Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Este é o primeiro dia do resto da sua vida

O Benfica vai abordar a 10ª final europeia, tendo a hipótese de fazer História. O clube da Luz pode não só vencer o terceiro título da temporada (o total pode chegar a quatro), mas também voltar a colocar o seu nome entre os vencedores de provas europeias, algo que não acontece desde 1962. Depois de um ano de quase, as águias têm tudo para entrar na elite: campeões nacionais e vencedores da Liga Europa. A glória europeia significa muito para Luís Filipe Vieira, e para os adeptos, pois parte do seu projecto assentava num emblema de vocação europeia. É verdade que a LE é uma espécie de II divisão, mas troféu é troféu, e a possível vitória em Turim é tudo menos desprezável. Mas também Jorge Jesus tem muito em jogo. O treinador que todos queriam ver pelas costas, e que provavelmente esteve a minutos de ser corrido na segunda jornada, é neste momento um elemento visto como que indispensável na estrutura do futebol encarnada, notando-se em algumas declarações de diversos intervenientes o receio pela falada saída do treinador (daí a recente indignação popular pelo modo como Jorge Mendes movimenta as suas peças, mas isso é outra “estória”). Mas voltando a Jesus, agora que parece estar no expositor, esta final é muito relevante para o seu futuro próximo. É verdade que ser campeão nacional é um item assinalável no currículo, mas com o conjunto de recursos bem acima dos possuídos pelos directos rivais e numa Liga pouco exigente em termos de qualidade de jogo, esse feito é algo desvalorizado. Por outro lado, vencer um título nacional não é propriamente um factor diferenciador: Vítor “I spik da tru” Pereira fê-lo por duas vezes, Jesualdo Ferreira, Inácio e Co Adrieense também o fizeram, e não são considerados treinadores de elite por isso. Mas vencer uma competição europeia, isso sim seria um feito que permitiria a Jorge Jesus alcançar o patamar já atingido por exemplo por Mourinho e Villas-Boas. E convenhamos, numa perspectiva de mercado, existe alguma diferença entre “oferecer” os serviços com ou sem uma Taça Europeia no bolso. Assumindo que a saída de Jesus está iminente, é natural que ele encare o jogo de amanhã com extrema precaução. Uma derrota, ainda por cima estando a sua equipa numa posição de teórica favorita, seria um sério rombo na sua aura, e arrefeceria um pouco os ânimos à sua volta, ou pelo menos, fariam os interessados vê-lo com outros olhos (e carteira mais fechada). Por todos estes factores, aos quais se junta o espírito extra-competitivo (por vezes a rábula das finais jogam-se, não se ganham, cai completamente fora do seu típico discurso competitivo, e até arrogante) de um treinador que só pensa em vencer e ganhar, de um modo quase paranóico, o jogo de amanhã é certamente determinante para ele e para a sua carreira, podendo mesmo vir a ser a pedra angular do seu futuro. Seja ele qual for.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM: aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Fábio Teixeira
    Posted Maio 14, 2014 at 2:45 pm

    Parece que o AC Milan pode ser o seu destino, se se confirmarem Leonardo Jardim no Mónaco e Pocchetino no Tottenham.

  • Nuno Red Devil
    Posted Maio 14, 2014 at 11:40 am

    Exato Ricardo. Esta gente não entende… Melhor treinador português da atualidade? Por ter ganho 2 campeonatos em 5 anos com aquele plantel? Ou foi por ter ganho Taças da Liga com fartura? Ganhar a Liga Europa é um grande feito, sem duvida, mas não apaga as épocas anteriores. Querem um treinador que nunca vai apostar nas camadas jovens,como talento que lá temos? Como já disse, o Benfica tem de ser um exemplo, e deixar de comprar camiões de estrangeiros aumentando o passivo de forma assustadora.

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 14, 2014 at 2:13 pm

      Rodrigo isso é mentira. As vitórias do porto estarão sempre com uma nuvem sobre as suas vitórias, sejam verdade ou mentira as suspeitas acerca das mesmas.
      E digo-lhe mais há 3 coisas que apagam a memória: 1 – o fim das gerações que a viveram (a história a partir daí reinventa-se) 2 – Alzheimer 3 – o extremismo nas crenças (clubite inclui-se).
      Eu sei que ganhei uma Taça da Liga roubada ao Sporting. Eu sei que a França ganhou com jogadores da ex-colónias, e nunca irei esquecer. Mas pelo seu raciocínio, excluamos Varela, William Carvalho, Nani, Rolando, Bruno Alves, Pepe, Mané, quer que continue? É que reduzo-lhe as hipóteses de convocatoria para um terço. Como deve calcular o bronze do William Carvalho não foi ganho nos campos de trigo em Trás-os-Montes.

