Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica aplica ‘manita’ antes do dérbi; Seferovic (10 golos na Liga) bisou, Félix e Pizzi também foram decisivos; Grimaldo marcou um golaço; Boavista desperdiçou um golo cantado com 0-0 mas pouco incomodou

Benfica 5-1 Boavista (João Félix 9′, Pizzi 28′, Seferovic 54′ e 72′ e Grimaldo 86′; Talocha 42′)

O Benfica não teve problemas em golear o Boavista, colocando assim pressão nos rivais antes do dérbi frente ao Sporting. As águias, apesar de terem visto o conjunto do Bessa desperdiçar o 1-0, tiveram 40 minutos de bom nível, com uma excelente dinâmica ofensiva, e com o 3-1 soltaram-se para um resultado expressivo. O trio Félix (um golo e uma grande assistência), Seferovic (já leva 10 golos na Liga) e Pizzi (marcou e esteve em mais 2 golos) fez a diferença. Grimaldo fechou as contas com um golaço. Já os axadrezados, ainda sem Lito, podiam ter feito o 1-0 (Tahar atirou ao poste, depois de uma oferta de Gabriel), mas, à excepção de uns minutos no arranque da 2.ª parte, quase não incomodaram, num jogo em que Mateus desperdiçou um penálti em cima dos 90.

No que diz respeito ao encontro, o Benfica entrou a mandar mas a primeira oportunidade pertenceu ao Boavista após um erro incrível de Gabriel que deixou Tahar na cara de Vlachodimos, no entanto o médio visitante acertou no poste. Quem não marca sofre e logo de seguida os encarnados chegaram à vantagem na sequência de uma bola parada, com João Félix, de cabeça, a corresponder da melhor maneira a um cruzamento de Pizzi. Pouco depois, João Félix isolou Seferovic com um grande passe, mas Hélton Leite fez bem a mancha. As águias continuavam a carregar e o segundo esteve perto em mais uma bola parada, tendo Rúben Dias cabeceado à barra. O 2-0 viria mesmo a surgir num lance em que Rafa isolou Seferovic com uma trivela e, depois de Hélton Leite travar a finalização do suíço, Pizzi marcou na recarga. Ainda antes do intervalo e quando pouco se fazia prever, os axadrezados conseguiram reduzir num canto, com Talocha a aproveitar uma sobra e a fazer o 2-1, resultado que foi para o descanso. Na segunda parte, logo aos 54 minutos surgiu o 3-1 num contra-ataque conduzido por João Félix (belo pormenor sobre um adversário), que serviu de forma brilhante Seferovic e este desta vez a não perdoou. Logo de seguida o suíço esteve perto de bisar, mas desperdiçou uma assistência de Gabriel quando tinha tudo para facturar. A primeira aposta de Bruno Lage foi Zivkovic, que entrou para o lugar de Rafa. Os homens da casa dominavam por completo e aos 72 minutos engordaram o marcador em mais uma jogada rápida, com Pizzi a disparar para defesa de Helton Leite e Seferovic a aproveitar a recarga. Foi a última acção do avançado, que de seguida foi rendido por Ferreyra, sendo que depois Gedson substituiu Pizzi. Um dos momentos da noite surgiu pouco depois com Grimaldo a fazer o 5-1 num golaço de fora da área. Ainda houve tempo para um penalti para o Boavista (falta de Samaris sobre Carraça), mas Mateus desperdiçou e como tal o resultado manteve-se.

Benfica – goleada importante depois do desaire frente ao FC Porto na Taça da Liga e em vésperas do dérbi frente ao Sporting. Os encarnados dominaram quase sempre, verificando-se já algum “dedo” de Bruno Lage em determinados aspectos. Durante muitos momentos as águias aplicaram uma pressão forte e intensa em quase todo o campo, saindo depois com velocidade e qualidade na transição. Além disso, demonstraram uma circulação mais rápida (vários passes de ruptura e variando o centro de jogo), colocando mais homens no último terço. Também nas bolas paradas se notou um melhor aproveitamento, com um golo e uma bola no ferro neste tipo de situações. No entanto, acabaram por consentir um tento e mais duas ocasiões flagrantes em erros defensivos (dois deles individuais). Grimaldo voltou a estar em excelente plano, acabando a noite com um golaço. Samaris borrou a pintura num dos últimos lances, já Gabriel fez uma exibição em crescendo (forte no passe e com bons pormenores) depois do erro gritante nos primeiros minutos do encontro. Pizzi foi um dos melhores, somando um golo e uma assistência (também esteve no 4-1) e dando bastante dinâmica ao ataque, pelo contrário Rafa esteve algo apagado. Também João Félix voltou a brilhar, facturando de cabeça (um movimento que tem vindo a fazer ultimamente) e assistindo de forma brilhante para o 3-1, sendo ainda um quebra-cabeças com a sua técnica e movimentações. Por fim, Seferovic voltou a dar-se bastante ao jogo e fez mais 2 golos, embora tenha desperdiçado algumas oportunidades claras.

Boavista – os axadrezados, em fase de transição (Lito Vidigal ainda não se sentou no banco), foram quase sempre presa fácil, embora tenham tido 3 oportunidades flagrantes (todas por erros do adversário, no entanto), sendo que o 0-1 a abrir podia ter dado outra história ao encontro. Não obstante, defensivamente sentiram muitas dificuldades, ora na saída de bola ora para contrariar as movimentações dos atacantes encarnados. Helton Leite evitou um resultado pior, com algumas intervenções de qualidade, mas o seu quarteto defensivo, juntamente com os médios (nem sempre com posicionamento adequado, outras vezes forçados pela qualidade do adversário), mostraram-se permeáveis. Tahar ficou marcado por ter desperdiçado o 0-1 quando tinha tudo para facturar, enquanto Perdigão apareceu apenas a espaços. Já Mateus deu tranquilidade em alguns momentos, mas acabou a falhar um penalti.

XI do Benfica – Vlachodimos, André Almeida, Jardel, Rúben Dias, Grimaldo, Samaris, Gabriel, Rafa, Pizzi, João Félix e Seferovic.

XI do Boavista – Helton; Edu Machado, Neris, Gonçalo Cardoso, Talocha; Idris, Tahar; Perdigão, Matheus Índio, Mateus; Rafael Lopes.

87 Comentários

  • Daniel Moreira
    Posted Janeiro 29, 2019 at 8:53 pm

    Como é que existem adeptos que querem a renovação do Samaris? É dos piores jogadores que eu já vi vestirem a camisola do clube é há florentino que com 19 anos já é melhor do que ele

  • Tim Cahill
    Posted Janeiro 29, 2019 at 8:55 pm

    Sem hipoteses.

    Grande Enorme Felix – não se pode chamar promessa a um jogador que é tao decisivo como Felix. é uma certeza!

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 29, 2019 at 8:56 pm

    O Félix joga e faz jogar, que pérola! Seferovic a mostrar que o esforço e trabalho árduo compensa mesmo com rótulos (“merecidos” às vezes), estando muito bom no momento sem bola e a finalizar (podiam ter sido mais 2 golos mas foram 2 grandes intervenções do GR do Boavista.
    Gabriel com alguns erros relevantes mas com uma qualidade de passe acima da média, ainda não sei que pensar dele no geral. Samaris precisa de apresentar um nível mais elevado para justificar a titularidade.
    Em suma, um futebol fluído e de posse que já não se via no Benfica há 4 anos. Acima de tudo um futebol de posse consequente e eficaz. Agora sim já se vê a maior agressividade e reação à perda de bola. Tirando algumas nuances e erros naturais do jogo, que seja para manter este nível. Menção honrosa para o Pizzi que também está a mostrar resultados.

