Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica acusa FC Porto de tratamento vergonhoso: «Adeptos foram obrigados a descalçar-se sobre um chão molhado»

A confirmação, se é que era necessária, que os azuis e brancos, mesmo sem Pinto da Costa, continuam com as práticas dos últimos 45 anos?

O Benfica emitiu um comunicado no qual denuncia que os seus adeptos foram sujeitos a um “tratamento vergonhoso” no Estádio do Dragão.

Comunicado das águias:
“O Sport Lisboa e Benfica vai apresentar uma queixa formal à Federação Portuguesa de Futebol, na sequência do tratamento vergonhoso a que foram sujeitos os seus adeptos no acesso ao Estádio do Dragão.
Os adeptos do Benfica foram obrigados a descalçar-se sobre um chão molhado, num procedimento que não se encontra previsto em qualquer regulamento e que teve como único propósito a humilhação dos benfiquistas, entre os quais se encontravam várias pessoas de idade avançada.
Em consequência destes atrasos deliberados, muitos adeptos só conseguiram aceder aos seus lugares já com a segunda parte em curso.
Trata-se de um comportamento absolutamente inaceitável por parte dos responsáveis de segurança do Futebol Clube do Porto, que, infelizmente, se tem tornado prática reiterada sempre que o Sport Lisboa e Benfica disputa jogos neste estádio”.

90 Comentários

  • Diogo Oliveira
    Posted Janeiro 16, 2026 at 12:10 pm

    Como já disse, este ato é condenável e não ha desculpa.
    Agora, como, ainda, não há post próprio, penso eu, vou aproveitar para comentar aqui:
    – ontem, saiu um vídeo de um jogador do Benfica a causar deliberadamente danos no banco de suplentes, sendo incentivado por um colega seu que estava no banco.
    É certo que, so após sair o vídeo, veio pedir desculpas nas suas redes sociais, mas todos nós sabemos que só o fez, porque o clube, e bem, o assim obrigou.
    – hoje, vamos a descobrir que um jogador do Benfica insultou o Samu, o Porto.

    Isto para dizer o quê, afinal não é só aqui para os lados do Porto

    • Diogo Oliveira
      Posted Janeiro 16, 2026 at 1:06 pm

      Mas anedótico se tornou esta situação após ver a nova publicação do Enzo.
      Até pensei que o Benfica o fosse aconselhar como aconselhou o seu colega de equipa, mas, afinal, é um jogador sem caráter

  • Mantorras
    Posted Janeiro 16, 2026 at 10:00 am

    Nada de novo existirem abusos aos adeptos em Portugal, infelizmente.

    Isto de os fazer esperar, perder tempo, criar tensao com coisas destes estilo, como buscas inusitadas, e atrasar a entrada largos minutos ate ja depois do jogo comecar, é bastante comum em jogos grandes. Sempre disfarcado de outra coisa qualquer e contando com o clubismo da grande maioria dos adeptos que, confrontados com isto, vao defender o seu clube com os ja habituais “o teu tambem faz e ate ja fez pior”. Era importante que entendam que, seja no futebol seja no resto da vida, esse comportamento é essencial para ajudar a perpetuar a impunidade. Alias, quando se fala em atirar areia para os olhos e coisas do genero, é tudo aquilo que apela a esse tipo de comportamentos e vos deixa a discutir sobre quem é mais maroto, em vez de discutir como realmente se deve actuar para parar este tipo de coisas.

    Alem disso, é so mais um exemplo, dos muitos que aqui vou enumerando quando ocorrem, de coisas que sao imperativas melhorar para termos um futebol melhor e mais valioso, mas claro, tambem aqui, o que se quer é que repitam ate a exaustao que o que importa é apenas a centralizacao, e que isso sim é remedio santo… so que nao.

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 16, 2026 at 11:26 am

      E como a culpa do mal no mundo é do Porto, relativamente às revistas a “PSP decidiu endurecer as revistas pelo histórico recente das visitas do Benfica ao Dragão. Em abril do ano passado, alguns
      adeptos encarnados atiraram tochas que furaram a rede de segurança e caíram junto de apoiantes do FC Porto. Já em outubro, o setor visitante ficou grafitado, como lembrou Villas-Boas. De resto, também houve relatos de queixas de adeptos portistas pela demora na revista e ação musculada da polícia, face aos protestos.”

      • Mantorras
        Posted Janeiro 16, 2026 at 2:19 pm

        Fazer as pessoas sofrerem por causa de alguns nao é solucao. Isso é a solucao dos grunhos sem capacidade para decidir nada e que nao contribuem propriamente para que este mundo ande para a frente.

