Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dérbi entre Vitória e SC Braga teve um golo e 3 expulsões

Equipas claramente em fases distintas. Um Braga muito mais maduro, que no 1.º tempo exerceu uma forte pressão e conseguiu colocar sempre muitas unidades no momento ofensivo, e um Vitória ainda sem um estilo definido, que apesar de ter tentado reagir, não encontrou grandes soluções (as melhores oportunidades no 2.º tempo também foram dos gverreiros). Quaresma, com 2 remates ao lado, foi o mais perigoso. Já Edwards exagerou no individualismo. Na turma de Carvalhal, Fransérgio encheu o campo, enquanto o sector defensivo esteve sempre a bom nível.

O SC Braga foi a Guimarães derrotar o Vitória SC, por 1-0. Ricardo Esgaio decidiu aos 27′. A partida teve mais SC Braga no 1.º tempo, e uma reacção dos vimaranenses depois do intervalo, que ameaçaram principalmente por Quaresma. No entanto as oportunidades claras nesse período foram dos gverreiros, por Galeno e Schettine (falhou completamente isolado). O dérbi ficou marcado por três expulsões numa troca de agressões já perto dos 90′, com Jorge Fernandes a deixar os da casa com 9, e David Carmo e Fransérgio a condicionarem a turma de Carvalhal a apenas 9 elementos.

XI Vitória SC: Bruno Varela; Zié Ouattara, Jorge Fernandes, Suliman, Sílvio; Mikel Agu, André André; Edwards, Rochinha, Quaresma; Bruno Duarte.

XI SC Braga: Matheus; Esgaio, Bruno Viana, David Carmo, Sequeira; André Castro, Fransérgio, Iuri Medeiros, Galeno; Ricardo Horta, Paulinho.

VM
Author: VM

26 Comentários

  • tiagoagm
    Posted Outubro 26, 2020 at 10:41 am

    Este Guimaraes é muito fraco. Tem um jogador vedeta que nao corre, nao defende, e ataca mal. E com ele o seu melhor jogador Richards nao rende.

  • NDinga
    Posted Outubro 26, 2020 at 9:06 am

    2020 é o ano do novo normal, mas nos dérbis em Guimarães esta situação já é o novo normal desde 2015. Ao contrário do ano passado, em que se esperava um melhor Vitória, desta vez o resultado foi o esperado e surgiu com naturalidade. A não ser que alguns dos miúdos que ainda não jogaram sejam mesmo bons, mas precisem de mais adaptação ao futebol português, o fosso entre a qualidade dos plantéis alargou-se da época passada para esta. E o Braga tem muito mais rotinas. Na primeira parte, havia certos momentos em que os jogadores pareciam jogar de olhos fechados, tal a facilidade com que criavam espaços e a excelência no passe, com a força, o tempo e a medida certas. Quando se joga assim, está-se por cima. A primeira parte foi um banho de bola.

    Na segunda, o Vitória melhorou, mas não tem grandes processos de jogo. O grande problema da equipa é não ter um jogador que inicie a construção. Suliman e Jorge Fernandes são centrais concentrados, que falham pouco na hora de recuar para a área e defender, mas que não conseguem sair a jogar. E o Mikel, além de ter estado aquém nas recuperações de bola, também não consegue. Somos obrigados a jogar partidos, com os quatro jogadores mais ofensivos sempre adiantados, à espera de uma bola longa, para depois resolverem. A equipa só não tem sofrido mais golos, porque, na hora de recuar, vai fechando bem o meio, obriga o adversário a cruzamentos e, no jogo aéreo, os centrais têm estado imperiais. E também por alguma ineficácia adversária.

    No ataque, há jogadores com capacidade para desequilibrar, mas é cada um por si. Marcus Edwards deve desconhecer o conceito de jogo em equipa. Nos jogos em que mais é preciso para fazer a diferença, nunca faz nada. Com um jogador que decide mal nove em cada dez vezes é difícil. Ele peca por excesso de individualismo em todos os jogos, mas contra equipas piores consegue uns golitos, às vezes.

