
Dificilmente 10 pontos não chegarão para seguir em frente, mas as Águias tinham a obrigação de fechar já hoje esse objetivo, ainda para mais tendo em conta os adversários que terá a seguir. A equipa já tinha demonstrado algum cansaço frente ao Vitória, mas Lage voltou a apostar no onze base, com o regresso de Kökçü, e a exibição tornou a não convencer. Aktürkoglu e Pavlidis (mais um falhanço) estiveram pouco em jogo, os médios tiveram pouca influência, salvando-se as exibições de Di María (nos momentos mais apertados a equipa corre a procurá-lo) e Carreras (está numa grande fase, a mostrar todo o seu atleticismo e qualidade técnica). Também Bah e Tomás Araújo tiveram nota positiva. Já Kökçü esteve desinspirado (não conseguiu desequilibrar no passe), Aursnes acentuou a má fase e Florentino voltou a estar desastrado (novamente a pôr a equipa em risco com passes errados em zonas perigosas). Do lado do Bologna, que atuou com um onze cheio de suplentes, fica confirmada a eliminação, mas deu para mostrar a sua qualidade na troca de bola (terminou com mais posse), faltando depois capacidade para definir melhor (dispôs de várias transições perigosas). Skorupski destacou-se na baliza, Posch, Beukema e Ferguson também tiveram nota positiva.
Benfica 0-0 Bologna
O Benfica não foi além do nulo na receção ao Bologna e ainda não carimbou o acesso aos play-offs da Liga dos Campeões. As Águia foram superiores, tiveram mais ataques perigosos e chegaram a encostar os italianos à sua área, mas não criaram grandes lances de golo (Pavlidis falhou o melhor) e não conseguiram bater um Bologna que atuou com apenas três habituais titulares. Com este resultado, o Benfica coloca-se no 15.º lugar com 10 pontos, os mesmos que Sporting, Mónaco, Feyenoord e Club Brugge, sendo que nas últimas jornadas defrontará Barcelona e Juventus.
XI Benfica: Trubin; Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Álvaro Carreras; Florentino, Aursnes, Kökçü; Di María, Aktürkoğlu, Pavlidis.
XI Bologna: Skorupski; Posch, Beukema, Casale, Holm; Urbański, Moro; Iling Jr, Ferguson, Fabbian; Dallinga.


73 Comentários
Zerobola
Onde ja vi este futebol ?
2 epoca de lage a primeira volta em que a equipa jogava assim e la ia ganhando ate que veio a segunda volta e veio o record de derrotas seguidas .
Veremos
Ricardo10_
Para variar, mais um grande jogo do Pavlidis, continua a melhorar a sua média de golos e assistências a cada jogo que passa. O que vale é que eu sou burro e não vejo como ele é dos melhores do mundo de costas para a baliza e a fazer pão na Bimby. Como disse no comentário ao jogo com o Guimarães, os benfiquistas só aprendem quando as coisas más acontecem e os seus delírios não conseguem mais disfarçar os maus resultados. Enquanto os outros forem marcando golos não há problema nenhum, o pior é quando os outros não marcam e só aí é que finalmente se lembram da principal função de um ponta de lança.
No que toca a contribuições para golos, jogos a titular e minutos jogados, se não é o pior ponta de lança que passou no Benfica nos últimos 20 anos, não deve andar longe. Meu rico Seferovic…
Uma primeira parte vergonhosa e uma segunda parte um pouco melhor, abordagem e estratégia ridícula contra estes mijas nas escadas. O Lage já na primeira passagem tinha demonstrado algumas pancadas, e vai continuar com elas, tal como o Roger. Esta gente pode ter as qualidades que quiserem, mas dificilmente aprendem com os erros e são mais teimosos que uma parede. Tanta sabedoria e as coisas mais óbvias não as conseguem ver. O Di Maria mais semana menos semana, vai rebentar. Não sei que gestão é essa que dizem que o Lage faz melhor que o Roger. O Pavlidis faça o que fizer, lá continua a titular em todos os jogos e lá vamos ficando mais longe de marcar golos. Numa equipa normal os suplentes trabalham para ser alternativa quando as coisas não correm bem, os suplentes do Benfica trabalham para o boneco, trabalham para entrar a 10 minutos do fim ou nem isso. Este era claramente um jogo em que podia jogar com vários suplentes, ganhar confortavelmente e resolver já a questão da Champions .Enfim…Começo a desconfiar que para se ser treinador de futebol é preciso ter problemas mentais.
Petrol
Se há coisa que os benfiquistas também são muito bons é em exageros. Pavlidis pior ponta de lança dos últimos 20 anos? Rodar a equipa num jogo da liga dos campeões?
Ricardo10_
Como se calhar não leste à primeira…Diz-me um ponta de lança do Benfica que tenha jogado tantos jogos a titular, que tenha tantos minutos jogados e que tenha marcado menos ou os mesmos golos que o Pavlidis. Um jogo de liga dos campeões na Luz, contra uma equipa banal e que ela própria rodou a equipa…Deve ser gozo…
Mantorras
RdT.
Petrol
Quanto aos avançados: Tengsted, Yaremchuck, Raúl Jimenez, Nuno Gomes, Karadas.
