Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Conquistámos títulos com o Rui Vitória, mas fomos perdendo a identidade com que jogávamos. Com o Bruno Lage voltei a ver o brilho nos olhos dos jogadores»

Concorda? O ex-capitão das águias não parece estar bem resolvido com RV.

Para Luisão a troca de Rui Vitória por Bruno Lage permitiu ao Benfica ter a identidade de jogo que o caracterizava. «Bruno Lage veio colocar sangue novo na equipa. Conquistámos títulos com o Rui Vitória, mas fomos perdendo a identidade com que jogávamos. O Bruno chegou e conseguiu dar a volta num campeonato super difícil. Voltei a ver o brilho nos olhos jogadores, um brilho que a dinâmica de jogo no Benfica proporciona», disse o Girafa, à Eleven Sports. O ex-central deixou ainda elogios a Jorge Jesus: “Foi o ponto de viragem do meu crescimento. Foi espetacular o que ele me acrescentou, se aguentei até aos 38 anos foi graças a ele. Scolari também me marcou no início da carreira, ajudou na entrada no futebol profissional. Faltou só trabalhar com Lage, oiço falar dele e gostava de poder falar mais do que é ser comandado por ele”.

29 Comentários

  • Eagle1991
    Posted Maio 26, 2020 at 9:57 am

    Luisão parece-me algo aziado. Penso que ele próprio deveria ter-se apercebido que a sua capacidade não era a mesma e das duas uma: pendurava as chuteiras de cabeça levantada sem se arrastar ou acordava com o treinador um novo papel. O papel quase de adjunto /jogador. Um pouco à semelhança do que Pedro Emanuel foi com Mourinho no Porto. Pouco jogaria mas seria importante na transmissão da mistica e em guiar os companheiros nos momentos difíceis. Penso que Luisão não aguentou não estar a jogar mas o treinador não tinha essa obrigação. Pendura as chuteiras a meio da época e sem q tenha havido uma despedida decente. Não digo que RV está isento de culpas ou mesmo a direção mas claramente que foi Luisão que quis continuar e que a meio da época se negou.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 21, 2020 at 4:54 pm

    Alguém está ressabiado, fica-lhe muito mal!!! É um símbolo do clube, isso ninguém lhe tira, mas também é verdade que não teve a humildade e a coragem de gerir de outra forma o final de carreira. Se tivesse sido honesto consigo mesmo tinha anunciado o final de carreira em 2017/2018, onde já apresentava grandes dificuldades.

    Se quisesse sair como campeão e achasse que a equipa precisava dele no balneário depois de se perder o penta, percebia e até era lógico, mas NUNCA exigindo minutos na equipa! Para mim esteve muito bem Rui Vitória, e só a hipocrisia e os anticorpos que este homem tem clube levam muita gente a não concordar (é preso por ter RED PASS e preso por não ter, passando a expressão), anunciou-lhe antes do final da época que não contava com ele (a questão de preparar a despedida cabia ao clube, mas como sempre LFV passa muitas vezes entre os pingos da chuva) e quando ele insistiu que queria continuar não lhe prometeu minutos! Simples e correcto na minha opinião…

    Quanto ao resto, não vale a pena! O JJ FC continua forte e os mitos associados também, Rui Vitória está longe de ser um treinador de topo mas teve um trabalho meritório e muitas vezes sem a protecção/apoio institucional do clube (quantas vezes veio o Presidente o defender durante as várias polémicas e ataques à sua pessoa?!?), num período de desinvestimento e aposta na formação (que ele rentabilizou desportiva e financeiramente) e SEMPRE com muitos anticorpos por parte dos adeptos! A opinião enviesada de Luisão não me diz muito, pois RV tirou-lhe algumas vezes a titularidade e, interpreto nas suas palavras, forçou-lhe a retirada quase… logo obviamente é será bastante parcial, aliás como estes seus comentários mostram. É até algo incoerente pois quando ganhou títulos atrás de títulos com ele e foi titular, o grupo parecia-me bastante coeso e com “brilho nos olhos” a começar por ele. Basta ver a postura de muitos jogadores face à polémica entre JJ e RV… a equipa estava com ele e acreditava nele nessa fase, depois com os maus resultados e o desgaste da imagem do Vitória obviamente algumas relações no balneário devem ter esfriado (nomeadamente ele a mandar bocas por ter perdido a titularidade, criando instabilidade quando como capitão deveria promover o inverso). Ainda assim senti mesmo aí a equipa com o treinador, apesar da incapacidade de render em campo (com responsabilidade para RV obviamente).

