Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Brasil apurado para o Mundial’2022

Que lugar ocupa entre os principais favoritos? Tite continua a ser muito contestado – os brasileiros queriam um futebol diferente, mas a verdade é que foram campeões do Mundo em 94 e 2002 a jogar igual ou pior -, ainda por cima o ex-Corinthians está a ter resultados (esta qualificação foi uma limpeza e já venceu a Copa América). Por outro lado, contam com um dos 3 melhores do Mundo, Neymar, há experiência em Marquinhos, Casemiro, Alisson ou Thiago Silva, e vários elementos em grande, como Paquetá, Antony ou Vinícius Jr.

O Brasil recebeu e bateu a Colômbia, por 1-0, e é a primeira seleção sul-americana a apurar-se para o Mundial’2022. Lucas Paquetá, depois de uma assistência de Neymar, decidiu a partida aos 72′. Luis Díaz, do FC Porto, foi titular nos Cafeteros. Recorde-se que o Brasil é o único País que esteve presente em todas edições do Campeonato do Mundo.

22 Comentários

  • Af2711
    Posted Novembro 12, 2021 at 2:41 pm

    Vence sem convencer. Entre 2016-2018 foi até mais entusiasmante o jogo da seleção brasileira e no Mundial foi o que se viu.

    Este jogo com a Argentina na final da Copa América foi um bom parâmetro para percebermos em que nível a canarinho está.

    Neymar tem sempre participado das acções ofensivas, mas tirando o jogo com o Uruguai em que esteve fabuloso, tem sido sempre errático, longe do seu melhor fisicamente. Os destaques desta seleção são o sempre esteio defensivo seguro (Militão, Marquinhos ou Thiago Silva, independente qual jogue dão sempre segurança). Alex Sandro e Danilo também são bem correctos e comprometem pouco o setor.

  • DNowitzki
    Posted Novembro 12, 2021 at 1:37 pm

    Ia comentar qualquer coisa, porém, depois de ler que o Luxemburgo facilmente tiraria pontos ao Brasil, senti-me em Plutão.

  • cards
    Posted Novembro 12, 2021 at 1:27 pm

    Parabéns, rumo ao Hexa.

  • cards
    Posted Novembro 12, 2021 at 1:26 pm

    Portugal tem na qualificação Sérvia, Repúblicca da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão.
    Nenhum dos adversários de Portugal é top 30 mundial.
    Já o Brasil joga contra todo os países da América do Sul excepto Suriname, Guiana e o Território Francês Guiana Francesa.
    Argentina é superior a qualquer adversário do grupo, Colômbia, Uruguai, Chile Paraguai e Equador estão ao nível da Sérvia, Peru semelhante à Rep. da Irlanda e Luxemburgo e Azerbaijão são superiores à Bolívia e à Venezuela.
    Relembro os mais distraídos de que Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, em casa, jogam sempre em altitude.

    • coach407
      Posted Novembro 12, 2021 at 3:33 pm

      E qual é a conclusão deste comentário? Que é mais difícil o Brasil apurar-se para o Mundial de que Portugal?

      É que faltou-te um pequenino pormenor na tua análise: no grupo de Portugal passa apenas 1 e o 2º vai a play-off contra uma seleção forte.

      Por outro lado, no grupo do Brasil passam… 5!

      Na realidade passam 4 diretos, mas o 5º joga sempre contra uma equipa fraquíssima da OFC, da AFC ou da CONCACAF e claro que passa “sempre” o 5º da CONMEBOL. Nos últimos anos defrontaram a Nova Zelândia, Jordânia ou Costa Rica…

      Em condições normais, é suposto ser fácil para Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia ficarem com os 4 primeiros lugares.

      Não vou considerar o Chile como uma grande equipa porque ter o Chile no Mundial ou a Sérvia… Na realidade até considero a Sérvia superior. É um challenger que pode colocar uma destas equipas no play off, tal como normalmente há 1 equipa no grupo de Portugal com essa capacidade (Suíça, Sérvia, Suécia…). A diferença é que se Portugal fica em 2º apanha uma equipa bem mais forte de que o 5º da América do Sul.

