Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Começo por avisar que não vão gostar do que vos vou dizer

O campeonato está decidido. Honra ao Sporting Clube de Portugal, merecido Campeão Nacional. Começa agora a época do balanço e parece-me claro que do outro lado da segunda circular, mora o grande derrotado desta época. As causas são mais que muitas e estão bem identificadas: planificação de época deficiente, contratações desajustadas, treinador casmurro e inflexível, comunicação desastrosa e presidente ausente. Estes temas continuarão a ser desenvolvidos por outros com mais talento que eu, mas aquilo de que hoje vos venho falar é do maior problema que o Benfica tem em mãos.

Todos sabemos que a relação dos adeptos com o Benfica é uma de paixão ardente. Mas ao dia de hoje, esta relação é tóxica.

De um lado temos o clube, representado pela direção, que projeta uma imagem moderna, empreendedora, mas usa os adeptos como mero adereço para exibir nas redes sociais. Não quer realmente saber deles muito para além da bilheteira e do merchandising, não os ouve, quase nada lhes fala e pouco oferece para além de espetáculos de luz e som. O adepto, por sua vez, na ânsia de maior intimidade com o clube e as suas figuras, particularmente aquelas que o defendem em campo todas as semanas, ressente-se. Faz birra, atira foguetes, fica violento. Vai na mesma, compra na mesma, mas de má vontade, batendo o pezinho como uma criança mal-educada, virando as costas à equipa a cada contrariedade. Ambos têm culpa e se alimentam um do outro. É que se a direção hoje é tudo o que os adeptos não querem, não é menos verdade que, há cerca de um ano atrás, esta direção – e este treinador – era aquela que lhes fazia sonhar com uma final da Champions League, mas a verdade é que os vícios, alguns deles antigos, já lá estavam. 

Uma época de sucesso camufla muita coisa, bem como o estado de graça que Rui Costa ainda tinha, mas hoje o ambiente é outro, e se a direção quer reavivar a relação (e assegurar a sua própria continuidade) tem de tomar medidas. Algumas óbvias, que advêm das promessas que a própria fez durante a campanha eleitoral, outras difíceis, como a tolerância zero com adeptos violentos.

Já os adeptos, têm de respirar fundo e focar naquilo que querem. A exigência de que tanto se gabam, não pode resvalar para a estupidez. Os resultados nunca se vão alcançar com trocas sucessivas de treinadores, ou com demissões em massa, muito menos com acessos de raiva contra os jogadores. Preocupa-me muito o discurso que grassa online, particularmente a falta de respeito para com as figuras do clube. Não podemos discordar de Rui Costa sem lhe faltar ao respeito? Onde estava a exigência quando o clube não se despediu condignamente de Luisão, Jardel, e tantos outros? Que amor é este que assobia Rafa e insulta Di Maria?

Bem sei que a paixão tem pouco de lógico, mas apelo a algum resquício de racionalidade que possa restar. Será que a direção vai finalmente enfrentar os problemas de frente, ou vai remeter-se à inação como tem sido seu apanágio?

E os adeptos, será que vão conseguir manter o foco, ou vão começar a dispersar mal comecem os anúncios de novas contratações?

Tem agora a palavra Rui Costa. E a seguir, daqui a cerca de um ano, os adeptos.

Visão do Leitor: Rui Sancho

72 Comentários

  • GabCel
    Posted Maio 7, 2024 at 1:19 pm

    Finalmente algum bom senso

  • Nickles
    Posted Maio 7, 2024 at 1:28 pm

    Acho que é simples, os benfiquistas tiveram duas oportunidades em menos de um ano – 30 de Outubro de 2020 e 9 de Outubro de 2021- para acabar com a mediocridade e decidiram não fazê-lo, portanto têm o clube que merecem. Os que insultam agora em 2025 estão lá no meio dos 80% pois “não há uma oposição forte” ou “o outro é empresário sem provas dadas e só quer é tachos”

    • Mantorras
      Posted Maio 7, 2024 at 1:41 pm

      Tudo tem um fim. Acredita Nickles.

      • Art Vandelay
        Posted Maio 7, 2024 at 2:35 pm

        No Benfica é impossível, até pela vergonha dos mais velhos terem 50 votos… No Benfica 1 velho vale mais que 49 jovens e os velhos não gostam de mudanças mesmo que as coisas estejam mal…

        Portanto basta o Rui Costa meter medo nos velhos, dizer q a oposição são os novos Vale e Azevedo e bla bla que o Vieira sempre usou e pronto estão ganhas as eleições, porque por cada velho apoiante do Rui Costa, são preciosos 51 jovens da oposição, é ridículo e do mais anti-democratico q existe

        • Mantorras
          Posted Maio 8, 2024 at 10:13 am

          Eu sei, mas nao mates assim a minha esperanca. Ha uns dias o Di Maria ia para Miami e levava o Otamendi, e o Schmidt ia para o Bayern, agora o Di quer renovar e o Schmidt comprou uma quinta para desfrutar ate 2026. Eu sei que provavelmente os benfiquistas quererem mudar tera o mesmo fim, mas ate la, vou auto iludir-me prepositadamente.

    • Art Vandelay
      Posted Maio 7, 2024 at 1:44 pm

      Tudo Nickles

    • Gato das Bolas
      Posted Maio 7, 2024 at 8:10 pm

      “mas tem experiência? Cheira-lhes é a dinheiro… Vem tudo atrás do mesmo… Qual é o CV dele? O que é que um gajo das hamburgas percebe de futebol?”
      E por aí fora. E a coisa vai-se mantendo por muitos anos.

    • Fireball
      Posted Maio 7, 2024 at 8:22 pm

      Tu deves ser o Noronha só pode. Que panca. Ele paga-te alguma coisa? Ele nem se lembra que o Benfica existe.

    • Ricardo10_
      Posted Maio 8, 2024 at 2:43 pm

      Duas oportunidades? 9 de outubro de 2021?! Por amor de Deus…E digo isto sendo agnóstico…
      O Noronha até parecia um bom candidato, mas o Francisco Benitez?! Haja um mínimo de noção…

  • OTioVermelhudo
    Posted Maio 7, 2024 at 1:42 pm

    Pois a malta decidiu dar a presidência ao Rui Costa porque este, tipo Bernardo Silva, sempre exalou benfiquismo e até chorou uma vez quando nos marcou um golo.
    Foi mais por aí.
    Não interessa agora bater muito neste ponto, haverá eleições daqui a uns tempos e a galera votará em conformidade.
    ——–
    Relativamente às decisões futebol… bom, o sábio foi embora porque se incompatibilizou com um grupo de jogadores, numa fase em que havia muitas frentes por serem discutidas.
    A saída foi bastante pacífica para quase toda a gente, na medida em que qualquer treinador de jeito faria bem melhor. Entrou o Veríssimo, com bom trabalho na B, mas no campeonato foi sempre a descer com exibições bem medíocres. Afinal o plantel estava mal feito e tinha de vir um gajo para refundar isto.
    ——
    Chega o Rogério, fazem-se uns cortes e compramos Neres e Enzo. Grande trabalho! Agora é um novo ciclo! Melhor treinador das últimas décadas! Agora não se compra por atacado!
    Rui Costa prende o Rogério, para gáudio da malta do coliseu, malta que atirava rubras rosas à passagem do alemão e coiso.
    ———
    Este ano… já é tudo uma treta, Rogério é alucinado tipo o outro que fala com Deuses, Rui sempre foi um pateta. Aliás, já há dúvidas que é benfiquista.
    ———
    Venha daí a próxima época.
    Já estou salivando.
    Mnham mnham mnham!

