Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Batman VS Super-Homem

Qual a relação destas personagens com um blog de futebol? Passo a explicar.

O Super-homem como todos sabemos é um extraterrestre, em que o conhecemos apenas com uma fraqueza, a famosa pedra Kryptonite. O Batman é um rapaz como nós, meros humanos. Talvez excepto pelos infindáveis euros/dólares/liras (seja o local onde estiveres a ler isto) na conta que lhe permite ter ou criar um armazém de armas para lutar contra o mal existente no nosso planeta terra (às vezes até fora dele). Ambos são membros da liga da justiça, no entanto a liderança desse grupo não está destinada ao ser mais forte. Essa posição pertence a Batman, talvez devido às ausências súbitas por parte do Messi de parte em parte, perdão Super-Homem, que permitem a Ronaldo, perdão Batman, ter “tempo de antena” durante essas ausências. Ora como podemos transpor isto para o futebol, entre Messi & Cristiano Ronaldo?

Lionel Messi, é capaz de ser ‘O’ melhor jogador da história de futebol (pessoalmente não gosto desta discussão porque o futebol muda bastante consoante os anos). É um atacante, um Nº10, um médio-centro. Não raras as vezes foi o melhor marcador da La Liga, o melhor assistente e/ou quem mais jogadas criou ao mesmo tempo numa só temporada. Passe o exagero, ou talvez não, mas se colocarmos o Messi a lateral esquerdo não seria ele o melhor lateral esquerdo do Mundo? Afinal de contas, até ao que lhe podemos apontar como fraqueza, o seu tamanho, o homem aguenta cargas como ninguém. Muito frequente levar, levar e levar e continuar sempre em pé ou na luta;

Cristiano Ronaldo, aquele que dizem que é só trabalho e um pouco de talento. Ora, isso talvez seja o maior disparate que se possa dizer. Que o homem perdeu a essência do seu jogo muito cedo? Certo. Que sempre apresentou lacunas na receção de bola? Certo. Mas alguém que faz o que ele faz não pode ser considerado só trabalho. Isso dá a ideia de que qualquer um de nós o consegue fazer, e venho com muita pena anunciar que isso é falso. Ambos são predestinados. Goste-se do seu futebol ou não, independente de jogar contra San Marino ou Malta, de ser arrogante ou de se mandar ao chão a toda a hora, o homem marcou golos a todos e de todos os feitios. Não raras as vezes se vê nesta caixa de comentários a dizer que só marca golos de encostar ou contra equipas fracas. Ora, se isso é verdade, porque só ele o faz? Se é assim tão fácil de replicar… Não confundir a falta de elegância, classe ou mística, com falta de qualidade da parte de Cristiano Ronaldo para lhe retirar um lugar no pódio (infelizmente só não tem capacidade para perceber que já não detém certas qualidades).

Todos nós sabemos quem ganha esta guerra. No entanto, há batalhas na guerra. E de vez em quando, o Batman deu um ar da sua graça e arrebatou 1 batalha ou 5. No entanto, o Super-Homem é eterno e venceu mais batalhas acabando por ganhar a guerra… E ao dia de hoje, com Batman já em descanso das guerras, ele ainda continua por lá. Talvez mais um ano, ou dois. Nunca se sabe com Lionel, perdão Super-Homem. Já muito foi escrito sobre Messi e/ou Ronaldo, portanto nada disto é novidade para vocês. O meu ponto é mostrar que não vamos ter isto para sempre (de facto, já só temos Messi a espalhar o seu perfume). Resta-nos agradecer pelo ser humano Cristiano Ronaldo ter dado uma excelente réplica ao extraterrestre Lionel Messi. Vamos poder dizer que vimos estes dois monstros ao mesmo tempo. Que um elevou o outro. Perder tempo a destilar ódio ou teorias da conspiração é não apreciar o que temos (ou tivemos) à nossa frente durante muitos anos. Não se esqueçam! Somos privilegiados, não vale a pena estragar o que de bom o futebol nos dá! Quantos de nós podem dizer que vimos bugs no mundo do futebol? Que vimos Tsigalko ou Tó Madeira em pele e osso (referência para os fortes)? Que os vimos ao vivo e a cores e não no Youtube? Todos nós temos gostos diferentes (e ainda bem), mas não é preciso denegrir um para valorizar o outro. Para voltarmos a ver um duelo destes (se é que vamos ver?), quem serão os seus discípulos? Kylian Mbappé vs Erling Haaland? Ou irão entrar outros elementos nesta luta?