      Aliás, acho um bocado escandaloso achares que o Brasil tem mais dificuldades em se qualificar para o Mundial de que Portugal. Acho que o Brasil ou Argentina nunca foram a um play-off sequer, pelo menos nos últimos largos anos. É sempre um passeio para eles. Se correr bem ficam em 1º ou 2º, se correr mal ficam em 3º ou 4º. É indiferente.

      Na Europa é normal que seleções como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Itália, etc, só consigam garantir o apuramento mesmo à última e andem de calculadora na mão ou até no play-off ou até ficarem mesmo fora dos apurados. Acontece todos os santos anos. Claro, só passa 1, o que torna a margem de erro muito curta.

      • cards
        Posted Novembro 12, 2021 at 5:42 pm

        O grupo de Portugal é para vencer os 8 jogos grupo facílimo.
        Já o Brasil não vencer na Argentina e em qualquer país onde se joga a mais de 3 mil metros de altitude não é nenhum escândalo, o mesmo é válido para a Argentina.

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 12, 2021 at 10:23 am

    12 jogos, apenas um empate, 27 golos marcados e apenas 4 golos sofridos. Limpeza absoluta do Brasil. Há aqui muita contradição em relação a alguns relatos dos especialistas:

    – Uns dizem que a seleção brasileira já não tem a qualidade individual de outrora, se é assim tão fraca como é que limpam tudo fácil? Ah, talvez o treinador tenha montado um excelente grupo e estão muito fortes colectivamente.

    – Mas espera, afinal Tite é fraco e parece que querem substituí-lo depois do Mundial sem sequer saberem como é que as coisas vão correr para colocar lá um treinador estrangeiro. Não é nenhum nome em específico, mas tem de ser estrangeiro. Se o treinador é fraco e o plantel não tem a qualidade de outros anteriores, como é que limpam fácil? Se calhar é a qualificação sul-americanas que é fácil.

    – Wait, afinal há especialistas que dizem que a qualificação sul-americana é bastante mais difícil que a Europeia porque não tem de jogar contra Azerbaijão, Malta ou Liechtenstein, e que até um Equador que é das piores equipas da América do Sul conseguiria tirar pontos a Portugal facilmente, ou a Bolívia é um adversário difícil em casa por causa da altitude. Ainda assim o Brasil só empatou uma vez em 12 jogos.

    Tudo isto para dizer que o Brasil não está assim tão fraco porque consegue manter consistência contra equipas sempre competitivas como as sul-americanas e que esta qualificação não o papão que fazem dela para justificar os maus resultados da Argentina. O facto é que ambas estão no lote de favoritas para ganhar o Mundial e são de longe as melhores equipas da América do Sul, pelo que é normal que cheguem à final. As restantes não terão muitas hipóteses e até estão atrás da Dinamarca no lote de favoritos. É verdade que não há Maltas e São Marinos, mas podem dar-se ao luxo de empatar 4 vezes e mesmo assim ter grande conforto na qualificação enquanto que outros se deslizam duas vezes podem ver-se aflitos (como a Espanha antes de ontem).

    • MiguelCosta
      Posted Novembro 12, 2021 at 4:11 pm

      Como dizer que só se vê as qualificações europeias sem se dizer que só se vê as qualificações europeias.

      Não me parece ser difícil de perceber que, embora o Brasil vá limpando facilmente a qualificação, os brasileiros não gostam do futebol praticado, o qual chamam de enfadonho. Acreditam que têm mais que plantel para ganhar os jogos praticamente todos E (!!!!) jogando um futebol atrativo. Coisa que na maioria dos jogos com o Tite não acontece.
      Também acreditam que embora vão ganhando facilmente estes jogos, o futebol praticado pode não chegar para Alemanhas e Franças.
      Mas isto são coisas que eu leio pela net fora, e vejo nos jogos. Coisa que tu se calhar podias ter feito antes de escreveres este comentário.

