O destino de Portugal podia ter sido diferente? Ricardo era fraco, em quase todos os jogos cometia 3-4 erros dignos de amador (cada saída aos cruzamentos era meio golo para os adversários), inclusive na final foi o principal responsável pela derrota, como depois voltou a ser na final da Liga Europa pelo Sporting, mas agora nunca se vai saber qual seria o resultado da selecção nacional se a opção de Scolari fosse outra.
Vítor Baía voltou a abordar a polémica ausência dos convocados de Scolari para o Europeu de 2004 em entrevista ao Porto Canal. “Continuo a não saber o motivo e a razão pela qual não fui chamado. Aquele ano foi extraordinário, vencemos tudo, fui considerado o melhor guarda-redes da Europa e nada fazia prever aquele desfecho. Só uma pessoa, que é o Sr. Scolari, sabe e pode partilhar. Quando esteve no meu programa falou em opções e outras coisas… Notou-se que houve interferências externas. Mas não sou pessoa de guardar rancores e ódios. Só sei que eu saí prejudicado, o Scolari saiu prejudicado e a Seleção saiu prejudicada”, afirmou o antigo guarda-redes.


88 Comentários
Judge_Dredd
https://www.youtube.com/watch?v=WnUhqZ0AXcY
Há coisas que nem sempre são o que parecem…
Hugo M
Normalmente não comento mas acho que a reposta é óbvia. Scolari procurava um grupo unido, como uma família. Vítor Baía, por muito boa pessoa que seja, não passa de uma pessoa extremamente conflituosa.
Slayer666
Já agora ele podia aproveitar e explicava o porquê ter sido ele a jogar o mundial de 2002…
Espera, não…pois…não, isso a ele não lhe interessa tornar público…
Vegeta
Isto!
Xyeh
O Baía é um jogador que pela personalidade que tem atrai haters, eu ignoro completamente a personalidade dele, do que vi foi o melhor GR português dos últimos 30 anos, e sim não devia ter ido ao Mundial de 2002 e foi uma das maiores aberrações só superada pela sua não convocação para o Euro 2004 quando vinha de ser considerado o melhor guarda redes da Europa e top 10 mundial, se alguém tem que falar é o Gilberto Madail, fala-se que não foi convocado por testemunhar a favor de Artur Jorge, o Scolari só é culpado de não ser firme e não ceder a pressões externas, o Ricardo não tem culpa de nada, a verdade é que entre Quim, Ricardo e Baía, escolhia o Baía 10 vezes.
Quanto às outras discussões de quem é melhor, basta ver a segurança que Baía transmitia em campo mesmo sofrendo um ou outro golo caricato na sua carreira e não dezenas como querem fazer parecer. O homem continua no top 10 de GR com mais minutos sem sofrer golos, tem uma média de clean sheets impressionante, ganhou o que ganhou, foi considerado o melhor da Europa e mesmo assim há pessoal a dizer que não era tão bom como querem fazer, é obra.
Meu nome é Toni Sylva
Acho que tens a tua resposta na própria pergunta… apesar das estatísticas, há muito muito muito pessoal a desvalorizá-lo. São todos adeptos obnubilados dos rivais?
O VB certamente não foi um cepo, mas beneficiou de circunstâncias muito específicas, únicas quase. Podem-lhe atribuir prémios e títulos, mas não podem obrigar quem via futebol nesses tempos a concordar convos o.
Kafka
As clean sheets e minutos sem sofrer golos foram numa liga menor e num clube que não é top mundial, qual é a parte que ainda não percebeste que clean sheets ao serviço do Porto numa liga menor valem zero…..ainda para mais no caso dele, quando o nível subiu acabaram-se as clean sheets e parecia um aviário com bar aberto para toda a gente
Francisco Ramos
Kafka,
Primeiro. O Porto (tal como o Benfica) pelo seu palmarés e reputação são Top Mundial. Podem é não ter a dimensão ou lucros de outros.
Segundo, a liga menor tanto valoriza um Baía, como um Deco, um Jonas ou um Bruno Fernandes. Ou Oblak, Ederson, Fi Maria, Witsel, Rodrigo, Garay, entre tantos outros que vingaram no país e saíram. E além de criar grandes jogadores, consegue aliar resultados desportivos quer nas camadas jovens, quer a nível sénior.
Terceiro, o que é o nível subir? É que entre quartos de final, meia final e final da Liga dos Campeões, em 5 jogos, Baía fez clean sheet em 4 deles. E no ano anterior, na Taça Uefa nas mesmas eliminatórias fez 2 em 5.
Podes usar os argumentos que quiseres para ter as tuas preferências, não precisas é de desvalorizar as conquistas dos outros para o fazer.
Rui Sousa
Não querendo alimentar muito este tipo de discussões, mas neste blog é MUITO recorrente ver os users a mencionarem (especialmente na altura das convocatórias da Seleção) que quem deve ir é melhor e está em melhor forma. Se houver um craque que está em baixo de forma ou regressado de lesão, então regra geral não deveria ir. Eu concordo com essa filosofia, e nesse sentido não consigo perceber a premissa de tantos users que aqui digam “depois do que fez em 2002, mereceu perder o lugar da Seleção” ou “depois de 2002, devia era ter vergonha de falar nisto”.