      E corrijo-o, o Porto ganhou mais porque foi melhor, ponto. Para mim as vitórias morais também contam. Festeja da mesma maneira se ganhar com 3 penaltys inexistentes? Eu não, e a Instituição Benfica é muito maior que um titulo ou um treinador ou o que quer que seja, e o mesmo se aplica aos outros 2 grandes. São clubes modelo, que todos nós aprendemos a adorar desde meninos e estes clubes têm de ser o exemplo acima de todos os outros.

    • Rodrigo Cruz
      Posted Maio 14, 2014 at 12:14 pm

      O Porto quando ganhou com aquela fruta toda era o maior o JJ não pode ser mal educado, e ganhar… Para a história fica os títulos não os portugueses nem as educações… Eu quero ganhar, já ninguém se lembra da França campeã do mundo com um plantel das colónias, só se lembram que ganhou tudo com o melhor jogador do mundo Argelino… Isto sim conta os títulos não as vitórias morais, e o Porto quando ganhou anos a fio com o Benfica e Sporting mergulhados na miséria?

  • Nuno Rocha
    Posted Maio 14, 2014 at 9:54 am

    Independentemente do resultado de hoje espero sinceramente que este seja o penúltimo jogo de JJ à frente do SLB. Mais do que resultados é preciso carácter e postura para treinar um clube como o Benfica, e eu estou farto da basófia e da falta de educação deste senhor. Desejo-lhe muita sorte para hoje, e que isso faça com que venha um clube milionário e o leve daqui para fora.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 14, 2014 at 6:30 pm

      Infelizmente não tenho, mas eu tinha bom trato, educado e urbano, mas também tenho consciência de que o que é esperado de um professor universitário é diferente do que é exigido a um treinador de futebol.
      Não defendo um futebol de "broncos", mas o que eu escrevi é que a generalidade das coisas que lhe apontam não são graves e são superadas pelo que produz. Já vi comerciais a dizerem calinadas e impropérios e patrões satisfeitos porque vendem bem. O Mourinho, tão benquisto por muita gente, tem atitudes que são lamentáveis e nunca vi ninguém defender que ele devia ser despedido por isso. Resumidamente, não deve valer tudo, mas também não é preciso ter requisitos conventuais.

    • Vermelho
      Posted Maio 14, 2014 at 6:06 pm

      Ricardo, eu sei que não gosta do JJ e até tem formas de o criticar (eu próprio também critico e exigia mais nos últimos dois anos) mas ninguém se pode esquecer que JJ colocou o Benfica a jogar á bola, nem sei se me lembro de ver o Benfica praticar tão bom futebol. O que será que poderá vir caso ele saia? Deveria, sem dúvida, melhorar o aspecto social e deixar de ser tão arrogante, caso continue no benfica.

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 14, 2014 at 4:05 pm

      Eu também quero que ganhe, apenas pelo Benfica. Mas espero mesmo que JJ se mude.

      Então no futebol qualquer coisa vale se ganharmos é isso? No seu emprego é igual? Eu no meu, se empurrar outros colegas, se for desrespeitoso com subalternos, se desrespeitar a concorrência, etc etc, vou diretamente para o olho da rua. Mas vamos todos olhar para o futebol como um jogo de broncos, interpretados por broncos e que só os broncos vêm… Eu prefiro vê-lo de outra maneira, e para estar a representar uma instituição daquelas é preciso saber que a Instituição vem primeiro, e JJ não vê. É egocentrico e não vê um palmo à frente dele a não ser que seja `frente de um espelho…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 14, 2014 at 3:27 pm

      Sou Benfiquista e não me revejo no que diz. Excepto em Guimarães, nada do que aponta tem gravidade, muito menos quando cotejado com o que Jesus faz naquilo para que é pago: treinar e ganhar.
      Quero muito que ele triunfe logo e no Domingo, não por ele mas pelo Benfica e por mim e a minha comunhão consigo termina aí.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 14, 2014 at 12:01 pm

      Aplaudo o(s) seu(s) comentário(s), Nuno. Revelam uma lucidez e uma forma de ver as coisas invulgar em muitos benfiquistas, que na maioria, como em quase todos os clubes, se deixam sempre levar pela onda.

      Jorge Jesus é um dos melhores treinadores da actualidade no panorama técnico-táctico? Acho que não há muitas dúvidas. Mas a sua postura deixa muito a desejar, e já dizia o meu pai, benfiquista ferrenho, que Jorge Jesus não tem categoria para treinar um clube e uma instituição como o Benfica.