  • MuchoG
    Posted Maio 7, 2024 at 1:47 pm

    Desde o tetra campeonato que o Benfica é de longe o pior dos 3 grandes em termos de resultados, sendo o que tem mais recursos para gastar na construção da equipa. Não é 1 ou 2 anos, é quase uma década. Rui Costa esteve sempre presente neste período, com diferentes funções, mas sempre com responsabilidades.
    __
    A situação financeira está a piorar devido a gastos extremos que, na grande maioria das vezes, resulta em maus resultados desportivos. Não há sinais de quererem mudar de abordagem, o que é assustador para o futuro do Benfica.
    __
    Rui Costa lançou esta capa de modernidade sobre o seu mandato mas por baixo pouco mudou. Não há resultados da auditoria nem sinal da mudança de estatutos para limitar mandatos, algo que impedira que alguém se perpetuasse na liderança do clube, tal como o seu antecessor.
    __
    Ninguém merece o tratamento que Roger Schmidt e os jogadores sofreram às mãos dos adeptos, infelizmente é um problema transversal ao futebol português que tem de ser atacado pelas autoridades correspondentes.
    __
    Prevejo mais dois mercados de Verão até às eleições com o Benfica a gastar acima do que devia, baseados no populismo e nos nomes grandes para agradar as massas, com mais uma vitória de Rui Costa que se prepara para se perpetuar no poder. Anos negros avistam-se.

  • Art Vandelay
    Posted Maio 7, 2024 at 1:55 pm

    Vou só deixar aqui umas cenas interessantes:
    – 2018 Sporting sofre o ataque a Alcochete, tem um desvairado como presidente, financeiramente está de rastos
    – Por volta dessa altura o Porto entra numa decadência financeira e passa a estar debaixo da alçada da Uefa por não conseguir cumprir o fair play financeiro
    – Conclusão, estamos perante um Porto e Sporting do mais fragilizados que já estiveram neste século

    Resultado:
    – Porto e Sporting ganharam 2 campeonatos e o Benfica ganhou………. 1 ?????

    E a grande maioria dos sócios do Benfica acha isto perfeito e acha que isto não deve ser mudado, acham que é este o rumo e toca de perpetuar esta direção que está lá há 20 anos e daqui a 1 ano até podem ficar a 50 pontos do Sporting e Porto que serão mais 80% de votos e a desculpa vai ser a mesma de sempre, vai ser que “ah mas não há ninguém credível na oposição, e que demonstre ser capaz” ????… Como se os que lá estão há 20 anos fossem credíveis e tivessem mostrado competência ??‍♂️??‍♂️

    Em suma os sócios do Benfica querem este amadorismo e incompetência portanto merecem só vencer 1 Campeonato em 5 e merecem toda esta mediocridade reinante no clube, não só no futebol mas em TUDO…

    Nas modalidades é igual, a única que se safa é o Volei (e apenas no masculino) e graças ao grande treinador que temos, porque no feminino é uma vergonha autêntica, este ano gastaram rios de dinheiro e nem à final four do campeonato foram e nas restantes modalidades também gastamos mais que os outros e somos o saco de pancada de Porto e Sporting

    • Bruno Cunha
      Posted Maio 7, 2024 at 3:49 pm

      Tens que acrescentar o palmarés todo nos últimos 6 anos para realmente se ter noção da gravidade.

      Supertaça – 3 Benfica /2 Porto/ 1 Sporting
      Taça Portugal – 3 Porto/ 1 Braga /1 Sporting + (Porto ou Sporting?)
      Taça Liga – 2 Braga /1 Porto/ 3 Sporting

      Ou seja ganhamos 2 campeonato e 3 taças de pré época nos últimos 24 troféus e já estamos fora da supertaça do próximo ano que vai cair para um dos rivais novamente.

    • SportingFan1906
      Posted Maio 8, 2024 at 4:12 pm

      Um comentário clássico à Kafka de criticar tudo e usar os números de uma forma enviesada para chegar à conclusão que quer: está tudo mal! O pior é que literalmente começa com uma mentira: o Benfica desde 2018 ganhou 2 campeonatos, em 2019 e em 2023, não 1. 2018 foi há 6 anos e desde aí cada um dos grandes ganhou 2 campeonatos: para os sportinguistas isso é ótimo, para os portistas é razoável, para os benfiquistas é o descalabro. Se calhar se fossem mais realistas queixavam-se menos e eram mais felizes.

  • Art Vandelay
    Posted Maio 7, 2024 at 1:59 pm

    Outra coisa onde se vê o completo amadorismo de todo o clube é em plena era tecnológica, não termos umas redes sociais de jeito… A comunicação do Benfica nas redes sociais é patética, numa era em que toda a gente e especialmente dos 40 anos para baixo tem um telemóvel e está 24h por dia ligado à net, o Benfica não exponencia ao máximo essa via das redes sociais…

    É uma falta de visão a todos os níveis, não há a mínima ponta por onde se pegue

  • Mantorras
    Posted Maio 7, 2024 at 2:07 pm

    Houve várias coisas, por parte dos adeptos, que foram demasiado más. A única coisa que peco é que não façam disto a razão pela qual a época correu como correu. Não devia, foi feio, e devemos recriminar sim, mas não vamos desculpar incompetência com estes comportamentos dos adeptos. A maioria dos adeptos não atirou tochas nem cerveja a ninguém. Chamar à atenção e apelar ao bom senso até é algo que a direcção devia fazer. E fazer tudo e mais um par de botas para perseguir, encontrar e banir do estádio a malta que atira tochas aos adeptos rivais. Isto frustra-me que ainda não esteja “resolvido”.
    —-
    Em jeito de brincadeira, apetece-me dizer para não insultarem nem atirarem coisas a ninguém, mas que se tiver que ser, e se for a mim, então atirem-me cerveja.

