Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Crítica de Televisão

Esta é uma daquelas séries que durante muitos anos acompanhamos mas a cada temporada televisiva que passa nos questionamos se valerá mesmo a pena.
Continuamos a repetir para nós mesmos que é por boa causa, apoiar o produto nacional, que se não continuarmos a ver depois não saberemos o final ou não o apreciaremos da mesma maneira… Mas de cada vez que nos sentamos no sofá, ligamos a televisão e o tema de abertura — que belo tema, diga-se — agracia os nossos ouvidos, apercebemo-nos de que o novo episódio é apenas nova tortura.
A realização e produção muito a desejar deixam. A série tem sorte: é renovada a cada dois anos (vá-se lá saber como, as audiências mantêm-se altas o suficiente para tal), várias vezes com a corrente equipa de produção e realização a manter-se no lugar. E de cada vez que é renovada, especialmente quando nova equipa chega, esperamos que o tom mude; mas não. A série continua fraca, fraquinha.
Estética é zero, naturalmente. O som, auxiliado por um comentário mais desinformado que sabedor e por vezes estupidificante, não ajuda à causa. A edição, a forma como as peças são montadas, dá a polémica que se conhece.
Ora vejamos: o elenco, a precisar urgentemente de renovação e excepto alguns elementos (entre as quais o protagonista), é fraco. Cada um dos actores pouco mais sabe fazer que o essencial e, quando se lhes pede que dêem algo mais, que saiam a sua zona de conforto, raramente não falham. É comum ver a cada episódio actores convidados de outras séries ridicularizarem os da nossa série favorita.
O enredo é o que mais pena dá. Estéril e sem fio condutor, com muita parra mas pouca uva. Poucas vezes nos choca e quando o faz é caído do céu ou da habilidade do seu actor principal. Nunca sai do mesmo, incapaz de construir histórias com cabeça, tronco e membros — ou, como se diria no futebol, que comecem na defesa, passem pelo meio-campo e ataque e acabem com a bola na baliza. Mas não nos distraiamos, que este não é um blogue desportivo. Estamos aqui é para falar de televisão.
A qualidade do protagonista, como vinha dizendo, é o que mantém muitos presos à televisão. A sua qualidade é surreal. Sozinho leva o enredo ao clímax, traz a cada episódio outra qualidade e, mesmo quando aparece menos, sabemos que a cada momento nos pode pasmar com um momento de grandíssima qualidade. Por alguma razão é considerado um dos dois melhores em actividade, tendo já reservado lugar no panteão dos melhores de sempre. Salva episódio medíocre atrás de episódio medíocre com o seu talento e, nas raras ocasiões em que não marca presença, nota-se demais.
E eis a minha preocupação, caros leitores: que uma vez findada a carreira deste fantástico actor, por quem o público grita desalmado a cada fala, as pessoas deixem de sentir qualquer ligação a esta série que nos representa. Desde 2006 que não apresenta, salvo raras excepções, um episódio decente.
Traduzamos por miúdos. Imaginem, muito hipoteticamente, que falo da Selecção Nacional. A equipa, seja qual for o seleccionador, apresenta um futebol paupérrimo: sem ser um ou outro caso pontual (por exemplo a derrota com a Dinamarca no tempo de Queiroz ou a goleada à Espanha), não faz um jogo aceitável desde 2006. Quando o único remate de perigo vem de um livre directo, está tudo dito. E a histeria que se sente em redor da equipa de todos nós deve-se mais hoje em dia à presença de Ronaldo que da turma das quinas em si, o público entrando em êxtase de cada vez que ele toca na bola.
A Selecção pode ganhar, empatar ou perder e marcar mais ou menos golos, mas um factor mantém-se constante: a qualidade de jogo é nula. A suspeita é precisamente que Ronaldo (ou a sua ausência) e o mau futebol provocarão um afastamento da turma de Fernando Santos. Se o capitão deixar os palcos internacionais e o futebol não melhorar, o público poderá desligar-se em definitivo da Selecção.
Mas falamos da nossa série, não dos nossos representantes futebolísticos, e deixo aqui o mote: é hora de começar a fazer algumas mudanças.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • João Dias
    Posted Setembro 6, 2015 at 10:31 pm

    Outra vez o mesmo. Repito: a nossa seleção não é fraca. É das melhores da Europa. Tiago, Moutinho, Ronaldo, Pepe, Nani, Coentrão, Bernardo Silva, Anthony Lopes, Quaresma…são muitos nomes de peso.

    Qual é o nosso problema? Os selecionadores. Eu pergunto: quantos selecionadores de bom nível é que nós já tivemos?

    Tivemos o Scolari que destruiu as camadas jovens, o Paulo Bento que demonstrou muitas limitações enquanto treinador, o Queiroz que não jogávamos nada…

    Com o Fernando Santos? Não vai ser diferente. Tem boa imprensa, deixou uma boa imagem na Grécia mas não é aquilo que Portugal precisa.
    O caudal ofensivo é inexistente, a circulação de bola é medíocre…esta tem sido a seleção do ex-Grécia.

    E como consequência deste fraca gestão da equipa é a má imagem que ela deixa perante vós. É o facto de vocês dizerem que ela é fraca quando não o é…

    É urgente que a equipa técnica seja restruturada. O Fernando Santos é mais um na linha de um Jesualdo Ferreira. Não é o que precisávamos.

    • realista15
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:39 pm

      Joao Dias penso que há jogadores que precisam de sair e outros de ter oportunidades. É nesse sentido que a selecção precisa de ser refrescada. Há jogadores que nada fazem nas épocas para merecer o protagonismo que tem na selecção. A questão do treinador é isso mesmo. Concordo consigo.

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:48 pm

      realista15,

      Tocaste no ponto. O Fernando Santos à imagem do que fez com a Grécia com os lindos resultados que conhecemos nesta fase de qualificação não fez o menor esforço em renovar aquela seleção.

      O que é que o Bruno Alves anda lá a fazer? O Varela? O Danny?

      O Fernando Santos convoca um jogador pelo nome e não por aquilo que pode acrescentar à seleção. Só assim se explica certas ausências que podiam acrescentar a valor…

      PS- com ele nem o Bernardo Silva vai ser opção. Só foi convocado agora fruto das lesões no meio-campo…Vamos continuar a levar com um Danny que está lá a gozar com aquilo tudo…

    • Jorge Silva
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:48 pm

      Quando o melhor que consegue arranjar para justificar a permanência junto da elite são Lopes, Tiagos e Quaresmas, ou um miúdo que apesar de talentoso, uma pseudo vedeta e um lesionado crónico, ainda está na segunda ou terceira divisão europeia, fica tudo dito em relação à suposta qualidade de Portugal. Os únicos jogadores de elite que Portugal tem é Pepe e Ronaldo, tudo o resto é wishful thinking.

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:51 pm

      Tenho uma curiosidade João, se pudesse substituir o Fernando Santos, quem colocaria no lugar dele?

      Bruno J

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:56 pm

      A ser português, claramente Paulo Sousa.

      Muito superior ao Fernando Santos, a meu ver.

