Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barça travado pelo Lyon; Equipa de Anthony Lopes (fez várias boas defesas) mostrou qualidade; Depay e Ndombele destacaram-se; ter Stegen voltou a salvar os catalães (que só sufocaram os franceses na parte final); Suarez esteve desastrado e já vai em mais de 24 horas sem marcar fora na Champions

Resultado perigoso para os blaugrana, que só venceram uma das últimas 5 partidas que realizaram. É verdade que a equipa de Valverde goleou em remates (25 contra 5), mas os franceses só estiveram verdadeiramente incómodos nos últimos 20 minutos, quando o Barça tentou um assalto final em busca da vitória. O Lyon, mesmo sem a sua grande figura (Fékir), conseguiu, durante uma hora, ter bola e chegar ao último terço com qualidade, apresentando uma proposta de jogo arrojada e obrigando ter Stegen a ‘voar’ (o alemão continua a responder a grande nível nas 2/3 vezes que é testado por encontro). Ndombele impôs o seu físico e acrescentou qualidade com bola e Depay assumiu o papel de líder ofensivo, evidenciando que amadureceu muito em França, ao passo que Anthony Lopes negou o tento dos culés em várias ocasiões (muito seguro). Já do lado do Barcelona, Messi foi subindo de produção ao longo do jogo mas a turma de Valverde foi muito prejudicada por um Suárez que voltou a falhar na Champions League: o uruguaio, para além de ter estado mal em vários lances de ataque, foi perdulário e aumentou para 1500 minutos (25 horas) o tempo que leva sem marcar na competição (em Espanha há quem peça que o avançado seja suplente nestes duelos).

Lyon e Barcelona não passaram do nulo no embate da 1.ª mão dos oitavos-de-final da Champions League, deixando tudo para decidir em Camp Nou no dia 13 de março. Com Anthony Lopes e Nélson Semedo a titulares em cada uma das equipas, os franceses (com Ndombele, Aouar, Terrier ou Depay a aproveitarem a ‘montra’) começaram de maneira mais arrojada e só não marcaram graças a um fantástico ter Stegen. Com o passar do tempo os espanhóis foram subindo linhas e só não marcaram pelo misto entre o acerto de Anthony Lopes e o desacerto de Luis Suárez, que voltou a ter uma noite para esquecer na competição.

Quanto à partida, o primeiro a criar perigo foi Ousmane Dembélé, que rematou cruzado mas ao lado da baliza dos locais. Na resposta, ter Stegen brilhou intensamente para manter a sua baliza inviolada: Aouar penetrou pelo centro e atirou para boa defesa do alemão e depois foi Moussa Dembélé a rematar de longe com muita força, desviando o guardião dos culés a bola para a barra. Logo a seguir foi Ousmane Dembélé a tirar Dubois da frente e a isolar-se, mas Anthony Lopes saiu com rapidez e evitou o tento do campeão do mundo, que em cima do descanso atirou de longe a rasar o poste direito do internacional português. O descanso veio com um nulo e no 2.º tempo Depay foi o primeiro a rematar com perigo mas desviado. Pouco depois, Suárez, dentro da área do Lyon, dispôs de espaço mas atrapalhou-se e não superou Anthony Lopes, que defendeu um disparo de Messi à passagem da hora de jogo. Nos derradeiros 20 minutos o Barça encostou os locais às cordas, com a turma de Genesio a defender cada vez mais atrás e os visitantes a disporem de várias chances claras de golo. No entanto, nem Suárez, nem Messi ou Coutinho conseguiram bater Anthony Lopes, sendo o resultado final o 0-0.

XI do Lyon: Anthony Lopes,Dubois, Denayer, Marcelo, Mendy, Aouar, Ndombelé, Terrier, Traoré, Depay, Dembélé.

XI do Barcelona: Ter Stegen, Semedo, Lenglet, Piqué, Alba, Sergi Roberto, Busquets, Rakitic, Messi, Dembélé, Suárez.