Visão do Leitor: Pedro Roque

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

24 Comentários

  • RMRNeves
    Posted Dezembro 4, 2021 at 1:57 pm

    Obrigado pelo texto, alguém que me entenda!!

    • Nedved.5
      Posted Dezembro 4, 2021 at 3:33 pm

      De nada. Também gostava de ter mais pessoas para “discutir” futebol desta maneira. Mas este tema, especialmente, deixa o ser humano doido da cabeça.

  • Nickles
    Posted Dezembro 4, 2021 at 1:57 pm

    Ora aqui está uma comparação muito pertinente, mas não pelas justificações dadas.
    O Batman realmente “vence” algumas batalhas, mas só porque os roteiristas assim o querem. É o chamado “Batman com preparação”, e a preparação nada mais é que Gadgets ou situações tiradas do bolso de quem escreve o roteiro, para os comic books não terem apenas uma página. São as famosas ajudas externas (coincidência?!?!).
    Maaaiiiiiis… basta o Super-Homem, que tem uma velocidade equiparada á do Flash (que já ultrapassou a velocidade da luz), apenas ir em direção ao Batman que o desfaz completamente. Isto antes do Batman conseguir sequer terminar um piscar de olhos.

    Aliás uma série bem mais, vamos dizer assim, realista é “The Boys” onde obviamente ninguém se mete com o Homelander (o equivalente ao Super-Homem) pois sabem que é impossível derrotá-lo no 1 V 1, ou no 2 V 1, ou no 100 V 1 ou nos quantosqueres V 1.

    É por estes motivos (e outros) que isto chama-se ficção. E realmente é verdade, só na ficção é possível o Messi ter apenas mais duas bolas de ouro que o Cristiano.

    • Nedved.5
      Posted Dezembro 4, 2021 at 3:28 pm

      Quantosqueres vs 1 é muito bom ahahaha.

      Mas o meu ponto não era tocar na banda desenhada (que sei muito pouco) mas mostrar que tanto o Ronaldo merece mais respeito (independente de como as ganhou) como mostrar que o Messi ganha as bolas de ouro que quiser. Passe o hiperbolismo…

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 4, 2021 at 1:53 pm

    Boa analogia e está explicado o porquê de gostar mais do Ronaldo.. em termos de super-heróis Batman está a frente de todos ahah

    • Nedved.5
      Posted Dezembro 4, 2021 at 3:30 pm

      Passei de apoiar o Ronaldo (na verdade nunca gostei muito dele) para apreciar o Messi ao longo dos anos.

      Prefiro o futebol do Messi agora, mais n.10 e passes a rasgar do que quando o Ronaldo lutava com ele baseado nas correrias e estoiros!!

  • Antonio Fauco
    Posted Dezembro 4, 2021 at 1:52 pm

    “se isso é verdade, porque só ele o faz”?

    Acho que esse é um dos principais argumentos contra Ronaldo. Na verdade, não é só ele que o faz. Só a título de exemplo, Suárez e Lewandowski foram e são, respetivamente, excelentes goleadores (muitas vezes com números (e assistências) superiores ao português). Mbappe e Haaland, provavelmente, vão assumir-se como as referências de golos no futuro e talvez (especialmente Haaland), dependendo de movimentos de carreira, ultrapassem vários records atuais.

    No entanto, durante este tempo todo não acho que exista ninguém (e continuam a não existir perspetivas) que se consiga assemelhar a Messi. Não existe ninguém que esteja, simultaneamente, na discussão para melhor finalizador, melhor assistente, melhor criador, melhor ameaça de fora de área, melhor driblador, melhor batedor de livres (e podia continuar…).

