Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Naldo arrisca castigo que vai de dois meses a dois anos

A situação foi claramente potenciada por Lito, que até merecia um castigo exemplar (pela maneira como entrou em campo, provocou e depois até teatralizou) mas o central leonino caiu no erro de responder e agora vai condicionar as opções de JJ. Apesar de neste capítulo, se Ewerton estiver a 100% o impacto desportivo pode ser nulo (o ex-Anzhi, não sendo tão rápido, o que numa equipa já de si algo lento, nota-se mais, até oferece outra qualidade ao sector, principalmente com bola), o problema são os seus constantes problemas físicos.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta terça-feira ter instaurado um processo disciplinar ao defesa Naldo, em consequência dos incidentes na fase final do encontro entre Sporting e Arouca, nos quais o brasileiro empurrou o técnico Lito Vidigal. Para o CD, o episódio protagonizado pelo jogador com o treinador do Arouca enquadra-se no número 1, alínea b, do artigo 145 do Regulamento Disciplinar, relativo a agressões. O central do Sporting incorre assim numa suspensão que vai de um mínimo de dois meses a um máximo de dois anos, para além de uma multa. Naldo fica, assim, suspenso de imediato de forma preventiva, sendo certo que vai falhar o próximo jogo do Sporting, marcado para dia 21, frente ao Benfica, para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Já Lito Vidigal foi pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ao pagamento de uma multa de 40 euros, devido ao que se passou no encontro com o Sporting.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Novembro 11, 2015 at 1:35 pm

    https://vine.co/v/elmBiPiUeL1

    Hoje fiquei a saber que um empurrão sem força suficiente para uma pessoa cair é uma agressão, enquanto que o que se vê daquela mãozinha direita, no vídeo acima, é uma provocação.
    Está tudo dito sobre o estado da clubite em Portugal.

    Provavelmente o Naldo levará 2 jogos de suspensão + multa, enquanto que o Lito não terá castigo tal como já tinha acontecido quando JJ deu uma chapada ao Luís Alberto do Nacional, como se verifica no link abaixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=vRDsyPyQ6fw

    Tiago

  • Andre Leite
    Posted Novembro 11, 2015 at 1:10 pm

    Esse senhor Lito Vidigal, já não é 1a nem a 2a nem a 3a vez que faz isto este ano.Se o castigo fosse exemplar de certeza que não voltaria a fazer tristezas destas.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 11, 2015 at 9:46 am

    Não há dúvidas que o Naldo teve uma péssima atitude, mas não se compreende este castigo.

    No máximo para mim levaria dois jogos, mas mesmo no limite.

    Espero que impere o bom senso.

    P.S. O Naldo deveria ter escorregado antes do empurrão, assim não havia problemas.

  • Silvestre
    Posted Novembro 11, 2015 at 9:37 am

    #remenberVandinho
    #remenberCardozo

    Justiça tem que ser igual para todos…

    O castigo ao Vidigal é absurdo….

  • Paulo_Leixonense
    Posted Novembro 11, 2015 at 9:35 am

    O que o Lito Vidigal fez, não foi correcto, claramente. Mas alguém se lembra do Mourinho no Porto fazer algo do género (num lançamento lateral dum jogador adversário, que ia marcar rápido e originar um contra-ataque, tiro-lhe a bola?)

    Não me lembro se foi castigado ou não, mas isto são situações que já aconteceram e que ninguém fala muito.

    O Naldo não tem nada que responder à provocação, o árbitro de certeza que expulsava o Lito na mesma.
    Naldo foi burro e inocente, mas lá dentro por vezes é muito difícil controlar isto.

  • Guilherme Loureiro
    Posted Novembro 11, 2015 at 9:09 am

    2 meses é completamente descabido, ainda para mais quando Lito tem que pagar…. 40€. Até o Fisioterapeuta pagou 1500€.

    Por 40€ vale a pena perder tempo desta forma e ainda deixar o adversário a jogar com 10. Brilhante!!

    Fica só para quem não viu agressão ou tentativa como quiserem, vejam.

    https://www.youtube.com/watch?v=zmKQwSMradQ

  • Stalley VM
    Posted Novembro 11, 2015 at 12:28 am

    Já foi tudo escrito aqui nos comentários.
    Aceito o castigo a Naldo, mas esta multa ao Lito Vidigal, 40 euros….

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Novembro 11, 2015 at 12:17 am

    Isto é ridículo, e mais ridículo se torna quando o grande culpado leva 40 euros de multa. Depois vens as os grandes experts dizer que o Sporting controla isto tudo. Enfim, 2 meses?Então ele é provocado, leva uma cacetada, é empurrado e quando empurra apanha 2 meses ate nao sei quanto, e que fez os outros tres actos , 40 euros. Depois vem um presidente qualquer dizer que assim é fácil…ah pois…assim era facil para o Slimani ainda tornou mais facil para nós.

    Posto isto a estratégia é simples….Sporting vs Benfica , JJ que provoque o gaitan , este é 2 meses , o o sporting paga 40 euros de multa e ta porreiro. Porto vs Sporting, Raul José provoca Abobakar e este vai de vela 2 meses, Sporting paga 40 euros e por 80 euros mete-se jogadores fora por 2 meses. É para aproveitar.
    Mas isto , já era sabido…é como JJ disse, a dificil agora é ficar no topo.

    • Silvestre
      Posted Novembro 11, 2015 at 9:39 am

      Os jogadores são profissionais e pagos a peso de ouro.
      Não podem responder simples…muito menos com agressões….
      Para mim um empurrão pelas costas é uma agessão…pelo simples facto de ser cobarde e vil…
      Quem empurra pelas costas são os cobardolas.

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 10, 2015 at 11:33 pm

    O Naldo perdeu a cabeça ao empurrar o Lito (o que foi uma má atitude mas está longe de ser uma agressão) mas o treinador do Arouca é que provocou a situação numa atitude desesperada para "matar" o jogo … saiu-lhe o tiro pela culatra e o grande Slimani voltou a ser decisivo.

    Quando à ausência do Naldo frente ao Benfica tenho a dizer que será uma baixa de peso (para mim é o melhor central do Sporting, visto que o Ewerton não está a 100%) mas o Sporting tem mais três centrais de qualidade e qualquer um deles dá garantias.
    Para mim este é o melhor e mais equilibrado quarteto de centrais que o Sporting dispõem desde há muitos anos.

  • Nuno R
    Posted Novembro 10, 2015 at 11:18 pm

    Como conclusão, digo que o videoárbitro é inútil.
    As imagens estão lá, mas todos viram algo de diferente.

    • Benson
      Posted Novembro 11, 2015 at 10:44 am

      Sem dúvida o melhor comentário em toda esta discussão!

    • Ricardo F.
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:45 pm

      Ahahah a melhor da noite. Obrigado pelos comentário Nuno R, têm sido uma lufada de ar fresco no meio de tanta "neblina" nesta caixa de comentários.
      SL

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:58 pm

    Vidigal, toda a gente viu o que fez , multa de 40€
    Médico do Arouca (que terá feito?):
    cito: Também Diogo Oliveira, membro da equipa médica do clube igualmente expulso, foi punido pelo CD, mas de forma mais severa: suspensão de 20 dias e pagamento de 1.530 euros de multa por infringir o artigo relacionado com a "lesão da honra e da reputação" do Regulamento Disciplinar da Liga.

    No comments..

    Jack Thierry

  • Tiago Gudjohnsen
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:55 pm

    Amigos Sportinguistas, não se preocupem! Isto ainda demora e não é inédito..Querem advinhar em que época do ano virá a ser cumprida grande parte do castigo? Já agora, Merry Christmas!

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:45 pm

    Quando li na noticia a multa de 40 € a quem entrou em campo, provocou o Naldo, chutou a bola para longe,
    insultou o árbitro (sim há imagens nitidas disso), julguei que fosse gralha de quem escreveu a noticia.. afinal era mesmo verdade.. e já não foi a 1ª vez que fez isto.
    Nota: Não estou a defender o que Naldo fez DEPOIS DAS ACÇÕES do Vidigal, mas só quem nunca jogou futebol a sério não percebe que há coisas que mexem com um jogador.
    E já agora um empurrão (sim foi um empurrão, toda a gente viu) é uma agressão?
    Aguardando os proximos capitulos..