    De resto, jogámos sempre bem com RV? Claro que não! Fomos mais consistentes e jogámos melhor nalguns períodos das 2 primeiras épocas comparativamente a épocas transactas? Parece-me evidente! Cometeu erros? Muitos, foi teimoso ao insistir nalguns jogadores e estratégias até ao limite (algo que Luisão devia agradecer e não criticar, pela lealdade que RV sempre mostrou perante o grupo, algo que diferenciava também de épocas transactas), ainda assim dou-lhe o mérito de enquanto soube gerir a pressão e não ter entrado numa espiral negativa (a começar na comunicação) ter encontrado sempre a solução (muitas vezes na prata da casa). A época de 0 pontos na Champions foi má? Não… foi horrível! É um facto confrangedor e devia ter saído no final dessa época! No fundo não é nenhum super treinador, longe disso, com pontos fortes (o melhor no que toca à integração e rentabilização da formação do seixal até agora com MUITA MARGEM) e lacunas importantes igualmente, mas esteve longe de ser a mediocridade que tantas vezes lhe apontam e tentam colar.

    Já quanto a JJ e a aparente obrigatoriedade de se falar nele quando surge o tema RV, dá-me sempre muita comichão! Admito que sou muito parcial, pela negativa, face a Jesus, pois não me revejo nos mitos criados à volta da sua passagem pelo Benfica. Tal como RV (já que estamos numa de comparar), teve momentos bons e outros MUITO maus igualmente, potenciou muitos jogadores, mas desperdiçou muitos outros, é elogiado por muitos, mas foi desleal com muitos outros, e ainda tem a “cereja no topo do bolo” na forma pouco elegante vamos dizer assim como geriu a sua saída para o Sporting. É um muito bom treinador, com um feitio muito próprio e um efeito mobilizador inegável, mas conta com muitas lacunas igualmente… tão simples quanto isto.

    Depois vamos a ver as classificações e vemos que o supra-sumo dos treinadores para alguns ficou sempre atrás de RV no campeonato durante a rivalidade da 2ª Circular, e até lhe conquistou uma Taça com o Vitória e ganhou um campeonato na Arábia Saudita mais uma vez em confronto directo… enfim os mitos às vezes são atrapalhados pelos factos… Daí talvez esta necessidade, ainda hoje esta necessidade de espezinhar RV de forma a enaltecer ainda mais os feitos de JJ! Esse treinador que segundo muitos por aqui devia ser tido em conta para vários colossos sempre que há uma vaga, mas na prática nunca esteve nem perto disso (por muito que ele goste de mandar papaias para o ar para alimentar o ego), sendo que agora estou a gostar de seguir da “campanha” JJ no Newcastle eheheh

    Saudações Desportivas

    • Pablo
      Posted Maio 21, 2020 at 6:14 pm

      Concordo com tudo. Querem colocar o JJ a treinar o Benfica de novo. Já deu entrevista na BTV agora temos um símbolo do clube a distanciar de um e a elogiar o outro. Queria ver o RV a treinar o Palmeiras eh eh eh eh

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 21, 2020 at 11:13 am

    É verdade que os os primeiros anos do Rui Vitória no Benfica foram bons, mas a partir de meio entrou em declínio acentuado. Penso que um dos seus erros foi querer establecer o 4-3-3 como modelo de jogo e não como alternativa pontual. E também pareceu ficar sem ideias, incapaz de inovar positivamente. O “fomos perdendo a identidade com que jogávamos” do Luisão resume bem o que se passou.

  • Luke
    Posted Maio 21, 2020 at 10:54 am

    O primeiro ano e meio do Rui Vitória, em termos de qualidade do futebol, foram muito melhores que o último do Jorge Jesus. Just saying.

    • Chico
      Posted Maio 21, 2020 at 12:50 pm

      No último ano do Jesus, fica em último na Champions, mas ganha um título nacional tranquilamente. No ano a seguir e com muito investimento, um plantel muito melhor, é humilhado três vezes consecutivas pelo Sporting.

