Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Espanha teve 75% de posse de bola mas quase não encontrou a baliza e ainda viu Berg falhar um golo cantado

Imagem: UEFA

La Roja até entrou bem na partida, criou várias ocasiões de golo, apesar da velocidade raramente ter sido elevada, mas na 2.ª parte encontrou mais dificuldades para encontrar a baliza e não saiu do nulo. Luís Enrique apostou no habitual 4-3-3, mas faltou muita inspiração no ataque e só com a entrada de Gerard Moreno é que a equipa conseguiu verdadeiramente empurrar a Suécia para a sua grande área. Morata esteve desastrado na finalização mais uma vez, Olmo esteve irrequieto, mas também pecou na finalização, ao passo que Ferrán Torres, Sarabia ou Oyarzabal ficaram muito aquém do exigível. Já Pedri passou ao lado na maioria da partida, mas apareceu nos minutos finais, juntamente com Thiago e Alba, que criou algumas das melhores oportunidades do lado espanhol. Por outro lado, a Suécia voltou a fazer da defesa a sua força, com Olsen a recuperar a aura do Mundial’2018 (duas defesas impressionantes) e a dupla Olsson-Ekdal a destacar-se nos duelos e no apoio aos centrais. Já Isak fez a diferença quando teve bola (ameaçou o golo em duas ocasiões e causou problemas à dupla Laporte-Pau Torres), mas, até pela ausência de Kulusevski, esteve sempre muito desacompanhado (Berg foi engolido e Forsberg pouco se viu).

A Espanha não foi além do 0-0 frente à Suécia na 1.ª jornada do grupo E do Europeu. O conjunto de Luis Enrique teve muita posse (terminou com 75% e ao intervalo tinha 79%), incomodou nos primeiros 30′ por Koke ou Morata (mais uma perdida dificil de digerir), mas depois de Isak ter ameaçado num lance em que Llorente tira o golo em cima da linha, foi deixando de importunar, à excepção de dois lances já nos descontos, em que Moreno e Sarabia, com tudo para marcar, não conseguiram bater Olsen. Já os suecos vão ficar a lamentar o golo cantado que Berg desperdiçou aos 16′ do 2.º tempo.

XI Espanha: Unai Simón; Marcos Llorente, Pau Torres, Laporte, Jordi Alba; Koke, Rodri, Pedri; Ferrán Torres, Morata, Dani Olmo.

XI Suécia: Olsen; Lustig, Lindelöf, Danielson, Augustinsson; Larsson, Ekdal, Olsson, Forsberg; Berg, Isak.

59 Comentários

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Junho 15, 2021 at 4:37 pm

    Espanha não passa a fase de grupos. Leram aqui primeiro.
    Esta selecção espanhola, comparada com a selecção da época dourada 08/12, é confrangedora.

  • General Westmoreland
    Posted Junho 15, 2021 at 3:45 pm

    Ontem vi o jogo com atenção e fiquei com uma ideia clara: A Espanha não vai perder nenhum jogo. Ou empata a zero (e depois temos grandes penalidades), ou goleia tal é a qualidade dos jogadores e a forma (aborrecida) como jogam.

    P.S. – Meu Deus, o que joga Pedri!

  • coach407
    Posted Junho 15, 2021 at 10:26 am

    Espanha pode ter fases melhores ou piores, jogos melhores ou piores, tal como qualquer outra equipa do Mundo.

    O facto é que ninguém joga o seu futebol contra eles. Só há uma bola e a outra equipa não consegue fazer 3 passes seguidos.

    A estratégia contra Espanha é sempre a mesma. Encostam lá atrás e tentam ver se nos 2/3 remates que vão ter no jogo à baliza conseguem marcar.

    É assim a Suécia, é assim Portugal e é assim qualquer seleção do mundo. Até podem querer jogar, mas de querer a conseguir vai uma longa distância.

    Por isso é que a Alemanha quis jogar e levou 6 batatas e saíram felizes dada a sorte inacreditável de só terem levado 6. Caíram no erro de achar que Espanha é uma seleção normal em que é boa ideia tentei impôr o seu jogo. Impõe o jogo impõe… noutro planeta qualquer.

    Isto não significa que Espanha ganhe os jogos todos ou que ganhe sequer títulos. O Guardiola não ganha os títulos todos nem perto disso.

