Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estrelinha Fernando Santos continua a fazer a diferença; Portugal foi impotente contra a Espanha mas Horta fez o empate do nada; Bruno Fernandes e Moutinho foram uma nulidade; Cancelo esteve desastrado; Leão tentou muito mas errou sempre, e só André Silva (que saiu demasiado cedo) acrescentou alguma qualidade

Resultado que não espelha o que se passou em campo, com uma Espanha a superiorizar-se a toda a linha diante da equipa lusa (3.º jogo seguido que Portugal é muito inferior à La Roja mas consegue empatar), mas desperdiçou várias chances para matar o jogo e acabou a sofrer numa fase em que pouco o fazia prever. Só nos 15 minutos iniciais da 2.ª parte se viu um conjunto português mais acutilante (a troca de Neves por Moutinho, que foi uma nulidade, surtiu efeito), mas as saídas de Otávio e André Silva (os mais capazes a ligar o jogo ofensivo) acabaram por ter um efeito negativo (Ronaldo e Guedes nada acrescentaram). Rafael Leão esteve nos melhores lances da seleção, mas desperdiçou duas boas chances e ainda somou algumas imprecisões técnicas, enquanto Bruno Fernandes realizou nova exibição paupérrima (quantas exibições deste nível precisa de fazer para perder o lugar?) e Cancelo, que fica ligado ao golo sofrido, esteve igualmente desastrado. Melhor estiveram Guerreiro (boa primeira parte), Bernardo (o mais clarividente com bola) e Diogo Costa (importante a segurar o 1-0), enquanto Horta foi feliz ao sair do banco para fazer o empate, num lance em que a linha defensiva espanhola fica muito mal na fotografia. Do lado do conjunto de Luis Enrique, destaque para a grande exibição de Gavi, que esteve em todo o lado.

Portugal e Espanha empataram (1-1) no Benito Villamarín, na 1.ª jornada do Grupo 2 da Liga das Nações. A Equipas das Quinas, que foi inferior e voltou a ter várias unidades em sub-rendimento, viu a Espanha adiantar-se aos 25′, por Morata, mas chegou ao empate no minuto 82, na estreia a marcar de Ricardo Horta pela seleção. Quanto ao jogo, a primeira grande oportunidade até surgiu para Portugal, com Leão a desperdiçar em boa posição, mas foi a Espanha a marcar, numa transição rápida que envolveu Gavi e Sarabia e foi concluída por Morata. Logo a seguir, Soler dispôs de uma chance soberana para fazer o 2-0, mas Diogo Costa defendeu à 1.ª e na recarga o médio do Valência atirou por cima. Os lusos esboçaram uma reação ténue (André Silva ameaçou), mas só no 15 minutos iniciais da segunda parte se conseguiram superiorizar, tendo a melhor chance surgido por Leão que, após bom trabalho de André Silva, permitiu a defesa de Simón quando tinha tudo para marcar. Com as substituições (Ronaldo e Guedes foram a jogo), Portugal voltou a cair de nível, mas acabou por chegar ao empate numa fase em que pouco estava a criar, com Ricardo Horta, saído do banco, a responder da melhor forma a um cruzamento de Cancelo. Logo a seguir, Alba teve uma ocasião flagrante para voltar a colocar a Espanha em vantagem, mas falhou de baliza aberta.

XI Espanha: Unai Simón; Azpilicueta, Diego Llorente, Pau Torres, Jordi Alba; Busquets, Soler, Gavi; Sarabia, Ferran Torres, Morata.
XI Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Pepe, Danilo, Guerreiro, João Moutinho, Otávio, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, André Silva e Rafael Leão

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

94 Comentários

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Junho 2, 2022 at 9:37 pm

    Deprimente.

  • fabinho18
    Posted Junho 2, 2022 at 9:37 pm

    1-0 para a Espanha com Otávio
    0-1 para Portugal sem Otávio

  • Santander
    Posted Junho 2, 2022 at 9:38 pm

    Esta seleção tem de ser André Silva e mais 10

    • Sombras
      Posted Junho 2, 2022 at 9:56 pm

      Contra equipas deste estilo sem dúvida, é o único que sabe segurar a bola de costas.

      • Mushy
        Posted Junho 2, 2022 at 11:02 pm

        A rotatividade da seleção é tão escassa que podíamos dizer o mesmo da defesa…

        Quando há possibilidade e experimentar jogadores diferentes e novos na seleção e não o faz, continuamos a ficar satisfeitos com tão pouco

  • Louco de Lisboa
    Posted Junho 2, 2022 at 9:38 pm

    Acho que Bruno Fernandes já nem é -1, é mesmo -2.

  • Kenya24
    Posted Junho 2, 2022 at 9:38 pm

    Como é que o Raul de Tomás foi preterido para jogar seferovic ? Que diferença

    • João
      Posted Junho 2, 2022 at 9:49 pm

      Então mas o seferovic não foi o melhor marcador do campeonato?

    • Nunop
      Posted Junho 2, 2022 at 10:01 pm

      Pergunta ao Bruno Lage, que tem tanta boa fama neste blog…RDT sempre a sair aos 60, a jogar fora de posição (a tentar fazer de Felix), para o menino suiço jogar a avançado e falhar golos cantados servidos pelo RDT.

      Felizmente saiu e fez 17 golos na La Liga a jogar pelo Espanyol…é um craque.

      • Miguel Jack
        Posted Junho 2, 2022 at 11:53 pm

        Independentemente da posição em que jogava, teve imensas oportunidades e apenas marcou um golo!! Não é craque nenhum e em clubes acima do Espanhol não terá o mesmo sucesso.