    • Yeti Cool Brother
      Posted Dezembro 4, 2021 at 4:04 pm

      Brincalhão. O Ronaldo entre 2011 e 2016 marcou 365 golos em 364 jogos. Só para dar um pouco de contexto, o Thierry Henry marcou 360 golos na carreira toda. E nem sei se se pode considerar que essa época foi o auge do Ronaldo, alguns dirão que foram os últimos anos de Manchester United, depende do gosto de cada um, e do que cada um dá mais valor no jogo.
      Até podes não pôr o Ronaldo ao nível do Messi, compreendo embora não concorde, mas não precisas de o desvalorizar a ponto de dizer que os outros também o fazem com a mesma frequência, e que o argumento é infundado. O lewa tem tido sim algumas épocas de nível semelhante, tal como o Suarez teve, mas nenhum teve a preponderância e longevidade que o Ronaldo teve/tem.

      • Kacal
        Posted Dezembro 4, 2021 at 5:08 pm

        Subscrevo Yeti Cool Brother. Aliás acho graça a alguns users que estão claramente a aproveitar-se do CR atual com 36 anos para fazer de conta que o CR do seu auge de 2008 a 2014 não existiu e sempre foi apenas um goleador.

        • Yeti Cool Brother
          Posted Dezembro 4, 2021 at 10:06 pm

          Eu já desisti de tentar discutir isto aqui, só comento a espaços. A minha opinião não está acima de nenhuma outra que por aqui apareça, mas há imensas pessoas aqui que, por não quererem assumir que uma opinião contrária pode ter algum fundamento de verdade, simplesmente se recusam a tentar sequer compreendê-la. Aquele complexo de “eu tenho a certeza que tenho razão, o que os outros dizem não me interessa”. Epá tudo bem, levem a taça. Eu só acho que, mais do que tentar decidir quem tem razão numa discussão ou debate, deve-se tentar aprender algo com o que os outros têm para dizer, e isto é válido para muitas outras coisas, não só para o futebol. Eu, por exemplo, já choquei aqui com o Kafka, mas não tenho problema nenhum em admitir que já li comentários dele no passado onde descobri ou aprendi algo que não sabia, sobre futebol ou outro desporto.

          Mas relativamente ao futebol, e a esta discussão fútil de quem é melhor, ou porque é que é melhor. Dizem que os golos não interessam ou não deviam interessar para a bola de ouro, por já existir um prémio para isso – o que nem sequer é verdade, não existe um prémio para o melhor marcador do ano ou época, existe sim para o melhor marcador das ligas -, mas depois usam esses mesmos números para tentar justificar as suas posições ou preferências. Se entrarmos por esse prisma, se o número de golos não tem assim tanta importância para a discussão de quem é melhor (a não ser quando convém), como é que é estamos a comparar o Suarez ao Ronaldo? Não me interpretem mal, o Suarez é um excelente jogador, lembro-me de ver em direto um poker que marcou na Premier League onde todos foram golaços, sempre me encheu as medidas, mas as performances do Ronaldo na Premier League entre 2006 e 2009 eram absolutamente estratosféricas, só alguém muito desonesto é que pode dizer o contrário. Ou alguém que não acompanhou. Claro que também tinha jogos maus, todos têm, mas tinha um nível absolutamente brutal, desequilibrava com corridas, dribles, bolas paradas, passes em profundidade, tinha um arsenal como muito poucos tiveram na história do futebol. Muita gente esquece-se que o Ronaldo, antes da sua melhor fase no Manchester United (entre 2006 e 2009), chegou a bater os cantos.