  • rmatos24
    Posted Maio 7, 2024 at 3:23 pm

    Há uns tempos comentei noutro artigo que, nos últimos anos, apenas senti que o Benfica tinha uma ideia bem definida de projeto quando foi buscar Rui Vitória e rompeu com o investimento que JJ tinha feito nos anos anteriores. E aí, eu sentia que havia um rumo. Baixar o investimento externo, apostar de forma mais vincada nas camadas jovens e contratar de maneira mais criteriosa. E é engraçado que Rui Vitória saiu pela porta pequena da Luz (e percebo que tinha que sair face a tudo o que estava a acontecer na altura da saída), mas nos últimos 10 anos foi o último treinador a ganhar praticamente tudo internamente pelo Benfica. Primeiro ano vence campeonato, taça da liga e vai aos quartos da Champions, no segundo ganha campeonato, taça de portugal, supertaça, meias finais da taça da liga e 1/8 final da champions. Foi também nesta fase que começaram, efetivamente, a sair os jogadores do Seixal por valores consideráveis e a consolidar o Benfica como um clube que vende bem, algo que ainda hoje se mantém. Basta lembrar que não há muito tempo só o Porto é que vendia bem e agora é claramente o que tem mais dificuldades em vender bem, ao contrário do Benfica que continua a vender caro e do Sporting que cada vez mais se cimenta como um clube que vende bem.

    Onde quero chegar com isto é que se as coisas forem bem pensadas e explicadas, os adeptos naturalmente aceitarão melhor. É que o Benfica, desde este período, que anda à procura de sabe-se lá o quê. Passou a mudar de treinador a cada ano de insucesso, foi o Lage que era o next big thing, mas como na segunda época parecia um schmidt mas português, foi despachado. Foi o regresso à megalomania do JJ para salvar LFV de cair nas eleições, com os resultados que todos sabemos. Não falo do Veríssimo que foi para tapar buracos, até que chegamos a Roger Schmidt. E o Roger não aparentava ser a coisa do projeto, mas dava ideia que o foram buscar pela filosofia que por norma ele traz consigo. E até aí tudo bem. Assenta num futebol pressionante e atrativo que fez explodir a onda vermelha novamente na época passada, com exibições brutais e a sonhar com um resultado histórico na Champions. Segunda época, por tudo o que já foi falado aqui no artigo e todos querem ver Roger out.

    E isto está a tornar-se cíclico. E sinceramente não me parece que vá resolver aquilo que o Benfica tem sido nos últimos anos. O Benfica há quase 10 anos que tem apenas 2 campeonatos. Taças nem vê-las (não estou a considerar supertaças). E é isto que me preocupa. Esta falta de planeamento, de ideia futura, aquilo que senti na fase do Rui Vitória (não estou a dizer que Rui Vitória era treinador para o Benfica, mas sentia que havia um caminho). Creio que terá que haver sobretudo uma reflexão. O Benfica gasta muito e não tem tido resultados do investimento. Então, algo está mal, isso é óbvio. Gostava que Rui Costa se chegasse à frente e não desse entrevistas de atirar areia para os olhos. Gostava que ele mostrasse o que acha que será o futuro para o Benfica, futuro a médio / longo prazo (se é que existe). Muita gente gozava com os “10 anos à frente” que LFV invocava, mas ele tinha essa ambição (obviamente que foi gozado e a forma como fez as coisas todos sabemos), mas tinha a ideia e queria concretizá-la. Atualmente não sinto que haja sequer uma ideia.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Maio 7, 2024 at 4:31 pm

      O Benfica também tem de entender que não pode vender jogadores por 80 M, trazer substitutos por 30, e achar que isso são contratações pornograficas que têm de dar retorno estratosférico. Não, se o substituto do Ramos custou menos de metade, é provável que jogue menos de metade, pelo menos no imediato.

      • Art Vandelay
        Posted Maio 7, 2024 at 6:52 pm

        O substituto do Ramos é gordo

        Queres maior prova de falta de profissionalismo que um atleta profissional ser gordo? Qual foi a parte da barriga do Cabral que a estrutura não reparou antes de o contratar? Ou é normal contratar jogadores que não são profissionais, focados e dedicados à sua profissão?

        • 2DedosDeTesta_
          Posted Maio 7, 2024 at 9:43 pm

          Hahahahahaha que saudades ?

        • Ricardo10_
          Posted Maio 8, 2024 at 2:36 pm

          Gordo não, obeso.
          Ainda assim jogou menos que o gordalhufo do Taremi e marcou mais golos, e jogou muito menos que o Galeno e marcou quase o mesmo número de golos. Se fosse magro tinha sido bota de ouro.

    • offtopicguy93
      Posted Maio 7, 2024 at 7:22 pm

      Como assim não há resultados se temos 6 dos últimos 10 campeonatos? Se nos últimos 10 anos chegámos por 3x aos quartos da champions, e outras tantas aos oitavos. Há 12 anos fomos a 2 finais europeias seguidas… se há coisa que temos tido é resultados, agora tudo o que disseste na análise ao roger e ao benfica desta época está corretíssimo

      • rmatos24
        Posted Maio 8, 2024 at 10:02 am

        Mas assim até me estás a dar razão. Sim, temos 6 dos últimos 10 campeonatos, mas desde a saída do Rui Vitória (e a tal ideia de projeto que parecia haver) temos 2, o do Lage e o do Schmidt. E eu foquei-me a partir desse período, não falei no que foi conquistado pelo JJ e bem, que foi um grande período do Benfica em termos de resultados internos e prestações europeias, nada a dizer aí. A minha análise foi mais para aquilo que aconteceu no pós Rui Vitória, em que o Benfica oscilou muito mais em termos de resultados internos e externos, tem tido mais dificuldade em estabilizar época após época.

    • Mantorras
      Posted Maio 8, 2024 at 9:05 am

      O projecto desportivo actual do Benfica e fazer os seus jogadores felizes. Isso e que importa. Primeiro vamos ver se o Di quer ficar, ou se o Otamendi quer ficar, ou se o Rafa quer ficar, ou se o treinador quer ficar. Depois de sabermos o que eles querem, entao vamos arranjar ai umas contratacoes para girarem a volta deles. Ah, e um lesionado cronico do PSG, claro. Para o ano cheira-me a Renato Sanches.

