Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Contrataram um treinador que está a perder mais que o anterior… Estamos a ser provavelmente a pior equipa da história do Manchester United”

Vai resistir? Com 2 meses de trabalho esperava-se bem mais. E apesar de, por enquanto, se pode agarrar à qualidade do plantel, a verdade é que todos pensavam que ia fazer mais com estas opções, e neste momento até está a fazer menos que Ten Hag.

Ruben Amorim assumiu que o momento no Man Utd é negro. «Em dez jogos da Premier League ganhámos apenas dois, sei disso. Imaginem o que representa isto para um adepto do Manchester United. Imaginem o que isto é para mim. Contrataram um treinador que perde mais do que o treinador anterior, tenho perfeita noção disso, mas, como disse, não vou mudar aconteça o que acontecer», disse o português, depois da derrota com o Brighton. «Sei que podemos ter sucesso, mas precisamos de sobreviver a este momento porque eu não sou ingénuo. Somos, talvez, a pior equipa de sempre do Manchester United, sei que vocês [jornalistas] querem títulos, mas estou a dizer isto porque primeiro temos de nos aperceber disso, para depois mudar. Aqui está o vosso título», atirou ainda.

32 Comentários

  • pg1960
    Posted Janeiro 19, 2025 at 6:21 pm

    Infelizmente o seu plano A (e único), não está a funcionar.

    Gostava de tivesse uma boa experiência lá fora mas começam as primeiras dúvidas sobre o seu trabalho pois já passaram dois meses e não está a fazer melhor que o treinador anterior.

    Acho que não vai ser despedido pelo menos até ao final da época amas vai claramente ter de melhorar.

    • Veridis Quo
      Posted Janeiro 19, 2025 at 8:29 pm

      Era esperado que funcionasse com estes jogadores? Ou era esperado que limpasse o Benfica e o Porto com o Vietto, o Camacho, o Plata, o Sporar, o Ilori, o Ristovski e restante lixo que apanhou quando chegou ao Sporting?
      Até o Guardiola se apanhasse esta equipa, obviamente não os conseguia meter a jogar como ele quer.
      Dar tempo ao tempo, como se deu a Arteta ou ao Ten Hag. Se passado 2 anos e meio se vir que vai no bom caminho como Arteta terá créditos para continuar. Se o que se observa é falta de evolução, contratações falhadas e afins que se viu com Ten Hag… vai embora.
      Não lhe dar tempo considerando o estado, calendário e equipa que tem à disposição não faz qualquer sentido.

  • Citizen_Erased
    Posted Janeiro 19, 2025 at 6:27 pm

    Tão mau como o nível exibicional, é esta teimosia e as declarações “perdidas” como esta.
    No final do dia, se ele com o mesmo plantel tivesse os mesmos resultados, podia alegar a narrativa do próximo ano.
    Mas com estes resultados, vai ter de ter muita sorte se começar a próxima época.

  • Nickles
    Posted Janeiro 19, 2025 at 6:39 pm

    Não aguentará até ao fim da época. Faltam 11 dias para o fecho do mercado e portanto não haverá grandes contratações e nada mudará já que o plantel que é horrível ao dia de hoje, continuará a sê-lo a dia 1 de Fevereiro.
    A minha previsão é que a meados de março o Amorim já esteja desempregado com o United a 3 ou 4 pontos da zona de descida.
    ×
    Quanto ao seu futuro é muito difícil não acreditar que passe pelo Benfica depois de ficar completamente queimado em Inglaterra. Agora a pergunta é quando e com quem. É que se o Lage não vence a liga, que é o mais provável, o Costa fica com uma justificação para o meter no olho da rua e contratar o Amorim para a próxima época. O problema é que Julho/Agosto ainda fica longe das eleições e gastar o seu maior trunfo 3 meses antes não é bem jogado de todo, principalmente para o próprio Amorim que se as coisas inicialmente não lhe correm bem vai começar a ser colado ao já contestadissimo presidente nas criticas. Por outro lado há o Noronha que pode começar a fazer algum trabalhinho nas sombras a partir de Março e garantir uma espécie de pré-acordo com o Amorim, como o treinador do seu projecto.
    O Amorim inteligente como é acredito que opte pela segunda opção.