    José Carlos Pereira

  • Vitor Machado
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:45 pm

    Após uma tentativa de atrasar o jogo e uma festinha no Naldo à mistura o Lito leva 40euros de multa, o Naldo responde com chega para lá que de agressão tem muito pouco e pode levar 2 meses de suspensão, é a comédia do ano! Dêem mas é um oscar ao Lito Vidigal que aquele mergulho para a piscina em slow motion foi do melhor que já vi… SL

  • Bernardo Belo
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:24 pm

    O Sporting parece a "esquerda Portuguesa"… desesperados para chegar ao poder!

    • Kafka I
      Posted Novembro 11, 2015 at 3:19 pm

      https://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=582087

      "Ainda segundo a TSF, os árbitros não confirmam em qualquer lugar os convites para refeições dados pelo clube da Luz e garantem que é impossível precisar os jogos em que as ofertas foram recebidas, já que é uma prática comum no desporto. "

      Afinal????

    • Bernardo Belo
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:17 pm

      Jantaradas no Museu da Cerveja, isto ainda vai dar uma grande Lolada geral e consequências pesadas para quem prevaricou… Lá está mais uma vez, os espertos e os parvos. Quem é o espertalhão aqui? Em referência á marcação prévia que implica a utilização do famoso voucher, uma pergunta: Já alguém aqui comprou algum voucher GroupOn ou qualquer outro de oferta? Se sim sabem que este tipo de promoções implica normalmente esta marcação previa, de forma a puder controlar a boa utilização do voucher. Estamos cá para ver.

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:39 pm

      Nuno R e Kafka I,

      Vocês são dos melhores que por cá comentam. Há posts que apenas me limito a ler-vos, a rir-me com a fina e suprema ironia do Nuno R e o bom senso do Kafka I.

      Por isso, vocês são capazes de muitissimo melhor do que esta discussão de café e cerveja sem interesse absolutamente nenhum… Tirando a parte jurídica, mas isso não é chamado para este tipo de blogues…

    • Philo
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:18 pm

      Kafka, na verdade são mesmo refeições. O Sousa Martins disse ao Pedro Guerra (que tentava passar o mesmo que tu) que teve o voucher na mão e leu isso claramente, e que se fosse preciso ia ao gabinete dele buscar.

    • Kafka I
      Posted Novembro 11, 2015 at 11:55 am

      Nuno R

      Mas eu também acho bem que se investigue os pseudo-almoços que afinal eram entradas para o Museu ou seja lá o que fosse isso, agora também peço é que investiguem as mariscadas, é que o Marisco não é nada barato, e qual é que é mesmo a diferença entre eu te pagar um jantar num restaurante (a ser ofertas de jantares e não entradas no Museu) ou tu ires lá à casa e eu te oferecer uma mariscada das grandes? …não é a mesma coisa?

      Temos é que ser coerentes, e se o Presidente do teu clube critica os jantares, não pode ter memória curta e não criticar as mariscadas e pedir que se investiguem as mariscadas feitas pelo clube dele…

      É que assim ele demonstra que não quer a verdade, apenas quer uma verdade selectiva desde que não lhe toquem ao clube dele..

    • Nuno R
      Posted Novembro 11, 2015 at 10:59 am

      Kafka, chafurdar em amizades antigas, é?…
      Sério…

      Olha que o Presidente do Benfica tinha enorme amizade por um presidente de um clube rival do Benfica, e não acho que ele trabalhe para o beneficiar…

    • Nuno R
      Posted Novembro 11, 2015 at 10:58 am

      Kafka, como diria o Sousa Martins… telefonando para o número, dava direito a refeição ou não?
      Se é visita ao museu com direito a jantar, ou jantar com direito a visita ao museu…

      Acho engraçado como primeiro não havia refeições, só camisola, depois já havia mas não fazia mal, agora já há e comparam às mariscadas no balneário do Sporting.
      Digo-te mais…
      INVESTIGUEM-SE AS MARISCADAS OFERECIDAS PELO SPORTING!!!!!
      Valores, conteúdos, destinatários. TUDO, MAS TUDO discrimidado.

      Dizem que um árbitro não se corrompe por um bife da vazia… também duvido que se corrompa por uma dança do varão, e no entanto era uma prática eticamente discutível. Mas a verdade é que o CaixaGate tem dois pontos cruciais, que ambas as partes tendem a esquecer

      1. tudo se evitava se a oferta fosse referida no relatório (pois nada tem de mal), e este fosse PUBLICADO, que é coisa que muita gente não quer.

      2. infelizmente ou felizmente, estas cortesias (lembrei-me de um colega de universidade cujo objectivo profissional era ir para a CM da terra dele, pois os inspectores camarários recebiam sempre uns víveres na pascoa e natal, era algo de natural) são hoje em dia mal vistas, pois criam suspeições onde na maior parte das vezes nem existem. Daí os árbitros, segundo consta pelas fontes, tenham na sua maioria recusado usar os vouchers, ou por ética, ou para se defenderem se o caso viesse a lume.

      Por último, o facto do Sporting se sentir atacado ou prejudicado por este processo (que acho bem, apenas acho mal a suspensão preventiva, mas lá está, regulamentos de que ninguém gosta, mas também ninguém muda) nada tem a ver com a relação com o Proença, que supostamente foi colocado na Liga para beneficiar o Sporting, algo que tem (tem?) acontecido. O Proença não manda nos árbitros, não os nomeia, não os avalia, nem tem nada a ver com Disciplina.

    • Kafka I
      Posted Novembro 11, 2015 at 10:11 am

      João Figueiredo

      Não estou a dizer que previa,

      Mas se tu na tua vida tens por hábito prejudicar os teus melhores amigos é lá contigo, eu como não tenho esse hábito acho imensa piada tu e outros virem insinuar que o Proença prejudica o clube do grande amigo dele para beneficiar o Benfica que não lhe é nada…esta bem esta, e comer gelados com a testa também dá?…

      Sai mais uma grande mariscada à la card com barca velha, paga o Sporting…ah não espera que isso não saiu na Comunicação Social então não aconteceu, só aconteceu os pseudo jantares que afinal eram idas ao Museu…

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 4:28 am

      Para que conste estava a falar da FPF (CA), não da liga (que vinham eles fazer para aqui? É uma questão disciplinar…) Rui Pedro

    • Joao Figueiredo
      Posted Novembro 11, 2015 at 3:15 am

      Sim Kafka, porque quando BdC se tornou amigo do Proença já previa que ia ser presidente do SCP e o segundo Presidente da Liga no mesmo espaço temporal.

    • Bernardo Belo
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:53 am

      Caro Nuno R eu nunca disse isso, até porque o Porto não se coliga com ninguém, não precisa.. os outros é que se ligam a eles que é bem diferente. Coisa que vocês durante décadas não aprenderam, mesmo quando saiam dessas coligação com o "rabinho entre as pernas" e invariavelmente iam lá outra vez… parece que agora sim aprenderam. O seu Presidente tem muitas virtudes, sem qualquer ponta de ironia… mas parece que leu os manuais de gestão desportiva que já estão fora de prazo. E já agora, gastos e com cheiro a bafio! Ai se não ganha, ai ai.. o que lhe vai valer é o Vosso apoio incondicional! Boa sorte

    • Kafka I
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:33 am

      Nuno R

      Não é pagar jantares é oferecer entradas no Museu da Cerveja, é diferente….ainda assim nada como as grandes e muito famosas mariscadas acompanhadas de "Barca Velha" para cima, nos balnearios do Sporting, como já quem anda cá há uns anos sabe bem que o Sporting sempre gostou de oferecer, mas quanto a isso mais uma vez também ninguém fala, porque as pessoas são coerente e portanto é giro é falar dos pseudo jantares do Benfica, e omitir as mariscadas do Sporting até porque o marisco é uma coisa muito barata

    • Nuno R
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:22 am

      Oh amigo Bernardo, então o Sporting não está coligado con o Porto, com o intuito de destruir o Benfica?
      E pôs o Proença no poleiro e tudo.
      E comprou a influência dos árbitros d'o jogo, e do Rui santos, tadeia, esses grandes leões.
      Do vale tudo, depende… Receber árbitros em casa ou telefonar-lhes é mau, pagar jantares pode ser.
      Isto ainda vai no início, normalmente o ténis joga-se dis dois lados, e a bola passou a rede.
      Anjos e demónios só nos livros do Dan Brown.

