Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benzema e Morata: confiança desigual em qualidades semelhantes

Será esta a época de Benzema (deixou, finalmente, de ter a concorrência de Higuaín)? Ou o eclipse do francês (tem sido assobiado no Bernabéu e mesmo numa selecção francesa faminta de figuras agora até passou a ser suplente), devia promover a afirmação de Morata (um avançado com tudo para ser uma referência na próxima década)?
Higuain rumou ao sul de Itália, e a linha avançada do Real Madrid ficou entregue a um francês que insiste em cativar o assobio fácil vindo das bancadas madridistas. Apesar dos bons números do jogador formado no Lyon, as suas prestações estão longe de convencer os exigentes adeptos merengues. E em Madrid já começaram a saltar nomes para as bancas da imprensa da especialidade: Falcao, Suarez, Llorente, para reforçar o já milionário elenco madridista em Janeiro. Mesmo na selecção francesa, Benzema vive um período delicado (não marca há mais de um ano) e no último jogo até foi suplente. Muitas oportunidades, mas um défice de aproveitamento num ano que será decisivo na carreira do avançado.
Por outro lado, com a saída do citado argentino para Nápoles, tornou-se mais evidente o emergir de um jovem talento, que só não encontra maior repercussão do produzido em La Rojita, no último europeu de sub-21, por estarmos em plena reformulação de envergadura galáctica, bem ao gosto do sempre espampanante presidente Florentino Pérez. Morata poderia evocar a lembrança da aposta em Raúl González, mas parece que a sua enorme qualidade não basta para que se replique uma crença como aquela que foi colocada em cima do ponta-de-lança em 94/95. Longe vão os tempos em que a mescla “Zidanes & Pavon’s” (misto de canteranos e reforços milionários) convencia a grada blanca e granjeava elogios de política desportiva acertada. A obsessão com a conquista da décima Liga dos Campeões e a pressa em recuperar terreno para o Barcelona (aqui e ali arrancado a ferros por Mourinho) levou o Real Madrid a, mais uma vez, perder a cabeça no mercado de transferências. A resposta se foi o mais correcto está entregue ao tempo, que facilmente será desmentido pelo sucesso financeiro que, a exemplo, a venda de camisolas de Gareth Bale permitirá alcançar.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): A. Borges

30 Comentários

  • Frederico Pedro
    Posted Setembro 30, 2013 at 11:51 pm

    A diferença é que Morata dá 100% em 10 minutos, enquanto que o Benzema em 80 minutos da 8%. Qualidade há, mas ao jogador parece faltar interesse/motivação para se aplicar como seria esperado. Ainda para mais, Ancelotti, nunca foi, nem nunca será um motivador, e num campeonato que não o italiano parece um peixe fora de água. Ancelotti não põe equipas que não sejam italianas a jogar futebol. Exemplo disso é o trabalho que desenvolveu no chelsea, e a forma como o PSG jogava no ano passado em nada tem a ver com o seu estilo. Para alem disso, era impossivel o PSG nao vencer no ano passado.
    Concluo, e acrescento que o miudo Morata merece ser titular

  • Luís Duarte
    Posted Setembro 14, 2013 at 2:48 pm

    Mário M,
    Viste o Ronaldo do Barcelona e da 1ª época do Inter jogar??

    João Lains,
    Para dares ênfase a um disparate desses, mesmo que não dito por ti, vai dar ao mesmo…na Argentina tb qualquer miúdo de 17 anos já é o novo Maradona ou no Brasil o novo Pele, agora se perceberes de futebol sabes que não passam de loucuras da imprensa nada mais…quem viu o Ronaldo do Barcelona, sabia/sabe que o Benzema jamais teria nível para atingir aquele nível de jogo estratosférico…

  • Rabensandratana
    Posted Setembro 14, 2013 at 2:15 pm

    Benzema é um avançado que trabalha muito em prol da equipa e abre muitos espaços para o Cristiano Ronaldo e os outros jogadores que jogam mais à frente no ataque madridista.
    Será sempre criticado já que o Real Madrid quase todos os anos tem avançados que fazem muitos golos, mas trabalham menos para a equipa, mesmo assim o internacional francês que também tem sido criticado na sua selecção tem uma boa média de golos/jogos no Real Madrid. Morata é um jovem avançado que terá muito um futuro enorme pela frente, assim tal como o Jesé Rodríguez, o 1º deverá ter mais minutos e poderá fazer já esta temporada alguns golos importantes na ausência do Benzema.

