Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Craques do futuro V: Um “alemão” em solo português (16.º)

Como para tudo, é essencial definir critérios. Esta rubrica destina-se a jogadores nascidos em 1996. Os parâmetros de selecção são os feitos dos jogadores até ao momento e, principalmente, o seu potencial e o nível (patamares em termos de projecção Mundial) que poderão atingir no futuro. Mesmo considerando que são seniores de 1.º ano ou ainda júniores, já é possível mencionar elementos que nesta fase apresentam algumas destas características.

No meio de tanta revolta com o (não) aproveitamento de jogadores formados no Campus Futebol Caixa, surge na primeira equipa e com papel de destaque no 11 um dos primeiros jogadores que promete dar rendimento desportivo ao clube da luz (contrariamente a nomes que voaram precocemente em virtude de transferências avultadas). Gonçalo Guedes, que tem aproveitado a lesão prolongada de Salvio, entrou na equipa num momento em que parecia estar atrás de Víctor Andrade e não mais saiu. Apesar de ter feito grande parte da formação no corredor esquerdo, a verdade é que esta afirmação tem surgido no lado direito, até pela impossibilidade de o fazer no flanco contrário em virtude do estatuto de indiscutível de Gaitán. O agora estreante na selecção sub-21 de Portugal tem um trajecto de eleição nas camadas jovens nacionais – internacional desde os sub-15 – e um perfil muito distante do habitual extremo latino, mais ainda da última nata que tem saído da formação Portuguesa (Nani, Simão, Quaresma, Bruma etc). Longe da irreverência e imprevisibilidade, que é importante não confundir com falta de técnica ou relação com a bola, Guedes marca a diferença pela forma como aborda a posição, nomeadamente na relação com o golo, nos movimentos procurando constantemente a baliza e no trabalho defensivo que faz ajudando em muito o seu lateral (algo inerente ao jogador e não provocado pela sede de ganhar o lugar na equipa). Para além disso, aos 18 anos é já dotado de uma estrutura física que lhe permite nivelar os duelos individuais e estar constantemente em vaivém no corredor, algo que traz algumas semelhanças à forma como os médios-ala de países como a Alemanha entendem a posição. Certo é que este novo paradigma – que parece estar associado ao novo treinador – dos encarnados tem sido benéfico para o aparecimento de alguns jovens na equipa principal, sendo o jovem extremo um dos principais beneficiários. O jovem extremo tem sido indiscutível no conjunto de Rui Vitória, já bateu mesmo um recorde ao ser o jogador português mais novo de sempre a marcar numa fase de grupos da Champions, e esta afirmação pode abrir-lhe inclusive portas para a selecção principal que se tem visto reduzida e em fim de ciclo para jogadores da sua posição, e como consequência disso irá catapultá-lo para um patamar interessante a nível internacional.

PS: Guedes perfila-se como um dos grandes nomes da geração de 96 em Portugal, algo que é natural não só pela qualidade do atleta, como também pela mediania geral em termos nacionais, onde Diogo Jota (Paços de Ferreira) e Matheus Pereira aparecem como dos poucos que podem rivalizar, neste momento, com o estatuto e qualidade do extremo do Benfica.

0 Comentários

  • gonçalo Duarte
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:12 pm

    Concordo,acho que é um jogador muito completo e acho que pode vir a ser um ala de eleição apesar de não ser muito capaz de desiquilibrar tecnicamente é um jogador muito inteligente e numa equipa a jogar em transições pode ser mortífero

    • Vital Moreira
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:50 am

      Tem apenas 18 anos e tem muito para evoluir principalmente a nível físico. Quando jogava na II Liga via-se claramente a sua superioridade, agora na Primeira Liga já não se vê tanto porque o salto qualitativo é maior, mas com tempo, e muito trabalho ele vai começar a sobressair, só tem que ganhar mais à vontade e mais poder de explosão, porque se for mais rápido do que os outros a sua qualidade técnica faz o resto.

      Já o Nuno Santos, gosto muito dele apesar de ser completamente cego do pé direito, talvez um empréstimo a um clube de Primeira Liga lhe faça bem em Janeiro, para ver se ainda vai a tempo de apanhar o comboio dos sub21. Parado ninguém evolui

    • gonçalo Duarte
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:05 am

      A nível físico já não deve evoluir tanto,mas eu não acho que vá ser aquele extremo que desiquilibra no 1×1 pois não tem aquele drible e aquela ginga,mas veremos

  • KB_SCP
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:13 pm

    Não o acho o jogador que fazem, mas é esperar para ver.
    Gosto mais do Nuno Santos mas o Guedes neste momento é mais maduro e cada vez melhor tacticamente, fruto também das oportunidades que tem tido.

    • RREB
      Posted Outubro 10, 2015 at 11:43 pm

      E têm menos 2 anos do que o Nuno, dai ser aposta. Eu gosto dos dois mas acho que o Guedes vai ter mais minutos e ser aposta de futuro.

    • KB_SCP
      Posted Outubro 10, 2015 at 11:54 pm

      Também acho que sim RREB.
      Acho o Guedes bastante inteligente e maturo para a sua idade, mas não acho que seja um "craque do futuro".
      Só o tempo o dirá.

    • RREB
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:59 am

      uma pequena picardia,
      Concordo que não seja "craque do futuro" porque já o é atualmente e espero que mostre no próximo jogo da liga :D
      Saudações benfiquistas e desportivas.

  • luis vieira
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:15 pm

    Quando o vejo a jogar penso que a sua posição ideal, para mim era a 2 avançado, quando o vejo a jogar, não sei porque faz-me lembra o Thomas Muller, penso que a jogar a extremo não é a sua posição inicial, porque não tem aquele drible como o gelson , matheus, gaitan, etc dos extremos puros o que é pena porque a seleção está com falta de avançados, ou então sou eu que não percebo nada de futebol ;D

    • Anthony
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:14 pm

      Na minha opinião assemelha-se mais ao Schurlle, pelos movimentos, pela contantes tabelas ou "1-2" que costuma fazer para ultrapassar o adversário.

      Mas vamos ver a evoluçao do jogador, e se chegar ao nivel do alemão já seria bastante bom!! Saudaçoes desportivas.