    O Braga tem estado muito bem, realizou uma primeira parte de encher o olho e só perdeu brilho com aquela situação aos 83 minutos. O lance do David Carmo é vermelho claríssimo. Ainda bem que ele mal acertou no Edwards. Se tivesse acertado, poderia ter causado perfeitamente uma lesão de longa duração. Depois, gerou-se ali uma confusão. Do que vi das imagens, o Fransérgio dá um soco ao Jorge Fernandes de forma despercebida. Já o Jorge Fernandes é expulso por tentativa de agressão. Ele tentou socar alguém, sem acertar. O jogador que dá mais nas vistas na confusão até é o Suliman, com a peitada ao David Carmo. Provavelmente, encosto de peito não está incluído como agressão no regulamento, senão teria sido expulso. Eu até gostei. O Vitória bem precisa de alguns jogadores que mostrem sentir o dérbi, porque, do lado do Braga, todos estão ali bem ensinados para darem 200%. Veja-se o Castro, por exemplo. Isto é trabalho da excelente cultura organizacional que deve existir no seio do Braga. Além da maior qualidade, tem sido a equipa com mais fome, mais arreganho e até mais raiva nestes dérbis, principalmente em Guimarães. Para um Vitória dócil, que só quer fazer o seu jogo como se fosse outro qualquer, fica difícil. Para conseguir um bom resultado ontem, o Vitória teria de ser perfeito na defesa e cirúrgico no ataque, tentando aproveitar ao máximo a capacidade do Quaresma nos cruzamentos para alvejar a baliza do Matheus. O ataque do Vitória foi um chorrilho de más decisões, entre Quaresma, Edwards e Rochinha. Coitado do Bruno Duarte, que esteve sempre a correr para a linha para manter lances de ataque vivos.

    • MM
      Posted Outubro 26, 2020 at 4:58 pm

      Bom comentario, concordo com a leitura.
      O braga esta com uma estabilidade de direcao e plantel que tem permitido aumentar os indices de qualidade da equipa (dos 11 de ontem so 2 foram contratados).
      Tb nao desgostei do sururu, mas o carmo tem de se controlar melhor…ha mt potencial mas deve evitar perder a cabeca como perdeu.
      Sobre o castro (e palhinha) so ha a dizer: Fantastico! Grande contratacao, tem sido uma peca mt importante no 11 e, se calhar mais do que isso, no plantel. Que raça!

    • Lobo
      Posted Outubro 26, 2020 at 11:37 am

      Concordo integralmente com a mensagem.

      Confesso que também não me importei muito com o sururu, apesar do meu clube ter ficado com dois jogadores expulsos. O derby do Minho continua e continuará bem vivo, porque é uma rivalidade que anima as duas cidades, mas estar a ver um Vitória-Braga sem ninguém nas bancadas foi um pouco triste. Tirou todo o “calor” do jogo, e os jogadores a pegarem-se no fim deu pelo menos para mostrar como ambas as equipas sentem intensamente a importância do derby.

      Não estou com isto a descupabilizar os jogadores que foram punidos com vermelhos, nem pouco mais ou menos. A entrada do Carmo não devia ter acontecido, nem o que aconteceu depois. Deve haver maior controlo emocional nos jogos mais quentes.

      Quanto aos jogadores, como o Castro, estarem ensinados para darem 200%, o exemplo mais interessante que me vem agora à cabeça é do Palhinha no final da época passada, que todos viram festejar efusivamente o 3.º lugar, apesar de ser emprestado pelo clube que foi ultrapassado na última jornada. Alguns adeptos do Sporting vieram aqui comentar isso mesmo na altura, mas para mim isso só vem provar que a entrega dos jogadores ao clube é total. Não interessa de onde vêm nem para onde vão, enquanto estão no Braga, nota-se que estão com gosto e estão completamente focados. Sim, isso se calhar também ajuda a explicar o desequilíbrio de vitórias no derby nos últimos anos.

  • Mantorras
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:41 pm

    So vi a primeira parte e so deu Braga. Muito superior.