  • Mário M.
    Posted Setembro 14, 2013 at 11:54 am

    E o outro marca mais, assiste mais, e tem quatro bolas de ouro.

    E a competição por esse título agora é tão ou mais competitiva do que no tempo do Ronaldo.

  • Fernando Martinho Machado
    Posted Setembro 14, 2013 at 11:20 am

    Mário M.,

    Concordo que o Messi não tem de jogar ao limite para se comparar ao Ronaldo, mas o "fenómeno" no máximo das suas capacidades não era assim tão inferior ao argentino (até foi bicampeão mundial pela seleção brasileira e, na 2ª, em 2002, foi a estrela).

  • Mário M.
    Posted Setembro 14, 2013 at 10:57 am

    O João Lains tem razão, quando chegou ao Real e nos tempos do Lyon, era frequentemente comparado a Ronaldo, o Fenómeno.

    O único jogador que "pode tratar por tu o Ronaldo é o Messi, e terá de ser um Messi a jogar no limite…"? Isso é ofender o Messi. O melhor Ronaldo de todos os tempos é quase o equivalente a um Messi mediano.

  • João Lains
    Posted Setembro 14, 2013 at 3:29 am

    Mas fui eu que comparei o Benzema ao Ronaldo? Toda a imprensa internacional fez isso. Estivessem atentos! Falar depois de ele chegar ao Real Madrid é fácil no entanto aposto que quando ele chegou a Madrid não pensavam o mesmo, ou então têm memória curta. O meu comentário referia-se ao momento em que ele chegou a Madrid e nessa altura as credenciais que trazia do Lyon eram as melhores.

    Luis Duarte talvez não perceba mesmo nada de futebol.

    LOS lá porque só olhas para a imprensa portuguesa, é um problema teu.

  • LOS
    Posted Setembro 13, 2013 at 11:38 pm

    A história da venda de camisolas é uma falácia tão grande. Mas ninguém a questiona.
    Vocês acham que o Real recebe os 85 euros por cada camisola vendida? Estamos a brincar?
    O Bayern recebe 25% de cada camisola que vende. E o Real não recebe muito mais. No máximo 30%. No máximo. Parem com as mentiras que o Bale será pago com camisolas.
    É por isso que o Real tem dívidas de 650 milhões…
    Já era altura de a imprensa enganar as pessoas com o mito urbano: o valor de uma camisola vai 100% para o clube. haha. Sejamos rigorosos e atentos.

    • Bruno A.
      Posted Setembro 14, 2013 at 12:44 am

      É evidente que os clubes só recebem uma % das vendas de camisolas, senão estariam a preços bem mais acessíveis.

      Mas também deve saber que o R.Madrid tem cerca de 50% dos direitos de imagem de todos os seus jogadores. E atenção que Bale, não sendo ainda um fenómeno de marketing, é a grande aposta da Adidas, por sinal marca dos equipamentos dos merengues.

  • LOS
    Posted Setembro 13, 2013 at 11:31 pm

    As comparações com o Ronaldo eram cada vez mais frequentes? Onde? Feitas por quem? Essa memória FM está a falhar.

  • Luís Duarte
    Posted Setembro 13, 2013 at 10:41 pm

    Mas que grande disparate João Lains, das duas uma, ou não percebes nada de futebol, ou então nunca viste o Ronaldo do Barcelona e da primeira época do Inter…é que nem nos seus melhores sonhos o Benzema alguma vez chegava sequer perto do Ronaldo o Fenómeno…o único jogador no mundo que podia tratar por "tu" aquele Ronaldo do Barcelona será o Messi, e terá de ser um Messi a jogar no limite…já pareces o outro que diz que o Alba é melhor que o Roberto Carlos, enfim

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 13, 2013 at 9:55 pm

    O Benzema é um avançado móvel e que trabalha muito para a equipa, mas para mim é inferior a Higuaín. É notório que o Real Madrid está no mercado por um avançado, com muitos nomes já apontados aos blancos. Para mim, era interessante ver um jogador como Sergio "Kun" Agüero em Madrid. Um avançado diferente dos demais (isto restringindo-me apenas aos melhores), com excelente toque de bola (talvez só superado por Messi – falando somente em avançados). Contudo, é um alvo extremamente difícl e por isso, a aposta em Morata (dar mais minutos ao espanhol), rodando com Benzema (como acontecia muitas vezes com Mourinho) parece ser a decisão mais sensata, momentaneamente.