  • porra33
    Posted Maio 7, 2024 at 3:28 pm

    Antes de ir ao tema dos adeptos vou fazer um balanço da época.
    1: É anormal o Benfica não ganhar nada? Infelizmente não.
    2: É anormal o Benfica não ganhar nada depois de ter sido campeão e de ter acedido a todos os pedidos do treinador? É.
    3: É anormal um treinador que está perdido e distante manter-se colado a um contrato milionário que lhe ofereceram? Não. Todos temos grande moral quando lidamos com trocos, com milhões temos mais dúvidas.
    4: É anormal terem oferecido um contrato milionário sem nexo a um treinador? Não e é um problema que continua a ser repetido de forma estúpida.
    5: É anormal um clube ter votos que valem 50 enquanto que outros valem 1, ou ter blocos de betão com máquinas de cerveja e adereços que valem 50 votos ou o que é também? Não, mas os sócios acham que sim.
    .
    Posto isto, no cartório das culpas da época do Benfica estão:
    Os sócios que aprovam estes estatutos obscenos que impedem qualquer mudança democrática no suposto clube do povo. A direcção que erra forte e feio e continua-se a passar paninhos quentes e finalmente o treinador que é um agarrado ao tacho sem plano B nem capacidade de leitura de jogo, que não consegue voltar a montar uma máquina como a que montou no início apesar de lhe terem sido dadas todas as condições para isso. Contratações inapropriadas (Jurasek, Bernat, Cabral e Kokcu à cabeça) péssima gestão da equipa (insistência em Morato a defesa esquerda, João Mário ad eternum, Di Maria e Rafa sempre com 90 minutos, banco de Arthur após vários jogos a marcar, insistência em Rafa quando a época acabou para ele, péssima gestão do caso Odysseas) e declarações absurdas.
    Posto isto e perante as condicionantes Schmidt deverá continuar, espero que sem reforços. Ele que ponha a equipa a render. E Schmidt continuar é um problema da direcção que lhe ofereceu um contrato obsceno. E a culpa da actual direcção burguesa lá estar é dos sócios que acham normais os estatutos antidemocráticos que se mantêm. O Benfica tem o que merece.
    .
    Indo agora à questão dos adeptos tenho uma opinião bem firme sobre o assunto. O dever do adepto que vai ao estádio é só um: apoiar ao máximo a equipa e empurrá-la para a frente. Ser o 12º jogador. Todos os outros que acham que ir ao estádio é ir à opera ao ar livre com frio ou descarregar raiva estão pura e simplesmente errados e o seu lugar é no sofá. Independentemente de serem sócios há 50 anos e irem ao estádio desde os 3. Estão errados, ponto. É raro o estádio da Luz ter verdadeiramente um ambiente empolgante de apoio à equipa, acontece em meia dúzia de jogos importantes. Os adeptos esta época mostraram-se particularmente estúpidos, além dos broncos das tochas, passámos a ter os suprassumos que querem ir fazer substituições e insultar e atirar coisas aos jogadores. Nada como esses para puxar uma equipa para a frente. Até tem razão em desesperar com o trabalho de Schmidt mas não é nos 90 minutos de jogo que se mostra esse desagrado. E assobiar uma equipa que ganha mesmo jogando mal e porcamente não é normal. Se viesse para cá o City não ia ganhar todos os jogos 5-0 e seria anormal assobiarem os jogadores se só ganhassem 3-1.
    Muito vai mal para os lados da Luz e a mudança é muito difícil portanto há que relativizar e não sofrer tanto porque quem manda é quem tem poder (sócios e direcção) está-se pouco nas tintas para os benfiquistas comuns.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Maio 7, 2024 at 4:25 pm

      Volto só a lembrar que, se cada voto valesse o mesmo, o Rui Costa teria tido a mesma percentagem que teve. Não é especulação, é ir aos resultados, que são públicos, e fazer as contas, que são simples.
      É preciso dizer isto, porque está instalada a ideia de que os sócios querem mudar mas há uns ‘velhos’ que não deixam. É uma ideia tanto preconceituosa como errada.

      • Art Vandelay
        Posted Maio 7, 2024 at 4:54 pm

        Que votos? Aqueles que foram postos numa caixa dentro de um Renault e que desapareceram? Que nem sequer foi a polícia a transportar os votos?

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Maio 7, 2024 at 7:50 pm

          Os mesmos que já seriam bons se gostasses do resultado.

        • Gato das Bolas
          Posted Maio 7, 2024 at 8:02 pm

          Esses foram nas eleições anteriores, mas sim, das coisas mais vergonhosas que já se viu. Foram umas eleições completamente surreais, demasiado más para um clube desta dimensão

        • Fireball
          Posted Maio 7, 2024 at 8:16 pm

          Confesso que enquanto benfiquista me incomoda bastante essa ideia trumpista (ou se quisermos olhar para o vizinho, brunista) que vejo no seio dos sócios de que se o resultado eleitoral não é do meu agrado, é porque houve fraude.

      • porra33
        Posted Maio 9, 2024 at 8:42 am

        Mas o facto de ser uma situação possível não é concebível a diferença é demasiado grande.

    • Zerobola
      Posted Maio 8, 2024 at 2:35 pm

      Deixar bem claro que os 50 votos são merecido se passas um vida inteira a sacrificar pra pagar quotas a tempo e tens todo em dia é mais que justo teres direito a votar por mais que alguém que é sócio apenas alguns anos . Se 1 socio 1 voto fosse a política qual o encentivo a ser sócio és sócio uns anos paras voltas a fazer sócio és sócio só pra quando interresa . Juventude isto é o Benfica não só em Lisboa que existem sócios por causa da compra do Red pass . A muito sócios que não conseguem ir ver os jogos mas o amor ao Benfica pagam as quotas . Agora as casas do Benfica concordo têm de ser revisto

      • Ricardo10_
        Posted Maio 8, 2024 at 3:35 pm

        Era lindo termos uma Cristina Ferreira ou um influencer qualquer com centenas de milhares de seguidores, candidatar-se à presidência do Benfica e a pedir aos seus “fãs” para votarem…

      • porra33
        Posted Maio 9, 2024 at 8:47 am

        Compreendo o ponto de vista dos sócios que pagam cotas há mais tempo mas a diferença é demasiado grande. No máximo deveriam valer 10 votos. Para derrotar 1000 votantes não podem ser precisos 50001 votantes, 10001 já seria um número mais razoável. E certo que o problema que apontas é real, iriam muitos só fazer-se sócios para votar. Aí teria que se condicionar a votação a sócios com mais de 2 ou 3 anos seguidos de cotas em dia por exemplo

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 7, 2024 at 4:00 pm

    É caso para perguntar onde páram os mais de MIL MILHÕES de euros de receitas só em transferências na última década??

  • DNowitzki
    Posted Maio 7, 2024 at 6:18 pm

    Outrora, houve JJ, Ederson, Semedo, Garay, Matic, Gaitan, Jonas, Cardoso, Enzo (o outro). Agora, há o quê? Um Schmidt, uns putos bons ou muito bons, umas primas-donas e umas contratações lesivas do clube.
    Está malta está no Benfica para se servir, e não quero dizer que seja para roubar, mas por ego, vaidade, etc. O Rui Costa é um nulo e cobarde, porque não dá a cara. O ano passado, aparecia nos pavilhões sempre em foco; este ano, ou não se vê ou anda meio escondido.
    Há uma medalha que vou sempre ostentar: nunca votei em Vieira e nunca gostei dele. E também não votei em Rui Costa. Mas, como não se acerta sempre, quando Rui Rangel apareceu em cena, olhei para ele com esperança. Cruz credo!
    Sabem quem foi dos poucos que não se deixou comprar? Nuno Gomes. O único que disse não a Vieira. O resto, de opositor, foi comer-lhe na mão.
    Depois de Jorge de Brito e João Santos, o Benfica teve Damásio, Azevedo, Vilarinho, Vieira e Costa. Quem não gostaria de ter a foto emoldurada deste laranjal?

  • Meshuggah_SLB
    Posted Maio 7, 2024 at 9:58 pm

    No Benfica tudo é catastrófico ou estratosférico, nunca há meio termo.