VM
Author: VM

36 Comentários

  • Kacal
    Posted Fevereiro 20, 2019 at 2:54 am

    Não acho que seja preocupante, acredito que na 2ª mão vão vencer com maior ou menor dificuldade. Há que dar mérito ao Lyon que é uma excelente equipa, bem orientada e com jovens de talento que entusiasmam, alguns darão o “salto” em breve, já na fase de grupos tinham dado cabo da cabeça ao City, mas na 2ª mão devem ser eliminados e diria até que o Barça goleia no 2º jogo, a ver vamos. Será necessário um Messi ao seu nível e os colegas acompanharem.

  • von_humboldt
    Posted Fevereiro 20, 2019 at 1:09 am

    Quantos jogos ganhou o Barcelona com o Semedo a titular? E dos que ganhou, em quantos ele fez o jogo todo?

    • Senna
      Posted Fevereiro 20, 2019 at 11:25 am

      Quantos ganhou não sei. Só sei que o Semedo tem estado fantástico. Ganhou o lugar ao Roberto. Devia jogar sempre. Seguro a defender. Cada vez melhor a atacar. Se demblélé jogasse do lado direito seriam arrasadores.

      • Oldasity
        Posted Fevereiro 20, 2019 at 9:55 pm

        Se há coisa que estás bem enganado, é que Semedo ganhou o lugar.

        Tem jogado mais tempo que antes, mas não é o titular ainda. Valverde gosta mais de Sergi Roberto, e mal esteja Arthur, provavelmente Semedo encosta, infelizmente. Tenho gostado bastante dele e FELIZMENTE calou-me em relação ao que disse no início da época.

    • E o que temos
      Posted Fevereiro 20, 2019 at 10:51 am

      Portanto o Semedo que tem sido constantemente dos melhores em campo quando joga é a causa do barça nao ganhar ?

  • SenyorPuyol
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:15 pm

    Como assim só sufocamos o Lyon na parte final? Só vi a partir dos 15 minutos, devemos ter sido massacrados nesse tempo inicial! Só assim entendo que se fique com a imagem que durante o resto do jogo só sufocamos o Lyon na parte final…
    Entramos mal na segunda parte, de resto, controlamos o jogo inteiro, sendo que a tal parte final em que sufocámos, nem foi por nada de mais que tenhamos feito, foi o Lyon que se fechou.

    Agora em relação ao jogo, podíamos ficar até amanhã de manhã em França que a bola não ia entrar e o Lyon lá marcaria um ou outro contra-ataque.

    Pouco tenho para analisar tacticamente, durante a primeira parte ganhámos o meio campo, com médios com boa interpretação de espaços e colocados a duas alturas, foi um festival de recuperações e controlo da profundidade, sendo que o Lyon apenas conseguiu aparecer na longa distância, e aí, se temos um dos melhores do mundo, é para alguma coisa. O Stegen também faz parte do Barcelona, se joga bem, é um jogador do Barcelona que está a jogar bem…

    Na segunda parte, ao jogar com Traoré e Depay mais próximos, Genésio conseguiu explorar bem os desequilíbrios das subidas de Alba buscando com os dois jovens as costas de Rakitic. O Lyon ganhou ascendente mas Valverde esteve bem ao baixar Roberto e deixar Busquets a cobrir/apoiar Rakitic. Com a descida de Roberto, desceu também Messi e com o constante perigo que estava a criar, o Lyon não teve outra alternativa para além da dupla linha de 4 com que jogou a última meia hora.