      Esse 4º parágrafo é uma maravilha. Ainda ontem a Alemanha deu 9 e a Croácia deu 7. Quantas vezes vês isso acontecer na américa do sul? Só na qualificação para este Mundial são imensos os cabazes na Europa. Qual foi o maior na América do Sul? Os 6×1 do Equador (aquele que tu (?) dizes ser fraco) à Colômbia? Uns 2 ou 3 jogos com 3 ou 4 golos de diferença contra a Bolívia talvez? E é só. É disso que todos falam.
      As qualificações na Europa são puro statpadding, qualquer jogador consegue acumular estatísticas porque há sempre 1 equipa banal, 2 fracas e uma ou outra mediana/boazita.

      E já agora desculpar o quê? Os maus resultados da Argentina? Hum? Quais maus resultados? A Argentina está com 7 vitórias e 4 empates, 5 pontos à frente do 3º com menos 2 jogos. Estás a falar do quê exatamente? Certo que 2 empates foram com o Paraguai mas esta qualificação está a ser má? Uau.

      Se calhar uns podem dar-se ao luxo de empatar 4 vezes primeiro porque são mais equipas no grupo (isto é matemática/estatística básica, vá lá) e segundo porque há muitas equipas boas de nível semelhante (Colombia, Uruguai, Argentina, Equador este ano, Brasil um pouco acima) e por isso é normal haver perdas de pontos. Normal não é perder pontos duas vezes num grupo com Luxemburgo, Irlanda, Sérvia e Azerbaijão. Pior é alguém achar que perder duas pontos duas vezes num grupo destes é injusto não dar passagem direta ou sequer usar isso como argumento para o que quer que seja.

      • Goncalo Silva
        Posted Novembro 12, 2021 at 7:12 pm

        Eish as voltas que foste dar colega. Que eu saiba não referi nenhuma vez que a Argentina está a fazer uma má qualificação, o que queria dizer é que muitos especialistas fazem da qualificação sul-americana aquilo que não é: muito superior à europeia. Sim as equipas do grupo são mais difíceis mas mesmo assim a Sérvia está no mínimo ao nível de Uruguai e Colômbia. O Ecuador está muito bem desta vez mas eu falei do Equador por causa do comentário do David Villa há uns tempos de que “até o Ecuador ganhava facilmente a Portugal” na tentativa de mandar Ronaldo a baixo. Poderia falar de Peru, Bolívia, Venezuela, pronto aí tens razão. A Argentina tem apenas 4 empates, mas se calhar se tivesse uns 4 empates e 3 derrotas mesmo assim passava, ou seja podia ter 31% dos jogos a jogar menos bem que passa (mesmo considerando duas derrotas com o Brasil), enquanto que uma equipa de topo europeia se tiver 25% dos jogos num nível pior muito dificilmente passa e tem muito menos margem de erro contra o rival do grupo (neste caso a Sérvia mas podia ser Polónia, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia, etc). Ainda assim o grupo de Portugal é um mau exemplo porque é dos mais fáceis. Percebes agora que meti matemática e estatística? Eu nem sequer falei que a Europeia é mais difícil, acho que é mais ou menos o mesmo embora vejas muito mais vezes equipas de topo europeu a não se qualificar do que Brasil ou Argentina.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 12, 2021 at 12:42 pm

      Te garanto que equipas europeias como Luxemburgo, Noruega ou Islândia tirariam pontos facilmente ao Brasil. Não é por aí. A qualificação sul-americana é um passeio actualmente uma vez que a Colômbia de James, Cuadrado e Falcao já não existe; o Uruguai de Forlán, Suárez e Cavani também não existe e o super Chile de Sanchez, Isla, Medel e Vidal também já lá vai…

      • cards
        Posted Novembro 12, 2021 at 8:57 pm

        Concordo contigo Clismo, se falas de ciclismo, mais especificamente, em etapas de montanha os ciclistas (onde existem pontos) os luxemburgueses são muito superiores ao brasileiros e todos os pontos dessas etapas de montaha eram para os luxemburgueses.
        No basquetebol e no voleibol aí não concordo contigo o Brasils é claramente superior no Voleibol a diferença é tanta que acredito que os sub 17 do Brasil (de ambos os sexos) vencem a seleção A do Luxemburgo.
        No ténis o Brasil tem melhores jopgadores.
        Na ginástica é brasil é claramente melhor.
        Portanto tirando o ciclismo, etapas de montanha, não vejo em que outra modalidade o Luxemburgo pode tirar pontos ao Brasil.