          No Real, o seu jogo foi gradualmente mudando, mas até 2014 continuou sempre a nível de melhor ou segundo melhor do mundo por larga margem. Em 2012 foi absolutamente fantástico, foi decisivo na conquista da liga ao marcar 46 golos, um deles o golo da vitória contra o Barcelona, que matou por completo as expectativas de revalidarem a La Liga. Na Champions ficou-se pela meia-final, tal como no europeu. Sei bem que os ses não contam para nada, mas se o Real e a seleção tivessem passado o Bayern e a Espanha nos penalties, e consequentemente ganho as finais, 2012 seria sem sombra de dúvidas a melhor época de sempre do Ronaldo. Quem é que ganhou a bola de ouro nesse ano? O Messi, porque, pasme-se, foi quem marcou mais golos (aquela estatística que não devia contar para a bola de ouro).

          E o mesmo é válido para 2014, se o Messi tem ganho aquela final do Mundial, o Ronaldo coitadinho, nem cheirava a bola de ouro. A diferença entre os dois, na altura, não é tão grande como muitos gostam de apregoar por aqui, embora eu ache que o Messi sempre teve muito mais magia nos pés.

          Voltando aos números, há algo que é constantemente desvalorizado nestas discussões, que é o contexto dos números, e isto é válido tanto para quem defende o Ronaldo como para quem defende o Messi (ou o Suarez, o Lewandoski e quem mais quiserem). Em que partidas marcaram? Que troféus ganharam? Quantos golos foram numa posição em que a equipa estava a perder ou empatada? Enfim, o que não falta são factores para se analisar os números.

          Os factos, as estatísticas por si só contam uma história, mas não contam a história toda. Quando se juntam dois ou mais factos, o que advém daí é sempre interpretação. A Era Progressista no princípio do séc. XX ficou marcada pela Ciência acima da Religião, a importância dos factos, do realismo, da objetividade. Também nesta altura surgiu a psicologia e a psicoanálise, com Freud a ter um papel fundamental na investigação da consciência humana. Isto para dizer que todos os seres humanos têm uma coisa chamada Super-Ego, do qual não se conseguem separar, o qual não conseguem calar. Este super-ego dificulta e muito que uma observação seja 100% objetiva. Repito, os factos contam uma história, mas não contam a história toda.

          E sim, o texto já vai longo e sei que, para muitos, isto não passa de blá blá blá, mas isto é tão e somente um desabafo da minha parte, algo em que eu genuinamente acredito, que a subjetividade inerente ao ser humano o impossibilita de ser 100% objetivo. Para estas discussões sobre quem é melhor, a subjetividade e os factos andam de mãos dadas e não podia ser de outra forma, o futebol é um jogo, não é matemática.

          • NR7
            Posted Dezembro 5, 2021 at 1:31 pm

            Quero apenas salientar que este foi dos melhores comentários que já li sobre o assunto! Excelente.

          • Kacal
            Posted Dezembro 5, 2021 at 12:01 am

            Yeti Cool Brother posso-te garantir que li o teu comentário todo e achei interessante, dos melhores que já vi sobre este assunto senão o melhor, inclusive com os complementos que fizeste sobre o ser humano. Não poderia acrescentar nada mais de relevo portanto digo apenas que concordo totalmente e subscrevo cada letra do que disseste.

            Mas sim infelizmente por aqui há users que sei para mim quais são de cabeça mas não vou referir nomes que têm o ego alto e na cabeça deles têm o dom da verdade absoluta e o que dizem é lei, depois ridicularizam opiniões contrárias e por vezes até respondem a contrariar como se tivessemos a dizer algum disparate pegando num pormenor mesquinho só para dizer que sabem muito, etc, etc. Detesto debater com pessoas assim porque eu considero-me um tipo simples que debate numa boa e com toda a gente desde que respeitem a minha opinião e troquemos argumentos de forma saudável e sim já li comentários aqui que aprendi bastante e sou muito mais conhecedor agora do que era quando comecei a ser assiduo aqui devido às pessoas que aqui comentam e me fazem aprender com o que comentam.

            Mesmo os users que referi acima por mais que deteste debater com eles sei admitir que fazem comentários bons por vezes e com os quais aprendo tal como tu referiste, mas de resto debater com eles é caso perdido e até prejudica ao ambiente do blog, a meu ver. Mas é apenas e só a minha opinião.