  • Art Vandelay
    Posted Janeiro 19, 2025 at 6:41 pm

    Pior equipa da história nem de perto, o United até já desceu de divisão
    **
    Mas o Amorim pode de facto ter dado um passo maior que a perna, tal como o Ten Haag deu… E o Ten Haag até vinha de dominar por completo na Holanda e de ainda ter feito uma das 2 maiores campanha do século na Champions de um clube fora das Big5, portanto até tinha um background maior e melhr

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 20, 2025 at 12:12 am

      Vinha já responder à pressa, mas depois li “fora das Big5”. Ufa.
      Mónaco, Valência e Depor vieram-me à cabeça logo, mas considero que o Valência tinha uma bela equipa, muito melhor que a do Ajax do Ten Haag.

  • Cato the Elder
    Posted Janeiro 19, 2025 at 6:43 pm

    Pois é… Esta época será assim, aos soluços. Com resultados melhores e resultados piores. Amorim ainda é a solução, e jogo após jogo a realidade torna-se cada vez mais óbvia: com este plantel, é este o lugar deste clube…

  • Veridis Quo
    Posted Janeiro 19, 2025 at 6:51 pm

    Parece-me que faz sentido meter a sua ideia à força independentemente do que aconteça até final do ano. Há anos que treinadores se ajustam à mediocridade destes plantéis do United, configurando esquemas para deixar jogadores insuficientes estar mais à vontade para no fim o desfecho ser o mesmo.
    O RA está a meter a sua ideia, aquilo para que foi contratado à força, mandando os para o fogo e ver com quem pode contar no futuro.
    Se podia meter um 4-4-2 ou um 4-3-3 enfiado na área, dar mais conforto aos jogadores e andar a sacar resultados em contra ataque para se manter à tona, tirar mais umas vitórias e talvez acabar em 8º ou 9º? Se calhar podia. Mas para quê, a longo prazo? Isso fez o Solskjaer, fez o Mourinho, fez o Ten Hag… sem que nunca se visse processo de evolução ou uma ideia de jogo fixa que partisse do treinador. E isso é um balão. Até pode voar um bocadinho, mas rapidamente se esvazia.
    Se ele faz isso, talvez sacasse mais resultados e estivesse mais confortável aos olhos do público, mas que trabalho de base seria feito para a próxima época? Ia partir para a pré época exatamente na estaca zero, desde conhecimento dos jogadores no sistema dele, como da própria habituação ao sistema dos que ficarem no United.
    Isto parece-me lógico e se queriam Amorim a meio da época dramaticamente, só faz todo o sentido dar apoio ao que ele quer fazer. E o que ele quer fazer demora tempo, considerando a equipa que tem, o comboio já estar em andamento, o calendário e a qualidade da Premier League.
    O Rúben tem 2 anos e meio de contrato (e não 2 meses e meio com uma equipa que não fez) para mostrar progresso a sério e para se perceber se a coisa vai na direção certa, como teve e bem o Arteta, por exemplo.

    • Artur Trindade
      Posted Janeiro 20, 2025 at 9:42 am

      Disseste as palavras que tenho dito, e continuarei a dizer, não faria sentido o MU ter sacado um treinador à força, sabendo muito bem das idiossincrasias do seu modelo tático (que torna o plantel ainda mais obsoleto), se não fosse para lhe dar um plantel decente. Reconheço que existem riscos neste processo, que ditariam a sua saída, sendo a descida de divisão o claro e óbvio.
      Neste processo de construção de uma equipa, basta que Onana perca à sua conta 12 pontos, quando o normal de uma grande equipa é ter um GR que dê pontos, para boicotar todo a ideia “esperava-se bem mais nesta altura”, e muito me admira que nesta altura não existam já 2/3 contratações cirúrgicas, que eliminem alguns elos fracos, que custam demasiados pontos.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 20, 2025 at 10:00 am