  • Mantorras
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:41 pm

    So vi a primeira parte e so deu Braga. Muito superior.

  • Estivela
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:15 pm

    Gverreiros com G grande!

    Já sabia há muito que tínhamos jogadores com qualidade acima da média. O que não sabia era que tínhamos esta capacidade de sofrimento, querer, raça!
    Carvalhal a falar para a Sport TV nota-se bem a veia braguista, o orgulho e paixão. Outro que parece que é braguista desde pequeno é Castro. Que grande aquisição não só a nível técnico mas em todo o resto o que dá à equipa.

  • MM
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:13 pm

    Pimba, ja ca canta. Nas ultimas 6 deslocacoes a guimaraes p campeonato temos 5 vitorias e 1 empate…sweet!
    Hoje mostramos ser melhores, mas arriscamos sofrer o empate, deveriamos ter gerido melhor o jogo na 2a parte.
    Incriveis tb os falhancos do galeno e do schetine, que ainda assim mostrou bons pes.
    Agr é descansar e mudar a equopa para 5a. Punha o tormena, ze carlos, andre horta, schetine e abel ruiz a titular

  • jmfa
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:12 pm

    Bom jogo do SCBraga. A 1a parte foi toda nossa e na 2a (apesar da boa resposta do Vsc) tb foram nossas as poucas oportunidades de golo. A expulsão do DCarmo é justa mas não entendo a do fransergio… nem com todas as repetições consegui ver o que justificou a expulsão. Enfim…
    E já agora, grande Castro a fazer a festa no fim ❤️

    • jmfa
      Posted Outubro 26, 2020 at 9:13 am

      Tinha ficado c a impressão q o soco tinha sido do Carmo (que já merecia a expulsão pela entrada) e não do fransergio! Assim sendo, mais que justo e nada a dizer. Do lado do vsc acho que devia ter sido expulso o suliman e não o JFernades.

    • Niall joaQuinn
      Posted Outubro 25, 2020 at 11:45 pm

      O Fransérgio deu um soco à João Vieira Pinto. Mais que bem expulso.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Outubro 25, 2020 at 11:10 pm

      O Fransergio dá um soco ao J.Fernandes. É bem expulso e deverá ser castigado por vários jogos.

  • josediogo
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:11 pm

    Um Vitória quase inexistente. Praticamente não teve oportunidades.
    Vitória justa do Braga pelo que fez na 1ª parte.

  • Reaper
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:10 pm

    O resultado de sempre desde há uns bons anos, não há muito a dizer. Os antepassados até devem ter vergonha da diferença entre os clubes de hoje em dia, que te andaram a fazer, Vitória!

    Há algumas coisas positivas desde a entrada do João, mas ainda há muito a fazer, a paciência dos adeptos é que não será muita, o mesmo vale para a direção.

  • Tiago Peixoto
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:08 pm

    Aquele David Carmo tem cada paragem cerebral… Fico parvo com as entradas que tem às vezes. Foi expulso hoje e já podia ter levado mais vermelhos. No jogo contra o Porto, por exemplo, deu uma patada de sola nas costas do Marega. É um bom central, promissor, mas tem de corrigir isto, porque assim vai passar mais tempo de castigo do que a jogar.

    • oMeuUserName
      Posted Outubro 25, 2020 at 10:29 pm

      Até percebo o que dizes, mas já ouviste falar dum “rapazinho” chamado Pepe? É bem mais intempestivo e fez a carreira que fez…

      E o Carmo não é nem de perto nem de longe um jogador agressivo, ele não tem apenas 2 jogos na carreira. E hoje, o vermelho não pode ser pela entrada porque, apesar de ser só ao homem, não é de sola, é com o exterior do pé que ele derruba o Edwards. E se é o Fransérgio quem dá o murro ao J. Fernandes, então não vejo razão nenhuma para expulsar o Carmo… A entrada não é para vermelho, e se não foi ele que deu o murro, porque raio foi expulso?

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Outubro 25, 2020 at 11:12 pm

        Ahah uma entrada com o exterior do pé. Realmente foi um grande gesto técnico.