    Basta Espanha cometer erros defensivos ou não conseguir desmontar o típico autocarro e já fica complicado.

    Acho é estúpido dizer que foi futebol sem balizas como se a seleção espanhola não tivesse criado oportunidades suficientes para golear. Quero ver se Portugal tem algum jogo do Euro com tantas oportunidades como a Espanha contra a Suécia…

    • RomeuPaulo
      Posted Junho 15, 2021 at 11:57 am

      Já agora, no ultimo jogo que Portugal fez com a Suécia (14/10/2020), Portugal criou tantas oportunidades como a Espanha neste jogo, teve apenas 48% de posse de bola e marcou 3 golos.

      No jogo anterior (08/09/2020), criou ainda mais oportunidades, teve mais de 60% de posse de bola, ganhou 2 a 0, mas beneficiou de superioridade numérica durante toda a 2° parte.

      • coach407
        Posted Junho 15, 2021 at 12:11 pm

        E que tem? Achas que as equipas jogam contra Portugal como jogam contra a Suécia? Lol, marcou 3 golos e não sofreu 2? 48% de posse de bola, um jogo muito equilibrado e que em muitos momentos até foi desesperante como a Suécia conseguia ser superior e impôr o seu jogo.

        Isso não existe contra Espanha. 90 minutos em que a Suécia não fez 3 passes seguidos. Comparar um jogo em que a Suécia defende com os 11 na baliza com esse jogo de Portugal é só ridículo, mas ok.

    • RomeuPaulo
      Posted Junho 15, 2021 at 11:50 am

      Segundo as estatísticas apresentadas no FlashScore, os 75% de posse de bola resultou apenas em 5 remates à baliza, uma equipa que é tão dominante, tem de rematar mais à baliza.

      Se uma equipa fechar bem a zona central do terreno, afastando o adversário da sua baliza, convidando-o a ir para as laterais onde é uma zona mais favorável à pressão (e isso é saber defender, não é autocarro), o que muitas vezes acontece é o adversário ter muita bola, mas criando muito pouco perigo, ou seja uma posse de bola estéril.

      É normal que uma equipa que tenha mais posse de bola que tenha mais oportunidades (embora não seja garantido), eu gosto que a minha equipa tenha posse de bola, mas isso não é o mais importante, o que interessa é criar oportunidades e finalizar essas oportunidades, cai-se muito no exagero da posse de bola ser o único caminho para a vitória e para a prática de um bom futebol.

      Para finalizar, já ouvi alguns treinadores dizerem que a primeira coisa que se faz quando se recebe a bola é passar, isso não podia estar mais errado, primeiro tens de perceber se há espaço para progredir, não fosse o primeiro princípio do jogo ofensivo a penetração.

      • coach407
        Posted Junho 15, 2021 at 12:22 pm

        Apenas 5 remates à baliza? Fez 17 remates, 5 à baliza, mas acho incrível como lances isolados e coisas desse género para ti não contam porque não foi à baliza. Para ti um remate ao poste é menos relevante que um remate a 30 metros devagarinho que o GR defende de olhos fechados… um foi à baliza, o outro não foi. É esse o critério?

        E, mesmo assim, o GR da Suécia foi unanimamente o homem do jogo, fez defesas incríveis e não foi só defesas a remates já que até interceções e desarmes o homem fez.

        O Inglaterra – Croácia teve 4 remates à baliza… no total do jogo! Este jogo teve 16 remates… no total do jogo!!

        A Espanha sozinha neste jogo fez 17 e 5 remates à baliza, mas para ti é pouquito.

        Mesmo o melhor jogo do Europeu até ao momento (Holanda 3-2 Ucrânia) teve 7 remates à baliza para a Holanda e 5 para a Ucrânia. No total 15 rematas da Holanda e 7 da Ucrânia. Em total de remates a Espanha voltou a fazer mais de que ambas e ficou ligeiramente abaixo da Holanda nos remates à baliza. E este foi o jogo louco cheio de balizas e de oportunidades.

        O erro que estás a cometer até é estranho dado o teu comentário. É óbvio que não é por teres 75% de posse de bola que vais criar milhões de oportunidades, mas depois dizes “para quem teve 75% de posse de bola…”. Que tem? É preferível ter 75% de posse de bola e fazer 17 remates ou ter 50% de posse de bola e fazer os mesmos 17 remates? É que o adversário com 25% de posse de bola deve incomodar menos de que com 50% não é…. Se tivesse 75% de posse de bola e 0 remates ok, mas não remata menos que os outros de certeza.