  • Chico
    Posted Janeiro 29, 2019 at 8:59 pm

    Exibição competente. João Félix esteve intratável: foi o homem do jogo e eleva o nosso jogo a outro nível. Pizzi também esteve bem (na 2ª parte, perdeu alguma influência), tal como Seferovic, que fez mais dois golos e tem que continuar como titular. Grimaldo não sabe jogar mal e mereceu aquele golaço. Gedson mexeu com o jogo quando entrou.

    Quanto a destaques negativos, Samaris esteve horrível. O lance em que comete o penálti é exemplificativo do quão mau é o grego. Rafa voltou a mostrar a sua inconsistência (tanto é o melhor extremo da equipa, como uma nulidade total) e Ferreyra absteve-se mais uma vez de participar no jogo. André Almeida não sabe mais, mas hoje nem esteve muito mal.

  • Enzo Perez
    Posted Janeiro 29, 2019 at 8:59 pm

    Boa exibição global, apesar das várias situações de perigo sofridas. Grimaldo, Pizzi e Félix em grande evidência. Sefer e Gabriel tb em bom plano (apesar do disparate q o segundo cometeu logo no início). Samaris ñ pode ser o 6 da equipa, antes o Alfa ou até o Florentino. Ainda para mais está em final de contrato, deviam tentar a transferência. Continuam a ser necessárias alternativas de qualidade nas laterais e no centro da defesa.

  • Copos
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:00 pm

    Parece que bastou mudar de treinador e os jogadores começaram todos a jogar melhor! Tanto se dizia que os centrais não sabiam sair a jogar, mas era complicado quando era-lhes dito para bater o bombo para a frente
    E o Gabriel… Jogador completamente diferente. Impecável hoje, a não ser aquele erro de início, com uma qualidade técnica impressionante

  • Salgueirus
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:02 pm

    Na minha opinião, existe uma diferença abismal desde que Bruno Lage assumiu o cargo: a facilidade com que o Benfica chega ao último terço e cria oportunidades é incrivel. Todos têm fome de bola e o critério com que as decisões são tomadas aumentou exponencialmente. Acabou o “bombo” e a táctica da “vassoura” (ora vira para um lado, ora para o outro, mas não acontecia nada). Gabriel tem uma técnica bastante acima da média e, PARA MIM, oferece muito mais à posição do que Pizzi, por exemplo, a quem falta intensidade. Samaris não é, nem nunca será, um “6”, mas faz todo o sentido que seja ele a jogar nessa posição em jogos em casa, uma vez que o Benfica acampa sempre no meio-campo adversário.
    João Félix é simplesmente fantástico, aquele passe para o Seferovic é mel, penso que ele e o André Silva nos darão muitas alegrias como futuro duo atacante da selecção.
    Uma palavra em especial para Seferovic: atravessou o deserto SOZINHO. Foi apelidado de tudo e mais alguma coisa que fosse abaixo de tosco. Ninguém acreditou nele, nem os próprios adeptos. Mas ele manteve-se calado, trabalhou, nunca desistiu. Agora, pode não ser um portento de avançado nem ter a melhor técnica do mundo, mas que tem lugar neste plantel, tem. E ainda nos dará muitas alegrias. E espero que aconteça o mesmo ao Ferreyra (minha nossa, o homem espelha tristeza naquela cara, precisam MUITO de trabalhar com ele a nivel psicológico).

    • master14
      Posted Janeiro 29, 2019 at 9:55 pm

      Concordo completamente com a última parte.
      Eu sou um desses que nunca gostei muito do Seferovic, e por vezes também o apelidei de tosco. Mas sem dúvida alguma que contra tudo e contra todos lá foi trabalhando e por isso, mais do que ninguém, merece a titularidade e os golos que tem marcado. No entanto, continuo a achar que é fraco para o que se pede a um avançado do Benfica.

  • Bruno Cunha
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:02 pm

    Gabriel tem aquele estilo de jogador, que parece que não quer nada com o jogo, mas tem uma saída de bola e passe longo impressionante.

    Bruno Lage está a conseguir renascer os patinhos feios do Benfica (Seferovic e AA). AA não se destaca mas a equipa cria melhores condições para ele não errar .Ofensivamente tem sempre muito espaço para progredir quando o Benfica vira o jogo e defensivamente a pressão imediata do Benfica nas linhas faz com que nunca esteja em situações de perigo.

    Bonito o momento em que Rui Costa acarinha Ferreyra ,nota-se que a equipa quer que ele tenha sucesso, pena o golo não ter surgido.

  • Xefe
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:02 pm

    Grande jogo do Benfica, a recuperar os níveis de pressão que já não conseguia fazer desde a 2ª parte da época passada. E agora também está melhor na 1ª fase de construção com uma maior participação dos centrais.

    Grande jogo de Félix e Pizzi que estiveram em 4 dos 5 golos, mas em geral estiveram todos muito bem, à excepção de Rafa como de costume (mas pronto hoje tem a desculpa de estar lesionado).

    No entanto não me parece que o Lage possa durar muito tempo do Benfica. São demasiadas opções que vão contra a massa adepta: titularidade de Pizzi, Gabriel e Seferovic em detrimento de Zivkovic, Gedson, Ferreyra ou Castillo; Krov não convocado… Demasiadas afrontadas do treinador em relação aos adeptos, espero que fique mas estou preocupado com a pressão dos adeptos.

    • Diogo S.
      Posted Janeiro 29, 2019 at 9:19 pm

      Com todo o respeito, mas não me parece que esse comentário faça qualquer sentido.
      O treinador mete os jogadores que bem entender, e dos que disse apenas Pizzi tem sido mais “criticado”, mas demonstra dentro de campo o porquê de ser titular. Atenção que está finalmente a jogar na posição em que rende mais.
      Gabriel tem sido amplamente elogiado pelos adeptos, reforço de Inverno, para RV não contava.
      Quanto a Seferovic acho que nem vale a pena comentar, creio até que nem 5% dos benfiquistas defenderá a titularidade de Ferreyra nesta altura, seria uma total parvoíce (pelos vistos até vai sair). Melhor época do suíço desde que está no Benfica, grande entendimento com Félix, também tem sido muito elogiado pela massa adepta.
      A única “crítica” que faria neste momento é de facto a não convocatória sequer de Krovinovic, o treinador será as suas razões, mas acredito que com o passar do tempo o Krovi vai voltar a merecer a sua confiança.
      Nunca será por esse motivo que Lage não ficará após o final da época. O Benfica neste momento prática um bom futebol é é isso que os adeptos querem, se não ficar no fim da época não será por esses motivos com certeza.

      • tiagoagm
        Posted Janeiro 30, 2019 at 9:04 am

        Não defendo a titularidade do ferreya nem castillo mas seferovic não pode ser titular por muito tempo. Não tem qualidade para o benfica.