        Penso que acusou o facto de ter custado 20M….mais simples de explicar assim!!

        Agora a culpa é do treinador?! Não foi o caso

        Quando são “craques”, não dependem de decisões do treinador

        Abraço

        • Nunop
          Posted Junho 3, 2022 at 12:27 am

          Para começar n marcou 1, marcou 3. Não que seja muito mais, mas se vais dizer isso, começas logo mal.

          Depois, a culpa não é do treinador? Um jogador que a jogar a ponta de lança, marca 14 golos por um Rayo Vallecano na La Liga, chega a Portugal, joga atrás de um pino e é obrigado a vir buscar jogo entre-linhas?
          Se o jogador joga fora de posição, podes por culpas no treinador sim…

          Depois houve casos extra-campo, devido a preferencia sexual do jogador, n encaixou bem no balneario e assim se perdeu um craque

  • ItsAboutTime
    Posted Junho 2, 2022 at 9:39 pm

    Bom jogo em geral, só foi pena o golo do Ricardo Horta mas pronto.. menos um jogo com o Fernando Santos ao leme.
    Wake me up when September ends.

  • ihavedepression
    Posted Junho 2, 2022 at 9:39 pm

    Grande jogo de Portugal até aos 62 minutos.

    • Syd Barrett
      Posted Junho 2, 2022 at 9:57 pm

      Até ao momento em que o Nando decide tirar os dois que estavam a jogar melhor.

    • Mushy
      Posted Junho 2, 2022 at 11:00 pm

      ???
      O Nandinho já está habituar mal os portugueses..
      Já habituou a jogar tão mal que muitos começam a ficar satisfeitos com a fraco futebol praticado

  • poborsky7
    Posted Junho 2, 2022 at 9:40 pm

    Nos últimos anos acabo sempre arrependido de ter visto o jogo de Portugal, mas continuamente sempre que há um jogo novo lá estou eu batido a dar mais uma oportunidade….neste momento admito que o culpado sou eu porque já há anos que sabemos que Portugal não dá mais que isto.

  • Estigarribia
    Posted Junho 2, 2022 at 9:40 pm

    Algumas notinhas deste jogo:

    1. Portugal continua sem jogar a ponta de um chavelho. A jogar desta forma paupérrima não vamos fazer nada ao Qatar. Fernando Santos, se faz favor, ponha o seu lugar á disposição. Mourinho ou Leonardo Jardim para ontem na Seleção Nacional.

    2. Tal como Fernando Santos, Pepe, Moutinho e Cristiano Ronaldo também já deveriam de arrumar as botas. Que venha mais sangue novo.

    Saudações Leoninas

  • Football Scene Investigation
    Posted Junho 2, 2022 at 9:41 pm

    O Sr. Engenheiro enganou-se.
    Ele tinha apostado na Espanha. O Ricardo Horta não calça mais.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Junho 2, 2022 at 9:42 pm

    Portugal não esteve exatamente à altura desta tarefa, diria eu…convinha jogar mais e melhor no próximo jogo contra a Espanha, nomeadamente chutar mais à baliza (hoje demorou quase 1 hora). Seja como for, o golo de Portugal não foi bem estrelinha. Jogada interessante, bom cruzamento e boa finalização.

    Entretanto, estou muito curioso para ver se os “futurólogos” que lamentavam que Fernando Santos não pusesse Leão a titular e que deixasse sempre Ronaldo fazer 90 minutos vão admitir que erraram nas suas previsões. Errar todos erram, mas admitir é que custa mais.

  • offtopicguy93
    Posted Junho 2, 2022 at 9:42 pm

    Tantos falhas táticas e tanto por apontar que se fosse falar de tudo, tinha de escrever uma composição de 10 páginas, pelo que vou apontar as falhas mais gritantes:

    – jogámos 6 anos com duplo pivot (ou seja, dois trincos, wc e Danilo), e agora que apenas jogamos com 1, o nosso engenheiro joga com o Moutinho que nunca foi trinco e tem 35 anos anos, ou seja, além de não ter rotinas não tem andamento para a posição. Sem referir que no clube nem sequer joga aí, quem o faz é Ruben Neves que estava onde? Exatamente, no banco. E qualidade para esta posição não falta, ainda temos palhinha e wc que não sendo nomeou favorito, fez uma boa época!
    – João cancelo claramente o nosso melhor lateral e que explora muito bem as ações ofensivas e o nosso engenheiro faz o quê? Explora muito mais o corredor esquerdo, deixando cancelo na maior parte das vezes recuado. Na primeira vez que aparece em zonas ofensivas dá golo;
    – Já deu para perceber que FS apenas confia em 2 centrais, já teve inúmeras oportunidades para rotinar e convocar com mais assiduidade outros centrais, apenas está a colher as péssimas escolhas que faz;
    – Em pleno ano 2022 e com a evolução tática que há e houve, continuamos a jogar à zona, seja contra a Espanha seja contra a poderosa andorra, permitindo que o adversário jogue a seu belo prazer e tendo a iniciativa de jogo. Não há pressão na reação à perda e a transição defensiva é penosa, pois a média de idades do trinco e dos centrais é de 50 anos;
    – Não temos jogo interior, a bola 99% cai nas laterais e eles que decidam o que fazer, se mandar um barrote para a área à procura do avançado desamparado ou se tentam o 1vs1 na esperança dum rasgo individual. Com a qualidade que temos no meio é incompreensível como não se explora mais este aspeto do jogo, além de podermos controlar 90% dos adversários, certamente que o futebol praticado iria melhorar substancialmente;
    – Bruno Fernandes está claramente numa fase menos boa da carreira, e este sistema táctico nem sequer o favorece, um jogador claramente que precisa do ponto que falei anteriormente, de jogo interior, pois é aí que pode decidir jogos fazendo assistência ou golos (aspecto do jogo que lhe permitiu atingir o seu prime);