    • Kafka I
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:10 am

      Nuno R

      Isso tens de perguntar aos teus "consórcios" Sportinguistas, que estão constamente a insinuar que o Proença esta a tentar prejudicar o Sporting em beneficio do Benfica, mas depois basta "chafurdar" um pouco e descobrem-se coisas muito engraçadas como as férias ou que até já foram colegas de faculdade e são grandes amigos, mas claro que o objectivo dele é prejudicar o grande amigo e beneficiar o Benfica, isto para os teus "consórcios" Sportinguistas claro esta

    • Bernardo Belo
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:53 pm

      aquilo que quero dizer é que não vale tudo! Até podem chegar lá mas os fins não justificam todos os meios… a credibilidade e a imagem social que fica é pobre e não inspira confiança a ninguém com dois dedos de testa. E isto hoje em dia em qualquer area de negócio é "suicídio". E eu acredito que por isso Nuno R é que não se conseguem "coligar" com ninguém. Tudo isto a proposito do jogo deste fim de semana – ha um penalty no minuto 83 que parece que ninguém viu (ainda estou parvo, como é que fizeram isto?), um lance de contra ataque cortado com falta ao contrário nos minutos finais, que foi o lance que originou a confusão seguinte. Mesmo assim a cassete riscada continua a soar – O Sporting é sempre prejudicado, agora pela FPF, antes árbitros, Liga, Fifa, Uefa, Fundos – tudo contra o Sporting. Isto porque parece que o Lito também agrediu (?) o Naldo e não vai receber o mesmo castigo! Menos por favor… As pessoas não são parvas, embora saiba que ha sempre uns muito mais espertos que todos os outros. Vamos ver onde esta esperteza toda os vai levar.

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:34 pm

      Kafka, mas afinal o que tem o amigalhaço do BdC a ver com este processo colocado ao Naldo?
      O facto dele estar no Poder tem algo a ver com este caso?

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:28 pm

      Kafka
      Férias em conjunto…foi há 2 anos e encontraram-se no Alentejo,nao foram de férias ainda o Proença era abritro,e sempre favoreceu o Sporting(not)

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:12 pm

      Ganhou a esquerda, não foi?
      Ou enganei-me hoje a ver a tv?

    • Kafka I
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:09 pm

      Rui Pedro

      Esse alguém gosta da cor encarnada? no entanto é amicíssimo é do Presidente do Sporting e até foram de férias em conjunto à pouco tempo, que engraçado que isto é….ah espera que isto a Comunicação Social não contou…pois há coisas muito engraçadas neste País que as pessoas não sabem…

    • Manuel
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:59 pm

      Eheheh! Também já pensei nisso!
      O problema é que o desespero nunca foi bom conselheiro, muito menos é estratégia!

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:50 pm

      Já o Benfica após as primeiras 2 sondagens está fora da corrida

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:49 pm

      Há uns tempos também a esquerda liderava as sondagens e tudo o mais… na altura das eleições viu-se quem ganhou.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:43 pm

      Bem, se isto é ter poder…Deve ser o poder de ser injustiçado ou no mínimo ficar um largo período sem o jogador. Por outro lado a sua interpretação permite concluir que "alguém" está no poder. Deixe-me adivinhar: esse alguém gosta muito da cor encarnada e por si pode bem continuar no "poder".
      Rui Pedro

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:37 pm

      Por enquanto o Sporting ainda tem pontos suficientes para ir à frente sem se coligar.

  • Rui Amaral
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:08 pm

    quer dizer o Vidigal é o iniciador e potenciador da situação e faz uma acção mais grave que Naldo … este reage e empurra seguido dum teatro digno de rivoli por parte do treinador

    um é multado em 40 euros … o outro pode ficar sem exercer a profissão durante dois meses (nem ponho a hipotese de ser mais pois seria o cumulo)

    adivinhem qual é o do Sporting

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:04 pm

    Incrivel, ridiculo, Portugal, enfim, Esse pais pequeno caminha a passos largos para o turismo, que gentalha sem formacao, sem conhecimentos, quadrados. fomos tao grandes em conquistar meio mundo e passados 500 anos somos miseros, adquirimos erros de personalidade, que sociedade condenada. Triste.

    Pedro Mourato

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:02 pm

    40 euros para Lito… a confirmar-se esta suspensão, é ridiículo, RIDÍCULO! Enfim.

  • m1950
    Posted Novembro 10, 2015 at 10:01 pm

    Começaram os truques.

    O lance é de conduta antidesportiva , não agressão , isto claro penso eu que é assim que se enquadra.

    Espero que o Sporting consiga um André Cruz em Janeiro.

    Que isto sirva de motivação para o plantel e para os adeptos.

    E claro a comunicação do Sporting vai meter a carne toda no assador nos próximos dias.

    Obrigado CD.

  • Miguel Simpson
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:59 pm

    Deviam ter vergonha na cara!! O Lito entra em campo, pega na bola, dá um soco e leva uma multa de 40 euros. Naldo reage (e com toda a legitimidade) e leva este processo?? Mas estão a brincar connosco?? Isto é gozar com o Sporting Clube de Portugal! Que tristeza…

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:56 pm

    Só para recordar aqui, o Cristiano Ronaldo também empurrou o Guardiola e não foi suspenso. Claro está que se o Guardiola se tivesse deixado cair como o Lito a situação teria tido outro trato. Isto para dizer que o empurrão não é assim tão grave como querem fazer parecer. Se levasse 1 jogo aceitava, se levar 2 ou 3 também não me parece escândalo nenhum.

  • Nuno R
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:53 pm

    Segundo percebi, o processo baseia-se no relatório do árbitro, que não terá visto o Lito tirar a bola ao Naldo, e envolver-se com ele (ter-lhe-á dado um safanão, as imagens não esclarecem).
    neste caso as imagens podem ser utilizadas como meio de prova?
    É que, caso se comprove a "agressão" do Lito, a reacção do Naldo pode ser vista como uma resposta a uma agressão, que tem um enquadramento diferente.

    ——————

    O Regulamento Disciplinar da Liga estabelece as penas aplicadas em caso de agressão ou tentativa de agressão entre treinador e jogador.

    Que sucede quando um jogador agride um treinador?

    A situação está prevista no artigo 117. Se a agressão provocar lesão de especial gravidade, pena de três meses a três anos de suspensão. Agressão em outros casos: dois meses a dois anos de suspensão. Em caso de resposta a agressão: «Os factos previstos nos números anteriores são punidos com redução dos limites mínimos das penas a metade».

    Se for considerado que o jogador apenas tentou agredir, os regulamentos dizem o seguinte: «Os factos previstos nos números anteriores quando na forma de tentativa são punidos com os limites das penas indicadas reduzidas a metade».

    Que sucede quando o treinador agride um jogador?

    O regulamento enquadra os treinadores no artigo 137 («Faltas específicas dos treinadores») como se de dirigentes desportivos se tratassem. Com uma diferença substancial: em caso de suspensão de técnicos, os prazos são reduzidas a um quarto.

    No artigo 104 é escrito que os dirigentes que agridam outros agentes (nomeadamente jogadores) são punidos com penas de suspensão de três meses a três anos. Prazos que, no caso dos treinadores, seriam reduzidos a um quarto. A tentativa é punida com os limites das penas acima previstas reduzidas a um terço.

    Como se pune?

    O Regulamento estipula como pode a Comissão Disciplinar punir. Primeiro tem de abrir procedimento disciplinar ou processo de inquérito. Ambos podem ser abertos por impulso da Comissão Disciplinar ou requerimento de interessado. Na base poderá estar o relatório do árbitro, o relatório do delegado da Liga no jogo ou das forças policiais. Ou, ainda, na sequência de denúncia fundamentada.

    O artigo 173 estabelece que a deliberação da Comissão Disciplinar poderá ser tomada tendo por base «o relatório da equipa de arbitragem, das forças policiais ou do Delegado da Liga e todos os demais meios de prova em direito admitidos».