Que me digam que ele não merecia ser chamado, e muito menos ser titular, para o Mundial de 2002 eu estou perfeitamente de acordo. Agora dizer que não o merecia pelo que fez no Mundial de 2002 ou por qualquer que fosse a razão é uma opinião que não consigo de todo entender, especialmente tendo em conta que ele era quase unanimemente considerado o melhor GR Português e o GR Português em melhor forma, que é o que a maioria das pessoas pede constantemente. Não percebo porque o Vítor Baía deveria ser excepção….em 2004 pelo menos.
Cumps,
R. Sousa
Judge_Dredd
Se V.Baia era o melhor?
Aberto para discussão até porque Vitor Damas(talvez o mais talentoso de todos) e o Bento(imensamente competitivo) conseguiram otimas carreiras.
Agora colocar Ricardo ou até mesmo Rui Patricio na conversa é uma insanidade.
Ricardo porque é uma mutação Scolari.O jogador não teve culpa, demonstrou sempre uma humildade tremenda mas o mesmo normalmente nunca teve qualidade para ser titular da Selecção(teria sido um otimo suplente).
Em relação a Rui Patricio tem tido um trajecto em crescendo.Falhou imenso e regularmente durante vários anos como titular do SCP.Inclusivé as participações no Euro 2012 e no Mundial 2014(falam do Mundial 2002 do Baia mas o Mundial 2014 do Patricio bate o aos pontos).
A partir de 2016 Patricio dá um salto qualitativo.Passa a ser mais consistente e mais eficiente(aparentemente perdeu algum peso) afastando a imagem de um g-r atabalhoado e descoordenado do inicio de carreira, concluindo com um Euro 2016 muito bom.
No Mundial 2018 voltou a não ser factor
Tem apresentado um rendimento muito consistente desde ai mas ainda assim longe da capacidade de Vitor Baia.
E depois outra coisa que conta a favor do Baia sempre que jogou finais…ganhou apresentando otimo rendimento.
Numa final se tivesse que escolher escolheria V.Baia
Kafka
O Baía se fosse sério vinha era falar do escândalo que foi ter jogado o Mundial 2002, isso é que era de Homem, agora só falar do que lhe interessa demonstra a sua pequenez enquanto Homem
Rui Miguel Ribeiro
Exactamente. A soberba dele parece não ter limites. Enfim, há que aproveitar a janela mediática enquanto dura, o que já não deve ser muito.
Vegeta
Completamente de acordo com os 2.
Joga_Bonito
O Ricardo no Boavista era top, depois acusou a pressão desta questão toda. Foi muito cruel o que se lhe fez, ele pagou por algo que não tinha culpa. Eu sobre isso tenho uma posição clara. Mesmo que JVP ou Baía quisessem inquirir sobre o que se passou e achassem ter o direito a saber o que se passou, era a Madaíl e à FPF que tinham de pedir explicações. Não era a Scolari que na verdade nada decidiu aí. JVP, Baía foram afastados por razões disciplinares, no caso do JVP quem acompanhou a Coreia sabe que a forma como ele foi expulso no jogo decisivo se deveu a tudo o que rodeou a sua postura antes. Já no caso de Baía falou-se que era destabilizador.
Para os mais novos que não seguiram essa questão, aqui vai um resumo sucinto. JVP vinha de fazer uma grande temporada no Sporting, talvez a sua melhor temporada desde os inícios no Benfica. Debatia-se muito se ele devia jogar, porque sendo um 2A isso implicava que ou Rui costa ficasse de fora, a menos que jogasse como duplo pivot e JVP a 2A ou que JVP assumisse a liderança do processo ofensivo e Rui Costa ficasse no banco. Contudo, o Oliveira nunca colocaria Rui Costa no banco, sendo quem era e porque um duplo pivot sem um 10 colocava Portugal como fraco no meio-campo. O debate sobre o sistema que Portugal devia adoptar e se era possível conciliar Rui Costa e JVP dominou toda a imprensa portuguesa nesse mundial. A pressão para colocar o jVP a jogar era enorme e ele deu uma entrevista antes do jogo com a Coreia aonde disse qualquer coisa como “eu mereço jogar e não percebo porque sempre que sai um 11 na imprensa eu estou excluído.” Por outras palavras, deu um ultimato ao Oliveirinha. A partir daí o destino dele estava selado. Se passássemos e ele marcasse era um herói, se perdêssemos e ele fizesse m***** ia ser atacado. No jogo com a Coreia faz uma pranchada sem nexo no meio-campo, é bem expulso e tem a noção que vai ser atacado depois do que disse. Um jogador que se auto-conovoca e exige jogar, fazer isto com o jogo em aberto tem de ser criticado, isto porque ele não é burro, sabe que jogou a cartada dele para fazer pressão. Eu nunca vi o JVP a fazer uma falta daquelas em Portugal, ele fez aquilo porque estava tão obcecado em jogar e em mostrar serviço (consciente que tinha de mostrar muito) que exagerou no “empenho”. O JVP foi afastado porque após aquilo se percebeu que um jogador, por muito bom que seja NUNCA se pode impor publicamente daquela forma ao treinador como ele fez, ele tentou usar a imprensa para coagir o Oliveirinha e enterrou-se no jogo.
O JVP é um dos meus ídolos, mesmo quando foi para o Sporting, mas deve admitir que agiu mal aí. Ele até de certo modo reconhece que terá sido que ditou o seu afastamento, já o disse publicamente.