    • Tomas
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:59 pm

      Conseguiste dizer 9 nomes de qualidade, mas só 1 é de topo, agora faz o mesmo com a França, Alemanha e Espanha e vê se somos os melhores da Europa ou se estamos sim num 2º ou 3º patamar.

      E não era o senhor que defendia que Fernando Santos devia de ser o escolhido ? Agora ja não presta e um seleccionador quer resultados para ontem não é para reestruturar selecções ou camadas jovens.
      E o Scolari destruiu as camadas jovens onde ? Deu-lhes algum tiro ?
      Não foi o Scolari que apostou num jovem chamada Ronaldo, agora será que havia jovens melhores que Ricardo, Costinha, Carvalho, Pepe, Miguel, Maniche, Deco, Rui Costa, Pauleta, Nuno Gomes ? A resposta é fácil não, não havia e foi com Scolari que 1 dia sonhou poder ganhar algo, apesar de ele não ser grande seleccionador.

    • Tomas
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:03 pm

      Isso era o que dizia do Fernando Santos e agora ja nao presta.

    • Miguel Teodoro
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:05 pm

      Quaresma? Essa teve graça

    • David
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:05 pm

      Tragam o Klopp! Hehe..

      Agora mais a sério, nos últimos anos considero que a caminha até à eliminação contra a Espanha no Euro 2012 até foi bastante positiva, em que perdemos nas grandes penalidades. Havia bastante fluxo ofensivo, havia garra e vontade (tomara que muitos fossem como o Pepe e o Moutinho), defensivamente também não comprometíamos muito e o nosso meio campo funcionava perfeitamente. Não percebo como acabámos por jogar daquela maneira no Mundial 2014… Mas que esta selecção precisa de ideias novas, não é novidade.

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 1:24 am

      Muito bem tomaz essa é a realidade este pessoal gosta de romantizar e dar uma de profundos conhecedores técnico táticos e que conhecem todos os jogadores e bla lá … O outro era o burro e tem uma final e uma meia e meteu um menino chamado Ronaldo a titular e deu-lhe, a braçadeira… Enfim

      Paulo Silva

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Setembro 7, 2015 at 2:17 am

      A Selecção não é fraca mas sim envelhecida. Temos tido a sorte de ter boas fornadas de 93 e 94 sendo que é preciso continuar a formar e a apostar nos jovens jogadores porque senão depois do Euro2016 não teríamos equipa isso é certo.

      No entanto nesta fase de transição os jogadores mais experientes como Carvalho, Bruno Alves, Tiago, etc são muito precisos para passar a mística aos mais jovens que assim não terão de ser lançados a frio.

      Não tenho dúvidas que a selecção que jogou o Europeu sub21 este Verão ganhava à selecção principal, mas é preciso continuar a apostar nos jovens para que eles continuem a evoluir e não se percam.

    • Nuno Fernandes
      Posted Setembro 7, 2015 at 6:49 am

      Estou totalmente de acordo. O problema da selecção não está na equipa, mas no corpo técnico que é montado para alimentar outros interesses, que não o sucesso da selecção! Paulo Bento nunca deu cartas para estar aonde esteve e durante o tempo que esteve! Queiroz idem e FSantos vai pelo mesmo caminho!

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 9:43 am

      Como levar a sério quem escreve que "desde 2006" a selecção não teve um "episódio decente"? Não reparou que Portugal esteve nas meias-finais de um Europeu, onde levou ao limite uma das melhores selecções da história do futebol: desempate por GPs, depois de um jogo com posse e oportunidades repartidas. Isto depois de se apurar num grupo com Alemanha, Dinamarca e Holanda? Em 2014 foi, infelizmente, o que tinha de ser (demasiados jogadores em má-forma, atritos com Ronaldo, campanha na imprensa, "harakiri" de Pepe contra a Alemanha), mas, mesmo com uma má prestação, Portugal conseguiu uma pontuação superior a várias equipas que se apuraram para os oitavos. JPT

    • César Torres
      Posted Setembro 7, 2015 at 11:40 am

      Muitos nomes de peso?

      Tiago é dos melhores que já vi na sua posição, mas sempre foi muito underrated. Moutinho,Nani,Coentrão e Quaresma não são jogadores para se meter a mão no fogo, tanto podem jogar muito bem como podem jogar muito mal. Bernardo Silva e Anthony Lopes nomes de peso?????? Mas já fizeram o quê para merecer tal distinção? Os únicos nomes de peso na seleção são o Pepe e o Ronaldo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:31 pm

      Continua a imbirrância com os jogadores do Sporting… O Bernardo, o Coentrao ,o Tiago , o Anthony são top, mas o Rui Patrício (como sempre) não é nem sequer razoável, William (sem comentários) ,João Mário (…) , Bruma etc É a chamada clubite… Mas não tem problema, se Alcochete não existisse Portugal, não jogava com grande maioria dos jogadores que são agora convocados e andávamos com Fernandos Alexandres e Neys Santos na equipa…

      SL

  • William
    Posted Setembro 6, 2015 at 10:35 pm

    Spot on…

  • realista15
    Posted Setembro 6, 2015 at 10:40 pm

    Lançando a discussao: se pudessem escolher um treinador para a selecção, quem seria? Dentro das possibilidades..

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:51 pm

      Podem-me chamar louco e pouco coerente mas isto que só lá vai com um treinador estrangeiro.

      O Mancini chegou-se a oferecer para o cargo e a meu ver tinha sido a melhor opção possível…

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:51 pm

      Gostava de ver o que treinadores como Trapattoni, Capello, Hidink ou Heynckes fariam com a mão de obra portuguesa.

      Tomás

    • MiguelSantos
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:52 pm

      Paulo Sousa

    • Mário Rebelo
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:52 pm

      O Nani. Já que tem lugar cativo talvez seja menos mau a treinador.

    • Pedro Costa
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:56 pm

      Não sei porquê, mas gostava de ver o Vilas Boas na selecção…

    • Daniel Vargas
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:56 pm

      Klopp

    • Daniel Vargas
      Posted Setembro 6, 2015 at 10:57 pm

      Até diria Rui Jorge

    • Paulo Miguel
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:01 pm

      Rui Jorge? Arrisco-me a dizer que se a selecção sub21 joga-se com o 11 titular que jogou no último europeu contra a selecção À muito provavelmente venceria o jogo!

    • David
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:07 pm

      Se não fosse (talvez) o salário do Villas Boas, porque não? É só uma ideia.

      Ou um Jesus hehe… Quem sabe.

    • Miguel Teodoro
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:07 pm

      Qualquer um? Diego Simeone
      Dos que estiveram disponíveis desde a chegada de Fernado Santos: Paulo Sousa

    • realista15
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:13 pm

      Klopp claro, mas estamos a sonhar alto.. caso fosse um português, eu também acho que o Paulo Sousa seria sangue novo e poderia trazer uma dinâmica muito engraçada à selecção. A questão é que não é ainda um treinador afirmado no futebol de topo. AVB seria também uma opção interessante.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:26 pm

      Miguel Herrera.