  • João Magalhães
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:17 pm

    É um jogador no qual não metia as mãos no fogo, apesar de lhe ver muita qualidade, de ter jogado sempre um escalão acima e de estar a ter grande impacto numa equipa de nível champions com apenas 18 anos. Acho que o Gonçalo é um daqueles jogadores que evoluiu muito cedo fisicamente e que a partir daí tira muitas vantagens para competir contra jogadores maduros, contrariamente ao habitual menino destas idades que é sempre muito vulnerável no nível físico.

    Digo também que não é por aparecer aos 18 anos que vai ter um trajecto melhor que alguém que apareça aos 20 ou 21, porque o futebol é tudo menos lógica e algo sequencial. Às vezes fico a pensar em quem usa o argumento de Rúben > William (não estou a tomar nenhuma posição) e justifica isso recorrendo ao facto do Rúben com 18 anos estar a ter maior impacto sénior que o William, quando sabemos perfeitamente que isso depende de muitos factores (esquecendo a aposta ou falta dela nas equipas principais), como por exemplo o nível de maturidade que o jogador já tem, a própria evolução física (o William teve isso, basta comparar o seu corpo quando tinha 18 anos) e até alguma indefinição na posição em que ocupa em campo (o William até actuava a central).

    Isto para dizer que jogar aos 18 anos na equipa principal não é sinónimo de sucesso no futuro, apesar de normalmente os génios até aparecerem mais cedo, porque alguns são os chamados "maturados" e têm um pico tardio, estagnando logo a seguir. E o Gonçalo gera-me essa dúvida pela tal superior condição física que já tem. Claro que aproveito para reforçar que é alguém que interpreta todos os momentos do jogo de forma sublime para a idade (cá está, algo que normalmente não há nesta idade e é aprendido mais tarde), desde a organização ofensiva à defensiva e até aos momentos de transição.

    Para concluir, notar também a versatilidade dele a adaptar-se bem à direita – diria que jogou 2/3 da formação no lado esquerdo – e a não usar isso como desculpa para um fracasso na equipa A. Veremos o que pode dar quando puder jogar na esquerda, já que agora é impossível.

    • João Magalhães
      Posted Outubro 10, 2015 at 11:21 pm

      *pico precoce

    • gonçalo Duarte
      Posted Outubro 10, 2015 at 11:24 pm

      Compreendo o que queres dizer com a parte da condição fisíca mas acho que a sua maior qualidade é a intelegência e competência e todos os momentos do jogo

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:04 am

      Não quero parecer redutor as qualidade do Gonçalo, que nunca acompanhei até esta época, mas dos jogos que vi dele na equipa principal do Benfica, ele faz-me lembrar imenso o Licá na maneira de jogar…

      Iniesta

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:04 am

      Aceito e concordo com o argumento do potencial físico em jogadores com picos precoces e fugazes, no entanto parece-me ilógico aplicá-lo ao Gonçalo Guedes. Porque, apesar de apresentar essa forte capacidade física, tal é complementado com a sua maturidade e leitura táctica que apresenta em campo, sendo mesmo as suas valias mais importantes. E, sendo verdade que ainda é muito cedo para dizer que estamos perante um grande jogador de afirmação vincada, o seu perfil, com a tal postura, mostra que estamos na presença de um excelente projecto de craque de 18 anos que, pela força mental também apresentada, faz-me acreditar que a sua afirmação será natural.
      Quanto ao estilo, acho que os adeptos valorizam em demasia (pelo menos quando os jogadores aparecem) o jogador tecnicamente vistoso e driblador (quem não gosta de uma grande finta?!), que muitas vezes em termos de decisão deixam a desejar e são muito pouco consequentes (p.ex. Djaló, Kelvin, até Victor Andrade. Mesmo Gelson precisa de evoluir muito neste aspecto), em comparação com jogadores mais cerebrais e colectivos, como é o caso do Guedes. Para se ter um desequilibrador nato numa equipa que arrisca e perda mais bolas é preciso ter jogadores que a saibam guardar e equilibrar a equipa. Mesmo assim acho que o Guedes pode ser um jogador mais determinante no futuro se desenvolver a sua já natural relação com o golo.

      Knox_oTal

  • Anónimo
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:18 pm

    Melhor jogador jovem em Portugal neste momento.
    Sem dúvida nenhuma.

    Ricardo

    • Francisco A.
      Posted Outubro 10, 2015 at 11:23 pm

      O Rúben Neves manda cumprimentos.

    • Anónimo
      Posted Outubro 10, 2015 at 11:31 pm

      É claro que este comentário vai fazer com que uns digam que é ele, outro os Ruben, outros o Gelson, outros o Semedo, etc. Enfim. Sou benfiquista e até acho que o Ruben já está num patamar acima, mas o que queria mesmo transmitir com este comentário é que, na minha humilde opinião, este tipo de discussões são escusadas.

      Tomás

    • Theunshot
      Posted Outubro 10, 2015 at 11:35 pm

      O Ricardo não foi muito explicito provavelmente queria referir apenas do ano de 1996, mas já percebemos que o você ama o Rúben Neves agora não precisa de o referir em todas as noticias do futebol português até porque chega a ser cansativo estar sempre a ouvir/ler o nome do rapaz.

    • Marcos
      Posted Outubro 10, 2015 at 11:41 pm

      É a opinião do Ricardo e respeito-a, mas penso que Ruben Neves já mostrou mais que Gonçalo e parece-me ter mais talento (apesar das posições diferentes).
      Saudações desportivas

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:19 am

      O mais importante, muito mais que essas comparações e rankings, é este "jardim à beira mar plantado" ter dois jogadores jovens deste potencial à disposição!!! O resto são preferências pessoais.

      Knox_oTal

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 11, 2015 at 4:55 am

      Isto são coisas tão subjetivas… eu posso achar o Gelson mais promissor, por ter qualidades mais próximas daquilo que eu aprecio num extremo. Mas por outro lado, enquanto um tem 20 anos, outro tem 18, e 2 anos nestas idades é muito tempo e faz toda a diferença, pelo que é tremendamente injusto estar a questionar qual o jovem mais talentoso ou com mais potencial, porque está dependente de uma série de questões, algumas que até fogem à qualidade dos jogadores em si (oportunidades, gestão de carreira, empresário, lesões, etc).