    • Nuno Red Devil
      Posted Maio 14, 2014 at 11:37 am

      Portanto para vocês vale tudo certo? Desde que se ganhe… Querem casos de falta de postura que um treinador de um clube como o Benfica não pode ter?
      – Guimarães – agressões a Stewards
      – Cardozo – fina lda taça
      – Tottenham – Danças, dedos, empurrões a figuras do clube
      – limpinho limpinho com o SCP num jogo em que fomos claramente beneficiados
      – discurso inflamado para com jornalistas por lhe perguntarem se há fantasmas
      – quando a equipa perde nunca é culpa dele, quando ganha ele é o maior do mundo e talvez da Europa

      Querem que lhe dê o máximo dos créditos por ter ganho com o melhor plantel de Portugal de muito, muito longe. Mau é não ter ganho nos ultimos anoscom um plantel incrivelmente superior. Nestes 5 anops de JJ, com as equipas do Benfica que este senhor teve deveria ter ganho 3/4 anos o campeonato.

      Podia estar a dar exemplos até ao fim do dia. Ganhar não é tudo, e um clube com a grandeza do Benfica não pode ter uma pessoa destas como seu representante. A mim envergonha-me quando ele faz qualquer coisa do gênero.É importante ganhar, mas para mim o Benfica vai além disso. Eu sou de uma geração que nunca viu o Benfica ganhar muito, e não são os títulos que fizeram de mim benfiquista. O Benfica deve ser um exemplo, deve ser um clube com uma imagem intocável e com esta personagem a liderar a equipa nunca o vai ser. Aquilo em Inglaterra foi mau de mais para ser verdade…

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 14, 2014 at 11:33 am

      O melhor esta época…Quando levamos 5 do Porto ou fomos eliminados da Liga Europa pelo Braga era o pior,assim como no final da época passada toda a gente lhe queria bater,como eu próprio vi no final da Taça de Portugal,no meio de insultos e cuspidelas…Enfim…Coerência é coisa que falta no meu clube infelizmente.

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2014 at 10:31 am

      Presumo que seja adepto do Benfica e que, por isso, deseja o melhor para o clube. Ao desejar que o melhor treinador que o Benfica teve em dezenas de anos e talvez o melhor treinador português da actualidade, saia por razões laterais e secundárias em termos futebolísticos, podendo colocar o clube em dificuldades, mostra uma contradição difícil de entender para uma pessoa racional como eu. E mais não digo.

      João Carvalho

    • Rodrigo Cruz
      Posted Maio 14, 2014 at 10:16 am

      Ok então o Benfica vai buscar gentlemans como Camacho, Quique Flores, Fernando Santos ou David Moyes para depois mergulhar na depressão de resultados que tu tanto gostas…

  • Rodrigo Cruz
    Posted Maio 14, 2014 at 9:37 am

    Se Ancelotti ganhar a Champions, Martino a Liga Espanhola e o Jesus as 4/3 Competições (incluindo a Liga Europa e a Taça de Portugal) quem é o treinador do ano? Simeone, Ancelotti, Mourinho, Pelegrini, Blanc? Acho que se o Simeone ganhar as 2 competições pode ser ele mas se ganhar só o campeonato, o treinador do ano para a Uefa deve ser Jesus.

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2014 at 10:52 am

      Penso que mesmo se o Simeone perder a final e o campeonato irá ser eleito melhor treinador do ano, ou então será o treinador que vai levar a taça do campeonato do mundo para casa.

      Francisco TM

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 14, 2014 at 10:38 am

      Se o Simeone ganhar a Champions e o campeonato, é o vencedor mas por larga margem, com o Jesus atrás dele. Mas provavelmente irão ter em conta Guardiola, Moutinho e Ancelotti.

    • Eduardo Gomes
      Posted Maio 14, 2014 at 10:17 am

      Acho que só existe dois candidatos possíveis a ganhar o treinador do ano, Simeone ou JJ! Mourinho não ganhou nada, Pellegrini ganhou só o campeonato e ainda não sabe como, para alem dos milhões gastos na equipa, Blanc não fez mais que a sua obrigação, tem uma grande equipe a custa dos milhoes das arabias, Ancelotti nao ganhou o campeonato espanhol porque nao quis, e a falta do ronaldo em alguns jogos foi notoria, apesar da excelente campanha da champions!

