Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica vai emitir empréstimo de 80 milhões

A Benfica SAD vai realizar uma Assembleia Geral Extraordinária, a 19 de março, para os sócios votarem “a emissão de obrigações ou outros valores mobiliários até ao montante máximo global de 80 milhões de euros” com o objetivo de “reestruturar a dívida”. Boa medida? VM – É algo cada vez mais normal, até a EDP, Jerónimo Martins, Mota-Engil o fazem. Resta saber os motivos desta medida. Por norma as empresas recorrem a este tipo de operação quando não conseguem obter financiamento junto da banca.

26 Comentários

  • Cosme Damião
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 4:35 pm

    A Banca fechou a torneira …. a solução é pedir 80 milhões numa OPV, para pagar os 40 milhões, mais os juros que devem já no dia 23 de Abril. Esta operação com juros superiores a 8% vai fazer o benfica pagar só em juros nos próximos 3 anos mais 20 milhões …. quem vier atrás que feche a porta.

    • Luís P.
      Posted Fevereiro 27, 2013 at 5:44 pm

      há pois é. andam a pagar empréstimos e juros com mais empréstimos, isso é o caminho da bancarrota

  • Ricardo
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 4:44 pm

    Em 2007 pediram um empréstimo obrigacionista de aproximadamente 20M €
    Em 2010 pediram um empréstimo obrigacionista de aproximadamente 40M €
    Em 2013 mais um empréstimo obrigacionista de aproximadamente 80 M€
    A coisa em 6 anos já vai "só" nos 140 M€, carrega Benfica!

    A continuarem assim, não há grandeza que lhes valha, é que pagar empréstimos com empréstimos só pode dar o nascimento de um novo Glasgow. Iremos brevemente ver o Benfica nas Divisões Distritais? Espero bem que não!

  • T1
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 4:46 pm

    de 3 em 3 anos renivam o emprestimo obrigacionista aumentando o valor no montante dos juros pagos anteriormente..

    como diz bem o 1º comentario, so de juros vai ter de pagar 20 milhoes em 3 anos deste emprestimo, fora o restante passivo bancário…

    claramente o futebol portugues caminha a passos largos para a insustentabilidade. muita coisa vai ter de mudar…

  • Diogo
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 4:48 pm

    Está explicado o porquê de o Jesus ainda não ter renovado.

    O Benfica não tem dinheiro para lhe continuar a pagar 4 milhões por ano. É só o 14º treinador mais bem pago do Mundo.

    E como isto não é só pedir. Os sócios do Benfica mesmo que o queiram manter, vão-se ficar pelos pedidos…quem manda é o dinheiro, e o Benfica não o tem.

  • Unknown
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 4:51 pm

    A sad do porto ainda a pouco tempo tambem fez uma operaçao do genero… não vi em lado nenhum critica alguma ao acontecimento, mas como é o benfica, siga…

  • Posted Fevereiro 27, 2013 at 4:55 pm

    A operação em si não me espanta.
    O que causa espanto é o montante. Cheira mesmo a despero.
    Não sei como é que o mercado vai reagir a isto, mas eu, mesmo que fosse benfiquista, não investia um cêntimo.

  • Silvestre
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 5:04 pm

    O Comentário do Ricardo roça a ignorância total…se perceber minimamente de Português…realiza-se que os empréstimos são efetuados para pagar o anterior…e sobreviver mais um tempo…o de 2007 foi pago em 2010…e o de 2010 vai ser pago agora em 2013…e assim sucessivamente…Como é óbvio esta solução é uma gestão de dívida, muito efetuado por empresas e por clubes…relembrar que o FCP fez exatamente o mesmo recentemente…..Enfim…preconizar o fim de um clube com base nos instrumentos de dívida que utiliza é no mínimo estúpido…
    De qualquer forma concordo com os outros comentários…seguramente vamos ter uma taxa entre os 6% e os 8%, é um valor elevado, resta saber se o SLB vai ser capaz de rentabilizar os ativos que tem e potencialmente vai adquirir a uma taxa superior.

    O futebol português precisa de facto de "downsizing", mas depois não podemos exigir que se batam em igualdade de circunstâncias com os melhores…Vemos FCP E SLB fazer face aos colossos dessa Europa fora com 1/4 dos seus orçamentos e receitas….Em Portugal ainda se trabalha muito bem em termos desportivos…mas não existem milagres…o mercado é global e quem tem meios ajuda o mercado desportivo a manter-se em alta…Concordo que devemos apostar mais na formação nacional…e em escolas de futebol principalmente nos PALOP e nos países com bom implantação emigrante portuguesa…Agora profetas da desgraça só porque o SLB vai utilizar uma ferramenta exatamente igual à que o Poderoso e bem gerido e organizado FCP usou à meia dúzia de meses…parece-me demagogia barata…

    Abraço a todos

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 27, 2013 at 6:57 pm

      A diferença é que o Fcporto "só" fez um empréstimo de 30 milhões enquanto o do benfica é mde 80 milhões.