    • porra33
      Posted Janeiro 29, 2019 at 9:40 pm

      Esse último parágrafo é ironia? É que se é não muito evidente…
      Acho que só adeptos sem cabeça é que criticariam as opções do Lage quando damos 5 e os jogadores que achas que os adeptos estão contra fizeram boas exibições hoje. Acho que de acordo com a rotação que o Lage está a fazer na equipa o Zivkovic e o Gedson irão ter minutos de forma satisfatória, e o Ferreyra e ou Castillo terão que demonstrar golos se querem ser uma opção mais válida que o Seferovic porque neste momento está na melhor forma da carreira provavelmente…

    • auba14
      Posted Janeiro 29, 2019 at 9:46 pm

      Mas qual é a tua “cena” com o Rafa?

      • Red John
        Posted Janeiro 29, 2019 at 10:46 pm

        Mas tu ainda tentas? Não vale a pena discutir com o Xefe, sobre o Rafa então ainda pior.

        Contra o Porto foi o mais agitador, hoje dá um enorme passe para o Seferovic que acaba no golo do Pizzi, ou seja o 2-0 nasce dele. Mas claro que todos estiveram bem menos o Rafa.

        • Xefe
          Posted Janeiro 29, 2019 at 11:00 pm

          Engraçado que para o Red John o Rafa é muito bom porque causa de uma boa intervenção no jogo, mas o Pizzi que está nos 4 primeiros golos e que é o 5º jogador da Europa com mais passes chave/min é cepo.

          E contra o Porto, o Pizzi isolou o Seferovic 3 vezes e o Rafa uma, mas continua a ser cepo.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 30, 2019 at 9:03 am

      Não faz qualquer sentido esse comentario. Ferreya e castillo fizeram quê 10 jogos se tanto? Gedson é miudo, embora eu acha que deveria ser titular. Com pizzi e rafa onde jogaria o zivkovic? para nao falar do krov que é quê a 4,5 opção do meio campo?

  • LevonAronian
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:04 pm

    A capacidade de definição do João Felix, que coisa incrível, aquele passe para o 3º golo poucos o conseguem fazer em Portugal.

    • coach407
      Posted Janeiro 29, 2019 at 9:47 pm

      Por acaso tem piada porque o André Almeida já fez pelo menos 2 destes. Mas sim, foi um enorme passe. A bola parece que para à frente do Seferovic.

      • Number10
        Posted Janeiro 29, 2019 at 10:48 pm

        Pois, mas AA tem que falhar outros 50 para fazer um destes.

        • coach407
          Posted Janeiro 29, 2019 at 11:00 pm

          Por acaso se há qualidade que o AA é bom é na definição no último terço, os cruzamentos rasteiros deles são muito bons. Não é por acaso que, constantemente, tem mais assistências que o Grimaldo.

          Ainda no último jogo fez uma assistência deste género com muita qualidade. Era mais fácil pela distância ser bastante menor, mas ao mesmo tempo o passe tinha de ser perfeito porque a distância entre os dois defesas – e não apenas um – e o guarda-redes era bastante mais curta. A bola passa pelo meio do redes e do defesa, a distância entre eles era de cerca de 2 metros, bola a passar na pequena área, tem de ser muito tensa para o guarda-redes não defender com facilidade e, ao mesmo tempo, não poderia ser demasiado tensa para o Seferovic finalizar fácil.

          André Almeida fez o passe perfeito. Coloca a bola a passar na pequena área a apenas 1 metro do guarda-redes e do defesa central, ficam ambos completamente fora do lance por a bola ir tensa, mas AA colocou o efeito para a bola travar no relvado (o mesmo que fez o Félix neste lance) e a bola fica praticamente parada para o Seferovic finalizar de baliza aberta. Enorme execução do André Almeida, mas foi tão natural que toda a gente acha que é fácil.

          O AA não é um craque, mas não é nenhum perneta como querem fazer parecer.

          • RuiCosta10
            Posted Janeiro 30, 2019 at 2:11 am

            Não é por ser bom a fazer um tipo de passe e a perceber o espaço que tem de ocupar que é jogador para ser titular do Benfica. A ver o homem na TV ele já mete dó mas no estádio ainda mete mais impressão. Até a cortar a bola consegue entregar a mesma ao adversário. Não é bom a defender (até se posiciona bem mas é comido constantemente no 1v1, especialmente em velocidade), ataca pouco e mal.

          • tiagoagm
            Posted Janeiro 30, 2019 at 9:00 am

            André almeida até a passar é mau. Com 50 tentativas até tu fazias 1 ou 2 passes perfeitos.

  • Ramon y Cajal
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:09 pm

    que grande joga do melhor jogador da liga <3

    estou a brincar. nunca vejo jogos que não os do Sporting. abraços meus caros

  • ACT7
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:09 pm

    Bom jogo do Benfica.
    Notam-se uma reacção rápida e uma equipa mais subida no terreno, os centrais a jogarem em profundidade com bola rasteira e no pé dos avançados e não a lateralizar ou levantar bolas na frente sem critério.
    Félix, nem há palavras, o miúdo faz praticamente tudo bem e com uma classe incrível, deixou de ser uma promessa para ser uma certeza, apresenta números incríveis no seu primeiro ano na equipa A. Se a posição de SA é entre Jonas e Félix, o brasileiro neste momento vai ter dificuldades. O Lage montou a equipa muito à volta do miúdo.
    Pizzi também em grande, é outro jogador nesta posição. Grimaldo, grande golo e sempre apoiar muito no ataque, craque. Seferovic, 2 golos, mas também desperdiça muito.
    Gabriel, erro incrível ao começar o jogo. Mas o brasileiro têm bons pormenores, passe longo bastante bom e também bom transporte de bola.
    Samaris, nunca vai ser consensual entre os adeptos. Na minha opinião há claras melhorias, cometeu um penalti estúpido é certo (Óliver és tu?) mas está mais sereno na abordagem aos lances, mostrou-se ao jogo e encurta distâncias na pressão alta.
    No Boavista, destaque para o Gr com excelentes defesas e bastante seguro.

  • coach407
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:14 pm

    – Primeiro golo de canto sofrido pelo Benfica no campeonato. Not bad para uma equipa com um processo defensivo caótico. Não esquecer de dar o mérito a quem o merece. Grande, Jorge Jesus. A tua herança salva-nos.

    – Samaris. Grande forma. 2 jogos, oferece 2 golos cantados. Pena o Marega e o Mateus não terem dado sequência ao seu magnífico trabalho. Alfa deve ser péssimo nos treinos. Florentino, aquece.

    – Krovinovic. Concordo com o Lage no caso do croata. Sempre disse que o Krovi é um jogador banal e super-sobrevalorizado. Com a mudança para 4x4x2 só conta para 8. Vamos ver se é trabalhado para isso. Está atrás de Gabriel, Gedson e Pizzi para essa posição. Normal não ser convocado.

    – Zivkovic. Hoje entrou e foi péssimo. Depois do primeiro lance parecia que tinha o toque de Midas, mas ao contrário: em todas as bolas que tocava transformava em lixo. Incrível a sua queda de rendimento desde que o treinador mudou.

    – Gabriel e Gedson. Quando o brasileiro chegou, o Gedson estava em grande forma. Disse que Gabriel no médio prazo iria sentar o Gedson com a maior das naturalidades porque é melhor, atualmente, em praticamente tudo. Tendo em conta que Gedson iria ser um mero suplente e ele fez parte da formação a lateral direito também disse que mais valia ter o Gedson a titular como defesa direito sendo a alternativa ao Gabriel na mesma de que estar no banco e ser o André Almeida titular. Na altura, como o rendimento conta muito na opinião dos adeptos (e não a qualidade) e o Gedson estava a jogar muito, fui muito criticado. Agora já toda a gente percebeu que o Gabriel está ali para ficar. Agora escolham. Preferem o André Almeida ou o Gedson? Na minha opinião, é um desperdício ele ficar no banco e jogar o Almeida, mas isso sou eu.