      Concordo. Fazer o mesmo que os outros fizeram, ir de encontro ao plantel, era chover no molhado. No entanto, ha sempre um risco alto de ir de vela se mantem os resultados ao nivel “linha de agua”, porque as pessoas tambem olharao para o futebol praticado e dirao “hmmm, isto na PL nao resultara, fora com ele”. Ha esse risco, de nunca chegar a implementar o que quer, com outro plantel, mais adequado.
      O United ja devia ter apresentado 2 ou 3 reforcos, pelo menos para ter outros perfis, nas alas jogam sempre com laterais, a excepcao do Amad, atras do PL, Garna nao e o ideal, e se joga o Amad, voltamos ao problemas das alas, o Mainoo esta longe de provar que pode jogar num meio a 2, o mesmo para Eriksen e Casemiro, etc. Enfim, o projecto deve passar tambem por lancar miudos, mas isso so podera acontecer com outra base de resultados.

  • Ze Tolas
    Posted Janeiro 19, 2025 at 6:53 pm

    Em termos de comunicação gosto muito da gestão de crise de RA. Não arranja subterfúgios, não foge aos elefantes na sala, ataca os problemas com uma frontalidade incrível. Mas isso não chega, até podes ser o Shakespeare que se não ganhas vais de vela.

    • Veridis Quo
      Posted Janeiro 19, 2025 at 7:50 pm

      Tratar os adeptos como adultos com olhos em vez de crianças cegas e burras, como muitos fazem, é sempre melhor.
      O Ten Hag andava na onda do “estamos melhor”, “já fizemos muita coisa”, “até não somos assim tão maus”…
      Parece uma coisa simples, mas a maioria dos treinadores é incapaz de o fazer, não sei muito bem porquê. Basta ver o discurso do JP e adjuntos neste período do Sporting.
      Como dizes, pouco importa o discurso se não se ganhar, mas a forma como se puxa adeptos para ter mais paciência e ter uma relação mais duradoura também vem muita da honestidade e forma como se comunica com eles. E o RA já mostrou que é um agregador.
      Não é tudo, mas ajuda ver alguém a liderar que vê as coisas como elas são em vez de alguém aluado a tentar dizer que está tudo cor de rosa e que puxa dos galões para dizer que os olhos devem ir parA aqueles 10% que já fez de bem em vez dos 90% que fez mal.

      • Ze Tolas
        Posted Janeiro 19, 2025 at 9:20 pm

        Ele consegue transmitir bem a ideia do ‘isto vai passar e do lado de lá está o paraíso” que é uma mensagem muito forte. Mas têm de passar.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 20, 2025 at 12:13 am

      Revejo-me a 200% neste comentário. Tal e qual.

  • Art Vandelay
    Posted Janeiro 19, 2025 at 6:54 pm

    E apesar do maior e melhor background do Ten Haag relativamente ao Rúben, o Holandês também não conseguiu, logo não é surpresa o Rúben também não conseguir, até diria que é o cenário com mais probabilidades de acontecer
    **
    Como na altura avisei, uma coisa é reerguer um grande em Portugal, é muito mais fácil porque o ponto de partida de um grande em crise em Portugal é o 3º lugar… Mesmo em crise, só é preciso ser melhor que 2 equipas
    **
    Já em Inglaterra um grande em crise, parte do 3°/4° nível, ou seja, parte de um 8°/9° posições, sendo preciso superar muitos mais adversários para se chegar ao topo…. Para não falar que a “classe média” é muito mais forte e difíceis de bater que a “classe média” tuga, portanto não só parte de 3/4 níveis abaixo como tem muito mais dificuldades para subir de patamar para um novo nível
    **
    O Klopp por exemplo conseguiu isso no Liverpool, mas ainda levou uns aninhos, mas o background do Klopp também lhe dava mais crédito, pois já tinha reerguido um grande na Alemanha e tinha posto o Dortmund a tratar por tu o Bayern Munique e ainda levou o Dortmund a uma final da Champions…. é um grau de dificuldade muito superior a reerguer o Sporting em Portugal, principalmente quando a nível internacional o Amorim até à data também não fez nada de relevo, nunca foi sequer a uma final europeia nem perto disso teve (o Ten Haag por exemplo teve a 1 minuto de ir à final da Champions com o Ajax) …logo isso deu muito mais crédito para o Liverpool ter sabido esperar e acreditar que ele era o homem certo do que eventualmente pode dar ao United que está um pouco a acreditar na “fé” que o Amorim pode ser o tal