    Quando podem ser utilizadas as imagens televisivas

    A alínea a) do ponto 5 do artigo 173 estabelece as ocasiões em que a CD pode utilizar imagens televisivas para formular uma decisão. Eis o texto: «Quando se verifique que a equipa de arbitragem não sancionou conduta que constitua risco grave para a integridade física dos agentes ou grave atentado à ética desportiva exigida aos intervenientes no jogo, desde que se demonstre que a equipa de arbitragem não tenha observado e avaliado essa conduta».

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:45 pm

    A minha opinião sobre este caso é simples: são os dois culpados.
    O Lito, por muito chateado que estivesse, não pode fazer o que fez. Entra em campo, tenta impedir que a bola seja jogada. Suspensão de 1/2 jogos seria adequada, mais uma respectiva multa considerável (não o que levou).

    Quanto a Naldo, mesmo que o Lito tenha feito algum teatro, não se pode comportar assim. Não se pode atacar assim um treinador. Levou vermelho directo, logo fica 2 jogos sem jogar, mais 1/2 de castigo. Mais uma multita.

    PS- com multas e multas aplicadas aos clubes, bem poderiam começar a por esse dinheiro de lado para financiarem a introdução de tecnologias na liga portuguesa. Gostava de saber quanto é que os clubes já pagaranm em multas, e para onde esse dinheiro vai.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:51 am

      Ora aqui está algo em que concordamos caro Mosqueteiro.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:50 pm

      O castigo deve ser aplicado aos 2. Um não tão brando, outro não tão excessivo.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:48 pm

      Então que se dê 3 ou 4 jogos ao Lito…

    • Marcelo
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:33 pm

      O Lito Vidigal não fez apenas o que dizes, não foi só o impedir da bola ser jogada, ele empurra o Naldo por duas vezes, antes deste o empurrar, além de antes deste episodio o Lito já tinha entrado por outras duas vezes em campo e insultou o arbitro.

  • Nuno R
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:40 pm

    o Antonio Costa já prometeu amnistiar o Naldo.
    Faz parte do pacote de promessas assinado pelos 3 partido do arco da governação do lado do Jefferson

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:52 pm

      Syriza endorses this moment!!!!
      Sabem que mais?Acho que a suspensão do Naldo e a multa do lito deviam ir a referendo!!!
      Agora num tom mais sério acredito que se terá em conta as provocações de Lito e o facto de ter entrado em campo, logo 1/2 jogos de suspensão estarao em ordem
      Fernando Figueiredo

    • Octávio Alvarez
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:54 pm

      Nuno R, grande like como é habitual

    • Kafka I
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:53 pm

      o problema é que não é só o lado do Jefferson, é também o lado do Eliseu e portanto vai dar buraco e dos grandes…prometer aumentos a torto e a direito sem ter dinheiro para isso, é giro e o tuga aplaude, mas depois no fim alguém tem de pagar a conta…

  • Pedritxo
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:36 pm

    Vandinho levou 3 meses, Naldo para ser justo deveria levar mais ou menos isso.

    Lito esteve bastante mal, e o castigo aplicado e mais do que ridiculo, deveria tambem ser suspenso algum tempo, mas segundo o que disseram na televisao(nao sei se e verdade), uma agressao de um jogador a um treinador e muito pior nas regras do que jogador a jogador, portanto o castigo por meses deve-se aplicar.

  • Nuno R
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:30 pm

    O Lito entrou indevidamente no terreno de jogo, com o intuito de atrasar a reposição da bola, e segundo as imagens ainda terá dado um miminho ao Naldo. Depois fugiu, não fosse o árbitro perceber o que ele tinha feito, e ainda deu um mergulho a que o JVP deu uma nota artística de 8.9/10 e técnica de 8.56/10.
    Quarenta euros

    O jogador, ao empurrar um elemento estranho à área de jogo, arrisca-se a ficar de fora 2 meses.
    Aguardo pela discussão do conceito de "agressão", tal como aconteceu aquando do Mundial da Coreia, que envolveu murros, beliscões, ou toques.

    PS: claro que a atitude do jogador é inqualificável, e tem de merecer castigo, mas fico sempre de cara à banda quando uma xico-espertice destas sai sempre mais cara ao tanso do que ao pata-bravo. Ou se calhar são restos do belíssimo dia político que tivemos que me toldam o espírito…

  • Santos
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:29 pm

    A melhor parte é a piscina do Vidigal, desculpem lá.

  • João
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:28 pm

    O Naldo não esteve bem claro mas isto de um treinador entrar em campo e provocar um jogador (não sei se agrediu ou não) é algo incrivel, o Lito tem de ter um castigo exemplar porque senão daqui a pouco isto ainda vai começar a ser pratica para provocar expulsões no adversário

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:18 pm

    Por ridículo que pareça o que vou dizer parece-me claro que o Lito deu uma de jogador e se atirou propositamente para o chão com todo aquele aparato… De qualquer maneira o Naldo não esteve bem, por mim levava 2 jogos

    • José Santos
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:28 pm

      2 jogos acaba por ser pouco porque um jogador que leva vermelho directo por negar uma oportunidade de golo clara leva 2 jogos (e nesta situação fá-lo por necessidade, não por maldade), 4 ou 5 ajusta-se mais dada a situação, o que acaba por ser cerca de 1 mês.

  • magicobraga
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:16 pm

    O Vandinho levou 3 meses por "tentativa de agressão", estou para ver quanto é que o Naldo vai levar.

  • Ricardo Silva
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:04 pm

    O que Naldo fez é inqualificável. Espero que esteja de fora dos relvados pelo menos um ano. Isto não são os valores de urbanidade que o desporto preconiza.

    • Ruben Ribeiro
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:17 pm

      A questão no Vandinho é que o Braga nesse ano ia em primeiro e o médio era o jogador mais influente da equipa…

    • Octávio Alvarez
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:53 pm

      Ricardo Silva, o seu clube é a Norte (Hulk) ou a Sul (Luisão)? Só para nos situarmos geograficamente…

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:52 pm

      Rodrigo Vandinho fez o mesmo e apanhou 3 meses na altura!
      Exagero?? Na altura aposto que nem ligaste, não era com o Sporting.
      Mas descansa que não vai apanhar dois meses, desde que Proença chegou à Liga que o Sporting têm sido beneficiado em todos os casos.

      Ricardo Jorge

    • Pedro Filipe
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:19 pm

      Se estás a ser irónico tudo bem…se for a sério és mais ridículo que este castigo.

      Pedro Filipe

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:18 pm

      Um ano? Que exagero tremendo. Quem ler fica com a ideia que o Lito foi espancado.

    • Rafael Almeida
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:16 pm

      E o Lito Vidigal, que ENTRA em campo ( não sei se sabes mas um treinador não pode entrar em campo ) e IMPEDE um jogador de seguir com o jogo ( não sei se sabes mas um treinador não pode entrar em campo, e AINDA agride o jogador, sim porque se o empurrão do Naldo é uma agressão também o é o encosto do Lito, não é inqualificável? Para mim ainda mais grave é, sem ele ter ENTRADO em campo, IMPEDIDO de jogar, e AINDA agredir um jogador, não haveria reacção por parte do Naldo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:14 pm

      Um ano? Era para rir, o Naldo "apenas" empurrou um treinador que estava dentro do terreno de jogo pela segunda vez, insultou o arbitro, tentou agredir o jogador, sendo que não teve qualquer intenção de lesionar o Lito, e merece um ano?
      Para mim mais de 3 jogos é muito.
      Para não falar da multa de 40 euros ao Lito.

      FilipeC22

  • José Santos
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:03 pm

    Então com isto tiramos a conclusão que empurrar um treinador é igual a agredir um agente da autoridade, ok. Espero que seja como o do JJ, de 2 meses a 2 anos e apanha um mês. Mas o problema é que o Naldo é jogador do Sporting. Ah, e mais, o Lito apanha multa de 40 euros, só para não ficarem mal e dizerem que efectivamente o multaram. Estamos bem.

  • SlyRP
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:03 pm

    Este castigo é ridículo, diga-se.
    Deve ser castigado, sim, porque teve uma atitude incorreta, mas depois ver do outro o Lito que provoca tudo isto a levar apenas 40€ de multa, acredito que no mínimo dê vontade de rir.