  • Vermelho
    Posted Maio 14, 2014 at 8:47 am

    A final de logo á noite irá ditar o futuro de várias pessoas. Em caso de vitória, os benfiquistas podem quase contar com uma eventual saída do treinador e ainda ficar sem saber quem entrará. JJ nos últimos 5 anos fez o Benfica jogar, lutou directamente com o Porto pelo campeonato (excluindo o ano de AVB onde quase nem havia forma de responder) obteve 2 finais europeias, 2 campeonatos, algumas taças da liga, mas o mais importante, meteu esta equipa a jogar á bola. Já vi também a ser um treinador muito mau a lidar com pressão, principalmente nos jogos no Dragão e outros de tamanha importância.
    Na minha opinião, caso ganhe logo, saía pela porta ganha, embora fique muito reticente quanto a quem o sucederá, se conseguirá fazer um trabalho tão bom. Caso fique, tem provas dadas e sei que será mais um ano orientado por um bom treinador. Quanto á estrutra do Benfica, não vejo tanto "movimento" quanto o ano passado, tudo bem que a época ainda tem 2 títulos em disputa, mas poderia já haver alguns rumores como existem com SCP e FCP, algo que acontecia na época passada. Espero que, a época seja devidamente bem planeada visto que irão sair jogadores importantes.

  • van Basten
    Posted Maio 14, 2014 at 1:07 am

    Um texto muito pertinente, concordo plenamente com a opinião dada acerca de Jorge Jesus, e da importância que este jogo tem para o treinador. A Liga Europa, obviamente não sendo uma Champions, é a segunda melhor prova de clubes para se ter no currículo para treinadores que não estão a treinar nas melhores ligas europeias. Por aqui passará muito do assédio que se irá fazer ou deixar de fazer em relação ao treinador encarnado. Creio que Jesus já teria sentido esse assédio o ano passado se tivesse batido o Chelsea, mesmo sem ter conquistado o título português.

    Obviamente, não tanto pelo treinador (que aprecio pelas suas qualidades técnicas mas não como pessoa) mas pelo Benfica e fundamentalmente pelo futebol português, desejo o melhor possível para a final de hoje à noite. Só têm de jogar como têm jogado e de manter a sua humildade para trazerem para casa mais um troféu bastante importante.

  • Bruno
    Posted Maio 14, 2014 at 12:36 am

    Aquando da possível final Porto-Benfica na LE, abordei a competição dizendo que uma Liga Europa vale mais que um campeonato (na altura até JJ o disse), apesar disso não alterar o facto da LE ser de facto uma II Divisão Europeia. Mantenho o que disse. É preciso ser sério e ter alguma coerência.

    Como é óbvio, espero que o Benfica perca, e quanto a JJ, já disse à pouco tempo que o futebol do Benfica é JJ e pouco mais. Não há projecto.

    SL!

    • Vermelho
      Posted Maio 14, 2014 at 6:08 pm

      Obrigado pela resposta Bruno, não concordo que por ser rival tenha-se que estar contra, mas sendo uma final até que consigo entender. Acho mais grave é quando isso acontece durante o percurso até uma final, algo que se vê em maioria dos adeptos que sejam rivais entre si. (seja qual for o clube)

    • Miguel
      Posted Maio 14, 2014 at 2:44 pm

      Ao menos o Bruno vai estar numa final este ano… nem que seja a torcer pelo Sevilha! Força rapaz!

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 14, 2014 at 1:55 pm

      Considerar o Sporting uma equipa que luta pelos lugares europeus revela graves indícios de memória curta e selectiva. E mandar bocas do género das que mandou, sobre festejar os títulos dos outros, fica sempre bem.

    • Jonas
      Posted Maio 14, 2014 at 1:45 pm

      Ruben, opinioes todos temos. O meu comentario nao tem azia nenhuma, mas e feito de barriga vazia e num intervalo de uma reuniao…

      Eu gosto do Sporting, so nao gosto e dos seus adeptos. Garanto-te que ate ja trabalhei com uma direcao antiga do clube mas nao vou dar detalhes por uma questao de privacidade.

      Rodrio, a geracao da "fruta" que tu falas teve algumas das melhores equipas que eu me lembro de ver em Portugal e na Europa. Eu nao suporto a direccao do Porto, mas acho que e uma cegueira selectiva esquecermo-nos que muitos desses titulos vieram com jogadores como Fernando Couto, Baia, Hulk, Lucho, Falcao, James, e tantos, tantos outros que sao do melhor que me lembro de ver.

      Jonas

    • Kafka
      Posted Maio 14, 2014 at 1:24 pm

      Tiago Fouto, é a tua opinião, não posso fazer nada quanto a isso…

      Por eu ser Português torço pela Selecção, quanto a clubes a conversa é outra e como é óbvio não faz sentido eu querer que o Benfica seja o clube com mais títulos em Portugal e ao mesmo tempo torcer pela vitória do Porto ou do Sporting, e o mesmo é válido para os adeptos do Porto e Sporting…

      Mas já agora se a minha atitude é "tacanha", então é engraçado verificar que o Mundo por si só é tacanho, já que em todos os Países onde há futebol, esta situação acontece, e como é obvio os adeptos do Real Madrid não querem que o Barça vença, da mesma forma que os adeptos do River não querem que o Boca vença, ou os adeptos do São Paulo não querem que o Corinthians vença (e podia dar-te aqui mais 10000000 exemplos similares)…presumo portanto que para ti toda essa gente "tacanha" não sinta o seu País certo?

