Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica (x6) supera o FC Porto; Encarnados voltam a conquistar a Taça da Liga; Jonas desequilibrou, Ola John decidiu; Marítimo (mesmo com 10 durante 45 minutos) complicou a tarefa do campeão; João Diogo marcou, Marega massacrou, Xavier espalhou técnica; Danilo jogou em todo o lado

Benfica 2-1 Marítimo (Jonas 37′ e Ola John 80′; João Diogo 56′)

Já começa a ser um hábito. O Benfica voltou a conquistar a Taça da Liga, um título (o 6.º nesta competição em 8 edições) que tem um sabor especial já que permite desempatar esta luta particular com o FC Porto e volta a colocar os encarnados como o clube com mais títulos em Portugal no futebol (75 contra 74 dos dragões). Depois de uma final intensa, equilibrada, e que teve um grande Marítimo. Os insulares jogaram durante toda a 2.ª parte com 10 mas mesmo assim conseguiram empatar em inferioridade numérica, complicaram bastante a saída e circulação de bola das águias, e não fosse o desgaste e um Jonas de uma qualidade à parte, podiam ter prolongado a partida até aos penaltis. Marega (com a sua força e potência) massacrou a defesa encarnada, o adaptado João Diogo também esteve em destaque, Danilo Pereira jogou a médio, central e até a avançado. No entanto, apesar de Gaitán estar pouco inspirado e dos falhanços de Lima, Jonas voltou a fazer a diferença, sendo que Ola John (fez mais nos primeiros 5 minutos que esteve em campo do que Sulejmani em 75), num dia que se falou da sua saída, resolveu depois de um período em que as águias iam desperdiçando oportunidades.

Quanto à partida, os primeiros minutos foram pouco espectaculares e, por culpa da boa atitude e posicionamento dos insulares, com um Benfica a ter dificuldades em construir. A equipa de Ivo Vieira fechava bem os espaços e ia conseguindo esticar o jogo em Marega, uma das grandes armas dos madeirenses. Aos 10′, Xavier criou perigo perto de Júlio Cesar (remate cruzado saiu ao lado), mas o primeiro a estar quase a inaugurar o marcador foi Lima. O brasileiro aproveitou um erro da defensiva do Marítimo, mas – perante a saída de Salin – falhou clamorosamente para desespero de Jorge Jesus. Os encarnados, depois, conseguiram melhorar na circulação (Lima e Jonas davam uma ajuda preciosa ao dar linhas de passe), embora o jogo estivesse a passar por uma fase faltosa e agressiva. À passagem dos 37′, surgiu o 1-0. Lance de bola parada muito bem executado pelo Benfica, onde Pizzi encontra Jardel ao 2.º poste e o central assiste Jonas que, de forma muito precisa, bate Salin de cabeça. Até ao intervalo, registo para um corte maravilhoso de Eliseu (tirou o golo a Marega) e para mais algumas saídas do Marítimo (Marega e Xavier em evidência), mas com poucos resultados práticos. A 2.ª parte do encontro teve início logo com uma situação para os insulares, com Xavier a permitir a defesa de Júlio Cesar. Pouco depois Raul Silva foi expulso e deixou os madeirenses com menos um elemento. O jogo prometia ficar mais fácil para as águias e Lima, aos 52′, não conseguiu bater Salin. O Marítimo, apesar da inferioridade numérica, estava bem organizado e tinha alguma capacidade para ensaiar alguns ataques rápidos. Numa diagonal a rasgar a defensiva encarnada, João Diogo enganou Júlio César e empatou a partida. A entrada de Talisca deu um novo ânimo aos encarnados, mas o ataque continuava algo perdulário. Se a opção em Talisca surtiu efeito (Pizzi não esteve feliz), a de Ola John foi certeira. O holandês começou, desde logo, a desequilibrar e foi o extremo que, aos 80′, decidiu a Taça da Liga com uma recarga vitoriosa.

Destaques:

Benfica – A vitória do costume, na prova de eleição. Mais uma vez, o Benfica levou a sério esta competição (Jesus nem abdicou de Júlio César) do início ao fim (também porque teve um calendário menos preenchido em 2015), e acaba por voltar a conquistá-la, num regime que só não é de monopólio devido às vitórias de Braga e Vitória de Setúbal. Foi uma exibição sem grande fulgor e com alguns jogadores a pensarem nas férias, mas com as qualidades do costume: eficácia nas bolas paradas e controlo do ritmo de jogo. A equipa sentiu falta do poder de explosão de Salvio (Sulejmani pouco se viu), e de um Lima com mais pontaria, e fez uma primeira parte pouco conseguida (as poucas oportunidades resultaram de bolas longas), mas na qual obteve vantagem na sequência de um lance estudado (bola no poste mais longe, e cruzamento para uma zona onde estavam quatro elementos previamente “acampados” para apenas um defesa). O segundo tempo começou num registo idêntico, e com os elementos mais avançados do Marítimo a terem muito espaço e a trocarem a bola com facilidade, mas os últimos 25 minutos foram completamente diferentes, com os encarnados a tomarem de assalto o meio-campo contrário, e a carregarem até obterem o golo da vitória. Individualmente, Jonas acabou por ser o homem do jogo, pois fez o primeiro golo e esteve na origem do segundo, assistindo ainda Lima para que este desperdiçasse. Negativamente, teve dois falhanços, um de baliza aberta e outro disparando para a Sereia após carambola. Pelo contrário, Lima personificou o desperdício, falhando bolas perante o desapoiado Salin. Sulejmani foi o elemento menos em foco, enquanto que Gaitán foi aparecendo a espaços, com bons pormenores mas pouca fluidez. Samaris e Pizzi deram espaço aos adversários, e permitiram trocas de bola sem pressão, Jardel fez uma boa primeira parte mas foi facilmente batido no golo de João Diogo. Destaque positivo para Eliseu, que apesar de faltoso, esteve muito interventivo, e para a entrada de Ola John, que em pouco tempo conseguiu fazer um excelente golo e ainda criar muito perigo pelo seu flanco.

Marítimo – Os insulares deram mais réplica que nas partidas para a Liga, mas o resultado foi idêntico. O Marítimo não conseguiu fazer história, num ano em que o seu elenco, embora com alguns elementos interessantes, fica muito aquém do que nos tem vindo a habituar. Muito agressivos (por vezes, demasiado), apostaram na pressão sobre os adversários, e na exploração da técnica de Xavier e da força de Marega na frente de ataque. No primeiro tempo conseguiram impedir o Benfica de dominar as operações, mas o golo de Jonas acabou por ser penalizador. No segundo tempo, a expulsão de Raul Silva complicou ainda mais as coisas, mas não abdicaram de ter bola e jogar no campo todo, sendo premiados com o golo de João Diogo. No entanto, os maritimistas sentiram o desgaste e o facto de jogarem com menos um (e já sem Xavier e Marega em campo), e foram sendo empurrados para trás, até se amontoarem nos últimos trinta metros, em desespero e esperando as grandes penalidades. O golo de Ola John foi castigador para uma equipa que jogou o jogo pelo jogo, mas que na realidade tem menos argumentos. O destaque da equipa voltou a ser Danilo, que correu quase todas as posições do campo, fazendo de médio central, trinco, central após a expulsão de Raul Silva, e acabando como médio ofensivo. Disponibilidade física, capacidade de ter a bola e soltá-la no tempo certo voltaram a ser as imagens de marca deste jogador proveniente de uma geração que finalmente se começa a mostrar. Marega desgastou a defesa encarnada (sendo demasiado penalizado por Xistra, que não o deixou usar o físico), muitas vezes sozinho perante três ou quatro adversários, conseguiu criar perigo ou pelo menos ganhar terreno, enquanto que Xavier teve grandes pormenores pela esquerda, usando uma combinação de técnica e velocidade, com cruzamentos a condizer. Salin foi o muro do costume, e esteve bem auxiliado por Bauer, mas Raul Silva foi o pecador de serviço: para lá de más abordagens a diversos lances (os avançados do Benfica isolaram-se nas costas dos centrais com facilidade), abusou dos lances duros e acabou expulso. Ruben Ferreira foi outro elemento com várias entradas despropositadas em zonas intermédias.