–
Caso Lage rodasse na liga dos campeões íamos estar a dizer que não tem ambição e roda na liga dos campeões tal como na 1ª passagem. Na liga dos campeões não há adversários fáceis nem há espaço para facilitismos, portanto não faz sentido rodar nem que seja pela mensagem que passa à equipa
henry14
Facundo Ferreyra, Castillo, RDT…
Ricardo10_
O RDT não jogava na posição dele. Começou a titular sendo quase sempre substituído e depois começou a ir para o banco. Sendo titular mais algumas vezes em jogos com adversários mais fracos. Foi uma pena o que fizeram ao espanhol, tinha muita qualidade.
O Ferreyra poucos minutos fez no Benfica, foi titular 6 vezes. Nem 300 minutos fez no campeonato.
O Castillo foi titular duas vezes no Benfica e jogou uns impressionantes 143 minutos no campeonato.
henry14
Esqueceste -do Seferovic em 19/20. Horrível. Sentado por Carlos Vinícius bué tarde.
prpaulorossi
Bem, quase que é um desrespeito mencionares o Nuno Gomes em comparação com o Pavlidis … Mesmo o Raul Gimenez, que nas suas épocas era o 3 avançado, considero ser superior ao Pavlidis … Dito isto, espero que o Pavlidis desate a marcar golos e que seja bem melhor do que tem sido.
Concordo que tem qualidades mas senão marca golos, que é o mais importante num avançado (meu rico Cardozo), essas qualidades de pouco servem … No inicio até achava que não estava a ser bem servido mas nos últimos tempos tem sido ele próprio a falhar vários lances de golo iminente, pelo que espero que seja falta de confiança e que de um momento para outro desate a marcar golos…
Petrol
Sinceramente não sou fã de Nuno Gomes e vejo qualidades em Pavlidis. Raúl Jimenez nunca conseguiu ter impacto sem ser saído do banco. No entanto, Pavlidis tem de dar mais. Envolve-se bem com a equipa mas não pode falhar lances como este
Ricardo10_
O Tengsted na época passada em 666 minutos marcou 4 golos no campeonato. O Pavlidis tem 3 em 967.
O Yaremchuck jogou poucos mais minutos que o grego no campeonato e marcou o dobro dos golos.
Raul Jiménez?! Não digas disparates, vai ver os números se não sabes do que falas.
Nuno Gomes?! Wtf?!
Karadas? Mas onde é que esse teve as oportunidades que o Pavlidis teve a titular?! E cereja no topo do bolo é que até esse tinha melhor média de golos!!
O rodar a equipa não é meter 11 juniores…
Petrol
O problema é que eu fui ver as estatísticas. O Benfica não joga só para o campeonato. Pavlidis tem 6 golos em 1416 minutos = 236 minutos para cada golo.
Tengested (2023/2024): 4 golos em 1348 minutos = 337 minutos para cada golo
Yaremchuk (2021/2022): 9 golos em 2025 minutos = 225 minutos para cada golo
Raul Jiménez (2017/2018): 8 golos em 1454 minutos (aqui errei)
Karadas (2004/2005): 6 golos em 2070 minutos = 345 minutos para cada golo
Nuno Gomes (2006/2007): 13 golos em 3325 minutos = 256 minutos para cada golo
–
Antes de mandar postas, convém verificar os factos
Ricardo10_
Convém é aprenderes a ler para interpretar o que é dito.
Mas a forma como és selectivo a escolher determinadas épocas dos jogadores e em querer fingir que 1000 minutos a titular são iguais a 1000 minutos a entrar a 10 minutos do fim dos jogos, demonstra logo a desonestidade intelectual.
chuta dai
Mais um jogo ao nosso nível. O Pavlidis a fazer do fora de jogo o seu estilo de vida. Mais uma exibição deprimente do kokcu, com a sua jogada mais característica. Que é quando a recebe e começa a pensar o que fazer com ela, quando vai executar já não tem a bola. Vá la, com um arbitro mais rigoroso podia muito bem ter visto o 2º amarelo nesse lance. Não esquecer que este Kokcu é o jogador mais caro da história do clube. Ainda a seguir ao jogo contra o VSC vi uma tese da equipa do Benfica sem ele. Hoje ele jogou e a equipa não melhorou. Vejo muita gente a falar mal do lage mas sinceramente ele faz o que pode com o nível de jogadores que ele tem á disposição…
BP
Se os disparates sobre o Kokçu pagassem imposto, já estavas falido…
Eu vi ao vivo, tenho um excelente lugar no estádio e estive atento às decisões e execuções do Kokçu. Não vi nem uma decisão errada, nem uma decisão mal executada! Em cada lance em que teve bola, decidiu sempre bem, e executou melhor.
Então em comparação com o interior direito, o Ausrnes, que estragou várias boas jogadas com más decisões e/ou más execuções…aliás, não é de ontem, pela primeira vez desde que chegou ao clube, o Ausrnes está em má forma.
O Kokçu tem uma taxa de acerto nas decisões rara, de longe a melhor do plantel. E é por isso que o nosso jogo flui muito melhor com ele em campo, como se viu ontem – não fizemos uma grande exibição, mas conseguimos ligar muitas jogadas do início ao fim, coisa que no sábado com o Vitória de Guimarães não conseguimos. Porque faltava o cérebro do meio-campo, que lê e pensa o jogo como mais nenhum, a ligar as duas fases de construção e a ligar a segunda fase de construção com a criação.
