Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conceição garante continuidade: «Começo aqui no Olival a trabalhar na época 19/20»

Renovou em Março até 2021 e, apesar de ter sido já apontado ao Marselha, o mais natural é que continue no clube. Apesar de ter perdido o campeonato (chegou a ter 7 pontos de avanço), levou o FC Porto aos quartos da Champions, disputou todos os títulos em Portugal (inclusivamente já venceu a Supertaça e pode vencer a Taça de Portugal) e continua a gozar de crédito junto da maioria dos adeptos. No entanto, foi o próprio técnico dos Dragões a deixar dúvidas no ar em torno da sua continuidade, nomeadamente dando a entender que estava descontente com a política de mercado que tem sido seguida (a maioria dos reforços não têm vingado).

Em entrevista à RTP, Sérgio Conceição garantiu que irá continuar a orientar o FC Porto na próxima época, independentemente do que acontecer na Taça de Portugal: “Tenho três semanas de férias, vou ficar aqui uma semana a trabalhar depois da final da Taça, ainda tenho alguns documentos para entregar à direção e ao presidente. Depois disso, começo aqui no Olival a trabalhar na época 19/20. Ganhar a Taça de Portugal ou não nem é questão, um clube como o FC Porto tem de pensar em ganhar mais do que um título. Perdemos o campeonato e queremos muito vencer esta Taça de Portugal”. Recorde-se que o técnico dos Dragões tem contrato até 2021 e, recentemente, Pinto da Costa já tinha manifestado a sua intenção de que Conceição continuasse à frente da equipa.

55 Comentários

  • Guga21
    Posted Maio 24, 2019 at 12:17 pm

    É uma situação complicada, tendo em conta que o Porto não apresenta um futebol nem bonito nem atractivo (duvido que o consiga com SC), no entanto acho que o plantel do Porto não é assim tão forte quantos alguns querem dar entender e por isso toda esta época e consequentemente o trabalho de SC foi muito bom, lutou por tudo praticamente até ao fim…
    Vamos ver é como será a omelete do ano que vem com ainda menos ovos…

  • coach407
    Posted Maio 23, 2019 at 5:57 pm

    Foi uma época bastante boa do FC Porto. Ganha a Supertaça, fantástico na Champions League, perde o campeonato mas luta até à última jornada (com um plantel, na minha opinião, inferior) e ainda foi à final das duas taças. Jogou em todas as frentes para ganhar, como tem de ser num clube como o FC Porto. A diferença esteve nos pormenores, mas na big picture foi mais um grande trabalho de Sérgio Conceição, de quem não sou particular fã, mas sei reconhecer o seu bom trabalho.

    • Teixas
      Posted Maio 23, 2019 at 6:13 pm

      Perder 7 pontos de avanço é um pormenor gigante.

      • coach407
        Posted Maio 23, 2019 at 6:35 pm

        Para perder o avanço é preciso conquistá-lo.

        Contas feitas, fez 85 pontos. Mais 11 pontos que o 3° classificado e a apenas 2 pontos do campeão. Melhor defesa do campeonato por enorme margem com apenas 20 golos sofridos. Segundo melhor ataque.

        No ano passado foi campeão com 88 pontos que é o recorde da história do nosso campeonato, empatado com Rui Vitória. Agora ficou a apenas 3 pontos desse fantástico registo. No entanto houve quem fizesse melhor.

        São muito raras as épocas que 85 pontos não dá para ser campeão.

        Teve 3 derrotas e 4 empates. O Benfica teve 3 derrotas e 3 empates. Wow, enorme diferença. É fraco realmente. Se tivesse menos um empate… incrível. Calma, 4 empates em vez de 3? Fraquíssimo.

        • Kacal
          Posted Maio 23, 2019 at 8:58 pm

          Vou entrar no campo dos “ses”, mas teria o Benfica esses deslizes todos com Bruno Lage desde inicio? E depois continuam a insistir nisso de 85 pontos daria para ser campeão em x anos, mas este Porto desta época não significa que inserido no contexto de outras épocas fizesse tantos pontos. Isso é subjectivo.

          Estamos a competir bem, estamos nas decisões, mas preocupa-me a visão a médio-longo prazo, prefiro perder no imediato, mas ter um modelo de jogo de ataque e apelativo, ter jovens da formação a ter minutos e reforços de qualidade a jogar, ter bases para construir o futuro e começar a ganhar mais vezes e a jogar bem. Já nem falo na atitude e postura do treinador sobretudo nas derrotas, que é um ponto que não gosto nada.

          Isto não se trata só de resultados. Pelo menos não para mim.

          • coach407
            Posted Maio 24, 2019 at 3:19 am

            O Benfica esta época fez 87 pontos. O máximo histórico é 88. Nada leva a crer que Lage uma época inteira teria muitos mais pontos até porque não ganhar apenas 6 jogos num campeonato inteiro é algo notável. Dizeres “esses deslizes todos” como se fossem muitos é estranho.

            Se fores por aí, também podes dizer que não é por hoje o Mundo existir que amanhã também vai existir. 85 pontos é um valor notável em toda a história do nosso campeonato, mas nesta época em específico pode não ser assim tão bom. Opá, sim, podes dizer isso. Efetivamente, também não sei se amanhã o Mundo não acaba. Há de acabar um dia né. Estou a levar o teu raciocínio ao extremo, mas acho que foste incoerente porque questionas se este Porto teria 85 pontos noutras épocas passadas (das recentes né, não vamos comparar com o futebol do milénio passado), mas induzes que se o Lage tivesse a época toda teriam mais pontos. No caso do Porto o “se” é para baixo. No caso do Benfica, em caso de dúvida, puxa para cima… claro que assim não faltam argumentos para deitar o Conceição a baixo. Só ses e mais ses.