      • Pablo
        Posted Maio 21, 2020 at 1:28 pm

        Quem ganhou no final das contas? Parece que se esqueceu da humilhação que o Porto fez, 5 bolas sem resposta, campeão na Luz e reviravolta na taça. Quem era o treinador? Jorge Jesus.

        • Chico
          Posted Maio 21, 2020 at 2:10 pm

          O que está em causa é última época de JJ, campeão tranquilo, ser hipoteticamente pior que a primeira e metade da segunda do Vitória. Discordo.

  • Xefe
    Posted Maio 21, 2020 at 10:38 am

    Um dos maiores erros do RV foi ter demorado demasiado tempo a mandar este cepo embora. Já andava a arrastar-se à uns anos.

    Teria sido interessante ver o que RV faria se o LFV não lhe tivesse cortado as pernas no ano do possível Penta. Fizeram 120M em vendas (4 titulares) e compraram um Seferovic um Krovinovic e um Varela. Isto depois de duas boas campanhas na Champions com a equipa a conseguir jogar nos olhos com grandes equipas, algo que o Benfica não conseguiu fazer no passado recente na Champions…

    • Nickles
      Posted Maio 21, 2020 at 11:28 am

      Tão bom
      Jogou olho nos olhos com os grandes = 1 vitória e 1 derrota contra o At. Madrid, 1 empate e uma derrota contra o Bayern, 2 derrotas contra o Napoli e um agregado de 1-4 contra o Dortmund que só não foi mais porque tínhamos o Ederson.
      Isto onde em nenhuma das situações consegue ultrapassar nenhum destas equipas, já que ficou atrás do Atlético e do Napoli nos respetivos grupos, e não passou nenhuma das eliminatórias contra os alemães.
      Ui o que jogávamos contra os grandes. Olhos nos olhos sim senhor.

      Para não falar que o RV também está presente nesse “passado recente da Champions”, já que foi ele o treinador dos históricos e vergonhosos ZEROOOO pontos. A pior campanha europeia em 116 anos de história. Mas isso claro que não te interessa. Não foi o JJ.

      Aliás tu enalteces as campanhas do RV nas Champions pelos jogos contra os grandes (o que já mostrei que é uma completa falácia), mas depois tens coragem de vir desvalorizar JJ na Europa onde eliminou equipas como o Juventus, Tottenham e Leverkusen (top 3 alemão na altura).

      Ah afinal é o Xefe. Então está explicado.

      • Xefe
        Posted Maio 21, 2020 at 11:59 am

        Ganhar ao Atlético em Madrid e empatar com o Bayern depois de perder 1-0 na Alemanha para a realidade do Benfica na Champions neste século é muito bom. Só Koeman fez melhor.

        Engraçado como só metes o agregado das duas mãos quando te dá jeito. Mas não te esqueças que o Benfica ganhou ao Dortmund na 1ª mão.
        Aliás essa eliminatória é semelhante à de JJ contra a Juventos, só que ai fomos muito mais massacrados num dos jogos (devíamos ter perdido 7 ou 8-0) mas calhou a bola não entrar.

        E depois vens me falar dos jogos de JJ na segunda divisão Europeia, contra equipas fracas como o Tottenham, que não tinha nada a haver com o dos últimos anos e um Leverkusen que mesmo nessa altura era bem pior que o Nápoles e o Dortmund que o RV apanhou. O ponto a que o Benfica chegou para ter adeptos a gabarem um treinador por ganhar a um Leverkusen na segunda divisão Europeia é mesmo de rir, mas a exigência desceu tanto…

        E não esquecer a diferença dos Milhões investidos ao longo dos anos. Falei na época do possível penta mas na época anterior a essa vendemos 3 titulares e praticamente só gastamos dinheiro no cepo do Rafa.

        Portanto sim, está explicado.