Então o que se passou com Baía? Creio que após tudo o que se passou na Coreia, se gerou a ideia que era preciso limpar o balneário e o Baía foi um dos acusados de destabilizador. A forma como jogou no Mundial quando devia ter sido o Ricardo a jogar lá, a forma como fez entrevistas antes do mundial para se auto-convocar e jogar, tudo isto pode ter criado a impressão que ele também era destabilizador. A diferença para o caso do JVP é que não houve um episódio tão publico como o do JVP que tornasse claro que ele tinha sobreposto os seus interesses aos da equipa, daí esta questão ser mais contestada que no caso do JVP. Pode ser que Baía e JVP tenham pago pelos pecados de toda a FPF (péssima organização do mundial). Pode ser que não tenham sido os únicos a agir mal, a diferença é que outros quando foram afastados ou não contestaram isso ou auto-afastaram-se renunciando à selecção, evitando o debate eterno do porquê de não serem mais convocados.
Talvez mereçam uma explicação para saberem concretamente o porquê de terem sido afastados, a questão é que Scolari não decidiu coisa nenhuma, isso foi decidido pela Federação e o Scolari acatou a lista “negra” de excluídos que a FPF lhe deu.
De modos que já cansa isto, é FPF que tem de esclarecer isto. Sobretudo poucos falam que o mais vergonhoso disto foi o que se fez ao Ricardo. Super época no Boavista, foi afastado no mundial 2002 depois de ter feito todo o apuramento e acabou a pagar por algo que não tem culpa. A imprensa que tomou as dores de Baía achou que em vez de exigir explicações à FPF tinha de mandar abaixo o Ricardo, perseguindo-o a cada erro ou suposto erro, ao mesmo tempo que passou em claro frangos do Baia em outros momentos. Do que me lembro do Ricardo no Boavista era um excelente GR, depois acusou a perseguição que lhe foi movida. É curioso que os frangos do Baía em Barcelona possam ser perdoados pela pressão que acusou dos milhões que tinha custado, mas ninguém perdoe os frangos do Ricardo que foi vítima de uma perseguição brutal da imprensa que não lhe deu paz enquanto foi número da selecção. Curiosamente o JVP apesar da m**** que fez na Coreia acabou com o tempo a ser mais compreendido, porque nunca andou sempre a perseguir toda a gente para perguntar porque não jogou e até admitiu que provavelmente teria sido pelos erros dele. Baía, cujos motivos da exclusão não eram tão claros, acabou a perder certa razão que pudesse ter com a postura que teve sobre Ricardo.
Baía ou JVP devem ter direito a perguntar se foram excluídos por motivos disciplinares e já agora qual foi o critério e se foi igual para todos. Já me chateia contudo é que se passe a vida com estas campanhas na imprensa, atacando quem não tem culpa (Scolari, Ricardo).
Af2711
Falando em toda a trajetória até a final, acho que não. Ricardo até levou a seleção para a final.
Claro que naquele momento em condições normais seria titular, é muito melhor que o Ricardo. Só o Scolari pode explicar.
Numero 10
Bem, o Baía de repente começou a fazer comichão a muita gente. Era o melhor na altura, logo a seleção saiu prejudicada pelo facto de não convocar o melhor GR disponível, simples.
Foi o melhor GR português que vi jogar, com alguma margem até. (Não conto com Damas e Bento porque nunca os vi jogar.)
Meu nome é Toni Sylva
? Ele não provoca comichão nenhuma se não estiver sempre a aparecer a queixar-se do mesmo.
Melhor em quê? Naquilo que foi preciso o GR da selecção fazer em 2004, seguramente que não era. Talvez tivesse defendido um golo em particular? Talvez sim, talvez não. Também o Ricardo o podia ter defendido se lhe tivesse corrido melhor. O que é certo é que se esse golo tivesse sido defendido, eventualmente íamos a penalties… e aí, como referido, o VB não seria a melhor aposta.
Sombras
Adoro que de súbito o Baía é o Lev Yashin. Nesta altura estava em clara decadência, e não tivesse o melhor central da história do futebol Português à sua frente, juntamente com um dos melhores treinadores da história do futebol, e durante toda a sua carreira uma “máquina” montada para o Porto ganhar títulos, e teria conquistado pouco mais que outros.
Se os títulos valem para tudo então o Victor Valdes ou o Dida são dos melhores GRs da história, ou o Paulo Ferreira é o novo Cafu. Ganhem juízo.
Vegeta
Algumas notas:
1- Sem Ricardo nem a final tinhamos chegado, o Baia defendeu 1 pênalti na seleção em fases finas, é verem quantos defendeu o Ricardo.
2- Como outro user já disse nem o Ricardo era tão mau nem Baia o melhor português.
3- Muitos tem memoria curta mas eu não, pressões externas ??? Portanto Baia refere-se ao mundial 2002 onde teve 2 anos praticamente parado e depois foi titular depois da fase de qualificação ser dividida entre Quim e Ricardo, e ainda deu 3 ou 4 frangos contra os poderosos Estados Unidos e Coreia do Sul.
4- Podia ser superior ao Ricardo, mas como outros jogadores depois do que aconteceu no mundial 2002 nunca mais foi convocado e só tem de aceitar.
5- Unico guarda-redes até hoje a defender com as mãos fora da área não sendo expulso e a tirar a bola 5 metros dentro da baliza e a não ser golo para a outra equipa, aqui sim ele era o melhor, no resto ? O Damas e o Bento mandam um abraço.
Rui Sousa
Não querendo contrapor o que disseste, mas o Damas e o Bento não era GR em 2004, quando efetivamente ele ganhou o prémio da Uefa para melhor GR da Europa. Penso que seria isso que ele estaria a referir (pelo menos nesta parte da entrevista).