    Agora, se querem bom senso da fpf e não estas atitudes ridículas, tenham também bom-senso e não comecem já com os choradinhos do "é o colinho", a "culpa é do Benfica". Porque o Naldo infringe as regras e tem que ser suspenso, pelo menos, um jogo, isso é óbvio.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:03 pm

    Parece-me claramente exagerado 2 meses. E estou apenas a referir-me à pena mínima. É evidente que o Naldo esteve mal e que a expulsão é infantil, mas certamente que existem atenuantes (jogo perto do fim, provocação do treinador adversário), mas o maior prejudicado será o Sporting que perderá um titular por muito tempo. Veremos como responderá o Ewerton fisicamente, mas certamente que a sua situação terá de ser gerida e nesse caso acredito que o Tobias venha a ser chamado várias vezes.

  • Wonderkid
    Posted Novembro 10, 2015 at 9:01 pm

    Espectáculo! Espero que Lito Vidigal, leve, no mínimo, o mesmíssimo castigo que o Naldo. Sendo que o treinador do Arouca até já tinha invadido antes o terreno de jogo.

  • Bruno Silva
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:58 pm

    A uns anos atrás, o Hulk foi castigado X de tempo, mas passado pouco tempo depois o castigo foi reduzido porque afinal não foi bem aquilo que aconteceu.
    Quando o benfica estiver a frente, isso se conseguir lá chegar, talvez reduzem o castigo porque deduzo que nunca será menos de dois meses.
    Penso que depois vão concluir que afinal foi o treinador Lito Vidigal fez um grande espelhafato na queda (atenção que não estou e dizer que o defesa-central Naldo não merece ser castigado).

    • Alexis
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:20 pm

      Já agora, Estoril? Eu estou a falar do Arouca x Sporting… Não desviem a conversa….

    • Sérgio
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:19 pm

      Alexis, e penalti contra o Estoril…

    • Alexis
      Posted Novembro 11, 2015 at 6:52 am

      Então nesse caso… vermelho perdoado ao Slimani + penalty e vermelho ao Naldo perdoados… assim está certo?

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:36 pm

      Era mesmo na área do Estoril. O Slimani está a ser agarrado pela cintura, e para se libertar dá uma charutada no defesa.

    • Alexis
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:28 pm

      Nuno R se bem me lembro, era num lance na área do Sporting, logo penalty para o Arouca. Se era na área do Arouca, ficou o vermelho por mostrar "apenas"

    • Jorge
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:03 pm

      o que o Slimani fez ao jogador do Estoril foi uma agressão. se fosse há uns anos atrás apanhava com um 'sumaríssimo'.

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:32 pm

      A semana passada o programa do P(ropagandas) Guerra apresentou um vídeo em que o Slimani terá agredido com uma braçada (murro?) um defesa do Estoril que o agarrava na área aquando de um canto.
      Só para esclarecer… ficou por marcar um penalty a favorecer o Sporting e o argelino por expulsar, correcto?

    • Kafka I
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:28 pm

      Clubite a minha? vai ver o porquê e quem decidiu baixar a pena e depois continuamos a falar..

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:14 pm

      Kafka,
      O primeiro parágrafo do Bruno está totalmente correto. Não se percebe essa reação.

      Clubite sua.

      Fausto

    • André Dias
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:14 pm

      O comentario nao tem muita logica mas a parte do Hulk é a unica verdadeira

    • Bruno Silva
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:11 pm

      Então porque raio o castigo do Hulk foi reduzido?

    • Alexis
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:10 pm

      Preferia, como benfiquista, que o Naldo tivesse sido expulso e consequente penalty, ou até o Slimani pela agressão pelas costas num lance de bola parada (e consequente penalty).
      Ou então o penalty aos 7 minutos no derby, ou então sobre Gaitan no mesmo jogo… Enfim, mania que o Benfica está por trás de tudo, quando até agora, têm sido os mais beneficiados…

    • Kafka I
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:02 pm

      Isso foi para nos rirmos certo? valeu pela piada a parte do Hulk, convinha era veres as imagens antes de falares, ajudava…mas a sério valeu pela piada

  • Jota
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:57 pm

    É engrçado, quando o jj estava no Slb e aconteciam cenas deste tipo, era caso para irradiar do futebol, mas agora o jogador sò deve apanhar um jogo….o jogador do Scp foi na cantiga e lixou-se… mas o Lito tb deveria ter um castigo de outra forma.

  • Ricardo F.
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:55 pm

    O Conselho de Disciplina no seu melhor. O triste do Lito Vidigal apanhou 40 euros de multa (vai passar mal o corrente mês, dado o rombo que vai ser no orçamento) e, pasme-se, uma repreensão. Depois há quem não queira que se critique…haja paciência para tamanho ridículo.
    SL

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:54 pm

    Eu tenho VERGONHA que o futebol em Portugal esteja da maneira que está. Isto é um insulto à inteligência de quem despende uma boa quantia do seu salário para comprar bilhetes e subscrever canais televisivos que passam a modalidade. Aí de o Sporting não ter uma reação musculada face à FPF, eu como sócio exijo que isso seja feito. Isto é indamissível, é gozar connosco.
    Rui Pedro

    • Zé Maria
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:55 pm

      Depois de nos tirarem cerca de 20 milhões de euros por roubalheira na Liga do Campeões nos últimos dois anos (pois é Schalke e CSKA), temos legitimidade não lhe parece? E o jogo com o Rio Ave? E o jogo com o Boavista? E com o Guimarães? Também fomos beneficiados foi?

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:39 pm

      É que têm sido benefícios desde o primeiro jogo em Tondela!!
      Aliás, o Sporting nestes jogos todos nao se pod queixar de qualquer decisão lesiva, foi sempre e somente a somar ajudas!!

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:57 pm

      Miguel já ninguem se lembra do penalty, os sportinguistas disfarçam bem, mas o pior foi o silêncio de Bruno de Carvalho esta semana (Correu tudo bem mais uma vez), já são alguns joguinhos a ser levados ao colo e assim vai continuar.
      Foi para isto que Proença foi o escolhido de Bruno carvalho.
      Os patrocinios ainda ninguem os viu mas disso ja ninguem fala, já estao outr vez agarrados ao poder.

      Pedro Rocha

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:16 pm

      E o penalti escandaloso não assinalado favorável ao Arouca? Este foi apenas mais um dos frutos colhidos com os sistemáticos discursos de Bruno de Carvalho. Andam a gozar com os restantes clubes.

      Miguel Silva

  • SdvrSCP
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:53 pm

    Fui eu que vi mal ou o Lito entra em campo e a bola está no chão e ele empurra o Naldo e vira-lhe as costas? É que só vi o lace na net.

    Aceito o castigo ao Naldo, agora o Lito devia ser bem castigado, o que fez foi sem nivel.

    • João L
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:31 am

      Francisco, o que eu acho que agora se devia começar a fazer era meter mais treinadores de gr, paulinhos, apanha bolas etc a parar todos os ataques perigosos adversários! No final.do jogo o Bruno ia levar uma nota de 500 ao árbitro para ele levar à federação e estava tudo resolvido! Que achas?

    • Francisco A.
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:55 pm

      Os mergulhos constantes do Slimani na área fazem corar os tais mergulhos dos putos.

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:16 pm

      Não suportam o Lito?
      Ódio?

      É essa a tua capacidade argumentativa?
      Assim sendo, o Lito deve ter estado bem… também me lembro dos putos quererem fugir com a bola quando lhes apetecia acabar com o jogo. Só que no caso deles os mergulhos eram mesmo forçados

    • Bigodes
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:16 pm

      Caro Francisco A. até poderia o banco todo do Sporting CP ser expulso e pagar 40€ de multa desde que houvesse justiça e todo o banco do Arouca o fosse também.
      Mais lhe digo, a multa de 40€ ao Lito Vidigal até fica mal à liga de clubes, para dar uma multa dessas faziam vista grossa e esqueciam o caso.

      Quanto ao Naldo não espero nada mais do que 7 meses de suspensão

    • Francisco A.
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:57 pm

      E quantas vezes já vimos o JJ entrar no relvado?

      Está bem que não suportam o Lito, mas, este ódio é demais. Metade do banco do Sporting deveria ter sido expulso e não foi.

    • Rafael Vicente
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:13 pm

      Eu vi o mesmo.