        A solucao pode comecar por:

        1. Punir o Benfica. Nao com multas, mas com proibicoes aos adeptos fora, no campeonato.
        2. Punir os adeptos, e aqui, os clubes, forcas de seguranca, e a liga, deviam aliar-se e definir regulamentos conjuntos para identificar (e munir os estadios e as forcas de seguranca dessa capacidade, para fazerem parte da liga), expulsar esta gente dos estadios.
        3. Ao Benfica devia pedir-se explicacoes de “que medidas tomaram para resolver isto”, onde se devia pensar em expulsar estas pessoas de socios do clube, por exemplo.
        4. Os grupos de adeptos e associacoes dos mesmos deviam unir-se e protestar, de variadas formas, contra qualquer impedimento a sua presenca quando se deslocam e pagam bilhete e chegam a horas. Tratamos muito mal os adeptos ca, quando em Inglaterra ate adiam o inicio dos jogos para os adeptos chegarem. O conforto e viabilidade da ida ao estadio é essencial para o nosso futebol crescer.

        Em Portugal as solucoes ad-hoc e foleiras sao moda, mas é por isso que nao saimos da cepa torta. Temos que exigir mais. Muito mais.

  • BP
    Posted Janeiro 15, 2026 at 11:02 pm

    Diz-me quem veneraste, dir-te-ei quem és.

  • Joao Gomess
    Posted Janeiro 15, 2026 at 9:54 pm

    Eu já tive de tirar os sapatos com o chao molhado a ser revistado a entrada do estadio da luz. E nao vi nenhum comunicado nem post em lado algum

  • pg1960
    Posted Janeiro 15, 2026 at 6:26 pm

    Pronto mais uma a confirmar que o Porto e Vilas boas continuam com tacticas sujas e neste caso até para denegrir os adeptos do Benfica.

    Mais uma situação que claramente a direção tem conhecimento e faz parte da estratégia, quem acredita que televisões a meio do jogo, speakers aos berros, tratamento da segurança, condicionar árbitros antes durante e depois do jogo através de comunicados, treinador, presidente, é tudo acasos enganasse bem.

    Isto é a nova direção do Futebol Clube do Porto. A mostrar é pouquíssimo tempo para o que veio.

    Jogo sujo

    • LABAS
      Posted Janeiro 15, 2026 at 11:42 pm

      Estás quase tão obececado com o AVB como o Manuel com o Amorim. Não sei se custa ver o Porto a reerguer-se rapidamente, mas tens que deixar certas coisas de lado ;)

    • Diogo Oliveira
      Posted Janeiro 15, 2026 at 10:06 pm

      É isto que eu critico. Só queres fazer ataque cerrado ao Porto. Então, de acordo com o que tu dizes e o que já foi dito nesta caixa de comentário, todos os clubes são cúmplices das más revistas que já foram praticadas por estes estádios fora em Portugal.
      Todos os clubes são sujos, portanto?

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 15, 2026 at 5:10 pm

    Vai já sair mais um murro na mesa do Rui Encosta…O mais provável é andar de novo aos abraços e xi-corações a todos os que detêm poder no futebol português…já para as oposições o paleio é outro.
    A época ainda não está perdida. Ao contrário do que se pensa, temos um grande título para ganhar na ginástica. O contorcionismo que terá que ser feito pelos adeptos do SLVieira&Costa, aka benfiquinha para justificar esta época vai ser digno de meter inveja a qualquer seleção de ginástica da URSS nos anos de 1980…

  • Jeco Baleiro
    Posted Janeiro 15, 2026 at 5:02 pm

    Não é exclusivo das Antas, também já me aconteceu em Guimarães por exemplo (na Luz ou em Braga nunca). De Alvalade não posso falar porque nunca estive no setor visitante.
    Há dois anos (clássico no dia a seguir às eleições do Porto) por exemplo fui para o setor abaixo do setor visitante e nem sequer fomos revistados. Esse setor foi praticamente todo vendido a sportinguistas e nem fomos alvo de revista por sermos “civis”

  • lipe
    Posted Janeiro 15, 2026 at 2:03 pm

    Não servindo de justificação para nada, devo dizer que é preciso o Benfica ter alguma lata para se queixar destas coisas: a revista na entrada do sector visitante do Estádio da Luz é das coisas mais invasivas e potencialmente humilhantes a que já fui submetido em estádios de futebol (e já fui a uns quantos em Portugal e lá fora).
    Foi o único estádio onde me passaram as mãos pelas cuecas, e nem estava a entrar com as claques.
    De resto, não é nada de novo para quem vai ao futebol neste país, mas são realidades que não passam na Sportv e como o visado é o adepto de estádio (o parente pobre do futebol português) não há e não vai haver grande indignação.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Janeiro 16, 2026 at 2:52 pm

      Eu já estive no setor visitante na Luz e nem revistado fui, mas sei que é uma excepção.

      Quanto ao resto do comentário, acho falacioso dizer que um clube não se pode queixar só porque já houve situações piores no passado.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 16, 2026 at 10:03 am

      Nao é lata, é obrigacao, neste caso.

      O clube tem mais é obrigacao de tentar defender os seus adeptos e reportar estas situacoes. Era o que mais faltava nao o fazer.

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 15, 2026 at 4:22 pm

      Lipe, não podes dizer isso do Estádio da Luz, vais ser condenado em praça pública!

      • Mantorras
        Posted Janeiro 16, 2026 at 10:07 am

        Nao se pode é defender isto com exemplos de coisas do passado. É simples.