    • Pedro Barata
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:30 pm

      Miguel Herrera? O Mexicano? Não, por favor. Se queremos jogar com qualidade, se queremos voltar a ter um futebol estético, não. Se queremos altas doses de testosterona, pode ser

    • realista15
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:34 pm

      Testosterona também não era mau.. Há ali malta macia a jogar

    • Pedro Barata
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:36 pm

      Mas é preciso mais do que isso para ganhar jogos. A Herrera faltam ideias, falta futebol de qualidade.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:39 pm

      Eu gostei imenso do Mundial 2014 do Mexico…

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:48 pm

      Não gosto muito de treinadores sul americanos, mas antes do Herrera estaria, digo eu, o Sampaoli. Mas acabo por concordar com o Pedro (mais uma vez).

      Tomás

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:49 pm

      Queria dizer americanos, o Herrera, obviamente, não é sul americano.

      Tomás

    • Pedro Barata
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:50 pm

      Caro Tomás, há uma grande diferença entre Herrera e Sampaoli. O jogo do Chile de Sampaoli e do México de Herrera não tem NADA a ver. O Chile tem uma ideia, uma intenção de jogo, quer ter a bola, pressionar, Sampaoli pensa pela sua cabeça, não se enche com chavões que na verdade são nada.

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:57 pm

      Sim Pedro, tens toda a razão, o meu comentário tinha como objetivo revelar uma certa admiração em relação ao facto de se lembrarem do Herrera e não do Sampaoli. Repito, não aprecio muito treinadores americanos, mas, se existe uma exceção, é o Sampaoli.

      Tomás

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:58 pm

      O Mexico não jogou bom futebol Mundial? Posso estar a confundir, mas ia jurar que se não fosse o piscineiro do Robben iriam eliminar o futuro 3° classificado do Mundial. Confeço que só o conheço dai, posso estar errado.

      Quanto ao Sampaoli, é inequivocamente superior ao Herrera, mas ele ao contrario do mexicano está ao comando da seleção. É dificil alicia lo …

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:03 am

      bielsa!!

      ass lipeengland

    • Awesome_Mark
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:08 am

      Apesar de muito pouca badalada, parece-me claro que a melhor solução hoje seria um treinador que estivesse na seleção a part-time. E digo isto porque a maioria dos bons nomes está neste momento à frente de projetos sólidos por um clube. Aliás, esta foi uma das hipóteses especulada há algum tempo atrás, penso que após a saída do Queiroz, com a aposta na altura a recair supostamente sobre Mourinho. Não se confirmou. Mas era um dos bons nomes. Jesus, Villas Boas, Jardim, Vitor Pereira, Paulo Sousa, Nuno seriam outras opções muito boas. Custa-me acreditar que nenhum destes fosse capaz de agarrar o projeto. Caixinha e Rui Jorge, mais acessíveis talvez, embora a meu ver ainda não tenham estaleca. Como um dos melhores produtores de treinadores de futebol do mundo, se não mesmo o melhor, faz pouco sentido Portugal apostar em gente de fora. Até porque vale sempre a pena manter a coerência patriótica. Se existe a resistência que existe para com jogadores internacionalizados, porque raio se há de aceitar técnicos ainda menos lusitanos que estes últimos? Dos nomes acima e que não sabem falar português apenas sou capaz de aceitar o Heyckens e o Klopp. Todavia, o primeiro já pendurou o fato de treino e o segundo vai muito para além de uma miragem.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 7, 2015 at 1:14 am

      Espanhois. São eles os melhores treinadores pelo menos atualmente. Guardiola, Luis Enrique, Emery, Del Bosque, Benitez ou mesmo Roberto Martinez, Paco Jemez, Javi Gracia, Valverde ou Michel.

      A alemanhá também não está mada mal com Klopp, Tuchel, Low, Schmidt ou Heckting ( ou la como se escreve ).

      Nota ainda para a Argentina que possui dois dos mais excitantes treinadores do futebol Mundial: Simeone e Sampaoli.

    • keops
      Posted Setembro 7, 2015 at 10:16 am

      Professor Neca.

    • Marcelo Silva
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:25 pm

      Um treinador barato e que fará certamente a renovação: Rui Jorge.

  • Anónimo
    Posted Setembro 6, 2015 at 10:50 pm

    Gosto mais de ler ás opiniões do pessoal e só se me sentir em condições é que digo alguma coisa, geralmente concordo contigo, neste caso concordo só em parte.
    Também acho que o Fernando Santos não é o selecionador que precisamos, mas que mais opções temos?
    Quando à equipa concordo que temos bons jogadores como o Ronaldo, Pepe e Moutinho mas muitos dos nomes que aí colocou estão gastos para o futebol atual ou até só para a seleção nacional.

    Bruno J

  • Nuno R
    Posted Setembro 6, 2015 at 10:51 pm

    A Selecção hoje é formada por jogadores com potencial (que pode ou não ser alcançado) e jogadores na curva descendente (Carvalho, Tiago, etc). Mesmo o Moutinho não mostra a disponibilidade física de outros tempos.
    No meio, Pepe e CR são os únicos jogadores de topo europeu, e também eles já tiveram melhores dias.
    Há demasiados buracos (lateral direita, ponta de lança), posições com poucas opções, e um conjunto de jogadores que estão fora das melhores equipas de campeonatos altamente competitivos.
    Há um grupo de jovens que pode (PODE) alterar este cenário, mas é o que é. Podemos refilar e falar no potencial, mas o Ilori vai de empréstimo em empréstimo, o Bruma desceu de um Gala de LC para a Real Sociedad, o Cancelo não joga em Valência, o Mané já é passado pelo Gelson, e assim por diante. Ou seja, os jovens jogadores tardam em assumir-se de vez.
    Depois há a questão dos jogadores encaixarem ou não, e já se provou por A + B que a inclusão de Ronaldo no esquema do 11 tem tanto de benéfico como de problemático.

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:00 pm

      Outra falácia. Equipas como o Lyon,Sevilha, Mónaco, Zenit, Southampton, Porto, Sporting, Valencia, etc não são equipas de top mas carambas, são equipas de nomeada nos seus países e com um certo prestigío internacional.

      Por isso, não concordo em nada com esse teu cenário dramático.

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:11 pm

      O cancelo joga no Valência, lesionou se foi agora porque foi titular no 1 jogo da liga. E vai ser titular este fim de semana, veja o jogo.

      Lk

    • Nuno R
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:20 pm

      O cenário não é dramático, é real.

      Lk
      O Cancelo fez 700 minutos o ano passado. O "vai ser" é futuro, ou melhor, futurismo. O Vezo também começou o ano passado como indiscutível, e depois sentou-se. Como referi, o cenário PODE ser alterado este ano.