    • João
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:23 pm

      Nem top3 da posição. Bruma, Gelson, Matheus. E não sou sportinguista.

      Pelo menos já passou de "Novo Ronaldo" para "Novo Muller", esperemos até para bem da Selecção que não seja um "Novo Hélder Barbosa"

  • Tiago Martins
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:20 pm

    Gonçalo Guedes ainda é dos jogadores mais desvalorizados no panorama nacional. Encontro duas grandes razões para aquilo que considero ser falta de reconhecimento do jovem jogador português :

    – o clube onde foi formado e o discurso patético (mais a falta de aposta obviamente) de Jorge Jesus quando ainda assumia cargo no bi-campeão nacional (quando o sucesso aparece, as diversas opiniões/afirmações dos vangloriados ganham uma cotação brutal, mas cabe a cada um ser selectivo ou ouvir e acatar tudo) – André Gomes e João Cancelo foram outros dos visados;

    – a valorização generalizada do “jogador selvagem “ face ao “jogador pragmático”.

    Tal como tenho vindo referir, mais do que uma promessa, Gonçalo Guedes é uma certeza. É muito forte fisicamente, sabe interpretar o jogo como ninguém, cruza com qualidade e possui bom remate. A sua afirmação no Benfica foi crucial para um melhor desempenho defensivo (o contributo que este oferece a Nélson Semedo é deveras importante) e ofensivo (esteve directamente ligado a 5 dos últimos 13 golos dos encarnados), contabilizando um total de 577 minutos, com uma média aproximada de uma assistência/golo por jogo.

    Não me surpreenderia que chegasse num curto período à selecção nacional AA, pelo que disse anteriormente adicionado a alguma escassez de soluções nas alas ofensivas.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 11, 2015 at 4:52 am

      Cancelo e Bernardo Silva foram dois casos flagrantes em que JJ não aproveitou o enorme talento que tinha. Agora com Guedes e André Gomes, não vejo onde falhou, o Guedes tem agora 18 anos e estreou-se ainda com JJ além de trabalhar sempre com a equipa A, e o André Gomes somou vários minutos, várias exibições de bom nível e até golos importantes.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 7:36 am

      Concordo a 100%. Só porque não faz cuecas, não é bom (isto para muitos iluminados do futebol). Mas golos e assistências não devem contar…

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:38 am

      Esse argumento do André Gomes ter sido rentabilizado desportivamente é algo erróneo. É verdade que em dois anos fez 41 jogos (26 a titular) com 2356 minutos de utilização, o que para um jovem já não é mau. No entanto para a Liga só jogou 14 vezes (7 a titular) e o resto foi sobretudo nas taças ou na rotatividade da Liga Europa que o JJ fazia. O que, tendo em conta, o potencial do jogador (já demonstrado em Valência onde aliás sentou o Enzo) se manifesta muito pouco, podia ter jogado muito mais. Não esquecer também que uma grande parte dos jogos jogou a 6…
      Quanto ao Guedes, JJ nunca mostrou confiança no jogador e tive participações residuais na equipa principal. Mas quando há talento e qualidade tem que haver aposta e mostrar confiança, embora com paciência e moderação. Porque aos 18 anos a Segunda Liga na minha opinião já não era estímulo suficiente para ele crescer o que se espera, logo já devia ter tido mais minutos o ano passado (alguns por exemplo dos que foram para Ola John!!!)

      Knox_oTal

    • JTMatos
      Posted Outubro 14, 2015 at 3:15 pm

      Parem lá de culpar o JJ pela politica desportiva do vosso clube. Esses jogadores não jogavam porque "a estrutura" comprou jogadores já firmados para as posições, porque o objectivo eram títulos no imediato.
      Existe declarações do Pedro Guerra quando estava na CMTV (watch?v=jD3BvMkhwY4), que agora também tem esse discurso, e que dizia que os "Jovens da formação não têm condições para jogar na equipa do Benfica". E a verdade é que no Benfica durante anos, os jogadores da equipa B nem 3ªopção eram porque existiam quase 3 jogadores por posição.

      Se fosse tudo culpa do JJ acham normal que ele já tenha lançado no Sporting o Ricardo Esgaio, Matheus Pereira e Gelson Martins?

      O Benfica preferiu aproveitar a vertente financeira da formação e não a desportiva… tudo bem, são politicas válidas e no caso, de sucesso… agora não entrem é neste tipo de discursos que o mal da formação do Benfica era o Jesus…..

  • Rodolfo Trindade
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:23 pm

    Finalmente alguém com a mesma opinião que eu, também considero o Guedes uma espécie de Muller, mas muito menos "agressivo".

    Para mim o Guedes teria muito mais sucesso como 2º avançado jogando mais solto ou então a jogar a partir da esquerda.

    Apesar de tudo de uma coisa tenho quase a certeza, este é daqueles que fará carreira.

    Muito inteligente, forte tacticamente, sabe atacar o espaço e ainda tem muito para evoluir.

  • Anónimo
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:35 pm

    Acho que Guedes é um jogador à lá Muller, ou seja, não tem fintas e toquezinhos habilidosos e inconsequentes.

    A contrário disso é um jogador que capta brilhantemente aquilo que o treinador pede, ajuda imenso a equipa e sabe sempre o que fazer nas diversas situações de jogo, seja a defender ou a atacar.

    Sou da opinião de vários users aqui, ele rendia bastante mais na posição de segundo avançado mas tem apenas 18 anos e tem tempo para tudo.

    Acho que o miudo vai fazer carreira, tem a cabeça no sitio e é trabalhador e esforçado. Se não tiver nenhum azar vai dar jogador.