    Agora chega a crítica que evitei dar no jogo contra o Valladolid (onde o ritmo e entrega foram uma vergonha). Hoje confirmara-me que o baixo ritmo na Liga é ponderado para gerir estas datas… No que vi da primeira parte, vi uma intensidade mental fantástica, a que peço aos jogadores do Barcelona!! Não é baixo de forma o que eles estão a passar, é simplesmente uma postura que estão a assumir, uma postura que a mim, me dá vergonha.
    E depois vem um resultado destes, um empate que não se pode considerar, sob qualquer prisma, positivo. Espero que, de uma vez por todas, priorizem a Liga, porque essa é a competição por excelência, é essa que dá ritmo, é essa que nos põe à prova. Não podem jogar em ritmo de cruzeiro durante duas semanas e achar que vai chegar a Champions e mudam o chip com um estalar de dedos… Isso só resulta com o Real Madrid, nós somos o Barcelona, só ganhámos jogando, espero que a equipa se mentalize disso de uma vez por todas.

    Notas:
    – Messi está de volta.
    – Arthur faz falta. Ou pelo menos Aleñá. Hoje gostei dos 3 do meio campo, mas nenhum tem as características de Arthur. Cumpriram a sua função, mas a capacidade de gestão de ritmos e tempos dava muito jeito hoje.
    – Será que é desta que se percebe que Vidal não é preciso para nada? Com um meio campo supostamente desprovido de intensidade, controlaram-se os espaços no meio campo. Agora vão-me dizer que não posso comparar a intensidade de Vidal com mais ninguém… Eu pessoalmente prefiro jogadores que pensam. Hoje só fiquei mais convencido que isso basta.

    – Muitos devem saber que sou um confesso defensor de Valverde. Mas se há coisa que, com o passar do tempo, lhe tenho de criticar, é a falta de coragem para jogar o seu futebol, aquele de Bilbao pelo qual foi contratado. Anda a gerir os jogos para poupar energia para a Champions porque agora há esta palhaçada instalada que só isso interessa… E com isso planeia jogos de controlo em vez de jogos de domínio.
    Jogamos mal? Depende do que se considerar jogar mal. Eu acho que controlar um jogo não é jogar mal. Mas como não jogamos de uma forma em que se tenha a mesma probabilidade de ganhar 3-0 como de perder 2-1, anda-se por aqui a tratar Valverde como se fosse medíocre.
    Valverde, se pudesse falar contigo, dizia-te para jogar como gostas. Não te vão deixar de criticar, já estás marcado, “quando o Barça joga bem, é só pelos jogadores, quando joga mal, é por ti”. Por isso, joga lá como bem te apetece e pára de tentar poupar o teu jogo para uma competição que não se ganha por jogar bem.

  • hugo7
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:41 pm

    Suarez nunca foi um avançado talentoso. Não percebo tanto espanto… em baixo de forma nota-se ainda mais as suas fragilidades técnicas nomeadamente na receção e condução.

  • Senna
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:41 pm

    Eu não vi um Lyon assim tão bom. Foi completamente dominado. Teve ocasião de golo com a defesa de Stegen. Barça teve 8 ou 9. Faltou acerto na finalização. La Palissiano. Em momento algum vi o Lyon por cima do jogo. Suarez não marca, nao assiste e estraga as jogadas. Dembele devia ser mais egoista. Passar a Suarez é perder tempo.

  • E o que temos
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:33 pm

    Ofereço humildemente os meus serviços como 9 para jogar pelo Barça. Tenho experiência de futebol federado nesta mesma posição e das 59 oportunidades criadas pela equipa e por messi de finalização prometo marcar pelo menos uma. Contactem-me por favor

  • AngeloGJ
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:31 pm

    Ver o resumo deste jogo fez me lembrar das grandes equipas de nível europeu que o FCP outrora teve(assim como o Benfica), equipas que num dia sim podiam rivalizar-se contra qualquer adversário e vencer com qualidade, hoje em dia e’ uma lástima ver os jogos dos grandes de forma geral na Europa, ideias de jogo de equipas pequena, enfim espero que a curto prazo os grandes melhorem e muito os seus elencos formando equipas de qualidade alta e acima da média e apresentem ideias de jogo fortes e de grande qualidade…