            Enfim tal e qual o disseste, subscrevo tudo! E não tenhas problemas em dizer o que te vai na alma, é bem-vindo!

    • Kacal
      Posted Dezembro 4, 2021 at 4:03 pm

      Isso não é verdade, o problema é as pessoas terem memória curta! Se excluirmos as passagens por Juve e Man Utd em que ele tinha 33, 34, 35 e 36 anos de resto onde é que Lewa e Suárez têm números ao nível dele no auge?

      Suárez a melhor época que fez foi no Barça em 2015/2016 com 59 golos mas de resto nunca passou dos 37 golos e isso foi numa época, depois o resto é 31 para baixo isto falando nas Ligas de topo.

      Já Lewandowski tirando os últimos 3 anos nunca passou dos 43 golos.

      CR de 2010 a 2016 teve 6 anos a marcar 51 golos ou mais tendo em 2 desses anos atingido a marca dos 60 golos.

      Na Champions então nem vale a pena falar.

      E vamos comparar o que CR dava ao jogo no seu auge em termos de desequilibrio com os dois?

      • Antonio Fauco
        Posted Dezembro 4, 2021 at 4:50 pm

        E deixa-me só acrescentar que acho curioso dizeres que as pessoas têm memória curta quando para ti o vencedor da Bola de Ouro 2021 devia ser o Lewy (porque razão acharás isso…) quando até Setembro a diferença de números entre Messi e Lewy (no post do blog sobre isso) era o que era. Ou seja, O que interessa em 10 meses de votação não são os 9 primeiros, mas sim o último mês.
        Argumentação genial.

      • Antonio Fauco
        Posted Dezembro 4, 2021 at 4:47 pm

        Contigo não comparo nada que os teus comentários em relação ao Ronaldo, por mais que tentes ser neutro, são das coisas mais delirantes que li.

        Mas aproveito para explicar algo em relação a este comentário porque pelos vistos há muita gente aqui com problemas de interpretação e muito inseguros (percebe-se o porquê de defenderem a personalidade de Ronaldo, até):
        – 1ª mensagem-chave: Ronaldo é um excelente goleador e vai ser recordado como tal. A questão é que excelentes goleadores parece-me que no futuro continuarão a existir vários (e, mais uma vez, pesquisem os números absurdos do Haaland [em equipas bem mais pequenas que United, Real Madrid ou Barcelona] e conseguem imaginar que numa equipa de topo pode alcançar números ridículos]).

        – 2ª mensagem-chave a que ninguém ainda me deu resposta (o que só vem dar força ao meu argumento): não há nenhum outro jogador que esteja na discussão de melhor jogador (de sempre, até) na grande maioria de todas as categorias atacantes.

        • Kacal
          Posted Dezembro 4, 2021 at 5:04 pm

          Uau por essa primeira frase falas como se tivesse falado muitas vezes contigo mas eu pelo teu nick nem faço ideia quem serás, confesso.

          Depois a tua memória curta vem do facto de tu achares que o CR foi apenas um excelente goleador. Ele é um excelente goleador atualmente. No seu auge além de ser um goleador estratosférico jogando a extremo ele também desequilibrava, simples. Nunca na vida um Suárez ou Lewandowski comparando os auges acrescentaram ou acrescentam o mesmo que o CR no seu auge e nem assim conseguiam ter números iguais. CR no seu auge foi um dos melhores de sempre e claramente diferenciado. Deixo aqui uma aposta, o CR do seu auge a jogar no Bayern atual batia os números de Lewa fácil, esta frase é um “se” admito mas tenho total convicção disso.

          Depois vens falar de Bola de Ouro e blá, blá, blá porque perdeste os argumentos, essa tua argumentação é que é genial. Eu acho que Lewa devia vencer porque fez por isso e falo apenas por ele, não tem nada a ver com o CR. Mas também referi sempre que o Messi vencer não ficava nada mal e dei-lhe os parabéns.