    • Kafka I
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:22 pm

      Nuno R

      Excelente análise, basicamente é isso, Portugal ao dia de hoje tem 2 jogadores de classe Mundial (CR e Pepe), ou seja, que seriam titulares em qualquer equipa do Mundo, depois tem ali uns 4 ou 5 bons…e mais uns 4 ou 5 com potencial (mas o potencial não dá vitórias, é preciso passar do potencial à practica), e o resto é pura mediania…

    • coach407
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:56 pm

      Falaste desses mas há outros jovens que se têm afirmado. Claro que não são todos (nem ninguém esperaria isso) mas, por exemplo, Bernardo Silva afirmou-se como estrela do Mónaco (agora com a saída do Martial então… até já é dono da camisola 10 e parece que o Mónaco recusou 35M€ por ele), João Mário afirmou-se no Sporting e está a crescer a olhos vistos, Anthony Lopes é titularíssimo no Lyon e até falado para outros patamares, Danilo Pereira titular no Porto, William certamente continuará a sua evolução já que afirmação já a teve há duas épocas, é indiscutivel apesar de ser muito novo, Cancelo será titular no próximo jogo devido à expulsão do Barragan e tem hipoteses de agarrar o lugar, André Gomes foi peça chave num grande clube como o Valência, Cédric titular no Southampton, Guerreiro é um dos laterais esquerdos com mais mercado no Mundo (apesar de jogar a extremo no Lorient), Nélson Semedo titular no Benfica. Mesmo o Bruma é titular numa equipa de BBVA e sair deste Gala em queda foi o melhor que podia ter feito e logo para um campeonato muito mais atrativo. Horta é titular no Málaga. Paulo Oliveira no Sporting. Ivan Cavaleiro no Mónaco… E de certeza que me esqueci de alguns. Todos estes já se afirmaram exceto o Cancelo e estão todos em condições de continuar a evoluir e não estabilizar e não explodir (casos que podem acontecer com Mané, Paciência, André Silva, Sérgio Oliveira, Esgaio, Ilori, Nuno Santos, Guedes….) no entanto isto é normal e o número de jovens que são titulares nos seus clubes é muito grande portanto não me parece que tenhas assim tanta razão.

      Já agora tás a falar de Ronaldo. Um dos 2 melhores jogadores do Mundo de forma indiscutivel há 24182417 épocas

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:59 pm

      coach407,

      Subscrevo a 300%.

    • Nelson Mohr
      Posted Setembro 7, 2015 at 9:40 am

      João Dias e coach407, mas os malagas, valencias , monacos e Southampton são clubes de patamar secundário na alta roda européia. O Mônaco então, acho que vão começar a cair e bem… E depois jogadores como ivan e Ricardo horta são apenas bons jogadores e nao de top como já tivemos antes (Simão, figo, nani, Ronaldo claro…) os únicos jovens dos que vocês mencionaram que tem tudo para ser top são o Bernardo e o Bruma. O André Gomes, na minha opinião, nao apresenta regularidade para ser de top (mas ate tem estado bem no valência). Mas a verdade é que concordo convosco, o treinador que temos é péssimo… Desde que ele é o selecionador nao tenho tido qualquer vontade de ver os jogos e isto não sou só eu. Os portugueses em geral já nao tem grande vontade de ver Portugal jogar e pior é quando jogam como jogam.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 6, 2015 at 10:55 pm

    O que nos falta… o que nos falta é um Ronaldo a sair, porque em termos de geração, temos tudo para a curto prazo apresentar uma selecção superior à que temos actualmente.

    Teremos muito mais e melhores opções para o meio campo do que actualmente, e temos jogadores para fazer uma base muito interessante (vou nomear apenas jogadores sub-23 e já profissionais – apenas com uma excepção – ou seja que têm 10 anos de carreira pela frente):

    GR – José Sá, (Anthony Lopes com 24 anos, é a excepção que mencionei)

    DD: Cancelo, Nelson Semedo

    DC: Ilori, P.Oliveira, Tobias, Vezo

    DE: Guerreiro

    Mdef: William, R.Neves, Danilo Pereira

    MC: Andre Gomes, João Mário, Bruno Fernandes

    MO: Rony Lopes, Bernardo Silva

    Ext: Gelson, Guedes, Bruma,

    PL: André Silva, G.Paciência

    há aqui claro, muitas condicionantes, não sabemos se todos chegarão onde esperamos… mas da mesma forma que alguns podem desiludir, outros vão surgir e podem surpreender, pelo que em termos de base, como disse, temos aí qualidade a despontar. Que se aposte… que se exija essa aposta (moderada e em consciência permite ter resultados positivos) e que se tenha na selecção um "Scolari" que consiga levar os portugueses a serem apaixonados pela selecção.

  • Anónimo
    Posted Setembro 6, 2015 at 10:59 pm

    O problema é que a seleção está envelhecida e há poucos jogadores para substituírem os "velhos". É uma seleção sempre a espera de um momento de inspiração do Ronaldo, vocês até podem falar dos jovens mas a verdade é que só o Bernardo Silva tem qualidade suficiente para ser titular na seleção, e o Anthony Lopes também (exclui o William, João Mário e o André Gomes por já terem o lugar "guardado"). Agora ponho-vos uma questão: imaginem que vocês são o selecionador e teriam que fazer uma convocatória para uma competição importante, quem é que vocês levariam? (Por favor escolham sem clubismos e já agora sou do Sporting).

    Edgar

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:05 pm

      Beto, Anthony Lopes, Rui Patrício

      Vieirinha, João Cancelo, Pepe, José Fonte, Tiago Ilori, Rúben Vezo, Coentrão, Guerreiro

      William Carvalho, Rúben Neves, João Moutinho, Tiago, André Gomes, Bernardo Silva, Rony Lopes

      Ronaldo, Bruma, Cavaleiro, Nani, Éder

      Parece-me uma seleção de alto nível.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:11 pm

      Para o euro? depende da época de cada um, mas neste momento:

      GR: Patrício, Lopes, Beto

      DD: Bonsingwa, Cancelo

      DC: R.Carvalho, Pepe, B.Alves, J.Fonte

      DE: Coentrão, Guerreiro

      Mdef: William, Tiago

      MC: André Gomes, João Mário, João Moutinho

      MO: Bernardo Silva

      Ext: Bruma, Ronaldo, Nani, Varela

      PL: Éder, Ivan Cavaleiro

      Eram os meus 23 neste momento

    • JSC
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:17 pm

      Para mim neste momento o Vieirinha é o melhor DD.

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:26 pm

      GR- Anthony Lopes, Rui Patrício, Beto.
      DE- Ruben Ferreira, Fábio Coentrão
      DD- Vieirinha, Cédric
      DC- Pepe, R.Carvalho, J.Fonte, D.Carriço
      MDC- Danilo Pereira, William( ou D.Carriço)
      MC- Adrien, Tiago, B.Silva, Andre Gomes
      Ext- Ronaldo, Varela, Nani, Marco Matias
      PL- Eder, Zahovic, Gonçalo Paciência

      Stambolov I

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:32 pm

      Rúben Ferreira? Marco Matias?

      Rio-me para não chorar… nunca na vida esses têm qualidade para a seleção.

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:57 pm

      Claro, Eliseu e Danny são melhores, afinal foram convocados por o selecionador português.
      Os outros são fracos pois apenas são mencionados num comentário a questionar a nossa convocatória se fôssemos o selecionador.