            De qualquer forma, só não subscrevo o teu primeiro parágrafo onde questionas os resultados. Nos parágrafos seguintes concordo plenamente e é precisamente por isso que não sou apreciador e faz sentido repensar. No entanto não se pode questionar que os resultados estão todos lá e é para isto que lhe pagam, querer aposta na formação, discurso e postura de uma pessoa normal, estilo de jogo atrativo, etc… peçam a outro treinador, não a ele. Dentro daquilo que ele é como treinador, tem sido exímio. Pode-se é querer outro tipo de coisas onde Conceição nem pode ser opção.

            • Kacal
              Posted Maio 24, 2019 at 1:22 pm

              Não interpretaste bem o que eu disse, acho eu. Eu não afirmei que o Benfica ter mais pontos ou não teria tantos deslizes com Bruno Lage a treinador desde inicio, pus sim a questão e a duvida. Isto porque se as pessoas falam que 85 pontos é excelente, o que até posso concordar já que o recorde é 88, mas depois discordo que digam que daria para ser campeão em quase todas as épocas porque como disse e volto a insistir, no contexto de outras épocas talvez fizesse menos pontos ou até poderia fazer mais, mas nunca saberemos, é muito subjectivo falar assim, mas o que eu quis dizer é que se as pessoas falam disso de 85 pontos dar para ser campeão em quase todos os outros anos, então então também posso supor que o Benfica com Bruno Lage desde inicio teria batido o recorde de pontos de 88 e passado os 90, até porque a equipa nem recebeu reforços em Janeiro e talvez ele tivesse apostado em Félix desde inicio, por exemplo. Estou a dizer que se as pessoas sugerem e supõem “ses”, eu também posso fazê-lo com o que disse do Lage. Mas lá está, nada disso é certo. Foi nesse sentido que falei, não foram afirmações.

              Sobre o que disseste em segundo, totalmente de acordo. Mas eu não critico o Sérgio Conceição e sou contra a sua permanência por causa dos resultados, é inegável que tem estado nas decisões, mas tudo o resto não é do meu agrada e para mim não é suficiente estar nas decisões desta maneira, com esta política, gestão e atitude. Quero mais e melhor. Quero me identificar com o projecto e o clube. Acho que tenho esse direito como adepto, só isso. Mas não questiono os resultados que tem tido, embora a perda de 7 pontos de vantagem este ano me tenha ficado “encravada”, mas pronto. Como já disse, confirmando-se a sua permanência, vou “zerar” a minha ideia e dar nova oportunidade e benefício da duvida e apoiar até prova em contrário. Espero que existam mudanças, duvido, mas quero acreditar que sim e vou dar o benefício da duvida. Mas concordo com o teu último paragrafo, na mouche. Daí querer outro treinador. Mas vou apoiar e dar o benefício da duvida, é esperar para ver.

        • José S.
          Posted Maio 23, 2019 at 7:00 pm

          Boa perspectiva!!!
          Não há como negar e com um plantel supostamente mais fraco.
          Dai não fazer qualquer sentido mudar agora e ainda com uma taça para disputar mesmo que a perca.

  • Xyeh
    Posted Maio 23, 2019 at 5:55 pm

    Aqui há duas opções: ou se continua com o SC porque realmente o homem é eficaz e vai-se ver muitos adeptos a ficar cansados do futebol enfadonho e do constante barulho e clima de ódio que muitos se querem desmarcar (eu sou um deles, e admiro os treinadores do Benfica e Sporting pelo discurso), ou aposta-se num treinador com futebol atractivo mas não é certo que corra bem

  • opiniaodeadepto
    Posted Maio 23, 2019 at 4:55 pm

    Se o Porto perder a final da Taça, será que a decisão se mantém?
    Eu até acho que ele se adequa bem ao clube, até por encarnar bem o seus espírito, com tudo de bom e de mau que acarreta!
    Além disso soube tirar partido dos jogadores que teve à sua disposição!
    Ficando, para o ano terá o desafio extra de substituir Herrera, Militão e Brahimi, pelo menos, se não saírem outros.
    Acho que o Porto tem seguido uma política de gestão desportiva e financeira um pouco arriscada, pois tem deixado vários jogadores cumprirem contrato até ao fim sem renovar, acabando por perdê-los a custo zero!!!!

  • Tsubasa
    Posted Maio 23, 2019 at 4:38 pm

    Pode-se não gostar de do estilo, mas não se pode pôr em causa a brutal eficácia do mesmo, 88 e 85 pontos em 2 épocas, são de um nível altíssimo e garantem desde já uma coisa, que é o Porto irá sempre andar na luta até ao fim (em Portugal nenhum clube me parece ter capacidade para elevar a fasquia para os 95/100 em 102 pontos, logo ter o nível 85/90 em 102 é estar sempre garantidamente na luta ate ao fim, claro que depois uma vezes irá ganhar e outras perder, porque não jogam sozinhos e este ano apanharam um adversário de nível igual que conseguiu nesse patamar dos 85/90 em 102