        • RomeuPaulo
          Posted Junho 15, 2021 at 2:18 pm

          Eu estou a falar do estilo de jogo, não estou a comparar com os outros jogos do Euro, até porque não tenho conseguido ver muitos jogos, mas vi este e a posse de bola era maioritariamente estéril, o que torna o jogo aborrecido.

          Repito, uma equipa que tem tanta posse de bola tem de criar muito mais, e sim, se não rematares à baliza, não estás a procurar alcançar o principal objetivo de um jogo de futebol, o golo.

          Quanto à tua pergunta, a posse de bola não está relacionada com a capacidade de incomodar porque tu com 10% de posse de bola em 2/3 toques podes criar muito mais perigo que uma equipa que “controla” o jogo.

          O exemplo perfeito disso é o Barcelona de Luís Enrique contra o Bayern de Guardiola, 2 equipas que gostavam bastante de ter a bola, no final do jogo, o Bayern ficou com a bola e o Barcelona com a vitória.

          Abusa-se nesse jogo de posse e de passe atrás de passe, muitos defendem esse estilo como o único válido para alcançar a vitória, o único que é sinónimo de bom futebol, quando a verdade é que a grande maioria desses jogos são futebol sem balizas.

        • bruno2000
          Posted Junho 15, 2021 at 1:52 pm

          E mais. O jogo pedia claramente na minha opinião uma nuance diferente, como por exemplo juntar Gerard Moreno a Morata e jogar com 2 na frente. Mas a Espanha não desmonta o seu 433 nem abdica de trocar 300 passes para chegar a baliza, mesmo que falte apenas 1 minuto para terminar o jogo

    • Tiago Silva
      Posted Junho 15, 2021 at 11:22 am

      Totalmente de acordo, então quando perdem a bola têm uma reação à perda fortíssima e montam uma teia muito boa, na qual os adversários não conseguem sair. Mas penso que ontem poderiam ter arriscado um pouco mais, meter mais gente entre-linhas, jogar com 2 médios em vez de 3 por exemplo e colocar mais gente na área. Mas sim se jogassem este jogo mais umas 100 vezes venceriam em 95 por aí, tantas foram as oportunidades que desperdiçaram.

    • bruno2000
      Posted Junho 15, 2021 at 11:01 am

      Coach407

      Já sei que és um grande admirador deste futebol mas isto na minha opinião é sim um futebol sem balizas.
      A nivel de oportunidades flagrantes lembro me talvez de 3 da Espanha e 2 da Suécia. É preocupante que a Suécia com 25% de posse tenha duas oportunidades claras e que a Espanha tenha tão poucas

      • Fantantonio
        Posted Junho 15, 2021 at 1:52 pm

        3? 3 foram só nos últimos 10 minutos. A Suécia teve uma oportunidade flagrante em cada parte, mas a Espanha com outro avançado tinha dado um cabaz ontem.

        • bruno2000
          Posted Junho 15, 2021 at 2:44 pm

          Fantantonio

          Verifiquei agora no sofascore e diz que a Espanha teve 5 oportunidades flagrantes e a Suécia 2. É evidente que a Espanha poderia ter ganho mas na minha opinião, a nível de oportunidades não houve o desnivel que parece para quem olha para a posse de bola.

      • coach407
        Posted Junho 15, 2021 at 12:53 pm

        17 remates. Quantas equipas tentaram chegar mais à baliza de que a Espanha até agora no Euro? Nem no grande jogo da competição até ao momento (Holanda 3-2 Ucrânia nenhuma equipa fez a quantidade de remates da Espanha.

        Traduzir em oportunidades flagrantes nunca é simples quando jogam com 11 em cima da baliza, como é lógico. Não estão a jogar contra o Vizela.

        O guarda-redes da Espanha não fez nenhuma defesa… Sim, foram lá 2 vezes e o Isak sozinho conseguiu incomodar nas 2 vezes, mas isso é uma mera questão individual. Tentar com isso dizer que o jogo foi equilibrado é esquisito. A Suécia foi completamente incapaz de fazer 3 passes seguidos, foi uma tortura absoluta.