    João miguel

  • Kafka I
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:35 pm

    Não acompanho as camadas jovens logo só agora tenho visto o Gonçalo de forma regular, agora do que estou a ver estou a gostar, não parece um jogador capaz de fintar dentro de uma cabine telefónica, mas por outro lado parece ser muito inteligente e como grande sentido posicional e muito vertical, tal como o VM diz "um Alemão em Solo Português", agora como só o conheço dos seniores é muito cedo para estar a falar o que pode vir a dar

  • MosqueteiroSLB
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:43 pm

    Na minha opinião o Guedes poderia render muito mais como 2 avançado.
    A extremo e bastante competente e sabe o que tem que fazer, mesmo não sendo o estilo mais exuberante. Mesmo com a sua idade interpreta muito bem o que o jogo pede e não tem problemas em defender.
    A juntar a isso sabe fugir da sua posição não ficando muito preso a linha, e entrando em trocas com Jonas.
    Tem aproveitado as oportunidades e já entrou para a história.
    Espero que continue como tem estado.

  • El Shourito
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:45 pm

    O Guedes não é aquele extremo de malabarismos ou de youtube em que passa por 2 ou 3 defesas ou de fazer skills para partir rins la esta ele não é muito valorizado por tamos num país onde tamos habituados a esse tipo de extremos quando isso não é tudo para ser um extremo de eleição

    Mas Guedes compensa isso com intensidade,ajuda o lateral,tem remate,físico,técnica e capacidade de explosão aqui parece que tou a descrever um Cuadrado ou noutra escala um Muller(apesar do Guedes ainda não tar no patamar desses 2)

    Era uma boa opção para o Europeu de França para o ano (os meus extremos seriam Bernardo apesar de ser MO,Quaresma e Nani Ronaldo para mim conta como PL) e olha que não era descabido dada a regressão de Nani e Quaresma que Guedes não fosse titular ao lado do Bernardo e Ronaldo(mas depois lá vem o ze povinho a dizer que é "jovem" "imaturo" e "verde" e blah blah e é engraçado que devem ser os mesmos que criticam pelo FS lançar veteranos no onze…)

    • luis bcn
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:37 am

      Que europeu? Só se for o de 2020.

      O Guedes tem muitos extremos portugueses à sua frente. Simplesmente não mostrou nada de relevante a não ser a idade. No Porto andava na equipa b (e bem ). Alias, nota-se que o benfica precisa de extremos quando este jogador é titular

      A mim o primeiro paragrafo lembra-me o Bruno Gama…

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 7:41 am

      Ahaha quem anda com o Varela no plantel, não pode dizer que o Guedes ia para a equipa B. E já tiveram o Licá (quando era ele e + 10), todas as equipas passam por momentos de fartura… E de falta dela. E a comparação com Brunos Gamas não faz sentido. Este nunca demonstrou nada numa boa equipa. Mas pronto, não sei o que é que o miúdo tem de fazer mais para demonstrar que é bom jogador.

      Bruno

    • El Shourito
      Posted Outubro 11, 2015 at 11:05 am

      Luis realmente temos assim extremos de classe mundial para o Guedes so jogar em 2020… (Nani e Quaresma em fase decadente Ronaldo conta como PL)
      Tire masé as palas eu sou portista e dizer que o Guedes e jogador de equipa B e de rir xd neste momento e tão bom como Corona além de se ser superior a Varela e Tello
      "jogador que não fez nada de revelante" sim ser o jogador mais jovem português a marcar na champions contra o fraquissimo Atletico não é nada de revelante por favor…

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 11:28 am

      A marcar no Calderon e a decidir o jogo com uma excelente e difícil execução. Sorte, com certeza.

      Bruno

    • Diogo Silva
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:05 pm

      Guedes tão bom como o Corona? já ouvi de tudo, só falta ser muito melhor que o Brahimi.
      Tenham calma com o miúdo, deixem-no desenvolver, é jovem, e tem qualidade para ser um excelente jogador.
      Agora, não façam dele, o que ele ainda não é.

    • Carlos Manuel
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:15 pm

      Guedes tâo bom como Corona? Ok… piada do dia só pode! Com todo o respeito pelo miúdo do Benfica que está a crescer, ainda tem que fazer muitos Km até chegar ao nível do Tecatito. Penso que é um bom jogador e maduro para a idade, útil mas nenhum fora de série nem tem influencia por aí além no jogo da equipa. É a minha opiniâo baseada no que vejo e nâo em jogos de consola.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:08 pm

      luis nao seja parvo, o Guedes se tivesse 21 digo lhe que continuaria a achar um bom jogador, capaz de fazer a diferença. E nao se sabe como renderia na seleção porque ha bons jogadores (Danny) que na Portuguesa é 0!
      E ele ainda se ta a adaptar, tanto porque nao é a posição preferida dele como é tecnicamente o 1o ano de sénior! Dizer que ele estaria na b do Porto é duma patetice e dum clubismo ridiculo que so ajuda a ridicularizar o seu comentario!
      Para alem que a equipa do b do Porto nao é nada de especial, nem usada para o propósito devido!
      o tal anónimo

    • El Shourito
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:12 pm

      Sou apreciador das qualidades do Corona mas também acho que tão a mete-lo num pedestal que ele aínda não está(mas com o tempontal como o Guedes vai chegar lá)
      Por exemplo no clássico de a semana atrás esteve muito apagado e o Guedes a par do Semedo e o André2x foram os melhores do clássico

    • João
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:16 pm

      "Tão bom como Corona, melhor que Varela e Tello"

      Digam-me que eu não li isto…

    • El Shourito
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:35 pm

      João e mentira que eu tou a dizer? aí essas palas…
      Tello que tem como aspecto a velocidade e vá alguma finalização de resto mais nada, Varela que tem um controlo de bola em que faz um Eder um Messi ainda bem que o Lope o encostou de vez já estava cansado de o ver a estorvar o nosso jogo aliás nunca percebi o regresso dele tava tão bem no Parma…

    • Diogo Silva
      Posted Outubro 11, 2015 at 2:09 pm

      a equipa B do Porto não é nada de especial, mas é líder da segunda liga..
      El Shourito, o Guedes no clássico esteve bem, mas também não fez nada de especial. Fez um ou outro cruzamento, e pouco mais, onde se destacou foi na ajuda defensiva ao Semedo.
      Aqui nao há palas, mas não façam do Guedes o mostro de jogador que ele ainda não é, tenham calma com o rapaz..