        • oMeuUserName
          Posted Outubro 26, 2020 at 11:33 am

          Nunca disse que foi uma entrada com o exterior do pé. Ele foi com o pé no ar, mas acertou na perna do Edwards com o exterior do pé e não com a sola. É um tipo de falta bastante comum, pôr o pé à frente do adversário, ele bater no exterior do pé e cair…
          Mas sim, neste caso, pela impetuosidade, aceito o vermelho, pese embora o contacto se tenha dado com o exterior do pé do Carmo, e não percebo onde está a piada disso, é objetivo que assim foi.

        • Alexis
          Posted Outubro 26, 2020 at 8:52 am

          Até parece que nunca ouviram falar da “paulada de trivela” ou “paulada de três dedos” ?

      • Tiago Peixoto
        Posted Outubro 25, 2020 at 10:41 pm

        Qual é a necessidade de falar de outros jogadores? Estou só a falar do Carmo. E não estou a dizer que é agressivo, nem disse. Apenas que tem paragens cerebrais de vez em quando e isso prejudica-o.
        E sim, a entrada é para vermelho com toda a cor. É com a perna alta, de sola e só ao jogador.

        • oMeuUserName
          Posted Outubro 26, 2020 at 12:06 am

          Mencionei outro jogador para te mostrar que com mais paragens cerebrais do que as que o Carmo tem, dá para ser um central de top mundial, só isso.
          E não, aconselho-te a reveres melhor o lance e verás que não foi de sola, foi com o exterior do pé no joelho do Edwards. Se fosse de sola, o Edwards não se tinha levantado tão cedo, acredita. Eu acho que o Carmo devia ter sido expulso porque deu um murro ao J. Fernandes. Mas se foi o Fransérgio que deu o murro, não vejo motivo nenhum para expulsar o Carmo, muito honestamente. Se o Quaresma pontapeia o Esgaio com a bola já fora e nem amarelo leva, aquela falta nunca será para vermelho. Se fosse de sola, seria vermelho e concordo contigo, mas não foi…

          • Tiago Peixoto
            Posted Outubro 26, 2020 at 7:56 am

            A entrada foi de sola e pronto. Por acaso bateu-lhe com a parte exterior do pé, mas entrou de sola. Não fez uma entrada de trivela certamente.

            • oMeuUserName
              Posted Outubro 26, 2020 at 11:29 am

              Ok, vi outra vez o lance mais a frio e, apesar de achar que se deve diferenciar uma entrada de sola ao adversário de uma entrada de sola “para o ar”, admito o vermelho.

  • Barinho
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:07 pm

    Vitória justa pese a reação do Vitória na segunda parte. Mas a primeira é toda nossa e na segunda parte soubemos segurar e mesmo assim tivemos as melhores oportunidades.

    Quanto às expulsões o Carmo é bem expulso mas Fransergio apenas foi agarrar o Carmo. Aquela mão que se vê ali é do Carmo. É que sendo direto não só ficam fora contra o Fama como provavelmente também contra o Benfica.

  • Af2711
    Posted Outubro 25, 2020 at 10:05 pm

    O Vitória tem algumas dificuldades que precisa limar:

    – Lentidão na construção
    – Ataca com poucos elementos
    – Os laterais não dão a profundidade necessária. Silvio é esforçado mas não tem tanto pulmão para isto e Ouattara tem limitações técnicas.
    – Rochinha não é um elemento de jogar ao contato, reter a bola, virar-se e fazer passes de morte
    – Quaresma deveria fixar-se como 10, livre de acompanhar os laterais adversários e podendo descair para os flancos nos contra-ataques
    – Ainda há em alguns momentos um espaçamento preocupante das linhas

    Posto isto, foi um Derbi agitado (nem sempre bem jogado) mas com um Braga mais inteligente, sólido e coeso. O Guimarães pode ambicionar o quinto lugar na liga, mas há que evoluir muito e pelo menos com o novo treinador já mostram mais virtudes do que com Tiago.

Deixa um comentário