Mas enfim, já se sabe que o maior cego é o que não quer ver…
chuta dai
O jogador mais caro da história do Benfica, não entra no top 100 melhores jogadores do Benfica de todos os tempos, talvez nem no top 150 e o cego sou…
BP
“O predomínio do cérebro sobre o físico. Mesmo no futebol”…
BP
O futebol não é atletismo. E também não é só vertigem e sprints a toda a hora. Também é pausa, inteligência, critério. E é sobretudo tomar as decisões certas, e ter qualidade técnica a executar essas decisões.
Pedro_Almeida
O problema do Kokçu é que ele se esconde do jogo, nunca está lá a assumir nada.
Faz o simples e bem e espera que a bola vá ter com ele em vez de a procurar e assumir.
Custou 30 milhões, não 10 e o problema não é a posição é dele mesmo. Quantas vezes não o vês a estar parado a ver os colegas circular a bola sem ele lhe tocar.
Ele está naquela posição para criar desiquilibrios a partir detrás e corrigir a falha que todos vimos ontem, não conseguimos criar uma jogada coesa e com bola no chão a partir dos centrais.
O Florentino e os centrais tentam quebrar mais as linhas adversárias do que o Kokçu.
Pode ter toda a qualidade técnica e imaginaria mas quando o psicologico não acompanha não lhe vale de muito.
prpaulorossi
BP, algumas das tuas opiniões acerca do Kokçu tb são minhas, nomeadamente ser inteligente a ler o jogo e ter bastante qualidade no passe mas permite-me dizer que isso tudo perde eficácia devido ao tempo que ele perde para executar e o lance que o chuta dai menciona é bastante revelador disso pois teve mais que tempo para executar e acabou por ser lento e fazer uma falta ridícula. O que mais me custa é que esta é a segunda época no campeonato português e nem o Schimdt nem o Lage lhe dizem que tem de ser mais rápido a executar pois o tempo que aqui tem para o fazer é pouco (na Eredivisie provavelmente teria mais). Com o Lage acaba por estar melhor pois com o Aurnes e o Florentino jogamos com 3 elementos no meio campo e aí nem todas as equipas conseguem não lhe dar o tempo que ele precisa mas na LC o nível é muito superior e aí nota-se mais o que referi.
Petrol
Benfica com duas caras. 1ª parte pobre com o Benfica com muitas dificuldades em sair a jogar e com pouco a destacar de positivo para além da oportunidade de Di María. Nesse período, Florentino esteve mal mais uma vez e voltou a colocar a equipa em má posição após um passe falhado em zona perigosa. Na 2ª parte, a equipa melhorou muito e para isso contribuiu principalmente Aursnes que foi enorme na pressão. Nesse período também gostei de ver Florentino que conseguiu recuperar bastantes bolas. O Benfica foi pressionante e ganhou a maior parte das 2as bolas e apesar de não ter conseguido criar muitas oportunidades claras de golo foi somando boas iniciativas que iam esbarrando no guarda-redes do Bolonha, que fez um grande jogo. Pavlidis não pode falhar aquela oportunidade e desta forma fica dificil defendê-lo. É muito importante a ligar o jogo do Benfica, nota-se diferença quando joga Arthur em vez dele mas tem de marcar mais e não pode falhar oportunidades claras como a que falhou hoje. Amdouni tem remate fácil e criou duas situações de perigo mas parece curto nos restantes capítulos (tiraremos mais conclusões quando tiver oportunidades a títulas). Era importante ter ganho este jogo, ainda para mais tendo sido realizado no estádio da luz. Estou confiante em relação ao apuramento para o play-off mas uma vitória hoje evitava possível sofrimento adicional tendo em conta a dificuldade dos próximos jogos no liga dos campeões.
–
É nestes jogos em que as lacunas técnicas de Lage vem ao de cima, este jogo tinha de ser para ganhar. Por outro lado, vejo várias pessoas a criticar a sua gestão do plantel. Neste caso eu estou em desacordo. Até agora acho que fez bem em procurar consolidar um 11 base. Pelo meio foram havendo paragens para seleções em que alguns dos elementos mais importantes do plantel descansaram. O último jogo foi contra uma equipa de dificuldade elevada e este jogo foi para a liga dos campeões pelo que a rotação não fazia sentido. Agora sim, na minha opinião, tem de começar a rotação. Devido ao jogo em atraso o Benfica vai continuar a jogar de 3 em 3 dias e terá obrigatoriamente de fazer poupanças. Di María tem jogado mais do que deveria e Kokçu e Akturkoglu tem claros sinais de desgaste, sendo que no caso destes dois últimos as idas à seleção onde por norma fazem os 90′ tem se notado.
–
Adiciono só mais um ponto para apreciação de Carreras que está um sr. jogador. Onde anda o user que no jogo contra o Vitória disse que não tinha nível para o Benfica? A continuar assim não vai durar muito tempo no clube
chuta dai
O Carreras não me convence. Fez umas boas arrancadas sim senhor. Ganhou a linha de fundo umas 4 ou 5 vezes mas só conseguiu definir bem 1 vez. Que foi o passe para o Di Maria. Ainda ontem houve 3 ou 4 lances que ele vai a correr com a bola controlada sem pressão e adianta demasiado a bola e o defesa tira-lhe sem ter feito nada para isso. Eu continuo a dizer que ele seria um optimo suplente para o Benfica. Prefiro ter um lateral ao nível do Fábio Coentrão ou de Sequeira. Também preferia ter o um Grimaldo ou um Leo ao invés do Carreras. Ele tem se destacado em relação ao resto da equipa porque temos uma equipa muitíssima limitada.