    – Pizzi e Félix. Que delícia. Ansioso por os ver em simultâneo com Jonas.

    • Enzo Perez
      Posted Janeiro 29, 2019 at 9:33 pm

      Krovi é craque. Após quase um ano de afastamento, é natural q ainda ñ esteja na melhor forma. No actual 4-4-2, pode fazer a posição do Félix (ainda q jogando um pouco mais recuado, atrás do ponta de lança) e no lugar do Rafa, fazendo diagonais da esq. para dentro e a abrir a linha para as subidas do Grimaldo (nesse caso, o Rafa passaria para a dta). Mas o sistema q mais o favoreceria seria o 3-4-1-2, sendo o Krovi o número 10, a jogar atrás dos 2 avançados. A meu ver, a equipa podia actuar dessa forma em mts jogos em casa.

      • coach407
        Posted Janeiro 29, 2019 at 10:40 pm

        O Krovi pode fazer muitas posições, mas se houver um regresso ao 4x3x3 (Krovi no lugar do Félix não existe) o croata continua sem jogar porque essa posição seria para o Pizzi ou Zivko (que mostrou esta acima dele na época passada). Juntando ao Félix, Krovi é o quarto da hierarquia. Bancada.

        Na esquerda, tem Rafa, Zivko e Cervi (pelo menos) à sua frente. Quarta opção. Bancada.

        3x4x1x2. Não vai acontecer. Bancada.

        • Enzo Perez
          Posted Janeiro 30, 2019 at 12:13 am

          É q nem de longe nem de perto posso concordar. Desde logo ñ é minimamente razoável comparar o talento do Krovi ao de jogadores como o Pizzi (de quem gosto) ou do Cervi. Depois, dizer q em 4-3-3 o Krovi seria tapado pelo Pizzi ou pelo Ziv ñ faz o menor sentido. O Ziv só jogou na época passada após a lesão do Krovi (q foi decisiva para a perda do campeonato) é manifestamente ñ esteve ao mesmo nível (apesar de ter sido uma boa adaptação). Em tal sistema, jogariam o Pizzi (ou Gedson) e o Krovi à frente do Fejsa, ñ daria para Ziv nem Gabriel nem sequer Félix (q é craque, mas a sua posição é exactamente aquela em q agora actua – à J. Pinto). É só esperar pela melhor forma do Krovi e ñ tenho dúvidas de q serão ele, Félix e mais 9.

          • Xefe
            Posted Janeiro 30, 2019 at 10:33 am

            O Pizzi é mais talentoso que o Krov. O Krov é um jogador competente mas não tem a magia do Pizzi. Precisa de melhorar no último terço para chegar ao nível do português.

            Nestes 5 anos o Benfica tem sido Pizzi e Jonas mais 9 e neste momento é Pizzi e J. Félix mais 9.

            • Enzo Perez
              Posted Janeiro 30, 2019 at 12:09 pm

              O “Krovi ñ tem a magia do Pizzi”: estaremos a falar de snooker, certamente.

              • Pedro Almeida
                Posted Janeiro 30, 2019 at 2:09 pm

                Revê os jogos do Krovinovic, ele destaca se na forma como pauta o jogo e consegue transportar e segurar a bola através do drible. Estas são as suas melhores qualidades, no último terço ele é muito dependente de jogadas em equipa para desequilibrar já o Pizzi inventa jogadas por ele próprio. Não digo que um é melhor que o outro porque na minha opinião o Krovinovic é mais 8 do que 10 e o Pizzi um 10 e por isso mesmo o Português tem mais magia.

                • coach407
                  Posted Janeiro 30, 2019 at 3:14 pm

                  Subscrevo completamente. Longe da área prefiro o Krovinovic por essas caraterísticas que referiste. É muito bom a contrariar a pressão ao reter a bola ou a transportar. Pizzi só tem uma forma de contrariar a pressão que é o passe. Se no último terço é o que é preciso, no meio-campo precisava de ser mais completo para acrescentar mais.

                  Ainda assim, a sua qualidade de passe e decisão faz com que, no nosso campeonato, não seja grande problema não poder ter a bola mais de 1 segundo. É um jogador que só sabe jogar a 2 toques. Isso faz dele fantástico no último terço, mas poderia ser mais completo em zonas mais recuadas (mesmo com bola). Krovinovic tem mais isso, mas só sabe passar para o lado e para trás. No último terço – sem exagerar – está ao nível de um 10 do Rio Ave. Não sei se tem medo de arriscar ou não dá para mais. Até prova em contrário, diria que não é claramente um 10 do nível Benfica.

          • coach407
            Posted Janeiro 30, 2019 at 3:08 pm

            – O Krovinovic lesionou-se em Janeiro! No jogo seguinte empatamos (jogou João Carvalho) e a partir daí entrou Zivkovic e ganhamos os jogos TODOS numa sequência incrível. Todos até à lesão de Jonas. Já em Abril (passando 3 meses!). Aí perdemos com o Porto aos 90′, perdemos com o Tondela e depois empatamos em Alvalade. Como vês, o Benfica melhorou com a lesão de Krovinovic e a entrada do Zivkovic. Normal. Estamos a falar de jogadores com um claro gap de qualidade para jogar imediatamente atrás do avançado. 8 vitórias, 4 empates e 1 derrota desde que Krovinovic se fixou no 11. Com ele duas competições para o ar (Taça de Portugal e Taça da Liga). Isto não quer dizer que o Benfica não tenha melhorado com o 4x3x3. Melhorou. Com o 4x3x3. Não particularmente com o Krovinovic. Aliás, quando ele se lesionou eu disse que a mudança não tinha sido “ele” portanto não haveria qualquer problema a médio prazo. Saía ele, entrava outro. Só nos primeiros jogos é que o Benfica se poderia ressentir. Na realidade o Benfica melhorou muito (mais do que eu esperava), o Zivkovic deu muito mais qualidade no último terço e na definição.

            – Krovinovic teve de fora da alta competição 9 meses – não sei porque adicionas 3 meses como se fosse pouco. De fora da alta competição. Não são 9 meses lesionado. E era suposto voltar mais cedo, mas o RV foi abdicando dele pela paragem longa. Esse período de não ser opção por causa da lesão ele já o teve. Está em treinos de alta intensidade desde Agosto. Estamos em Janeiro. Não tem que estar a 100%, mas outra coisa é não sair da bancada. Jonas não precisa de estar a 60% sequer para ser convocado. E com jeitinho até para ser titular chega. Se fosse assim tão bom…

            • Enzo Perez
              Posted Janeiro 30, 2019 at 4:32 pm

              Nada disso. O Krovi só voltou aos treinos sem limitações em Novembro ou Dezembro, esteve sem competir quase um ano. Em Agosto andava a dar voltas ao campo… O 4-3-3 serviu de pouco, é sistema de equipa pequena, à portuguesa. Pq na prática significa 4-5-1 (pelo menos a defender). Se aquilo era 4-3-3, então agora tínhamos 4-2-4. Ñ tem nada a ver com o 4-3-3 do Barça (esse sim com 3 avançados). o Ziv desenrascou-se bem no lugar, mas acho impensável compará-lo ao Krovi. A facilidade com q perde bolas e com q falha passes é enorme. Ainda é mt inconsequente. E o problema tb ñ esteve na ausência do Jonas, mas antes na ausência de treinador com mentalidade de clube grande. Ou nunca tiraria o Rafa a meia hora do fim no jogo contra o porto, em q era o único jogador q estava a desequilibrar e criar perigo. Nem mt menos metia o Samaris para acantonar a equipa lá atrás. Só tem uma desculpa, o craque Pizzi falhou um golo quase de baliza aberta no final da 1. parte. Esse craque q vcs tanto elogiam. O Krovi metia bola e casillas dentro da baliza ao mesmo tempo.