      Os adeptos do Boca e do River não são Argentinos para ti é isso?

    • Rodrigo Cruz
      Posted Maio 14, 2014 at 1:23 pm

      Kafka não te esqueças que desses 74 do Porto 20 são supertaças, ou seja, competição ganha a somente uma equipa e 9 a uma mão porque antigamente a supertaça era disputada a 2 jogos. A minha observação vale o que vale mas se tirarmos esta competição do histórico o resultado está em 67-54 para o Benfica. Isto não demonstra nada mas o Benfica contra mais adversários continua a ser melhor. Dos 74 títulos do Porto 56 são da geração da "Fruta" (Pinto da Costa), o que muito poderá dizer a todos os adeptos não portistas. O Porto é sem duvida um grande clube com muitas vitórias ( consideradas por mim a nível interno DUVIDOSAS) mas se o intelecto não se interpor ao coração nós como portugueses devíamos apoiar os clubes além fronteiras…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 14, 2014 at 12:20 pm

      Realmente, esse comentário também é fantástico, Jonas. Chamam os outros de aziados e idiotas e coisas que tais, mas também o são a responder assim.

    • Tiago Fouto
      Posted Maio 14, 2014 at 12:16 pm

      Kafka, estou me a borrifar para os títulos. Sou benfiquista mas acima de tudo sou português, fiquei contente com as vitórias do Porto em 1986, e com Mourinho e Vilas Boas. Se o Benfica quer ter mais títulos que o Porto que os ganhe e não que o Porto os perca. Mentalidade tacanha é a que demonstras juntamente com o Bruno.

    • Kafka
      Posted Maio 14, 2014 at 11:56 am

      Nisso dou-te razão Jonas, o Sporting pós-25 de Abril tem números insignificantes, e de um clube médio e não grande, já que nos 40 anos pós-25 de Abril apenas venceu:

      -4 Campeonatos (perdeu 36)
      -6 Taças Portugal
      -7 Supertaças Portugal

      e apenas uma ida a uma final Europeia em 2005

      Logo no pós-25 de Abril o Sporting deixou de entrar para as contas de títulos, passando a luta a ser apenas entre Benfica e Porto (com evidente domínio de Porto), no entanto o futebol tem mais de 100 anos, e como tal atendendo aos anteriores 60 anos, continuo a considerar o Sporting um rival…

    • Jonas
      Posted Maio 14, 2014 at 11:46 am

      Bruno, o teu comentario so nao me deixa triste porque ja estava a espera dessa azia. Pode ser que tenhas oportunidade de festejar a vitoria de outra equipa que nao a tua logo a noite, afinal de contas e algo que ja tens muita pratica.

      Kafka, o Sporting tem muito poucos titulos no seu historial de futebol senior e a maioria conseguidos no tempo da outra senhora. Eu nao os vejo como rivais, por isso desejo-lhes sempre a maior das sortes na luta pelas posicoes que dao acesso a Europa.

      Jonas

    • Kafka
      Posted Maio 14, 2014 at 11:45 am

      Da mesma forma que estando neste momento 74-71 para o Porto em títulos, não faz sentido um Portista querer a vitória do Benfica, porque isso implicaria uma aproximação do Benfica ao Porto, no total de títulos…portanto seria no mínimo incoerente o Porto querer ter mais títulos e ao mesmo tempo querer a vitória do Benfica hoje…

    • Kafka
      Posted Maio 14, 2014 at 11:33 am

      Bruno, desta vez concordo contigo, para mim rivalidade é isso mesmo, ou seja, não se querer que o rival vença, logo é perfeitamente normal que não queiras que o Benfica vença hoje, como eu tb não queria que o Sporting vencesse a Taça Uefa em 2005…até porque vejamos, é ridiculo (na minha opinião) os adeptos rivais quererem que o clube rival vença, até por uma questão de contabilização de títulos, ou seja, atentemos ao exemplo actual:

      Não faz sentido um Sportinguista querer a vitória do Benfica, pois assim o Benfica passaria a ter 1 título que o Sporting não venceu, logo o objectivo não é o nosso clube ser o que tem mais títulos? com tal não faz sentido querer que os rivais vençam, porque isso implica que os rivais passem a ter mais títulos que o nosso clube…logo desta vez concordo inteiramente contigo Bruno, acho perfeitamente normal não quereres a vitória do Benfica…e se olharmos à volta, em todo o lado é assim, se um adepto o River quisesse que o Boca vencesse, era mínimo morto…