Petrol
Alguma coisa ele há-de ter feito bem para ter sido eleito o melhor em campo. E foi-o pelo 2º jogo consecutivo. Podemos dizer que a equipa é “muitíssimo limitada” mas o Benfica não joga sozinho e os jogadores das equipas adversárias também estão elegíveis para ganharem o prémio de melhor em campo. É muito bonito falar dos bons laterais esquerdos que o Benfica teve durante os últimos 20 anos mas também podemos dizer que esse lugar já esteve entregue a nomes como Eliseu, Melgarejo, Emerson, César Peixoto, Manuel dos Santos ou Fyssas. Para além disso, Carreras tem 21 anos e tem bastante potencial. Com o seu perfil físico e técnico não tenho dúvidas que vai ser um grande lateral
chuta dai
E em relação em eu não comparar com o Bruno Cortez e o Emerson. Óbvio que eu quero o bem do Benfica. Eu quero me esquecer que esses jogadores já passaram pelo meu clube. A comparar com esses 2 o Carreras é um craque. Em relação ao Dos Santos e ao Fyssas, o Carreras pode até ser um pouco melhor mas não muito.
chuta dai
Pois, pode vir a ser um bom lateral. Mas eu quero que o lateral titular do Benfica seja um Fábio Coentrão ou um Siqueira. Não um jogador que daqui a uns anos pode vir a ser um bom lateral. Lamento. O Benfica joga a maioria dos jogos ao ataque e o Carreras tem dificuldades na hora de definir no ultimo terço. Principalmente a cruzar. Se achas que o Carreras é digno de ser o lateral esquerdo de um grande Benfica, isso é contigo. Eu não acho que é com Carreras que vamos ser uma grande equipa, mas também sou da opinião que ele passa longe de ser o principal problema do nosso atual plantel. Acho que deviamos ter um lateral esquerdo melhor. Eu vou além, o Man United está carenciado de lateral esquerdo e tem em Carreras uma solução barata mas dúvido imenso que venham busca-lo. Vão preferir gastar o triplo mas num jogador em condições.
ManuelFAlbuquerque_
Situação absolutamente normal. Temos uma equipa boa para o nosso país, mas no estrangeiro há plantéis com qualidade e habituados a ritmos e adversários de nível superior. Lage tendo qualidades não é um treinador de topo apesar de colher muitas simpatias e de ser muitas vezes desculpado quando falha. Depois há jogadores que também neste tipo de competição mostram fragilidade apesar de haver muito a tendência para achar que alguém que jogue bem na nossa liga tem logo qualidade internacional de topo.
Resultado normal.
rmatos24
Lage irá, inevitavelmente, rebentar com a equipa fisicamente e, se nesta fase, ainda vai conseguindo ganhar nem que seja por meio a zero, a dada altura isso deixará de acontecer, se mantiver este tipo de estratégia. Eu simpatizo com Bruno Lage e dentro das opções disponíveis para substituir Roger Schmidt, percebo o porquê da escolha do homem. E, verdade seja dita, ao início teve o efeito esperado e um discurso condizente com as opções que ia tomando. Agora, essas opções resultavam de um futebol positivo e de resultados que foram permitindo a Lage gerir os indiscutíveis de forma mais tranquila, dar minutos a jogadores menos utilizados (o tal “todos contam”).
Mas essa fase já lá vai e agora a coisa tem apertado. E aí tem-se visto um Bruno Lage diferente ao nível das decisões. O 11 estabilizou e isso é positivo, mas é espremido até ao limite, com substituições previsíveis, tanto nos que entram, como nos que saem. Akturgoklu está rebentado, Di Maria a manter-se assim para lá caminhará, Aursnes está longe da melhor forma… mesmo a defesa, que neste momento é o setor em melhor rendimento, a jogar 90 atrás de 90, o que acham que vai acontecer em breve? Já estou mesmo a ver o Araújo em breve a voltar novamente a lateral direito. O Benfica tem de tentar sempre juntar exibições positivas a resultados, mesmo que por vezes isso não aconteça, mas terá que ser a exceção. Isto de ir ganhando sem convencer só vai levar a que daqui a uns tempos se volte à passagem anterior de Bruno Lage pelo Benfica, que todos se lembram como terminou.
Mantorras
Primeira parte a lembrar o jogo com o Vitoria. A equipa nao consegue sair a jogar quando bem pressionada. Alguns lances de perigo, mas um jogo algo sofrido. Na segunda parte fomos outra equipa, voltamos com mais dinamismo, jogadores mais rotativos e ai sim, saimos muitas vezes da pressao, conseguimos pressionar no campo deles, meter o pe, ganhar duelos, e acabou por ser uma boa exibicao do GR deles que impediu a vitoria. Atitude muito boa dos jogadores. Acabou por ser um jogo entretido de seguir, emotivo e com ritmo alto, foi pena a vitoria nao cair para nos.
—-
Lage: na saida de bola, nao facas do Bah o Carreras. Sobe o Tino e baixa Kokcu/Aursnes. 2 passes bastavam para se bater 5 ou 6 adversarios e criar perigo. Encosta o Aktur na linha e deixa o Carreras por dentro, ele e demasiado bom com a bolinha no pe para ficar encostado a linha. Quanto aos suplentes, o Beste tem sido fraquinho e ainda estava a espera que saisse um livre para ver se o deixavam bater, na volta nem isso. Kokcu amarelado, nervoso e cansado, tinha que sair 10min antes, Aktur idem, mais cedo ainda, estava todo roto, e o Sheld(?), o Barreiro e o Rolheiser? Nao contam? A panca de meter sempre os mesmos nao tem sentido quando nao tem mostrado nada de mais.