    Às vezes acho que não pode haver clube no mundo com adeptos mais exigentes do que nós. Isto é uma hipérbole, claro, mas há algo de esquizofrénico que nos assola.

    Uma coisa que nunca ninguém fala é que a herança do nosso clube é pesada.
    É uma herança magnífica e linda, mas em bom rigor os nossos grandes sucessos têm 30 ou mais anos e estamos sempre a exigir um Benfica novamente gigante a nível de domínio nacional e internacional quando o futebol português e europeu mudou.

    Na nossa história tudo começou a dar para o torto em meados dos anos 90 e nos últimos 30 anos fomos maioritariamente governados por corruptos, incompetentes e pessoas que se serviram do Benfica e isso deixa marcas.

    Nesses últimos 30 anos tivemos uns primeiros 10/15 absurdamente pavorosos – 1995 a 2009, mais ou menos – pontuados por um Campeonato, uns quartos de final da Champions e 2 Taças.

    Nos 15 seguintes reergueu-se o clube a meio gás, com 7 Campeonatos, 3 quartos de final da Champions, 1 oitavos de final da Champions, 2 finais da LE e outra meia final da LE. Muitas Taças da Liga nos primeiros anos e só mais 2 Taças.

    Vieira até capitalizou nisso, porque JJ foi como que digamos o obreiro do “regresso” e Vieira foi a correr buscar o homem para se salvar numa altura em que a popularidade já estava no lodo.

    Mas o que quero dizer com isto?

    1) Nós queremos tudo, mas o mais importante seria em primeiro lugar o regresso da mística, o Benfica devia ter pessoas competentes na estrutura coadjuvadas por lendas do Benfica e pessoas que podem mostrar a quem chega o que é o Benfica.

    2) Não antecipo funerais, o Benfica já esteve melhor, mas também já esteve muito pior. Eu quero mais, muito mais (também não votei em Vieira e em Costa), mas o Benfica continua, para já e atendendo aos últimos 15 anos, a ser a equipa que conquistou metade dos campeonatos em Portugal, em metade desses anos também teve boas prestações europeias e, diria até, também em metade desses anos praticou bom futebol (mais à Benfica, vá).

    Também nestes 15 anos já perdi a conta às vendas estratosféricas, aos jogadores jovens que lançámos (ultrapassamos o Sporting nesse aspeto) e aos craques que fomos lançando e que já brilharam ao mais alto nível europeu.

    3) Aqui chega a apreciação dos treinadores dos últimos 15 anos, nomeadamente Jorge Jesus, RV, Lage e Schmidt.

    Começando por Jesus, o mesmo começa bem, tem três anos fracos a nível nacional, coroados pelo terror do final da época 2012/2013. Aí, o que fez Vieira? Provavelmente a única boa decisão e que beneficiou o Benfica em toda a sua presidência: quando era fácil despedir JJ (ainda para mais perante os adeptos), olha para o balanço do que ele tinha feito, segura-o, e JJ é bi campeão, ganha a Taça e chega a outra final da LE. O que quero dizer com isto é que pelos adeptos tinha-se rasgado tudo e começado do zero, mas segurar um treinador que conhecia a casa e o futebol português compensou.

    Passando para Rui Vitória, que tantos gozam apelidando de Rui Derrota, o homem podia não ser um génio, nem tão pouco um mago da tática, mas caramba, algo o homem tinha, porque agregou a equipa à sua volta, depois de um início horrível, e parte para 2 anos de muitos sucessos (na proporção de tempo, em resultados, é dos melhores treinadores que até tivemos nas últimas décadas). Como é recordado pelos benfiquistas? Como o homem que fez 0 pontos na Champions. Eu sei que isto é horrível, mas é tudo o que se lembra do homem.

    Por fim, Lage e Schmidt, porque há um certo paralelismo. Numa primeira época é um futebol arrasador, para depois na segunda época ser um desastre, em que jogadores parece que desaprendem, andam à deriva e animadamente de rastos. Mas em seu tempo, deram muitas alegrias.

    Vem, então, o ponto do meu comentário: nós rapidamente esquecemos o bom e só vemos o mau. E por muito maus que sejam os dirigentes, nós também viramos as costas à equipa e queremos sempre o ano 0. Esqueçam, o Benfica tem competidores diretos que trabalham cada vez melhor, dificilmente ganha a Champions tão cedo, e não é possível praticar sistematicamente o melhor futebol da Europa. Podemos e devemos exigir mais dos treinadores e dos jogadores, mas também logo ao mínimo sinal negativo, é tudo péssimo e já ninguém presta.

    Nos últimos anos li tantas vezes que figuras como Schmidt, Rafa, Grimaldo, Otamendi eram os maiores, como também devo ter lido igual número de vezes que eram os piores, tanto davam para ser campeões europeus como já só davam para lutar permanência. Estou novamente a hiperbolizar, mas acho que se percebe o ponto. Num ano queremos renovar eternamente com um jogador, como no ano a seguir pagamos para o levarem daqui para fora. A última novidade é Grimaldo, ano sim, ano não devem ter pedido a saída dele enquanto cá esteve. Agora, julgar por certos comentários, é unanimemente o maior LE do mundo esta época, que venha a bola de ouro. Parvo o Benfica que não lhe pagou milhões de euros para ficar (mas no fim de 2022/2023, claro, porque no fim de 2021/2022 o homem era péssimo e não sabia defender).

    No fundo, quase parecemos o Sporting pré Varandas: equipa sempre debaixo de fogo, a cada ano é rasgar tudo, despedir o treinador e contratar novo meio plantel.

    Se jogamos bem, até falam em finais da Champions; se do nada jogamos mal, são todos uma porcaria, não valem nada, bando de parasitas no clube, balneário minado por primas donas e gangues, etc. Percebem a minha ideia, decerto.

    Por isso, deixo os meus 50 cêntimos: o Benfica precisa, isso sim, se um substituto que nunca chegou para o José Boto no scouting; o plantel do Benfica tem enorme qualidade em geral, precisa de acertos, nomeadamente nas laterais e ponta de lança ao estilo do Schmidt e com isto acredito que o treinador pode recuperar a sua melhor versão; os jogadores precisam de uma época do zero com confiança; o clube deve deixar sair os mais velhos que já não acrescentam.

    Falamos de mais ou menos 5 entradas e 5 saídas.

    Termino ilustrando com Amorim: no ano passado ficou em 4.°, é que nem foi 3.°, foi mesmo atrás do Braga de Artur Jorge. Mas Varandas definiu o caminho, manteve a aposta com serenidade, e bastou um Hjulmand e um Gyokeres, mais um treinador calmo e confiante para dar a volta ao texto. Não foi meio plantel, foram 2 jogadores (um deles absolutamente extraordinário, mas pensem que isso até compensa por ter que levar com colegas como Esgaio, que baixam a média, ou mesmo com GRs nada de especial).

    Não há nenhuma catástrofe à vista, por muito que vários queiram sempre dizer que “sempre avisaram”, que o Benfica vai lutar pelo 3.° lugar, que o Porto e o Sporting agora é que é. Quem sabe se p Porto e o Sporting não estão a um menos Conceição e menos um Amorim de piorar. Ninguém sabe e essa é a magia do futebol.