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:52 pm

    O Lito merece mais ser suspenso. Quem vir as imagens, vê que ele foi lá com o único intuito de provocar o Naldo, a bola foi a última preocupação dele. Aliás, para além disso, o treinador desse clube minúsculo (veja-se o autocarro com que jogam sempre contra o Sporting), tem de aprender que o campo é para os jogadores e não para jogadores e treinadores a reclamar de faltas.

    Quanto ao Naldo, é verdade que merece ser castigado, empurrou um treinador, por mais que tenha sido provocado. Qualquer coisa acima dos 3/4 meses é exagero.

    João M.

  • Anónimo
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:50 pm

    Dois meses por isto ridículo, quanto mais dois anos, o Lito já era segunda vez que entrava em campo para protestar decisões do arbitro, ou seja já devia ter sido expulso, e engraçado que ninguém fala da agressão do Lito ao Naldo.
    O Naldo não agiu corretamente mas nunca deve levar mais que 3 jogos de suspensão, não lesionou ninguém, nem tinha essa intenção, apenas ficou frustrado e deu um empurrou ao Lito, que já o tinha agredido antes.

    FilipeC22

  • Francisco MS.
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:49 pm

    Por 40€ então pode-se agora interromper um jogo nos últimos minutos de um jogo da Liga NOS, provocando um jogador sendo este expulso. Parece que agora a reacção é mais punida que a acção. Esta de parabéns a FPF.

    • Euler
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:11 am

      É o mais justo?! Claro que na minha opinião o Naldo tem que ser castigado, mas 2 jogos chegavam. Só que o paradigma nortenho deve ser diferente e os actos não têm consequências, só as repercussões..

    • Francisco A.
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:53 pm

      E não é o mais justo?

  • Mascarenhas
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:48 pm

    Ponto 1: Acredito que a queda do Lito foi também meia aparatosa por ter escorregado, tal como aconteceu naquele lance caricato do Luisão e do árbitro alemão, que também ditou 2 meses.

    Ponto 2: Foi uma acção toldada pela provocação do Lito e o tal espalhafato. Na minha óptica um castigo de 5 jogos aceitava-se.

    Ponto 3: Gostei do Lito pagar 40 euros de multa, sendo que: Insultou o árbitro antes (há imagens disso), tocou no Naldo e depois chutou a bola. Isto para além de ter entrado em campo claro e já ser a 2ª expulsão dele em menos de 10 jornadas.

    • KingLeao
      Posted Novembro 11, 2015 at 2:29 pm

      Like no comentario dd , realmente so pode ser isso .

      SL

    • dd
      Posted Novembro 11, 2015 at 11:40 am

      Fácil Mascarenhas, 10€ por insultar, 10€ por ter tocado no Naldo, 10€ por chutar a bola e por fim 10€ por ter entrado em campo! Coisas simples!! ;)

      Nuno

  • Andreia Alves
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:48 pm

    Que vergonha. O Lito leva 40 euros de multa e o Naldo pelo empurrão dois meses. Um ataque ao Sporting que só tem de se unir ainda mais e ganhar força com estes ataques nojentos ao clube por parte da liga e da fpf.

    • Guilherme Loureiro
      Posted Novembro 11, 2015 at 9:04 am

      Pedro Fernandes, há algo assinalado antes do penalty se não seria canto para o Arouca. Mas vocês quando vêem jogos estão mesmo a vê-los ou só à espera daquele momento do erro do árbitro?

    • Euler
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:35 am

      Falta do J. Mário? Isto ainda é pior. É não conseguir ver absolutamente nada para além do que se quer. Então o rapaz do Arouca não faz falta antes?!

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:58 am

      Injustificavel?
      Nao ha penalty do naldo? Nao ha falta do J.Mario quando pisa o pe do jog do Arouca exatamente antes do lance do vidigal? Engrassade…
      Duas situaçoes qe se poupavam se os criticados arbitros assinalassem as faltas na altura correta

    • Euler
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:07 am

      Nuno R, essa dúvida também me me assiste, mas entretanto percebi que vale tudo para justificar o injustificável…nem vale a pena!

    • Ricardo S
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:58 pm

      Filipe C22 ao que parece o Naldo não tinha intenção de derrubar logo não é falta, o Lito parece que tinha intenção de agredir mas não agrediu.. isto anda tudo doido em alvalade só pode.. a ler intenções são os melhores

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:00 pm

      O que é que o Proença e a Liga têm a ver ao certo com este assunto?

    • Mauro Tripólis
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:44 pm

      Acho injusto o castigo ao Naldo…2 jogos e pronto.

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:28 pm

      Nem tanto ao mar nem tanto á terra,não creio que seja uma cabala nem nada disso,mas que é de uma incompetência(ou não) extrema lá isso é

    • Kafka I
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:25 pm

      Um ataque ao Sporting por parte da Liga??? isto hoje esta hilariante de facto…

      O Presidente da Liga e o PResidente do Sporting nem sequer são amigos muito próximos e até passam férias juntos na Herdade dos Salgados nem nada, é tudo ilusão claro está…eram sósias do Pedro Proença e do Bruno Carvalho que lá estavam…

    • Pedro Fernandes
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:19 pm

      Eu não estou a discutir a justiça do castigo a ambos os intervenientes agora dizerem que esta palhaçada é um "ataque" ao Sporting depois do que se passou minutos antes dentro de campo é, no mínimo, de chorar a rir.

    • Mascarenhas
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:13 pm

      Agora é colocar um elemento no banco que entre em campo nos jogos para provocar o melhor jogador adversário.
      Sugiro que façamos isso já com Gaitan no derby.
      Por 40 euros vale a pena eheheh

    • JTMatos
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:13 pm

      …a suspensão pode ir de dois meses a dois anos!

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:10 pm

      Um penalti por assinalar é algo bastante relativo, sendo que para mim não era penalti, agora depois de tudo o que o Lito Vidigal fez ter de pagar 40 euros, é algo vergonhoso e ridículo, em nada comparável com um penalti.

      FilipeC22

    • Pedro Fernandes
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:04 pm

      Um ataque ao Sporting depois do que se passou minutos antes com o penalti por assinalar? 'Tá engrassade :D

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 8:57 pm

      Importante referir que o Lito não só entrou no campo duas vezes, insultou o árbitro, teve intenção de agredir o Naldo e chutou a bola para longe no fim de tudo isto.

      FilipeC22

  • PM
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:47 pm

    É provocado e agredido por um elemento que não pode entrar em campo. Empurra esse elemento. O provocador da situação leva uma multa e repreensão. O que responde leva suspensão mínima de 2 meses. Como é possível?!

    • Evp
      Posted Novembro 11, 2015 at 5:35 pm

      Nicles diz que não viu o jogo mas baseia-se nos blogs e jornais… Pois o melhor é deixar de seguir esses blog's. Porque isto de vir dar opiniões sem saber do que se fala não conta muito. Mas existe muitas imagens do que se passou antes do Naldo ter empurrado o Litos, se não viu… O engraçado é que vem com comparações de alguem ir na rua e dar um tiro. Quando diz que nem viu pois não é do clube em questão . Então deve se lembrar do que o Luisão fez ao arbitro e também no ano em que o Cardozo estava no benfica , depois de pontapiar o adversário e levar ordem de expulsão puxa a camisola a Pedro Proença. Como prémio leva 2 jogos de catigo. São só duas pequenas comparações e tratamentos desiguais por quem dirige o nosso futebol.

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 11:59 am

      Mas alguém disse que concordava com os 40euros ao Lito? Esta gente para deturpar declarações é do melhor. Ninguém disse que o Lito merece apenas esta multa, mas a verdade é que a atitude lamentável do Naldo não é desculpável, tendo sido provocado ou não! Só se falou do Naldo, não do Lito, obviamente que essa multa de 40 euros é uma anedota.

      JD

    • Octávio Alvarez
      Posted Novembro 11, 2015 at 10:22 am

      Então nem o jogo viu caro Nickles? Muito bom então os seus comentários de algo que não viu, mas seguramente que tanto você como o comentador Manuel têm razão total e concordo quer com os 40€ ao Lito (eu ainda me lembro das suas atitudes num Portugal x Angola em Alvalade) e creio que o Naldo devia ser irradiado, além de que foi isso que o Manuel defendeu quando o Luisão empurrou um árbitro, lembro-me bem disso.