Cumps,
R. Sousa
ALmeida694
Concordo com tudo o que disse.
Eu tambem não tenho memoria curta…
Este Baía sempre foi um ressabiado….
Diogo Leal
Esta conversa do Baía já cansa… Quem o ouve falar parece que estamos perante um Oliver Kahn. O Scolari naquela época fez as suas escolhas e podemos dizer que foi muito bem sucedido com as mesmas. Infelizmente para nós não vencemos o Euro naquela final de péssima recordação para todos nós, mas quem é que pode garantir que com o Baía na baliza chegariamos sequer à final? O Ricardo foi muito importante em toda a caminhada até à final, fez defesas incríveis em vários jogos (e nem falo dos penaltys defendidos contra a Inglaterra) e este senhor ainda tem a coragem ao dia de hoje de ter este tipo de discurso, que falta ao respeito ao seleccionador de então e aos colegas que foram convocados?
Quem não se recorda da péssima forma em que se apresentou no Mundial 2002? Ou ele só tem memória seletiva?
E para todos os que aqui atribuem a derrota na final do Euro 2004 ao Ricardo, pergunto: E os avançados que não souberam finalizar, onde estavam? Se bem me recordo não jogamos nadinha na final. A equipa como um todo não jogou nadinha.
Sombras
Mesmo o Oliver Kahn é tão overrated. O que uma boa equipa não faz. Antes do Mundial 2002 até havia muita gente a defender que o titular deveria ser o Lehman, e ter sido o MVP à frente do Ronaldo Fenômeno é até hoje um dos maiores insultos ao futebol.
Pactum Santorum
Viu o Kahn jogar alguma vez? Temporadas completas, viu os jogos todos? Parece-me que não, porque o Oliver Kahn ria-se da sua opinião, tal é a incúria que demonstra.
Dennis Bergkamp
Muito isto. Aliás, dizer que o Kahn é o Baía alemão não é nada descabido, no sentido em que não passaram de GR’s razoáveis mas que devido ao seu carisma foram tornando-se em mais do que aquilo que eram.
Pactum Santorum
Agressividade e liderança nata são muito mais que “carisma”, o que curiosamente é algo que o o povo alemão nem tem. Se calhar não cresceu a ver Oliver Kahn jogar sempre como eu vi… O verdadeiro monstro das balizas.
cards
Merecia a Seleção.
Uma coisa é certa Ricardo errou no golo, mas foi bloqueado por um atacante grego na hora de sair da baliza o que fez com que ficasse a meio.
Mas nunca vi ninguém criticar CR7 pelo falhanço incrívrel, já perto do fim do jogo, onde só com o guarda redes pela frente envia a bola bolo para o Colombo.
Kacal
Sinceramente nunca achei o Baía tanto como faziam, confesso. Em termos de nome e carisma, a sua “aura” era lendário e cresci a ouvir falar dele e vê-lo na Taça UEFA e na Champions em 2002 e 2003, aí esteve muito bem, mas acho que era um GR algo de engate, ou seja, fazia defesas espectaculares e dava nas vistas, mas depois tinha momentos em que comprometia e por vezes não dava a segurança que devia dar. Mas foi um ótimo GR e era superior a Ricardo e naquela altura estava num excelente motivado e super motivado, sendo que tinha a química com Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Maniche e Deco que foram titulares durante quase todo o Euro. Claro que foi incompreensível, mas Ricardo também não era tão mau como faziam dele e se comprometeu na final, também teve mérito em ajudar-nos a chegar lá. Quem sabe o Baía falhava nos penaltis contra a Inglaterra e nem chegávamos à final, isto de supor. Mas sim devia ter sido convocado e não teve lógica e deveu-se a algo pessoal contra ele por parte de Scolari, como é óbvio.
Pactum Santorum
O Vítor Baía era como Nuno Gomes, havia jogos em que o cabelo o preocupava mais que a exibição em si. Logo, ambos fizeram grandes jogos mas também jogos em que ajeitavam o cabelo mais vezes do que tocavam na bola.
Kacal
Talvez Pactum, talvez. Nunca fui o maior fã do GR Vítor Baía, mas do seu carisma e “aura” do nome sem duvida um GR lendário, também nos títulos conquistados, mas vi melhores.
DNowitzki
O Ricardo deu um peru naquele lance, mas, por outro lado, foi decisivo em jogos anteriores, logo isto é conversa para boi dormir.
Baía tenta passar uma imagem de bonzinho, mas está longe de o ser.
Independentemente do frango, dê-se mérito à Grécia, que foi campeã europeia.
O futebol é curioso: quando perdemos inicialmente frente à Grécia, foi porque o Scolari desprezou o núcleo do Porto. Depois, ele colocou-o em campo e não é que voltamos a perder frente à mesma Grécia? Estas coisas são tramadas.
O Baía já teve tempo para fazer as pazes sobretudo consigo mesmo. Nunca houve nem vai haver um levantamento popular por não ter sido convocado. Basta rever como este país viveu aquela competição.
Por últimos, para ser honesto, o Baía deveria ter falado em todas as intervenções externas comandadas por Pinto da Costa.