      • carlos costa
        Posted Novembro 12, 2021 at 6:01 pm

        Tão bom este momento de comédia.

        A qualificação da América do Sul é um passeio, mas a da Europa que é fazer 8 jogos contra “pinocos” já deve ser muito difícil.

        O que tem a dizer dos “melhores do mundo” não terem conseguido ganhar à fraca República da Irlanda?

      • MiguelCosta
        Posted Novembro 12, 2021 at 4:15 pm

        Vê os jogos e depois comenta. Assim evitas dizer disparates.
        Pegaste nas melhores seleções a seguir a Brasil e Argentina, e nos jogadores mais conhecidos das mesmas e assumes que é tudo muito fácil para os outros, porque esses jogadores estão velhos. Que maravilha.

        E acho que nem vale a pena responder a essa primeira parte do comentário. Alguém que passa horas e horas a teclar sobre jogadores sub17 da ultima divisão distrital, enche-os de elogios, agora vem dizer que a seleção brasileira era capaz de perder pontos contra o Luxemburgo ahahahaha
        Se calhar os sub17 de Portugal até são melhores que a seleção principal do Brasil não?

      • Mantorras
        Posted Novembro 12, 2021 at 3:53 pm

        Ja eu acho que a seleccao K do Brasil ganhava facil ao Luxemburgo.

      • ricardojrdg
        Posted Novembro 12, 2021 at 2:14 pm

        Oh António e um pouco de noção pff??
        Desde quando é que uma seleção como o Luxemburgo faz facilmente frente ao Brasil??????

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Novembro 12, 2021 at 2:13 pm

        Relativamente ao facto da qualidade de Chile, Colômbia ou Uruguai ter descido estamos de acordo; quanto ao Luxemburgo tirar pontos ao Brasil, ainda por cima facilmente é bem provável tendo em conta que o Wanderley até já foi selecionador brasileiro…

    • Santander
      Posted Novembro 12, 2021 at 11:00 am

      Quanto a dificuldade é um pau de dois bicos, não enfrentam adversários tão fracos como esses mas também é um grupo único onde existem mais vagas para a qualificação direta.. Neste momento acho que existe um fosso entre as seleções mais fracas da América do sul e as médias europeias.. Por exemplo não vejo um Peru, Educador, Bolívia ou Venezuela como superiores a Noruega, Croácia, Dinamarca ou Suécia, Sérvia ou Turquia.. E mesmo as outras seleções tenho dificuldade em colocar acima destas (com excepção de Argentina e Brasil, obviamente)… Penso que uma das justificações passa também pela perda de qualidade de Chile, Uruguai e Colômbia.. Foram três países com gerações de ouro recentemente mas que perderam qualidade na transição.. Sobretudo os primeiros dois.. Por isso acho que a limpeza do Brasil se deve mais ao descida de qualidade de uma forma geral dos outros candidatos, do que propriamente a uma subida de nível muito acentuados do Brasil.. Agora dada a qualidade e experiência do elenco será sempre um país a ter em conta para poder vencer o mundial… Apesar de não os colocar nos principais favoritos..

      Outro aspeto a referir é que desde de 2006 temos quatro campeonatos do mundo, nas meias finais tivemos 13 equipas europeias e 3 sul americanas, sendo que na final tivemos 7 europeias contra uma sul americana.. O Uruguai em 2010 não apanha nenhuma europeia até a meia final.. Nos confrontos diretos da fase a eliminar também tem havido uma enorme vantagem dos europeus.. A única excepção é a Argentina que vence três oponentes europeus em 2014.. Isto parece-me que é bem demonstrativo que o futebol sul americano tem perdido alguma força nos últimos anos e demorará a recuperar a desvantagem que hoje se verifica..
      Como curiosidade fica que as equipas europeias só não conseguiram o pleno nas meias finais neste milénio quando a competição se realizou fora da Europa, ou seja, em 2006 e 2018 fizeram o pleno, em 2002, 2010 e 2014 não.. Por isso sendo o próximo no Catar quase apostaria que vai não vão haver quatro equipas europeias nas meias finais, o que seria positivo, para isso já temos o europeu