    Eu pago quotas, amo o Benfica, desespero com maus jogos a fio e com jogadores que não suam a camisola que envergam.

    Mas muita calma, acima de tudo. A partir da pré época, se se mantiver Schmidt, é preciso dar apoio à equipa e depois logo se vê.

    Teremos o direito de criticar, temos o direito de opinar e participar ativamente na vida do clube e os jogadores, treinadores e dirigentes podem e devem ouvir. Mas figuras como as que aconteceram esta época também é demais.

    • rmatos24
      Posted Maio 8, 2024 at 9:40 am

      Excelente comentário.

    • pogagnolo
      Posted Maio 8, 2024 at 11:16 am

      Obrigado pelo comentário. É bom poder rever-me nas palavras de outros Benfiquistas como tu. Parabéns.

      Um pequeno acrescento, eu acho que assim como encontrar um substituto do José Boto, outra das prioridades seria a de democratizar o clube (ex., um voto por pessoa), para que não tão cedo voltemos a cair em regimes totalitários estilo LFV, e RC. Os sócios têm de forcar isto nas próximas assembleias, senão corre o rico de ficar esquecido.

      • Meshuggah_SLB
        Posted Maio 9, 2024 at 7:24 am

        Popagnolo,

        Concordo, isso é outra coisa extremamente arcaica e que não faz sentido nenhum… Se bem que, embora não tenha total certeza, não sei se Rui Costa não tinha à mesma os votos da maior parte das pessoas, eu julgo que sim. Ele é uma lenda do clube e não tenho dúvidas que realmente ama o Benfica, mas acho que como presidente as pessoas se agarram meramente a isso, quando o facto de ele ter sido grande jogador e ser benfiquista não o torna mais apto a estar à frente do clube (como se viu na falta de proteção da equipa esta época, também nunca veio falar).

    • Pyros
      Posted Maio 8, 2024 at 1:25 pm

      Bom comentário, mas só uma pequena nota:

      Não é Sporting pré Varandas, é Sporting pré Amorim. O BDC, independentemente dos seus defeitos, sempre soube contratar treinadores (bom, enquanto o aturavam), e, que me lembre, só teve 3 treinadores: Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus (vou descontar o sérvio que esteve 4 dias). Isto em 5 anos.

      Já o Varandas teve 3 (maus) treinadores em ano e meio, até acertar com o Ruben – não é só com Gyokeres que se faz o sucesso (mas também) :).

      • Meshuggah_SLB
        Posted Maio 9, 2024 at 7:25 am

        Pyros,

        Bem visto, realmente Amorim é que acabou por dar estabilidade a Varandas! Foi um all in cheio.

        E também bem lembrado, realmente o BdC, sendo um lunático absoluto, até tinha jeito a identificar treinadores (já me tinha era esquecido da novela Mihajlovic haha).

    • Mantorras
      Posted Maio 8, 2024 at 2:23 pm

      1. Concordo com a maior parte do que dizes. Lúcido, bem explicado, e acima de tudo coerente.
      2. Quem viu as entrevistas do Boto sabe que quem manda nas contratações não é o scouting (até certo ponto isso “acontece”, mas fazerem o inverso do que o scouting diz é demais).
      3. Ter um projecto desportivo é o que determinará os perfis para scouting e treinador. Neste momento não existe: o Benfica não sabe o que quer porque o que quer é agradar à maioria e manter os cargos.
      4. Aquando das 1500 buscas, emails, vouchers, etc, começou mais a sério esta divisão, este “não sabe o que quer”. Alguns queriam limpeza total, incompatível com manter a direcção reinante, mesmo com outro à cabeça, outros queriam ganhar, seja como for.
      5. A primeira tentativa falhou por medo. Não se limpou nada (digo eu), ou fez-se muito pouco, e acho que essa confirmação da “não mudança” partiu ainda mais as águas. Os resultados também não acompanharam e vem aí nova decisão. Há nova oportunidade para ajudarem o clube. Querem limpeza ou vendem-se por mais 2 ou 3 títulos?
      —-
      Quanto ao próximo ano, sou dos que não acredita mais no Roger. Acho que vai continuar, e dirão que houve “coragem para o manter”, mas parece-me que é apenas uma conta muito alta para pagar já. Se continuar, claro que vai ser apoiado, não começa o ano de folha limpa, mas as pessoas irão sempre começar por apoiar. Vejo na manutenção do treinador o mesmo que vejo na continuidade do Di Maria. O que a direcção queria era que tomassem a decisão “certa” por eles, que o Roger quisesse ir para outro clube e alguém o pescasse, e o Di, que não quisesse renovar, mas não seremos nós a fazer a desfeita se querem ficar. “Cola-se” o projecto desportivo à volta da felicidade dele e vê-se no que dá. A decisão não é tomada pelo clube e comunicada/imposta pelo clube, isso seria ter um rumo, mas no Benfica há demasiadas dúvidas e as decisões vão sendo adequadas a contextos, mesmo quando eles pensam que isso não era o ideal.
      —-
      E agora vou ouvir o Nothing, porque não há melhor banda para me concentrar xD

      • Meshuggah_SLB
        Posted Maio 9, 2024 at 7:43 am

        Mantorras,

        Concordo contigo, há muito populismo no Benfica, presidentes tomam decisões em função de animar os benfiquistas e não daquilo que é bom para o clube e em função de um projeto desportivo.

        Grande exemplo é Di Maria, contratado para emoção dos benfiquistas, sem se ver se faria sentido no modelo de jogo do treinador (que em todo o caso, devia ter gerido melhor o jogador).

        Por outro lado, eternizamos determinados jogadores numa espécie de gratidão eterna quando já não acrescentam nada, parece que ficamos reféns de determinadas figuras…

        P.S. – bom gosto e grande álbum, esse e o Catch 33 são excelentes para concentração :D

        • Mantorras
          Posted Maio 9, 2024 at 10:38 am

          O populismo nao vai a lado nenhum enquanto resultar, e resultar ou nao depende dos votos. Esta unica e exclusivamente na mao dos socios, primeiro forcar a alteracao dos estatutos(?) para que os votos passem todos a valer o mesmo, e depois utilizar o seu.
          PS: O Catch33 e uma masterpiece e meshuggah sao a minha “go to band” quando me quero concentrar. Nem toda a gente entende isso, mas e bom saber que nao sou o unico xD

      • porra33
        Posted Maio 9, 2024 at 9:03 am

        Bom comentário a complementar o original! Apesar de haver algumas coisas com que eu não concordo especialmente na imagem dos outros treinadores do Benfica acho que escreveram coisas construtivas

  • 123daSilva4
    Posted Maio 7, 2024 at 10:21 pm

    Tanto arauto da desgraça.. Houve incompetência no scouting, se em vez de Authur, Kokçu e Jurasek, tivessem feito aquisições acertadas, tipo Sporting e mesmo o próprio Benfica no ano passado, ninguém falava destes mil e um problemas que pelos vistos existem.
    Nem queria ir por aqui, mas imaginem que Gonçalo Ramos é vendido em Maio e não em Agosto, compravam Gyokeres em vez do o Sporting, estes testamentos de críticas ainda existiam? Nop..