0 Comentários

  • António Tonga
    Posted Maio 30, 2015 at 12:40 am

    Dar de já os parabéns ao Marítimo, que foi na minha opinião o verdadeiro vencedor desta Taça! Pela fantástica exibição entrega e superação dos seus jogadores, pela crença e a quase obsessão na conquista deste trófeu… Dignificaram e muito esta taça que bem precisa de quem a valorize.
    Sinceramente acho que a Taça ficaria melhor no museu do Marítimo… Mas o Benfica tem intérpretes sem comparação com os do Marítimo(só Danilo seria titular no Benfica) e quando assim é, em 90%(digo eu) das ocasiões o trabalho está feito.

    Por último concordar com o grande Flávio Trindade quanto ao Pizzi a 8, ali parece-me qie dificilmente dará, mas disse o mesmo de Samaris a 6 e, hoje em dia o grego é um 6 de plenas faculdades, mas continuo a achar que Pizzi era ouro na ala, mas sinceramente JJ faz-me parecer um completo nabo e nunca faz o que eu penso! :D

    Sinceramente acho que Danilo Pereira fez por merecer este hype, e foi talvez o melhor jogador da época extra-grandes (carece de discussão).

  • Anónimo
    Posted Maio 29, 2015 at 10:04 pm

    isto de considerarem a supertaça um titulo nem dá para rir. É um jogo de pre-epoca e um titulo disputado entre duas equipas!!!! em que só duas!!! equipas têm oportunidade de vencer. enfim…
    Joao

    • Rui Magalhaes
      Posted Maio 30, 2015 at 8:02 am

      o ano passado quando ganhamos o triplete a taça da liga não contava. este ano é a supertaça Ahah. estes gajos só de rir. já agora a supertaça europeia também não vale, nem sei para que serve ahah

    • Anónimo
      Posted Maio 30, 2015 at 1:26 am

      pois, exactamente, fizeram por merecer os dois titulos que ja ganharam. ja la os têm e deviam chegar. A supertaça é uma fraude tipo compra um leva dois. neste caso é esforça-te por um e levas dois so para termos um jogo a mais para vender às tvs e afins. A supertaça nao passa de um trofeuzinho para meter na garagem.
      Joao

    • Anónimo
      Posted Maio 29, 2015 at 11:48 pm

      Também nunca dei muita importância à supertaça.. Basta ver esta época, jogo entre Benfica e Rio Ave, ambas as equipas com muito jogadores novos que nada fizeram para chegar à final e merecerem um título no currículo e no caso do Rio Ave também um treinador que podia ter ganho um título sem ter feito nada para lá chegar. LML

    • Joker
      Posted Maio 29, 2015 at 10:34 pm

      Isso é a serio?
      2 equipas que fizeram por merecer os seus respectivos titulos na epoca anterior. Faz todo o sentido

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 29, 2015 at 9:38 pm

    Bom jogo em Coimbra, com principalmente o Marítimo a dar uma réplica bastante interessante à semelhança do que já tinha feito na Luz.
    O Benfica por sua vez, teve um jogo muito pouco conseguido, acabando por criar inúmeras oportunidades, mas jogando um futebol atabalhoado e sem critério.
    Já o Marítimo, desde a entrada de Ivo Vieira, recuperou a identidade, os seus melhores jogadores saem desta época altamente valorizados e bem potenciados pelo técnico madeirense, e a equipa pratica um futebol positivo.
    Em termos de destaques do lado encarnado, pela positiva o Pistoleiro Jonas (passeia classe), e Jardel que continua imperial cá atrás (faz o trabalho dele e fica mal a tentar fazer o trabalho dos outros…mas já lá vamos). Pela negativa, Lima pelo desperdício, Gaitan pela desinspiração, Sulejmani pela ausência e dois casos que para um benfiquista atento e preocupado devem merecer reflexão.
    Discordo em absoluto do VM relativamente a Eliseu. Se ofensivamente esteve expedito e as suas acções foram assertivas, defensivamente continua uma lástima a dar casas de principiante, e o que lhe vai valendo é e presença de Jardel do seu lado para lhe cobrir os rastos. O outro caso é Pizzi. Aquela que foi a invenção do ano de Jesus, não tem perfil nem qualidade para jogar a 8, apesar do hype todo. Ter Pizzi em campo, obriga Samaris a trabalho suplementar, já que o português raramente participa no processo defensivo e quando o faz fa-lo mal e não tem rotatividade para desempenhar aquela posição. Urge pensar para a próxima época em jogar com Cristante e Samaris, com Fejsa e Rúben a entrarem na rotação, ou investir na contratação de um 8 a sério (que seria o único reforço necessário para o miolo).
    Do lado do Marítimo e com todo o respeito pelo clube, Danilo já está num patamar demasiado elevado. Merece jogar num grande ou numa liga de maior competitividade. Está um verdadeiro monstro no meio campo. Marega foi um achado, e num estilo semelhante ao de Maazou, acrescenta-lhe mais técnica e maior frieza na hora de finalização. Xavier (uma das revelações da época) e Rúben Ferreira (renascido com Ivo Vieira) formam um flanco esquerdo de grande qualidade.
    Resumindo mais um caneco da Taça Benf…perdão Taça da Liga, recuperação do número 1 em títulos e uma época bem acima da média e de todas as expectativas, lançam as bases para um 2015/2016 onde o Benfica será o alvo a abater.

    • Kacal I
      Posted Maio 29, 2015 at 9:52 pm

      Concordo na parte do Eliseu, o Benfica que não arrisque em continuar a apostar nele como titular pensando que ah e tal, ele até desenrascou esta época vamos evitar investir, depois pode correr mal.

      Quanto ao Marega, acrescento que é mais móvel que o Maazou, este também é móvel mas o Marega é ainda mais, é ágil e aparece com facilidade nas costas dos defesas e nas alas.

  • Anónimo
    Posted Maio 29, 2015 at 9:30 pm

    Como Maritimista acabei o jogo num misto de emoções, embora achasse que o CS Marítimo tinha pouquíssimas hipóteses de vencer esta final, não deixei de ficar triste por ver mais uma vez um troféu a voar, mas por outro lado fiquei satisfeito pela trabalho e empenho dos atletas.

    Dignificaram o CS Marítimo num cenário bastante difícil, eu que muito critiquei este plantel pela sua falta de qualidade reconheço que deram o máximo após a saída do Leonel e se não foram mais além é porque não sabiam mais.

    Dou também os meus parabéns ao Benfica pela vitória.

    O árbitro fez um trabalho inteligente, dignificando na perfeição a organização cujo emblema trazia ao peito.

    Uma ultima observação para os comentadores da tvi, o Salin não está a fazer a 1ª época no CS Marítimo, nem o Raul Silva é o rei das expulsões na 1ª liga. O tratamento dado aos atletas do CS Marítimo foi por vezes ridículo. Sei que são uma estação privada e por isso podem vestir a camisola do vosso clube à vontade, mas um pedacinho mais de profissionalismo e acima de tudo respeito pelos vossos adversário ficava bonito.

    Cumprimentos

    Verde Rubro

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 30, 2015 at 10:05 pm

      Agradeço as suas palavras sobre o mérito do Benfica, mas eu não "emprenho pelos ouvidos" como diz o povo e muito menos cuido do que dizem aqueles lamentáveis comentadores. Reporto-me apenas ao que vi e que o João Lains, melhor do que eu, descreveu.
      De resto, tenho a maior consideração pelo Marítimo, que tive oportunidade de ver ao vivo na Luz na semana passada e onde fez o Benfica suar bem na 1ª parte.
      Melhores cumprimentos.

    • João Lains
      Posted Maio 30, 2015 at 2:59 am

      É pena que não saibas fazer um juízo imparcial. Se tivesses oportunidade de estar no estádio, estarias nesta altura a dar graças pelo Marítimo ter terminado o jogo com 10 jogadores, e não com 8 ou 9. Os jogadores do Marítimo procuraram sempre deixar a sua marca nos jogadores do Benfica, sobretudo quando estes já nem a bola tinham.

