensações. Isto sim é os jogadores que devíamos homenagear. O Ronaldo a única referência que faz ao SCP é em entrevistas a falar do passado, quando perguntam por onde passa o futuro nunca refere que gostaria de acabar a carreira no SCP, isto realmente é muito positivo para o SCP.

      Atenção, eu apoio o Ronaldo mas sei separar bem as coisas. É um exagero homenageá-lo desta maneira (bajulação pura), ele nos últimos 17 anos mostrou uma preocupação quase nula com o clube e nem faz intenção de voltar, porque é que merece esta homenagem? Ele não mantém uma ligação mínima aceitável com o clube para ter o naming da academia, para ser naming da academia tem de ser alguém que tenha mantido um papel mais presente no clube ao longo da sua carreira.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 21, 2020 at 11:15 pm

    O Nacional já tem um Cristiano Ronaldo Campus Futebol, portanto isto viola o registo de marcas, mais uma vez o Sporting armado em esperto, a usar o nome do Ronaldo (até percebo a nivel de marketing) mas em que Ronaldo deu 0 ao Sporting, não se interessa pelo Sporting.. mas pronto o Sporting gosta de se rastejar a certas pessoas/instituições, não é de agora..
    Mas isto não deveria ir a votação dos sócios? pelo menos em relação ao Benfica quando se falou em mudar o nome do estádio falou-se que tinha de ir a votos dos associados..

    • pitico
      Posted Setembro 24, 2020 at 10:27 am

      Ao que consta o Campus Futebol do Nacional não está registado em lado nenhum e por isso não impede que a Academia do Sporting possa ter esse nome. Por outro lado, Cristiano Ronaldo deu a sua autorização para usar o seu nome.
      Por último, não carece de qualquer aprovação dos sócios porque a Academia não pertence ao clube, mas sim à SAD. Quando muito, os acionistas da SAD podem pronunciar-se.
      O que pertence ao Sporting clube é o estádio e assim sim, qualquer alteração necessita de aprovação em assembleia.

  • Marcio Ricardo
    Posted Setembro 22, 2020 at 10:22 am

    Em termos de marketing é ótimo. Se é legal não sei, já que existe outra academia com nome semelhante..

    O que eu sei é que o Sporting não tem referências recentes ( jogadores de futebol ) com história no Sporting suficientes para dar nome ao que quer que seja..

    É preciso recuar muitas décadas para se poder considerar alguém. Peyroteo, os cinco violinos ( já dão nome a torneio ) , talvez Damas não sei .. Desde que me lembro de ver futebol talvez o maior símbolo do Sporting tenha sido Patrício. Depois dele talvez o Oceano. Isso diz bem de como anda o clube. Todos os outros nas últimas décadas ou foram piores jogadores ou passaram pouco tempo no clube para merecer uma homenagem de tal calibre.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Setembro 22, 2020 at 11:54 am

      O
      Sporting tem várias referências modernas. Podem é não ter muitos títulos pelo clube, mas isso é outra questão. Infelizmente parece que sem ter títulos, os próprios adeptos desvalorizam as personagens.

  • Ulisses O.
    Posted Setembro 22, 2020 at 11:18 am

    Diga-se o que se disser, é um boa decisão. Se está ao abrigo dos estatutos ou não, isso já não sei. Mas associar a academia ao nome do melhor jogador do mundo e a um produto da cantera do Sporting é tão óbvio quanto correto. É o marketing que fala, não é o ser bonito, o gostarmos deste tipo de associação ou não. Esta direção tem cometido inúmeros erros e está numa fase em que faça o que fizer será sempre a ser criticada. Ora isso não é justo. Há coisas que também são bem feitas. Neste caso, em termos de marketing, de prestígio, e mesmo em termos comerciais, é uma boa decisão.

  • RSP10
    Posted Setembro 22, 2020 at 12:28 pm

    De todos os jogadores formados em Alcochete, é por Nani que nutro um maior sentimento de admiração.

    É certo que não fez tanto tempo de formação no Sporting como outros, mas entre todos, foi dos que conquistou mais títulos no clube e fora dele, foi Capitão da Selecção na final do Euro após a saída de Cristiano, esteve entre os 23 melhores jogadores do mundo, ganhou Champions, Premier Leagues… e voltou sempre a Alvalade em fases em que o clube não estava no seu melhor, representando sempre o Clube de forma eximia tanto dentro como fora de campo.

    Para mim, é o maior símbolo Sportinguista do novo milênio.

    No entanto, dar o nome de CR à Academia, é uma boa estratégia de Marketing e nome com mais peso, seria impossível de encontrar.

    Apesar disso, enquanto Sportinguista, mete-me impressão a constante dependência do Clube em se associar a Cristiano Ronaldo, ou vice versa.

    Talvez um dia haja uma homenagem justa ao Luis Cunha, espero que sim.

Deixa um comentário