    E na Europa tb cumpriu

    Pode-se questionar o estilo, mas não se pode questionar a eficácia do mesmo

    • T. Pinto13
      Posted Maio 23, 2019 at 7:53 pm

      Tudo dito

    • José S.
      Posted Maio 23, 2019 at 5:05 pm

      Nem mais e estou completamente de acordo.
      Não se gosta de muita coisa e até se aceita, mas vai se arriscar no que tem sido eficácia contra algo que não se sabe como vai proceder?
      Neste momento e sem garantias de nada era mau e até má gestão na minha opinião.
      Assim como assim mantém se um critério, pode se não gostar mas esse está implementado.
      E depois o futebol do ano passado já lá vai, vindo jogadores novo s pode melhorar ou até mesmo piorar e o que queremos é que venha algum sangue novo com o existencial e se forme um bom plantel para lutar em todas as frentes principalmente o campeonato.
      Cumps

    • Baia_99
      Posted Maio 23, 2019 at 5:01 pm

      Estou de acordo e acho uma observação factual, o Sergio, se nada mais, é garantia de lutar! Por tudo!
      A intensidade que impõe na equipa e os métodos de trabalho árduo e de nunca desistir (este Porto voltou resultados como a muito não me lembro) são também motivos de melhoria de rendimento de vários jogadores o que valoriza o plantel.
      Antes do Sergio Felipe não valia 25M, Marega não valia 30M, Telles não valia 40M e Militão não valia 50M!

  • masterDC
    Posted Maio 23, 2019 at 4:19 pm

    O Porto pode perder a base (Casillas, Militão, Felipe, Alex Telles, Herrera, Brahimi, Marega), esta época não correu bem o campeonato. Perder o campeonato quando se estava a 7 pontos e culpar as arbitragens é uma maneira de atirar areia para aqueles que quiserem acreditar nisso porque a verdade é que a culpa foi totalmente do Porto, benefícios das arbitragens houve para ambos os lados. O demérito está na forma como o Porto permitiu o alcance do Benfica e no mérito claro de Bruno Lage e do Benfica.

    Penso que este seria um bom momento para virarem a página apostando num bom treinador. O Sérgio pegou na equipa numa situação difícil financeiramente e depois dos títulos seguidos do Benfica conseguiu ser campeão mas a verdade é que tirando aquelas 18 vitórias seguidas e as boas campanhas na Champions que também contam, o Porto jogou mal e tem abordado o mercado pessimamente. Já se sabe que o Conceição não tem boa visão de mercado e gosta de jogadores físicos que se sintam bem na maneira como a sua equipa joga. Ora o Porto tem a oportunidade de com um treinador diferente apostar naquilo que é o futuro do clube, a formação. Os jovens do Porto já demonstraram ter qualidade para serem aposta e como se viu com Bruno Lage no Benfica a aposta nos jogadores se for bem feita e gerida dá resultados desportivos e financeiros.
    Agora a questão é quem seria o treinador perfeito para o Porto?

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 23, 2019 at 4:17 pm

    A maioria dos reforços não tem vingado muito por culpa dele, uma vez que é ele quem dá o aval para as contratações com determinado tipo de perfil (fortíssimos fisicamente mas com tijolos nos pés).

    A equipa B está cheia de jogadores que o Conceição pediu para serem contratados e que muitos milhões gastos depois toda a gente vê que eles não valem nada…

    Tem uma equipa sub19 campeã europeia, é um crime não apostar fortemente nesse filão.

    Mas duvido que isso vá acontecer, basta ver quem é o director desportivo do Porto para perceber que os camiões de brasileiros vão começar a chegar não tarda nada.

    • fams
      Posted Maio 23, 2019 at 6:09 pm

      Se chegarem uns Willians, Alex Teixeiras, Freds e Bernards não ficamos nada mal servidos… É dar tempo e ver no que vai dar.

  • Khal Drogo
    Posted Maio 23, 2019 at 3:46 pm

    Espero que não, caso contrário vou ter muito pouca vontade de ver os jogos na próxima época.

  • Baia_99
    Posted Maio 23, 2019 at 3:19 pm

    Vejo muitos adeptos do Porto a defender a continuidade de treinadores que ‘fizeram o seu trabalho’ como Luis Castro no Vitoria ou Abel no Braga mas que ‘pedem’ que Sergio saia do Porto.
    Sinceramente nao compreendo. Sergio fez o seu trabalho! Lutou por tudo, venceu a supertaca e pode vencer a taca, foi aos quartos da Champions caindo aos pes deste magnifico Liverpool e lutou, ate ao fim com o Benfica, sendo que o porto fez uma epoca regular (perdeu menos de 9 pontos em cada parte da epoca).
    Se e’ verdade que o futebol nem sempre impressionou, com este grupo de jogadores eu nao acredito que o Lage fizesse melhor!
    As pessoas esquecem-se do alto investimento que o Benfica fez, pelo facto desse investimento nao ter sido aproveitado pelo Rui Vitoria durante meia epoca, mas o Benfica alem de manter as suas ‘estrelas’ adicionou ‘titulares’ como Gabriel, Ody e Sef. O Lage, com este plantel, fez o seu trabalho, tal como o Sergio… um foi ligeiramente melhor.

    Eu acredito que o Sergio vai adicionar a taca este ano e vai ganhar o campeonato 19/20, por isso esta noticia satisfaz-me. Espero que a direccao faca um melhor trabalho na prospeccao de talento e aquisicao de reais mais valias. Nos contratamos Hulk, Falcao, James, Guarin ha nao muito tempo e nao foram os treinadores que tinhamos na altura (JF se me lembro corretamente) que os seleccionaram, tal como nao foi Sergio quem escolheu o nosso melhor reforco desta epoca (Militao), entao nao dou (total) responsabilidade ao Sergio na composicao do Plantel.

    Saudacoes DesPortitistas!

