Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Antigo avançado do Liverpool dá sugestão para a próxima Champions se o Coronavírus cancelar esta edição

Boa sugestão?

Stan Collymore, antigo avançado do Liverpool ou Aston Villa e actual comentador, defendeu hoje que caso a Liga dos Campeões seja cancelada a próxima edição deve ter como critério de apuramento o coeficiente, ou seja contar com as 32 equipas com melhor Ranking na UEFA. O Real lidera actualmente, com 134.000 pontos. Já o FC Porto está em 19.º, o Benfica em 20.º e o Sporting em 30.º.

27 Comentários

  • Goncalo Silva
    Posted Março 13, 2020 at 4:54 pm

    Para nós seria muito bom, teríamos 3 equipas na Champions finalmente.

  • Tiago Silva
    Posted Março 13, 2020 at 5:03 pm

    Não concordo, seria injusto para equipas que estiveram muito bem nas ligas domésticas e que merecem a sua oportunidade na Champions. E sendo este modelo a começar a ser o mais usual, como é que se iria mudar alguma coisa já que estariam sempre as mesmas equipas a obter pontos para o ranking?

  • Muska
    Posted Março 13, 2020 at 5:37 pm

    Fazia um sentido danado, teríamos o Besiktas que está em 5º lugar na Liga Turca, o Tottenham 8º classificado, o Lyon 7º classificado, o Arsenal 9º classificado, Atlético 6º classificado, Nápoles 6º classificado, Villarreal 8º classificado, Valencia 7º classificado, Schalke 6º classificado, PSV 4º classificado, Mónaco 9º classificado e Sporting 4º classificado, tudo equipas que não se qualificariam e que à excepção do Atlético nem hipóteses já têm de lá chegar em vez de Atalanta, Getafe/Real Sociedad, Inter, Gladbach, Basaksehir, Marselha, Leicester, Lille/Rennes, AZ, etc etc, equipas que realmente têm feito por lá estar no próximo ano.

  • Daniel Alves
    Posted Março 13, 2020 at 5:56 pm

    Não concordo. Teríamos equipas a meio da tabela a irem à Champions e outras a fazerem excelentes campanhas a ficarem de fora.
    No limite, iam as mesmas que foram este ano.

  • Napoleon
    Posted Março 13, 2020 at 6:08 pm

    Para mim a melhor opção é as competições europeia do próximo ano terem as mesmas equipas que este ano se apuraram para a respectiva competição

  • Barinho
    Posted Março 13, 2020 at 6:26 pm

    Não faz sentido. Se os campeonatos não acabarem ou vao as mesmas equipas deste ano ou então as equipas qualificam-se consoante a atual posição.

    • FutebolPuro
      Posted Março 14, 2020 at 11:04 am

      Eu acho de certa forma apelativa a qualificação com base na atual posição. Levaria a uma lufada de ar fresco na competição. Por exemplo : Lazio , real sociedade , Leicester , Rennes (playoff)…
      Se bem que agora que estive a pesquisar a diferença nem e muita.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 13, 2020 at 6:53 pm

    Sem nexo. Defendo que o princípio mais justo é que só entre o campeão de cada país. O actual ranking é feita à custa de equipas pequenas dos países pequenos que só chegarem à fase de grupos é já um feito.
    Isto até poderia prejudicar este ano o meu Benfica que irá perder o título (é o mais certo) mas para mim é o critério mais justo.
    Defendo que os segundos classificados joguem na Liga Europa.
    Defendo uma terceira competição que una os vencedores das Taças dos países e as equipas que vão do 3º ao 6º classificado de cada país. Esta competição juntaria alguns tubarões e equipas pequenas, criando mais receitas para os clubes mais pequenos da Europa que poderia ir ganhando dinâmica de vitória crescente nestas competições e ir crescendo. Já se sabe que ao crescerem, o céu é o limite.
    Acho que é tempo de defendermos a meritocracia e não tretas de ranking ou ligas fechadas como o calhau da Juve defendeu há dias.
    Futebol é espectacular com competição, com paixão, numa lógica aberta, não com critérios manipulados para os mesmos de sempre vencerem.
    Até acho que esta treta do 3º lugar ir à LC tirou foco das ligas nacionais, onde não importa ser campeão, importa qualificar-se. Isto levou toda a gente a focar-se numa só competição, a LC, e desligar-se da liga.
    O crescimento das equipas deve ser feito por etapas, não faz sentido queimar etapas.
    Se queremos um futebol sustentável é preciso criar essa competitividade natural e restaurar a meritocracia.