        Não me digam que a Suécia não quis fazer 3 passes seguidos. Foi estratégico… Não tiveram foi hipótese nenhuma de fazer outra coisa dada a qualidade verdadeiramente impressionante da Espanha sem bola.

        Com bola é sempre mais complicado descobrir espaços quando o adversário tem as linhas coladas não é, acho que é óbvio, mas é um exagero gigante dizer que é “futebol sem balizas” quando o GR da Suécia foi o homem do jogo e a Espanha foi das equipas que mais remates fez na competição até ao momento.

        • bruno2000
          Posted Junho 15, 2021 at 1:50 pm

          Coach 407

          Eu não disse que o jogo foi equilibrado, aliás nem tinha que ser. A Espanha, ainda para mais jogando em casa tinha a obrigação de ganhar, a questão dos 17 remates a mim diz me muito pouco, eu guio-me por oportunidades flagrantes e, nesse sentido foi relativamente equilibrado.
          Em relação a Suécia não fazer 3 passes seguidos, é óbvio que há merito da Espanha na pressão, é evidente que a Suécia gostaria de ter criado mais alguma chance mas também há estratégia nisso como é evidente. Para a Suécia era muito arriscado sair a jogar curto, a equipa não tem muita qualidade individual e sujeitava-se a perder a bola perto da sua baliza, e também me parece que se a Suécia atacasse muito corria o risco de se expor mais atras.
          Aquilo que eu critico na Espanha é a falta de versatilidade. Acho que seria interessante em algum momento a Espanha estrategicamente baixar as linhas “obrigar a Suecia a sair da toca”, mas a Espanha joga sempre desta forma e os adversários estão super preparados p isso, e vimos ontem que o talento não faz tanto a diferença como outrora.

  • RomeuPaulo
    Posted Junho 15, 2021 at 9:01 am

    É o chamado futebol sem balizas.

    Hoje em dia dá-se uma importância enorme à posse de bola, quantidade em vez de qualidade, o que é que me interessa ter a bola longe da baliza adversária e não criar oportunidades? Nada, o adversário até agradece, até é mais fácil defender assim.

    Lembro-me de toda a gente elogiar o tiki-taka do Barcelona, para mim era um estilo bastante aborrecido porque estavas constantemente longe da baliza e do golo, quando entravam no último terço do campo era fantástico, mas demorava demasiado a chegar lá, continuo a achar que a maioria das equipas era derrotada por esse sistema pela falta de paciência para esperar pelo adversário.

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 15, 2021 at 12:33 am

    70% de posse de bola…para isto…Nunca foi a favor deste sistema de jogo, com os intérpretes certos pode resultar e até dar bom futebol, mas para mim nunca terá a beleza e futebol do futebol mais mágico, mais imprevisível e espontâneo de outras equipas. Sei que deu muitos títulos à Espanha e isto parecerá uma heresia para muitos, mas o catenaccio também deu muitos títulos á Itália e nem por isso sou fã do mesmo.

  • Slayer666
    Posted Junho 15, 2021 at 12:05 am

    Morata é de uma nulidade que minha nossa….
    Continua-me a fazer muita confusão como clubes de top o contratam e pagam milhões por ele.

    E quem continua a preferir Morata quando tem Moreno no banco só tem mesmo que não ganhar os jogos, é que ter +75% de posse de bola de pouco adiantada, expeto ter sido um dos piores jogos até agora no euro….
    Isto sem Xavi e Iniesta o tiki-taka fica estranho…se com eles já não gostava, então agora.

    Pior só para pessoas como este amigo, o que ele não ganhou…eu enviava o comprovativo da bet para o nulidade do Morata pagar kkkk
    https://pbs.twimg.com/media/E3ym7D0XoAATucA?format=jpg&name=medium

    • Tiago Silva
      Posted Junho 15, 2021 at 11:25 am

      Percebo o que dizes do Morata, o que ele falha é inexplicável. Mas no resto das componentes de jogo ele é muito bom, rápido, liga bem com os colegas, pressiona muito bem. Mas sim concordo, que um avançado que não marque golos não fale os milhões que os clubes têm dado por ele, mas é longe de ser uma nulidade.