  • Mário M.
    Posted Setembro 13, 2013 at 9:29 pm

    Benzema é o Ponta-de-lança perfeito para equipas que joguem com dois avançados, não é o jogador indicado para jogar sozinho na frente de ataque.

    Não é a típica referência na área especificamente tratado para fazer golos. Ele desce apoia, dá linhas de passe, aliás uma das jogadas tipicas do Real era quando Benzema descia, abria espaço na frente para depois meter a bola em CR7 e este aplicava o seu potente remate. Com certeza irá acontecer o mesmo com Bale agora.

    Em suma é uma mal amado, tal como Postiga o é, porque não são as figuras das equipas e não as têm a trabalhar para si, como Suárez, Ibra e agora Cavani, o próprio Ronaldo e talvez Bale… E muitos outros.

    Já que nem tudo são desculpas, é verdade que não se aplica nada defensivamente, não pressiona os centrais, e perde quase todos os duelos corpo-a-corpo.

  • slb1994
    Posted Setembro 13, 2013 at 8:55 pm

    Benzema e um bom avançado.Tem técnica, recepçao, qualidade de remate etc.
    O que se passa é que está numa crise de confiança evidente, que o tem prejudicado.
    Agora, Benzema não é um matador, "a la Falcao" nem nada que se pareça.

  • Kacal
    Posted Setembro 13, 2013 at 7:48 pm

    O Benzema é um grande avançado, muito trabalhador, rápido, segura bem a bola, etc, mas, é um jogador irregular, tanto faz um grande jogo, como faz outro menos bom, e nem sempre é sinónimo de golos, desde que chegou ao Real o seu registo de golos tem baixado, Morata é um jovem com potencial, mas, para já é a 3ª Opção, continuo a achar que falta alguém que seja mais regular e que seja garantia de bastantes golos, neste momento, como Falcao, Suárez ou mesmo Ibra. Vamos ver se é em Janeiro ou fim da época.

    • Kacal
      Posted Setembro 14, 2013 at 12:24 am

      Concordo, Os três que falei seriam excelentes opções, mas, Suárez seria a escolha mais acertada, iria ajudar muito o Real.

    • Paulo Almeida
      Posted Setembro 13, 2013 at 9:39 pm

      concordo completamente consigo, na minha opinião um avançado móvel com Suarez seria o reforço perfeito, a qualidade do uruguaio podia fazer a diferença em muitos jogos.

  • Fernando Martinho Machado
    Posted Setembro 13, 2013 at 6:11 pm

    Mas desde que chegou ao Real pouco mostrou a nível da finalização. Também comparavam o Paim com o Cristiano Ronaldo…

  • Fernando Martinho Machado
    Posted Setembro 13, 2013 at 6:07 pm

    Desde que chegou ao Real pouco se viu a nível da finalização…

  • João Lains
    Posted Setembro 13, 2013 at 6:05 pm

    Então não, um jovem que tinha apenas 21 anos, internacional desde os 19, e que tinha marcado mais de 50 golos nas duas temporadas anteriores. As comparações com o Ronaldo, o Fenómeno, eram cada vez mais frequentes. Realmente que péssimo negócio. Gostava de ver jogadores com essa idade com tantas credenciais.

    Trabalha pouco? É uma dos seus principais atributos, talvez senão trabalhasse tanto até marcaria mais golos, porque é usual vê-lo sair da grande área.

