Maior surpresa e maior desilusão? Poucos esperavam que os Tubarões Azuis conseguissem passar, muito menos em segundo. Por outro lado, ninguém previa que o Uruguai não fizesse pelo menos 4 pontos num grupo como este.
Cabo Verde confirmou o incrível 2.º lugar no grupo H do Mundial’2026 ao empatar sem golos diante da Arábia Saudita. Os Tubarões Azuis vão agora tentar aumentar o sonho diante da Argentina nos 16 avos. Já o Uruguai perdeu frente à Espanha, por 1-0 e disse adeus à competição. Baena marcou em cima do intervalo na sequência de um frango de Muslera. Recorde-se que os uruguaios despedem-se do torneio com apenas 2 pontos, menos 1 que Cabo Verde e apenas mais que 1 a Arábia Saudita, que também ficou pelo caminho.
Álex Baena faz o primeiro do jogo 🇪🇸
Os resultados ao intervalo deixam para já Cabo Verde no 2º lugar do Grupo H 🫡#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #MundialFIFA2026 #Uruguai #Espanha pic.twitter.com/jVwnVDbPUr
— sport tv (@sporttvportugal) June 27, 2026


4 Comentários
Art Vandelay
O melhor momento do Mundial até agora devem ter sido os 15 minutos de intervalo no balneário do Uruguay e a hora seguinte ao jogo
Telma
0 minutos distribuídos por 3 jogos para o Zalazar
Tiago Silva
Muito feliz por Cabo Verde, hoje tiveram maior iniciativa que os sauditas mas não conseguiram marcar. Acaba por ainda faltar a vitória aos tubarões azuis que ainda não aconteceu e dificilmente acontecerá frente à Argentina.
Já a Espanha acaba por ganhar pela margem mínima, chega mas ainda não está a convencer. Parece que os jogadores espanhois estão com dificuldade em criar oportunidades e a serem mais verticais e ofensivos no seu jogo, a ausência do melhor Yamal e do melhor Nico está a fazer muita falta.
Já o Uruguai foi a desilusão do torneio até agora, não passar sequer a fase de grupos é vergonhoso e o futebol uruguaio tem que ser repensado, parece estar a haver menos qualidade a sair da formação também.
A Arábia Saudita acaba por estar ao nível que se esperava, como é óbvio que as estrelas do Sauditão e que são a maioria dos jogadores que jogam na liga dos camelos não são grande coisa e que Ronaldo e companhia estão lá numa liga fraca a jogarem a um ritmo mais baixo. Não se consegue forçar que um país tenha potencial para ser uma potência, a China também o tentou e sem efeito.
Quanto ao MVP deste grupo, talvez desse ao Diney Borges. Sempre um central que esteve muito sólido nos 3 jogos! Vozinha destacou-se mais frente à Espanha, mas o Diney esteve sempre a um alto nível! Na Espanha não houve grandes destaques, talvez o Cucurella ou o Oyarzabal tenham sido os mais sólidos e no Uruguai apenas destaque para o Maxi que carregou mas que não teve sucesso.
Flavio Trindade
Parabéns a Cabo Verde. São a grande história deste Mundial e pelos bons motivos!
E o peso histórico do momento acabou por pesar na cabeça dos jogadores porque noutras circunstâncias teriam ganho o último jogo.
Cabo Verde está a ser nesta prova também a exceção que não confirma a regra do Mundial expandido.
Até agora não há vantagens absolutamente nenhumas nisto.
Outra das lições deste Mundial é que a diferença entre Europa, América e África está cada vez mais ténue.
As Seleções africanas subiram de patamar claramente e estão extremamente competitivas e não esquecer que outras Seleções africanas de nível ficaram de fora.
Em contra ciclo, há demasiadas Seleções do Médio Oriente nesta prova e nem todo o dinheiro do mundo compra talento e dedicação.
Podem comprar os melhores jogadores e terem treinadores de renome. Arábia Saudita, Qatar, ou outras como os Emirados têm tido evolução quase zero.
Chega a ser confrangedor ver jogar estes sauditas e nem todo o sportswashing do Mundo vai conseguir contrariar o óbvio, que é, aquela liga não é mais do que um exílio dourado com jogos ao nível do Inatel (e às vezes pior) o que confirma que quem escolhe esse caminho pode não perder qualidades, mas certamente não as irá ganhar.
Este grupo também nos trouxe exceção feita novamente a Cabo Verde, pouco futebol e baixíssima emoção.
A Espanha vence o grupo a jogar o pior futebol que vi a Espanha jogar em anos, são uma Seleção triste e apática nada a ver com a mesma que conquistou o Campeonato da Europa, o Uruguay foram a maior desilusão até agora, mau futebol, uma confusão técnica e táctica, jogadores perdidos em campo e Bielsa a ajudar à festa.
Tudo muito mau.
Cabo Verde, mostrou excelentes princípios defensivos, muita solidariedade entre os sectores, há trabalho muito bom de Bubista nesta equipa, e lá está, com outro tipo de avançados e outra capacidade de definição tinham acabado com os mesmos pontos da Espanha.
Ainda assim, feito absolutamente notável e agora têm o campeão do mundo pela frente.
Mas a visibilidade que esta prova deu ao futebol dos tubarões e.a visibilidade única que deu ao país com todas as oportunidades económicas que daí vão advir, já ninguém lhes tira!