        • BrunoAfonso 12
          Posted Maio 21, 2020 at 1:46 pm

          Como o Xefe vive numa realidade paralela em relação a diversos temas como o pizzi, Rafa ou mesmo o Jorge Jesus, recomendo a ver a segunda mão do Benfica Juve em Itália para a liga Europa.
          Qualquer coisa, está aqui o link do VM e é só ler para provar que o Xefe acabou de inventar mais uma vez sobre o Benfica do tempo do Jorge Jesus. https://blogvisaodemercado.pt/2014/05/benfica-na-final-da-liga-europa-pelo-2/
          Mentir é feio, mas vindo do Xefe e com os comentários habituais dele, já se espera tudo.
          Saudações Benfiquistas

          • BrunoAfonso 12
            Posted Maio 21, 2020 at 2:20 pm

            *expressei-me mal, inventar sobre a 2º mão da Juve-Benfica.

            • Vegeta
              Posted Maio 22, 2020 at 8:25 am

              Agora já não te vai responder, quando o tema é JJ ou Rafa para o Xefe não interessa, bom é o Rv, as vitórias do JJ a Juventus, ao Everton, ao Leverkusen, ao Tottenham devem ter sido quando ele era treinador do Braga.
              Curioso que fala no percurso do Rv na champions mas não fala na maior humilhação da história quando fizemos 0 pontos num grupo medíocre.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 21, 2020 at 10:31 am

    Não disse mentira nenhuma. O próprio Rui Vitória se assistiu aos jogos e se quiser perceber porque foi muito contestado e foi mandado embora , facilmente admite que a equipe não jogava um caracol. Uma equipa que entrava morta em campo e que ganhava muitos jogos pela margem mínima fruto de sorte e de ter melhores jogadores.

    Agora como já alguém disse se há jogador que não se devia queixar do Rui Vitória é o Luisão. A sua última época foi má demais e deveria pedir desculpa aos adeptos e reconhecer que já não estava em condições. Isto de atirar pedras aos outros e não ver seus próprios telhados de vidro tem muito que se lhe diga, até porque Luisão nunca foi um fora-de-serie..

  • Manchester Is Red
    Posted Maio 21, 2020 at 9:49 am

    Pode ter toda a razão do mundo, mas este tipo de comentário é bastante deselegante. Sobretudo quando o treinador não está presente para responder e se defender.

    Luisão mal.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 21, 2020 at 9:28 am

    Que falta de consideração pelo Rui Vitória, houve uma altura que o Benfica dele jogava muito, muito boas triangulações entre os interiores, extremos e laterais, tudo bem trabalhado, mas realmente a equipa foi perdendo um ponto de fulgor e de identidade e o Rui não conseguiu dar a volta ao barco. Mas é uma grande falta de consideração por alguém que deu tudo de si pelo Benfica. Há que saber quando se mudar, mas também é preciso agradecer pelo que nos deram obviamente.

  • Vegeta
    Posted Maio 21, 2020 at 8:22 am

    Afinal quem sempre criticou Rv parece ter alguma razão.

  • Chico
    Posted Maio 20, 2020 at 11:32 pm

    Corroboro tudo o que o Luisão disse! Parece-me óbvio que o Benfica piorou imenso de época para época com Rui Vitória, à medida que se foi esfumando o trabalho do Jesus. Olhando em retrospetiva, o Rui Vitória teve o mérito de realmente ir apostando nos melhores, os jogadores não rendiam e lançava outros até acertar, mas percebia pouco de futebol comparando com JJ. A equipa não adquiriu novas ideias. Futebol ofensivo resumia-se a triangulações nas alas e fé nas individualidades.

    Quanto à influência de Luisão em Jesus, acho que o treinador foi muito importante para manter o nível do Luisão à medida que foi perdendo velocidade e agilidade. Nos últimos anos de Jesus, já tinha muito pouca mobilidade, mas nunca comprometia. O Luisão pré-Jesus era um central diferente, mais dominante fisicamente e forte na antecipação. Até mais vistoso. Na minha opinião, o prime dele foi entre 2005-06 e 2010-11. Com Jesus, adquiriu competências que o permitiram ter uma longevidade que se calhar de outro modo não teria.

    • AndreChaves9
      Posted Maio 21, 2020 at 12:04 am

      O Prime dele foi claramente 09-14/15

      • Chico
        Posted Maio 21, 2020 at 12:53 pm

        Em 2006, era titular da seleção brasileira. Em 2015, quase que já não se mexia. O Luisão não foi inventado pelo JJ, antes era um grande central também, mais estilo Rúben Dias.