    • Rui Sancho
      Posted Maio 23, 2019 at 4:23 pm

      Não sou especial apreciador do Sérgio Conceição, da sua postura ou até do futebol das suas equipas, mas a verdade é que o plantel do Porto é algo fraco em comparação com o do Benfica e mesmo assim lutou até ao fim, podendo-se até argumentar que só perdeu o campeonato porque chegou o Pepe e estragou a harmonia da defesa Portista. Goste-se ou não do homem, ele é bom no seu trabalho.

    • Miguel Carvalho
      Posted Maio 23, 2019 at 4:19 pm

      Concordo com muito do que dizes, agora prevê-se uma debandada geral no Porto, o Benfica prevê-se muito menos saídas, tem mais dinâmicas e eu mesmo assim não consigo ter a certeza de afirmar que o Benfica vai ser bi-campeão, admiro a tua certeza sobre o Porto no entanto dúvido um bocado.

      • Baia_99
        Posted Maio 23, 2019 at 4:55 pm

        O Sergio da-me garantia de fazer 85 Pontos que na maioria das épocas é suficiente para ganhar o Campeonato! Acredito que a direcção seja capaz de lhe dar um plantel para fazer esses 85 pontos pois não é difícil fazer um plantel melhor do que este e até vamos ficar com 2/3 melhores jogadores (Corona e Danilo, sendo que o que sai deste lote é Militão)!
        Neste momento é so crença mas quando começarmos a montar o plantel para 19/20 poderemos acessar melhor.

        Saudações Desportistas

        • Baia_99
          Posted Maio 24, 2019 at 1:51 pm

          E ja agora, fica aqui a minha sugestão de Plantel:

          F.C. Porto 2019/2020

          GR: Keylor Navas; Diogo Costa; Vana

          DD: Vieirinha; Manafa

          DC: Pepe; Diogo Leite; Mbemba; Osorio

          DE: Renan Lodi; Oleg

          MDC: Danilo; Luom

          MC: Bruno Guimarães; Castro; Bruno Costa

          MCO: Oliver, Romario Baro

          ED: Corona, Luis Sinisterra/Jose Macias Guzman

          EE: Bruma; Quaresma; Galeno

          PL: Falcão/Nicolai Jorgensen; Gonçalo Paciência/Aboubacar , Fabio Silva

          Entradas:

          Keylor Navas ~10M, proveniente do Real Madrid
          Vieirinha troca com Sergio Oliveira, proveniente do PAOK
          Regresso de Osorio para competir com D.Leite pela Central esquerda
          Renan Lodi ~15M (75% do passe), proveniente do Atletico Mineiro
          Bruno Guimarães ~8M (75% do passe), proveniente do Atletico Mineiro
          Andre Castro ~2M, proveniente do Goztepe
          Luis Sinisterra (Feyenoord)/Jose Macias Guzman (Club Leon) ~5M, comprar um ou outro, ambos jogadores na senda de Corona com um bom futuro e relativamente acessíveis
          Bruma (RB Leipzig) ~ 10M
          Quaresma (Besiktas) ‘custo 0’
          Falcão ~5M, proveniente do Monaco ou Nicolai Jorgensen ~8M proveniente do Feyenoord

          Custo total em transferencias: 55M

          Os ‘regressos’ de Vieirinha, Andre Castro, Bruma, Quaresma (e Falcão?), beneficiam da nova lei de desconto de 50% dos impostos para Emigrantes regressados a Portugal que nos permitirá oferecer contratos atractivos

          2 Jovens de futuro (Sinisterra/Macias e B.Guimarães), para trabalhar e potenciar. Sendo que o 2nd poderá já assumir a titularidade, um jogador possante mas com muita técnica e visão de jogo, parecido a Lucho González com quem partilha o meio campo do Atlético Mineiro.
          O primeiro, tenho preferência por sinisterra, uma espécie de Corona misturado com Carrillo passe a comparação.

          Aposta na Formação, Leite para titular ao lado de Pepe, Romário para rodar com Óliver, Bruno C. para entrar nas contas do miolo (6/8) e Gonçalo e Fábio para crescerem na ‘sombra’ de Falcão

          Onze base: (433) Navas; Vieirinha; Pepe; D.Leite; Renan Lodi; Danilo; B. Guimarães; Oliver; Corona, Bruma; Falcão ou (442) Navas; Vieirinha; Pepe; D.Leite; Renan Lodi; Quaresma; Danilo; Castro; Corona; Gonçalo e Falcão
          Manafá, Luom e Galeno teriam muitos minutos também.

          Saidas:

          Casillas retirado
          Fabiano 0M
          Maxi 0M
          Diogo Queiroz empréstimo (gostaria que fosse treinado ou por Ivo vieira ou por Vitor Oliveira)
          João Pedro empréstimo
          Felipe 25M para Atlético de Madrid
          Alex telles 35M (aposto no Inter)
          Herrera 0M (aposto no atletico)
          Octavio 3-4M ou Emprestimo
          Adrian Lopez 5M
          Andre Pereira Emprestimo
          Fernando andrade Emprestimo
          Hernani custo 0
          Marius Emprestimo
          Marega 40M (aposto no West Ham)
          Soares 15M (China/Arabia)
          Brahimi 0M
          Aboubakar 10M ou manter

          Total recebido em transferencias (+Militao): ~170M

          Com os montantes recebidos e o número de jogadores a sair, não acho descabido investir 55M, ainda para mais para tentar garantir os 42M da Champions.
          Seria um plantel para atacar tudo, com mais técnica e potencial que o actual plantel e, com Sérgio Conceição ao leme, a mesma garra!