    • Anónimo
      Posted Maio 30, 2015 at 1:03 am

      Boa noite,
      Eu estive no estadio cidade de coimbra, sou socio adepto do benfica , mas sobretudo sou adepto de futebol, de desporto e daquilo que ele nos pode trazer de bom ! E de salientar o ambiente fantastico que se viveu. Eu estava perto da claque maritimista e é muito bonito e gratificante ver o convivio entre os adeptos de ambos os clubes. E os adeptos do benfica a aplaudir os jogadores do maritimo. Isto é o futebol, isto é o desporto. Uma palavra para o meu caro amigo, que tambem vejo que é uma pessoa que sabe ser correta, justa e coerente, ao contrario de maior parte dos adeptos em portugal, que so sabem criar teorias da conspiracao (à boa maneira portuguesa) ! Uma palavra de apreço pelo maritimo, clube do qual gosto muito, que se debateu de igual para igual !
      Parabéns as três equipas em campo, que dignificaram o futebol e fizeram uma festa bonita, ao contrario de maior parte dos adeptos , que nunca sabem dar mérito a quem realmente o tem.
      Cumprimentos,
      Bruno Valentim

    • Anónimo
      Posted Maio 29, 2015 at 11:30 pm

      Meu caro,

      já ando nesta vida à alguns anos, desde muito novo ligado ao futebol, como atleta, dirigente e hoje em dia simples espectador.

      Uma cacetada do Raul Silva ou do Briguel tem sempre mais impacto do que uma de um Gaitan ou de um Eliseu. Uma provocação do Ruben é muito mais grave do que uma do Rodriguez.

      Não é por uns histéricos comentadores estarem constantemente a bater nos jogadores do CS Marítimo que tornam as coisas reais.

      Mas não se aflige que não estou a tirar qualquer mérito à sua equipa, pois foi um justo vencedor.

      Cumprimentos

      Verde Rubro

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 29, 2015 at 9:56 pm

      A inteligência do árbitro foi ignorar a maior parte da cacetada que os jogadores do Marítimo distribuiram?

  • Mah Med
    Posted Maio 29, 2015 at 9:22 pm

    Foi lindo os adeptos do Benfica estarem a insultarem o Lopetegui e o repórter da tvi 24 continuarem a passar imagens como nada fosse , promovem o insulto depois são os primeiro a condenar as claques por fazerem o mesmo , são os primeiros a condenar a violência, haja paciência!

  • Anónimo
    Posted Maio 29, 2015 at 9:14 pm

    Nem mais, quando o Benfica se andava a arrastar pelos 3ºs (e um 4º) lugar do Campeonato, arranjaram logo
    esta Taça.
    E em 2009, viu-se logo para que era…remember?

    Carlos Sousa

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 1, 2015 at 4:10 pm

      Dispenso desculpas cínicas. Há uma diferença entre "não costumo" e "nunca" e não se trata propriamente de uma subtileza de linguagem.
      Quanto à substância da questão, não percebo o que mais quer. O Kafka teve a gentileza e a paciência de o encharcar com factos e informação. Eu próprio, que infelizmente sou mais velho do que o Kafka, sempre vi/li que o 1º Campeonato conquistado pelo Benfica fora o de 1935/36 e você apresenta como "facto" que o título de 1993/94 é o 27 e o de 2004/05 é o 31. Se alguém se enganou, ou fazia uma contagem errónea, ou desafiando toda a lógica esse não é problema meu. Só sei que o Benfica tem 34 Campeonatos.

    • Nuno R
      Posted Maio 30, 2015 at 5:53 pm

      Peço desculpa, fui induzido em erro pelo facto de ter lido que sofria de azia pela taças perdidas. Duas vezes. Erro meu.
      Nesta conversa, o que ainda não percebi é onde faltei à verdade, e como estou a reescrever o que quer que seja.

      Facto:
      O Benfica conquista o 27º campeonato em 1994 com o Toni

      Facto:
      O benfica conquista o 31º campeonato em 2005 com o Trapatoni.

      Facto:
      entre estas duas vitórias, a FPF passou a considerar o campeão da chamada Liga experimental como campeão nacional, facto que não acontecia antes. Assim, o Benfica passou de 27 para 30 o número de títulos de campeão nacional.

      Facto:
      O "campeão nacional" da contagem da FPF era feito a partir de 1938, quando houve a reformulação das provas, em que passou a existir a Liga como a conhecemos, e a Taça como prova a eliminar. Assim sendo, os 4 títulos do Benfica não contavam para a estatística (embora fossem conquistas oficiais, isso nunca esteve em causa).

      Facto:
      os regulamentos da altura, como aqui transcrevi, indicavam que o "campeão nacional" era o vencedor da prova percursora da taça, embora jornalistas e povo em geral não o considerassem.

      Faça o favor de indicar qual dos factos é inventado ou reescrito por mim.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 30, 2015 at 5:13 pm

      Caro Nuno: Se tem azia ou enjoos é-me indiferente. Por acaso eu não costumo falar em azia, portanto esse barrete não me serve. Não me lembro que texto seu eu elogiei, mas se o fiz é porque gostei, até porque nada tenho contra si. Não gosto é que reescrevam a história ao sabor de conveniências. Menos ainda quando o exercício desafia a razoabilidade e quando me prejudica (neste caso ao meu clube)

    • Nuno R
      Posted Maio 30, 2015 at 9:58 am

      O facto é que a competição não era organizada pela FIFA (selecções) ou UEFA (que nem existia), daí eles não a reconhecerem. O mesmo acontece com a Mitropa.
      Eram competições organizadas por federações, daí as instâncias não as reconhecerem.
      O Real é reconhecido como o 1º clube a consquistar uma Taça dos Campeões. Mesmo assim, há quem considere a competição como oficial, e atribua o título internacional ao Benfica.
      (este assunto também foi muito falado quando o Porto igualou/passou o Benfica em termos de total de títulos obtidos, tal como a recontagem de campeonatos que mencionei anteriormente)

    • Kafka I
      Posted Maio 30, 2015 at 8:23 am

      Nuno

      Não há muita discussão quanto à Taça Latina, a Uefa (e por arrasto a FIFA) não a reconhecem como competição oficial, o que não deixa de ser caricato e até demonstra alguma prepotência por parte da UEFA, pois a Champions foi criada com base na Taça Latina, acabando por ser a Competição que deu origem à Champions, tendo a Uefa aproveitado dessa situação, mas a sua prepotência enquanto instituição leva-a a não reconhecer como competição oficial e sendo assim não se pode contabilizar como título oficial

      Portanto o Record esta errado e a Bola está correcta, o que não retira o título na mesma ao Benfica, e o mérito de ter ganho a competição europeia de clubes mais importante da altura, só não o pode é contabilizar oficialmente

    • Octávio Alvarez
      Posted Maio 30, 2015 at 7:55 am

      Muitos adeptos do Benfica mencionam repetidamente um golo de Maicon em fora de jogo, lance inválido mas que acontecem 500 por liga, os adeptos do Soorting vêm um fiscal de linha marcar uma mão quando a bola bate no peito, estando a 50 metros, e não podem contestar a veracidade deste troféu nem chamá-lo de Taça da Cerveja. Onde está a liberdade de expressão? Depois existe a agravante da existência dos Reis da razão, malta que até percebe disto, muito mais que eu, mas que têm aversão a opiniões contrárias, esquecendo duas coisas, a ditadura acabou há 41 anos, e já existe o próprio VM para filtrar comentários.

    • Nuno R
      Posted Maio 30, 2015 at 12:39 am

      Nem de propósito… o Record indica o Benfica como tendo 76 trofeus oficiais. A Bola conta 75.

    • Nuno R
      Posted Maio 30, 2015 at 12:22 am

      A seguir podemos discutir se a Taça Latina deve ou não ser contabilizada como título oficial

    • Nuno R
      Posted Maio 30, 2015 at 12:19 am

      Pois, hoje dão… tívessemos esta conversa em 1990, tal não aconteceria… é a tal recontagem que foi feita e que referi. Esses 4 anos não entravam para a contagem dos campeonatos nacionais, e depois houve a tal alteração.
      Isso foi falado na altura, uma espécie de reescrita do passado. Daí que o Benfica tenha ganho o 27º com o Toni, e o 31º com o Trapattoni.

      Agora, quanto aos porquês
      Tinhas 2 provas, uma a eliminar, o tal campeonato de Portugal, e depois foi criada a Liga, de todos contra todos (vindos dos apuramentos distritais, e sem subidas ou descidas).
      Depois desses 4 anos, houve a tal remodelação, passando a haver uma prova a eliminar (Taça) e o Campeonato (todos contra todos). Claro que em termos de formato, o CP migrou para Taça, e a Liga migrou para campeonato. Mas isso não invalida que durante esses 4 anos, formalmente, quem fosse reconhecido como campeão fosse o vencedor do CP, fosse ele o Benfica ou o Carcavelinhos. Os jornalistas, e público em geral, passaram a designar o vencedor da Liga como o "campeão", porque era efectivamente a melhor equipa numa prova de regularidade. Mas isso não quer dizer que correspondesse ao que estava nos regulamentos.