      • Goncalo Silva
        Posted Novembro 12, 2021 at 11:54 am

        Concordo Santander, também acho que as equipas médias da América do Sul desceram o nível e isso também explica o quase pleno do Brasil. Mas era mesmo aí que queria chegar: a qualificação sul-americana não é claramente mais difícil que a qualificação europeia e até poderemos ver que se calhar a pior equipa europeia que for ao Mundial é melhor do que a pior equipa sul-americana a ir ao Mundial; e o Brasil não é tão fraco como o pintam.

        • Kafka
          Posted Novembro 12, 2021 at 2:09 pm

          Isso é só falacioso da tua parte, porque na qualificação europeia o cabeça de série do grupo só defronta 1 seleção boa, e as restantes seleções do grupo são lixo

          Para obter números individuais é tremendamente mais fácil a qualificação europeia, pois por normal só 2 jogos dos 10 é que são de dificuldade média-alta, e os outros 8 é para encherem chouriços por normas em estádios ao nível do mar e muitas das vezes vazios ou semi vazios sem pressão alguma contra a equipa melhor… É muito mais difícil jogar na Bolívia, num ambiente hostil em altitude que jogar nas Ilhas Faroé

          Há ainda a questão do fuso horário, jogando a maioria dos jogadores na Europa, enquanto na qualificação europeia os jogadores não só dêem fusos horário nenhum, na qualificação americana os jogadores andam a jogar com Jet lag…. O Neymar, Casemiro, Marquinhos hoje jogaram até às 2h30 da manhã (hora Europeia),… Ora às 2h30m da manhã o organismo deles está é formatando para dormirem, não para andarem a jogar futebol porque ele vivem é na Europa , mas como foram-se jogar a América do Sul tiveram de estar a jogar à hora que o corpo há 5 dias atrás estáva já a dormir…. Por sua vez os jogadores europeus na seleção jogam à mesma hora que jogam no clube

          Por fim há questão das faltas, vê quanto faltoso é um jogo na América do Sul comparado com jogos na qualificação europeia

          • Goncalo Silva
            Posted Novembro 12, 2021 at 6:56 pm

            Kafka tudo o que disseste é verdade, mas a margem de erro é muito menor na qualificação europeia. É verdade que Portugal tinha a obrigação de golear todos os jogos menos a Sérvia, mas o mesmo se pode dizer da Sérvia. Ou seja, e se Portugal tem um jogo muito mau e não ganha um desses 8 jogos? Já se vê aflito de certeza. E a prova é que o mesmo acontece com Espanha, Itália, Inglaterra, França, etc. Enquanto que no caso sul-americano se perdes ou empatado com um pequeno tens muito maior margem de erro porque os outros também têm ainda mais probabilidades de perder entre eles. A questão do fuso horário também é importante mas tal também acontece com muitas outras seleções sul-americanas como o Uruguai, Colômbia, Chile, etc. Se isso fosse assim tanto problema poderiam só levar jogadores do Brasileirão que mesmo assim ganhavam a maioria dos jogos facilmente.

  • BrunoAlves16
    Posted Novembro 12, 2021 at 10:15 am

    11 vitórias e 1 empate, qualificação sem espinhas e a mais atempada desde que existe este modelo, ainda faltam 6 jogos. Argentina também tem o apuramento praticamente carimbado e o Equador também está bem lançado, sobrando uma vaga directa a disputar por Chile, Colômbia, Uruguai e Peru. Até o Paraguai e a Bolívia ainda estão bem dentro do apuramento, só mesmo a frágil Venezuela estará descartada.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 12, 2021 at 9:19 am

    O elenco é muito bom e Tite apesar de não estar a encantar tem colocado as peças certas em campo. É verdade que os jogos das equipas sul-americanas são muito diferentes das equipas europeias e aí poderão ter maiores dificuldades, vamos a ver como corre para eles, mas diria que sim são dos principais candidatos a vencer o Mundial, pela sua consistência e por terem jogadores que podem decidir jogos.

Deixa um comentário