        Amanha, se alguem matar um adepto do Benfica num estadio, sei la, por exemplo com um very light, e o Benfica emitir algum comunicado, vens dizer “ah nao podem dizer nada, porque tem telhados de vidro”?

        • henry14
          Posted Janeiro 16, 2026 at 2:38 pm

          Bem metida essa do Very light, Mantorras. O Benfica graças a esse episódio, está automaticamente impedido de poder criticar/repudiar eventuais assassinatos. Por ter telhados de vidro.

          • Neville Longbottom
            Posted Janeiro 16, 2026 at 3:41 pm

            Se me recordo o próprio Benfica também repudiou logo a morte do adepto do Sporting. Quando acontece uma tragédia destas, todos têm de se juntar e condenar. Isso não faz dos benfiquistas assassinos e dos sportinguistas vítimas.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 16, 2026 at 3:39 pm

            Já não se pode com broncos irracionais! Se não houver revistas, a probabilidade de acontecer o que quer que seja com material de pirotécnica aumenta!

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 16, 2026 at 11:18 am

          Tu tens é que defender exactamente por coisas do passado!
          Se os grupos (des)organizados do Benfica (não é claque, não confundir porque essas têm regras na legislação) têm um hábito incrível de usar material de pirotecnia, a revista deve ser ainda mais minuciosa de forma a não ocorrerem os mesmos problemas que aconteceram em outros estádios!
          Ainda não há muito tempo, um topo do Estádio da Luz ardeu na zona adversária por não haver revista e este tipo de produtos entrarem!

          • Mantorras
            Posted Janeiro 16, 2026 at 2:13 pm

            Nao me referia ao passado do historial dos adeptos do Benfica em usar pirotecnia.

            Referia-me a acusar outras revistas noutros estadios como forma de dizer “nao se podem queixar porque ja aconteceu ai, e ate pior!”.

            A revista tal como foi feita é um claro abuso. Ponto.

  • henry14
    Posted Janeiro 15, 2026 at 1:59 pm

    Às vezes estou com amigos meus (ou com família )a discutir futebol e volta e meia há uma frase que é dita quando portistas criticam arbitragem: “Depois dos últimos 40 anos, o Porto tem é que ficar caladinho e ter vergonha na cara”. Algo assim. E eu mesmo sendo benfiquista, fico incomodado com esta afirmação. Como assim? Então o Porto/portistas não tem/têm legitimidade para falar de arbitragens? Então quando passarão a ter esta legitimidade?
    Venho a esta publicação e vejo que alguns portistas pensam como alguns amigos meus/familiares. Com que então, o Benfica já esteve mal noutras situações e por isso, deveria calar-se perante a POUCA (quanto a mim, MUITA) VERGONHA que se passou ontem?? Que pensamentos ridículos.
    Enfim, é “futebol”. Acredito que 80% são broncos irracionais.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 16, 2026 at 11:35 am

      Na minha opinião nao têm legitimidade. Tal como muitos outros. Podem fazê-lo porque vivemos em democracia (da mesma forma que milionários se podem juntar para se manifestar a favor de subsídios para ficarem ainda mais milionários). É uma questão moral. Falar do trabalho do árbitro devia ser uma coisa normal (tal como falar dos jogadores, treinadores e dirigentes). O que é, na minha opiniao, moralmente condenável é falar em roubos, teorias da conspiração, e afins. Ainda há dias, adeptos de Porto e Benfica disseram com todas as letras que o penalty do Sporting com o Santa Clara foi premeditado, foi intencional. Isso para mim é não ter vergonha na cara. Uma coisa é dizer que o Sporting foi beneficiado e que houve um erro (o qual concordo). Outra é pôr em causa o bom nome das pessoas quando esses clubes estão envolvidos em escândalos do género. É falta de vergonha. O mesmo do nosso lado em casos semelhantes.

      • Diogo Oliveira
        Posted Janeiro 16, 2026 at 3:23 pm

        Vires dizer que o penalty do Sporting no Santa Clara é um erro natural, como o teu presidente alegou, é porque gostas e queres viver numa realidade paralela.
        Se há ou não corrupção, não sei, porque não tenho provas. Agora, que o árbitro tomou uma decisão extremamente condicionado, isso não tenho dúvidas, porque não é possível que um árbitro e um vídeo árbitro, que tiveram 12 minutos a analisar um lance, virem dizer, no fim, que aquilo é penalty. Quando até um leigo, parafraseando o Mourinho, consegue ver em menos de um minuto, que não havia ali nada que sustentasse a marcação de penalty e, muito menos, a intervenção do VAR.

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 16, 2026 at 7:59 pm

          Então estava condicionado ou foi premeditado? Alguns de vocês deixam-me permanentemente na dúvida.