              • coach407
                Posted Janeiro 30, 2019 at 7:22 pm

                O Rui Vitória anunciou que ele ia estar de regresso aos CONVOCADOS a 6 de Novembro. Tu estás a dizer que ele só voltou a treinar sem limitações em Novembro/Dezembro. Voltou aos treinos sem qualquer limitação em Agosto. Treino de alta intensidade sem limitações como eu disse no comentário anterior.

                A 1 de Junho ele partilhou um vídeo nas redes sociais onde mostrava que já fazia exercícios de relvado… com bola! Qual fazer corridas à volta do campo? Estás a gozar, só pode. Um jogador do Benfica passar o treino a dar voltas ao campo não existe sequer. Só se tiver de castigo.

                Dizer que o Zivkovic é “inconsequente” para defender o Krovinovic é muito bom. Mas já percebi que não te posso pedir mais de que isto…

                Depois eu não posso dizer que a ausência de Jonas foi um dos motivos para perdermos o título quando ele falhou uns 5 jogos em que só ganhamos 2 quando nos 3 meses anteriores tinhamos ganho todos os jogos… mas antes disso dizes que a lesão do Krovinovic (que fez meia dúzia de jogos! Muito bom ahah) é que fez com que o Benfica perdesse o título. Foi preciso esperar 3 meses com Zivkovic no lugar dele para o Benfica não ganhar um jogo, mas tu achas que a ausência do croata foi mais importante que a do Jonas. Muito bom.

                Depois divagas para aí, estavamos a falar do Krovinovic e disparas para todo o lado para ter razão? Limita-te a falar do croata, isso não fez sentido nenhum.

                • Enzo Perez
                  Posted Janeiro 30, 2019 at 8:47 pm

                  Ó rapaz, q o Ziv é mtas vezes inconsequente é notório e se ñ atinges isso é pq de facto, a ti sim, ñ se te pode pedir mais. O q ñ é de estranhar de quem diz q o Krovi está ao nível de um jogador do Rio Ave. Ñ vou perder mais tempo.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Janeiro 29, 2019 at 10:00 pm

      Coach, respeito muito a tua opinião, concordei e concordo contigo em muitos pontos, e estive no “mesmo lado” que tu e “contra” o Kafka ou o Rodolfo, em muitos comentários em que, mesmo concordando com eles em parte, batiam muito nos ceguinhos RV, AA ou Seferovic. Agora parece que é ao contrário, és tu a bater no mesmo em cada jogo do Glorioso. Penso que, mais importante que qualquer um de nós ter a razão, é termos razões para ser benfiquistas. O nosso lado é o mesmo, o Glorioso. Quanto ao jogo, eu sempre “defendi” o RV, mesmo achando que não um grande estratégia, pois tento sempre apoiar, mas já se notam algumas diferenças para melhor. É claro que os jogadores não aprenderam tudo em 2 semanas, algo do RV ainda deve haver, mas é hora de bola para frente porque o título está muito longe de estar perdido e a Europa ou a Taça de Portugal também devem contar connosco. Abraço. Estamos juntos.

      • coach407
        Posted Janeiro 29, 2019 at 10:37 pm

        Alguns mitos precisam de ser destruídos e não alimentados como tem sido. Quando se parar de alimentar mentiras eu paro de as contrariar.

        Hoje foi um jogo parecido com o primeiro do Lage após 2 treinos. Equipa a entrar a dormir, mas desta vez não sofremos. Foi ao poste. Depois de marcarmos o primeiro foi um passeio. Claro que há melhorias e disse isso logo no primeiro jogo. São 2 treinos, mas há uma coisa super relevante que não havia e que era o principal problema de Rui Vitória: há mais um jogador a jogar de costas para a baliza (Félix). Quando só tens um apoio frontal ou esse jogador é Jonas ou estás lixado no campeonato português. Não tem como o futebol ser fluído, o Pizzi joga muito mesmo, mas precisa de apoios frontais. Ter o Seferovic só é uma enorme limitação. Para isto, nem esta melhoria nem é preciso nenhum treino. O Pizzi sabe muito bem o que é jogar em 4x4x2, assim como o Seferovic e o Félix. É o suficiente para a equipa se adaptar. Gabriel é que era o único a precisar de subir de rendimento e adaptar-se. O resto da equipa toda (dos que jogam) já jogou em 4x4x2 portanto essa é uma melhoria evidente e necessária. O RV não estava a ver o Félix como a solução para poder jogar em 4x4x2. Lage viu. Tem todo o mérito nisso porque o menino é um craque se não jogarmos vergonhosamente como contra o V. Guimarães. Aí mais vale deixar o Félix a descansar. Além deste apoio frontal extra melhorar muito o Pizzi (não é a mudança de posição o segredo).

        Eu até a preferência por Samaris em detrimento do Alfa percebo. O Samaris já jogou em 4x4x2, se queres uma mudança com meia dúzia de treinos convém apostar em jogadores já habituados a esse esquema. Alfa nunca jogou em 4x4x2 portanto faz sentido no curto prazo. Vamos ver no longo.

        • ThatMan
          Posted Janeiro 30, 2019 at 12:29 am

          Curioso como o lance que vai ao poste vem de um erro do Gabriel. O que se dizia aqui por alguns se fosse o Fejsa ou o Gedson…

          • coach407
            Posted Janeiro 30, 2019 at 3:20 pm

            Sim, o Gabriel ainda não está ao nível que espero dele. Acabou de entrar na equipa e está a aprender a jogar em 4x4x2. Ainda assim não é desculpa para esse erro. Não deixa de sentar o Gedson com facilidade.

    • Francisco Rocha
      Posted Janeiro 30, 2019 at 1:45 am

      O Gabriel é ótimo para um jogo de posse e de poucos rasgos, o Gedson é o oposto como jogador. Neste sistema o brasileiro é mais útil. Agora, o Gedson voltar a ser LD é altamente improvável. Poderia resultar mas estaríamos a perder um b2b com grande futuro. Mas no futebol nunca se sabe. Se voltasse para essa posição o Krovinovic teria mais oportunidades de jogar a 8 já que não tem características de jogador de último passe como o Zivkovic e Pizzi (Félix e Jonas também podem estar inseridos nessa categoria, já que jogam nas costas do ponta de lança).
      Não percebo essa tua azia em relação ao Jesus e por vezes ao Lage (demonstrada noutros posts). RV era/é mau. PONTO. Teve os seus méritos mas nas 2 últimas épocas foi um barrete autêntico. A constante “proteção” que lhe dás é ridícula. Devias estar feliz pelo teu amiguinho. Está a ganhar mais, não nos chateia com a sua azelhice e vai acabar no esquecimento. Vai rodar meio-mundo a viver das indemnizações pelos despedimentos. Peseiro 2.0.