    Pior que aquela primeira parte era impossível, o primeiro remate enquadrado com a baliza chegou apenas aos 60 min de jogo, e por aí nos ficámos…
    Claramente que Otávio é o novo menino bonito de FS, talvez porque o engenheiro é portista e quantos mais jogarem melhor, mas claramente que a equipa precisa de extremos puros, GG tem que jogar sim ou sim, ou leva o rafa que sempre que entra mexe com o jogo, sei lá qualquer coisa de diferente… é o que se pede!
    Para quem ainda duvidava se os espanhóis gostam ou não de Portugal, vaiarem o nosso hino foi a prova daquilo que referi numa outra publicação aqui no VM, não têm o mínimo de respeito por nós.

  • jolasdasagres
    Posted Junho 2, 2022 at 9:42 pm

    É inacreditavel a falta de ideias e personalidade desta equipa em geral. Já sao quantos anos de FS ? O homem tem usado os mesmos jogadores aos anos e a cada jogo parece que é a primeira vez que estao juntos.

  • MuchoG
    Posted Junho 2, 2022 at 9:42 pm

    Não vale a pena repetir a mesma lengalenga, Fernando Santos é selecionador há quase uma década e não implementou uma ideia de jogo. 8 anos e os jogadores parecem que só se conheceram ontem. Voltou a valer a sorte do costume.

    Bruno Fernandes tem 43 jogos pela seleção e as boas exibições contam-se numa mão, tinha piada que o Bernardo era o novo Danny depois de meia dúzia de maus jogos. Até quando o lugar cativo? Também não percebo como é que o Moutinho ainda tem tanto protagonismo com o talento que temos no meio. Mesmo sem Renato havia Rúben Neves e Matheus no banco.

    Gavi com 17 anos e foi o melhor médio num jogo com Busquets, Bernardo Silva e Bruno Fernandes. Um fenómeno. Ele e o Pedri vão marcar uma era pelo Barcelona.

  • Borsalino
    Posted Junho 2, 2022 at 9:42 pm

    Santos Ball.
    Bruno Fernandes jogou 80mn! Tudo é possível mesmo.
    Tão pobre quanto este futebol, é ouvir o comentador e o Vidigal… o comentador teve o desplante de dizer que o lance da Espanha surgiu de “um mau passe do Rafael Leão “, ignorando por completo a displicência do Cancelo.

  • Kacal
    Posted Junho 2, 2022 at 9:43 pm

    Ricardo Horta é sinónimo de golo esteja onde estiver, incrível o quanto evoluiu em Braga! Este é para quem dizia que não tem nível de selecção, um golo por si só não define tudo, mas para mim demonstra o que já achava, é um jogador que para ter no banco poderá ser muito útil e não é só de estrelas que se fazem as equipas. Por mim é um seleccionável bem válido.

    Depois desiludido com Leão, podem dizer que a culpa é do Fernando Santos mas aqui vi falhas individuais mesmo, incrivel como na selecção parece bem pior do que é, nem uma recepção consegue quase. Espero que isso possa mudar porque o Leão do Milan é uma opção importante na selecção. Bernardo também demorou a carburar na selecção e depois lá conseguiu portanto é dar tempo.

    Por fim a selecção continua a jogar muito pouco, saca uma da cartola por vezes mas no geral é preciso muito mais. A Espanha esteve muito mais confortável com bola e sabem o que fazer com ela, tivessem avançados de elite e mais eficientes e teriam melhores resultados. Com ou sem CR7 mais uma vez, tal como no United, fica comprovado que a culpa é do futebol praticado, do treinador, não dele. Mas pronto um empate fora não é negativo desde que se vença os outros jogos.

    • offtopicguy93
      Posted Junho 2, 2022 at 9:47 pm

      Todos os jogadores na seleção parecem muito piores do que aquilo que são… miragens diria

      • Kacal
        Posted Junho 2, 2022 at 10:51 pm

        Concordo. No entanto não é apenas culpa do seleccionador nesse caso porque aquilo que vi do Leão não se trata apenas do contexto colectivo, tratou-se de falhas individuais também. Parece que não tem vontade.

    • Mushy
      Posted Junho 2, 2022 at 10:52 pm

      Horta já vai com mais de 1ano de atraso para ser selecionado.
      Pode não ter a mesma técnica de muitos, mas dá muito ao jogo e aparece sempre em zonas de finalização bem colocado.
      Mas lá está, no Braga está sempre muito bem, na seleção arrisca-se a ser mais um como outros que lá andam que só brilham nos clubes.

      A muitos que mandam ainda custa perceber que a culpa não dos jogadores, mas de treina.
      Ano após ano, a qualidade individual dos jogadores tem sacado vitórias e mantido o Nandinho

      • Kacal
        Posted Junho 3, 2022 at 2:17 pm

        Concordo Mushy. E mesmo que seja “mais um” prefiro ter o Horta no banco a sair com tudo e sendo útil que outros jogadores que embora mais talentosos estão sem a mínima vontade.

  • Ricardo F.
    Posted Junho 2, 2022 at 9:44 pm

    Não compreendo o que é que é dito naquele balneário, que eles parece que desaprendem.

    Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Moutinho foram uma completa desgraça. Mau demais um meio campo ser tão pobre. Não se safou um, foram todos péssimos.

    O Cancelo, tirando o envolvimento no golo e agora numa jogada final, também foi uma nódoa.

    Safaram-se o Guerreiro e o André Silva, que saiu inexplicavelmente. O Leão tentou muito e desequilibra com muita facilidade, mas acusou a pressão.

    Enfim, um empate caído do céu.

    • Mushy
      Posted Junho 2, 2022 at 10:48 pm

      A desculpa é sempre “acusou a pressão” para desculpar as coisas…
      Ainda bem que o Horta não chutou por cima da baliza também seria “acusou a pressão”.
      Para o melhor jogador do Calcio e desculpabilizar com “acusou a pressão”, assim de certeza que não vamos lá.

      Já fez vários jogos pela seleção e tem sempre esta mesma atitude em campo, vai tendo uns rasgos aqui e acola e fica tudo maravilhado.

      • Ricardo F.
        Posted Junho 3, 2022 at 12:25 am

        O Ricardo Horta tem 27 anos e o Leão 22…
        O Ricardo Horta encostou um golo e não fez mais nada de relevante no jogo…
        O Leão, com tudo o que fez e decidiu mal, ainda conseguiu ser um dos jogadores com mais intervenção na partida do lado de Portugal.
        E foi o MVP do campeonato em Itália, não são bem uns rasgos aqui e acolá.
        Just saying.

  • Amigos e bola
    Posted Junho 2, 2022 at 9:45 pm

    Incrível como o FS não resiste em jogar no erro contra seleções do nível da Hungria para cima.
    Que desperdício de talento. É uma pena porque quando se notava que os jogadores tentavam controlar o jogo, não tínhamos problemas em tomar conta dos espanhóis (veja-se dos 45 aos 60 minutos).

    De lamentar os assobios ao nosso hino e os oles na segunda parte. Por isso, o golo do empate foi especialmente saboroso.

  • Alex03
    Posted Junho 2, 2022 at 9:47 pm

    E eu a pensar que sem Ronaldo ia ser só chocolate. FS não desilude.

    Valeu pela varridela do Sarabia ao Otávio que merecia ter sido coroada com a vitória

    • GoldenFCP
      Posted Junho 2, 2022 at 9:54 pm

      Temos portugueses que comemoram entradas de espanhois sobre jogadores nossos…
      Junta-te a eles. Adeptos como tu nao precisamos.

      • Alex03
        Posted Junho 2, 2022 at 9:58 pm

        Nossos com base em que? De nosso não tem nada. Afinal ainda a um par de semanas demonstrou que “nossos” ali não existe. Desse tipo de jogadores é que ali, não fazem falta nenhuma.

        • GoldenFCP
          Posted Junho 2, 2022 at 10:21 pm

          Se lhe deram a cidadania e veste a nossa camisola é tao português como eu ou tu. Se tu não o consideras nosso, problema teu.

          • Alex03
            Posted Junho 2, 2022 at 10:31 pm

            Mas quem é que está a falar de ele ser português ou não? Sei que te convém puxar essa carta para ver se sacas uma de xenofobia para a vitimização típica, mas ele até podia ser chines, cabo verdiano ou russo. Demonstrou n vezes fora do campo que de “Nosso” não tem nada. Tem atitudes fora do campo iguais as que tem dentro do campo. Alias diria mesmo que tem piores, pois a ultima até fez uma pressão social para um colega ter uma atitude desrespeitadora com um clube que o formou.
            Logo nossos são aqueles que sinto o mínimo de respeito e o mesmo vem do outro lado.

            • GoldenFCP
              Posted Junho 2, 2022 at 10:53 pm

              Bom se estamos a falar de atitudes fora do campo também sei umas quantas de outros jogadores. Para ver se a coerência se mantem…
              Dentro do campo tem más atitudes? Alguma vez lesionou um colega propositadamente? Alguma vez agrediu um jogador?
              Nunca foi expulso nacionalmente ou internacionalmente mas sim é muito desleal segundo tu.
              Provocador ele é, eu sei que é mas calma lá. Esta geração não aguentava ver 2 jogos completos de um Roy Keane, de um Eric Cantona ou de um Patrick Vieira numa equipa rival. Era logo a exigir que nao fossem á seleçao por serem seres nojentos…

      • offtopicguy93
        Posted Junho 2, 2022 at 10:02 pm

        Mas ter um jogador na seleção que nem sequer português é, que insulta clubes e adeptos de um clube rival é que é, isso é o que nós precisamos! Sem referir que muitos dos colegas dele de seleção ou passaram pela formação do benfica ou são benfiquistas…
        Que tens a dizer sobre isso?

        • GoldenFCP
          Posted Junho 2, 2022 at 10:24 pm

          Se lhe deram a cidadania portuguesa é tao português como qualquer um. Se não o aceitas como português já são outros quinhentos, é uma questão que fica para ti.
          Que tenho a dizer? É o primeiro com maus comportamentos fora do campo? O Ronaldo deixou de ser português quando foi acusado de violar a moça americana?

