Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bélgica esbarra em ex-Boavista e continua sem vencer

Imagem: FIFA

Bélgica continua a desiludir e vai entrar na última jornada super pressionada por uma vitória. A equipa de Rudi Garcia , apesar de ter dominado e até ter criado chances suficientes para vencer, tem um ataque pouco trabalhado, quase sempre dependente de rasgos individuais de Trossard ou De Bruyne (e mais tarde Lukebakio), e a sua gestão do jogo não está ao nível de uma equipa com o seu talento individual (permitiu muitos contra-golpes e cometeu erros graves, como na expulsão de Ngoy, que a este nível podem custar caro). Depois tem um problema no centro do ataque, é que se Lukaku ainda consegue oferecer a nível de combatividade, em tudo o resto está curtíssimo (tem mais utilidade a sair do banco, como na 1.ª jornada). Já o Irão mudou o estilo face ao jogo anterior, montando uma equipa mais defensiva, à imagem do que fez outros mundiais, mas teve de se agarrar a uma grande exibição de Beiranvand (já tem uma forte candidata a defesa da prova) para manter o nulo. Curiosamente, quando se viram em superioridade numérica e começaram a acreditar na vitória foi quando a equipa se tornou mais desorganizada e acabou a dar mais espaços e a consentir mais oportunidades aos belgas. Taremi fez uma exibição de líder (muito sacrifício) e foi quem mais ficou perto do golo.

Bélgica e Irão não voltaram além do nulo na abertura da 2.ª jornada do Grupo G do Mundial’2026. Num jogo em que quem vencesse praticamente garantia o apuramento, foram os belgas a equipa com mais iniciativa (mais de 70% de posse de bola e 23-7 em remates), mas esbarraram numa exibição fantástica de Alireza Beiranvand (ex-Boavista) e ainda viram a sua missão dificultar-se quando Ngoy foi expulso com vermelho direto aos 66′. Os iranianos também tiveram as suas chances (Courtois fez duas defesas apertadas), mas não conseguiram capitalizar a vantagem numérica e chegar ao triunfo.

XI Bélgica: Courtois, Mechele, De Cuyper, Meunier, Ngoy, De Bruyne, Tielemans, Saelemaekers, Raskin, Lukaku, Trossard
XI Irão: Beiranvand, Hardani, Kanaani, Khalilzadeh, Nemati, Ezatolahi, Hajsafi, Rezaeian, Ghoddos, Mohebi, Taremi

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

5 Comentários

  • Jeco Baleiro
    Posted Junho 21, 2026 at 9:08 pm

    Uma alma maior que toda a Pérsia. Resiliência. Coragem. Luta. Superação. Mss uma alma gigante que se acumulou toda naquela parada do Beiranvand. O que estes jogadores, esta equipa, vem a sofrer de há meses a esta parte, a forma como estão a ser tratados (quase nem podem tomar banho no fim dos jogos) merecem a minha vénia.

  • Kacal
    Posted Junho 21, 2026 at 9:33 pm

    Como disse o Jeco nem há discussão sobre o que ele disse e subscrevo o comentário dele e faço eu outra vénia!

    Agora focando apenas no futebol jogado, não tirando mérito ao Irão e ao seu GR. A verdade é que é surreal o que tem acontecido. Uma baliza tem 7 metros de comprimento e mais de 2m de altura certo? Tenho visto as Selecções ditas grandes a receber a bola em situação de frente para a baliza e a rematar rasteiro mesmo para o GR. Houve pelo menos 2 lances em que era estourar com a baliza mandar ao canto ou assim e simplesmente entregam a bola, tem havido uma falta de acerto absolutamente sem descrição nos jogadores. Ontem foi Equador… mas esta Bélgica além disso tem falta de qualidade. A geração de Ouro já lá vai e penso que vem aí anos de menor nivel para eles. Eu disse após a primeira jornada que faltava um PL mas ter Lukaku e não ter nenhum é a mesma coisa. Ele no jogo aéreo não acerta uma e depois com os pés nunca foi o seu forte, mas fisicamente também está longe de estar em forma. Hoje não acertou uma. Tem sido uma frustração ver estas Selecções jogar e a decidir os lances. Incrivel… mas aproveitou o Irão que não tem culpa nenhuma disso e jogou com o que pôde. Ainda vão conseguir não vencer este grupo. Caricato!

  • FrunoBernandes
    Posted Junho 21, 2026 at 9:42 pm

    Que torneio desapontante por parte da Bélgica. Tudo bem que a sua geração de ouro já lá vai, mas na teoria têm equipa mais do que suficiente para vencer qualquer adversário neste grupo… só que a qualidade do seu futebol, bem espremido, é perto de zero!

  • Tiago Silva
    Posted Junho 21, 2026 at 9:58 pm

    Que defesa monumental do Beiranvand naquela recarga do De Cuyper. E fez mais um par de boas intervenções, este parece estar a ser o Mundial dos guarda-redes veteranos, só falta o Ochoa ahah.

    Quanto à Bélgica, concordo com o VM bastante fraquinhos em termos coletivos e nem a este Irão conseguem vencer. Tinha-os colocado como surpresa do torneio mas a continuar assim serão a surpresa pela negativa. Destaco apenas a exibição do de Cuyper que criou sempre bastante perigo pelo flanco esquerdo e esteve perto de marcar por 2 vezes!

Deixa um comentário