Rui Sousa
O futebol é curioso, mas parece-me a mim (Portista) que a decisão de mudança apenas beneficiou Portugal. Quem se lembra do futebol paupérrimo que Portugal jogou no ano anterior em amigáveis (que parece que ficou esquecido), enquanto a teimosia do senhor Scolari permaneceu (só cedeu após derrota com Grécia) em colocar o núcleo do Porto, sabe do que se fala. Mais, não se tornou apenas a questão de colocar o núcleo do Porto (veja-se que Paulo Ferreira saiu em detrimento do Miguel ou Simão em detrimento do Ronaldo), mas sim em colocar os melhores jogadores na melhor forma em campo. Obviamente que ter um meio campo que joga junto à dois tem vantagens, e espanta-me a mim é que ele não tenha tentar capitalizar isso antes.
Veja-se a Seleção Espanhola, que criou uma das maiores (se não a maior) dinastia na história da “Fifa”, utilizando como base uma das maiores (se não a maior) equipa de todos os tempos.
Acho se uma Seleção tem bastantes opções de topo em boa forma, se uma determinada combinação de jogadores for mais benéfica pelas rotinas que os jogadores têm, não acho descabido utilizar (assumindo que para tal não tem que haver um decréscimo na qualidade dos jogadores).
E acho isto tanto válido para qualquer clube em Portugal. Apenas falo do exemplo do Porto porque é o que foi falado aqui (aliás, vendo bem também falei no exemplo de Espanha e Barça).
Cumps,
R. Sousa
DNowitzki
Não é isso que está em questão, mas a afirmação do Baía que, embora muito indireta, tem um significado: se a seleção, que chegou à final, foi prejudicada pela sua ausência, isso só pode querer dizer que, com ele a titular, teríamos sido campeões.
Ora, o meu exemplo serve para demonstrar o quê? Vou ser perifrástico: imaginemos que o Scolari era teimoso e não mudava nada. Perdida a final, toda a gente diria que a culpa foi dele por não ter posto o núcleo do Porto (e cito isto porque foi o que se comentou abundantemente na altura; depois da final, alguns enfiaram a viola no saco). Bom, o homem mudou, chegámos à final e perdemos novamente contra os descendentes de Ulisses e Aquiles. E, vamos ser honestos, é verdade que o Ricardo deu um peru, mas tivemos todo o resto do tempo para compensar o erro e fomos totalmente incapazes de o fazer, com aquele estrelato todo. Mas… divago.
Concordo genericamente com o que escreveste, mas o meu ponto não era discutir isso. Espero que me tenha feito entender. Eu também posso dizer que, se o Baía tivesse sido titular, nem sequer à final teríamos chegado, dado que ele era muito pior a defender penaltis e quanto a marcá-los, como o Ricardo fez (as duas coisas)… está quieto.
Não tem lógica nenhuma o que ele disse. Nenhuma. Ainda por cima, atingindo, mais uma vez, de forma desnecessária um ex-colega de profissão que nunca lhe fez mal nenhum e tem culpa 0 no desenrolar dos acontecimentos.
ALmeida694
Amei o seu comentário.
Nem acrescento uma virgula.
O resto é mesmo conversa.
Clap clap
Malloy
Bom , pelos vistos está entrevista demonstra umas das razões de ter sido preterido pelo treinador ; além da óbvia razão de não ter sido nem de perto tao bom como pensava ; o Galrinho e o Damas mandam abraços apertados
Chico
Baía sempre demonstrou ser egocêntrico. Então quando este assunto vem à baila…
Chico
Nem o Ricardo era tão mau quanto dizem, nem o Baía era tão bom quanto fazem parecer.
Vegeta
Isto!
Tiago Peixoto
E tem toda a razão! Vai andar com falsas humildades? Para quê? O Baía era dos melhores, se não mesmo o melhor, guarda-redes do mundo na altura. Aconselho vivamente a quem não se lembra que reveja alguns jogos do Porto de 2003/04, que passaram no canal 11. Tinha uma leitura de jogo, uma segurança, uma concentração fora do comum. Foi escandaloso ter ficado de fora. Não digo que venceríamos o Euro porque é impossível prever o que aconteceria no caminho até à final. Mas que não sofreria aquele golo na final contra a Grécia, não tenho a menor dúvida que não sofreria.
Não acho que ele tenha de esconder a sua opinião sobre isto, especialmente quando quase todo o país pensa o mesmo.
Mantorras
Aquela bola era do Baia, sem duvida :(
Foi a primeira coisa que pensei quando ela entrou…
Kafka
O Mundial 2002 desmentem a tua previsão, já que no Mundial 2002 foi bar aberto com Baía na baliza…
Tiago Peixoto
Foi, 2 anos do Euro e vindo de uma lesão esteve mal. Mas então diz-me lá uma coisa Kafka, tu convocas um jogador para a Seleção pela prestação dele na época da competição, seja Euro ou Mundial (onde foi o melhor GR da Europa) ou pelo que fez em 3 jogos 2 anos antes? Que me digas que não devia ter ido ao Mundial 2002, é uma coisa. Que me digas que não foi ao Euro 2004, depois de vencer a Champions e ser o melhor GR da Europa nesse ano, pelo que fez 2 anos, fico sem resposta realmente.
hferreira
Calma, todo o pais pensa o mesmo, nao e bem assim. Na altura o Ricardo tambem estava em boa forma, e sim, o Baia era o Baia, e provavelmente merecia ser convocado, mas tambem nao diria que nao sofririamos o golo com a Grecia… sabe-se la… ate parece que o Baia era assim tao forte nos cantos…
Tiago Peixoto
Sim, era bastante forte nos cantos.