          • offtopicguy93
            Posted Junho 2, 2022 at 10:37 pm

            Eu falo de alhos e tu vens com bugalhos! O normal em vocês portistas, a defenderem-se com coisas que não têm nada em comum com o assunto em questão

            • GoldenFCP
              Posted Junho 2, 2022 at 10:49 pm

              Tu estas incomodado por ele ter insultado o benfica e estar ali a jogar. O que é certo é que jogadores que passaram pelo benfica e jogam com ele na seleção(bernardo e cancelo) não parecem muito incomodados. Se o tivessem viravam-se para o engenheiro e diziam ”não jogo com este jogador, insultou o meu clube”, exigiam que fizessem alguma coisa. Aconteceu? Claro que não. Se o tivessem feito achas que apareciam todos hoje no 11? O incomodo vem dos adeptos. Não gosto do Fernando Santos mas numa coisa tem toda a razão: na seleção não contam clubes. Adeptos a reclamar vai haver sempre.

              • henry14
                Posted Junho 3, 2022 at 4:29 pm

                Mas tu achas que alguém do Benfica vai fazer esse tipo de chantagens? Cabe ao selecionador ter o bom senso. Enfim, aqueles playoffs com Otavio preponderante foram de certa forma um presente envenenado porque agora temos que levar com ele a titular. É que já nem é na convocatória, é a titular. Faz-me lembrar os bons jogos de Pizzi no Benfica. Tínhamos que levar com ele sempre a titular…

          • VettelF1
            Posted Junho 2, 2022 at 11:06 pm

            Acusado, não provado. Logo é inocente até provas em contrário como qualquer cidadão deveria ser.

      • Guts
        Posted Junho 2, 2022 at 10:03 pm

        “Nossos” lol só se forem teus. Otavio é um ser execrável, nunca será meu nem me representa como português.

        • GoldenFCP
          Posted Junho 2, 2022 at 10:27 pm

          Se veste a nossa camisola é porque foi considerado português pelo estado e a federação/selecionador entende que tem capacidade para tal. É tao português como qualquer cidadão. Teve atitudes más? Foi o primeiro português da historia seguramente a ter más atitudes…
          Não te representa? Bom remédio, começa a torcer pelos nossos adversários como muitos fazem agora. Com o pouco que Portugal joga vais ficar mais vezes feliz que triste

      • Ricardo Teixeira
        Posted Junho 2, 2022 at 10:33 pm

        Jogadores nossos? Esse “jogador” banal, por sinal, representa tudo o que de mais asqueroso pode ser e ter o futebol. É representativo, aliás, de toda uma identidade de um “clube” que já há 40 anos que anda nestas lides.

        Enquanto este indivíduo estiver na vossa “seleção”, porque minha não é de certeza, pois que Portugal perca sempre!

        Mas os adeptos de cor azul e vista turva…

    • Pedro Geraldo
      Posted Junho 3, 2022 at 1:46 pm

      Bem me pareceu ouvir alguém a assobiar o nosso hino. Agora já sei quem foi.

  • Selva1906
    Posted Junho 2, 2022 at 9:47 pm

    Fernando out. Vergonhoso o jogo de Portugal, à oito anos a frente a da seleção e não existem uma ideia de jogo, personalidade ou alma. Jogam à equipa pequena, conforme o adversário. Temos uma das melhores seleçoes de sempre, mas o jogadores só rendem nos clubes e na selecção não. Porque? O problema está no banco. Moutinuo sem pedalada, meio campo horrível, mas o Fernando nem ir aos treinos, não consegue aliviar os jogadores… Enfim estou farto deste futebol deprimente… Sinto que estamos a desperdiçar uma das melhores equipas de sempre

  • Periklis
    Posted Junho 2, 2022 at 9:47 pm

    O otavio está lá só para cavar faltas como no clube.
    Que jogador banal e não digo por ser do Porto e por ser um porco.
    Inclusivamente no Porto o Otavio está a luz da qualidade de Vitinha e Fábio Vieira, que difilmente entram no 11 da seleção.
    Nao levem este boneco para o mundial, não por ser um porco mas por destoar demais da qualidade dos colegas.
    Nem num Portugal B teria lugar.
    E não digo isto por hoje.
    É um jogador do contexto e para o contexto porto e ficamos por aqui.

    Quanto ao 11 da selecção, em 442 diamond:

    Diogo Costa
    Cancelo
    Pepe
    Rúben Dias
    Nuno Mendes
    Palhinha
    Renato
    Bernardo
    Felix
    Rafael Leao
    Ronaldo

    Treinador: epa até pode ser o Leonardo Jardim, de quem não sou particular fã. Qualquer coisa com processo de jogo menos o engenheiro.

    • GoldenFCP
      Posted Junho 2, 2022 at 9:53 pm

      Otavio foi dos melhores. Tanto que quando saiu Portugal deixou de ter bola e piorou.
      Numa equipa cheia de vedetas é dos poucos que se sacrifica pela equipa. O Leao a titular? Aquele que nao larga a bola e quer resolver sozinho? O Palhinha que passou metade do ano a suplente no Sporting? Portanto vai deixar de meter um titularissimo de Premier League ha anos(Ruben Neves) pra meter o Palhinha?
      O Otavio fez um jogo brilhante? Nao. Mas se ele é banal que dizer do sr Bruno Fernandes….