BP
Perdemos dois pontos no jogo mais fácil de todos…neste jogo e no do Feyenord, tínhamos que fazer seis pontos…mas fizemos um ponto, dos seis…
Já não dá para disfarçar a quebra exibicional do Benfica. Os últimos jogos têm sido mais fracos. Mas mesmo assim, o que jogámos foi mais do que suficiente para uma vitória clara. Só o guarda-redes deles, tirou 4 ou 5 golos ‘certos’…um deles foi quase um crime lesa-futebol, aquele vólei de primeira do Di Magia merecia golo, não só pela finalização, mas por toda a jogada. Uma grande jogada, ao primeiro toque, com aquele volei no fim, teria sido um golo perfeito.
O Pavlidis começa a dificultar muito a minha tarefa de o defender…hoje consegue desperdiçar uma oferta à boca da baliza, não queria acreditar…
E o que é que se está a passar com o Lage, que deixou o Di fazer 90 minutos em dois jogos seguidos? Não pode ser…
henry14
Para mim , dizerem que Lage tem gerido melhor Di Maria é um pouco mito, fruto das circunstâncias de ele estar a jogar barbaridades e de muitas vezes os jogos estarem resolvidos bastante cedo. Porque se o Benfica voltar a jogar mal e a ter dificuldade em ganhar jogos, quero ver se ele ele sai antes dos 75/80, ou se sai mesmo. Ontem não saiu. A verdade é que nem me importo muito.
Mas pronto, enquanto formos ganhando todas as narrativas são bonitas.
BP
Não eh mito nenhum: tem sido a regra, os últimos dois jogos são a excepção. Penso que a excepção foi porque nestes dois últimos jogos, o resultado não estava fechado, era preciso marcar e jah se sabe que o Di em qq momento, decide um jogo…
Mas em regra, o Lage tem tirado o Di entre os 65’ e os 75’. Além disso, a maior gestão do Di eh táctica: neste 433 com Ausrnes interior do lado dele, ele tem muito menos desgaste físico a defender sem bola do que tinha no 442 do RS. No 442, era um dos 4 do meio e tinha que fazer piscinas a dobrar o nosso lateral; neste 433, eh um dos 3 da frente e tem Ausrnes a pressionar e defender do seu lado…ainda defende e pressiona, às vezes, mas num raio de acção muitíssimo mais curto do que no 442 de Schmidt.
Petrol
De qualquer das formas já é uma melhoria porque antes dificilmente saía e quando saía era numa fase bastante adiantada do jogo. Vai ser importante gerir Di María nos próximos jogos
Mantorras
Esta a gerir muito melhor.
Primeiro, ele nao ir a seleccao nao e merito do Lage, mas ajuda, e ja permite mais utilizacao.
Depois, ele tem-no descansado mais cedo que o Roger praticamente sempre. O Roger simplesmente nao o tirava ou tirava-o mesmo nos 90min ja. Sair aos 75min e muito diferente.
Por ultimo, ha a gestao em campo, que para mim e a maior diferenca. O Roger defendia com 5, o Lage nao. Ter 3 medios no meio permite compensar muito melhor o Di Maria, e permite que ele defenda menos (ou o mesmo, quase nada), mas nao prejudique tanto a equipa, e esta gestao e a mais importante de todas. A equipa rende mais, logo ele rende mais. Ele ontem nao saiu mas esteve bem ate final, estava melhor que o Aktur mesmo no inicio do jogo, muito porque se poupa mais durante os mesmos.
Ricardo10_
O defender menos é verdade, mas o ser substituído é brincadeira…
Nos últimos 6 jogos o Di Maria foi titular nos 6 e só não foi substituído uma vez.
Foi substituído aos 93, 77,91,65 e 87. Aos 65 foi na goleada ao Estrela. Isto não é gerir nada e não é muito diferente da gestão que o alemão fazia. O Di Maria podia ter ficado no banco ontem e o Benfica podia e devia ter sido muito mais ofensivo, existem alternativas no banco para isso mesmo. Isto sim é gestão do jogador e da equipa, dar minutos aos suplentes para os animar e para terem um ritmo mais competitivo, além da harmonia do plantel. O Lage está a cometer exactamente os mesmo erros da última vez. Recusa-se a aprender e a meter em prática o mais básico dos básicos. A continuar assim, irá perder os jogadores, os adeptos e o campeonato. Que circo seria se o Porto fosse o campeão.
henry14
Mónaco, Arouca, VSC, Bolonha…
Continuamos a jogar poucachinho.
Pavlidis teima em vacilar. Tem que ir até ao banco, não podem jogar sempre os mesmos.
Uma palavra para a nossa defesa que se tem safado bastante bem nos últimos jogos, alguma coisa que esteja a resultar.
/
Ainda bem que o Lage não tem o hipe de 19/20 em que o Benfica jogava mal e porcamente mas como ganhámos 16 em 17 jogos e vínhamos de uma época extraordinária de 18/19 passávamos todos paninhos quentes no Lage. Temos que jogar muito mais que isto. Algum azar, no lance do Pavlidis e mais num ou outro mas no final de contas não conseguimos ser claramente superiores ao Bolonha em casa tal como não fomos com o Feeyenord.