          • Diogo Oliveira
            Posted Janeiro 17, 2026 at 2:11 pm

            Cada pessoa tem direito à sua opinião e a verdade é que a forma como se tomou aquela decisão, dá aso à suspeição. Aquilo não é um erro normal.
            E o Sporting, com ou sem culpa, já tem tido, esta época, alguns lances que, com VAR, não se entendem.
            A única certeza que eu tenho é que aquilo não foi um erro natural.
            Agora, a frio, se eu acho que o Sporting pratica corrupção atualmente? Acho que não, muito sinceramente. Acho sim que os 3 grandes, analisando de uma forma imparcial, estão mt pressionados para ganhar e garantir o dinheiro da champions, que estão a fazer uma pressão exacerbada sobre a arbitragem e a arbitragem também está mal, porque querem estar a defender erros, que não são admissíveis ao invés de fazerem uma mea culpa.

        • Jeco Baleiro
          Posted Janeiro 16, 2026 at 3:58 pm

          E estsriam condicionados porque? Vontade própria?

          • Diogo Oliveira
            Posted Janeiro 17, 2026 at 2:08 pm

            O motivo do condicionamento, não te sei dizer.
            Pode ser muita coisa, pode ser corrupção, pode ser o árbitro a querer agradar para não ficar afastado dos jogos dos grandes, pode ter receio de consequências que uma decisão polémica pode ter na sua carreira.
            Agora, para mim, aquilo é tudo menos um erro natural, como o presidente do Sporting quis transparecer.

    • Alex RQ7
      Posted Janeiro 15, 2026 at 4:50 pm

      É exatamente isto. Avalie-se em função da ocorrência e não em função de clubismos ou falando de casos passados que só servem como tentativa de desculpabilização. Qualquer clube tem legitimidade para falar no que quer que seja, desde que tenha razão.

      Mas quando se começa a notícia com aquelas palavras que estão escritas a negrito é pedir este tipo de comentários, para ver quem tem o caso mais grave.

      Telhados de vidro, todos têm. Custava muito recriminar a atitude do Porto sem aquele tipo de argumento rasteiro e incendiário? Ou o objetivo é mesmo esse para gerar comentários?

    • LABAS
      Posted Janeiro 15, 2026 at 4:26 pm

      Não acho que o Benfica tenha que estar calado. Acho é que ao interceder pelos seus adeptos(aqui é indiferente o clube) deve tentar perceber se em sua casa se passa o mesmo.
      Nisto, achei interessante a questão do LepistoleroS7, quem manda nos seguranças?
      Controlando-se à partida adeptos e controlando quem controla, provavelmente 50% dos problemas se resolviam.

  • LespistoleroS7
    Posted Janeiro 15, 2026 at 1:57 pm

    Pergunta genuína: os seguranças que estão no Dragão/Luz, por aí fora, trabalham para os clubes? Ou são contratados a empresas de segurança quando há jogos?
    É que tanto este caso, como os falados acima nos comentários na Luz, parece-me mais o problema de 90% dos seguranças em Portugal serem autênticos broncos, mas posso estar completamente enganado e haver instruções do(s) clube(s) para este tipo de tratamento. Se assim for, vergonhoso da parte do Porto.
    Já fui ‘mal tratado’ a entrar em Guimarães e em Santa Maria da Feira como adepto do Porto, mas sempre pensei que fosse só imbecilidade dos seguranças.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 16, 2026 at 11:31 am

      E subcontratação sim. Mas na maioria dos casos é uma relação de longa data.

    • Diogo Oliveira
      Posted Janeiro 15, 2026 at 5:17 pm

      Não tendo conhecimento efetivo sobre o tema, penso que é uma relação de prestação de serviços. De todo o modo, isso não isenta quem contrata de responsabilidades. Quanto mais, quem contrata, depois, podes vir pedir responsabilidade solidária a quem presta o serviço.

  • JoaoGama
    Posted Janeiro 15, 2026 at 1:31 pm

    Uma questão que o VM poderá saber responder… O speaker do estádio do FCP tem regras diferentes do dos outros clubes em Portugal?

  • Nickles
    Posted Janeiro 15, 2026 at 1:12 pm

    Era claro que o Farioli já tinha recebido a cartilha. Mas ter chegado aos portistas do blog é novidade.
    Por outro lado foi assim que cresceram, num ambiente de coação constante, e é só assim que sabem estar

  • Diogo Oliveira
    Posted Janeiro 15, 2026 at 11:52 am

    Não faz sentido que tenha acontecido, independentemente de estarmos perante os adeptos do Fafe, do Benfica, do Sporting ou do Carcavelos, todas as pessoas tem de ser tratadas com dignidade e respeito e os adeptos, que pagam o seu bilhete, tem de estar a horas no estádio.
    É um comportamento vergonhoso, não ganhamos nada com isso e é só triste.
    Bem sei que não é um comportamento exclusivo do Porto, há outras situações, igualmente, tristes que já aconteceram noutros estádios e que já estão aqui descritas na caixa de comentários, mas não pode acontecer e a Liga devia atuar.
    Ainda, no fim de semana, ouvi o presidente da liga a falar dos adeptos, dos adeptos, bem sei que esta competição não é regulada por eles, mas podiam muito bem ter sido num jogo da Liga e as instituições tem de atuar

  • SportingFan1906
    Posted Janeiro 15, 2026 at 11:41 am

    2 comentários de portistas, ambos a dizer que os seguranças do Benfica já fizeram pior, para desviar atenções. Se o comunicado do Benfica for verdadeiro, é um comportamento vergonhoso da segurança do Porto, independentemente da segurança do Benfica aparentemente ter feito muito pior no passado.