          Saudações DesPortistas

    • Kacal
      Posted Maio 23, 2019 at 4:03 pm

      Pelo menos o Hulk foi o Professor Jesualdo que o seleccionou, conhecia-o do Japão. Lembro-me de ouvir falar disso na altura. Os outros não sei.

  • AngeloGJ
    Posted Maio 23, 2019 at 3:19 pm

    Sinceramente nao fazia sentido sair do FCP(eu pessoalmente vejo o SC ficar no FCP durante um bom tempo), e a imprensa que alimentava esse rumor so o fazia/faz por amor a especulacao, e o SC permanecendo no FCP tem uma enorme oportunidade de solidificar o seu nome e construir um portfolio solido de trabalho, este ano vao sair muitos jogadores e’ certo mas o Sergio tem tambem a oportunidade de pela primeira vez construir uma equipa nova e a sua imagem (nao esquecer que o plantel atual nao foi formado pelo SC) e isso e’ aliciante para qualquer treinador ambicioso e que gosta de desafios, tem que reconstruir uma equipa, torna-la mais competitiva do que a anterior, reconquistar o titulo, tentar fazer melhor na champions e potenciar jogadores, poucos sao os clues na Europa que lhe dariam as mesmas condicoes que o FCP lhe oferece neste momento, estou muito curioso para ver que plantel o FCP vai ter na proxima epoca e como o SC vai por a equipa a jogar para o ano, com um elenco totalmente novo onde nao havera Maregas ou Alex Telles (dois jogadores essencias no futebol chutao que a equipa apresentou na ultima epoca).

    De qualquer das formas neste mometo o SC e’ o maior e o ativo mais importante do FCP deixa-lo sair neste momento seria um tremendo erro, pode-se nao gostar do homem mas a verdade e’ que o FCP nao tem nenhum jogador craque mas tem um treinador solido e que “e’ mesmo a valia disto tudo”.

  • RicardoFaria
    Posted Maio 23, 2019 at 3:18 pm

    Apesar de não concordar com várias atitudes e opções do SC nesta temporada, reconheço que merece uma nova oportunidade na próxima época mas terá forçosamente que ser campeão porque senão não terá condições para continuar no ano seguinte.
    SC pode estar descontente com a política de transferências mas é ele (acho eu) quem escolheu os jogadores como por exemplo o Loum que praticamente não foi utilizado.
    Espero que consigamos fazer uma equipa competitiva e com qualidade para sermos campeões.

    Saudações DesPortistas!

  • Dracarys
    Posted Maio 23, 2019 at 3:15 pm

    Se se tem queixado da política de mercado, tem neste defeso a oportunidade perfeita para retificar isso. Veremos é se efetivamente inverte o rumo dos acontecimentos, ou se vai pedir reforços na mesma linha daquilo que tem sido o seu futebol. Estou mais inclinado para a 2ª opção, infelizmente.

  • Chico
    Posted Maio 23, 2019 at 3:15 pm

    Fico contente como benfiquista. Tbm é verdade que este plantel não serviria para alguém que quisesse meter a equipa a jogar um bom futebol de posse (ainda para mais sem Herrera e Brahimi)

  • Kacal
    Posted Maio 23, 2019 at 3:11 pm

    Que pena… mas tenho poucas duvidas de que continuará, renovou e ainda tem o apoio de muitos adeptos, mas pronto. Nem vou por aí. É o treinador do meu clube e irá ter o meu apoio até sair porque tem que ser assim. A época acaba no sábado e depois “zeramos” tudo e voltamos ao inicio, voltamos a dar o beneficio da duvida e esperar o melhor, voltamos a dar confiança e torcer. É o que farei. Não me agrada a decisão e caso a Taça seja perdida ainda tenho aquela esperança, mas quero ganhar a Taça e caso continue, irei aceitar e apoiar.

    • José S.
      Posted Maio 23, 2019 at 3:26 pm

      Kacal neste momento não há muita opção. Eu não gosto de JJ, não dizendo que não fizesse trabalho até acredito que sim mas em termos de atitude e na comunicação é bem pior que o Sérgio e íamos de cavalo para burro.
      No contexto prefiro o Sérgio porque já está identificado.
      Pede se obviamente é uma boa planificação, bom futebol com tudo incluído e uma melhor atitude em tudo. Defender o clube sim mas com a ponderação correcta.
      Neste momento nem estava a ver quem poderia vir a não ser o Vilas Boas ou um estrangeiro.
      Fonseca e Marco Silva não vinham e JJ e Abel se possível nunca.
      Não estou a ver outro que não estrangeiro e qualquer um era mesmo começar do zero o que era mau…
      Prefiro começar sempre ou com o mesmo treinador ou os jogadores base (os dois claro) e neste caso será o treinador.
      É a melhor opção no meu entender.
      Cumps

      • Miguel Carvalho
        Posted Maio 23, 2019 at 4:21 pm

        Em termos de comunicação é bem pior.. calma que o JJ é tudo menos burro, inclusive até disse que chamava lotopegui por estratégia..
        Claramente o Porto ficaria a ganhar mais com JJ do que com o conceição, não tenho dúvidas.