    • Miguel Lopes
      Posted Março 13, 2020 at 10:26 pm

      Concordo e com uma distribuição mais equitativa dos valores monetários, para permitir o crescimento de todas as equipas.

    • FutebolPuro
      Posted Março 14, 2020 at 10:57 am

      Também acho esse principio interessante, mas teria de ter sido aplicado a quando a implantação das competições europeias.
      Imagina, nao consigo ver um Man U, um tothenham a levarem de bom grado estarem a competir contra Rio aves ou famalicoes. Essa equipas ja tem um “ego” muito grande, assim como um poder grande sobre a uefa.

      • Joga_Bonito
        Posted Março 14, 2020 at 12:18 pm

        Os pequenos serão sempre à partida mais fáceis para os tubarões, mas creio que este formato aumentaria as suas chances e bem vistas as coisas, todos beneficiariam no sentido que os grandes teriam tanto um formato que encontravam menos equipas difíceis, mas no qual, à semelhança da Taça haveria muito mais chances dos pequenos eliminarem um dos grandes. Os grandes serão sempre favoritos, agora numa competição a eliminar as chances dos pequenos aumentam. A breve trecho, com a dureza e motivação dos pequenos a competição ganharia em interesse por conta disso.

        • FutebolPuro
          Posted Março 14, 2020 at 1:08 pm

          A meteres tubaroes no meio de pequenos peixinhos, as eliminatórias passariam a ser a uma mao? Para dar mais hipóteses a surpresas? Considerarias um sistema tipo liga das nações em que o vencedor da taça liga europa B , passa para a Liga europa A e o vencedor tem entrada direta na Champions?
          Gostava so de perceber mais o teu modelo.

          • Joga_Bonito
            Posted Março 14, 2020 at 2:08 pm

            Eu era mais a favor de uma só mão, quando muito duas. Acho que tornava a terceira competição que referi algo diferente das outras, porque senão tínhamos três competições iguais em formato à LC, porque bem vistas as coisas fazia mais sentido que competições diferentes tivessem modelos diferentes. em essência a LC atribui o título de campeão da Europa, a Liga Europa atribuía um troféu dos segundos melhores de cada liga. Já a terceira competição poderia ser uma espécie de Taça da Europa, seguindo os modelos das Taças dos países.Quando muito defendia jogos a duas mãos, porque há quem argumente com a Libertadores, que historicamente nunca deixou de ter grandes surpresas mesmo com jogos a duas mãos. Mas sou mais a favor de jogos a uma mão, um Rio-Ave vs MUT por exemplo, sendo que os red devils seriam sempre favoritos, daria mais chances ao Rio Ave. Tem de haver diferentes formatos porque são competições com nomenclaturas e propósitos distintos, um dos problemas do actual formato da LC e da LE é que decerto modo ninguém percebe a diferença entre as competições, há uma sobreposição de modelos. A Taça de Portugal é distinta do campeonato e também assim deve ser a LC da LE.

    • AndreChaves9
      Posted Março 14, 2020 at 11:28 am

      Sim claro. Uma equipa nem vai tentar ser campeã se souber que vai a Champions.

      • Joga_Bonito
        Posted Março 14, 2020 at 12:16 pm

        Convém ler com calma antes de vir disparatar. Eu falei das equipas pequenas que nunca têm de ser campeãs, que basta serem 4 º ou 3º classificados de uma liga forte e depois vão à LC em detrimento de campeões da Lituânia ou Chipre por exemplo. Isso perverte o futebol e o sentido do mérito. Por outro lado, medidas que atirem demasiado dinheiro em prol de resultados escassos premeiam a mediocridade e desencorajam a procura de títulos. Veja-se o Benfica, está feliz nestes últimos anos em usar a LC apenas para engolir x milhões da venda de Red Pass e depois é só passar vergonhas a porem miúdos e suplentes na LC para venderem “pérolas”. Isso faz algum sentido? Atirar milhões para isto só encoraja esta lógica, o dinheiro deve vir o máximo possível indexado aos resultados. Sendo assim, só entram os campeões na LC e pronto, acabavam-se com tretas como 4º das Big-5 a entrarem ou usar a LC como carrossel.
        Se os clubes tivessem mais dificuldade em obter dinheiro tornavam-se mais proactivos a tentar obte-lo, isso aumenta a competitividade, este actual modelo só serve para diminuir a competitividade.