    • Syd Barrett
      Posted Junho 2, 2022 at 9:53 pm

      Desculpe mas aprenda a ver futebol. Portugal foi nulo desde a saída do Otávio. Com Bernardo e Bruno Fernandes, cracks da liga inglesa, o Otávio do tugão foi o único com personalidade para tentar pegar no jogo e fazer ligação entre o meio campo e a frente de ataque. Neste momento é titular de caras nesta seleção…

      • Periklis
        Posted Junho 2, 2022 at 10:29 pm

        Acho que o seu comentário encerra o assunto:
        “Titular de caras NESTA secção”.
        Na seleção que todos ambicionamos nao cheirava.
        Quero lá saber da entrega dele se não tem nível para isto.
        Rúben Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Renato Sanches, Matheus Nunes, Pote, Fábio Vieira, Felix, etc são tudo jogadores que nunca na vida podem ficar atrás de um Otávio na convocatória e no tempo de utilização.
        Repare que não me cinjo a carácter senão tinha de pedir a ausência do Pepe.
        O otavio é só banal para este nível, embora seja estrela no contexto Porto onde se pede outro tipo de matreirices.
        Além do mais é neste momento um motivo de desconexão e falta de empatia de muitos portugueses pela sua seleção. Mais um.

    • Syd Barrett
      Posted Junho 2, 2022 at 11:24 pm

      Em primeiro lugar, referir que eu disse “neste momento” é titular de caras. E é. O seu comentário indica que hoje se viu a razão do Otávio não servir. Pois eu digo que se o Otávio não serve por este jogo, não servem metades dos que lá estão. Vou sempre preferir um jogador menos “dotado” e com mais raça e entrega do que um Bruno Fernandes que a nível de seleção conto numa mão as boas exibições que fez. Acrescento também que o Otávio joga no tridente ofensivo mas como um 4 médio. Alguns dos que refere aí não jogam na mesma posição. E também nunca poria Pote a frente do Otávio. Se quiser mais um que só aparece para rematar já tenho lá o bruno

  • VettelF1
    Posted Junho 2, 2022 at 9:50 pm

    Mais um jogo da selecção que demonstra que com ou sem Ronaldo em campo o problema é do seleccionador, não de quem joga!

  • Bmaster
    Posted Junho 2, 2022 at 9:54 pm

    Dos crimes futebolísticos do século ter um selecionador destes ao comando dum super elenco. Temos inclusive mais opções de qualidade que a Espanha falta-nos é o óbvio: identidade e estilo de jogo. Chega pa, rua com este medíocre!

  • DNowitzki
    Posted Junho 2, 2022 at 9:55 pm

    A vossa seleção é deprimente. O que valeu foi a Espanha não ter um PL minimamente decente.

    Na minha opinião, Ronaldo não é top 10 do mundo de sempre, mas tem algo que vale toda a platina da rainha Isabel II e que falta por aí: golo.

    • Kacal
      Posted Junho 2, 2022 at 10:49 pm

      Já sei que são opiniões e todos temos direito a elas portanto é a tua há que aceitar e respeitar, mas por acaso até acho que o Ronaldo ser um dos 10 melhores da história é quase unânime, pelo menos eu nunca vi ninguém dos que faz os tops não o colocar no top10, muitos colocam no top2, outros em 1º, outros no top5, talvez até no top10 mas fora dele nunca vi muitos, mas lá está é uma opinião.

      • DNowitzki
        Posted Junho 3, 2022 at 12:22 am

        Estamos de acordo: é a minha opinião e, enquanto tal, tem a mesma validade que a maioria, porque, desde logo, é intercetada pelos meus gostos, preferências, etc.

        Considero que é talvez o melhor finalizador que já vi, mas, em termos de futebol e do que eu GOSTO, coloco à frente Pelé, Maradona, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenómeno, Cruyff e por aí fora.

        Tudo isto é profundamente subjetivo. Por exemplo, na minha opinião e a partir do que li e do que vi, o melhor defesa de sempre é Figueroa e, quando tu vês alguém tentar uma eleição deste tipo, não lês o nome dele na ponta dos dedos de ninguém.

      • Lurker
        Posted Junho 3, 2022 at 12:40 am

        Para quem olha para o futebol sem óculos coloridos certamente coloca CR7, no mínimo, no top 10 dos melhores de sempre. Eu só colocaria Messi e Maradona à sua frente, dois claros predestinados. De resto não sei de nenhum jogador que tenha alcançado tudo o que CR7 alcançou (títulos, recordes e, a par de Messi, o jogador com maior longevidade ao mais alto nível).

        • offtopicguy93
          Posted Junho 3, 2022 at 1:38 pm

          Não se trata daquilo que alcanças, mas sim daquilo que jogas! Ronaldo empurra a bola para a baliza, mas o futebol é tão mais que isso

          • Eagle
            Posted Junho 3, 2022 at 4:38 pm

            A carreira do CR não começou aos 37. Começou quando ele era um adolescente. Convido-te a ires ver jogos do CR na 1 passagem do United e trocas já de ideias. É o problema de muita gente, lembra-se do CR atual e não da carreira dele como um todo, é normal um homem com 37 anos e cheio de minutos nas pernas já não fazer correrias e slalons como antigamente mas o CR no seu prime foi o melhor que vi jogar. Posto isto cada um tem a sua opinião como é óbvio.

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 5, 2022 at 9:07 am

          Eu adoro o Ronaldo (jogador), mas alguém com mais idade com jeitinho poderia não achar controverso po-lo de fora do top 10 (mas só vejo futebol de 2000 e desde então claramente não).

  • ForsenCD
    Posted Junho 2, 2022 at 9:55 pm

    Gostei da 1a parte até ao primeiro golo da Espanha.

    Pressão alta muito efectiva mas depois o Moutinho perdeu a pedalada, gostei do Bernardo na 1a parte a dar muito apoio na construçao de jogo atrás, André Silva excelente à frente.

    Rafael Leão teve infeliz mas com estrelinha podia ter tido bem mais impacto no resultado.
    Cancelo infeliz mas acabou o jogo em crescendo.