A minha esperança é o Benfica que jogou contra o Porto apareça novamente.
PS: enquanto escrevo isto estou a ouvir no canal 11 que o Bolonha veio jogar à Luz com 8 alterações em relação ao 11 que alinhou contra a Juventus. Se isto é verdade , é ainda mais ridículo o quão pouco imponentes fomos.
miguel
Sim, esse PS é verdade. Houve rotação por parte do Bolonha e até tem vários titulares lesionados.
guilhermessi
Ofensivamente, parece que a equipa está cada vez pior. Não se entende.
É verdade que o Benfica neste momento é uma equipa difícil de bater, mas, por outro lado, também o é que qualquer equipa pode disputar o jogo contra nós. Já vamos em 4 exibições fraquinhas consecutivas.
É urgente arranjar um 6 que relegue o Florentino para o banco, e também que Lage comece a tomar opções que se coadunem com a ideia do “todos contam.” É absurdo o treinador não contar com Rollheiser para render o Kokçu e, estando a ir atrás do resultado, optar por substituir Aktur por… Beste, com Schjelderup no banco — para quem se guia pelo lema “todos contam”, dar oportunidade a jogadores jovens com a qualidade do norueguês e, já agora, do Prestianni, é o mínimo. O Beste, em termos ofensivos, pode oferecer duas, e apenas duas, coisas: cruzamento e bola parada. Lage coloca-o quando está a ir atrás do resultado e, para piorar as coisas, não lhe dá o pelouro dos cantos e dos livres. Incompreensível!
Por fim, Pavlidis. Faltam-me as palavras. Eu até simpatizo com o grego, acho-o bom a jogar de costas e a envolver-se com os colegas (tem mais QI futebolístico do que os outros dois avançados juntos, contando com o overrated Amdouni), mas caramba, que falta de agressividade na hora de atirar à baliza! Espero honestamente que seja uma questão de confiança porque, caso contrário, temos um grande problema em mãos.
Urge ganhar CONVINCENTEMENTE ao AVS, AFS, ou lá o que é, porque eu já estou farto de só acreditar no título quando vejo o futebol dos rivais…
BP
Concordo. Rolheiser, Schelderup e Prestianni têm que jogar mais.
Valentes Transmontanos
O play-off está em risco. Não sei se 10 pontos chegam, quando o 25º está apenas a 3 pontos.
Carocho1
Não somos de elite, e isto só surpreende a quem acha que somos…
Permitam-me discorrer um pouco.
A diferença entre um jogador top e um jogador médio-bom está na consistência.
Fazer um corte incrível, marcar um golaço, fazer uma jogada que vai para os highlights, espetáculo não é? A questão é que isto surge de vez em quando. E o que não surge de vez em quando e tem de surgir em todos os jogos?
Um jogador classe mundial é aquele que, jogo após jogo, apresenta um rendimento alto e com poucas oscilações de forma.
Dá para comparar com o ténis, o ou o padel: há imensos jogadores que fazem jogadas de outro mundo, talentosíssimos, mas os que dominam e ganham quase todos os torneios são os que fazem o básico bem feito; que têm poucos erros; que decidem melhor; que não eclipsam – estes são os fatores que na larga maioria dos momentos chave fazem a diferença.
No final de contas, é isto que distingue um jogador médio-bom de um top.
E obviamente que no Benfica, sendo um clube periférico no contexto “melhores equipas do mundo”, não tem os jogadores capazes de mostrar rendimento num nível alto jogo sim jogo sim.
Temos jogadores médio-bons, que fazem uma equipa médio-boa.
E, por isso, empates como estes são naturais. Vitórias como ao Atlético Madrid são os “de vez em quando”.
Teremos mais, mas invariavelmente há que perceber que os nossos jogadores, se fossem de elite atual, não estavam cá.
Não admira que de uma semana para outra um jogador seja considerado top e logo a seguir já estarem a pedir banco com ele, ou vice-versa. Isto é o futebol. O jogador médio-bom e por conseguinte uma equipa médio-boa irá sempre dar-nos alegrias e fazer-nos perder a cabeça.
pogagnolo
Haverá sempre o constrangimento relativo ao poder económico das ligas onde os clubes se encontram, mas isso não impediu clubes bem geridos de ter sucesso no passado. A discrepância é maior hoje em dia, mas ainda existem exemplos como os do Ajax, que por minutos não chegou à final da Liga dos Campeões.
—
O Benfica, se fosse bem gerido, já teria recursos suficientes para estar num patamar bem acima do atual. Nunca fui dos que criticou o Enzo ou o João Neves por quererm dar um salto para clubes maiores. O próprio Benfica, bem gerido seria um clube maior do que é hoje – nunca tão aliciante como um Real Madrid, mas talvez o suficiente para reter as suas pérolas durante mais tempo. Para isso precisava de fazer épocas mais consistentes a nível europeu. Talvez o conseguisse não fossem os seus responsáveis a roubar os recursos do clube que gerem ao sabor do vento. O scouting do Benfica então é um desnorte. Não se explica como atacam épocas sucessivas sempre com um buraco flagrante no XI. As modalidades masculinas padecem do mesmo problema.
—
Sou realista e sei que o lugar do Benfica não é o de crónico vencedor da Champions, mas já ficaria contente se estivesse à altura do verdadeiro potencial que tem – que é substancialmente acima de o de um Brest ou Atalanta, mesmo que estes joguem em Ligas mais desenvolvidas.