    • João
      Posted Outubro 11, 2015 at 5:52 pm

      Oh El Shourito, um bocado de noção, se faz favor. O Tello é um extremo limitadíssimo, Varela idem. Mas quando o Guedes fizer metade de qualquer um deles, ligue a avisar. Repare que eu não falei em títulos, para não ridicularizar o rapaz. No Clássico vá ver quem faz a assistência para o André André, quando o Guedes somar um hat-trick ao Sporting começamos a falar de poder eventualmente ser do mesmo nível que os suplentes do Porto.

      Comparar a Brahimi e Corona é demasiado ridículo para sequer merecer consideração, desculpe.

      As melhores qualidades do Guedes são o físico, interpretar momentos de jogo e ajudar o lateral? Fantástico, é pior em qualquer um deles que o Varela, que é um tipo de 31 anos, muito útil, mas relativamente feito para o futebol. Está aí o seu termo de comparação. Mas o Varela cruza melhor (aliás, é o melhor dos extremos do Porto nesse aspecto), portanto é comer a sopa.

    • Rafael Bragança
      Posted Outubro 16, 2015 at 12:17 am

      De facto comparar o brahimi e o corona ao Guedes não faz sentido tal a superioridade dos dois primeiros, contudo, acho que o João acabou por cometer o mesmo erro comparar o guedes ao Varela.

      Parece-me que o guedes com 18 anos já é bastante superior ao que o Varela alguma vez foi…

  • Pedro Fernandes
    Posted Outubro 10, 2015 at 11:55 pm

    Se melhorar a decisão pode vir a ser caso sério, aprenda com o Jonas nos treinos, não podia ter melhor professor. O que mais me impressiona é mesmo a sua disponibilidade no capitulo defensivo.

  • FootOlheiro
    Posted Outubro 11, 2015 at 12:10 am

    Temo, sobretudo, que seja já um jogador consolidado, pelo menos é o que aparenta ser. O que faz, faz bem, tem sido indiscutível no bicampeão nacional; muito completo, para além de muito jovem. Como têm comentado por aqui, a dúvida prende-se à hipótese de não ter uma margem de progressão ao nível de elementos como o Ruben Neves, o Gelson ou mesmo o Matheus.

    Estamos todos presos a um estado de ansiedade quanto àquilo que este atleta pode vir a oferecer com as cores nacionais a médio prazo. Tarde demais para entrar nas cogitações para o EURO?

    A propósito, e porque nem muitas vezes se lhe atribui a devida atenção, seria sonhar demasiado alto que o FS ponderasse no André Silva para a convocatória final? É que, mantendo o ritmo que tinha vindo a apresentar até se lesionar, e mesmo ainda não sendo levado muito a sério para um nível de seleção AA, é um elemento ímpar no nosso futebol (assunto já muito espremido pelo VM, mas convém salientar), e pode muito bem ser o '9' para fazer o tal trabalho feio de último homem que o Cristiano tem vindo a ser obrigado a fazer, a fim de explorar todas as potencialidades do madeirense (ao que tudo indica, a sua última fase final de um grande torneio num nível de classe mundial).

    À partida, boas gerações a caminho (com o dilema constante de terem oportunidades nos seus clubes ou não), valores interessantes, mas quando é que voltaremos a contar com um Cristiano? Provavelmente nunca mais. Há que espremer tudo o que ainda pode oferecer à seleção (mais que não seja para fazer boa figura na competição, uma vez que pensar na vitória final é demasiado irreal).

  • Nuno
    Posted Outubro 11, 2015 at 12:13 am

    Concordo com tudo o que o VM diz. O portugues esta habituado a extremos que tenham videos no youtube de skills and dribling etc etc. Este é um Muller. Para mim até seria meçhor como 2o avançado. Mas não é por acaso que ja se falou para oBayern para substituir Ribery.

    • Pedro Sousa
      Posted Outubro 11, 2015 at 9:50 am

      Um Muller? Pelo amor de deus. O Muller com a idade dele já mostrava um killer instinct e inteligência muito superiores. É que nem há comparação.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 11:30 am

      Com certeza que te lembras do Muller com 18 anos… É claro que se um dia chegar a metade do Muller já vai ser muito bom, mas daí a dizeres que o Muller com 18 anos era muito melhor…

      Bruno

    • Pedro Sousa
      Posted Outubro 11, 2015 at 11:45 am

      Se pesquisasses qualquer coisa ajudava. O Müller com a idade do Gonçalo Guedes – tem praticamente 19 e não 18 como muitos querem fazer querer – tinha um excelente registo tanto nos juniores como nas reservas, e quando entrou na 1ª equipa do Bayern começou a ter impacto quase imediato. Então o Guedes ser falado para substituto do Ribery é de rir.

    • Gongas
      Posted Outubro 11, 2015 at 7:55 pm

      Pedro Sousa
      Entao e nao é o que esta a acontecer com o guedes, sempre teve um grande registo nos juniores e na b, entra na equipa A cria logo um grande impacto, parece me a mim muito similar ao muller

  • luis bcn
    Posted Outubro 11, 2015 at 12:29 am

    Do que vi dele…não vi nada de especial sinceramente. Em Portugal temos extremos portugueses jovens melhores (apesar de mais velhos).

    Se há algo que tem de bom é que é inteligente e bastante conhecedor das suas capacidades. Os "craques"vão fazer 10 jogadas e perder a bola 8 vezes, o guedes vai fazer 3 jogadas e perder a bola uma.

    Até ver tem pinta de jogador útil, não de craque.

  • João
    Posted Outubro 11, 2015 at 12:36 am

    Nunca achei o Gonçalo Guedes um jogador tão bom como muita gente dizia e diz ser, acho que lhe falta técnica e velocidade/agilidade para ser um grande extremo mas do que vi na equipa sénior do Benfica, ele é um jogador muito inteligente e tem uma bela atitude competitiva. Isso é muito importante e mesmo que nunca venha a ser um Gaitán, de certeza que vai ser um bom jogador e uma opção importante para a seleção nacional.