    • Diogo Faria
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:15 am

      Mas ninguém se lembra da existência do Antunes, coitado.. Muito melhor, mais experiente a este nivel e continuamente desrespeitado. Nunca vi nada assim.

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:16 am

      GR: Patrício, Lopes, Beto

      DD: Vieirinha, Cédric Soares

      DC: Pepe, Fonte, Ricardo Carvalho, Paulo Oliveira

      DE: Coentrão, Guerreiro

      MDF: William Carvalho, Danilo Pereira

      MC: Moutinho, João Mário, André Gomes, Tiago

      MO: Bernardo Silva, Danny

      AV: Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma, Bruma

      Outras opções:

      José Sá, Cancelo, Ilori, Carriço, Rúben Neves, Adrien Silva, André André, Varela, Hernâni etc…

      Vitorino

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 5:30 am

      GR: Patricio, Lopes, Beto
      DD: Cedric, Vieirinha
      DC: Pepe, R. Carvalho, Paulo Oliveira, Carriço
      DE: Guerreiro, Coentrao
      MC/MDF: William, Joao Mario, Moutinho, Andre Gomes, Ruben Neves
      Atacantes: CR7, Nani, Bruma, Bernardo Silva, Varela, G. Paciencia, Ivan

      4 na frente à homem para atropelar tudo.

      Gus

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 8:35 am

      GR: Rui Patrício, Lopes, José Sá
      DD: Vieirinha, Nelson Semedo
      DC: Pepe, José Fonte, Paulo Oliveira, Tiago Llori
      DE: Coentrao, Guerreiro
      MD: Danilo Pereira, William Carvalho
      MC: Joao Mário, Moutinho, Andre Gomes, Ruben Neves
      MO: Bernardo Silva
      AV: Ronaldo, Bruma, Gelson, André Silva, Matheus Pereira

      Uma seleçao para o presente e futuro!!!

      João Duarte

    • Ruben
      Posted Setembro 7, 2015 at 11:28 am

      Ninguém se lembra do Antunes ? Vi aqui muitas convocatórias interessantes, mas acho que o Antunes é um bocado negligenciado

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:16 pm

      O antunes ja têm 26,27 anos temos o coentrao e depois temos o guerreiro que pode vir a ser tao bom ou melhor…

      João Duarte

  • Unknown
    Posted Setembro 6, 2015 at 11:06 pm

    desde 2006? mas não fizemos uma excelente campanha em 2012? ia jurar que tínhamos sido a selecção que melhor se bateu com a campeã espanha nesse torneio, mas posso estar enganado…
    porém, concordo que a seleção precise de melhores exibições e mais protagonistas que consigam tornar o show suficientemente apelativo.

    Ricardo Miguel

    • Diogo Faria
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:18 am

      Tambem não percebi. Estivemos tão bem nesse Europeu. E até no Euro 2008, fomos eliminados pela Alemanha, devido a erros individuais. Tomara antes do 2000 fazermos Europeus desses e chegarmos aos oitavos de Mundial de futebol…

    • raviept
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:08 pm

      Para além disso, 2010 só foi mau pela fraca qualidade do futebol, porque acho que os objectivos mínimos foram cumpridos, e mais uma vez caímos às mãos da campeã Espanha. A crise começou verdadeiramente após 2012, se bem que as suas raízes devem estar na década anterior.

  • diogoribeiro
    Posted Setembro 6, 2015 at 11:11 pm

    Muito bom texto Inês!

    Neste momento, se quisermos ganhar o euro 2016 só há uma forma de o fazer: estacionar o autocarro. Simples. Se estivermos a falar apenas no presente, a única forma de vencermos o Euro é defendendo muito bem. Jogar mau futebol mas uma hipótese de vencer.

    Mas mesmo com o autocarro estacionado, o mais provável é nem chegarmos perto da final.

    Logo, a melhor opção não deverá passar por jogar bom futebol, apostar nos mais jovens e começar a preparar para o Mundial?

    Isto é o problema quando treinadores/selecionadores de futebol não têm garantido o futuro no clube/seleção. Se durante esta qualificação tivéssemos reduzido a média de idades da equipa e praticado bom futebol mesmo sem obter a qualificação para o euro, a seleção teria um futuro com muitas mais expetativas do que a atual, mas o Fernando Santos provavelmente não teria emprego.

    Precisamos de um bom selecionador, que tenha a confiança total da Federação de futebol para preparar para o futuro da seleção portuguesa.

    Antes falhar o euro 2016 e ter hipóteses em 2018 e 2020, do que perder na fase de grupos do Euro, com pouco futuro à nossa frente.

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:19 pm

      A Grécia foi campeã da Europa a marcar golitos de canto e autocarro em cima deles. Do tamanho da sua divída pública.

      E para a história fica que foram campeões da Europa.

      Assim sendo, pergunto: alguma vez a Grécia teve melhor equipa que nós? No entanto, eles conseguiram…

    • Kafka I
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:26 pm

      diogoribeiro

      Subscrevo inteiramente o teu comentário e na altura da contratação do Fernando Santos frisei que era um erro precisamente pelo que dizes…

      No entanto e subscrevendo o que dizes, era perfeitamente possível apurarmos-nos na mesma para o Euro 2016 e fazer a renovação e porquê? porque o apuramento é um dos mais fáceis de SEMPRE devido ao alargamento do Euro, logo mesmo com média de idades mais baixa iríamos sempre apurar-nos para o Euro 2016, portanto Portugal esta a perder um oportunidade única de se renovar e mesmo assim garantir os serviços mínimos ou seja o apuramento…

    • Nuno R
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:36 pm

      A discussão aqui encrava no que deve ser o papel do seleccionador nacional.
      O seleccionador deve convocar os melhores disponíveis, e ganhar.
      Ou…
      Deve promover renovações, mesmo que os clubes (portugueses e estrangeiros) não lhe deem condições ideais para.
      Na minha opinião, lá está, à FPF falta a dita "estrutura"…

    • Kafka I
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:44 pm

      Nuno R

      Sendo este o apuramento mais fácil de sempre de Portugal, a Selecção "ganharia" (diga-se apuraria-se) SEMPRE para o Euro, com os actuais jogadores como com a inclusão dos sub21, portanto isso não se põe pelo menos nesta qualificação, porque a mesma estava sempre assegurada

    • diogoribeiro
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:45 pm

      João Dias, exatamente. a Grécia fê-lo estacionando o autocarro. Também acredito que Portugal estacionando o autocarro tenha hipóteses de vencer o Euro. Mas vitórias dessas não acontecem todos os anos. Antes da Grécia em 2004 só me lembro da Dinamarca.

      Kafka, nem referi o aumento do número de equipas do euro mas tens toda a razão. Este era o ano perfeito para a renovação da seleção acontecer. Espero que em 2016 já tenhamos o William como titular e o André Gomes, Bernardo Silva e até João Mário com várias oportunidades em jogos competitivos. Raphael Guerreiro como suplente do Coentrão também acho que não seria exagerar. Depois há alguns jogadores como Bruma, Ilori, Vezo, Cavaleiro, Ruben Neves, etc. que têm épocas importantes à sua frente a nível de clube e que daqui a uns anos pelo menos alguns deles devem jogar pela seleção.