  • Miguel SADSC
    Posted Junho 14, 2021 at 11:00 pm

    Uma seleção queria ganhar, a outra queria não perder. Foi chato? Foi, mas em que parte é que é culpa da Espanha quando os suecos desistem de jogar e metem um autocarro na área? Não devíamos estar a bater na Suécia por não jogar futebol? Se eles tentassem dividir o jogo, a Espanha não tinha 75% de posse de bola e ele certamente não teria sido chato porque haveria mais chato. A estratégia da Suécia é legítima, o que crítico é a habitual reação do público a estes jogos ainda ser bater na única equipa que quis de facto, propor se a jogar o desporto em causa. Iam andar a bater bombo a espera de um ressalto para entrar? Ate podia acontecer, mas seria igualmente aborrecido. Para mim foi um jogo aborrecidissmo como tantos outros nesta linha, mas a minha primeira reacção é sempre criticar a equipa que, simplesmente, não quis jogar à bola. Tentassem eles fazer isso e o jogo seria melhor porque, pasme-se, haviam duas equipas a jogar à bola.

    • CSM1910
      Posted Junho 15, 2021 at 11:30 am

      Até podiam ter 11 dentro da baliza, há sempre forma de entrar. Uma coisa é ter bola e saber o que fazer com ela, encontrar espaços etc… Outra é ter bola e não fazer nada com ela.. Nenhum sistema tático perfeito, há sempre falhas e sempre formas de entrar, senão conseguem é por incompetência própria.

      • Miguel SADSC
        Posted Junho 15, 2021 at 2:22 pm

        Mas eu não estou a dizer que a Espanha teve incrível e que não havia forma de entrar. Há sempre e até tiveram oportunidades. O ponto do meu comentário é criticar o quão aborrecido foi o jogo, batendo na única equipa que se propôs a jogar o desporto em causa. Podiam ter ganho num ressalto qualquer aos 90, em que é que isso altera o resto do jogo ser aborrecido ou não?
        Faltou creatividade, faltou 1 para 1 e faltou eficácia à Espanha. O meu ponto não foi fazer de coitadinhos porque os outros tão todos atrás e não há espaço. O Guardiola leva com isso há 10 anos e é goleadas a torto e a direito nas ligas. O ponto é a postura da outra equipa é que, na minha opinião, tem que levar com as críticas porque o aborrecido parte da abordagemdeles muito mais do que da Espanha.

    • Sporting1906
      Posted Junho 15, 2021 at 12:37 am

      Subscrevo completamente este comentário. Este é um problema comum às equipas de topo que apostam muito na posse de bola. As equipas adversárias só defendem e no fim o público acha que a equipa aborrecida é a que tentou jogar à bola mas apanhou um autocarro pela frente e não a equipa que abdicou de jogar futebol e passou o jogo apenas a defender.

    • Miguel SADSC
      Posted Junho 14, 2021 at 11:56 pm

      porque haveria mais espaço*

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 14, 2021 at 10:51 pm

    O ponto alto deste jogo, para além da Suécia ter pontuado, foi o choradinho do narrador e, especialmente, do comentador por os espanhóis não conseguirem marcar. Azarzinho, correu-lhes mal.

  • BrunoAlves16
    Posted Junho 14, 2021 at 10:28 pm

    A Espanha dos tempos da “Furia” tinha ganho este jogo, esta tenta entrar com a bola na baliza e assim é difícil. Nunca teve engenho para derrubar o muro amarelo e das poucas vezes que o fez viu Olsen barrar os intentos ou o pino do Morata a fazer o que melhor sabe, falhar. Chega a ser um estorvo para a equipa.
    Do lado sueco Isak sozinho a levar a equipa para a frente e a aproximar a estatística no que diz respeito a oportunidades de golo flagrantes. O que jogou este rapaz, foi um erro ter saído tão cedo (a não ser que fosse por questões físicas). Aliás, se tocassem os avançados creio que a Espanha teria ganho confortavelmente.

  • Oldasity
    Posted Junho 14, 2021 at 10:19 pm

    Não me recordo de ver nenhum jogador com 18 anos com tanta qualidade e cultura tática como o Pedri, que grandíssimo jogador.

  • Sodogodo
    Posted Junho 14, 2021 at 10:16 pm

    E as melhores oportunidades foram da Suécia. Isak é um bom jogador, sozinho quase derrotou os espanhóis. Espanhois tiveram algumas oportunidades, mas o Olsen, mais os defesa da Suécia Lindelof, Danielson e Morata estiveram a um grande nível.