  • Nazgul
    Posted Março 14, 2020 at 11:27 am

    Ficavam as 8 equipas que ainda estão em competição este ano e os campeões deste ano + os 2s lugares das respectivas ligas no top10! Depois podíamos fazer uns playoffs porque há equipas repetidas com aquelas do ranking actual!
    Vai ser sempre uma decisão difícil e nunca será uma decisão justa, mas também é só 1 ano e tem de ser para o bem do mundo inteiro!

  • Nazgul
    Posted Março 14, 2020 at 11:43 am

    Por exemplo:
    8 equipas em prova:
    Atlético
    Leipzig
    Psg
    Atalanta
    (Falta jogar os outros 4 mas supor)
    Bayern
    Barca
    Juve
    City

    Top 10 campeonatos:
    Real Sevilha
    Lazio inter
    Marselha Lille
    Dortmund mgladbach
    Liverpool Chelsea
    Porto Benfica
    Zenit Krasnodar
    Brugge gent
    Ajax az
    Shakhtar Dynamo

    Ficamos aqui com 28 equipas ainda faltam 4 para preencher com um playoff consoante por exemplo o ranking de clubes da UEFA ou então escolher o 3 lugar das principais ligas Espanha Inglaterra Alemanha Itália!

  • Af2711
    Posted Março 14, 2020 at 12:10 pm

    Para mim recomeçava a Champions com os 8 dos quartos de final e recomeçava desta forma. Daí na temporada 21-22 retoma ao modelo atual de apuramentos para playoffs e fase de grupos.

    Ou se não, utilizam-se as equipas que estariam se apurando para competições europeias neste momento, com o calendário parado.

  • Tiago87
    Posted Março 14, 2020 at 12:16 pm

    Não vejo um solução que concorde com todas as equipas…na minha opinião..
    Parava tudo…regressavam em Julho…pré época e entre agosto, a outubro terminavz a época desportiva…e passado 2 semanas se iniciava a nova época…acho que é o mais justo

  • Antonio Clismo
    Posted Março 14, 2020 at 1:31 pm

    Se se reduzisse os prémios de participação a 50% no próximo ano as equipas não iriam opor-se tanto, caso não estivessem presentes neste ranking.

    Estamos a falar de uma situação que é única e todos deveriam fazer sacrifícios.

    Reduzir os prémios de participação em 50% ou até mais, poupando esse dinheiro para que se pudesse repor esse dinheiro nas edições seguintes onde a qualificação já se procederia de forma normal, em termos de mérito.

  • Richrad
    Posted Março 14, 2020 at 1:43 pm

    Sem qualquer sentido.
    Ou esta edição cairia por água abaixo penalizando campanhas de PSG, Atlanta ou o Atlético, começando uma nova com o mesmo formato ou então acabaria-se sempre primeiro esta.
    Ficariam as 8 equipas a disputar quartos, meias e a final: tudo isto poderia ser disputado no ínicio da próxima época: ao invés de haver grandes torneiros de pré-época, colocaria-se esta prova, por exemplo se tudo correr bem, em Setembro.
    Em Outubro começaria uma nova edição da Champions e do formato da Champions seguiria também a Liga Europa.
    Acho que primeiro que estas questões logisticas de quando, como e onde se jogará deveram os esforços estarem colocados para a segurança da população, neste caso a UEFA, assegurar todos os atletas e agentes desportivos a não correrem mais riscos.

  • Francisco Torgal
    Posted Março 14, 2020 at 2:20 pm

    Se não vai haver Europeu este ano simplesmente “empurrem” as datas para a frente até termos uma situação segura para jogar. A não ser que isto dure até Setembro.

Deixa um comentário