    • RuiCosta10
      Posted Janeiro 30, 2019 at 2:06 am

      Obviamente que o Gedson ia fazer melhor que o Almeida. Mas não acho que seja beneficial para o rapaz andar a mudar de posição sem mais nem menos, mesmo que seja para uma que já conhece. É preferível que ele evolua e cresça apenas numa e honestamente acho que ele tem bastante potencial como médio.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 30, 2019 at 8:57 am

      Pessimo Samaris, nem no banco deveria estar. Esse e o seferovic podiam ir dar uma volta.

    • Fernando neves _36
      Posted Janeiro 30, 2019 at 9:17 am

      Caótico?
      Caótico era estar em 4 lugar.
      Caótico era levar 5 do Basileia.
      Caótico era fazer 0 pontos na champions.
      Caótico era estar a 7 pontos do 1 lugar.
      Caótico era aquelas conferências de imprensa.
      Caótico era não apostar no Felix no meio e para terminar, caótico era, não jogar em 4x4x2, mas isso era com o teu amigo, agora acabou.

    • RodolfoTrindade
      Posted Janeiro 30, 2019 at 10:08 am

      Eu por acaso também gostaria de testar o Gedson a lateral, apesar de achar um desperdício…

      • coach407
        Posted Janeiro 30, 2019 at 3:21 pm

        Eu acho um desperdício é tê-lo no banco. Seria facilmente dos melhores laterais direitos do Mundo. A 8 acredito que possa chegar a um clube melhor, mas corre o risco do Sanches. E eu até acho o Sanches melhor.

    • El Pibe
      Posted Janeiro 30, 2019 at 10:42 am

      Mais um comentário a malhar no Lage e tentar salvar a honra de RV….
      Custa assim tanto admitir que o Benfica joga melhor agora?
      Quem lê isto fica com a ideia de que passamos de cavalo para burro. Olhe q

      • Fernando neves _36
        Posted Janeiro 30, 2019 at 12:43 pm

        Isto!

      • coach407
        Posted Janeiro 30, 2019 at 3:22 pm

        Não malhei no Lage.

        • El Pibe
          Posted Janeiro 30, 2019 at 4:21 pm

          Literalmente não malhaste, tens razão, mas implicitamente malhas e comparas com RV, é isso que não entendo uma vez que mesmo no primeiro jogo de Lage já tínhamos mais opções na construção e tivemos logo mais envolvimento.
          Acho que o Lage tem muito trabalho para fazer, e não concordo com tudo o que faz, mas tem sido positivo e tem provado que foi uma decisão correcta com o timming errado, mas aí a culpa não é dele.

          • coach407
            Posted Janeiro 30, 2019 at 4:34 pm

            Onde é que eu comparei com o RV em detrimento do Lage?

            – Disse que sofremos o primeiro golo de canto da época. Isso era um elogio ao RV, não era uma crítica ao Lage. Acontece sofrer um golo de canto, ainda por cima ganhamos. Parece que estou importado com isso? Só estava a destacar que ainda não tinhamos sofrido.

            – Disse que Zivkovic caiu muito de rendimento com a mudança de treinador. Acho que é um facto evidente para todos. Não disse que a culpa é do Lage. Acontece uns melhorarem e outros piorarem. Se o Zivkovic caiu a pique, o Félix está a jogar muito mais. É normal estas mudanças de rendimento com treinadores e táticas diferentes.

            – A única comparação qualitativa entre os dois que fiz aqui foi às 22:37 e, creio eu, que até foi em benefício do Lage, apesar de ter criticado pelo meio os dois jogos horríveis com o Vitória de Guimarães. No resto elogiei e disse até que combateu o principal erro de RV, na minha opinião. E já tinha falado disso muito antes do Lage mudar isso portanto não foi preciso ele mostrar-me para eu saber o que o RV precisava de mudar.

            Não percebo como é que destas ideias que transmiti interpretas que estou a malhar no Lage. Juro que não percebo.

            • El Pibe
              Posted Janeiro 30, 2019 at 6:14 pm

              OK, entendi mal, mas explico-te porquê:
              Quando falas nos cantos sugeres a comparação implicitamente assim como quando te referes ao rendimento individual do Samaris e Zivkovic.

              Quanto à analise, Gabriel vs Gedson é pertinente, embora não concorde contigo absolutamente quanto à qualidade do Gabriel, tenho receio que se torne no nosso William, um pastelão cheio de classe.

              • coach407
                Posted Janeiro 30, 2019 at 7:34 pm

                Estás a colocar “maldade” no que eu disse. Este golo sofrido de canto, provavelmente, é mais “culpa” do Rui Vitória que do Lage. Seria estúpido ele ter pouco tempo de trabalho e estar a tentar melhorar um processo que até agora tinha resultado em 0 golos sofridos no campeonato. Não faz sentido, o Benfica defende bem em bolas paradas portanto acredito que o Lage quase nem tenha perdido tempo com isso.

                O Samaris teve dois erros individuais. Achas que eu acredito que o Lage o mandou fazer aquilo? São duas paragens cerebrais. No máximo poderia dizer que a culpa é do Lage por colocar um jogador que tem feito isto sempre que joga. E era perfeitamente aceitável dizê-lo, mas como disse mais em baixo percebo porque o Samaris já jogou em 4x4x2 e o Alfa não (que eu saiba). Percebo, aceito, mas não concordo. Não sei como é que o Alfa tem treinado, defensivamente também não me inspira muita confiança, mas o Samaris ainda menos. Farta-se de fazer faltas sem sentido e estas paragens cerebrais são demasiado frequentes. Não concordo mas está muito longe de estar a “malhar” nele por causa disso. Não é uma decisão estúpida como disse. E Samaris já foi um excelente médio defensivo. Com minutos acredito que volte ao seu nível, mas isso é aplicável a qualquer jogador. Se nos lembrarmos de pôr o Ferro a titular agora ele daqui a 1 mês está um craque. Acho é que o Benfica não é um laboratório. Não a equipa principal.

                Em relação ao Zivkovic é apenas e só uma constatação. Toda a gente consegue ver isso. Não o posso dizer por algumas pessoas poderem achar que é uma crítica ao Lage? Eu estou a analisar o jogo. O Zivko caiu imenso de rendimento, é um facto apenas. O meu comentário não era em torno do treinador para tudo que disse associarem ao treinador, não faz sentido.

              • coach407
                Posted Janeiro 30, 2019 at 7:40 pm

                Em relação à comparação Gabriel-William, podes estar descansado. Conheço bem o Gabriel e não tem mesmo nada a ver. Para o bem e para o mal. Não é tão genial como o William que é realmente incrível com bola, dos melhores médios defensivos do Mundo nesse aspeto e superior ao Gabriel, naturalmente. Os passes verticais dele são qualquer de delicioso. Gabriel nunca vai chegar perto dele nisso. Por outro lado, é óbvio que o Gabriel tem uma postura muito mais ativa, vai mais ao contacto, tem mais raça… simplesmente, suja os calções. Acho que nunca vi o William a fazer um carrinho “a sério”. Tem piada só de pensar.