Valderrama
Baía era sim muito forte nos cantos. Na saída aos cruzamentos não só era muito forte como era melhor que o Ricardo nesse aspecto a léguas
Marcos
Obviamente que devia ter sido titular. Não foi, paciência. Ganhou muito título e ainda hoje deixa muita gente com comichão, como se pode verificar nos comentários deste post.
T. Pinto13
Eu nem sou adepto do FCP mas neste caso nem concordo a 100% é a 300% ou 400% mesmo.
Kafka
Se alguém tem comichão é o Baía que 16 anos depois ainda anda a falar nisto, ainda para mais não tem moral alguma para falar pois 2 anos antes no Mundial 2002 foi escandaloso a forma como foi titular
rfrm29
Nem mais Kafka, 2 anos antes vem de paragem prolongada e é logo titular, ou seja, jogou por estatuto que tinha, tal como foi toda a convocatória, por isso o descalabro que foi. É gostando ou não o Scolari nesse aspecto foi firme
Giuseppe F
Não creio que o Ricardo fosse tão mau como o pintam, acho que devia ter ido ao Euro para o banco do Baía (depois em 2006 já seria titular), foi até um pouco estupidamente ostrascizado pelo Carlos Queirós (passou de titular a não convocado, por muito que ele prefira o Quim, podia continuar a chamar o Ricardo.
Além do mais tenho o Ricardo em excelente consideração, acabou por ser um dos heróis do Boavista campeão (com excelentes campanhas europeiras posteriores) e no Sporting teve boas fases. Mas não era um GR de topo.
O Baía era um GR lenda, uma espécide Oliver Kahn, mas proporcional à relidade do Porto. Esteve em grandes conquistas, mas nunca estava imune a fífias. Dito isto merecia claramente ter sido o titular (talvez o péssimo mundial da Coreia/Japão tenha pesado, mesmo tendo em conta as interferências externas). Scolrai foi mauzão, talvez nos tenha custado o Euro, se bem que Ricardo esteve bem no geral, fora a final.
Pedro Almeida
Fiquei um pouco confuso com a parte do Queiroz, o Ricardo continuou a ir à seleção pelo menos até ao Euro 2008 tendo sido titular na competição( Quim lesionou-se), tendo sido um dos culpados na derrota contra a Alemanha.
Tenho ideia que depois disso Eduardo e Quim passaram a ser as opções nos 2 anos antes do Mundial.
Giuseppe F
Eu explico a parte do Queiroz. O Carlos Queiroz assumiu a seleção e, de imediato, prescindiu do Ricardo (passou a não convocado). Jogou com o Quim e levou logo 6 secos do Brasil num jogo onde o Quim…não esteve particularmente inspirado digamos.
Depois lá teve de arranjar uma alternativa e sacou o Eduardo.
Isto para dizer que, independentemente do Ricardo ter beneficiado da novela do Baía, não teve culpa disso e até acabou por ser injustiçado após o Euro 2008 (que foi aí que o Queiroz assumiu a seleção).
RuiCosta10
Guarda redes mais overrated. Com Jorge Andrade e Ricardo Carvalho à minha frente até eu era o melhor da Europa. Patricio mete-o a um canto.
Se bem que o Ricardo também era bastante mau.
Deco10
Quem me dera a mim ser overrated e ser dos redes com mais títulos da história.
Sombras
Sabes quem também tem muitos títulos? O Victor Valdes, que sempre foi um medíocre.
David
O Valdés está longe de ser medíocre. Até porque um guarda redes medíocre não seria titular de uma das grandes equipas da história do futebol durante largos anos, Inclusivamente, no último ano do Valdés, ele foi decisivo até à lesão que lhe acabou com a carreira. Foi um excelente guarda redes, caso contrário não se teria aguentado no Barcelona durante largos anos.
Francisco Ramos
Primeiro, vou criticar Vítor Baía. Este assunto tem mais de 15 anos, pelo que se não guarda rancor já o devia ter esquecido. Como não o faz, só mostra o contrário o que lhe estraga a imagem que tem junto dos portugueses não portistas e da comunidade futebolística em geral.
Segundo, todos sabemos que antigamente todas as convocatórias tinham um grupo de jogadores convocados por pressões externas. Ainda existem, mas em menor grau. Por alguma razão, um jogador que não tem minutos é convocado com a desculpa de pertencer ao núcleo duro e outro nas mesmas condições não o seja com a justificação de não ter minutos, logo outros merecem mais o lugar. Isto para dizer que Baía não devia ter sido convocado em 2002 (e foi) e devia ter sido em 2004 (e não foi). Se a história podia ter sido diferente? Podia. Mas ninguém sabe o que aconteceria logo não vale a pena continuar a história dos ses.
Terceiro, um jogador avalia-se pelo que faz em campo e pelo palmarés quando comparado com outros jogadores, pelo que posteriormente, é livre de dizer o que pensa desde que justificado coerentemente. Aquilo que Baía fez, foi comparar-se com os outros guarda-redes portugueses (e não mundiais) e dizer que é o melhor. Se é? Talvez sim, talvez não. Mas ele estando no grupo restrito, juntamente com Damas, Bento e, talvez, Patrício, pode afirmar que é ele. Como Patrício, pode dizer que é ele porque sabe que está lá em cima e ajudou a ganhar um Europeu (histórico para Portugal).