    • Nickles
      Posted Novembro 11, 2015 at 8:26 am

      Eu nem vi o jogo, até porque o Sporting nao é a minha equipa. Baseio-me no que dizem os jornais e os blogues. Fico parvo como alguem defende um empurrao de um jogador a um treinador. Mas pelos vistos pelos lados de Alvalade vale tudo.

    • Paco Fortes
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:46 am

      O Naldo tem a desculpa de que aquela hora já devia estar expulso portanto o árbitro deveria ser responsabilizado por ele ter empurrado o treinador.
      E nada desculpa o tipo de comportamento que o Naldo teve.

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:21 pm

      manuel, responder a quê? O Lito apenas entrou em campo, não fez nada ao Naldo

    • Manuel
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:43 pm

      O Naldo não tem qualquer desculpa. Não tinha nada de responder.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:20 pm

      Mas a falta foi a favor do Sporting? Se sim mais uma vez o Arouca a ser roubado.

      Jozef

    • Bruno Caseiro
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:57 pm

      Na rua alguém tira-te a carteira e tu…dás-lhe o pin do teu cartão, certo?

      Ao Naldo tiraram-lhe a bola de forma irregular, interromperam um contra ataque…e ele apenas deu um chega para lá…

    • Octávio Alvarez
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:48 pm

      Uma comparação justa, imparcial e coerente, caro nickles. Se quer fazer uma comparação séria e inteligente utilize a palavra empurrão em ambos os casos, não acha?

    • Adriano Gonçalves
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:47 pm

      Nickles

      O que tu acabaste de escrever não tem nexo nenhum

      Adriano

    • Nickles
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:25 pm

      Na rua, alguém provoca-te, tu irritado das-lhe um tiro. Quem vai preso?

  • Rafael Almeida
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:46 pm

    Quero ver quanto tempo é que o Lito vai apanhar. Um treinador que entra em campo para impedir um jogador de jogar. Mas continua a brincadeira.

    • Evp
      Posted Novembro 11, 2015 at 5:23 pm

      O Manel ainda não percebeu que a maior agressão são os comentários deles sem pés nem cabeça ,sem ser deitar a baixo o Sporting. Castigo ridículo pois o Litos entra em campo para impedir o Jogador do Sporting de marcar o livre rápido pois o lançe seria falta a favorecer os leões. É mais agressão o que o Litos faz ao Naldo pois por duas vezes lhe incosta a mão, pelo contrario Naldo não devia de responder mas a simulação do treinador é de rir. Para mais um Homem que até foi jogador de futebol deveria simular melhor as quedas. Mas como existe uma coisa que se chama Karma. Os sorrisos que Litos dava com a perda de tempo, Rápido o sorrisos deram lugar ao desespero pelo golo merecido do Sporting.

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 11:56 am

      Mesmo que o Lito agrida o Naldo não tem justificação para a seguir agredir também. A suspensão deveria ser igual para ambos. Mas o Slimani também tem uma agressão no jogo e o próprio Naldo faz um penalty claríssimo. Podem ficar indignados com a multa rídicula que o Lito apanha, mas não pode haver queixas de arbitragem neste jogo. O Naldo só podia ser expulso.

      JD

    • Guilherme Loureiro
      Posted Novembro 11, 2015 at 9:01 am

      https://www.youtube.com/watch?v=zmKQwSMradQ

      Para todos os que não vêem agressão do Lito, vejam a chapada que o homem manda no Naldo.

    • RREB
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:43 am

      Rodrigo Aleixo, onde viste essa dos Emirates? em que documento? já agora e quanto tá a ganhar o Sporting?

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:22 am

      Colocar a seriedade em causa pelo que um presidente diz aos sócios…parece aquela propaganda da Emirates e dos 8 a 10 milhoes que afinal só são 3.2. Ou aquela dos sócios, Devem ter nascido a partir do momento em que BdC foi para o Sporting

    • Nuno R
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:23 pm

      Manuel, tens de telefonar ao teu operador, a tua net anda com falhas.

    • Theunshot
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:06 pm

      Grande coach407, a politica de se fazerem de coitadinhos continua, boa, e depois querem ser amados, merecem mesmo a "grande" presidente que têm!

    • Theunshot
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:57 pm

      Porque o que para ti faz sentido e andar a dizer a toda a gente que os fundos são maus e que deviam de ser removidos do futebol e depois descobrirem que afinal até um clube de África contrata jogadores para os colocar no Sporting, isso é que faz sentido não é?

    • coach407
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:48 pm

      Realmente acho que deviam mudar as leis porque como foi contra o Sporting já merece ficar um ano de castigo por amarrar a bola e não a devolver logo………….

    • Manuel
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:42 pm

      As únicas agressões que eu vi foi o empurrão do Naldo ao Vidigal e a agressão do Slimani.

    • Bernardo Belo
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:18 pm

      agride um jogador?! Aonde é que o Lito agrediu alguém… para ser sérios temos de ser todos, senão é melhor continuar a brincar. Pois isso só pode ser brincadeira, ou tomam-nos a todos por parvos?

    • Rafael Almeida
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:00 pm

      Se para ti a seriedade é posta em causa por o que um Presidente diz aos seus sócios, então tu já não deves ver o futebol português à muito tempo. Mas pronto, vir com essa conversa quando o que está posto em causa foi um castigo (40 euros de multa) atribuído a um treinador que invade o terreno de jogo, agride um jogador e o impede de jogar faz todo o sentido.

    • Theunshot
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:39 pm

      Ridículo é os adeptos do Sporting acusarem o futebol português de não ser sério quando o presidente é o próprio a mentir a todos os adeptos do clube dizendo que se é só verdade e transparência no clube e quando se vai a descobrir é o maior mentiroso de todos!

    • Rafael Almeida
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:11 pm

      Ridículo. Já não há seriedade no futebol português. Que sujeira que para aqui vai. Qualquer réstia de esperança que tivesse no futebol português desapareceu hoje.

    • JTMatos
      Posted Novembro 10, 2015 at 8:59 pm

      Comissão de Disciplina enquadrou o comportamento de Lito Vidigal no artigo 139º, número 1, que diz respeito a «interferência no jogo», particularmente através de incidentes no mesmo. Como Lito Vidigal é reincidente, o castigo foi de 40 euros.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 8:57 pm

      Tem de pagar 40 euros, totalmente justo…

      FilipeC22

  • João Costa
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:46 pm

    Ridículo. Por este andar Lito Vidigal não entra mais num estádio, quantos empurrões desses se vêm (infelizmente) nos jogos sem qualquer punição

  • Suspeito do Costume
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:45 pm

    Desejo que o Lito Vidigal tenha um castigo igual.

    • JM
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:13 pm

      Agarrar a bola… tem piada essa. Para que ver teatro, se basta ver um jogo de futebol?

    • coach407
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:47 pm

      Sim, porque agarrar a bola é a mesma coisa que agredir alguém que não devolve a bola… Seria algo normal, o Lito seria expulso na mesma e tudo bem. No entanto o Naldo resolve fazer aquilo… No entanto dois meses já acho demasiado. 3 jogos seria o adequado, na minha opinião

    • José Santos
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:09 pm

      Ainda por cima é reincidente? A outra multa foi de quanto, 20 euros? Está tudo doido.

    • JTMatos
      Posted Novembro 10, 2015 at 8:58 pm

      "Comissão de Disciplina enquadrou o comportamento de Lito Vidigal no artigo 139º, número 1, que diz respeito a «interferência no jogo», particularmente através de incidentes no mesmo. Como Lito Vidigal é reincidente, o castigo foi de 40 euros."

  • João Lains
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:44 pm

    Se for impedido de disputar mais de um jogo, é uma parvoíce. O bom senso deve estar sempre à frente de qualquer lei.

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 11:53 am

      Eu acho que deveria levar mais que 2 jogos porque é um comportamento lamentável, mas também acho que o Lito deveria ter uma punição mais pesada.

      JD

    • Guilherme Loureiro
      Posted Novembro 11, 2015 at 8:46 am

      Não sei se alguém já viu que o fisioterapeuta levou 1500€ de multa!! E o Lito que faz aquela barbaridade leva 40€?! Está tudo tolo!