        • José S.
          Posted Maio 23, 2019 at 4:57 pm

          Terás de ser mais especifico.
          Não o chamei de burro mas usei a expressão popular para comparar a forma de comunicação que é bem pior sabes disso. Sérgio é bem mais regular nesse aspecto.
          Quanto ao resto fico à espera da tua resposta.
          Revejo competências no JJ mas é preciso ver se elas são as melhores para o Porto neste momento e em qualquer um.
          Cumps

          • Miguel Carvalho
            Posted Maio 23, 2019 at 5:40 pm

            A expressão burro que utilizei é o que maior parte das pessoas pensa dele, pensam que ele é um “labrego” no entanto ele é bem esperto e inteligente, e tudo o que faz tem um propósito.
            O facto de TODOS os jogadores que foram entrevistados gostaram do trabalho do JJ principalmente em termos de treino, posicionamento… praticamente tudo diz muito do seu trabalho.
            Se falha? claro principalmente quando colocou o D.Luiz a DE no dragão ninguém se vai esquecer dessa… ou do bernardo ter que nascer 10x…
            Agora dos 6 anos que teve à frente do benfica apenas 1 ano o Benfica jogou mal, até no ano que perdeu tudo a equipa jogava à bola.. coisa que o porto nunca jogou com o Sérgio como o Benfica jogava com o JJ.
            Agora se o PC tiver € para contratar jogadores bons não tenho dúvidas que o JJ seria melhor que o Sérgio.
            A comunicação é importante mas não ganha jogos sozinho, o Sérgio superior em comunicação e o JJ em tudo o resto e em termos de futebol não resta muita dúvida a meu ver claro.

            • José S.
              Posted Maio 23, 2019 at 6:50 pm

              Reconheço toda essa vertente tecno táctica e penso que isso nunca esteve em questão, aliás por nenhum comentador daqui. Todos, à partida, sabemos dessa competência, do seu estilo, da sua exigência no treino e rigor em campo. Nada a dizer neste ponto.
              Dizer que é inteligente é relativo, AVB sim era inteligente, mourinho outro porque jogavam com o que tinham nas circunstâncias que tinham e olhe-se até ganharam títulos europeus.
              Jesus é mas é velho com todo o respeito e já sabe é os truques todos do nosso futebol e mesmo assim teve/tem lapsos (essa do david luis a DE é mais flagrante). Comunicação é para esquecer e no porto sempre foi uma das bases.
              Outro aspecto é identificar-se com a própria ideia do clube e mística o que é bem diferente do benfica ou sporting. A própria massa associativa do clube que é exigente e reage de forma diferente aos erros e resultados adversos.
              Ou seja são muitos contras para apenas a vertente do trabalho e competência e não estando todas em harmonia, tem tudo para correr mal.
              Não sou nem nunca fui da opinião da contratação de JJ, mas não quer dizer que não aconteça e que até eventualmente possa correr bem.
              Mas que são muitos factores a conjugar são, e para isso mais vale estar com o que se está.
              Cumprimentos

      • Kacal
        Posted Maio 23, 2019 at 4:00 pm

        É assim José, eu concordo contigo que pede-se boa planificação bom futebol e uma melhor atitude em tudo. Se acontecer é ótimo, mas isso são “ses” neste momento, vimos como foi a época e a questão é, conseguirá o Sérgio Conceição mudar essas coisas e rectificar para melhor? Ou irá, caso a época comece mal ou pelo caminho tenha dissabores voltar ao mesmo? O tempo dirá, daí ter dito que caso ele continue irei voltar a dar o benefício da duvida e apoiar até prova em contrário. Quero ver se ele é capaz dessas mudanças, se for estarei aqui para admitir que estava errado e elogiar. Aplaudir até. Mas o tempo dirá, como disse irei dar o benefício da duvida e apoiar novamente para a nova época.

        E além disso saindo a base do plantel, saindo o 11 quase todo de pouco adianta manter o treinador, ele irá ter que construir uma equipa do zero e isso dá trabalho na mesma, mas claro que é uma estabilidade extra, a ver vamos que mudanças acontecerão e como será reformulado o plantel.

        Não queria o JJ no Porto, mas até podia vir um treinador estrangeiro, o problema não é ser português ou não, mas sim a competência. Na altura escolheram Lopetegui e não tinha provas dadas como técnico principal. Mas um estrangeiro que tenha boas ideias, boa postura e discurso que tenha já algumas provas dadas seria bem-vindo. Mas aceito que as opções sejam escassas no momento e manter o treinador seja o mais indicado, veremos se o tempo dirá o mesmo.

        Cumprimentos.

        • José S.
          Posted Maio 23, 2019 at 4:28 pm

          No meu entender começar com um treinador dor novo tem tudo para não correr bem à partida. Tem a ver com a competência e metodologia estou de acordo mas sobretudo com a matéria prima a trabalhar porque se não há ovos em condições não se faz uma grande omelete.
          Temos o exemplo do vilas boas mas com os jogadores que tinha que era quase todos os mesmos e havia rotinas, tinha tudo para correr de melhor feição, e correu.
          Sem jogadores a aposta tem de ser no treinador e se existe um que já conhece a casa e se metade dos jogadores que ficam já conhecem os seus métodos é bem preferível e o resto está na dita planificação e trabalho.
          Tentamos a sorte com o lopetegui, até tinha algumas boas ideias sim senhor, trabalho com jovens, carradas de jogadores novos mas sem conhecer o campeonato português, o que aconteceu? O que nós sabemos. Nunca dá bom resultado assim.. Ou é um treinador com muita experiência e/ou manha suficiente ou a probabilidade de se dar mal é muito grande e para isso é melhor um português. E um que conheça a casa e esteja identificado com o clube melhor ainda.
          É por aí que justifico a minha afirmação na continuidade de SC, uma vez que inicialmente nunca foi a minha primeira escolha até. Mas dou lhe todo o mérito e oportunidade pelos feitos até então.
          Veremos e dá se efectivamente o benefício.
          Cumps

          • Kacal
            Posted Maio 23, 2019 at 5:20 pm

            Não discordo, mas a minha duvida é se o Sérgio Conceição terá capacidade de ter outro estilo de jogo mais apelativo, lidar com jogadores mais tecnicistas que possamos ir buscar no mercado e ter uma atitude e postura diferente da que teve. E nos maus momentos permanecerá assim? Tenho duvidas disso daí ter pena que ele continue, não me identifico. Mas caso ele seja capaz de alterar isso e melhorar, estarei aqui para admitir que estava errado e aplaudir, tal como disse. Não tenho problemas com isso. Vou dar o benefício da duvida e apoiar novamente até prova em contrário. De resto o Lopetegui não tinha experiência e provas dadas de técnico principal, vindo um estrangeiro teria que ser alguém com provas dadas e alguma experiência no mínimo. Há que procurar bem.

