Maior surpresa e maior desilusão? Poucos esperavam que os Tubarões Azuis conseguissem passar, muito menos em segundo. Por outro lado, ninguém previa que o Uruguai não fizesse pelo menos 4 pontos num grupo como este.
Cabo Verde confirmou o incrível 2.º lugar no grupo H do Mundial’2026 ao empatar sem golos diante da Arábia Saudita. Os Tubarões Azuis vão agora tentar aumentar o sonho diante da Argentina nos 16 avos. Já o Uruguai perdeu frente à Espanha, por 1-0 e disse adeus à competição. Baena marcou em cima do intervalo na sequência de um frango de Muslera. Recorde-se que os uruguaios despedem-se do torneio com apenas 2 pontos, menos 1 que Cabo Verde e apenas mais que 1 a Arábia Saudita, que também ficou pelo caminho.
Álex Baena faz o primeiro do jogo 🇪🇸
Os resultados ao intervalo deixam para já Cabo Verde no 2º lugar do Grupo H 🫡#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #MundialFIFA2026 #Uruguai #Espanha pic.twitter.com/jVwnVDbPUr
— sport tv (@sporttvportugal) June 27, 2026


18 Comentários
batalha34
Bielsa é o maior flop deste torneio
JoaoGama
É mais um excelente trabalho do Marcelo Bielsa que ainda continua a ser venerado por muitos dos que se julgam entendidos em “futebol no seu estado mais puro”…
DNowitzki
A Espanha pode agradecer ao acionista do Benfica.
Kacal
Foi pena não terem vencido para sair do Mundial com o sabor da primeira vitória porque foram superiores à Arábia Saudita como se esperava e tiveram as melhores oportunidades. Em 2 ou 3 houve mesmo um desperdício absurdo. Tinham tudo para sair com os 3 pontos! Mas fizeram história e agora com a Argentina não têm nada a perder e tudo a ganhar. Já são uns vencedores e devem estar orgulhosos de si. O seu povo e todos os outros estão com certeza. Agora o que vier é bónus. Devem cair com a Argentina, mas é dar tudo que têm e também desfrutar do jogo e o que acontecer, será. Nada a perder e tudo a ganhar. Muitos Parabéns a todo o Cabo Verde! Gigantes!
Jeco Baleiro
Fim da linha para o louco Bielsa. Uruguai precisa de se reinventar. Darwin é particularmente mediocre e a confirmar porque é o melhor negocio da história do Benfica. Hoje em dia é um jogador sem nível nenhum. Passar de um Suarez sem joelho para isto dá dó.
E a Espanha continua sem convencer. Pouca bola mas futebol insípido. Ganharam num perú gigante do Muslera. Jogo muito pobre.
JJayy "Non Believer"
A Espanha não é favorita, eu avisei
Jeco Baleiro
Momento absolutamente épico para os Tubarões, foi pena só não ter vindo com a vitória. Passar à fase a eliminar do Mundial tendo agora pela frente a campeã do mundo em título e o melhor jogador da história (tendo já travado a actual campeã europeia e uma selecção tradicional como o Uruguai).
Uruguai é a grande decepção. Uma confusão e vergonha tremendas. A segunda parte foi um manancial de dar lenha, não quiseram tentar passar.
Art Vandelay
O Bielsa em 2002 com uma geração de sonho da Argentina (muito melhor que esta Argentina actual) conseguiu ser eliminado na fase de grupos e 24 anos depois volta a repetir o feito com o Uruguay (não que está geração do Uruguay seja de sonho como era a Argentina de 2002), mas tendo em conta o grupo e que inclusive dava para passarem 3 equipas não deixa de ser um escândalo quase tão grande como essa eliminação de 2002 com a Argentina
João
Nunca pensei ver um CV Argentina para um Mundial , que maravilha
Flavio Trindade
Parabéns a Cabo Verde. São a grande história deste Mundial e pelos bons motivos!
E o peso histórico do momento acabou por pesar na cabeça dos jogadores porque noutras circunstâncias teriam ganho o último jogo.
Cabo Verde está a ser nesta prova também a exceção que não confirma a regra do Mundial expandido.
Até agora não há vantagens absolutamente nenhumas nisto.
Outra das lições deste Mundial é que a diferença entre Europa, América e África está cada vez mais ténue.
As Seleções africanas subiram de patamar claramente e estão extremamente competitivas e não esquecer que outras Seleções africanas de nível ficaram de fora.
Em contra ciclo, há demasiadas Seleções do Médio Oriente nesta prova e nem todo o dinheiro do mundo compra talento e dedicação.
Podem comprar os melhores jogadores e terem treinadores de renome. Arábia Saudita, Qatar, ou outras como os Emirados têm tido evolução quase zero.
Chega a ser confrangedor ver jogar estes sauditas e nem todo o sportswashing do Mundo vai conseguir contrariar o óbvio, que é, aquela liga não é mais do que um exílio dourado com jogos ao nível do Inatel (e às vezes pior) o que confirma que quem escolhe esse caminho pode não perder qualidades, mas certamente não as irá ganhar.