  • Rated R
    Posted Janeiro 19, 2025 at 7:19 pm

    Aqui n é teimosia no sentido perjorativo da coisa.
    Aqui ele tem uma ideia que anda a trabalhar nela e sabe que funciona e n deve desistir dela sobre pena de meter se em aguas mais profundas e depois n poder mesmo safar-se.
    Os problemas são:
    Jogadores aburguesados
    Jogadores sem “motivação”
    Jogadores mercenários
    Isto no que rerspeita ao perfil psicologico de alguns deles.
    Outros:
    Não possuem competencias para se encaixar no esquema pretendido.
    Não possuem perfil para desempenhar as posiçoes pretendidas.
    Culpa do treinador:
    Forçar constantemente os “mesmos” a fazer coisas que eles uma de duas ou n querem ou n se sentem confortaveis a fazer. ( Mas para a pasta que ganham… era calar e comer)
    Não consegue passar a mensagem aos atletas com a mesma facilidade que o fazia nos outros clubes, seja nos treinos ou nos jogos, parece que ou não percebem ou estão se nas tintas.
    Não se consegue impor a personalidades mais fortes, senão ja tinha chamado mais miudos e sentado todo ou quase todo o plantel (ano perdido e ja esta…)
    Resumindo.
    Não acredito que se va safar, mesmo desejando lhe sorte.
    Acho que quis dar o passo maior que a perna.
    Acho que ele esperava algo mais a SCP e n tão duro como esta a ser.
    Acho sinceramente que n era a oportunidade da vida dele e que agora ja n deve achar que era mesmo o que ele queria…
    Acho que outros clubes de meia tabela ou topo estrangeiros poderiam ter ajudado mais o RA a crescer.
    Mas agora que “correu mal” é mais facil falar, no entanto ja me cheirava que aqui seria… ” e se correr mal…”

    • Gndias
      Posted Janeiro 19, 2025 at 8:35 pm

      Ele não sabe se funciona, lá pq funcionou no Sporting n significa que funcione no United
      O plantel apesar de alguns nomes é muito fraquinho e vamos a dia 19 e nada de reforços.
      Mas ele disse que tinha saído do Sporting na altura certa…só não foi po clube certo

  • Pablo2
    Posted Janeiro 19, 2025 at 7:25 pm

    Não é atoa que quando apareceu o West Ham apanhou o avião para ouvir a proposta. É fraquinho para maiores voos

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 20, 2025 at 12:15 am

      Eu gostava mesmo de perceber qual é que o problema que algumas pessoas têm com o facto do Amorim ter apanhado o avião para ir ouvir o West Ham. Estranhíssimo, nunca antes visto. Somos mesmo bons a julgar as decisões dos outros. Só faltou dizer que tinha falta de ambição.

      • Pablo2
        Posted Janeiro 20, 2025 at 2:14 am

        Quem disse que é um problema??

      • Petrol
        Posted Janeiro 20, 2025 at 9:37 am

        Isto. Acho que ter ouvido o West Ham só demonstra a inteligência de Amorim. É um clube com bons recursos e seria um passo “ntermédio antes de chegar a um clube de topo.

  • fernando pimentel
    Posted Janeiro 19, 2025 at 7:59 pm

    Uma coisa de que ninguém fala é que o Amorim foi muito ajudado pelo scouting do Sporting e ele nem queria Hjulmand e Gyokeres. Agora está num clube rico mas que também não quer/pode gastar este mês portanto tem dos piores planteis da PL contando a frente do Mainoo/Ugarte. Está preocupado com o psicológico do Zirkzee em vez de exigir melhores soluções e vai queimar o seu posto no maior de Inglaterra. Basta ver o que um City com o top 4 em risco faz em Janeiro em comparação com este MU perto da descida.