      Bruno Sousa

  • Charal
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 5:11 pm

    Em primeiro lugar, o empréstimo ainda não é um dado adquirido, uma vez que terá que ser votado em Assembleia Geral pelos sócios, e ninguém sabe se não irá acontecer o mesmo que aconteceu na última, quando as contas da Sad foram chumbadas. Mas quanto a isso, LFV continua com a sua grande democracia, ao convocar a Assembleia para uma terça-feira de modo a afastar os associados da decisão, espero que tenha uma surpresa e que os sócios, apesar da data compareçam em massa para lhe demonstrar de quem é o clube.
    Em segundo lugar, trata-se de uma operação completamente normal, que o porto também realizou à pouco tempo.
    Em terceiro, não me vou pronunciar se será ou não benéfico para o clube, pois neste momento não tenho informações (e provavelmente, devido à 'ditadura' Vieira, não terei) para isso, aguardando algumas explicações por parte da Sad, de modo a poder formar uma opinião fundamentada.. Provavelmente, e como já se torna normal com esta direcção, os sócios só terão informações aquando da publicação do relatório de contas, mas é o que temos..

    • João Figueiredo
      Posted Fevereiro 27, 2013 at 5:41 pm

      Uma pequena correcção. São os accionistas da SAD que foram convocados e não os sócios, como é legítimo.

  • Yes we can!
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 5:21 pm

    O benfica está pela hora da morte…

  • Rearviewmirror
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 5:36 pm

    O valor em sim não me causa surpresa, 80M€ em caixa, quando bem utilizados servirão para renegociar o passivo bancário, o que até poderá fazer com que os juros se paguem a eles próprios.
    Há já algum tempo que o Benfica não coloca nenhum jogador no Benfica Stars Fund, e como qualquer empresa, o dinheiro é importante para o cash-flow. É uma operação completamente normal, e será um sucesso graças á taxa de juro oferecida, e á credibilidade que o nome Sport Lisboa e Benfica goza neste momento.
    Tudo normal, exactamente como o FCP fez á uns tempos.

    Aliás, mesmo à pouco tempo veio à baila que a renegociação do passivo bancário do Sporting, poderia ser abatido em quase 50%, se fosse pago uma parte significativa dessa dívida.
    Esperemos que o dinheiro seja bem aplicado.

    • AG
      Posted Fevereiro 28, 2013 at 12:21 am

      "… o que poderá fazer com que os juros se paguem a si próprios…"

      só isto deixou-me de boca aberta…

  • Nuno
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 5:48 pm

    É claro que o Benfica não tem capacidade de financiamento; a banca não empresta, e as receitas próprias são insuficientes. A única solução é este tipo de instrumento.

    Parece também bem explícito que uma das funções é liquidar dívidas imediatas, como aquelas relativos a empréstimos anteriores.

    A questão passa por equilibrar receitas e despesas, e isso o Benfica não consegue nem conseguirá (nem o Porto). Por isso precisa sempre de realizar uma ou mais vendas no fim de cada temporada, de modo a equilibrar o défice.
    (aliás, esta é a real diferença para o Sporting, que não realiza estes encaixes, e por isso vive em constante prejuízo)

    A estratégia é natural, como referido, todas as empresas o fazem. Mas o problema é que, se uma época correr mal (não haver LC, por exemplo), vai tudo pelo cano. O problema é que na economia fazer previsões é difícil, por isso dizer que este empréstimo é um erro, só mesmo daqui a uns anos.

  • Miguel Gomes
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 6:40 pm

    O clube que tem a protecção da comunicação social, que tem receitas extraordinárias com as transmissões televisivas, que esmaga a concorrência de forma injusta e imoral (tem investido de uma forma megalómana destruindo ao mesmo tempo as suas camdas jovens e hipotecando, não é o único, o futuro da nossa selecção) e no meio disto tudo apresenta um passivo monstruoso que o obriga a recorrer a estes expedientes? E ainda existem aqui "comentadores" a contar que tenhamos todos muita pena do SLB?
    Ainda bem que banca fechou a torneira e oxalá obriguem o benfica a tomar medidas para reestruturar a sua dívida. Se fosse noutro país era isso que aconteceria, mas isto é Portugal e as regras, sobretudo no futebol, não se aplicam a todos de igual forma.
    P.S. E isto vale para outras duas equipas.

    • JR
      Posted Fevereiro 27, 2013 at 7:00 pm

      Mas há algum clube em portugal que tenha receitas "extraordinárias" com as transmissões televisivas?