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2014 at 10:37 am

      É uma honra para o Benfica haver adeptos rivais que desejam a sua derrota e o seu mal, mesmo jogando com clubes estrangeiros, pois isso torna-nos mais fortes porque, como diz o provérbio, "apenas se atiram pedras às árvores que dão frutos".
      Muito obrigado pela diminuição do mérito que o Benfica e a sua direcção tem mostrado porque na sua opinião o facto do Benfica chegar aqui foi apenas por mero acaso, mais por obra e graça do Espirito Santo que neste caso e na sua opinião se chamará Jesus.

      João Carvalho

    • Bruno
      Posted Maio 14, 2014 at 10:26 am

      Vermelho, acho óbvio e natural um Sportinguista não querer que o Benfica ganhe, como o oposto também acho normalíssimo.

    • Moskamorta
      Posted Maio 14, 2014 at 8:51 am

      HAHAHAH não há projecto sem JJ??? e haverá projecto sem Jardim???? O futebol do Benfica não é só JJ, ele enquadra-se numa estrutura, composta por Presidente, Dirigentes, Corpo Técnico, Formadores, Jogadores… Podias sim afirmar que sem LFV não existe projecto, isso sim, pois não existe outro candidato que recolha a simpatia dos adeptos como LFV.

    • Vermelho
      Posted Maio 14, 2014 at 8:40 am

      Bruno, uma pequena pergunta.
      Não acho tão óbvio alguém querer que o Benfica perca esta final europeia, qual o motivo? (pequena curiosidade, apenas porque não vejo o que há de óbvio)

  • Jeremy
    Posted Maio 14, 2014 at 12:02 am

    Para o Jesus é importante, simplesmente porque finais europeias não se jogam todos os dias, não porque lhe possa dar a saída para um clube melhor ou maior salário anual.

    Penso que Jesus não irá arranjar um clube melhor que o Benfica, pois para mim um clube melhor tem que lutar por títulos num destes 4 campeonatos: Itália, Alemanha, Espanha ou Inglaterra.

    Vendo as coisas assim Jesus não tem possibilidades de treinar nenhum dos clubes candidatos num destes países.

    O Milan por exemplo é dos poucos clubes na Europa de maior dimensão que o Benfica mas será uma boa opção de carreira atualmente? Sem hipóteses de título com adeptos que estão habituados a ganhar? Se fosse Jesus só iria para lá se houvesse 60 ou 70 milhões para gastar em jogadores, sem isso não têm hipótese de ter sucesso e seria corrido em pouco tempo.

    A outra opção que se falou é o Mónaco, esta opção ainda tem menos lógica, seria estúpido trocar um clube como o Benfica por outro que tem 10. 000 pessoas no estádio… Sem história e com poucas possibilidades de competir com o PSG. Esta opção só se justificava pelo dinheiro e aí Jesus já ganha 4 milhões, dificilmente iria ganhar mais (fala-se em 4M para o Jardim)…

    Em Espanha não tem hipótese, e Inglaterra também não.

    Logo não vejo nenhuma mudança que seja positiva para o JJ, porque como já ganha tanto nunca iria ganhar mais e não há projetos melhores que o SLB que tenham interesse nele.

    Há, e se ele quiser sair, quem o quiser tem que pagar a cláusula… O Vieira segurou-o o ano passado o mínimo que ele tem que fazer agora é cumprir o que está no contrato.

    O jogo é importante para ele como para todos os elementos do Benfica (sobretudo o Vieira): é sempre bom ter uma Liga Europa no currículo. Para o Vieira é algo que lhe compra anos de sossego, poderia sempre dizer que tinha uma competição Europeia, algo que no Benfica não é ganho á mais de 50 anos, com este título seria impossível a hipótese de perder as próximas eleições.

    Sobre o jogo: não acho que sejamos favoritos claros, com a equipa inicial eramos mas sem Fejsa, Peréz e Markovic é jogo de 50/50. Não conheço bem o Sevilha mas os melhores jogadores são excelentes: Rakitić é um dos melhores médios na Europa, Bacca um excelente avançado e Moreno um dos laterais esquerdos mais promissores, trata-se de uma equipa que deixa o Marin no banco…

    Confio na vitória nem tanto pela qualidade individual mas porque acho que somos melhor equipa e acho que JJ é muito superior a Emery.

    E nisso das finais ele tem toda a razão, as finais são um jogo como outro qualquer nem sempre se ganham.