  • JSC
    Posted Outubro 11, 2015 at 1:22 am

    A questão que ponho nestes jogador é um pouco como a do Rúben Neves (mas menos neste até, pois a nível defensivo ainda tem de trabalhar bastante), ele fisicamente pouco mais poderá evoluir, tacticamente já é muito bom, a nível de entrega também, a nível da decisão também, a grande questão o que é que ele pode evoluir? Será que tem capacidade de ficar mais criativo? Já não em parece. Será que ganhará capacidade de desiquilibrar?

    Portanto a questão final é, será que daqui a dois, três, quatro anos será um jogador diferente para ainda melhor ou vai evoluir pouco?

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:26 am

      O Guedes tem uma técnica individual bastante aceitável, só que não arrisca muito no um para um, até porque o drible não me parece ser das suas armas mais fortes. Mas pode evoluir nos confrontos directos com o ganho natural de confiança.
      No entanto, onde pode realmente ser decisivo e tem grande margem de progressão é nas movimentações, tabelas e relação (já natural) com o golo. Além do facto de fazer assistências com relativa facilidade, por isso essa história de poder ter margem curta de crescimento enquanto jogador não tem fundamento. Agora pode-se perder por muitas razões, deslumbramento, lesões, más opções de carreira,etc mas para já está a dar provas de qualidade.

      Knox_oTal

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 11, 2015 at 4:47 am

    Não o conhecia das camadas jovens do Benfica, nem da equipa B como fui conhecendo o Bernardo Silva por exemplo ou actualmente o Renato Sanches, ou seja, sempre me fui guiando pelo que fui lendo aqui no blogue e noutros espaços. Sinceramente esperava um "craque", um estilo de jogador totalmente daquele que Guedes é.

    Não tem o virtuosismo que eu esperava pelo que lia, nem é o jogador "estonteante" que diziam. É sim é um jovem fora do vulgar e é isso que faz dele acima da média. Começa logo com a vantagem de aos 18 anos já estar a jogar com alguma regularidade na equipa A do Benfica, são poucos os jovens que o conseguem e isto permite logo queimar etapas e saltar no crescimento e evolução do jogador… depois tem características pouco comuns para a idade que tem, ainda para mais na posição que ocuoa: cultura táctica (compreende e lê bem o jogo, e como está no post, ajuda o lateral a fechar), forte fisicamente e bom poder de decisão, seja em posse, seja em situações interiores e de finalização (tem boa relação com a baliza). É importante que após o regresso de Salvio não se deixe "apagar" do mapa e que continue a somar minutos com regularidade mesmo que a partir do banco.

  • Jon Snow
    Posted Outubro 11, 2015 at 9:29 am

    É curioso que o VM titule este artigo como "Um Alemão em solo Português", porque desde que vi pela primeira vez o Gonçalo Guedes jogar ele fez-me lembrar o Muller.
    Lembro-me de ver o Muller quando apareceu a jogar e na altura não percebia bem o ruído em volta do jogador, até porque não era um Messi que fintava 4 ou 5 jogadores e depois fazia golo, no entanto é um jogador que executa quase sempre bem e marca golos com facilidade.
    Hoje em dia o Muller já me convenceu completamente, espero que em pouco tempo o Gonçalo Guedes também convença aqueles que agora duvidam do seu valor.

  • João Dias
    Posted Outubro 11, 2015 at 9:33 am

    Pensei que ia estar mais acima…

    É um craque, sem dúvida. Tem características atípicas no num jogador português tal é a eficiácia que apresenta…

    Vai dar jogador. De nível internacional.

  • Pedro Sousa
    Posted Outubro 11, 2015 at 9:47 am

    Não o acho nada de especial. Tem maturidade e bom corpo para a idade mas isso são características que com o tempo vão perdendo preponderância. Pelo menos a extremo acho que não vai dar nada do outro mundo.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:55 am

      perdendo preponderancia??? xD
      Quer dizer, ele com 18 anos é titular no benfca e ate ao momento, se formos avaliar as suas exibiçoes tem tido nota 8 de 0-10 (se me vierem para aqui dizer que nao jogou nada e marcou ou assistiu, entao tbm tÊm de dizer o mesmo de CR7 neste momento).
      O nivel fisico dele ainda ira evoluir alguma coisa, assim como a capacidade de arranque e capacidade de choque, mas se ele neste momento ja é titular do benfica (é ceto que falta salvio) como é que o fisico dele irá perder preponderancia??? isso nao faz qualquer sentido. Eu sou do benfica e nao su o maior fa do gonçalo, mas acompanho as camadas jovens e sei que o gonçalo do lado esquerdo joga mt melhor, porque faz mt mais e melhores diagonais do lado esquerdo para depois poder finalizar.

      Podem me vir criticar, mas para mim, o jovem que vejo com maior potencial em portugal nao é o guedes nem o neves, é o renato sanches. Certamente vao dizer que nao percebo nada, que o neves e o guedes ja jogam na champions e tÊm outro ritmo competitivo…concordo em absoluto, mas o renato nao tem culpa de estar completamente tapado. Melhor do que ele joga na b e jogava nos juniores é impossivel…o bernardo tbm tee de aparecer mais tarde porque estava tapado, mas vao ver, o sanches será o unico dos 3 se tiver alguma sorte, a ser top mundial…ca estarei se estiver errado.
      Luis

  • Daniel Gomes
    Posted Outubro 11, 2015 at 10:08 am

    Tacticamente e fisicamente já é dos melhores extremos que por aí andam. Tecnicamente ainda demonstra muitas fragilidades, apesar de não ser um tosco, é um jogador muito mais práctico que técnico, um pouco a imagem do nolito quando estava no Benfica. Já agora uma pequena achega, estou em crer que é o 2o português mais novo de sempre a marcar na champions league, e não o 1o, batido por apenas alguns meses pelo António Simões

  • Fernando Alvega
    Posted Outubro 11, 2015 at 10:15 am

    Em Portugal continua-se a ter um medo indescritível em apostar em jovens independente a sua idade.

    Os adeptos pedem que se faça essa aposta mas, se as coisas começam a correr mal a nível de resultados, são os primeiros a criticar porque razão não se foi contratar os craques (a,b,c…).
    Os clubes por seu lado para evitarem essas situações, preferem ir ao estrangeiro recrutar esses jovens que ao contrário dos nossos já jogam há algum tempo ao mais alto nivel.