  • Fernando neves _36
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:29 pm

    Com mais alguns treinos já se notam verdadeiras melhorias, não batemos uma única vez bombo na frente, saimos sempre a jogar de forma apoiada e curta, uma equipa grande tem de jogar assim.
    Também nas bolas paradas as melhorias são evidentes, já marcamos golos, criamos perigo e nota-se que as mesmas são trabalhadas ao pormenor.
    A pressão também está a ser feita mais à frente e de forma mais inteligente.
    Grande passe do Rafa no 2 golo, que trivela, um cepo certo xefe ?
    Podem dizer que o João Félix é só hype, mas este menino vai ser um verdadeiro craque, que génio, vai marcar uma era no futebol, não consigo perceber o porquê de nunca ter tido uma oportunidade na verdadeira posição com Rv, é um craque e os craques tem de jogar sempre na sua posição.
    Benfica
    Benfica
    Benfica
    Dá-me o 37 ❤

    • Xefe
      Posted Janeiro 29, 2019 at 11:02 pm

      O Rafa é muito bom porque causa de uma boa intervenção no jogo, mas o Pizzi que está nos 4 primeiros golos e que é o 5º jogador da Europa com mais passes chave/min é cepo. Certo…

  • porra33
    Posted Janeiro 29, 2019 at 9:51 pm

    Boa exibição do Benfica hoje também facilitada pela maneira como o Boavista tentou entrar em campo, com as linhas subidas e a tentar pressionar alto o Benfica o que permitiu muito espaço para a profundidade e para os jogadores aparecerem entre linhas. Se fosse com o Lito Vidigal dificilmente o Boavista apareceria assim, seria uma equipa mais raçuda e fechada em organização defensiva. Apesar disso conseguiu sem merecer sair vivo ao intervalo a só perder por um. O Benfica manteve a toada ofensiva e neste momento joga muito, em grande parte devido ao Félix “Fisgas” (aprendiz de Jonas “Pistolas”) que joga sempre bem e faz jogar, e devido também às boas exibições do Pizzi que aparece muito bem a combinar o jogo interior, o Gabriel que afinal parece ter qualidades que façam dele um jogador para o Benfica (embora às vezes tenha que jogar mais simples) e do Seferovic que complementa bastante este jogo do Benfica ao oferecer profundidade e pressão logo na zona ofensiva e o Grimaldo, que bastante profundidade e combinações na esquerda. Hoje mais fracos estiveram o Rafa, que além da trivela falhou na maior parte das acções (se calhar relacionado com aquele toque na coxa) o Samaris, que não dá mais e o André Almeida que não consegue acrescentar ofensivamente, estar lá até está mas depois não faz a diferença, mas nada de novo.
    Boa vitória e carrega Benfica!

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 30, 2019 at 8:55 am

      Tudo bem que o gabriel faz passes brutais, mas não tem pedala para o benfica. Esta habituado a ter muito espaco e aqui não é assim. Muito gordo, muito lento, e inventa muito.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 29, 2019 at 10:03 pm

    Que jogador é João Félix! Todos os melhores momentos da equipa passaram pelos seus pés é incrível.

    Este Gabriel sim pode ser titular no Benfica, aumentou os níveis de intensidade e depois de uma primeira parte muito mole, melhorou imenso na segunda.

    Houve uma troca de bola bem mais rápida, jogadas pensadas, as bolas longas não iam à toa, muitos passes e profundidade e variações de flanco. Estou a gostar e que venha esta intensidade e qualidade em Alvalade!

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 29, 2019 at 10:24 pm

    Este João Félix, meu deus. Que jogador que aqui está. Desde o Rui Costa que não me lembro de ver um jogador tão entusiasmante saído do Benfica (embora o Bernardo ande próximo e claro, seja nesta altura muito melhor). E mais uma confirmação do trabalho que o clube vem fazendo nas camadas jovens como já disse aqui hoje.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 29, 2019 at 10:43 pm

    Mais um bom jogo do Benfica.

    Até pode vir a correr muito mal, mas finalmente voltei a sentir a ansiedade dos jogos do Benfica e contar os minutos para o jogo começar.

    Com o rei do bombo já nem sabia as horas dos jogos…

    Aproveitar que fez dois golos para dizer isto, Seferovic não pode ser titular do Benfica.

    Boa entrada do Gedson hoje ao contrário do último jogo.

    Que grande estoiro do Lage ao jornalista da semen tv, adorei. Estavam habituados ao banana….

    Carrega Benfica! 1904!

    • Dca
      Posted Janeiro 30, 2019 at 12:15 am

      Porque é que não pode?

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 30, 2019 at 8:54 am

      Sem duvida, seferovic fez dois golos é verdade, mas até eu marcava esses. Muito fraco na finalização, não pode nunca ser titular do benfica. Joao felix home do jogo de longe. Que jogador. Ferreya cheira a medo e falta de confiança. Já teve um ano para se mexer e nada. Que mandem embora o castillo e o ferreya e vao buscar o emprestado heri do moreirense. Por mim esse miudo ate jogava a titular em vez do cêpo esferovite.

    • coach407
      Posted Janeiro 30, 2019 at 6:57 pm

      Adoraste? Como é que é possível? Andamos nós a criticar o Sérgio Conceição a armar-nos em pessoas muito corretas e o Lage HUMILHA um jornalista sem motivo nenhum numa pergunta perfeitamente normal e dizes que adoraste?

      Erros todos cometemos e eu gosto da postura do Lage, no entanto essa resposta foi um autêntico disparate. Que falta de respeito.

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 29, 2019 at 11:36 pm

    Não tive a oportunidade de ver o jogo logo não posso fazer grandes considerandos.

    Como é lógico Roma e Pavis não se fizeram num dia e como tal o Benfica versão Bruno Lage só se começará a notar mais daqui a uns meses.

    Ainda assim:

    – Regresso ao 4-4-2. Para não ferir susceptibilidades em dizer que 4-3-3 é sistema de equipa pequena, o regresso ao sistema base de sempre do Benfica é fundamental.
    Diferenças para RV?
    Maior presença na área, mais variações (e melhores) entre o jogo exterior e o jogo interior.
    Mais oportunidades criadas, logo mais golos…simples.

    – Pizzi como interior. A sua melhor posição e aquela onde faz a diferença. Melhor para a equipa porque retira do miolo um jogador sem intensidade defensiva e coloca-o numa posição onde consegue não só equilibrar a equipa em superioridade mas fazer toda a equipa jogar.

    – Melhoria global do processo defensivo e das linhas de pressão. Nota-se a milhas, e com o decorrer dos jogos vai-se notar mais.

    – João Felix a crescer e paulatinamente a ocupar o vazio deixado pelas lesões de Jonas. O talento está todo lá e os números para alguém da idade dele são notáveis. Caso esta progressão continue (e acredito que sim) isso irá permitir o alívio da folha salarial porque Jonas irá sair…

    – Seferovic.
    Não é a melhor época dele no Benfica. É a melhor época dele de sempre!
    E ainda estamos em Janeiro…
    Continuem a falar mal que aquele rapaz que até é titular de um finalista da Liga das Nações vai continuar a marcar.

    Vamos continuar, que o caminho faz-se caminhando.