      O problema do selecionador é o mais difícil de resolver. Quem é que realisticamente pode suceder ao Fernando Santos num futuro próximo (espero que saia depois do euro)? Dos treinadores portugueses só me parece que o Villas Boas possa estar disponível e tenha qualidade para tal.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:53 pm

      Diogo, mas essa estrategia tem sido usada. O que nos assistimos na sexta foi a um autobus puro, mas a equipa não sabe sair em contra ataque. Muito desorganizada.

    • Carlos Almeida
      Posted Setembro 7, 2015 at 5:34 am

      diogoribeiro,

      Dinamarca em 1992, Grécia em 2004 e Portugal em 2016. Faz sentido. Eu nem acho que a renovação devia acontecer agora única e exclusivamente por causa do apuramento alargado, mas para o ano começa o apuramento para o Mundial, que será mais difícil, e visto que muitos jogadores daqui já não estarão em condições em 2018, seria melhor começar a preparar já a mudança, em vez de depois com a pressão no próximo apuramento.

  • Che
    Posted Setembro 6, 2015 at 11:20 pm

    Carleto… A base está quase montada: Pepe, William, Mario, Gomes, Bernardo e Ronaldo.

  • João
    Posted Setembro 6, 2015 at 11:32 pm

    Quando o RonAldo sair a seleção até pode melhorar porque hoje está totalmente condicionado ao rei-sol do futebol português. Quando não houver a estrela poderá ser uma seleção mais aguerrida, mais compacta que trabalhe toda para o mesmo objectivo e não tenha a atracão condicionadora de um astro em campo. Perdera o homem que decide partidas e provavelmente algum público mas poderá praticar um melhor futebol.

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:35 pm

      De recordar que sem Ronaldo ganhámos à Itália com Pirlo, Darmian, El Sharaway, Bonucci, etc…

    • Nuno R
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:41 pm

      O Arouca ganhou ao Benfica com Jonas, Gaitan, Luisão, Pizzi…

      (mas afinal o Fernando Santos é bom ou não? Ganhou à Itália, à Argentina…)

    • João Dias
      Posted Setembro 6, 2015 at 11:49 pm

      Não disse que o Fernando Santos era mau… Disse que não é aquilo que a seleção precisa dadas as suas características e métodos como treinador…

  • Anónimo
    Posted Setembro 6, 2015 at 11:34 pm

    O nosso problema é que os jogadores jogam todos em ligas diferentes e clubes diferentes e não têm aquela química e não conhecem os movimentos de cada um, algo que não acontece, por exemplo, com a Alemanha onde jogam quase todos no bayern ou na Bundesliga.
    -Cabeço

  • Awesome_Mark
    Posted Setembro 7, 2015 at 12:40 am

    Gostei da analogia Inês e dou-te os parabéns pela elevada nota artística deste texto, mas não vou mentir.

    Já não suporto estes esteriótipos de que a seleção é fraca. Até porque basta uma vitória, por mais cinzenta que seja, a uma Argentina ou a uma Itália (ou uma boa campanha em escalões de formação) e as vozes tão facilmente mudam de tom. Uma grande seleção não necessita ser constituída por 12 Messis e 11 Ronados, ou vice-versa. Para além do Bola de Euro, existem vários valores, uns usufruentes de maior veterania e outros de maior juventude, e que nem sequer me vou dar ao trabalho de enumerar visto que há quem já o tenha feito acima. A transição, ou se preferirmos, a coexistência entre nomes de maior e menor gabarito faz-se dentro de campo e é um mito que isto tenha que implicar menor qualidade. A única grande lacuna de momento é a posição de ponta-de-lança (será o futuro próximo mais risonho?) mas os Planos B's e C's existem precisamente para serem cumpridos. Quanto à Cristianodependência, nada mais inevitável, ou não estivessemos a falar de um dos dois únicos ET's a habitar neste que é o planeta do futebol. Ou o Real é menos Real por também carecer bastante daquilo que é a inspiração de Ronaldo? Falto-nos sobretudo um grande treinador, e o pior é ver que somos um dos maiores e melhores produtores mundiais nesse aspeto. Uma aposta part-time na perspetiva do técnico aumentaria as opções de qualidade à disposição. Atualmente há muito por onde escolher.

    Outra coisa, Portugal esteve muito mais perto de ganhar o Euro 2012 do que aquilo que parece a muitos, contando inclusivé com elevadas doses de merecimento. E eu a pensar que a hercúlea exibição diante da Espanha em Donetsk jamais seria esquecida.

  • Anónimo
    Posted Setembro 7, 2015 at 1:09 am

    São várias as coisas que são mal feitas no nosso país a nível de seleção, no entanto acho este texto um pouco exagerado e dramático de mais, isto não é a Arménia onde só se vê Mkhitaryan nem nós somos uma seleção assim tão má, peguemos no exemplo da Islândia, quantos jogadores vocês conhecem de lá ? Sigurdsson e mais um ou outro, no entanto adoro ver aquela equipa jogar, a intensidade e inteligência deles, sabe o que fazer em qualquer momento do jogo e os resultados estão à vista de todos, isto num país com 300mil habitantes (!) sem querer divagar muito mais, o que eu quero demonstrar é que, no meio de tantas coisas mal feitas, uma delas é o facto de o nosso coletivo ser zero, assim como a nível tático e principalmente em termos de jogo jogado, mete dó ver a seleção de todos nós jogar assim .
    Por fim, deixo aqui os pontos que acho que nos faltam.
    – Falta de uma espinha dorsal (Espanha que dominou o Mundo tinha o Barça; Alemanha o Bayern, etc)
    – Um treinador a sério (quem critica o nosso plantel, imaginem esta equipa com um Mourinho ou sem pedir tanto, um Paulo Sousa, será que somos assim tão fracos ?)
    – Falta de apoio NOSSO à selecção, sem referir nomes mas vejo aqui muita gente a falar mal e fazer de nós uma Andorra desta vida, no entanto, poucos tentaram dar soluções ou indicar um possível rumo a seguir e isto diz muito da nossa mentalidade, se o mais fácil é criticar, é isso que fazemos.

    Tomem a liberdade de acrescentar mais pontos aos que já referi.
    Estamos aqui para ter uma boa conversa sobre futebol, não se insultem uns aos outros, simplesmente dêem a vossa opinião sem ter de criticar a dos outros.