  • Álvaro Costa
    Posted Setembro 13, 2013 at 5:20 pm

    Não gostam do Benzema porque tem uma visão muito curtinha do futebol.Tal como não gostam do Postiga. Porque na opinião de certos iluminados o Ponta de Lança serve única e exclusivamente para fazer golos , quando isso é falacioso. O ponta de lança , ou avançado centro , tem como todos os outros o seu papel na equipa sendo que a finalização deve ser um momento colectivo e um momento preparado em função da equipa. É óbvio que há avançados que marcam muitos golos porque estão mais perto da baliza. Agora , Benzema é um jogador que cria muitos espaços , que cria muitas linhas de passe em apoio e não apenas em profundidade como Higuain , que é um jogador vulgar naquilo que oferece à equipa em todos os outros momentos que não a finalização. Benzema será um eterno mal amado , pelas razões absurdas que acima referi…

    • Fernando Martinho Machado
      Posted Setembro 14, 2013 at 7:54 am

      Daniel Martins,

      O Real já tem UM goleador (Ronaldo), mas necessita de um ponta de lança que também marque, senão era fácil colocar o português na posição do Benzema.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 13, 2013 at 9:35 pm

      Para mim o ponta de lança é para MARCAR GOLO! Se fizer outra coisas, melhor.. mas a principal função dele é marcar golos, daí que normalmente sejam os jogadores mais caros do mercado, são os que marcam golos e resolvem jogos.

      Faz mais sentido esta visão do que outas que dizem que o Cardozo não joga nada e só sabe marcar golos… isso para mim sim, é ridículo. O desporto é um desporto concreto, marcar mais golos do que os que se sofre.. ou seja, AVANÇADOS que marquem (não interessa se sabem fintar ou não) e DEFESAS que não deixem marcar!

      Agora se acha que sou burro, ou que não sei ver futebol porque acho que um bom ponta de lança tem de marcar golos.. são opiniões.

    • Daniel Martins
      Posted Setembro 13, 2013 at 8:55 pm

      Álvaro Costa, muito bem dito.

      Fernando Martinho Machado, o Real já tem esse goleador. É um tal de Cristiano Ronaldo. Não interessa ter goleadores na equipa, interessa é que a equipa marque golos.

    • fernando
      Posted Setembro 13, 2013 at 6:00 pm

      mas neste inicio de época senão fosse o benzema já estavam fora do titulo.

    • Fernando Martinho Machado
      Posted Setembro 13, 2013 at 5:50 pm

      O avançado não serve unicamente para marcar, é verdade, mas também tem de o fazer. Numa equipa como o Real, por exemplo, convinha ter um goleador, que necessitasse de apenas "meia-oportunidade" para marcar. Benzema, por muito que se esforce, não marca mais de 20/25 golos por época.

    • Bruno A.
      Posted Setembro 13, 2013 at 5:40 pm

      Subscrevo. O que se pode apontar a Benzema é lutar pouco, nos lances divididos, ressaltos, etc… fica sempre a perder para os defesas. É mais por esta questão de 'atitude' que é assobiado, porque todos reconhecem o talento de Benzema, muito mais jogador que Higuain.

      Já agora, Higuain que não tem essa lacuna (é muito rápido a aproveitar todas as bolas que lhe chegam, luta em todos os lances, desmarca-se bem, etc…) mas convenhamos, falha muito em lances de golo 'obrigatório'. Por exemplo, ainda há cerca de 1 ano, na 2ª mão da supertaça falhou 5 ocasiões de golo na cara de Valdes só na 1ª parte desse jogo.

    • Peyroteo
      Posted Setembro 13, 2013 at 5:36 pm

      Concordo Álvaro, há pessoas que pensam que o futebol é quadrado e que o avançado só serve para marcar golos.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 13, 2013 at 4:57 pm

    1º – Nunca fui grande fã de Benzema! Mesmo quando estava supostamente num bom momento (após a chegada de Mourinho), sempre achei que não era um matador.. o próprio Higuain muito mais criticado, eu gosto mais, tem mais instinto e é mais goleador!

    2º – Morata e Jesé merecem mais minutos, o Real só tinha a ganhar.

    3º – É ridículo uma equipa como o Real gastar tantos milhões e depois atacar uma época com 3 competições importantes, com Benzema (que não convence) e um jovem (Morata) que pelos vistos não conta para jogar muitos minutos.

    • slb1994
      Posted Setembro 13, 2013 at 8:52 pm

      Destacaria principalmente o 3º tópico. É um pouco ridículo o a politica de contratações do Real.Para alem disso, venderam o seu segundo melhor jogador

Deixa um comentário