      Que comentário com tão pouco sentido, nossa senhora.

    • Miguel Gomes
      Posted Fevereiro 28, 2013 at 1:58 am

      Comparando as receitas com as transmissões televisivas entre o benfica e as restantes equipas, a mim parece-me que são extraordinárias.
      Mas é claro que isso faz muito pouco sentido para aqueles que acham que assim é que é justo, que devem 2/3 clubes receber a grande fatia ficando os restantes com as migalhas.

  • André Ribeiro
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 6:58 pm

    Não podemos comparar empresas com a EDP JM à benfica SAD! Para o Benfica em termos de financiamento acaba por ser uma boa opção, no entanto pedir mais 80 milhões? É tremendamente penoso para o Benfica e brevemente podemos ver o passivo do Benfica a chegar aos 600 milhões. E se olharmos só para este empréstimo obrigacionista e pensando que o mesmo é emitido ao par e com um cupão anual a rondar os 9 a 10 % temos uns gastos de financiamento brutais! Que podem roubar 7,5 a 8 milhões euros ano! o que dá para ir comprando uns quantos jogadores acima da média!

    O futebol português continua a dar passos maior que as pernas e os clubes que primeiro se ajustarem serão os clubes que daqui 2 ou 3 anos que estarão no topo

  • Bernas_
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 8:49 pm

    o problema não é o acesso à banca, acesso continuam a ter, só com juros muitissimos altos!

    O grande problema é o valor que vão pedir 80 milhoes é muito dinheiro.

    Silvestre,
    como deves calcular, utilizar empréstimos para pagar outros empréstimos não é boa politica para ninguém..sim, é normal, mas não como acto recorrente, coisa que já dura a muito tempo com o benfica! Parece que todo o dinheiro que fazem ao venderem jogadores não serve para nada..onde anda então esse dinheiro?
    Sim, os outros grandes tem feito igualmente emprestimos obrigacionistas, mas nunca nestes montantes!!

  • Zapata
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 8:52 pm

    Porque é que as pessoas antes de escrever não se informam primeiro?

    • Ruben
      Posted Fevereiro 27, 2013 at 9:56 pm

      Tenha o prazer de nos informar caro Zapata.

    • Bicadas
      Posted Fevereiro 28, 2013 at 1:58 am

      Essa é que é a grande questão…

      Em rigor, do comunicado emitido, não resulta a emissão de dívida no valor de 80 M€. Fala-se em "emissão de obrigações ou OUTROS VALORES MOBILIÁRIOS". No limite até poderá estar em causa um aumento de capital.

      Depois, aponta-se para a reestruturação da dívida como motivo para a operação. Ou seja, mesmo que os 80 M€ sejam integralmente realizados como financiamento externo, isso poderá nem se traduzir num aumento do passivo – no extremo este poderá mesmo diminuir, sendo certo que, podendo aumentar, se assistirá, muito provavelmente, a uma redução do serviço da dívida.

      Em conclusão, para se apreciar devidamente a questão dever-se-á aguardar pelo resultado da assembleia agora convocada.

      Cumprimentos

  • Miguel Lopes
    Posted Fevereiro 27, 2013 at 11:46 pm

    Os piores cegos continuam a ser os que nao querem ver, ja fiz um comentario a este assunto no topico do Izmaylov/Domingos é extenso e não me vou repetir, mad uma coisa é certa, ou eu estou doido ou há aqui uma estratégia diabólica para tomar posse de 2/3 maiores empresas desportivas e com um tremendo potencial existentes em Portugal, mas nem uns Sportinguistas(eu sou), nem Benfiquistas merecem outra coisa porque eu lembro-me que até o Dr. Vale e Azevedo quando estava no Benfica assim como gente de igual valia que passaram pelo Sporting foram ou são defendidos cegamente pela grande maioria dos adeptos/socios, logo só temos o que merecemos pela cegueira que nos assalta aquando da visualizacao dessas duas cores. Logo ou muito me engano ou isto se inverte no prazo máximo (SLB6/8anos) (SCP2/4anos) ou ainda vamos ver estes dois monstros em potencial como dois fantoches nas maos de alguém, num dos casos tenho 1/2 candidatos no outro sinceramente nem percebo mas parecem mais instituições, nao propriamente individuos, mas o futuro é sempre maior que o passado, é infinito, "a ver vamos como diz o cego", como diz o ditado, se sou doido, ou se pelo contrario o futiro me da razao? Ja vi as pessoas por ambições desmedidas conceber os mais diabolicos planos…. Veremos ou evitaremos????

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 1, 2013 at 12:19 am

    Péssima medida.. tal como na vida real o pior que se pode fazer é pedir um empréstimo para pagar o anterior e assim sucessivamente, no futebol acontece o mesmo!

Deixa um comentário