      Não me esmagues mais, vá… :)

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 11:53 pm

      NunoR

      O Relatório da Federação relativo à época 38/39 penso que é explicito e contradiz os teus argumentos, e tanto é assim que ao dia de hoje a Federação e Liga dão como oficiais e extensão do actual campeonato, esses 4 campeonatos de 34 a 38, e portanto sustentam a minha versão e não a tua…

      Isto são factos..

      Por fim digo-te o que já frisei num comentário em cima, o "Campeonato de Portugal" em momento algum pode ser considerado o actual campeonato de Portugal, pois o troféu do "Campeonato de Portugal" manteve-se para a Taça de Portugal, logo o "Campeonato de Portugal" é a extensão da Taça de Portugal, porque se assim não fosse não tinham mantido o MESMO troféu

      Se o troféu é o mesmo a competição é a mesma, logo o "Campeonato de Portugal" SEMPRE foi o antecendente da Taça Portugal, a diferença é que ao inicio se chamava "Campeonato de Portugal", e depois mudaram para "Taça de Portugal"…repito se fossem competições diferentes não tinham mantido o MESMO troféu…

    • Nuno R
      Posted Maio 29, 2015 at 11:48 pm

      Caro Rui, esse argumento da "azia" enjoa… algo de novo por favor.
      Tudo o que contraria uma opinião é "azia", "inveja"…
      Mas de si nada de novo, curioso que o único texto "imparcial" que aqui escrevi, na sua opinião (mas não da de outros, que o acharam digno de No Name), foi um em que elogiava o Benfica. Coincidência.
      Mais uma vez, continuo sem perceber o que escrevi de errado (não houve uma recontagem do nº de campeonatos?)… mas pode sempre elucidar-me.

    • Nuno R
      Posted Maio 29, 2015 at 11:42 pm

      Muito bem Kafka, mas eu escrevi algo de incorrecto? Ainda estou à espera.
      A recontagem é uma realidade, e a causa… é uma questão de timing.

      Quanto à polémica, não concordo. Eis os meus argumentos:

      A Liga experimental era uma prova oficial, tal como o Campeonato de Portugal, ninguém coloca isso em causa. O campeão ("campeão") era o clube que vencesse a segunda, embora esta fosse uma prova a eliminar, nos moldes da Taça de Portugal.
      A Liga, no entanto, era segundo os estautos da FPF uma prova secundária (até porque era experimental, de início nem se sabia se os clubes aguentavam os custos de um todos contra todos com viagens pelo país).

      Pode ler um excerto
      "Mais tarde, o famoso jornalista Ricardo Ornelas começou a defender nas páginas do jornal “Os Sports” que o vencedor da Liga é que era o campeão nacional.
      Mas a verdade é que de acordo com os regulamentos, o Campeonato de Portugal é que apurava o campeão nacional, enquanto o campeonato das ligas continuava a ser uma prova secundária."

      Como vês, já nessa altura os jornalistas inventavam factos, mas os regulamentos eram claros.

      "A grande remodelação dos Regulamentos das provas da FPF foram efectuadas em Agosto de 1938 durante um Congresso realizado para esse fim. Foi elaborado um documento histórico que explicava e justificava a nova Regulamentação e que a dado passo, entre outras coisas dizia: "PARA POR EM PRÁTICA TODA ESTA REALIZAÇÃO HÁ QUE ACABAR COM OS CAMPEONATOS DAS LIGAS E SUBSTITUIR O CAMPEONATO DE PORTUGAL DAS JORNADAS EM SUCESSIVAS ELIMINAÇÕES, POR UM CAMPEONATO DE MAIOR RIGOR E REGULARIDADE PELO SISTEMA DE «POULE» EM DUAS VOLTAS"."

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 29, 2015 at 11:39 pm

      Eu ia responder-lhe Nuno R, mas o Kafka fez o favor de o esmagar. A azia da(s) Taça(s) da Liga que perdeu já é um bocado requentada, mas uma azia que vem desde a década de 1930 é de facto notável!

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 11:21 pm

      NunoR

      O Benfica não tem culpa da memória ser curta e já que é para dar exemplos, então aqui vai:

      "«… fica campeão da I Liga o SL Benfica, que assim inscreve pela 3ª vez consecutiva o seu
      nome na lista do mais importante torneio do futebol português.» (Ricardo Ornelas em “Os
      Sports” – 11-5-1938)

      «Começa depois de amanhã o segundo período da época de futebol, com a disputa do
      campeonato nacional, primeira das duas provas organizadas pela Federação. Trata-se, como
      se sabe, de uma prova exactíssimamente igual à que desde 1934/35 se estava disputando com
      o nome de I Liga.» (Ricardo Ornelas em “Os Sports” – 6-1-1939)

      «Três vezes primeiro, outras tantas segundo e uma vez quarto, o FC Porto detém a melhor
      performance nos sete torneios realizados.» (Ricardo Ornelas em “Os Sports” – 9-4-1941, num
      texto intitulado “Os quatro grandes nos sete campeonatos – de 1935 a 1941”)

      «Pela quarta vez, o Benfica triunfou no Campeonato Nacional de futebol, estabelecendo um
      recorde. Os encarnados tinham ganho a prova em 36, 37 e 38 – três vitórias seguidas, o que
      também constitui um recorde – mas o FC Porto também vencera três vezes, em 35, 39 e 40.»
      (Alberto Freitas em “Os Sports” – 17-6-1942, num texto intitulado “As quatro vitórias do
      Benfica”)"

      "No seu relatório e contas de 1938/39, época em que o
      campeonato da I Liga passou a denominar-se I Divisão, a Federação Portuguesa de Futebol
      escreve, nas páginas 6 e 7: «Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e
      Regulamentos da Federação, os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designarse,
      respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal. O campeonato da 1ª Liga
      passou a ser Campeonato Nacional da 1ª Divisão, e o Campeonato da 2ª Liga obteve a
      designação de Campeonato Nacional 2ª Divisão.»"

      Penso que é esclarecedor, a memória ser curta não é culpa do Benfica

      E já agora, esses 4 campeonatos inicias estavam sobre a égide da Federação e foram organizados pela Federação Portuguesa, logo não percebo qual é mesmo a tua duvida de que são 4 campeonato oficiais entre 34 e 38, aliás desde sempre foram considerados competições oficiais

    • Nuno R
      Posted Maio 29, 2015 at 10:58 pm

      Caro Del Piero
      Corrige algo que escrevi de errado. Vá, diz-me a mentira que escrevi.
      VÁ!!!!! Desafio-te a apontares a mentira que encontraste!

      (o título de 94 foi o 27º. É fazer as contas)

      https://1.bp.blogspot.com/-YNGMD1KqJLw/U3zkR_uHlzI/AAAAAAAASk8/0ID560k5rTc/s1600/27%C2%BA+T%C3%ADtulo+do+Benfica.jpg

      (leste Sporting nalgum sítio? Encontrei "Porto", "Benfica", mas Sporting não)

    • Anónimo
      Posted Maio 29, 2015 at 10:43 pm

      Ah Nuno R. então é por essa razão que temos quase o dobro dos campeonatos nacionais do Sporting! Bem que eu achava estranho tamanha disparidade de títulos para com um clube tão distinto no panorama europeu!

      Del Piero

    • Nuno R
      Posted Maio 29, 2015 at 10:29 pm

      Carlos Sousa
      Se queres picar, afia o alfinete e dá-lhe como deve ser.
      A Taça da Liga não foi criada para o SLB ganhar o que quer que seja, mas sim para dar receitas (piu) a equipas que se queixavam que o calendário era curto, e queriam mais competição.
      A segunda edição foi o que foi, mas já passou. O senhor Lucilio não viu nada, mas o Ferrari ligou os farois de longo alcance e viu o que mais ninguém conseguiu. Finito.