            Cumprimentos.

            • José S.
              Posted Maio 23, 2019 at 6:02 pm

              Em relação aos jogadores ditos mais tecnicistas, eu acredito que se vierem claro (e para mim têm de vir, extremo e avançado..) por muito que SC implemente o estilo do “chuta para frente” e porte físico, na hora da verdade e a serem bons, a parte técnica vem ao de cima (não aconteceu com corona?) e só serve para aproveitar essa vertente mesmo. Brahimi, corona, octávio eram precisamente os mais tecnicistas e na hora da verdade vinha ao de cima, brahimi o maior driblador muitas vezes sem resultado é verdade, corona subiu e muito de produção este ano e foi muitas vezes o MVP do jogo e Octávio fez jogos importantes e marcou alguns bons golos. Por isso está dependente do treinador sim, mas também dos jogadores que vierem que têm de ser bem escolhidos e depois trabalhados.
              No resto não te posso responder logicamente, dou o benefício como tu.
              Eu acredito que sim que se possa ajustar nem que seja um pouco.
              Mas o que eu acredito mesmo é que com outro actualmente e a não ser que fosse AVB ou mourinho estaríamos pior ou probabilidade de as contas saírem furadas serão/seriam enormes.
              Assim há hipótese porque já conhecemos parte da história.
              Cumprimentos

              • Kacal
                Posted Maio 23, 2019 at 8:54 pm

                Para mim só o Corona rendeu bem com Sérgio Conceição, os outros tiveram fases boas mas no geral não gostei. Foi uma época aquém dos jogadores tecnicistas, sobretudo do Óliver que nunca teve uma continuidade de jogos certa e este estilo de jogo não o potencia.

                Um jogador neste estilo de jogo tem que ser rápido e forte fisicamente além da técnica, não são fáceis de encontrar esse tipo de jogadores baratos, mas pode ser que consigamos porque com bom scouting tudo é possivel.

                Mas já vi que acreditas no Sérgio Conceição e nessas mudanças para melhor, eu tenho duvidas, mas como te disse vou dar o benefício da duvida e apoiar até prova em contrário, um pouco desconfiado mas com crença de melhor. É o nosso treinador, uma época nova começará e merece nova oportunidade e crédito do benefício da duvida, espero que tenhas razão!

                Cumprimentos

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 23, 2019 at 3:09 pm

    No lugar de PDC não despedia SC. Fez um bom trabalho este ano, acabou por perder o campeonato mas isso deveu se à segunda volta impressionante do Benfica.

    3 finais de taça e uns quartos + 87 pontos no campeonato + possiblidade de disputar a Supertaça, tem que ser considerado uma excelente época.

  • FVRicardo
    Posted Maio 23, 2019 at 3:09 pm

    Fazem bem

  • José S.
    Posted Maio 23, 2019 at 3:06 pm

    Não se esperava outra coisa.
    No imediato e atendendo a actualidade é a melhor solução. Já conhece bem a casa, está tudo identificado, deu nos um campeonato, há comunhão com a maior parte dos adeptos, mesmo com os mais desconfiados…
    Agora mais exigência e rigor ao longo da época e nos momentos chave se pede. É lógico que não pode/consegue ganhar os jogos todos (Vítor Pereira conseguiu sem derrotas..) e perde se sempre pontos mas perder 7pts de vantagem é um pouco difícil de aceitar e com outros dava direito a despedimento. Sou e sempre fui apologista de uma continuidade e normalmente no Porto a média é até 2anos para um treinador e por isso há que dar continuidade ao trabalho.
    Mas exige se mais trabalho principalmente com os jovens, mais controlo emocional e das atitudes quer dele quer dos jogadores (defender a clube sim mas sem ir ao obsceno) e trabalhar mais nos jogadores e scouting deles.
    Se não sabe deixar para quem sabe. É preciso a acertar mais com escolha dos mesmos para as posições chave.
    Da minha parte espero isto e uma planificação boa da época 19/20 mesmo com a debandada de jogadores.
    Partimos outra vez de trás com mais ou menos pressão, com o Sporting aos calcanhares e mesmo sem sermos teoricamente favoritos o porto tem de fazer o seu papel e lutar ombro a ombro pelos 80_90 pontos e tentar reconquistar o campeonato.
    Cumprimentos
    #FazdoPortooutravezcampeãoConceicão

    PS:Pede se também uma estrutura à altura com o apoio certo e comunição certa. Lutar pela verdade desportiva sempre mas com as armas certas e nunca de boca. O que está está e não se pode parar.
    Controlo financeiro também para sair da alçada da UEFA.

  • E o que temos
    Posted Maio 23, 2019 at 3:05 pm

    Como rival agrada-me bastante, vai continuar o futebol de pedreiro e as contratações falhadas

  • Zamorano
    Posted Maio 23, 2019 at 3:03 pm

    Se perder a taça, tenho dúvidas que continue..