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 20, 2019 at 9:07 am

      Não têm ambição. Ao menos disputavam o jogo. O lyon ja vai ser eliminado e vai, qual seria o espanto de perder em casa? Ao menos tinham dado espetáculo aos seus adeptos.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:27 pm

    [off topic]
    Não conhecia os relatos da Eleven Sports, hoje um amigo meu teve a gentileza de me mostrar a Champions nesse canal. Sem dúvida que foi uma experiência interessante, mas como eu geralmente gosto bastante dos relatadores/comentadores da RTP1 e da TVI, não se poderia esperar grande euforia da minha parte…mas uma coisa valeu mesmo, mas mesmo muito a pena! Alexandre Afonso! Pouco me importa se é melhor a fazer rádio, ouvir a sua voz e o seu entusiasmo num relato na TV é muito agradável. :)

    • tiagoagm
      Posted Fevereiro 20, 2019 at 11:51 am

      Não aprecio o comentador da TVI. Muito espalhafatoso, faz me recordar o Jorge Perestrelo

    • E o que temos
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:37 pm

      Pergunta séria ? Tu gostas dos comentadores da rtp e tvi ? Eu cada vez que vejo um jogo lá tenho que pôr em mute ou ir ver uma stream inglesa

      • Nome sem Caracteres Ilegais
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:56 pm

        E o que temos
        Para pergunta séria, resposta séria: no geral, gosto, sendo que naturalmente há exceções. Gonçalo Ventura e Alexandre Albuquerque têm o dom de me deixar ainda mais satisfeito por estar a ver um jogo em direto ou então a revê-lo nas gravações. Pedro Henriques tem dias melhores e piores, mas já me fez rir no bom sentido e gosto das expressões fora-da-caixa que às vezes arranja para descrever uma situação. Manuel Fernandes Silva só gostei uma vez, que foi na épica final do Euro 2016, mas pelo menos a RTP não recorre assim tanto a este comentador.

        Já li muitos desses testemunhos a dizer que querem pôr em mute (não só o senhor, vários outros também), mas pessoalmente não tenho a mesma opinião. Hipoteticamente, isso poderá ser porque eu dou mais importância a ouvir uma voz e/ou relato que me “puxe” para o ecrã do que a ouvir descrições elaboradas ou semi-elaboradas de processos técnico-táticos e outras expressões que eu mal percebo. Afinal, sou um espetador de futebol mais casual do que constante. Mas não leve a minha teoria muito a sério, é mais especulação que outra coisa.

  • JDTM
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:25 pm

    Hoje que até gostei da equipa inicial por estar com algum receio do ataque rapido do lyon, mais uma vez demonstra que não tem capacidade para o cargo. Depois de ver que o lyon estava mais preocupado em nao sofrer do que marcar, porque foi tirar o unico agitador que tinha em campo além de messi para queimar mais uma vez o coutinho na esquerda em vez de o por no meio no lugar do s.roberto. Dembele na direita rende muito mais e entende se muito melhor com o semedo. Suarez horrivel. Jogo do barça muito fraco. Estamos a entrar na area adversaria e voltamos para tras para fazer passes para a nossa defesa. Nao temos soluções táticas e o nosso jogo é sempre igual. Se passarmos esta eliminatoria dificilmente passamos dos quartos a jogar assim. E o malcom? Fez algum retiro espiritual ou está só a fazer número? Que desperdicio. Vejo os jogos do barça há muitos anos, mas este custou me particularmente por ver um treinador apático e com substituições automaticas.

  • Coopers
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:23 pm

    A meu ver no jogo anterior nem bola conseguiram ter, este jogo no que diz respeito a empenho foi já um pouco do que é o Barça.
    Hoje a equipa até jogou e criou chances de golo, mas andam em modo poucos golos.
    O Suarez últimamente é para esquecer. Mas não acho que a notícia seja o que se passou em campo, pouco dominou o Lyon. São opiniões, a verdade é que faltou golo, e já andam nisto há uns jogos.