    • Neville Longbottom
      Posted Janeiro 20, 2025 at 12:23 am

      Também pouca gente fala da grande época que foi 2021/2022, foi uma soberba época do Sporting. Mas “ninguém fala”. Ou da descrença absoluta com que o Sporting era (justamente) tratado em 2020. Muita gente não se lembra que quando o Sporting descolou dos rivais, o que se via em muitos sítios eram piadas sobre carros nas árvores e porcos a voar. Nesse ano, quando finalmente se começou a pensar: “ui cuidado que o Sporting este ano parece ser mesmo a sério”, já era tarde. Amorim pegou num clube completamente fragmentado e com ínfimas possibilidades de sucesso. E quando digo que “ninguém fala” disto é porque vejo muitas vezes pessoas que falam do Amorim e apagam a história. Amorim foi colocado como sendo um treinador inferior ao Conceição porque perdeu no confronto direto, como se o Conceição tivesse apanhado um clube em 4º lugar completamente descredibilziado e em guerra. O Porto levou um cheirinho este verão e um dia destes o Vitor Bruno (ou o que restar dele) aparece numa vala.

      Isto é muito idêntico à conversa sobre o Guardiola, também toda a gente se esqueceu da descrença com que ele apanhou o Barcelona e também toda a gente se esqueceu do que ele teve de fazer ao clube para o tornar o melhor do mundo sob seu comando e não foi com dinheiro que o fez (mas isso também “ninguém fala”).
      .
      Esta conversa toda para dizer que é muito fácil esquecermo-nos ou “ninguem falar” sobre aquilo que não ajuda ao argumento. E o Amorim fez muitas coisas mal feitas que, tenho a certeza, teria mudado se voltasse atrás (a aposta no Chermiti por exemplo). Mas a teimosia que o levou onde levou não poderia ser branda nos casos em que não teria razão, não pode ter sempre razão. Amorim não descobriu o Hjulmand nem o Gyokeres, mas foi nas mãos dele que eles se tornaram os jogadores que são hoje.

    • Petrol
      Posted Janeiro 20, 2025 at 9:37 am

      Num clube de futebol ninguém faz nada sozinha e a função de Amorim não era scouting. De qualquer das formas é o treinador quem escolhe as características dos jogadores a serem contratados. Como sabemos que Amorim não queria Hjulmand ou Gyokeres? Teorias?

    • Mantorras
      Posted Janeiro 20, 2025 at 10:06 am

      Ninguem fala? O proprio Amorim referiu isso varias vezes, atribuindo o merito ao scouting.

  • henry14
    Posted Janeiro 19, 2025 at 8:46 pm

    Inacreditável este gentleman. Falou tudo.
    No entanto, falar bem não chega. Há que meter os jogadores a jogar à bola. E já sabemos que Amorim gosta de ter os seus fetiches (Esgaio, Paulinho, Trincão, pote, etc) e gosta de provar que certos cepos são bons. E provavelmente é isso que o vai tramar aqui. A equipa é fraca (culpa de Ten Hag) mas não é suposto ser tão fraca (aqui há culpa de Amorim também). Se Amorim durar até Agosto e não correr no mínimo com Maguire e mais 7 dos cepos, então ele vai colher o que semeou e deixará de ser o Deus e passar a ser um simples mortal.
    Em relação ao Benfica, por muito que eu goste do Deus, a minha opção é Marco Silva.

  • MM84
    Posted Janeiro 20, 2025 at 12:02 am

    Se nao ganhar o proximo jogo deve pôr o lugar à disposicao e sair sem levar indemnização.

    Se o board quiser mudar, sai como uma gajo honesto que tentou e nao resultou. Se o board o mantiver, é uma mensagem brutal para o plantel, e aí deviam reforçar equipa em linha com as ideias do Amorim.

    É o correto a fazer, se perder pontos no prxm jogo para a Premier

  • Louis
    Posted Janeiro 20, 2025 at 9:41 am

    oh… que pena :(

  • Red Onion
    Posted Janeiro 20, 2025 at 10:19 am

    Que jogada de génio: aceita um projeto condenado à partida, saca 20M de euros (em meses) e acabará a treinar o Benfica em menos de um ano. Parece o enredo do Thomas Crown Affair 2, desta feita com Ruben Amorim no papel de Pierce Brosnan.

Deixa um comentário