    O inventor da frase 'as finais não se jogam, ganham-se', perdeu uma final da Taça em casa para o Atlético, e já há 4 anos que perde sempre nas meias da Champions… Peguntem a Mourinho se não preferia ter perdido estas quatro finais… Pelo menos tinha lá chegado.

    E o Vitor Pereira é um grande treinador, não compreendo que acha que JJ é fantástico e Vitor Pereira é péssimo, são os 2 muito bons. Se o JJ fosse muito melhor tinha ganho aqueles 2 campeonatos, não havia grandes diferenças de planteis.

    O VP ser fraco é mais uma das ideias postas nos adeptos pela comunicação social, é habitual, os Jornais já fizeram de Camacho bom, de Fernando Santos mau de Peseiro horrível (quando fez a melhor época no SCP nos últimos 10 anos), etc.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 13, 2014 at 11:19 pm

    Rotular a Liga Europa de II Divisão é inapropriado. O facto de a Liga dos Cempeões ser a prova mais importante, não torna a LE "uma espécie de II Divisão". Por essa ordem de ideias, quando havia 3 provas, a Taça UEFA seria a III Divisão.
    Também não concordo com a tentativa de desvalorizar o Campeonato com o pretexto de que o plantel é o meçhor e os outros são uns marretas.
    Posto isto, é óbvio que o prestígio e impacto internacionais são muito maiores quando se ganha uma prova da UEFA e isso é válido para o clube, o treinador e os jogadores.
    Quanto ao Jorge Jesus, há um ano defendi a sua continuidade e este ano, por maioria de razão, também a defendo, com ou sem vitória na UEFA.
    Finalmente, como é óbvio, quero muito que o Benfica ganhe mais logo em Turim.

    • Nuno R
      Posted Maio 14, 2014 at 6:01 pm

      Quem está a desvalorizar o campeonato? A minha opinião sempre foi esta, e escrevi o mesmo quando o Sporting ia à frente (nessa altura fui acusado de ser lampião aziado). O nosso campeonato É fraco!
      E muita gente concorda. Olha, quando se fala do William e do Adrien, dizem que têm muito a provar porque este ano só jogaram contra pernetas, e assim qualquer um brilha…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 14, 2014 at 3:10 pm

      Obrigado Diogo.
      Ninguém que disse que estava no mesmo plano, agora II Divisão não é. Claro que cada um pode considerar o que quiser.

    • DiogoFSP4ever
      Posted Maio 14, 2014 at 1:43 pm

      Rui miguel concordo com tudo o que disse, aliás redobro o seu significado, intepreto o texto de várias maneiras e sinto que desvalorizam sempre o título do benfica por mais que tentem….

    • Nuno R
      Posted Maio 14, 2014 at 8:51 am

      A Liga Europa em termos de competitividade das equipas envolvidas está muito abaixo da Liga dos Campeões. Por isso considero uma "II Divisão". A Taça UEFA era tão ou mais competitiva que a Taça dos Campeões, pois 2/3 candidatos de cada campeonato iam lá cair. A Taça das Taças, sim, era uma competição de 2º plano (e por isso mesmo foi extinta).

    • Enak
      Posted Maio 14, 2014 at 12:04 am

      O que falei, não foi de modo nenhum uma crítica ao post, foi apenas uma opinião pessoal

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 14, 2014 at 12:01 am

      Sim, eu julgo compreender o contexto, mas as afirmações e insinuações estão no texto e já foram repetidas noutros sítios, pelo que são ideias erróneas que vão fazendo o seu percurso na opinião publicada.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 13, 2014 at 11:42 pm

      Julgo ser necessário interpretar a expressão no contexto do post.

    • Enak
      Posted Maio 13, 2014 at 11:33 pm

      Concordo plenamente. Acho que ainda descredibiliza ainda mais a Liga Europa se considerar essa competição da 2ª divisão europeia, até porque na Liga dos Campeões têm estado equipas que são bem abaixo da 2ª divisão europeia (Dinamo Zagreb, Austria Viena, etc)

  • MosqueteiroSLB
    Posted Maio 13, 2014 at 11:12 pm

    carrega benfica. ganhem ou percam, honrem a camisola como fizeram o ano passado e so por ai estarao mais perto de trazer o titulo para casa. se honrarem a camisola independentemente do resultado, mais contentes ou menos, teremos orgulho nesta equipa.
    se jesus sai ou fica e neste momento indiferente. espero que fique para o benfica poder fazer uma boa champions e ja que ganhou 1, esta na hora de o benfica começar o seu ciclo de titulos, que ja nao tem a varios anos.
    eu penso que o benfica e superior ao sevilha, mas no futebol tudo pode acontecer e final e final e como tal 50% para cada lado. que vença o melhor.

    ps- so eu e que acho ridiculo a decisao quanto a markovic ser tomada no dia da final? que falta de profissionalismo. jesus deve ter preparado a equipa para qualquer uma das decisoes, mas nao deixa de ser ridiculo.