    Diogo Aleixo

  • Anónimo
    Posted Setembro 7, 2015 at 1:32 am

    Ines, acho que essa critica é tremendamente injusta. Fomos fracos e maus de 2000 a 2008? Vamos lá ser realistas! Mesmo depois disso, não conseguimos sempre estar nas fases finais? Preferias a geração de ouro que só começou a ir a fases finais em 2000? De relembrar que só fomos 3 ou 4 vezes ao mundial, as 3 ultimas seguidas. Queres branquear esse facto também? Muitos inventaram a frase: Jogamos como nunca, perdemos como sempre. Agora deve ser jogamos pior que nunca, mas vamos ganhando. Haja paciencia.
    Há novas gerações a chegar, a ser incorporadas e iremos ter uma seleção fortissima. Acho piada criticar a seleção neste momento quando do trio ou quarteto do meio campo não temos 1 único jogador titular. Faltam os 4 melhores médios nacionais. Moutinho, W. Carvalho, Tiago e A. Gomes.
    Temos uma seleção TOP e irá provar no futuro. Temos cada vez mais opções de qualidade e a jogar em equipascampeonatos importantes. Começamos a ver o plantel a rejuvenescer e a qualidadequantidade a disparar para niveis magnificos para um pais da nossa dimensão.
    Estamos quase com o apuramento do Europeu conseguido, temos ganho os particulares contra equipas fortas, tirando este, em que estavamos claramente desfalcados e no qual passado 34 dias iriamos ter um jogo importante. O texto é mais do mesmo, derrotismo bacoco e caça ao comentário dos pessimistas e do partido bota abaixo. Já agora, seleção não é Ronaldo, é muito mais. Talvez tenha sido logo o primeiro erro de todas as premissas existentes nessa narrativa. Digo eu, BradleyPitt

    • João Dias
      Posted Setembro 7, 2015 at 11:58 am

      Subscrevo.

    • Ric_Sousa
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:46 pm

      Para já a "geração de ouro" só falhou uma competição – Mundial 1998 (Marc Batta).
      Depois não faz sentido comparar. Antigamente apuravam-se menos equipas para as competições, agora basicamente só não se apura quem não "quer". Além de que várias selecções de topo estão em crise (Itália, Inglaterra, França, Brasil, Holanda, etc) portanto os nossos resultados (e em amigáveis) contra eles valem o que valem…

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 5:25 pm

      Ric sousa, só vale para nós quando perdemos portanto? O teu comentário é o espelho das mentalidades.. É o que há. Digo eu, BradleYPitt

  • César Vigário
    Posted Setembro 7, 2015 at 4:04 am

    Magnifico texto! Parabéns!

  • Carlos Almeida
    Posted Setembro 7, 2015 at 5:29 am

    Eu ás vezes não compreendo tantos histerismos. Portugal antes de 2000 fez uns 5 torneios (e acho que já estou a arredondar para cima). Nestes 15 anos, fez 8 e para o ano deve estar em mais 1. É claro que não somos a melhor selecção do mundo, mas tivemos uma final de Europeu, um quarto no mundial. Em 2010 e 2012 fomos eliminados pelos campeões. Em 2008 pelos finalistas. Numa selecção como a nossa que nunca tinha feito nada à excepção de 66 é obra. Temos potêncial para mais? Eventualmente. Mas daí a achar que estes atletas são uma vergonha vai uma grande distância. Também concordo que sejam necessárias algumas mudanças, mas se diferentes seleccionadores apostam nos mesmo jogadores, por alguma razão deverá ser. Sem querer entrar em teorias da conspiração.

    Abraço

  • jgo
    Posted Setembro 7, 2015 at 7:45 am

    Depois de ler o artigo há que questionar: Será que quem o escreveu viu o Mundial de sub-20 ou o Europeu de sub-21 este verão?

    Cabe aos clubes apostarem e não encherem o plantel de estrangeiros como tem acontecido..

  • CP
    Posted Setembro 7, 2015 at 7:53 am

    O pior do enredo é ver que ao longo do tempo o que vai fica a vaidade e a pouca humildade.
    Jogos paupérrimos, exibições medíocres mesmo com seleção sem qualquer expressão e mesmo assim é vê-los a dar conferências de imprensa com o discurso de que queremos ser campeões da europa, de que somos das melhores selecções mundiais, de que jogámos bem mesmo quando todos viram que foi miserável, etc.. etc.. O caminho para o crescimento passa também por reconhecer o que temos e o que não temos, o podemos e devemos tentar melhorar. Não saber fazer esse exercício traz alguns custos: continuamos em frente mesmo quando tudo está mal e perdemos ligação com muitos amantes do desporto-rei. Cada vez mais vai havendo um desligar de identificação com a selecção que não apresenta nem qualidade nem valores de identificação com aqueles que é suposto representarem. Humildade, sacrifício e compromisso exige-se.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 7, 2015 at 8:52 am

    Excelent post Inês!

    Para mim há um ponto muito interessante não debatido, ainda há uns anos atrás a selecção tinha uma espinhal dorsal que vinha de um clube e onde era mais fácil encaixar meia dúzia de elementos e via-se outro tipo de ligação.

    Hoje em dia a selecção tem um jogador de cada clube o que causa mais dificuldades.

    • Kafka I
      Posted Setembro 7, 2015 at 11:48 am

      Não deixando de ser verdade o que dizes, por outro lado este grupo de jogadores já é o mesmo há bastantes anos, pelo que na minha opinião já tinham obrigação de estar entrosados entre si, mesmo não jogando todos juntos regularmente num clube, acabam por ter esse entrosamento de vários anos a jogarem juntos na Selecção a meu ver

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 4:08 pm

      Concordo plenamente.
      Isso de ter um clube como base de selecção não é desculpa.
      Hoje em dia até a Espanha, já não tem nenhuma base do Barcelona e jogam muito ainda.

      Carlos Silva

  • Mozaguia
    Posted Setembro 7, 2015 at 9:58 am

    porque é que eu vou apoiar a seleção se no estrangeiro (em Moçambique), os emigrantes tem que ter sport tv para ver a seleção a jogar? para mim ficar em primeiro ou em ultimo é a mesma coisa

  • Rafael Simões
    Posted Setembro 7, 2015 at 11:16 am

    Andamos a jogar com velosos, eliseus, Bosingwa's , Bruno Alves é triste, mas só nesta seleção é que os jogadores escolhidos por agentes têm de jogar e ser convocados. Prepararem-se porque nos vamos afundar ainda mais se não renovarem a porcaria da seleção.
    Se fosse ao Ronaldo recusava-me jogar com estes marretas e ia para casa