      O que PODES falar é de como o Benfica conseguiu uns campeonatos honoris causa, pois quando se vu apertado pelo Porto, pediu à FPF para homologar os quatro campenatos experimentais enquanto campeonatos nacionais, dando assim mais três títulos para essa contabilidade.

    • Alex Turner
      Posted Maio 29, 2015 at 10:12 pm

      Kafka, não convém esquecer que foi o Benfica que invadiu a Polónia em 1939, iniciando a 2ª Guerra Mundial e depois atribuiu as culpas aos alemães tudo porque nesse mesmo ano tinha ficado atrás de Porto e Sporting no campeonato e que foi o seu passivo que provocou a falência da Lehman Brothers em 2008 causando uma crise económica a nivel mundial.

    • Paulo Ferreira
      Posted Maio 29, 2015 at 10:10 pm

      Ainda bem que criaram esta taça, sem ela o Benfica nunca teria ganho estes 3 campeonatos.
      Haja paciência….

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 10:08 pm

      João Souto

      Tens sempre bom remédio, não gostas não lês, ainda vivemos em democracia e eu não sou tão "maduro" assim, porque sempre vivi em democracia desde o dia em que nascia, e a democracia neste País não tem assim tantos anos quanto às pessoas às vezes pensam..

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 29, 2015 at 9:55 pm

      O que eu me lembro é que esta Taça foi inventada para o Setúbal bater o Sporting na edição de estreia.

    • Flávio Trindade
      Posted Maio 29, 2015 at 9:54 pm

      Kafka,
      O teu raciocinio não poderia estar mais "históricamente" correcto… :)
      Numa alusão ao filme "Os deuses devem estar loucos", os "esquecidos" de títulos só darão valor a esta taça quando a garrafa (ou não fosse esta a antiga taça da cerveja) lhes cair do céu.
      Aí as críticas de que a garrafa é feia, vão ser substituidas pelo prazer do líquido fresco…

    • Joao Souto
      Posted Maio 29, 2015 at 9:50 pm

      Kafka já deu para perceber pelos teus comentários que já tens idade para ser 'maduro'. Epa mas já não é a primeira vez que tentas esse tipo de piadas a puxar a idade média e o homo sapiens etc. Epa esquece, não dá, não tem piada nenhuma. É só vergonha alheia mesmo

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 9:37 pm

      Concordo inteiramente contigo e isto já passa assim há milhões de anos, pois basta ver quem foi o mentor do fim dos Dinossauros na Terra,

      Foi o Benfica que teve por trás do fim dos Dinossauros, e tudo apenas para dar origem à Humanidade para assim se inventar o Futebol e consequentemente o Benfica passar a ter mais títulos, basta ver que no tempo dos Dinossauros o Benfica, Porto e Sporting tinham exactamente os mesmos títulos, sem tirar nem por, sempre de braço dado, todos com zero títulos enquanto os dinossauros cá estiverem, e logo o Benfica tratou de os extinguir

      Malvados pah…

  • Kacal I
    Posted Maio 29, 2015 at 9:11 pm

    O Jardel está um senhor lateral, defensivamente e tacticamente está imperial (hoje até fez uma assistência e no jogo aéreo ofensivo é perigoso), se o Benfica contratasse um central com melhor saída de bola e mais evoluído tecnicamente até seria bem-vindo, no entanto acho que não é prioridade e o Jardel está a evoluir de forma positiva e cada vez mais consistente e seguro, quem sabe não é o "novo Luisão".

    Jonas é pura classe e técnica, é o melhor avançado no campeonato e hoje voltou a ser decisivo e nas Taças foi o melhor marcador, época de estreia fantástica e encaixou no sistema do JJ como uma luva, só o beneficia.

    Por fim, o Marega tem realmente muita qualidade, é um PL rápido, potente, muito forte, com mobilidade e tem técnica, desgaste muito os defesas contrários e estou curioso por vê-lo na próxima época.

    PS: parabéns aos benfiquistas pela conquista da Taça da Liga e, em geral, foram a melhor equipa hoje e o Marítimo deu luta mas acaba por perder.

    • Kacal I
      Posted Maio 29, 2015 at 10:19 pm

      Rui Miguel Ribeiro,

      Esse era o reforço ideal, é jovem, português, ofensivamente e nos remates de longe não deve nada ao Eliseu e defensivamente até é superior (não é difícil) e pode ser trabalhado, é capaz de sair um pouco caro mas também nada por aí além e vale bem a pena o investimento.

    • Kacal I
      Posted Maio 29, 2015 at 10:09 pm

      Pedro Miguel,

      Foi erro meu, embora o Jardel talvez fosse mais eficiente que o Eliseu na lateral esquerda, ahah.

      Não tem de quê, foram justo vencedores desta competição. :-)

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 29, 2015 at 10:04 pm

      Aaah, o Raphael Guerreiro…….

    • Kacal I
      Posted Maio 29, 2015 at 10:01 pm

      Rui Miguel Ribeiro,

      Por acaso não foi de propósito mas calhou bem, o Eliseu até esteve bem esta época em termos ofensivos e nuns remates de longe, no entanto se não fosse o Jardel tinha estado em maus lençóis mais vezes, na Luz contra o Porto e hoje, entre outras vezes, o Benfica deve ter como prioridade a contratação de um DE.

    • Pedro Miguel
      Posted Maio 29, 2015 at 9:57 pm

      Ahaha até estava a estranhar, Jardel a lateral. Se bem que com a sua velocidade e fisico, pontos mais fortes do brasileiro, até pudesse dar um "jeitinho" na faixa esquerda. Temo, no entanto, que se tal acontecesse, as suas limitações técnicas sobressairiam demasiado.

      De qualquer das formas subescrevo em tudo o que disse, Kacal. E obrigado pelas congratulações.

    • Kacal I
      Posted Maio 29, 2015 at 9:56 pm

      Alexandre Barata,

      Too late… mas Obrigado pela correcção.

      Sim, realmente o Lisandro podia ter mais oportunidades, talvez na próxima época.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 29, 2015 at 9:54 pm

      Às vezes que teve de dobrar o Eliseu esta época (não hoje), até pensei que estivesse a chamar-lhe lateral de propósito ;-)

    • Alexandre Barata
      Posted Maio 29, 2015 at 9:44 pm

      Correção. Um senhor central** Pois, acho que já temos esse central no plantel e é o Lisandro Lopez, não entendo o porquê de tão poucas oportunidades, esteve até pré-convocado para o mundial, e chegou como substituto de Garay, não era apologista da titularidade de Jardel no principio da época mas acabou por me surpreender pela positiva.

    • Kacal I
      Posted Maio 29, 2015 at 9:36 pm

      *central

  • JZ
    Posted Maio 29, 2015 at 8:59 pm

    A taça da liga deixa realmente a nu o estado vergonhoso do futebol português. Foi assim desde que foi inventada.

    Coincidência, foi exactamente quando o benfica mesmo sem capacidade e acima de tudo sem pontos, passou a lutar por campeonatos… Há realmente coincidências…

    • Paulo Ferreira
      Posted Maio 29, 2015 at 10:08 pm

      JZ,
      Por favor desenvolva a teoria, não pode lançar uma bomba destas (está aqui explicado o porque do Benfica voltar aos títulos) sem dar explicações ao pessoal

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 29, 2015 at 9:53 pm

      Nem você deve perceber o que escreveu, pois não?

    • Anónimo
      Posted Maio 29, 2015 at 9:40 pm

      Como é que o Benfica sem pontos começou a lutar por campeonatos?! A sua estruturação da ideia é consentânea com a sua teoria, um fiasco!

      Del Piero

    • Alexandre Barata
      Posted Maio 29, 2015 at 9:23 pm

      Por amor de deus… Teorias e mais teorias…

    • Vermelho
      Posted Maio 29, 2015 at 9:16 pm

      Hoje em dia consegue-se fazer teorias em volta de tudo. O Benfica tem culpa de não darem valor á taça? Recordo ate que a primeira edição nem foi ganha pelo Benfica. ( salvo erro, pelo Setúbal )

    • Nuno R
      Posted Maio 29, 2015 at 9:14 pm

      Quer aprofundar? Estou curioso..

  • Alexandre Barata
    Posted Maio 29, 2015 at 8:55 pm

    Um herói improvável nesta noite, mas que em nada muda o pensamento que tal como eu, outros tantos têm, só queria que Djuricic e Nolito tivessem tido metade das oportunidades que Ola John teve, jogador muito rápido e com bom drible, mas que parece que joga sem vontade, sem agressividade, sem reacção à perda da bola, não é o Ola John da eliminatória contra Leverkusen, ou o que fez de Maxi gato sapato.