    Gonçalo Guedes e um craque que só o fanatismo de alguns o pode dizer o contrário.

    Mas como o Gonçalo temos em Portugal muitos mais que não tem a mesma sorte que o jogador do Benfica.

    E triste ver as equipes B especialmente dos 3 grandes, serem constituídas por uma grande percentagem de jovens estrangeiros que só vêm tapar o crescimento do jovem português.

    Por fim, para quem ha muito pouco tempo disse aqui que o ponta de lança dos juniores do Sporting (Ronaldo Tavares) era um cepo que só tinha altura e calafrios, a melhor resposta está a ser dada pelo próprio com saliência para o jogo de ontem, onde marcou 3 golos fora de casa, contra um clube que ia há frente do Benfica na classificação geral.

    Neste momento Portugal tem 3 jovens pontas de lança de grande futuro, agora e preciso e que os clubes do Gonçalo Paciência, André Silva e Ronaldo Tavares, apostem forte neles e não andem a contratar estrangeiros para a posição destes jovens.

    PS. Possivelmente pode haver mais jovens de valor para a posição de ponta de lança, só que eu neste momento não me recordo de mais algum.

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:47 am

      O José Gomes, que tem 16 anos, e um potencial brutal!

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:58 am

      esqueces te de josé gomes. Eu sou do benfica, mas ser um andre silva completamente tapado ate dá dó, que potencial tem, é uma pena…quando vejo jogadores como munir a ter oportunidades em barças e assim e dps ver um andre silva completamente tapado dá que pensar…
      luis

    • Fernando Alvega
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:55 pm

      Lá está, se o André Silva se chamasse Andreboukar ou Andresakson, era opção certa.

    • Fernando Alvega
      Posted Outubro 11, 2015 at 12:59 pm

      José Gomes? Pois eu desconheço o valor do jovem, mas de certeza absoluta que a parte de agora vou ficar atento.

    • João Magalhães
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:36 pm

      Não metas o Ronaldo Tavares numa lista de promessas, porque depois há as naturais desilusões de quem os vê jogar pela 1º vez. Mais vale o Gil Santos ou até o Rúben Teixeira. O caso do Ronaldo é o paradigmático avançado da formação em Portugal e se o acompanhas saberás bem o porquê.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:51 pm

      É verdade que passamos por período que não havia muito talento jovem, particularmente a 9, no entanto de alguns anos para cá têm aparecido bons valores. O problema é que nunca são aposta e acabam por estagnar. Como Rui Fonte e Nélson Oliveira por exemplo, embora também se tenha que incluir deslumbramento dos jogadores e más opções de carreira, como o João Silva, Ricardo Vaz Tê e o Orlando Sá.
      Andam anos a fio a serem emprestados a equipas do fundo da tabela, jogando a 30 metros da baliza, isto depois de terem feito toda a carreira juvenil em clubes que dominavam os jogos e goleavam. Depois claro estagnam e perdem-se bons valores, como temo que vamos perder Gonçalo Paciência e o André Silva, sendo o último então um crime de desperdício. Mas nunca terão espaço no FCP, nem o teriam no Benfica nem Sporting. Há muito estigma em relação ao ponta-de-lança português e não se dão oportunidades, ou então são encostados às alas. Por exemplo o jogador em questão no post, o Guedes renderia mais no meio (embora o Jonas seja indiscutível como é óbvio) no meio entender, no entanto já foi etiquetado como extremo.

      Knox_oTal

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 11:13 pm

      Fernando, ainda recentemente o VM vez uma publicação sobre o José gomes. pensava q o n.oliveira iria ser um craque e Enganei me, por isso espero n me enganar em relação ao a.Silva e j.gomes.
      Luis

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 11, 2015 at 11:20 am

    Para mim o Gonçalo Guedes é como o André Schürrle (com as devidas diferenças de qualidade), são alas completos e eficazes mas não me transmitem nenhuma magia quando estão a jogar.

  • João
    Posted Outubro 11, 2015 at 1:09 pm

    Ora aí está, a minha opinião também sobre um miúdo que começaram logo a esticar para "muito melhor que o Bernardo" e "Novo Ronaldo", um extremo que não é fantasista nem desequilibrador, com um remate acima de média mas que também não é portento nenhum ao nível do cruzamento, portanto agora "era melhor a 2º avançado" e "interpreta bem os momentos de jogo", que é basicamente dizer que dá uma mãozinha cá atrás. Bom para transições e jogar com espaço, coisa que não vai encontrar assim tantas vezes.

    Jogador perfeitamente normal, muitos furos abaixo do hype que prontamente lhe deram. Como é bastante novo até pode evoluir, mas é o melhor que se pode dizer de momento.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:39 pm

      Opiniões são opiniões, mas tem que haver noção do ridículo!!! Um jovem de 18 anos que é titular no bicampeão nacional, queimou todas as etapas nos escalões jovens e nos últimos jogos tem tido participação directa nos resultados da equipa, entre golos e assistências. E vêm dizer que é hype e um jogador normal. Ridículo!!! É certo que pode não confirmar o potencial, mas dizer que de momento não evidencia um futuro promissor… Enfim, se fosse brasileiro, argentino ou mexicano talvez tivesse melhor imagem.

      Knox_oTal

    • João
      Posted Outubro 11, 2015 at 6:01 pm

      O Guedes é titular no bicampeão nacional como o Rúben é titular no Porto campeão europeu de 86'. Primeiro ponto, porque nenhum teve contribuição de registo para nenhuma das duas coisas. É titular no Benfica, quando decidiram vender o Ola John e sentar o Victor Andrade, é um facto e muito meritório. Mas é isso. Golos e assistências remeto-o para a folha de serviços do Tello 2015/16, em dos extremos mais limitados que passou pelo Porto e com uma época irregular, para ser simpático. Logo atrás vem o Quaresma. Se tirar os golos e assistências com resultado feito, não sei se não ficam os dois atrás do Herrera, outro conhecido portento da bola.