  • josediogo
    Posted Maio 23, 2019 at 2:57 pm

    Mais um ano nos espera, de atrito e confusões

  • BombardeiroX
    Posted Maio 23, 2019 at 2:57 pm

    Estou curioso para ver o plantel do FCP para a próxima época. Já se sabe que alguns jogadores importantes vão sair. Que jogadores vão entrar? Será que o plantel vai ser competitivo? Em relação ao SC penso que se começar mal a proxima época vai ter problemas. Foi o principal responsável pelo desperdicio de vantagem do FCP no campeonato. Os adeptos estão conscientes disso e não o vão esquecer.

    • Kacal
      Posted Maio 23, 2019 at 3:15 pm

      O Sérgio Conceição disse que para ficar teria que ter condições, logo acredito que terá sentado a conversar com o presidente e este tenha garantido um plantel de qualidade e competitivo, quero acreditar nisso.

  • Mota
    Posted Maio 23, 2019 at 2:51 pm

    É pena… Mais um ano de atitudes infelizes a denegrir a imagem do clube. O lopetegui perdeu o 1o lugar com uma vantagem de 3 ou 4 pontos (se não me engano) e foi a sua vida. A este renova se o contrato em vésperas de jogo contra o Benfica.
    PdC no seu melhor

  • Bjorn
    Posted Maio 23, 2019 at 2:49 pm

    Tem o apoio da maioria dos adeptos que não pensem pela cabeça dos rivais.

    Revolucionou o Porto em todos os sentidos que vinha sendo nos 4 anos antes dele.

    Com melhor acerto no mercado e com um pouco mais de sorte, vai conseguir mais títulos (basta relembrar que perdeu a taça da liga no último minuto com um penalty caído do ar depois de ter sido muito superior ao Sporting ou aquele jogo surreal em casa com o Guimarães para o campeonato onde a equipa desapareceu depois de estar a ganhar 2-0 e perdeu 3-2).

    Maravilha ter um treinador deste calibre no Porto. Os verdadeiros adeptos não esquecem as dificuldades incríveis que teve de ultrapassar nestes dois anos onde ia conseguindo um segundo milagre depois do ano passado.

    • Mota
      Posted Maio 23, 2019 at 3:16 pm

      Em relação ao ano passado há que dar o devido mérito na maior parte das coisas, agora este ano?? Foi uma desgraça, futebol à base do chutão e ajudas na arbitragem na 1ª volta foi o que nos deixou em 1º lugar.

      Acerto no mercado? Esta é para rir, com o SC é só entulho (exepto o Militão) , e agora que vai sair metade da equipa com as condições físicas que ele gosta, terá de entrar mais entulho com bom porte físico
      Para não falar da falta de coerência em relação ao tratamento dos jogadores. O Felipe pode fazer o que lhe aptece. O pepe não joga durante meses, chega cá e tem lugar cativo, faz um pessimo 1º jogo e é recompensado com a titularidade no jogo seguinte, já outros fazem uns maus 30 mins, e não voltam a jogar durante semanas (Oliver) . O que aconteceu com o Sérgio Oliveira msm?
      Podemos ainda falar da teimosia de apostar no Sá que quase levou o Benfica ao Penta, ou os 5-0 do Liverpool.
      Em relação ao jogo com o Sporting devemos ter visto jogos diferentes.
      Já que tocas no Vitoria, em 6 pontos com eles, levamos 1.
      Ia conseguindo um milagre… de não perder 7 pontos de avanço só se for….
      O que vale é que os verdadeiros adeptos estão com ele…

    • Kacal
      Posted Maio 23, 2019 at 3:13 pm

      Incrível como começas logo o comentário da pior forma… mas pergunto, como chegaste ao número de maioria? Conheces todos os adeptos portistas? E será que essa suposta minoria pensa pela cabeça dos rivais ou serão os outros a pensar com a cabeça azul e sem opinião própria? Portismo e ódio ao Benfica acima de tudo, right? É com cada uma!

      • Kostadinov
        Posted Maio 23, 2019 at 4:21 pm

        Sem tirar nem pôr.

        Mas acabei de descobrir que nem eu, nem tu, nem o Khal Drogo, nem tantos outros aqui somos verdadeiros portistas, simplesmente por criticarmos aquilo que está claramente mal há uma data de tempo (não apenas agora). Por isso sabemos lá nós aquilo de que estamos a falar.

        P.S. Eu tinha dito aqui já há algum tempo que, a longo prazo, o campeonato conquistado o ano passado seria uma das piores coisa que poderia acontecer ao futuro do Porto. Este comentário acima a que o Kacal respondeu espelha perfeitamente o porquê.

        • Kacal
          Posted Maio 23, 2019 at 5:08 pm

          Pois Kostadinov, pelos vistos não somos verdadeiros portistas e mais vale mudarmos de clubes, não pescamos nada disto e se formos contra o bajulamento e atitude de “está tudo bem vamos é contra o Benfica” não somos dignos. Por vezes certos comentários parecem “encomendas”, mas enfim.

          Criticaste e eu também e outros também, se é a minoria não sei mas falamos o que achamos e sentimos. O Porto já foi e pode ser muito mais do que isto. E lá está, por vezes vencer “mascara” certos problemas e às vezes até é bom perder 1 ou 2 campeonatos se isso significar que o futuro será risonho e teremos uma nova hegemonia e o clube de acordo ao que deve ser.

          Sobre o teu PS, totalmente de acordo e subscrevo!

  • Pedro Salgado
    Posted Maio 23, 2019 at 2:45 pm

    Sendo assim, o JJ deve seguir para Braga.

Deixa um comentário