Este grupo também nos trouxe exceção feita novamente a Cabo Verde, pouco futebol e baixíssima emoção.
A Espanha vence o grupo a jogar o pior futebol que vi a Espanha jogar em anos, são uma Seleção triste e apática nada a ver com a mesma que conquistou o Campeonato da Europa, o Uruguay foram a maior desilusão até agora, mau futebol, uma confusão técnica e táctica, jogadores perdidos em campo e Bielsa a ajudar à festa.
Tudo muito mau.
Cabo Verde, mostrou excelentes princípios defensivos, muita solidariedade entre os sectores, há trabalho muito bom de Bubista nesta equipa, e lá está, com outro tipo de avançados e outra capacidade de definição tinham acabado com os mesmos pontos da Espanha.
Ainda assim, feito absolutamente notável e agora têm o campeão do mundo pela frente.
Mas a visibilidade que esta prova deu ao futebol dos tubarões e.a visibilidade única que deu ao país com todas as oportunidades económicas que daí vão advir, já ninguém lhes tira!
Goncalo Silva
Flávio concordo que o nível das equipas africanas está a subir, mas na minha opinião não se deve a mérito dos respetivos países.
Não há nenhum jogador africano de topo a jogar em clubes africanos, as ligas locais são muito fracas. E os bons, ou nasceram na Europa ou foram para lá muito cedo. Ou seja, todo o mérito de formação destes jogadores está nos clubes europeus, que desenvolvem este talento. Se até muitos deles depois escolhem jogar por esses países europeus, outros continuam a identificar-se pelos seus países de origem, ou simplesmente não têm espaço para jogar num dos países de topo do futebol. Por isso é apenas natural que o nível aumente.
Já no futebol saudita, os sauditas não precisam de migrar para a Europa, por isso jogam no campeonato local e não evoluem. É uma consequência no estado atual dos dois continentes e não uma questão de competência ou incompetência.
Jeco Baleiro
Excelente comentário, assino por baixo.
Art Vandelay
Esta Espanha não é surpresa, eu avisei que isto seria a Espanha mas vieram com a treta do costume do Aveiro e não sei quê de valorizar demais Portugal e Bla Bla….
***
A Espanha de 2024 nada tem que ver com esta porque essa Espanha assentava o seu jogo ofensivo no Yamal e Nico Williams em super forma, eram eles que desequilibravam e davam vertigem ao jogo da Espanha, mas tanto um como outro vêm de longas paragens por lesão logo nem de perto estarão a 100% e portanto ofensivamente a Espanha deixa de existir
***
Eu avisei isto ainda em Maio
Tiago Silva
Muito feliz por Cabo Verde, hoje tiveram maior iniciativa que os sauditas mas não conseguiram marcar. Acaba por ainda faltar a vitória aos tubarões azuis que ainda não aconteceu e dificilmente acontecerá frente à Argentina.
Já a Espanha acaba por ganhar pela margem mínima, chega mas ainda não está a convencer. Parece que os jogadores espanhois estão com dificuldade em criar oportunidades e a serem mais verticais e ofensivos no seu jogo, a ausência do melhor Yamal e do melhor Nico está a fazer muita falta.
Já o Uruguai foi a desilusão do torneio até agora, não passar sequer a fase de grupos é vergonhoso e o futebol uruguaio tem que ser repensado, parece estar a haver menos qualidade a sair da formação também.
A Arábia Saudita acaba por estar ao nível que se esperava, como é óbvio que as estrelas do Sauditão e que são a maioria dos jogadores que jogam na liga dos camelos não são grande coisa e que Ronaldo e companhia estão lá numa liga fraca a jogarem a um ritmo mais baixo. Não se consegue forçar que um país tenha potencial para ser uma potência, a China também o tentou e sem efeito.
Quanto ao MVP deste grupo, talvez desse ao Diney Borges. Sempre um central que esteve muito sólido nos 3 jogos! Vozinha destacou-se mais frente à Espanha, mas o Diney esteve sempre a um alto nível! Na Espanha não houve grandes destaques, talvez o Cucurella ou o Oyarzabal tenham sido os mais sólidos e no Uruguai apenas destaque para o Maxi que carregou mas que não teve sucesso.
Kacal
O ritmo da Liga Saudita não é mais baixo, vi números que comprovam isso. O próprio Rúben Neves referiu que em ritmo não sentiu que a diferença fosse grande da Premier e continua competitivo. O que é menor (bem menor) é a qualidade do futebol e dos intervenientes! Tirando aquelas 4 ou 5 equipas que têm varios estrangeiros de qualidade.
Telma
0 minutos distribuídos por 3 jogos para o Zalazar
Luke Skywalker
Vem fresco para começar a carburar no Sporting. Já chegou o desgaste que o Maxi teve (ainda por cima foi, “de longe”, o melhor jogador do Uruguai neste Mundial).
Art Vandelay
O melhor momento do Mundial até agora devem ter sido os 15 minutos de intervalo no balneário do Uruguay e a hora seguinte ao jogo