  • Il Codino Divino
    Posted Junho 14, 2021 at 10:14 pm

    A minha aposta no site da UEFA foi de 1-0 para a Espanha, por isso já se notava a esperança que tinha nesta seleção. Primeira parte medonha e segunda não muito melhor.

    – Ter 80% de posse de bola aos 25 minutos e 2 remates à baliza serve para quê?

    – Bem Luís Enrique ao sentar “vacas sagradas” e jogadores com nome como De Gea ou Thiago Alcântara e a apostar em Unai Simon e Pedri. Fernando Santos, infelizmente, não pensa bem assim.

    – Quando a referência ofensiva é Morata também se fica logo de pé atrás. Sei que tem alguns defensores aqui no site, mas é um avançado que no máximo marcou 20 golos por época, apesar de ter andado pelo Real, Atlético, Juventus e Chelsea. Tal como Seferovic (com as devidas distâncias) é daqueles avançados que perde toda a confiança no primeiro erro. A diferença é que o Suíço tem garra – mesmo continuando com perdidas incríveis – e Morata desaparece completamente do jogo.

    – Olsen esteve bem entre os postes, mas cada reposição de bola era uma entrega a Espanha. Ou ia quase da baliza a baliza ou directamente para fora.

    – A saída de bola dos suecos também foi horrível. Mal conseguiam sair da área e se não me engano fizeram 40 passes nos primeiros 45 minutos. A pressão espanhola esteve bem, mas têm qualidade técnica para mais. Já não são os gigantes toscos que só têm força.

    Notas menos relevantes:

    – Não vejo Jordi Alba como capitão, principalmente com Koke em campo.

    – Tenho pela pela carreira internacional de Azpilicueta. Gosto bastante dele, tem uma carreira sólida e tem apenas 25 internacionalizações. Andou sempre tapado e hoje até podia jogar na baliza.

    – Segundo os comentadores estavam 30º na primeira parte. Não deviam ter feito a pausa para se refrescarem? Não tenho a certeza, mas penso que o fizeram no Turquia – Itália

    • Kacal
      Posted Junho 15, 2021 at 11:46 pm

      De Gea ok visto que cometeu demasiados erros quando jogou, mas o Thiago foi parvoíce, aliás, foi quando o Thiago entrou que a Espanha começou a ser bem mais perigosa. Isto porque ninguém tem a sua capacidade de rodar e sacar de um passe a 40 metros por exemplo do nada para outro lado do campo, deu imprevisibilidade.

  • zebenfas
    Posted Junho 14, 2021 at 10:12 pm

    Quando a selecção espanhola tem um Esferovite , diz tudo da pior selecção Espanhola dos últimos 20 anos(para mim) com o pior ponta de lança de sempre de uma selecção Espanhola

  • Totti
    Posted Junho 14, 2021 at 10:11 pm

    Morata o jogador com o melhor empresário do mundo, jogador mais overrated que tenho memoria. Péssimo é um elogio !

  • Fantantonio
    Posted Junho 14, 2021 at 10:10 pm

    A Espanha quando tiver um avançado que finalize melhor que o Morata a jogar, vai começar a vencer jogos. Até lá, podem passar a bola pelos 11 jogadores as vezes que quiserem porque não metem medo a nenhuma equipa que se sinta confortável a jogar recuada na expectativa

    • Tiago Silva
      Posted Junho 15, 2021 at 11:28 am

      Concordo, não percebo como Gerard Moreno não é titular nesta equipa, excelente avançado que vem de uma excelente temporada.

      • Fantantonio
        Posted Junho 15, 2021 at 1:56 pm

        Eu também não, mas ontem nem precisava de ter sido titular, bastava entrar mais cedo, mas as alterações também foram parcialmente ortodoxia. O Luis Enrique tirou o Morata para meter um extremo a PL e meteu médios a pontapé, queria ver se com falso 9 as coisas mudavam, acabou por recorrer muito tarde ao melhor avançado que tem

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 14, 2021 at 10:10 pm

    Espanha vintage.

    Muita posse, muito domínio, muita e boa pressão em zonas elevadas, mas muito jogo sem balizas, muitos jogadores fora de posição e um aborrecimento que deu sono.

    É impossível gostar de ver esta Espanha jogar porque quando o objetivo final do jogo não é o golo, tudo se torna chato.