    • Mike-UK
      Posted Maio 8, 2024 at 8:56 am

      Totalmente de acordo.
      As pessoas insistem em analisar aquilo que se passou e recusam-se, por serem casmurras e irracionais, em especular sobre o que podia ter corrido bem, fantasiando sobre uma realidade em que erros não teriam sido cometidos.
      O mundo seria um lugar bem melhor se vivêssemos todos no “what if” em vez desta palermice do “what now”.
      Enfim

    • bong0
      Posted Maio 8, 2024 at 10:04 am

      Tantas linhas para dizeres: “se os problemas não existissem, ninguém falava deles…”

    • Niall joaQuinn
      Posted Maio 8, 2024 at 11:09 am

      Isto é um bocadinho como dizer que “se não fossem incompetentes, eram competentes” ou “se não tivéssemos sido maus, éramos bons”, mas tudo certo.

    • LevonAronian
      Posted Maio 8, 2024 at 12:40 pm

      É tudo isso, mas ao contrário.
      Há muitos problemas de fundo no Benfica, que ficam escondidos com bons resultados, quando as coisas correm mal a contestação se calhar acaba por ser desproporcionada porque é o libertar de muita coisa que vem sendo acumulada.

    • Art Vandelay
      Posted Maio 8, 2024 at 1:36 pm

      Ninguém falava? Vai lá ver bem

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 8, 2024 at 3:19 pm

      Sim. Se o Benfica não tivesse sido incompetente, tinha sido competente.
      É isso.

  • Niall joaQuinn
    Posted Maio 8, 2024 at 11:13 am

    Tanto diagnóstico e ninguém diz o óbvio: a principal causa do insucesso do Benfica foi ter apanhado um Sporting que, em condições normais, fará 90 pontos no campeonato.
    Para ser campeão o Benfica teria de fazer o que nunca conseguiu: 91 pontos.

    • Art Vandelay
      Posted Maio 8, 2024 at 1:35 pm

      Errado, isso é olhar para o resultado em vez de olhar para o processo…o processo está horrível e cada vez mais amador, independentemente de ter ganho ou perdido

      • Niall joaQuinn
        Posted Maio 8, 2024 at 5:48 pm

        O sucesso do processo mede-se pelo resultado.
        E nunca houve um “processo” no Benfica que valesse 91 pontos.
        O Benfica podia ter acertado muito mais em todas as decisões desportivas e de gestão e podia até ter feito a época com mais pontos de sempre e, ainda assim, ser insuficiente.
        A principal causa do insucesso do Benfica foi a época excepcionalmente competente do Sporting e isso parece-me óbvio.

    • Ricardo10_
      Posted Maio 8, 2024 at 2:29 pm

      Bonitas contas, vamos todos esquecer que o Roger “deixou” o Sporting ganhar em Alvalade e que assim o Sporting no máximo fazia 87 pontos.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 8, 2024 at 3:18 pm

        Deixou o Sporting ganhar em Alvalade, tal como deixou o Farense empatar na Luz. O Estrela também deixou o Benfica ganhar na Amadora? O Sporting também deixou o Benfica ganhar na Luz?
        .
        O teu foco está no Benfica, é natural porque és adepto. Agora, deixar ganhar os outros é mais do mesmo que foi aqui falado: é mais confortável (ou menos doloroso não sei) atribuir demérito ao nosso clube do que atribuir mérito aos outros. Isto não é válido para ti apenas, há muitos sportinguistas que atribuem demérito ao Sporting, por exemplo no campeonato de 2015/2016 porque o Ruiz falhou um golo cantado, mas pouca gente se lembrou de atribuir mérito ao Benfica, é que o Sporting para ser campeão nesse ano também tinha de fazer algo que nunca conseguiu: 88 pontos.
        .
        Uma eventual vitória do SLB em Alvalade não chegava para o Benfica ser campeão, mesmo que tivessem vencido o Famalicão.

        • Ricardo10_
          Posted Maio 8, 2024 at 5:10 pm

          Quando eu disse que “deixou” ganhar, referia-me a ter as mãos nos bolsos enquanto via o Sporting a ir para cima de uma equipa morta. Os campeonatos não se resumem a 1 jogo, eu não disse que se o Benfica vencesse em Alvalade seria campeão, o que quis dizer é que quando se diz que o Benfica tinha de fazer 91 pontos porque o Sporting provavelmente vai fazer 90, é meio falacioso. Se o Sporting fizer 90 pontos, 3 desses pontos são desse jogo que o Benfica tinha obrigação de ganhar, e que infelizmente por causa do seu treinador, arriscou-se a não ganhar e pior do que isso, perdeu.

          • Niall joaQuinn
            Posted Maio 8, 2024 at 10:52 pm

            Mesmo se o Sporting fizesse 87, o Benfica tinha que igualar a melhor pontuação de sempre para ser campeão. Isto não é falacioso. É o mais objetivo possível.
            O principal problema do Benfica é o mérito do Sporting (o que não quer dizer, como é óbvio, que não haja outros problemas).

          • Andre Filipe
            Posted Maio 9, 2024 at 7:06 am

            O Benfica tinha obrigação de ganhar em Alvalade contra o melhor Sporting de sempre? As coisas que se lêem.

            • Ricardo10_
              Posted Maio 9, 2024 at 9:38 am

              Alguém que diz “o melhor Sporting de sempre” e depois diz “As coisas que se leem.” Lindo!
              O Benfica tinha a obrigação de ganhar ao Sporting se queria ser campeão, tal como o Sporting tinha a obrigação de ganhar ao Benfica! Qual é a dúvida? Mas que idade é que esta gente tem? Parecem crianças, tem de se explicar tudo.

      • Rocha Mexicano
        Posted Maio 8, 2024 at 3:39 pm

        Ahahahah tão melhores as tuas contas, em que o Sporting passa de ganhar o jogo para o perder sem passar sequer pela casa de partida! Obviamente, toda a gente viu… Claro que “deixou” o Sporting ganhar, porque o Benfica é tão superior que de outra forma seria impossível! O mesmo se aplica à taça de Portugal claro. Vai lá lanchar que o teu mal é fome ???????

      • Miguel Lopes
        Posted Maio 8, 2024 at 7:23 pm

        Também podias dizer que o Amorim deixou o Benfica ganhar na Luz….

  • Artur Trindade
    Posted Maio 8, 2024 at 2:10 pm

    Se Roger tem saído no último Agosto, veríamos aqui os adeptos benfiquistas a malhar no Rui Costa, por ter sido responsável pela saída do técnico bestial.
    Tendo Rui Costa feito o que devia, contratar e manter Roger, temos os mesmos adeptos a malhar no Rui Costa, se este não correr com a besta Roger.
    Um ciclo normal na vida de um treinador, de bestial a besta.