    • henry14
      Posted Janeiro 15, 2026 at 2:03 pm

      Excelente comentário. Não há pachorra para esta mentalidade “Estivemos mal mas não se esqueçam que vocês já fizeram igual. Aliás, já fizeram pior” (Entoação de uma criança mimada)

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 15, 2026 at 4:21 pm

        Por acaso já não tenho pachorra para “A ti posso acusar-te de tudo mas não olhes para o que faço, só para o que eu digo!” (Entoação de uma criança sabichona).

        Vocês nunca quiseram falar de futebol quando se trata do Porto. Interessa é atacar, no final do dia acho que há o Porto e o Anti-Porto porque podem falar de tudo mas não podem ouvir nada!

        • Aboubakar93
          Posted Janeiro 16, 2026 at 4:17 pm

          Isto!! O Porto nunca tem mérito de nada, o Porto é sempre o mau da fita e qualquer coisa é positivo para desprezo e desvalorização de todo um clube e massa adepta. Não é à toa que cada vez vemos menos porristas por cá. Os posts pós-jogo do Porto então são um bom exemplo do que falo.

    • LABAS
      Posted Janeiro 15, 2026 at 12:18 pm

      Os dois adeptos portistas criticaram e apoiaram que se investigue o que se passou, apenas deram exemplos como os queixosos de hoje, se “esquecem” que o mesmo se passa na sua casa.

      Não sei se estaria policia no local(deveria estar pelo menos), porque provavelmente serão quem poderá responder melhor a esta questão, com mais autoridade e imparcialidade.

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 15, 2026 at 12:08 pm

      Ninguém quer desviar atenções, só mostrámos os telhados de vidro. Agora tu preferes descalçar-te e entrares se não tiveres nada ou não te descalçares mas teres uns energúmenos na mesma zona que o que sabem fazer é usar pirotécnica e sofreres queimaduras derivado a isso?

      Agora sendo fã do Sporting vamos usar outro exemplo, concordas? Descalçar não é exclusivo do Estádio do Dragão visto que não há muito tempo no topo sul do Estádio… de Alvalade os adeptos foram obrigados a descalçar-se antes de entrar, tanto que posteriormente foi colocada uma tarja a dizer “Ó Varandas, tira os sapatos!”. Medida virgem hein (mais um com telhados de vidro!).

      • Artur Trindade
        Posted Janeiro 15, 2026 at 1:58 pm

        Francisco, o Benfica ficou chocado porque o chão estava molhado, tens que arranjar exemplos de casos semelhantes, mas com o chão molhado, ou não serão aplicáveis.
        No caso da revista ás mulheres, sem dúvida que é um caso criminal, se os relatos forem verídicos.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 16, 2026 at 10:23 am

          Sim, porque foi mesmo isso que aqui se criticou em relacao ao Francisco e tudo. É assim tao forte essa ansia de criticar o Benfica que ate urge distorcer o que se respondeu aqui ao Francisco?

          Ha algum clubismo (quem nunca?) no “apontar de erros dos outros do passado para desculpar os nosso no presente”? Aquele “deixa-me sacar desta desculpa porque me da jeito”, que no fundo, se estiverem atentos, é o que faz, por exemplo, a comunicacao do Benfica que tanto criticam (ai a ironia da coisa!).

          Agora, quando aqui o que se faz é dizer “olha, essa desculpa se calhar nao cola”, vir fazer de conta que o que se disse foi “ah nao vale porque nao foi igual porque o chao nao estava molhado”, como se o argumento fosse esse, isso ja é desonestidade intelectual ou piada. Espero que seja piada, mas nisso ganha o Nickles.

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 15, 2026 at 4:27 pm

          Artur, não me lembrei desse pormaior, faço a minha mea culpa!

          Assim sendo, estou chocado porque não há comparação com o que foi feito ontem e não tenho como defender a segurança do Estádio do Dragão!

      • Goncalo Silva
        Posted Janeiro 15, 2026 at 12:33 pm

        Este comportamento fica-te mal Francisco. Bora só condenar todo e qualquer caso semelhante ou pior, nos seus respectivos posts!

        E bora também normalizar este tipo de comunicados, seja com ou sem telhados de vidro. Era suposto o Benfica não condenar isto e não proteger os seus adeptos? Diz lá o que é que o Benfica deveria ter feito neste caso?

        Com certeza que esse acontecimento do Benfica foi condenado no post do VM próprio, caso tenha havido. Viremos as energias para que isto não aconteça em lado nenhum.

        • Gorlami
          Posted Janeiro 15, 2026 at 2:06 pm

          Esse “caso tenho havido” disse tudo.