  • MuchoG
    Posted Maio 20, 2020 at 10:36 pm

    Não digo que RV não merece críticas porque, na minha opinião, tirando a última metade da sua primeira época no Benfica, o futebol foi sempre muito fraco.
    Mas já que o Luisão quer criticar RV também lhe pode agradecer por ter sido titular nas suas duas últimas épocas no Benfica puramente por nome e mais nada, prejudicava imenso a equipa, teve a sorte de ser protegido por Ederson, Lindelof e Semedo em 2017 e mesmo assim não éramos grande coisa a defender. No ano a seguir foi o descalabro.
    E mesmo depois de dois anos onde estava claramente acabado, finalmente RV teve a coragem de o tirar do 11 e andava a mandar indiretas nas redes sociais e reformou-se em Setembro, só se reforma nessa altura porque ainda estava à espera de ter minutos.
    Gosto muito do Luisão, é uma lenda do Benfica mas não vou agir como se fosse perfeito, também me lembro da altura onde todos os verões lá vinha a novela que queria sair do Benfica a juntar a como lidou mal com o fim da sua carreira.

    • Pablo
      Posted Maio 21, 2020 at 12:58 am

      Concordo com tudo, por culpa do Luisão perdemos o penta. Já era muito lento para uma defesa subida, estas declarações saíram-lhe ao lado. Talvez é mais uma manobra da direção para os adeptos para aceitarem o JJ de volta….

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 21, 2020 at 12:32 am

      É normal o Luisão foi perdendo faculdades físicas, não esqueçamos que já estava com 38 anos.

      Tal como o Pepe no FC Porto, toda a gente vê que ele está acabado mas é preciso tê-los no sítio para tirar jogadores desse calibre das equipas.

      O Rui Vitória fez o que tinha que ser feito (diminuir o tempo de jogo do Luisão para dar espaço à aposta do Rúben Dias que estava a ficar estagnado na equipa B). Fê-lo com pelo menos uma época de atraso, mas pelo menos fê-lo.

    • Daniel Alves
      Posted Maio 20, 2020 at 11:18 pm

      O RV podia vir responder ao bate-boca com esse argumento. Ia ser engraçado ver.

      • MuchoG
        Posted Maio 21, 2020 at 12:04 am

        Era o que o Luisao merecia mas RV responder com isso seria admitir que esteve duas épocas sem perceber que o Luisao não devia ser titular, é incrível que na época onde tivemos Jardel e Lindelof como uma dupla estrondosa que lidou muito bem com o Bayern de Guardiola, voltaram os dois para a próxima época e Jardel foi relegado para o banco para vir o acabado Luisao estragar a defesa.
        Isto e não esquecer que Ederson começou a época a suplente até o Julio César dar dois frangos em Nápoles, isto numa época onde já era dos 10 melhores do mundo na sua posição, enfim, RV olhava muito para nomes e não para mérito.

        • Daniel Alves
          Posted Maio 21, 2020 at 12:37 pm

          Isso era uma boa resposta do RV, dizer que se não fosse ele o Luisão nem tinha calçado mais. De qualquer forma, nunca percebi porque mudou a dupla de centrais de uma época para a outra. Jardel e Lindelof foram de longe muito melhores que o Luisão e o sueco.
          A ideia com o JC era rodar com o Ederson, um pouco como o Barça fazia com o Bravo a jogar na Liga e o Ter Stegen a jogar na Champions. Mas obviamente que nos jogos mais dificeis tinha de ser Ederson. RV olhava para nomes porque se houvesse problemas no balneário, dava jeito ter os pesos pesados do lado dele.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 20, 2020 at 10:35 pm

    Rui Vitória teve sucesso porque ainda apanhou uma equipa com o entrosamento do treinador anterior (Jorge Jesus).

    Já no Braga foi a mesma coisa. O Jesus saiu e o fez o Domingos parecer um treinador de elite chegando à final da Liga Europa.

    • Xyeh
      Posted Maio 21, 2020 at 9:51 am

      O Domingos também ficou em 2º no campeonato taco a taco com o Benfica, não desconsiderar o trabalho do Domingos no Braga.

Deixa um comentário