    Quem realmente esteve mal em todos os momentos de jogo foi o Bruno Fernandes e Matheus merecia ter sido titular no seu lugar.

    Fernando Santos muito mal nas substituições a quebrar o ritmo da seleção ( Ronaldo- Leao ou Ronaldo-Felix nunca na vida podem coexistir contra equipas de posse de bola).

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 2, 2022 at 9:56 pm

    O melhor resumo que se pode fazer deste encontro é que se Portugal tivesse a qualidade de passe (como sempre o principal defeito de todos os jogadores portugueses) e em posse da Espanha ganharia este jogo, e se Luis Enrique tivesse a vaca de Fernando Santos era campeão mundial…

    De resto, muito pobre. Muito pobre mesmo para duas das equipas mais fortes fo Continente Europeu.

    A uma falta rasgo e criatividade individual. Espanha tem bons princípios, colectivamente são fortes, tem um modelo de jogo rotinado e com os principios que remontam ao Barça de Guardiola. Mas depois falta o resto. Tirando Pedri, não há perfume, imaginação, rasgo ou até raiva no futebol espanhol. É só previsível.

    Portugal por sua vez foi um somatório de erros.
    Fernando Gomes perdeu uma oportunidade de ouro de mudar e no banco já há muito que devia estar outra pessoa.
    E Portugal é a antitese de Espanha. Muito talento individual mas colectivamente débeis e zero a nível de processos.

    O Engenheiro até tentou fazer a vontade aos seus críticos sentando Ronaldo e colocando Rafael Leão e André Silva, tirando os 30 trincos habituais e colocando um miolo mais técnico e ofensivo, mas o problema manteve-se.

    A pergunta nunca foi Portugal joga melhor com ou sem Ronaldo (até porque ele só entrou para fazer número), a questão é que Portugal joga mal sempre porque o seu treinador tem o peso do cv dos titulos, e quer dar uma de Zidane ou Ancelotti e ser só gestor.

    Mas nem para isso ele é bom, porque um bom gestor não convoca Otávio depois do que aconteceu e lhe dá a titularidade de seguida como prémio validando comportamentos e atitudes que não se devem ter em lado nenhum.

    E além do mais não se põe tanta gente ao mesmo tempo a titular claramente abaixo de forma e que tiveram finais de época penosos como Guerreiro, Pepe, ou Bruno Fernandes.

    Mas a sorte premeia quase sempre…

    Grande jogo de Danilo. Mvp para mim.

  • Nunop
    Posted Junho 2, 2022 at 9:56 pm

    Danilo Pereira (mais uma grande exibição pela seleção, e curiosamente há quem peça que não jogue) e André Silva…foram estes que apareceram hoje a um nível digno de representar Portugal.

    Bernardo (muito faltoso) e João Cancelo (fez uma boa assistência mas errou em tudo o resto) estiveram irreconhecíveis.

    Do Bruno Fernandes já nem vale a pena falar, não vale a pena estar sempre a bater no ceguinho mas o rapaz fez uma grande exibição pela Seleção, em 30 e tal jogos, e foi num amigável contra Israel (e a seguir ao jogo ouvi a seguinte frase de um comentador: “O Kevin De Bruyne que me desculpe, mas Bruno Fernandes é o melhor médio ofensivo do mundo”). Nos outros jogos, absolutamente deprimente.

    Diogo Costa alternou entre o inseguro em alguns lances (erro a sair a cruzamento e com bola nos pés) mas fez algumas boas defesas.

  • VAR
    Posted Junho 2, 2022 at 9:57 pm

    Rafael Leão tentou muito… tentou muito o quê? Não se cansar? É incrível a displicência do “melhor jogador da Serie A”. Ele nem para um contra-ataque se mexe (a não ser que a bola vá para o lado dele).

    Aliás o lance do André Silva a segurar a bola é genial. Do lado esquerdo o senhor Rafael Leão vinha a passo na linha… quando recebeu a bola para finalizar já estava marcado pois a defesa teve tempo de fechar o lado esquerdo.

    Genial também o FS tirar o Otávio e deixar três “velocistas” na frente e ninguém para ligar os sectores.

    • GoldenFCP
      Posted Junho 2, 2022 at 10:01 pm

      Exatamente a mesma impressao que eu e muitos ficaram. Quando Otavio sai Portugal deixa de ter bola e nao consegue ligar setores. O golo surge quase que por milagre
      Bem ja sabem que cada vez que Portugal nao ganhar a culpa vai para ele. Jogue bem ou mal vai ser o saco de boxe, o Nandinho vai ter descanso por uns tempos. Quem percebe de bola(quem comenta na RTP1 e a maioria dos analistas que li) afirmou que ele foi dos melhores mas segundo uns users do VM é banal.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 3, 2022 at 7:48 am

      Concordo, Portugal perdeu a pequena capacidade que tinha de ter bola com a saída do Otávio. Até gostei da entrada do Guedes que veio agitar e explorar o espaço deixado nas costas do Jordi Alba, mas faltou aquele elemento que ligava o jogo ofensivo. Isso acabou por acontecer no final com a entrada do Matheus Nunes que trouxe mais poder na condução e ligação do jogo ofensivo.

  • SnP
    Posted Junho 2, 2022 at 10:00 pm

    Fernando Santos fora, e já vais tarde! Como é possível BF jogar o jogo quase todo? Que substituições são aquelas? Ronaldo não acrescenta nada, nem a sair do banco.
    Os jogadores não honram o símbolo que carregam, não se esforçam minimamente.
    Tivemos a ver a Espanha a trocar a bola!