    • Visconde de Alvalade
      Posted Novembro 11, 2015 at 12:31 am

      Naldo empurra Lito depois de ser empurrado pelo mesmo dentro do terreno de jogo nada mais se passou cartão amarelo era adequado o arbitro resolveu dar vermelho e expulsão de Lito mais que evidente, até aqui nada de escandaloso. Mas a nossa federação como boa justiceira que é aplica uma exemplar e dura multa na avultada maquia de 40 euros … ainda dizem que a justiça funciona mal. Naldo que é a vitima mas também é culpado corre o risco de ser suspenso 2 anos se coerência imperar Naldo leva uma multa de 4 euros mais IVA!
      Ainda me está na memoria um empurrão de Diego Lopes ao arbitro Nuno Almeida tudo isto em pelo estádio Alvalade. Como disse o João Lains que o bom senso impere.

    • luis bcn
      Posted Novembro 10, 2015 at 11:52 pm

      Obviamente o jogador tem que ser castigado mas claramente não é mais do que 2 jogos (eu dava um).

      O lito a cair fazia lembrar o naldo quando na área comete penalti depois ainda se atira para cima do adversário

      Mais karma era impossível

    • Pedro, o Polvo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:53 pm

      Subscrevo, que grande parvoíce, se fosse ao Naldo ficava super indignado com este tipo de medida ..

  • Pedro Fernandes
    Posted Novembro 10, 2015 at 8:42 pm

    Realmente o que ele fez não lembra a ninguém. Percebo que tenha sido frustração no momento devido ao Lito ter agarrado a bola mas caramba…

    • Anónimo
      Posted Novembro 11, 2015 at 11:52 am

      Quando foi o JJ com a polícia caiu tudo em cima do homem, que 15 dias de suspensão era uma vergonha, etc etc. Agora o homem já é um santo que nunca fez nada. Pelo menos pede-se coerência. Concordo que o Lito deveria ter tido uma suspensão mais pesada, nas distritais ir para a rua dá no mínimo dos mínimos 15 dias (se for só por palavras).
      Mas o que Naldo fez não se pode nunca fazer! "Agrediu" (agressão leve, não deu nenhum soco ou pontapé) um treinador e mandou-o ao chão (com alguma conivência do Lito), que não é exatamente a mesma coisa que agredir um jogador durante o jogo. Eu concordo com mais do que 2 jogos, penso que no mínimo 4 jogos deveria levar, mas também não muito mais que isso.
      Relembro o caso do Luisão que supostamente empurrou o árbitro e em que este se aproveitou (viu-se nas imagens que tocou mas nunca para o deitar ao chão nem sequer para lhe agredir) que levou salvo erro 3 meses.

      JD

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Novembro 11, 2015 at 8:59 am

      Rui Costa a falta é a favor do Sporting. Arma-se em JJ? JJ meteu um pé dentro do campo se tanto enquanto que o Lito dá cerca de 10 passos lá dentro.
      Pinho

    • Guilherme Loureiro
      Posted Novembro 11, 2015 at 8:43 am

      Há aqui gente a comentar que claramente não viu o jogo. Primeiro, caro Ricardo, antes do penalty, algo é assinalado, talvez fora de jogo, porque se não seria canto para o Arouca. Está tudo certo até aqui? Se uma falta preceder outra, a que é assinalada é a primeira e não a segunda.

      Agora vejamos. Sempre que a bola ia para a zona do banco do Arouca, demorava sempre demasiado tempo para voltar a estar jogável, qual equipa dos distritais. Até os próprios apanha-bolas já estavam instruídos para essa situação, mas pronto.

      O que mais vergonhoso é no meio disto tudo é que, quando é um jogador a por-se deliberadamente à frente da bola para não permitir que se marque uma falta rápido é punido com amarelo, normalmente. Neste caso é um elemento externo ao jogo. Um treinador, que tem que dar o exemplo e a imagem da equipa é que faz esta vergonha?! Não foi somente por-se à frente!! Ele provoca Naldo, tenta agarrar a bola. Mas está tudo maluco para ainda defender esta atitude miserável? Eu pessoalmente já não gostava do seu estilo, mas isto foi deplorável.

      Quanto maior a responsabilidade, maior o castigo se houver asneira!! Concordo com a punição a Naldo porque não se faz, apesat de até aí ter encenado e ainda se sai a rir e a abanar os braços. 2 jogos servem perfeitamente a Naldo. Já Lito, pela sua posição de maior responsabilidade devia ser suspenso e bem mais que os dois dias. 15 dias no mínimo. Até o Fisioterapeuta levou 1,500€ de multa. 40€ é gozo com as pessoas que viram o que se passou e gozar com o Sporting.

    • Rui Costa
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:55 am

      Não deixa o naldo bater o livre? A falta é a favor do Arouca o luto pede amarelo pro João Mario acho eu, arma-se em jj e entra em campo aproxima se de naldo e toca-lhe nada mais , depois afasta se e naldo no calor do momento decide empurrar o treinador adversário , vai fazer falta e o luto é castigado porque entrou em campo , de resto percebe-se o estado de espírito de lito pois minutos antes desse lance tinha havido um pênalti escandaloso na área do Sporting , de realçar que naldo é expulso com duplo amarelo.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Novembro 11, 2015 at 1:25 am

      Sendo que presenciei o jogo, tenho a dizer qie a atitude do Lito foi das mais deploráveis que vi num jogo de futebol. Lito entrou em campo cerca de 4 vezes mas não é o entrar de campo que pensam, que ocorre ppraticado por variados treinadores, o Lito entra MESMO dentro do campo. No lance da expulsão tenta queimar ainda mais tempo e não deixa o Naldo bater o livre. Após isto, é mais do que notável que se atira para o chão e à saída ainda "festeja" puxando pelos adeptos. Já para não falar que no final da primeira parte e num lance da segunda (neste penso que foi outro elemento da equipa técnica) atira a bola para ainda mais longe das 4 linhas com o perfeito propósito de queimar tempo. Sendo un treinador um exemplo para a equipa e a personificação do comportamento ideal destes fica notado que o Lito não merece o respeito que tem no mundo do futebol.
      Para agravar a situação, é multado em 40€ quando há dirigentes/treinadores que por estas razões tem multas muito mais pesadas em campeonatos não nacionais em escalões de formação.
      Pinho

    • afl!
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:43 pm

      Quando dizes que o Tadeia é do Sporting está tudo explicado.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 10:18 pm

      Incrivel como ontem os supostos comentadores imparciais, deixaram passar o penalty escandaloso!
      Quando é o Porto e Benfica é o programa todo a falar do mesmo.
      Merito para o Sporting que alem de controlar a liga com proença, agora controla as televisoes no que toca aos comentadores i,parcias, falo concretamen-te de Rui Santos, Pedro Sousa e Antonio Tadeia. Tudo sportinguistas.

      João Rocha

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:58 pm

      O Naldo foi tão subtil que o penalti nem foi marcado!

      Jorge Miguel

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:33 pm

      Antes, o Jorge Jesus passava a vida dentro de campo. Agora, já é um santo que não sai do banco.
      Mas faz-me confusão como é que o penalti do Naldo (esse sim, o grande escândalo do jogo) é completamente bafejado pela comunicação social. Realmente estes comunicados diários têm os seus efeitos…

      Ricardo

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:25 pm

      Antes de isto acontecer que se saiba nenhuma, não se preocupe?
      E o Lito fez muito mais que "apenas" entra dentro de campo duas vezes.

      FilipeC22

    • Primeiro Último
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:14 pm

      E quantas vezes entra o JJ dentro de campo ?
      Gonçalo Alves

    • hortalica
      Posted Novembro 10, 2015 at 9:01 pm

      o mais ridículo é que isto aconteceu na 4ª ou 5ª vez que o Lito entrou em campo. se o arbitro e, principalmente o 4º arbitro o tivesse chamado à atenção nada disto acontecia.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 8:53 pm

      Faça uma pergunta: Porque que um empurrão é considerado uma agressão e pode dar uma suspensão até dois anos enquanto que algumas entradas assassinas que se vê no futebol são punidas apenas com cartão amarelo ou quando são punidas por vermelho só ficam um ou dois jogos de fora? O que dói mais, um empurrão ou uma entrada com os pintons num dos membros inferiores?

      André Martins

    • bio
      Posted Novembro 10, 2015 at 8:44 pm

      Agarrado a bola?

      Tá giro…

Deixa um comentário