      Se quisermos abusar o exemplo, o O'Shea disputou uma final da Champions. Aqui a questão são os atributos do Gonçalo Guedes. E é aí que o caso muda um bocado de figura. Não em relação a um puto com muito potencial, contudo e o Knox talvez não seja do tempo mas eu sou, de ser aqui apelidado na época passada de "Novo Ronaldo" ou melhor produto da formação do Seixal (na altura em que o Bernardo, Ivan e Cancelo desertaram para o Jorge Mendes FC), aliás está ali em cima como "Melhor jogador jovem em Portugal" o que se alargarmos suficientemente o conceito de "jovem" e de "em Portugal" vai do errado ao completamente anedótico, tanto que foi 4º extremo da Selecção no último jogo. Não é mau, não vale metade do hype que é completamente diferente.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 6:29 pm

      Muito bem, se trabalha para a equipa, ajuda o lateral e tem pulmão para ir à frente é porque é só esforçado, mesmo apresentando uma capacidade táctica muito acima da média para a idade. Se marca e assiste é porque tem uma folha de serviços magra ou pior do que o Tello. Enfim, volto a lembrar que se trata de um jogador de 18 anos na sua primeira época a sério na equipa principal. E essa do O'shea não percebi, os jogadores tem que ser todas primadonas e de técnica requintada?! Numa equipa fazem falta os artistas, os que arriscam, mas também os que equilibram, percebem o jogo tacticamente ou mesmo os "carregadores de piano". As pessoas confundem muito o conceito de grande jogador com o conceito de jogador artista/agitador.
      Mesmo assim remeter o Guedes ao perfil de mero jogador útil é ridículo pois tecnicamente é bastante aceitável, bom poder de decisão e finalização. Mas pode não se afirmar definitivamente, aí concordo que é muito cedo para dizer seguramente que dará grande jogador. Mas que é um excelente projecto, dos melhores em Portugal, lá isso é indiscutivelmente. A seguir e ver como será o seu futuro!!!

      Knox_oTal

    • João
      Posted Outubro 11, 2015 at 7:33 pm

      O que é uma capacidade táctica acima da média? É aquela coisa do "saber ler os momentos de jogo"? Alguém me explique, a sério, porque eu estou a ler "sabe que quando a bola está nos outros é para defender e quando está em nós é para atacar". Ou é posicionamento, essa característica impreterível de qualquer extremos, em que os dois jogadores avarbataram as últimas 6 Bolas d'Ouro são exímios?

      Quando falei no O'Shea, não o fiz por ser menos tecnicista ou carregar o piano, referi por ser tronco mesmo. Porque um jogador "actuar pelo Benfica" não é sinónimo de nada, da mesma forma que o Adrien dever estar quase a entrar para história do Sporting em nº de jogos a titular ou o Danilo jogar pelo Porto também não.

      Quanto à conclusão estamos quase de acordo. Um excelente projecto de jogador, como há vários em Portugal. A começar pelo que joga 40 metros atrás dele.

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 8:29 pm

      Ah ok a parte táctica do jogo não importa, não percebi peço desculpa. O que importa é a parte técnica, uns malabarismos e tal. E eu a pensar que se complementavam, aliás era por isso que tinha esperança no Flop Guedes, pois além de ser tecnicamente muito interessante tinha já uma excelente leitura e postura no jogo. Enganei-me, este não finta três e cruza para a bancada!

      Knox_oTal

      P.S.: ATENÇAO este comentário pode conter vestígios de ironia.

    • João
      Posted Outubro 12, 2015 at 7:58 am

      Não desconverse. Perguntei o que era a capacidade táctica acima da média. Continuo por esclarecer.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:35 pm

      Ora muito bem, a capacidade táctica de um jogador vê-se na minha opinião da seguinte forma: quando um jogador sabe quando pode arriscar ou guardar a bola (dependendo do desposicionamento ou não da equipa), ver quando tem vantagem na linha ou pelo meio (ou seja diagonais consequentes aproveitando os espaços dados pelo adversário), quando deve fechar com o lateral e atacar a profundidade nas costas da defesa ou fazer pressão alta à saída de bola do adversários, quando sabe compensar e dobrar os colegas (por exemplo quando o lateral demora a recuperar), saber estar bem posicionado para dar sempre linhas de passe aos colegas, integrar e acompanhar os movimentos em bloco da equipa, perceber a sua função nas bolas paradas, quer defensivas ou ofensivas e saber avaliar as fragilidades do seu oponente directo, não cometendo os mesmos erros ou estratégias falhadas. No fundo é isto que tenho por capacidade táctica de um jogador, e o Guedes com a sua tenra idade já demonstra um grande à vontade em muitos destes aspectos (com muito para evoluir e aprender claro!) e percebe muito bem a ideia e dinâmica da equipa. Está mais claro?

      Knox_oTal

  • Anónimo
    Posted Outubro 11, 2015 at 5:05 pm

    Knox, por falar em Guedes e brasileiros, agora é craque so porque marcou uns golos e fez umas assistencias, devo lembrar-lhe o que é que o Talisca fez estatisticamente no ano passado? E é dos piores jogadores que vi jogar no Benfica.
    Eu concirdo com a análise do Joao, Guedes até agora mostrou que é um jogador normal, esforçado, destaca-se mais pela ajuda defensiva que da ao lateral, no ultimo jogo para o campeonato quando marcou um golo e fez uma assistência, foi provavelmente o pior em campo em jogo jogado, ve benfiquistas a falarem disso no post do jogo.

    Jozef

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 6:49 pm

      Pois, o problema é que com o treinador anterior o Talisca era indiscutível quase, até a extremo jogou, enquanto o Guedes se teve 90 minutos de utilização no total foi muito. E comparar o que o Guedes oferece ao jogo colectivo da equipa ao jogo pouco intenso e nulo sem bola (mesmo com ela e com pressão tem tendência para a perder) do Talisca, enfim não merece discussão (até porque são jogadores de perfil muito diferente, a começar na posição). As estatísticas não dizem tudo, e o Guedes além de ter começado bem o ano em termos de números tem também tido exibições consistentes, seguras e em crescendo. Não é já um craque, mas acredito que tem potencial para o ser.
      A história das comparações, "Novo Ronaldo" etc, acontece sempre infelizmente e tem tanto de ilógico como de inevitável, cada jogador tem a sua história!

      Knox_oTal

Deixa um comentário