    Se somarmos a tudo isso o mau 11 e as escolhas de Luis Enrique, fica explicado.

    Gerard Moreno e Oyarzabal têm que ser titulares porque oferecem ao jogo espanhol o que nenhum outro jogador oferece, critério. Um remata, sabe rematar e vive para o golo, e o outro desiquilibra em velocidade, em drible e no 1×1.

    Ainda assim, e mesmo com muito sono foi possível ver que não fossem as exibições senhoriais de Olsen e Lindelof e os suecos estariam a passar mal. Isso, e o que jogou Isak!! Que barbaridade de avançado está este menino.

  • Estigarribia
    Posted Junho 14, 2021 at 10:09 pm

    Esta Espanha até tem individualidades com muito potencial e qualidade (Pedri, Pau Torres, Gerard Moreno, Dani Olmo ou Éric García, por exemplo), mas falta-lhes algo mais para serem melhores nos jogos. Só posse de bola não chega.

    Por outro lado, esta Suécia, á semelhança do que eu disse da Finlândia, vai ser um osso duro de roer. Gostei da dupla Marcus Berg-Alexander Isak que deu muito trabalho á defesa espanhola enquanto tiveram pilhas durante o jogo.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Que saudades eu tinha de ouvir um relato do Paulo Cintrão ?

  • TiagoAndrade19
    Posted Junho 14, 2021 at 10:07 pm

    Espanha fraquita. Entendo a necessidade do llorente jogar pela direita mas por mim era mete-lo na frente que ele faz melhor figura que o Morata. Destaco Olsen na Suécia, não muito a dizer fez grandes defesas e não perderam por causa dele. Do outro lado, Pedri. Não vale a pena dizer nada… que craque!

  • N.S.
    Posted Junho 14, 2021 at 10:06 pm

    Bem, o selecionador sueco ainda tentou ser amigo ao tirar o Isak. Jogou muito o miudo.

    • Joao Silvino
      Posted Junho 15, 2021 at 12:34 am

      É um jogador com características que não se vêem muito em jogadores europeus.

    • Sodogodo
      Posted Junho 14, 2021 at 10:18 pm

      Talvez estivesse cansado, mas tirar o Isak foi um erro enorme. A Suécia nunca mais criou perigo e os que entraram não souberam defender direito.

    • Filipe Ferreira
      Posted Junho 14, 2021 at 10:12 pm

      Tentou ser amigo… deixou completamente de lutar pelos 3 pontos. A partir do momento que passam os 4 melhores 3ºs é estes espetáculos a que assistimos. Um ponto vale muito

  • Tiago Silva
    Posted Junho 14, 2021 at 10:05 pm

    Incrível, existe algum treinador mais conservador do que o selecionador da Suécia? Quais Mourinhos ou Simeones! Claro que saber defender é uma arte e nisso a Suécia esteve irrepreensível, tapou todos os caminhos à Espanha. Luís Enrique esteve mal este jogo, não precisava de ter tantos jogadores a fazer cobertura e deveria ter colocado jogadores mais verticais como Oyarzabal mais cedo, e também o Gerard Moreno. Muita troca de bola, mas deveriam ter arriscado mais.

    Na Suécia dá a ideia que se mantivessem o Isak em campo poderiam ter até marcado, esteve muito bem o avançado da Real Sociedad, tudo o que a Suécia criou foi ele que fez tudo quase sozinho, incrível! Este grupo é o que está mais interessante, quem diria que a Eslováquia iria estar em primeiro neste grupo? A acompanhar!

  • SCP99
    Posted Junho 14, 2021 at 10:04 pm

    Com o cepo do Morata na frente… esta Espanha com um finalizador de nível era um caso sério assim é o que é.

  • VettelF1
    Posted Junho 14, 2021 at 10:04 pm

    Mas quem é que vai para um Europeu para estar à retranca? A Suécia não tem orgulho próprio? Eles acham mesmo que são assim tão inferiores à Espanha? Que vergonha… 1º jogo do Europeu colocam-se a defender o pontinho que nem uma seleção de 3º mundo.

    Ainda por cima quando a Espanha tinha o Morata, cuja falta de capacidade para marcar golos é sobejamente conhecida!