Petrol
Concordo tanto contigo como com o Carocho. Há potencial no clube que tem sido desperdiçado por más políticas
rmatos24
Excelente análise.
henry14
Excelente comentário.
guilhermessi
Excelente ponto! Dá-se hype a qualquer jogador que faça 2 ou 3 jogos bem conseguidos, mas a verdade é que, nos últimos 5 anos, de classe mundial, o Benfica apenas teve 3 jogadores: Neves (1 ano e um mês como titular), Enzo (5 meses a titular) e Di Maria.
pogagnolo
A Atalanta e o Dortmund não têm necessáriamente muitos jogadores de classe Mundial (de acordo com a definicão que penso que usas), mas não deixam de ser coletivos super consistentes. O Benfica, por mais que invista em jogadores, raramente consegue reunir um coletivo que seja consistente por mais que uma época, até pela necessidade de vender e renovar a equipa, o que promove instabilidade – para mais quando o scouting é péssimo e o treinador mediocre.
guilhermessi
Verdade. Andamos a gastar muito mais do que os rivais, mas esse investimento traduz-se em plantéis apenas muito ligeiramente superiores, e muitas vezes treinados de forma medíocre. E depois, naturalmente, na Europa vêm os reality checks.
Pedro_Almeida
Há jogos para mandar vir com o Di Maria, este não é um deles. Fez uma boa exibição simplesmente não marcou ou assistiu.
Se não te lembras de mais nenhum lance, relembro te do melhor da partira. Carreras a partir dois adversários a cruzar para o volei de Di Maria para a boa defesa do guarda redes do Bologna.
Nunop
Lage no final do jogo com o Mónaco: “todos contam c******, acreditem que todos contam, precisamos de todos”.
Lage também: só confio em 13 jogadores
Nunop
Isto de tentar chamar o adversário com o guarda-redes a segurar a bola imenso tempo é muito giro. Quando o sabes fazer. Quando o teu 6 não é o Tino que é fortissimo sem bola mas terrível em construção.
Assim é só uma perda de tempo. Desde que esta brincadeira começou, duas exibições péssimas no Estádio da Luz. E o Benfica a achar que calou alguém com aquele vídeo parvo do Trubin a começar jogadas. Sim começou-as, mas essas jogadas deram 0 perigo.
Quando fazes isto tens de ter alguém capaz de ou carregar o jogo para a frente em construção, ou fazer o passe em profundidade com qualidade. Barreiro n conseguiu fazer contra o Vitória (era óbvio que não conseguiria) e Kokcu hoje falhou tudo.
Art Vandelay
Este empate pode complicar as contas, não é descabido o Benfica perder com o Barcelona e a Juventus, e caso isso aconteça, a coisa vai ser ali muito no redline…a passar vai ser ali na posição 22/23/24
Art Vandelay
Olhando com mais atenção, o PSG e o Estugarda que são as 2 equipas que estão fora e que podem realisticamente ultrapassar o Benfica, para sorte do Benfica jogam entre si na última jornada, portanto é impossível que os 2 ganhem os 2 jogos que faltam, portanto assim sendo a qualificação está quase garantida
**
Quanto ao Sporting então é puro passeio, mesmo não tendo treinador como não têm actualmente, à partida conseguem fazer pelo menos 1 ponto que seja contra o Leipzig que vai jogar com a equipa B (já estão eliminados, não se vão cansar) ou contra o Bolonha em casa (que também já estará eliminado na última jornada e também vai jogar com a equipa B esse jogo)
porra33
Sim, pelo calendário diria que é muito difícil sermos ultrapassados por City, Estugarda, PSG e D. Zagreb ao mesmo tempo tendo em conta que o PSG joga com City e Estugarda e D. Zagreb joga com Milan e Arsenal
Nunop
Não é descabido? É o expectável
porra33
A culpa é dos jogadores? Não, é de quem os põe a jogar.
.
Primeira parte completamente inofensiva com a saída de bola facilmente anulada especialmente nas alas. Muito fracos nas segundas bolas e os jogadores do ataque muito desinspirados. Quero destacar só os centrais que apesar de um erro ou outro destacaram-se com muitas intervenções positivas, Otamendi no desarme agressivo e T. Araújo na saída a jogar e nas abordagens em velocidade.
.
Costumo malhar nas alterações e quando as vi preparei-me para malhar porque Kokcu e Tino estavam muito condicionados pelos amarelos mas hoje Amdouni e Beste entraram bem e deram rotação e movimentações que culminaram na melhor fase do Benfica no jogo.
10 pontos é quase de certeza suficiente para cumprir o objectivo mas hoje pedia-se muito mais perante um Bolonha quase fora matematicamente e agora fora mesmo.
.
Uma nota final para os craques da Eredivise, se nós nos rimos de comermos muitas vezes de cebolada os tubarões com os nossos craques que lá são só jogadores ok (Semedo, Felix, Darwin) o mesmo devem dizer os holandeses dos barretes que nos enfiam.