    • Jeremy
      Posted Maio 14, 2014 at 12:07 am

      Mais ridículo é ainda andarmos nisto.

      Devia ter sido despenalizado á primeira, a UEFA é completamente estúpida se tirar de uma final um jogador que não fez nada.

      Algo que não compreendo é o tratamento que se deu ao caso, fez-se um escândalo no caso do Pérez, quando ele até podia ser castigado já que deu uma cotovelada no Italiano, o Markovic está castigado sem fazer nada e parece que é normal.

      É que de Markovic para Sulejmani é uma diferença brutal.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 13, 2014 at 11:38 pm

      Claro que é ridículo. Parece coisa da FPF. Só falta a decisão ser anunciada durante o jogo!!!

  • Gaspar
    Posted Maio 13, 2014 at 11:03 pm

    O Jesus é muito melhor treinador que o Mourinho ou Villas-Boas mas percebo essa ideia de chegar ao patamar deles, mas só por causa dos títulos porque a nível técnico Jesus é bastante melhor.

    • Bernardo Luz
      Posted Maio 14, 2014 at 2:24 pm

      Obrigado Gaspar, já deu para me rir hoje, agora vou voltar a ficar furioso pela convocatória nacional.
      Quanto ao post em si, é óbvio que é importantíssimo para Jesus pelo extra que lhe dará em negociações com outros clubes, não há realmente muito a acrescentar.

    • TIAGONN
      Posted Maio 14, 2014 at 12:36 pm

      Tiago o benitas e di mateo fizeram melhor que o mourinho no chelsea!

    • Tiago Fouto
      Posted Maio 14, 2014 at 7:38 am

      Gaspar deixa lá as drogas… O JJ foi o melhor quando perdeu com o Braga nas meias finais? Ou quando conseguiu perder 2 títulos? Ou quando o Domingos fez melhor trabalho que o JJ no Braga?

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 13, 2014 at 11:41 pm

      Caro Gaspar,

      é melhor na perspectiva de que mais idade = mais sabedoria?

    • Enak
      Posted Maio 13, 2014 at 11:34 pm

      Actualmente até pode considerar-se ser melhor que Mourinho, mas "muito melhor" é altamente exagerado!
      A primeira vez que ouvi algo semelhante foi da boca de António Pedro Vasconcelos…

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2014 at 11:11 pm

      Gaspar, insinuar que o Jesus é "muito melhor treinador que o Mourinho" é estar a brincar.

      Cumprimentos,
      HR

  • porquinhodaindia
    Posted Maio 13, 2014 at 11:02 pm

    SL Benfica é favoritíssimo e deverá ganhar. Os jogadores são melhores mas sobretudo a equipa é melhor: mais intensa, mais preparada, mais capaz. É isso que ganha jogos.

    • Jeremy
      Posted Maio 13, 2014 at 11:33 pm

      Seria favorito se tivesse o 11 base…

      Mas com André Gomes no lugar de Fejsa, Amorim no de Pérez e Suljmani no de Markovic a qualidade da equipa cai muito…

      Nestas condições diria que é um jogo de 50/50.

  • Eduardo
    Posted Maio 13, 2014 at 11:01 pm

    Neste momento em Portugal o Jesus é maior que o Benfica. Tudo se centra nele. Ninguém fala dos jogadores, dirigentes, o que interessa é o Jesus.

    Mas sim concordo com o post é Jesus quem mais pode beneficiar ou perder com esta final.

    • Rammstein
      Posted Maio 14, 2014 at 9:02 am

      Completamente falsa essa visão.

      Fala-se desde os dirigentes do clube a JJ até ao plantel que costuma ser "mais" titular como Markovic, Oblak, Enzo, Gaitán, Luisão, Garay, etc.

      Mas compreendo essa conversa – começar a desestabilizar um pouco antes da época futebolística acabar e começar em força com as contratações de jogadores inventadas pelos jornais e que vão parar ao fc porto (roubos, desvios…). Não esquecendo a Comunicação Social e comentadores dos programas desportivos televisivos dizerem que a equipa do SL Benfica é fraca, uma manta de retalhos e mais para meio da época esquecem-se de tudo o que disseram e passa a ser a maravilha suprema do futebol mundial.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 13, 2014 at 11:40 pm

      Excelente visão. É um facto.

Deixa um comentário