        • Francisco Ramos
          Posted Janeiro 15, 2026 at 1:56 pm

          Gonçalo, secalhar nem houve post sequer. Porque existem 2 pesos e 2 medidas quando é com o Porto e com os outros! Mas o comportamento fica sempre só mal a nós, sendo que eu nunca os defendo, apenas vos mostro que são iguais!

          E o Benfica se quer proteger os seus adeptos devia então começar a dar o exemplo, principalmente nos jogos da Luz, não colocar achas na fogueira que é o que condenam que o Porto faz!

          • Goncalo Silva
            Posted Janeiro 15, 2026 at 5:16 pm

            Again, fica-te mal. Ninguém puxou o tema dos 2 pesos 2 medidas, ninguém está a dizer que o Benfica não faz coisas mal.

            Não vejo quaisquer 2 pesos e 2 medidas. Se fosse ao contrário, o Porto condenaria o Benfica, e todos condenariam o Benfica. Mesmo o Porto já o tendo feito, o comunicado seria perfeitamente justificado.

            Se calhar não haveriam tantos comentários de benfiquistas a dizer que os outros são iguais, se calhar nisso somos diferentes.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 15, 2026 at 10:30 am

    Faz muito bem o Benfica aqui! Meter pés no chão molhado é vergonhoso e é obrigatório lançar um comunicado quando acontece! Como práticas de 45 anos disto, deixo um comentário de uma adepta do PSG em pleno Estádio… da Luz:
    – “Uma senhora começou a revistar a minha mochila, o que é normal e, depois, a minha carteira por um bom minuto. Nada a esconder. E daí vem a revista corporal. Primeiro, começaram a tocar no meu sutiã, depois colocaram a mão dentro da minha cueca por um bom minuto, antes de colocar a mão na minha virilha por um longo tempo. Tudo isso foi muito desagradável.”

    Gostava também de saber como ficou a queixa do Maccabi Haifa que confirmou ter apresentado participação junto do delagado da UEFA e do representante da polícia israelita derivado a queixas como esta:
    -“”No final do encontro, algumas mulheres sentiram-se como se tivessem sido violadas”, conta Yuval, de 37 anos, apontando o dedo à polícia e aos elementos da empresa de segurança. “Na revista colocaram as mãos por baixo do sutiã, nas zonas íntimas, à frente e atrás e a alguns mandaram tirar a t-shirt”, recorda. “No meu caso, colocaram-me a mão por dentro das boxers”, acrescenta.”

    • Valentes Transmontanos
      Posted Janeiro 16, 2026 at 2:54 pm

      O pessoal tem de começar a usar a lógica nos seus comentários. Para ti, os benfiquistas não se podem queixar porque já houve situações graves na revista na Luz; então, segundo a tua lógica, as adeptas do Maccabi também não se podem queixar porque o exército do país delas faz das violações o seu passatempo favorito. Achas que faria sentido dar esse argumento? Eu não, pois foram humilhadas na mesma e ninguém o merece ser.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 16, 2026 at 9:40 am

      O problema comeca quando alguns tentam desculpar um tipo de comportamento errado, com outros.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 16, 2026 at 11:13 am

        Errado!
        O problema começa ainda antes disso visto que ninguém desculpou um comportamento errado… O problema começa quando tu não olhas para o que eu faço mas para o que eu digo e isso é de um desplante incrível!

        • Mantorras
          Posted Janeiro 16, 2026 at 2:05 pm

          Francisco, todos temos o nosso clubismo e tentamos nao cair nele. A tentacao de apontar sempre aos outros para todo e qualquer caso relacionado com o nosso clube existe, é uma questao de resistir a ela e nao passar a vida nisso. Tenho ideia de que o fazes bastante, talvez seja uma batalha tua a tentar desmistificar certas acusacoes e relativizar, porque acredito que condenes o que esta errado de igual maneira, mas se o fazes sempre, quase por instinto, como primeiro take, em todos os assuntos onde se acusa o Porto e ha algum precedente de outros clubes… é isso que fica. As intencoes ninguem as adivinha.

    • Goncalo Silva
      Posted Janeiro 15, 2026 at 10:46 am

      Francisco, não sabia destes atos, e é uma vergonha por parte da segurança do Estádio da Luz sem dúvida!!

      No entanto, o que é que isso tem a ver com esta notícia? Lá porque os outros fazem mal justifica que se pode fazer mal? A notícia fala do jogo de ontem apenas.

      • LABAS
        Posted Janeiro 15, 2026 at 11:42 am

        Acho que o Francisco quis dizer, depois de referir que a queixa do Benfica é mais que válida, é que o Benfica mais uma vez tem telhados de vidro.
        Concordo que é uma vergonha tanto o que a segurança/policia fez como demorar tanto tempo para que pessoas que viajaram 300 km numa quarta feira percam mais de metade do jogo.

        Se os clubes conseguissem garantir que os seus adeptos, como visitantes, não levassem objetos proibidos, as revistas provavelmente eram mais rápidos, menos invasivas e ninguem perdia tempo de jogo. Mas sei que é uma Utopia.