    Jonas em mais uma noite à Jonas, de referir também o jogo de Eliseu que a meu ver foi dos melhores que fez nesta época em que tantas vezes comprometeu.

    Danilo mais uma vez a mostrar que tem nível de selecção e pede novos voos, e por fim Marega, uma "besta" no bom sentido, rápido, forte, agressivo e de remate fácil, parece me que encaixava bem no nosso rival Sporting.

    • Anónimo
      Posted Maio 30, 2015 at 10:31 am

      Concordo em relação ao Djuricic, mas o problema não é apenas ter mais oportunidades é preciso jogar na posição certa. O JJ colocou o Djuricic sempre a segundo avançado, sendo ele um numero 10, é normal que nunca desse certo (tal como acontece na primeira época do Aimar). Pelas poucas oportunidades que vi o Djuricic gostei muito de o ver a jogar quando parte de trás para a frente com a bola, e não quanto tem que ficar a frente a espera dela.

      Dave Snow

  • Cruz
    Posted Maio 29, 2015 at 8:54 pm

    Quanto aos títulos do Benfica e Porto:
    Compreendo perfeitamente que a Taça Latina não conte para a contagem, mas como é que incluem o "Campeonato de Portugal" quando teve edições em que se resumiu a um jogo entre duas equipas? Não faz nenhum sentido.

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 10:55 pm

      A Taça de Portugal não foi criada, apenas se mudou o nome de "campeonato de Portugal" para Taça de Portugal, nada mais do que isso, tanto que o troféu se manteve exactamente o mesmo, tendo mudado apenas a denominação…

      Uma competição que mantém o mesmo troféu, continua a ser mesma competição, como acontecu com a Champions e a Liga Europa, mantiveram o troféu logo são a mesma competição

      Mas pronto aceito que queiram dividir a competição disputada entre 21 e 38 e de 38 em diante, apesar de não fazer sentido não terem a mesma competição

      E o campeonato de regularidade foi criado em 34 e não em 38…

    • PS
      Posted Maio 29, 2015 at 10:13 pm

      Por acaso não concordo Kakfa. O Campeonato de Porrugal foi a primeira competição que existiu com objectivo de determinar o campeão de Porrugal, com todas as equipas existentes. No entanto e ao contrário do que acontece hoje, era uma prova a eliminar e não de regularidade.
      Depois de 1938 (creio) mudou-se o paradigma, passando o campeonato a ser uma prova universal de todos contra todos e foi gerada a Taça de Portugal, aproveitada pelo Estado Novo para propaganda. Portanto, segundo julgo, a considerar o Campeonato de Portugal como título de campeão é historicamente aceitável ainda que com uma estrutura diferente da que existe hoje.

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 9:54 pm

      Ok VM, obrigado pelo esclarecimento :)

    • Visão de Mercado
      Posted Maio 29, 2015 at 9:48 pm

      Foi um problema do blog. Alguns comentários desapareceram.

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 9:42 pm

      Não sei porque não publicaram o meu comentário inicial sobre o campeonato portugal, mas respondendo de novo ao Cruz

      O Campeonato de Portugal é uma competição oficial reconhecida pela FPF logo tem sempre de ser contabilizado como título oficial

      E diga-se, eu não percebo é o porquê dos títulos no "campeonato de Portugal" não serem contabilizados juntamente com os títulos da "Taça de Portugal", uma vez a competição é exactamente a mesma, e o troféu também se manteve do campeonato de Portugal para a Taça de Portugal e portanto é um pouco o mesmo que a Taça Campeões/Liga Campeões ou Taça Uefa/Liga Europa, são exactamente as mesmas competições ao ponto do troféu se ter mantido

      Tanto que o mais correcto até é se dizer que o Benfica tem 28 Taças Portugal (e não 25+3 Campeonatos de Portugal), Porto 20 Taças Portugal (e não 16+4) e Sporting 19 (e não 15+4)

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 9:18 pm

      Quanto à Taça Latina é de facto uma pena não ser considerada, porque a UEFA não a considera como título oficial, no entanto isso não invalida que foi a competição que deu origem e na qual a UEFA se baseou para criar a Liga dos Campeões e portanto esse lugar na história ninguém nos tira, mesmo não sendo uma competição oficial..

    • Bruno Cunha
      Posted Maio 29, 2015 at 9:15 pm

      Se retirares os campeonatos de Portugal da contagem só das mais vantagem ao Benfica, pois o Benfica conquistou 3 e o porto 4

  • Guilherme Silva
    Posted Maio 29, 2015 at 8:51 pm

    Não me canso de dizer, este Danilo tem lugar no meu Porto e devia ser uma contratação obrigatória! Compramos tudo o que mexe por outros lados, e este aqui à frente dos nossos olhos vamos deixar escapar.

  • Unknown
    Posted Maio 29, 2015 at 8:50 pm

    Alguém me consegue explicar a piscadela de olho do Xistra ao Maxi aquando da amostragem do amarelo?? É que na Europa da bola nunca vejo disto….

  • Anónimo
    Posted Maio 29, 2015 at 8:50 pm

    Ola Jonas decidiu, o jogador que só o Jesus conhece!
    Vitória suada mas marecida! Parabéns ao Marítimo, sobretudo a Marega e Danilo estiveram muito bem!
    Esta taça devia ser dedicada ao Manuel Queiróz, oh homem cale-se, a cada oportunidade lançava a suspeita peregrina do guarda redes, e no último lance ainda dá aquele risinho cínico e enjoado de quem queria o golo do Marítimo!

    Del Piero

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 29, 2015 at 8:50 pm

    Só eu é que acho o Marega um bom jogador ?

  • João S
    Posted Maio 29, 2015 at 8:48 pm

    Alguem sabe o que é preciso para uma competição ser considerada "oficial" ? Aquelas taças de pré-epoca também contam para as "estatísticas"?

  • Fábio Sousa
    Posted Maio 29, 2015 at 8:47 pm

    Sou Portista ferrenho mas obrigado Ola John por me teres ajudado a pagar as férias!! Ahah

    Jonas, dá 10-0 ao Lima, e Jardel foram os melhores em campo.

  • Anónimo
    Posted Maio 29, 2015 at 8:46 pm

    Vergonhosa transmissão da TVI.
    Só faltou vestir as camisolas.

    Pedro Barros

  • Fábio Teixeira
    Posted Maio 29, 2015 at 8:45 pm

    Jonas Brothers 2-1 Marítimo

    • Alex Turner
      Posted Maio 29, 2015 at 9:24 pm

      You sir have won the Internet!
      Agora a sério, nunca pensei em momento algum que o "Alan Jonas" fosse resolver o jogo a favor do Benfica sobretudo pela óbvia falta de atitude e pela falta de aproveitamento das inúmeras oportunidades que lhe foram dadas em que o mesmo não convenceu fruto dessa tal falta de atitude e garra e não é por ter marcado um golo na final de uma taça que esses defeitos deixam de existir, pois embora tenha potencial falta-lhe claramente a parte mental para poder evoluir para patamares mais elevados que se esperava que ele atingisse, não digo que não vá a tempo de poder corrigir isso, mas eu pelo menos não tenho grandes esperanças nisso.

    • ACT7
      Posted Maio 29, 2015 at 9:15 pm

      Top, ponho LIKE

    • Tiago Santos
      Posted Maio 29, 2015 at 8:52 pm

      Melhor comentário xD

  • Pedro Costa
    Posted Maio 29, 2015 at 8:45 pm

    Os comentadores da TVI devem querer casar-se com o Danilo! Jogou bem mas houve melhores que ele, não justificou tanto destaque nos comentários durante o jogo…

    • JSC
      Posted Maio 30, 2015 at 12:52 am

      O William se não tivesse as responsabilidades defensivas podia se rum Yaya, não tenho qualquer dúvida, aliás o melhor dele é que raramente perde a bola e distribui bem.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Maio 29, 2015 at 9:25 pm

      Nao mereceu? Fazer um jogão como ele fez contra o Benfica e com 10 nao é nada fácil.
      Sempre disse desde o Mundial sub-20 que ele era um belissímo jogador. Espero que para o ano consiga subir um patamar.