    • JoaoT
      Posted Junho 14, 2021 at 10:13 pm

      Ui se estas indignado espera por ver a Hungria amanhã! A conferência de imprensa foi bem esclarecedor da atitude que vão levar para o jogo!

      • Tiago Silva
        Posted Junho 15, 2021 at 11:31 am

        JoaoT, a Hungria nos últimos jogos que fez tem mostrado um futebol bastante ofensivo, com uma pressão alta e algum risco. Verdade que os jogos que têm feito são contra São Marino e Andorra, mas não me surpreenderia se não jogassem à defesa.

      • VettelF1
        Posted Junho 14, 2021 at 10:22 pm

        Acredito. Mas a Hungria tem uma seleção mais fraca que a Suécia e ainda por cima o seu maior criativo não pôde vir ao Europeu. Além disso em 2016 também se pensava que a Hungria ia jogar à defesa e acabou 3-3.

        Já a Suécia jogou com o Forsberg para quê? Para ele ver a bola passar e andar a correr atrás dela? Por favor, equipas destas não.

        • Il Codino Divino
          Posted Junho 14, 2021 at 11:10 pm

          Não acredito que a Suécia vá jogar assim no resto do europeu. Acho que podiam ter feito mais, mas sabiam que iam andar a cheirar a bola o jogo todo. Não podiam jogar olhos nos olhos. Se a Espanha tivesse marcado algum, o jogo teria sido melhor. Mas a Espanha é mesmo assim. Não f*** nem deixa f****

  • Fallen Angels
    Posted Junho 14, 2021 at 10:03 pm

    Isto é a Espanha pós-2012.

    As críticas a Portugal depois do amigável foram exageradas, esta Espanha é a equipa de topo mais secante do futebol mundial. Um exagero de passes para o lado e para trás e depois sempre a fazer faltas quando os adversários tentam sair para o contra-ataque.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 14, 2021 at 10:03 pm

    Que tronco, este Morata.

    Os espanhóis ainda devem estar no balneário a trocar a bola para ver se chegam ao golo.
    Que falta de objetividade.

    Quanto à Suécia, acho de uma falta de técnica gritante.

    Posso relembrar que Portugal ganhou a esta Suécia por 3-0 e 2-0. Vale o que vale.

  • Kafka
    Posted Junho 14, 2021 at 10:01 pm

    Zero medo desta Espanha, aliás até encaixariamos bastante bem, metidos lá atrás e eles com 99% de posse de bola inócua como tanto gostam

    Mas vá pronto hoje até tiveram mais oportunidades, até podiam ter vencido com mais acerto

  • Nunop
    Posted Junho 14, 2021 at 10:01 pm

    Que qualidade tem Isak…jogou numa ilha e criou dois golos literalmente sozinho. Uma foi ao poste, outra viu o colega falhar escandalosamente, merecia mais.

    Já a Espanha, é candidata a dominar os jogos todos, é fortíssima nisto mas pronto, quem tem Morata arrisca-se sempre a não marcar. Não sou mesmo fã do jogo do espanhol, é fraco mentalmente (tem várias histórias destas reportadas já), não se sabe associar com os colegas e é egoísta, procura sempre o sucesso individual em vez do coletivo, o que é irónico porque deve ser o pior finalizador em equipas de topo…a quantidade de golos cantados que falha parece o Seferovic dos ricos.

  • tiagoagm
    Posted Junho 14, 2021 at 10:01 pm

    Isto è algum estilo de jogo? O que interessa ter 70% de bola? Duvido que vá longe está seleção.

  • Kacal
    Posted Junho 14, 2021 at 10:01 pm

    Poucas oportunidades e as que existiram foram quase todas falhanços incríveis. Morata super desastrado é o que o distingue de um avançado de classe mundial. E a Suécia bem sei que cada um joga com o que tem e faz o que pode, mas vir a um Europeu jogar desta forma mais vale ficar em casa, do ponto de vista do adepto é uma desgraça. É que na maioria do jogo nem contra-ataque, nem conseguiam uma jogada com pés e cabeça.

  • Farinheira
    Posted Junho 14, 2021 at 10:00 pm

    Levam ao extremo o “entrar com a bola na baliza”.

    Uma equipa longe do nível das que tinham até 2013, e ficam reféns do seu próprio estilo de jogo. Só no fim meteram a bola de forma mais objectiva na área.

    Espanha não é candidata.

Deixa um comentário