        • Diogo Oliveira
          Posted Janeiro 15, 2026 at 11:55 am

          Eu percebo o que o Francisco quer dizer, mas, aqui, o castigo ou o castigo que deveria haver vai ter de começar por algum lado.
          É certo que há pessoal que vai aproveitar este ato só para atacar o Porto e fazer do Porto o diabo, mas, neste caso, temos de aceitar que tivemos mal, aliás muito mal.
          Porque, se o Porto fez o que fez, que legitimidade, depois, tem de se vir queixar do mesmo, no futuro? Eu respondo-te, não tem.

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 15, 2026 at 11:36 am

        O que tem a ver? Fácil! Não podes atirar pedras quando tens telhados de vidro que é o que acontece constantemente no futebol português!

        Sobre o comportamento em si por parte da segurança? Errado! Contudo, atenuado pelo facto de os adeptos Benfiquistas que se deslocam aos estádios serem daqueles que mais usam aquelas tochas, havendo já vários processos em curso quer a nível nacional, quer europeu, e por isso necessária uma revista mais minuciosa.

        • Mantorras
          Posted Janeiro 16, 2026 at 9:41 am

          Se achas que quando tens telhados de vidro nao podes atirar pedras, entao porque estas a faze-lo? É que criticas o “olhar para os outros e nao para si mesmo” e estas precisamente a fazer isso. Just saying…

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 16, 2026 at 11:12 am

            Com uma grande diferença, eu não atiro pedras, eu defendo ataques constantes feitos ao Porto, daí que tenha deixado, por exemplo, de falar de arbitragem como tu sabes!
            Agora cada um que viva com a sua ideologia, já começa a cansar vir aqui comentar, o objectivo da malta não é falar de futebol mas atacar o Porto!

            • Mantorras
              Posted Janeiro 16, 2026 at 2:08 pm

              Francisco, fazes muito bem em defender, mas tenta faze-lo com algum argumento mais que nao seja apontar a precedentes passados dos outros.

              Nao fiz nenhum comentario aqui a atacar o Porto. Para resolver estas coisas é preciso reconhecer que acontece com todos e é quase norma em jogos grandes. Deviamos preocupar nos com que isto ainda aconteca e nada se passe para resolver, e nao normalizar isto porque ja aconteceu antes.

            • Jeco Baleiro
              Posted Janeiro 16, 2026 at 12:12 pm

              Estás a dar demasiada importância ao Porto sinceramente. Não é um clube assim tão importante para os outros, devia ser era para os seus. Deviam olhar mais para dentro e apontar menos o dedo. Compara a tua postura com a do Diogo Oliveira por exemplo. Não está em causa os casos de cada clube mas essa postura histérica é um bocado ridícula. É que és literalmente igual aqueles que tanto criticas.

              • henry14
                Posted Janeiro 16, 2026 at 2:36 pm

                “Postura histérica” 🤣🤣.
                Jeco Baleiro, gostei muito.
                O Francisco realmente está muito exagerado, ele que até costuma ser minimamente razoável. Mas pronto, ele está só a defender -se dos ataques 🤭

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 15, 2026 at 1:54 pm

          Isso faz com que literalmente todas as intervenções sejam condenáveis. Eu estou 100% alinhado com isso, mas não vejo como isso possa passar a ser prática.

        • Stromp1906
          Posted Janeiro 15, 2026 at 1:20 pm

          Que nível de hipocrisia.
          Não viste a pirotecnia na claque do FCPorto ontem? Os seguranças não estão para controlar as claques adversárias, estão para preservar a segurança de todos os espectadores.
          Mas gosto do argumento, se outro clube for apanhado a escolher árbitros ou a pagar viagens ao Brasil com “mesmo tudo incluído”, presumo que possam usar o mesmo.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 15, 2026 at 2:00 pm

            És novo e provavelmente nunca ouviste falar do Caso Cardinal ou Caso Cashball. Que nível de hipocrisia!

            • Stromp1906
              Posted Janeiro 15, 2026 at 5:08 pm

              Outra vez os mesmos argumentos? Algum outro clube foi condenado? Algum outro clube tem escutas públicas a corromper? Se tivesses vergonha estavas 40 anos sem falar de árbitros, mas tal como o teu Presidente, têm uma memória muito selectiva. E quanto á segurança, conheces mais algum caso em que funcionários contratados tenham agredido jogadores do clube visitante sem que o estágio tenha ficado interditado?

              • Diogo Oliveira
                Posted Janeiro 15, 2026 at 5:15 pm

                Tu também criticas o Francisco de vir apontar, basicamente, os dedos, mas, depois, no teu comentário, fizeste, praticamente, igual.
                Tal como, eu, agora, poderia ir buscar situações que te envergonhariam, como adepto do Sporting.