    • Pedro Costa
      Posted Maio 29, 2015 at 9:11 pm

      Pois, têm razão, já não devia "cair" nestas… Penso que o Danilo este ano está a ter demasiado hype, é bom jogador mas não me parece tão bom como querem fazer crer…um pouco como o William Carvalho o ano passado: bom jogador, mas não é um Yaya como muitos diziam o ano passado (pelo menos ainda não é…)

    • João S
      Posted Maio 29, 2015 at 8:49 pm

      Parece que não os conheces…

    • Pedro Miguel
      Posted Maio 29, 2015 at 8:47 pm

      É a TVI, queres o quê…

  • Anónimo
    Posted Maio 29, 2015 at 8:44 pm

    O Xistra mostra amarelo e pisca o olho ao Maxi.
    A imagem de marca desta Taça..

    Roar

    • Tiago Beça
      Posted Maio 29, 2015 at 9:13 pm

      Mais um comentário que não oferece nada e demonstra a ignorância que para aí anda; o Marítimo podia ter acabado o jogo com 8 ou 9 jogadores tal foi a quantidade de cacetada que deram. Além disso o Maxi levou amarelo nesse mesmo lance.

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 8:51 pm

      Se o absurdo pagasse imposto, Portugal em vez de déficit tinha super-avit

      "a imagem de marca deste País"..

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 29, 2015 at 8:42 pm

    Já cá canta mais uma Taça! Inteiramente merecida. Só foi pena o Benfica ter desperdiçado tantos golos; era escusada a incerteza final se o Jonas, o Lima e o Gaitan tivessem um pouco mais de acerto na finalização.
    O Marítimo joga bem, tem atitude, mas também actuaram como um grupo de caceteiros.
    Parabéns BENFICA!

  • Kafka I
    Posted Maio 29, 2015 at 8:42 pm

    Só consegui ver os últimos 5 minutos e o Gaitan merecia para a despedida do Benfica ter marcado aquele golo no último lance, tinha sido uma despedida em beleza..

    Mais um troféu para o Benfica e voltámos a ser o clube com mais títulos oficiais em Portugal (75) contra 74 do Porto

    Agora só falta renovarem com o Jesus..

  • Rodolfo Trindade
    Posted Maio 29, 2015 at 8:42 pm

    Vitória justa do Benfica em mais um jogo onde o Maritimo deu uma bela réplica!

    Mais uma vez Jonas espalho magia, e Ola John acaba por ser o herói improvável. Gaitan esteve muito apagado.

    Maritimo foi um digno vencido, jogou futebol e deu brilho ao espectáculo. Mais uma vez Marega e Danilo em grande.

    Jonas melhor marcador da taça da liga e da taça de Portugal!

    Carrega Benfica! 1904!

  • Anónimo
    Posted Maio 29, 2015 at 8:41 pm

    Nada como o Benfica a jogar contra 10, só assim, apesar de uma forte reacção do Marítimo.
    Sem dúvida que a tecnologia da linha de golo fez toda a diferença.
    João Jorge

    • Tiago Santos
      Posted Maio 30, 2015 at 1:08 am

      O João Jorge ganhou o prémio de comentário mais estapafúrdio de hoje do VM, parabéns.
      Já agora, qual dos amarelos não foi bem exibido? Ai essa azia.
      Certamente deve ser adepto do Porto ou Sporting e ainda está recordado dos golos que não aconteceram nas balizas de Baía e de Ricardo, para não querer uma tecnologia que ajude a um futebol com melhores decisões e sendo assim até compreendo a sua posição em relação ao tema.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 29, 2015 at 9:13 pm

      swiss man segundo li a tecnologia ficara em coimbra durante 1 ano a experiencia.
      ja agora estas repetiçoes escusadas com a tecnologia da linha foram so para mostrar que ela estava la. foi assim no mundial tambem.

      foi contra 10 e foi justa a expulsao.

    • Paulo Ferreira
      Posted Maio 29, 2015 at 8:57 pm

      Contra 10 mas podia ter sido contra 9 ou 8

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 29, 2015 at 8:48 pm

      Só assim? Quanto estava o jogo quando aquele caceteiro foi expulso? Ridículo.

    • SwissMan
      Posted Maio 29, 2015 at 8:46 pm

      E natural que a tecnologia nao foi util hoje pois ha poucas hipoteses de ver uma situacao complicada que implique esta tecnologia neste jogo. Mas sabem se vao fazer o mesmo para a liga na proxima epoca? Ou foi so hoje?

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 29, 2015 at 8:39 pm

    O Ola John nada um abraço a todos aqueles que acham que teve muitas oportunidades para evoluir no Benfica!

    • Rui Sousa
      Posted Maio 30, 2015 at 3:51 pm

      Primeiro falas de um gajo que nunca justificou o suficiente para ser titular no Benfica ou até às vezes suplente, principalmente, porque o Ola John é um preguiçoso de primeira. Portanto ele que mande o abraço apenas para ti, para não chorares mais em defender o pobrezinho do Ola John.

    • Pedro Silva
      Posted Maio 29, 2015 at 11:14 pm

      Primeiro o talisca era um herói, agora é uma besta. Nem uma coisa nem outra, para primeiro ano no Benfica foi muito bom!! Cuidado com a crítica fácil, oportunidades não faltarem ao olá John, com muita pena a sua atitude é que não foi a melhor. De quem é a culpa? Ninguém sabe.

    • Luis La Liga
      Posted Maio 29, 2015 at 10:18 pm

      Eu nao tou a po-lo num pedestral. Ele foi decisivo numa fase pessima do Benfica. Depois o Jesus po-lo a medio esquerdo, na posição do Enzo e alem de se ter lesionado nao teve direito a ferias depois de ter vindo do Brasil para um clube com as exigencias do Benfica.

      Quanto ao Guedes ate pode vir a ser um Jonathan. Mas o Guedes fez 8 golos em mais de 30 jogos. O Jonhatan fez 7 golos em 6 jogos. Nao ha comparacao possivel entre os dois.

    • JVP
      Posted Maio 29, 2015 at 10:12 pm

      Queria dizer 'muito hype no Guedes'.

      Corretor automático…

    • JVP
      Posted Maio 29, 2015 at 10:04 pm

      João Carvalho está mais perto de ter qualidade para a A do que o Guedes.

      E sim muito hoje no Guedes, tem qualidade mas falta-lhe muita qualidade na decisão.

      Se chegar a ter qualidade para titular na A será a ala esquerdo e aí em 2 ou 3 anos o JP será mais jogador.

    • Anónimo
      Posted Maio 29, 2015 at 9:56 pm

      Luis La Liga,

      Ok, resume-se um campeonato inteiro a esses dois jogos que o Talisca decidiu, hm mas quando ele sai da equipa o tal futebol sem ler nem escrever melhorou ou não?! (embora fora por vezes muito sofrido). Não digo que ele é um zero, mas não ponham o Talisca num pedestal, tudo bem jogou muitas vezes a extremo esquerdo e isso não o ajudou, mas isso é culpa do treinador que é teimoso e nunca admite os erros.
      Quanto ao Guedes, simplesmente é triste essa opinião. Lembro que o rapaz é de 96!!! Mas sim tens razão, o Talisca, o Jonathan, e venezuelano que vem para ano esses sim são CRAQUES (por acaso o Jonathan até acho que seja, mas é de 93 e não está assim tão mais evoluído que o Guedes, mas são opiniões)

      Knox_oTal

    • Luis La Liga
      Posted Maio 29, 2015 at 9:41 pm

      O Benfica ganhou 3-2 ao Estoril com 2 golos do Talisca. Ganhou ao Rio Ave 1-0 com golo de Talisca. Ganhou 1-0 ao Monaco com golo de Talisca. Fez outros golos, mas estes foram determinantes. Isto foi uma altura que o Benfica não jogava nada. O Jonas não existia, e o Benfica ia ganhando os jogos sem saber ler nem escrever. E por isso, sim, sem estes golos o Benfica provavelemente e matematicamente nao era campeao. O Que é que nao percebeste aqui Knox_o_tal?

      Depois falam do Guedes. Voces ja viram o Guedes jogar? Eu vi os ultimos 10 jogos do Benfica B e grande jogador é Jonathan Rodríguez. O Gonçalo Guedes falta-lhe tanta coisa que nem sei por onde começar.