  • NMasterCoach
    Posted Janeiro 29, 2019 at 11:43 pm

    Boa exibição do Benfica perante um Boavista que quase não existiu na Luz muito por culpa do Benfica que pressionou os axadrezados logo à saída do seu meio campo mas também por culpa do Boavista (equipa muito aguerrida e de muito músculo) mas que com as saídas de Rochinha e David Simão perderam muita qualidade com bola. Com Bruno Lage o Benfica ainda tem muita pedra para partir no que toca ao processo Ofensivo mas em termos defensivos parece existir algumas melhoras principalmente na reacção à perda, mais agressividade e melhor posicionamento em campo. Notas para Seferovic grande época a melhor da sua carreira seja em clube ou seleção e João Félix o miúdo é um predestinado (um João Pinto com toda a irreverência e chegada a área mas com mais classe, refinado e inteligência). Agora é Alvalade…

  • Malloy
    Posted Janeiro 29, 2019 at 11:46 pm

    não foi perfeito ; mas voltei a ter prazer de ver jogar este Benfica.

  • Khal Drogo
    Posted Janeiro 30, 2019 at 12:30 am

    Uau, este João Félix é daqueles que não engana.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 30, 2019 at 12:31 am

    Bom jogo do Benfica, deu gosto ver. A generalidade dos jogadores esteve muito bem ou bem (Rafa a excepção apesar do passe magnífico que fez). 4-4-2 e João Félix no centro é outra coisa… Seferovic falhou bastante mas marcou outra vez, 2 x, e Grimaldo marcou o golaço da noite.
    Agora é ir com a corda toda para o duplo derby! Carrega Benfica!

  • Francisco Rocha
    Posted Janeiro 30, 2019 at 1:30 am

    Não tenho conseguido ver os jogos mas assim que posso vejo os resumos.
    Gostei do que vi e era previsível que o Pizzi passando para a direita e o Félix para o centro as coisas iriam melhorar. O Seferovic tem-me impressionado bastante, para mim é titular sem grandes questões. Mesmo assim, gostava de ver mais do Ferreyra.
    Não sei se a simbiose entre o Jonas e o Félix será possível. São muito semelhantes e ocupam as mesmas zonas do terreno de forma natural. Se um ficar mais fixo pode deixar de ser tão influente no jogo.
    Já que o dinheiro não é problema, não percebo a demora na contratação de um lateral direito. Mas quem disse isto também disse que o Benfica não precisa de reforços.

  • Andre A
    Posted Janeiro 30, 2019 at 8:38 am

    Eu disse em Setembro depois de ver 2 jogos dele, este menino vai ser MVP do campeonato. Agora já não digo isso porque esteve demasiados jogos sentado e o Benfica esteve muito mal nos ultimos 3 meses do ano, só se fossemos campeões. Mas MVP da equipa vai ser!
    E até acho que este nem foi o melhor jogo dele, mas dá-nos muita capacidade de criar espaços no meio pelo quebra-cabeças que são as suas movimentações

  • Manuel Teixeira
    Posted Janeiro 30, 2019 at 9:34 am

    Excelente jogo, o melhor da era Lage para já. Muito jogo interior, pressão alta e acima de tudo uma rápida circulação o que permitiu em alguns momentos abafar por completo o Boavista. Em abono da verdade, o Boavista tem um plantel limitadíssimo. Posso estar a dizer uma grande asneira mas jogadores como o Edu Machado, Idris e Neris há aos pontapés na segunda liga. Por outro lado o miúdo Cardoso parece-me muito bom e demonstrou uma grande personalidade já que ontem faleceu o seu avô.

    Quanto ao Glorioso,
    O Vlachodimos defendeu um penalty, já a aquecer para a ida a Alvalade.
    Na defesa, Jardel não está no melhor momento ao contrário de Dias que apesar todos os defeitos já é o patrão da defesa. AA foi igual a si próprio, entenda-se horrível, e Grimaldo continua a provar que é um craque.

    Gosto do Samaris, oferece muito mais qualidade com bola do que o Fejsa, mas depois tem sempre as habituais paragens cerebrais. Já o Gabriel, tem um motor a gasóleo, mas a canhota não engana. Rafa esteve discreto e o Luís Miguel nesta posição joga e faz jogar.

    Seferovic falha muito golo, mas tem muitas oportunidades isto porque o suíço batalha, corre e procura sempre aparecer em zonas de finalização. Não é um poço de técnica mas é inegável a sua utilidade.

    O melhor fica para o fim: Félix! Qualidade em tudo o que faz. Parece que toma sempre a melhor decisão. Acelera o jogo quando é preciso, toca simples quando não há superioridade e é neste momento o maestro deste Benfica de Lage. Ah, e vem do Seixal! É o único aspecto em que é inegável a qualidade do trabalho do LFV. Um orgulho muito grande nestes putos que começam a aparecer.

  • da Silva
    Posted Janeiro 30, 2019 at 9:54 am

    Boas
    Grande espectáculo na Luz. O Benfica apareceu muito forte no jogo, potenciando a recuperação de bola de forma mais veemente e procurando combinações diferentes para chegar à baliza adversária. Percebe-se que existe uma ideia diferente do jogo, por parte de Lage, que tentar controlar com bola mas em progressão (Vitória tentava este controlo mas a zona do meio campo ficava sempre despovoada), veremos se optimiza cada vez mais o seu modelo de jogo. Destaques para Felix, não engana, será um dos melhores portugueses na próxima década e perspectiva-se que o venha a ser também no contexto europeu; Samaris está a ganhar pontos, continua irascível na procura da bola mas a isto junta mais calma no passe e constrói, talvez por se sentir apoiado com Gabriel ao lado (neste modele Samaris e Gabriel jogam a lado e não um atrás do outro); Seferovic continua a dizer presente, apesar de precisar de ser mais “matador”, algo que distingue um grande avançado de um goleador; Pizzi na direita e a integrar-se no centro para construir está na sua praia; Rúben e Jardel têm de aumentar a concentração, neste momento o sector defensivo parece-me ligeiramente abaixo do nível competitivo dos restantes sectores. Realço ainda o Boavista, um histórico que demora a assentar raízes de jogo, apareceu muito débil e sem se mostrar uma verdadeira ameaça. É um clube com potencial para se tornar um candidato a Europa ou algo mais mas precisa começar a pensar mais à frente, tem de investir de forma inteligente e não recrutar o que aparece barato (bem sei das dificuldades financeiras, mas é um clube potenciador de receitas), resumidamente, os axadrezados têm de assumir a sua dimensão de grande, independentemente de como corre a época, é algo que se fomenta. Nota final para Rui Costa, que está mais perto dos jogadores e finalmente a assumir (ou deixado livre para o fazer) o seu papel de “manager”, pelo menos ao nível do balneário. Os adeptos ostam, os atletas se revêem num dos seus e o próprio Rui parece talhado para o trabalho. O Benfica de jogo no relvado está entregue aos homens da casa e bem. Veremos como corre.
    Bem-haja

  • NunoLFC
    Posted Janeiro 30, 2019 at 10:14 am

    O Haris Seferovic está à frente do Bas Dost na lista de melhores marcadores. Let that sink in for a moment.

  • RMCL
    Posted Janeiro 30, 2019 at 10:25 am

    Que atentado alguém andava a fazer na Luz, alternando Félix entre a ala e a bancada, deveria ser preso!
    Desperdiçar talento puro é sinal de incompetência, é claramente um Benfica montado em torno de Félix, no jogo jogado excelente a dinâmica encarnada, jogadores a pressionar a todo o campo não deixando o adversário respirar liberdade total dos movimentos ofensivos fantástico, já tinha saudades de um Benfica assim dominante que gosta e sabe ter bola!

Deixa um comentário