  • Pulga
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:17 pm

    Mau demais. O Suarez…

    O Valverde tem o mérito de rebentar o Messi em fevereiro. Um jogador que está há 5 meses a carregar a equipa não pode chegar a esta altura bem fisicamente.

    Dembele na direita invés da esquerda resolvia automaticamente dois problemas: o Semedo ganhava um colega com que se associar e o Alba tinha o corredor inteiro para fazer aquilo que melhor faz.

    A organização ofensivamente do Barça é do mais previsivel que há por aí.

    Semedo, Pique e Stegen impecaveis.

    O Sergi Roberto está na fase que ou dá o salto qualitativo ou não passa disto. E o nivel que tem apresentado esta época não lhe pode dar o direito de ser titular no Barcelona.

    Já disse que o Suarez não acerta uma?

  • hugo7
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:12 pm

    Volto a dizer que a Liga francesa não é frágil como querem fazer parecer. O PSG é que tem uma equipa quase de batota! Neymar, Mbappe, Cavani é um trio do outro mundo. Mais Di Maria, Verrati entre outros!
    Vejam que desde que Neymar se lesionou, o PSG tem mais dificuldades em ganhar. Só prova que aquele trio é “batota” e que o nível da Liga francesa não é assim tão mau. Tem equipas de muita qualidade, jovens, com talento físico e técnico para dar e vender.

    • Kacal
      Posted Fevereiro 20, 2019 at 2:57 am

      Concordo totalmente, hugo. Já aqui tinha dito que a Ligue 1 é uma liga competitiva. O PSG é que está acima da concorrência, mas não faz do campeonato mau, longe disso.

    • E o que temos
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:34 pm

      Também concordo que a liga francesa não é nada fraca e confesso que me dá um gosto especial ver principalmente as equipas inglesas serem arrumadas com francesas devido ao ego dos seus adeptos

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:12 pm

    Suarez está numa forma a fazer lembrar o Seferovic com RV, em que cada bola dada era uma bola perdida!
    Com é que se pode jogar com Messi e fazer esta miséria? Seferovic apesar de ser um tronco, consegue com JF marcar. Suarez não marca com alguém como Messi a apoiá-lo? Até eu era Bota de Oura com Messi a me apoiar…

  • Kafka
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:08 pm

    O Barça pouco joga é um facto…agora também se jogasse muito ia dar ao mesmo, visto que joga com apenas 10 e os adversários com 12, pois tudo o que chega aos pés do Suarez é imediatamente destruído por este individuo, chega a ser desesperante estar a ver o jogo e já saber de antemão que se a bola for para o Suarez, o lance vai ser de imediato destruído

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:08 pm

    Um jogador de 140M no banco é complicado. Ainda assim, a capacidade de Dembelé, que também custou perto disso, no 1×1 é brutal (top-3 nesse aspecto) e percebe-se a escolha num jogo fora. Na 2.ª mão acho que podem jogar os 4 diabos na frente, mesmo que não tenha sido esse o procedimento de Valverde até agora.

  • Gunnerz
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:04 pm

    Já passa das 22, o Suarez ainda está em campo a estragar as jogadas ou já foi para o banho?

    • Oldasity
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:25 pm

      Antes ainda o defendia, mas agora está a ficar mais difícil. Estraga jogadas, pouca qualidade dá na construção, poucos golos e agora até na garra e luta se vê muito pouco Suárez.

      Não ando a gostar de Coutinho, mas gostava de experimentar um ataque super móvel com Coutinho – Messi – Dembelé.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:03 pm

    Suárez só estraga os ataques, pouco ou nada constrói. É mais um obstáculo do que outra coisa qualquer.

    O Barcelona está a jogar uma miséria. A continuar assim, prevejo uma saída próxima da LC.

    • Apessoa
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:19 pm

      Imagino o que seria se em vez do Coutinho tivessem comprado o Firmino. Incrível como não sabe jogar mal. Não retirando mérito ao grande jogador que é o Coutinho.

Deixa um comentário