    • Fabio
      Posted Maio 29, 2015 at 9:23 pm

      O problema nao é ele ter ou nao oportunidades, o problema é que quando ele estava a jogar bem e a decidir jogos o JJ coloca-o no banco ou na bancada, já antes fez isso com o Rodrigo mas a lesao do Cardozo salvou-o porque senao hoje ainda andava entre a bancada e o banco para depois jogar 2 jogos a titular e repetir o ciclo.

    • Anónimo
      Posted Maio 29, 2015 at 9:21 pm

      O SLB só é campeão graças ao Talisca?! O Jonas e o Gaitán acabaram de tropeçar… Tudo bem marcou 9 golos no início, mas foi "só" mesmo isso, porque oferece quase 0 ao jogo da equipa. Tem excelente técnica de remate e consegue transportar jogo quando tem muito espaço. Quando está sobre pressão o Benfica joga com menos um, aliás quando ele sai do onze a qualidade de jogo melhorou imenso. Para mim o Ola John é igual ao Talisca, muitos minutos sem o merecerem, se o Guedes tivesse metade desse tempo de utilização talvez tivesse mostrado muito mais, talvez para o ano… assim tirasse as dúvidas. Se o JJ ficar, temo que o Guedes se torne num Nelson Oliveira, logo mais vale vender já, lá fora parece que apreciam mais os "produtos" do Seixal.

      Knox_oTal

    • JVP
      Posted Maio 29, 2015 at 9:12 pm

      És tão incoerente que até mete impressão…

      O Olá teve poucas oportunidades mas querias tb que o Guedes tivesse mais…

      Ou um ou outro, não há minutos para todos se joga o Ola não pode jogar o Guedes.

      A não ser que queiras tirar o Salvio ou o Gaitan.

      O Jesus desaproveitou o Bernardo? Certo. Tal como o Mourinho o De Bruyne, o Guardiola o Ibra é o Yaya, o Van Gaal dispensou o Rivaldo e o Heynekess dispensou o João Pinto.

      Todos os treinadores erram, o teu problema é que tu só vez os defeitos no Jesus.

      A época em que o JJ fez o melhor trabalho foi nesse onde perdeu tudo. Se achas que um treinador é bom ou mau consoante ganha ou perde no fim então percebes pouco de futebol.

      Os jogadores é que ganham os jogos e marcam golos. Os treinadores só ajudam. Um bom exemplo é o Luís Enrique.

    • Tiago Beça
      Posted Maio 29, 2015 at 9:11 pm

      O Talisca está longe de ser uma nulidade, só precisa de férias porque não as teve.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 29, 2015 at 9:11 pm

      O Talisca começou bem com os golos mas depois nem golos nem nada, só passes errados e era menos um em campo. A minha pergunta é: O Derley é melhor? Algum dos jogadores que vêm do Rio Ave é melhor? E não fica por aqui, ainda o contentor vai a meio.

    • Luis La Liga
      Posted Maio 29, 2015 at 9:01 pm

      Tambem nao gosto do Jesus, mas falar de nulidade do Talisca é uma falacia. Alias, o Benfica so é campeao devido ao Talisca (resolveu pelo menos 3/4 jogos).

    • Anónimo
      Posted Maio 29, 2015 at 9:00 pm

      Falta de oportunidades não é o caso, aliás nem é muito lógico dizer que o Ola John não teve tempo de jogo para mostrar o que vale. Tem algumas qualidades, mas não tem intensidade nenhuma, de momento é apenas um jogador de alguns rasgos. Realmente JJ não teve culpa neste caso, aliás até sou da opinião contrária, como é possível ter insistido tanto com ele e não ter dado mais minutos por exemplo ao Gonçalo Guedes, ou mesmo ao Sulejmani (basicamente não jogou e na minha opinião oferece muito mais ao jogo da equipa, hoje todavia esteve apagado)

      De resto, mais um "caneco" a fechar a época da minha melhor forma. Mas mantenho é hora do JJ esvaziar o cacifo e seguir o seu caminho, ainda assim um obrigado pelos 10 títulos (as 5 Taças da Liga para as estatísticas dão muito jeito ao Mestre da Táctica).

      Knox_oTal

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 29, 2015 at 8:57 pm

      Eu mandei um abraço para os adeptos e não para o Jesus, o desprezo com que o Bernardo foi tratado, as oportunidades que o Guedes tem e a nulidade do Talisca não interessa para nada, o Benfica foi campeão e ganhou a Taça da Liga portanto está tudo bem. Somos todos bons quando se ganha, assim é o futebol, quando se perde é tentativas de agressão ao Jesus na escadaria do Jamor e escarretas pelo ar, assim é a vida.

    • Luis La Liga
      Posted Maio 29, 2015 at 8:57 pm

      «Esperávamos mais dele. O rendimento tem sido baixo», disse Oliver Kreuzer, diretor técnico do Hamburgo, ao jornal «Bild».Parece que é um problema recorrente

    • Rúben Gomes
      Posted Maio 29, 2015 at 8:51 pm

      Se tens o direito de ter opinião e de não gostar do JJ, perdes toda a razão e credibilidade com comentarios deste genero.

    • JVP
      Posted Maio 29, 2015 at 8:50 pm

      Olá John fez 36 jogos este ano, 15 a titular.

      Há dois anos fez 42, 28 a titular.

      Não teve oportunidades? Que disparate.

      Continuo a dizer o mesmo, ele qualidade
      tem, falta é atitude.

      Mas tens sempre que arranjar qq coisa para criticar o treinador… Até mete impressão.

      Provavelmente quando o Olá andava a jogar a titular dizias que era um escândalo não jogar o Guedes.

    • Bruno Veloso
      Posted Maio 29, 2015 at 8:48 pm

      Tivesse tido o Bernardo Silva ou o Guedes as oportunidades do Ola John…

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 29, 2015 at 8:47 pm

      Quantos jogos a titular? Quantas vezes substituído? Comparem com o Talisca. O Ola John é um jogador que precisa de confiança e não foi bem gerido.

    • Galileu Galilei
      Posted Maio 29, 2015 at 8:47 pm

      Eu acho que ele teve muitas oportunidades mesmo. Não digo que não tenha qualidade porque já fez exibições ENORMES mas fez ainda mais onde fez – 100 portanto… Deduzo que o problema seja consistência (por parte dele e não de aposta). Um género de Balotelli, 1 jogo bom a cada 10.

    • Vítor Cerqueira
      Posted Maio 29, 2015 at 8:45 pm

      Outro para ele. Teve oportunidades e tempo de trabalho mais do que suficientes para mostrar mais do que mostrou.

      Não acho que tenha falta de talento. Creio que é um jogador débil mentalmente, e nisso o nosso treinador nada pode fazer visto que é péssimo nesse ponto.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 29, 2015 at 8:45 pm

      Não vale a pena. Ele não teve oportunidades porque o Jesus é mau treinador e devia ir p Sporting.

    • Tiago Santos
      Posted Maio 29, 2015 at 8:45 pm

      Poucos tiveram as oportunidades que teve o Ola John ao longo da época e ele nunca as justificou. Gaitán esteve bastante tempo lesionado e ele foi o titular, era sempre 1º opção a sair do banco, mas nunca fez nada em campo que justificasse isso. Tinha tudo para ser um grande extremo, mas a sua displicência e falta de vontade dentro de campo não o ajudou a atingir no Benfica todo o potencial que tem. Mas pelos comentários que vejo teus aqui no blog, não tenho dúvidas que isso foi apenas mais uma oportunidade de mandar uma alfinetada ao Jorge Jesus, mesmo depois de vencer mais um troféu. Alguns adeptos ingratos ainda vão chorar muito quando JJ se for embora.

    • Kafka I
      Posted Maio 29, 2015 at 8:43 pm

      1589 minutos esta época achas poucas oportunidades?

    • Luis La Liga
      Posted Maio 29, 2015 at 8:43 pm

      86 jogos nao sao suficientes?

    • João Magalhães
      Posted Maio 29, 2015 at 8:43 pm

      O Ola John já teve 85 jogos ao serviço do Benfica. Se isto não são oportunidades…

    • Miguel B
      Posted Maio 29, 2015 at 8:41 pm

      Não é por uma finta e um golo que o homem passa a génio da bola. Mas eu de futebol não percebo nada

Deixa um comentário