                • Stromp1906
                  Posted Janeiro 15, 2026 at 9:00 pm

                  Limitei-me a responder na mesma moeda. O problema aqui é ainda existirem adeptos dos 3 grandes a acharem que os seus clubes têm um passado beatificado, só que não, em nenhum dos 3.
                  Mas há uma coisa que me orgulho, no meu clube, o Presidente que “transpirava” problemas, foi corrido num ápice, não dando tempo para criar grandes problemas, noutros clubes, Presidentes da mesma estirpe, foram veneramos e mantidos a troco de vitórias que os adeptos sabiam serem “falsas”.

                  • Diogo Oliveira
                    Posted Janeiro 15, 2026 at 10:03 pm

                    Percebo o que dizes, mas se te estás a referir ao BdC, isso não é totalmente verdade. Ele foi corrido porque aconteceu Alcochete, se não tivesse acontecido esse episódio, certamente, que tinha continuado.
                    Além disso, salvo erro, o BdC um ano antes tinha sido reeleito com uma elevada percentagem.
                    Quanto ao resto, concordo com o que dizes.

        • Goncalo Silva
          Posted Janeiro 15, 2026 at 12:27 pm

          Certo, eu percebi. Mas era suposto o Benfica não dizer nada, não proteger os seus adeptos, porque tem telhados de vidro?

          Assim, seriam sempre presos por ter ou não ter cão.

        • Diogo Oliveira
          Posted Janeiro 15, 2026 at 11:57 am

          Eu percebo o que queres dizer, Francisco. Mas, assim, nunca se vai resolver nada, porque já todos tiveram mal.
          Há que começar por algum lado e se tiver de ser pelo Porto, muito bem, que se comece.
          Agora, já sabes que há pessoal que vai aproveitar isto para diabolizar o Porto, mesmo sabendo o que já aconteceu, anteriormente, na sua própria casa.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 15, 2026 at 12:11 pm

            Diogo,
            O Porto tem a atenuante da revista ser mais minuciosa derivado ao uso de piroctenica por parte das claques, principalmente a Benfiquista que tem vários processos na UEFA (e já alguns castigos) derivado a isso.
            Quem não tem culpa? Quem vai para a mesma zona e não pertence à claque!

            Agora devia era haver regras para quem não se sabe comportar num estádio (em Inglaterra são mesmo banidos) de forma a que os outros tenham uma bela tarde (ou noite) desportiva!

            • Diogo Oliveira
              Posted Janeiro 17, 2026 at 2:01 pm

              Francisco,
              A claque do Benfica até pode ter criado danos no jogo de outubro, mas, certamente, que a claque do Porto também já os fez noutros estádios e claques de outros clubes vice-versa.
              Isto é um assunto que, na minha opinião, ultrapassa a cor clubistica.
              Toda a gente sabe que as claques são frequentadas, regra geral, por pessoas mais perigosas.
              Este tema devia ser regulado e devia haver um procedimento tipificado na lei a estipular a forma como se deve proceder à entrada destes grupos.
              Agora, se eu acho que esta atitude da equipa de segurança foi motivada, apenas, por motivos profissionais, tenho de ser honesto, não acredito. Era, porque estávamos perante a claque do Benfica e isso está mal.
              Mas, pronto, a legalização de claques devia ser um ponto assente em Portugal, devendo os clubes tomar essa iniciativa e não se esconderem atrás dela e assobiarem para o lado.
              O que vai acontecer é que o Porto vai à Luz e, provavelmente, irá existir retaliação e não passamos disto.

  • ACT
    Posted Janeiro 15, 2026 at 10:26 am

    Mais do mesmo. As bolas de golfe voltaram ao dragão.

  • Gorlami
    Posted Janeiro 15, 2026 at 9:53 am

    Não sei se é pior procurar petardos e outros instrumentos escondidos nos sapatos dos adeptos ou fazer como na Luz, as adeptas que o Maccabi, PSG e outros que o digam.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 16, 2026 at 9:38 am

      Sao ambos maus, o problema sao aquelas pessoas que, por ser o seu clube, tentam fazer de conta que é na boa e esta tudo bem, desconversando.

    • Barry18
      Posted Janeiro 15, 2026 at 12:16 pm

      Justificar um comportamento abusivo com outro, têm sempre desculpa para tudo.
      Curiosamente a ultima equipa da zona de Lisboa que foi jogar ao Dragão também se queixou da forma como os adeptos foram tratados, mas isso não dá jeito mencionar.

      • Gorlami
        Posted Janeiro 15, 2026 at 12:41 pm

        Não estava a justificar com nada. O que o Porto fez foi justificado. O que o Benfica fez foi assédio sexual.

        • Barry18
          Posted Janeiro 15, 2026 at 2:07 pm

          Totalmente justificado, quem nunca teve que se descalçar num dia chuvoso de janeiro para assistir a um jogo de futebol que atire a primeira pedra.

        • Nickles
          Posted Janeiro 15, 2026 at 1:17 pm

          Foi justificado só na cabeça de quem viveu muito tempo de fruta boa. Portanto claro que para vocês tudo isto é normal

          • Gorlami
            Posted Janeiro 15, 2026 at 2:05 pm

            Justificado por quem já viu esses adeptos a matar outros adeptos em pleno estádio. Se calhar convém ter cuidado com eles.

Deixa um comentário