Kokcu e Pavlidis custaram aproximadamente 5 vezes mais que Schaars e Van Wolfsvinkel e ainda renderam pouco mais que um quinto destes dois…
juanvictor
Comparar valores de transferências com para aí uma década ou mais de diferença faz todo o sentido.
porra33
Então o Aursnes que veio do Feyenoord na altura por 12M€ já serve de ponto de referência? Quando o Kokcu render um terço Aursnes tendo custado quase o triplo já fico contente
Nickles
Já agora o Tomás Araújo é ao dia de hoje o melhor central português, destacado. Já o era na última convocatória da selecção
Bruno Cunha
Não consegui ver a primeira parte por isso o meu comentário vai se referir apenas ao 2 tempo, e assim sendo não consigo perceber o negrito do VM, relativamente a Di Maria e Aursnes.
–
Tirando a jogada da cueca e do consequente passe longo para Amdouni não me recordo de uma única intervenção positiva do Di Maria. Acrescentando a tudo o que não oferece sem bola (chega a ser inexplicável como se permite a um jogador estar o tempo todo junto ao 4 árbitro), não percebo como sai como maior destaque da equipa.
Pedro_Almeida
Há jogos para mandar vir com o Di Maria, este não é um deles. Fez uma boa exibição simplesmente não marcou ou assistiu.
Se não te lembras de mais nenhum lance, relembro te do melhor da partira. Carreras a partir dois adversários a cruzar para o volei de Di Maria para a boa defesa do guarda redes do Bologna.
Bruno Cunha
Como te disso Pedro, não vi a primeira parte por isso não tinha visto esse lance ainda, mas vi agora no resumo. Curiosamente o resumo deixou me ainda mais frustrado pois no lance do golo anulado ele toma a pior decisão ahah
Nickles
O Amdouni tem remate fácil, o que é uma excelente arma quando se está desesperado para marcar, mas de resto é horrivel a beirar mesmo o insultuoso. Então quando a bola ia do Di Maria para ele, a diferença no toque era de certa maneira abismal que passou a dar pena e eu até comecei a gostar e a respeitar mais o rapaz, já que a probabilidade de ser mau jogador e má pessoa ao mesmo tempo é minima, e portanto acredito que tenha um bom fundo.
E o Costa ao que parece já disse que a cláusula de 20M é para acionar. Vamos a isso então.
henry14
Também reparei nessa jogada de contra ataque perto do fim que curiosamente tinha o Di Magia na esquerda e Amdouni para a direita com a Di Maria no momento inicial a desembaraçar-se de um adversário com classe e depois Amdouni a perder a bola de forma ridícula. No início pensei que tinha sido o Magia a perder a bola na direita e Amdouni a ter o lance de classe e fiquei surpreendido. Mas afinal era só um engano ?
Valentes Transmontanos
Começo a ter essa opinião sobre o Amdouni também. Bom remate com os dois pés, pode até resolver alguns jogos assim, mas é muito pouco inteligente e tem falhas técnicas graves.
BP
Isto.
DNowitzki
O Benfica, coletivamente, não está a jogar um pneu. Nõ fosse aquele jogo muito especial frente ao Mónaco, com uma inequívoca ajuda da equipa de arbitragem, estaria em palpos de aranha para se apurar para os 24. O jogo em Arouca foi fraco e contra o Guimarães confrangedor. Tendo em conta que se seguem o Barcelona e a Juventus, digamos que o horizonte não é nada favorável. Não me parece que consigam ir além destes 10 pontos.
Esconder a cabeça na areai e continuar a dizer que o fundamental é o resultado é cair no velho logro.
Lage só conta com 13 ou 14. Rolheiser, Prestiani, etc., etc., etc.,não contam, daí que me pareça que, fisicamente, há ali jogadores bem distantes da melhor forma física. Olhando para o resto do calendário de dezembro, é evidente que Lage deveria ter rodado mais a equipa.
Muito se fala em João Pereira (pudera!) e em Vítor Bruno, mas Lage continua longe de me convencer. O grande momento da sua carreira parece ter sido Félix, e daí parece não querer passar.
Por último, gastos tantos milhões, continua a não se acertar num ponta de lança. Ah, o grego trabalha muito e tal! Peço desculpa, mas, desde os tempos de junior na associação de Viseu e depois na nacional, o Leonel, o nosso 9, estava lá para marcar golos. O resto do trabalho fazíamo-lo nós.
Tem sido tudo muito pobre neste Benfica.
JJayy "Non Believer"
Subscrevo
Jasomp
Fico com a impressão, corrijam-me se estiver errado, que o Lage joga sempre com os mesmos esta época. Não devia o Lage, dentro do plantel do Benfica procurar mais soluções?
henry14
Não estás muito longe da verdade. Faz lembrar o seu antecessor, que era muito criticado por fazer o mesmo.
Flavio Trindade
Demos uma parte de avanço e quando voltamos ao jogo defrontamos o Casa Pia italiano.
Nessa altura de nada valeram os esforços porque ou o último passe era mau ou Skorupski defendia tudo.
Este é daqueles jogos que fazem mossa, porque o jogo foi muito exigente a nível de intensidade e do confronto físico, não se conquistou 3 pontos e esse desgaste costuma ser pago com perda de pontos no tugão.
Mais um jogo enorme de Carreras.
Hirok "The Truth"
Pavlidis não dá mais, é preciso um avançado que marque golos que isto de depender do Aktur e do Di Maria para marcar golos não dá com nada.. não ganhar a estes mija nas escadas é uma vergonha.. esperemos que os play-offs não tenha ficado condicionados por causa destes 2 pts deitados ao lixo..
Petrol
Ao que parece os 6 pontos que eram garantidos contra Bolonha e Feyenoord foram na verdade 1 ponto… Estas previsões…