    • Mantorras
      Posted Maio 9, 2024 at 10:13 am

      Futurismos imaginarios para atacar “os benfiquistas”?
      Artur, o Roger tinha contrato. O RC renovou-o e isso mudou muito pouco, porque ele tinha ainda mais 2 anos.
      —-
      Ja agora, a critica que se lhe fez foi ter renovado antes do ciclo “Inter e Porto”, e nao no verao, quando a epoca estava a terminar e podia perfeitamente deixar terminar. E sabes que mais? Depois daquele finalzinho, ja nem o RC ia ocm tanta vontade de renovar, como ja ninguem lhe pegava, porque comecou-se a ver logo que nao era aquilo tudo. Esta e a realidade.

      • Artur Trindade
        Posted Maio 9, 2024 at 5:01 pm

        Quem encontra um treinador maravilha, como claramente o Benfica tinha encontrado até ao momento da renovação, renova com ele por 5/10 anos, porque simplesmente não te passa pela cabeça despedir um técnico, em quem não encontraste defeitos, só grandes qualidades (até aquele momento).
        Eu renovaria com Amorim por 10 anos, em qualquer dia, dos 4 anos e meio em que ele está no Sporting, cláusula alta, e apenas sai se for a sua vontade.
        Os adeptos benfiquistas não são diferentes dos outros, talvez por vezes estranhamente exigentes, campeões ainda não faz 1 ano, e com um ano bem razoável nas pontuações, menos em exibições, mas não me parece caso para ser chutado, tirando aqueles maus tratos dos adeptos irrascíveis, ao que o alemão responde como alemão. Isso é que faz a mossa maior, e provavelmente vai ditar o despedimento.
        Mas parece-me um caso de deitarem fora o menino, com a água do banho.

        • Mantorras
          Posted Maio 10, 2024 at 8:49 am

          Simplesmente nao. Nao e assim, nao concordo e nao tem assim nenhum segredo misterioso. Ele comeu sono a epoca toda, foi sempre pior te-lo no banco do que tirar o 11 por sorteio, e quando assim e, e natural que nao gostem dele. O resto sao cantigas.

  • Ricardo10_
    Posted Maio 8, 2024 at 2:20 pm

    Não sei o que será pior, se aqueles que acham que as equipas têm de mudar de treinador todos os anos quando não vencem, ou se aqueles que acham que os treinadores se devem manter, quando está mais do que visto que nunca vão deixar de cometer os mesmo erros básicos que cometem, porque esses erros são o reflexo das suas personalidades egocêntricas e teimosas.
    O Benfica tem problemas, alguns têm vários anos e outros são recentes, tal como o Porto e o Sporting. Problemas esses que são muitas vezes criados por má gestão. Se mandar o treinador embora é radical, o que dizer de quem quer eleições? Querem correr com o Rui Costa para quê? Vão lá meter quem? Quem serão os candidatos? Vai ser o Ricardo Araújo Pereira o presidente? O António Costa? O Medina? Hoje em dia todos têm teorias e todos são filósofos, ninguém quer parecer básico e apontar os erros de forma simples e directa. O grande e óbvio culpado da época desportiva do Benfica é Roger Schmidt e torna-se inacreditável as voltas que dão para camuflar este facto. É o único culpado? Claro que não, mas é o principal e de longe! Claro que Rui Costa tem culpa de ter renovado o contrato do alemão, claro que os adeptos que endeusaram o treinador pela época passada também têm culpa, mas o principio do fim não foi esta época, mas sim o final da época passada! Apesar de o Benfica ser campeão, todos se esqueceram de como a época terminou e de como o Benfica jogava mal. Sempre disse que com mais duas ou três jornadas, o Porto tinha sido campeão.
    Os erros que Roger comete são inacreditáveis em futebol profissional, duvido seriamente que qualquer outro treinador da primeira divisão os cometesse sistematicamente. O jogo em Marselha foi provavelmente o jogo mais ridículo que um dia vi o Benfica fazer. Maior ainda do que a vergonha de eliminatória que fizemos com o Toulouse e até com o Rangers. É verdade que não temos um ponta de lança de jeito, mas como é que é possivel estar sempre a mudar de ponta de lança? Que estabilidade é que isso dá aos jogadores? Como é que se criam rotinas? Chegou ao ponto de jogar sem ponta de lança! O Cabral em 4 jogos seguidos marcou 1 golo em cada jogo e fez 2 assistências, de repente foi para o banco e deixou quase de jogar! Mas isto é aceitável onde?
    Imaginem serem vocês o Cabral, isto não é playstation, os jogadores são pessoas!
    Os 5-0 no Dragão contra um dos piores Portos que há memória, o jogo em Alvalade que era importantíssimo ganhar, onde ficou vergonhosamente com as mãos nos bolsos enquanto via o Sporting a crescer e os jogadores do Benfica completamente mortos. Em casa com o Marselha a mesma coisa, podíamos ter resolvido a eliminatória, mas não… Ou não roda a equipa, ou roda demasiado, ou faz substituições absurdas, não há meio termo nem critério nenhum, os 120 minutos do Di Maria em Marselha, enfim…Depois tem declarações completamente alucinadas, faz-se de parvo e mais parece que provoca os adeptos. A forma como queimou Odysseas publicamente…Há muito que perdeu o balneário, só não vê quem não quer.
    O treinador não deve ser despedido porque simplesmente não ganhou, deve ser despedido porque impediu que o Benfica ganhasse ou tivesse perto de ganhar, é bem diferente!

  • SportingFan1906
    Posted Maio 8, 2024 at 4:14 pm

    Só no Benfica é que há tantas críticas para um treinador que em 2 épocas foi campeão numa e vice-campeão na outra, chegou aos quartos-de-final da Champions numa e aos quartos-de-final da Liga Europa na outra. A exigência dos benfiquistas é absurda.

    • Ricardo10_
      Posted Maio 8, 2024 at 5:27 pm

      Para chegar aos quartos de final da Liga Europa, o Benfica fez 4 jogos miseráveis com o Toulouse e o Rangers.
      Conseguiu empatar dois jogos com estes colossos e passar ambas as eliminatórias por 1 golo de diferença. O Toulouse que é um clube banal, em 2021/2022 estava na segunda divisão.
      Nos quartos de final, somos eliminados por uma equipa claramente inferior, que podíamos e devíamos ter goleado em Lisboa, mas o treinador não deixou. E depois vamos a Marselha fazer um dos jogos mais miseráveis da história do Benfica, metendo o autocarro contra uma Marselha fraco, como quem joga com um Manchester City. A culpa é claramente dos benfiquistas, são muito exigentes. Grande trabalho do alemão. Tal como o 5-0 do Porto, ficar quase em ultimo na champions num grupo acessível ou ser eliminado pelo Estoril na Taça da Liga. Mas o melhor é mesmo a qualidade de jogo do Benfica.

Deixa um comentário