Agora o que não podem é desvalorizar aquilo que ele conseguiu para não o acharem o melhor! Conseguem arranjar justificações para dizer que foi outro apenas com base nos seus méritos. Baía ganhou tudo o que havia para ganhar a nível de clubes, chegou a um colosso europeu (e como tantos outros naquela altura, falharam no Barcelona, apesar de ter feito uma boa primeira época) e foi admirado pelos seus pares. Desvalorizar as conquistas do Porto e do jogador para não o acharem o melhor é que não acho correcto.
Saudações desPortistas.
Alex Teixeira
Tudo dito.
Baía esteve mal a remoer novamente este assunto, mas é simples desonestidade intelectual achar que ele não devia ser titular
Meu nome é Toni Sylva
Nenhum dos outros grandes GR portugueses esteve a maior parte da sua carreira numa equipa que, fosse pelos motivos que fosse, tenha proporcionado condições semelhantes. O VB, durante a maior parte dos jogos, teve de fazer muito pouco em comparação com os outros nomes de que se fala.
Independentemente disso, o futebol não é só qualidade individual, é muito um jogo de colectivo, e é bom de ver que em 2004 o VB não era querido do resto dos intervenientes.
Francisco Ramos
Qualquer jogador, por mais qualidade que tenha, também necessita de um jogo colectivo para sobressair.
Por exemplo, Bento nas 20 épocas que faz no Benfica, ele é campeão em 10, ganha 6 taças de Portugal, foi finalista duas vezes da antiga Taça dos Campeões Europeus, finalista de uma Taça Uefa e semi-finalista de uma Taça das Taças. Acha que isso não influencia a opção de olhar para ele de outra forma? Na minha opinião sim. Foi muito bom (segundo dizem) mas também esteve enquadrado num grande contexto.ª
Isto para lhe mostrar que Baía não foi o único enquadrado em grandes equipas, mas tal como muitos outros que passaram nestes clubes nas suas fases dominantes, necessitam de qualidade individual para serem falados ao invés dos segundos. Gostos são gostos e você pode sempre valorizar o seu apenas com adjectivos construtivos sobre o próprio e nunca denegrindo a imagem da pessoa a quem o compara.
Meu nome é Toni Sylva
Tem toda a razão no que diz, mas não como resposta ao que eu disse.
As condições do VB no Porto não se viram em mais lado nenhum nem antes nem depois. Não se trata só de ter estado numa equipa que dominava os jogos todos, trata-se de que havia pouco para fazer a nível de baliza mesmo em comparação com os melhores clubes.
Por outro lado, nem usei adjectivo nenhum, nem o denegri.
Mantorras
Comentario TOP!
RicardoFaria
Subscrevo totalmente Francisco!
Talvez o rancor que o Baía por não ter sido convocado seja semelhante a comichão que ele dá a alguns users aqui no blog.
Saudações DesPortistas!
Ze Manel
Com estas declarações só vem dar razão ao Scolari. Eu também não o convocaria devido às atitudes de vedeta e de desestabilizarão de balneário.
Ryovanni
Quando ele fala de pressões externas, deve estar a referir-se aquando do processo do António Oliveira à Federação, de ter sido uma das testemunhas favoráveis ao ex-selecionador. Mesmo quando o Agostinho Oliveira assumiu, interinamente, a seleção antes antes do Scolari, ele já náo o havia convocado para o amigável contra o Brasil.
Stromp1906
Baía era melhor que Ricardo? De longe! Devia ter sido convocado? Claramente!
Mas porquê insiste em que questionem Scolari pela decisão tomada, quando nunca o fez com Oliveira quando foi ele o beneficiado no mundial 2002?
Quanto a ser o melhor guarda redes português, sendo o próprio a dizê-lo perde automaticamente credibilidade, eu, e a minha opinião é apenas isso, uma opinião, com 46 anos digo que nem no pódio, Damas, Bento e Patrício são / foram superiores.
Mike-UK
E sobre o mundial 2002, não calha ao Vitor ter opinão acerca do que se passou dessa vez?
FRedondo
A opinião dele é fácil de perceber. Em 2002, em 2004, em 2000 ou em 1996 era o melhor guarda redes português de longe e assim sendo faria todo o sentido ser titular. Ou o Ronaldo também não foi titular na fase final da liga das nações mesmo sem ter jogado a fase de grupos? São os melhores. Jogam.
Mike-UK
Em 96, fora de posição, levou o chapéu do Poborski. Portugal foi o único lider da fase de grupos que não chegou às meias finais.
Em 2000, e num post onde o VM fala das más saídas do Ricardo, Baía não se revelou propriamente um ás quando aos 20 minutos de jogo já sofriamos 0-2 com dois golos sofridos de cruzamentos. Foi, sem duvida, importante no jogo contra a Turquia onde defende um penalti com 1-0 no marcador.
Em 2002 não era nem o melhor guarda redes a residir no Porto, quanto mais o melhor guarda redes português, ninguém é o melhor do que quer que seja quando passa um ano parado – correu-lhe mal a ele e a Portugal, tal como correu mal a Neuer e à Alemanha em 2018.
E, já agora, Pinto da Costa, terá opinião sobre este tema?