  • Francisco
    Posted Setembro 7, 2015 at 11:25 am

    Bom dia.
    Pelo contrário, Fernando Santos foi aquilo que precisávamos, quando se começou a agoirar e fazer pontos é que imperava. Não me parece justo que agora o queiram dali para fora sem que conduza a equipa no Europeu. A ver vamos, se o seu estilo "resultadista" tem efeito, a Holanda também joga bonito aqui e acolá e é o que se vê.
    Quanto a jogadores, concordo com alguns comentários, Tirando Ronaldo e Pepe que são titulares em equipas de topo, quem mais o é?Quem mais é cobiçado por essas mesmas equipas?Os restantes são bons jogadores, não de topo, mas 2 em 11 não é mau, é bem mais que a maior parte das selecções, sendo que um deles é um dos dois melhores do mundo!Não se queixem…
    Relativamente aos novos valores, eles existem, veja-se Guerreiro, Bernardo, André Gomes, Ivan, etc. Todos são parte importante nas suas equipas.
    Também gostava de ver a selecção a jogar melhor, mas quem em sã consciência pode dizer que está a ser feito um mau trabalho?Estamos praticamente certos no Europeu como 1ºs classificados. Acredito que esta aposta em "veteranos" acabe com o Europeu, até porque se prevê o abandono internacional de muitos.
    Na próxima campanha a base provavelmente assentará em Patrício, Lopes; Fonte, Pepe, Oliveira, Carriço Coentrão, Vieirinha, Cedric, Guerreiro; Moutinho, William, J. Mário, Veloso, André Gomes, Danilo, André André, Adrien; Nani, Ronaldo, Varela, Ivan, Pizzi, Bernardo, Éder. Auxiliados por: Rolando, Manuel Fernandes, Neto, Figueiras, Paulo Machado, Antunes, Sílvio. Havendo ainda seleccionáveis:André Martins, Josué, Miguel Lopes, Rafa, Pedro Santos, Ivo Pinto, Bruno Fernandes, sem contar com os talentosos jovens que vão despontando e aqueles que não abdicarem de jogar internacionalmente.
    Assim à primeira vista não é um mau panorama.
    Bem-hajam

  • Ruben
    Posted Setembro 7, 2015 at 11:35 am

    Vou dizer algo que vai gerar algum hate, mas honestamente não quero saber. Esta selecção precisa que o Ronaldo saia.
    Ele resolve-nos jogos, ele é DE LONGE o nosso melhor e mais decisivo jogador mas também é uma estrela demasiado grande para um país como nós saber gerir. O nosso futebol colectivo é imensamente afectado pelo facto de todos quererem passar para o Ronaldo e jogar para o Ronaldo e adorar o Ronaldo. Este grupo se tivesse uma qualidade homogénea, sem grandes estrelas (alguns acima da média e até mesmo craques, mas o Ronaldo é um astro, a nível de personalidade, estatuto e etc) e acho que o nosso futebol ficaria imediatamente mais atractivo.
    É só a minha opinião, não se exaltem. Um abraço

  • Pedro de Castro
    Posted Setembro 7, 2015 at 12:17 pm

    Quem diz que o Fernando Santos não presta como seleccionador, na minha opinião não percebe muito de bola. Enquanto tivermos que jogar com Nani (que na selecção é um "wannabe" Ronaldo que tenta muito ser a estrela mas que só faz asneira atrás de asneira e a cada 20 remates de fora da área, 19 vão para fora do estádio e 1 entra na baliza), Eder (pelo amor de Deus, joguemos sem ponta de lança, como a Espanha fez, e bem, optando por um criativo que seja capaz de fazer o último passe para o golo) e Rui Patricio (acho que o primeiro "bom" jogo que o vi fazer pela selecção foi este contra a França), nunca chegaremos a lado nenhum. Mas a culpa não é de F.Santos, é das condicionantes que ele obviamente terá. Um dos jogadores supra referidos, sempre em "sub"-rendimento (raramente têm outro, portanto se calhar chamar sub-rendimento ao que eles têm é errado), protagonizou este ano uma transferência de €6.5 milhões e porquê? Porque tem um grande agente, o melhor do mundo, dizem. Se não fosse esse super agente, onde estariam estes 3 jogadores? A FPF tem que se desligar dos padrinhos para conseguir superar-se e voltar a "colar" os Portugueses à televisão, ou a levá-los ao Estádio (lembro-me dos tempos em que mesmo não jogando nada, qualquer estádio em Portugal enchia para ver a nossa selecção jogar). O futebol em Portugal precisa de uma reestruturação profunda, não só nas selecções, mas também nos clubes, ligas, etc. Nunca seremos melhor do que o que somos agora se continuarmos a seguir este caminho. Somos um país com um futebol pobre, competições pobres, em que 3 clubes (Benfica, Porto e Sporting) vão segurando a posição do campeonato no ranking Europeu e um jogador (o melhor do mundo) vai segurando a posição da selecção no ranking da FIFA. Olhem para o que se passa nos melhores campeonatos do mundo, comparem com o que se passa por cá e pensem se não será possível sermos tão bons como os outros.

    • João Dias
      Posted Setembro 7, 2015 at 12:38 pm

      Mas alguém disse que o Fernando Santos não presta?

      Simplesmente, eu e outros defendemos que ele não tem perfil adequado para treinar uma seleção como a nossa.

      Agora, para treinar Grécias, Suécias e Suiças é o melhor treinador que há…

    • Pedro Sousa
      Posted Setembro 7, 2015 at 1:01 pm

      João Dias, incluir a Suíça nesse lote, aos dias de hoje, não faz sentido. Estamos a falar de uma selecção que na actualidade bate Portugal em praticamente todas as posições. Individualmente, apenas não têm um Ronaldo.

      Cumps, Pedro Sousa

    • Anónimo
      Posted Setembro 7, 2015 at 4:13 pm

      João Dias só contradições, não diz que Fernando Santos não presta.
      Mas para selecionador de Portugal não tem perfil??
      Grécias, Suécias, Suiças??? Se calhar somos actualmente piores que essas selecçoes, tirando a Grécia que tinha obrigação de ter melhores resultados.

      Jorge Costa

  • André Dias
    Posted Setembro 7, 2015 at 12:46 pm

    Vou só dizer algo que me passou pela cabeça em vários jogos da selecção.
    O Ronaldo é um monstro, um fora de série, um dos melhores de sempre. Até aqui ninguém discorda.
    Já nos salvou várias vezes, demonstra uma qualidade ímpar e está a anos-luz dos restantes. Também penso que a maioria concorda com isto.

    E se a selecção não contasse com Ronaldo? E se a nossa equipa jogasse futebol em vez de andar 90 minutos a passear-se em campo à espera que Ronaldo resolva? E se os nossos defesas passassem a bola a quem está melhor para a receber em vez de pôr a bola desesperadamente em Ronaldo, haja linha de passe ou não? E se os nossos atacantes cruzassem ou arriscassem o remate em vez de pararem em frente à área para procurar o Ronaldo?

    Cristiano Ronaldo é um dos dois melhores do mundo, um dos melhores de sempre, mas será realmente benéfico sermos tão dependentes do seu rendimento para ter sucesso?

  • Anónimo
    Posted Setembro 7, 2015 at 5:50 pm

    Na minha opinião o que falta a selecção e um verdadeiro líder dentro de campo!! Isto e o Ronaldo e um fenomano marca golos de qualquer maneira e feitio e é um talento puro, mas se há coisa que ele não tem nem nunca vai ter e um "espírito" de liderança como por exemplo Figo ou Rui Costa tinham. Quando as coisas estão a correr mal o Ronaldo pura e simplesmente "desaparece" do jogo, o Figo as coisas podiam estar a correr pessimamente (como no Mundial 2002) que ele "pegava" sempre no jogo e nao tinha receio disso, para mim foi dos poucos a "te-los" mesmo no sitio se e que me faço entender eh eh eh.

    Toupas

Deixa um comentário