          • Antonio Fauco
            Posted Dezembro 4, 2021 at 5:18 pm

            “A tua argumentação é que é genial”.
            ” Acho que Lewy devia vencer porque fez por isso”.

            Argumentação genial, mesmo.

            • Kacal
              Posted Dezembro 4, 2021 at 5:59 pm

              Cá para mim és uma variante (citando Marvel) dos SdC do VM portanto nem vou dar muita conversa. O que ele fez está à vista de todos assim como Messi, mas para mim Lewa foi mais consistente o ano de 2021 todo, mas enfim.

              • NR7
                Posted Dezembro 5, 2021 at 1:35 am

                Essa dos “SdC” é qualquer coisa. Mais parecem as variantes é da “pandemia”, que passado algum tempo aparece uma nova. É o mesmo com aqueles que parece que começaram a ver o Ronaldo a jogar há 4 ou 5 anos, apenas.

                Sinceramente, é como dizes…não vale a pena dar muita conversa, porque é sempre a bater na mesma tecla. Enquanto batem na mesma tecla, o Ronaldo marca mais um golo. Gostava genuinamente de perceber o porquê de dizerem as coisas que dizem sobre um dos melhores jogadores de sempre, que ainda por cima “calha” de ser português (e, também importante no caso de sportinguistas como eu, formado no próprio Sporting).

                • Kacal
                  Posted Dezembro 5, 2021 at 8:06 pm

                  Certo NR7 mas olha que a pandemia trouxe muitos problemas a certas pessoas psicologicamente e por vezes as pessoas podem andar mais frustradas e aborrecidos é compreensível, mas não lhes dá o direito de descarregar nos outros e serem tão mesquinhos e rudes.

                  Depois há essa parte de baterem na mesma tecla até passar a ser verdade, o problema é que não passa só na mente deles mas claro que irrita mas sim o melhor é mesmo ignorar quando virmos users assim, se repares o estilo de fala é idêntico assim como os argumentos. De resto percebi o que querias dizer do teu PS e não te preocupes acho que foi percetível. Subscrevo tudo que disseste!

                • NR7
                  Posted Dezembro 5, 2021 at 1:38 am

                  Nota: Para não ser mal interpretado, coloquei a palavra “pandemia” em aspas por ter sido uma comparação com algo bastante mais grave, logo, não queria também exagerar, mas apenas demonstrar algo com base naquilo que, hoje em dia, vivenciamos.

    • Logen Ninefingers
      Posted Dezembro 4, 2021 at 2:54 pm

      Suarez, Lewandowski, Haaland ou Mbappe não têm números tão bons como Ronaldo, no seu auge, teve.
      Ronaldo tem uma média de 42 golos por época na carreira toda.

      • Antonio Fauco
        Posted Dezembro 4, 2021 at 3:45 pm

        Obviamente que Mbappe e especialmente Haaland (por estar no início de carreira) não têm números tão bons, mas é só acompanhares o ridículo dos números até ao momento do Haaland e vês que existe uma forte possibilidade de bater muitos records, especialmente juntando-se a uma equipa de topo.

        Em relação a Suárez, o que dizes é puramente mentira. Pelo transfermarket, o pico de Ronaldo em termos de G+A ocorreu em 14/15, com 61G+23A (84 em 54J). O pico do Suárez em termos de G+A ocorreu em 15/16, com 59G+24A (83 em 53J).

        E o meu comentário não tem como objetivo dizer que Suárez ou qualquer um dos outros é melhor que Ronaldo. Apenas que durante este período, existem muitos goleadores, mas não existe outro que esteja na discussão para melhor na maioria das estatísticas atacantes.

        • Logen Ninefingers
          Posted Dezembro 4, 2021 at 5:35 pm

          O Ronaldo teve várias épocas acima dos 50 golos, 2 nos 60. O Suarez teve efetivamente essa dos 59. Não vejo, portanto, onde está a mentira do que eu disse. O único com números iguais ou melhores que Ronaldo é Messi.

Deixa um comentário