FRedondo
O teu primeiro parágrafo diz tudo. Não sabes do q falas. O posicionamento do Baía nesse golo é imaculado. É um golaço. Ponto final. Uma mentira não se torna verdade se for dita muitas vezes. Pergunta a alguém q foi guarda redes se o posicionamento dele não é correto. Não ganho nada em defender o Baía. Só não gosto de ver mentiras a serem propagadas. Mas como se este tema do golo do Poborsky não chegasse ainda vais buscar os golos do euro 2000. Colocares em causa a qualidade do baía pelo segundo golo da Inglaterra é duma falta de noção gritante. O primeiro é só o Scholes a aparecer sozinho entre os centrais. Falares do segundo golo é só desonesto da tua parte.
rfrm29
Da mesma maneira que não se entende de como é que um guarda redes faz a fase de qualificação toda, mundial 2002, e Baía vindo de lesão prolongada é titular no Mundial só porque faz 2 boas defesas num amigável contra a China. Coisas que tb só o selecionador nacional da altura o pode justificar.
Valderrama
Aliás para o Mundial 2002?
rfrm29
Ricardo, na altura ainda no Boavistão, e o selecionador era o António Oliveira
Valderrama
Pois, então está enganado, não houve um guarda redes que fez toda a qualificação. O Ricardo fez exactamente metade dos jogos da qualificação, o Quim fez a outra metade, inclusive os dois jogos contra a Holanda. No jogo fora em que ganhámos 0-2 até foi o melhor em campo
Valderrama
Quem foi o guarda redes que fez toda a qualificação para o Euro 2002?
FutebolPuro
Acham que ao dia de hoje o Scolari conseguiria fazer o que fez? Deixar o Rui patrício em casa e trazer o bruno varela ou o Luis Maximiano (falando no valor atual apenas) ?
Parecendo que não hoje em dia a pressão externa devido as redes sociais, jornais eletrônicos…tudo isto e muito maior
Giuseppe F
Isso não é bem verdade. O Ricardo já era internacional e a escolha era sempre entre ele e Baía. É como preterir o Patrício para dar o lugar ao Anthony Lopes (aliás há muita gente que defende isto).
Mike-UK
Uma enorme massa de comentadores aqui do VM achava antes do Euro que Fernando Santos devia fazer isso mesmo, mas com outro nome: deixar Patricio em casa e levar Anthony Lopes.
Depois do euro isso acalmou um pouco.
Depois da rescisão do Patricio então o homem transformou-se aqui no Yashin Português…
Sombras
Não foi da rescisão, foi do Euro. E o Patrício deu um salto qualitativo gigante em 2015/2016, acho que é inquestionável.
André Dias
Também acho que devia ter sido convocado mas é um assunto que já farta. Já lá vão mais de 15 anos, para quem não guarda rancores…
Carol
“Não sou pessoa de guardar rancores e ódios”
Nota-se. Sempre q te fazem uma entrevista lá vens tu falar sobre este tema!
Fora isso, os ses são talvez o menos importante nesta historia. Perdemos porque tinhamos o Ricardo, certo. Mas ninguém sabe se com o Baía teriamos chegado á final, ou se teríamos ganhado esta final. São problemas do futebol.
Outra coisa “Notou-se que houve interferências externas”? Ó Baía não inventes polémicas maiores do que já as há!
Retchie
Revivi através do canal 11 as caminhadas do FCP tanto na Taça UEFA, como na Champions League na Era Mourinho, e não tenho dúvidas em afirmar que o Vítor Baía é de longe o melhor Guarda-Redes português dos últimos 30 anos (não vi Damas, nem Bento, por isso não me atrevo a fazer observações se é ou não o melhor da história do nosso futebol) e naquilo que mais se destacava era, muito de longe, a sua leitura de jogo, concentração e timing das suas saídas. Nos jogos com o Mónaco, Lyon e Man Utd, Vítor Baía tem um conjunto de intervenções absolutamente cruciais para colmatar erros de abordagem que a defesa ia cometendo, nisso era genial. De quando em vez é verdade que podia ficar mal na fotografia em alguma bola ou ressalto no que concerne ao jogo entre postes e aí talvez Patrício seja superior, mas em tudo o resto Vítor Baía era muito superior e então comparado com o Ricardo nem se fala.
Amigos e bola
Foi uma escandaleira ele não ter sido convocado.
Compará-lo ao Ricardo é um ultraje. E o VM tem razão quando diz que o Ricardo era fraco.
Decisão completamente ridícula de um selecionador que consegue a autêntica proeza de, com uma das melhores seleções da Europa, senão a melhor, e a jogar em casa, perder 2x com a banal seleção grega.
Pedro Almeida
Ele foi à final e perdeu no prolongamento. É sempre mais fácil culpar o treinador do que os jogadores mas neste caso a culpa é toda deles que mais podia o Scolari fazer? Entrar em campo e metê-la lá dentro?
w0bbly
A melhor? Hmmm a nossa geração de ouro estava a decair e grande parte do core da selecção era do Porto de Mourinho que nao era muito talentoso mas sim bastante bem trabalhado. Havia selecções nesse Euro bastante melhores que a nossa
Amigos e bola
Deco, Figo, Cristiano Ronaldo, Rui Costa, Ricardo Carvalho, Simão, Pauleta, Maniche, Paulo Ferreira…
Metia respeito.
Dennis Bergkamp
Compara com a seleção francesa que era a melhor em prova e acabou por perder com a Grécia também.
Hugo
Só o Scolari poderá explicar, sem dúvida. Baía vinha de uma vitória na Champions, tendo sido considerado o melhor guarda redes da Europa e é preterido por Ricardo, Quim e Moreira, sendo que nenhum deles, nem de perto nem de longe, ficava perto do nível do Baía. Provavelmente teria sido diferente, mas lá está, nunca se pode afirmar com 100% de certeza