  • Stravinsky
    Posted Junho 2, 2022 at 10:04 pm

    Fernando Santos está a mais há muitos anos. Comentei que a federação argentina andou a brincar aos treinadores e desperdiçou a geração de Messi. Parece-me que a federação portuguesa vai desperdiçar esta geração talentosa por reverência ao Fernando Santos.

    Outra coisa, eu adoro o Bruno Fernandes, mas não pode ser titular na seleção. O nível que apresenta é muito baixo. É uma espécie de anti-Podolski e só rende no clube.

    Eu diria que o nível de qualidade individual de Portugal e Espanha não é muito diferente. A diferença está no banco. Luís Enrique é mil vezes melhor que Fernando Santos.

    E depois há Gavi que, de todos os que estiveram em campo, é o meu jogador preferido.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 3, 2022 at 7:44 am

      O Bruno Fernandes teve um impacto brutal na primeira época no United, mas depois disso desceu muito o nível. Esperemos que não vire outro Dele Ali, parece-me claramente um jogador de momentos e neste momento está deplorável. Não pode ser titular na seleção.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 2, 2022 at 11:06 pm

    Estamos em 2022 e há pessoas a verem a seleção com os óculos dos clubes.

  • guilhermessi
    Posted Junho 2, 2022 at 11:34 pm

    Jogo fraco para o nível que é suposto ambas as seleções terem.

    A Espanha parece uma equipa treinada por Guardiola quando está a jogar no seu 1.º e 2.º terços, mas quando chega ao 3.º parece uma equipa treinada por um José Mota da vida, tal é a falta de ideias e a previsibilidade do seu ataque posicional.
    Contudo, é uma equipa com bons princípios e identidade – aquele jogo pautado e altamente agradável em termos estéticos (imo) tipicamente espanhol está lá, só que, ao contrário do que sucedia há 10 anos, aparece muito mais sob a forma de lampejos, até porque a qualidade já não é tanta – e, por esses motivos, dá para conceber um Mundial risonho para os nossos hermanos, melhore a sua equipa em dois ou três aspetos.

    Quanto à seleção portuguesa, mais do mesmo…
    Há talento em barda, mas não há fio de jogo, é tudo ao acaso. No fundo, vejo uma equipa que simboliza na perfeição o modo de atuar da FPF: os processos de jogo são inexistentes, as opções técnicas são muitas vezes duvidosas e parece que se reza mais do que se treina, com FS ao leme, o que acaba por fazer sentido uma vez que a FPF, à boa maneira do dirigismo desportivo porttuguês, decide tudo com base na fezada!
    “A equipa não joga a ponta do chavelho há anos, embora seja das mais talentosas do mundo. Muda-se o treinador? Não, é um homem cheio de fé e convicções. Vejam bem que até fomos campeões europeus há 6 anos com ele! Embora não saibamos bem como… Mas o homem tem fé, é simpático e por isso tem que continuar.”

    Aposte-se na competência, em vez de na simpatia e na procura de ajuda divina, e aí sim, as coisas melhorarão. Até lá, continuaremos a passar, de quando em quando, 90 minutos a tentar não adormecer enquanto os comandados do Engenheiro estão em campo.

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Junho 3, 2022 at 12:29 am

    Interessante, o jogo de solteiros e casados que decorreu em Sevilha, terra das tapas. Para quem não sabe, as “tapas” ganharam nome quando a malta tapava o copo com o que comia nas tabernas para ir tratar outros assuntos. Foi o que se passou neste jogo entre a selecção de amigos da colectividade de La Masia e a selecção dos amigos do Macaco. Entre coisas mais importantes, nomeadamente, saber quem joga na equipa da “aldeia” de La Masia e quem é que os amigos do Macaco vão agredir e ofender durante os próximos dois meses de férias, disputou-se uma partida de um desporto que, durante alguns minutos, parecia futebol.
    Deu para o Salvador decidir que vai pedir 50M pelo Ricardo Horta, não o vender, e saber que vai ter que pagar uma mariscada das boas à malta do Málaga; deu para percebermos que o Diogo Costa é um pato igual ou maior que o Patrício; deu para confirmarmos, pela 900.876.490ª vez que o Eng.º Fernando sabe tanto de bola como eu de um lagar de azeite; e deu para bebermos umas imperiais (esta devia ser a primeira, mas não quis abusar).
    Quanto ao resto, que vergonha de amostra do que devia ser a Liga das Nações.

  • Pm
    Posted Junho 3, 2022 at 8:33 am

    Ainda bem que já não apoio a seleção desde que o Otávio é convocado, mas um show deprimente.
    Diogo costa nao tem lugar nem como terceiro GR, Pepê devia dar o seu lugar e reformar-se (tal como o amigo CR7) e Otávio, enfim, mais uma nulidade…

    • Outsider
      Posted Junho 3, 2022 at 10:00 am

      Então deixe ver se percebi: deixou de acompanhar a seleção do país (parabéns), mas vê na mesma os jogos? Se não vê, vem para aqui comentar o que não sabe?
      Presumo que seja a 2.a opção, porque pelos jogadores que criticou a única coisa que viu foi o clube onde jogam, enfim…
      PS: se for ver o jogo vera que o Otávio foi dos melhores, tal como nos outros jogos que fez por portugal

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 3, 2022 at 4:13 pm

        Bom eu também não apoio clubes como o Villa e vi vários jogos deles. Acho que não existe propriamente nenhuma incoerência em ver jogos de equipas que não se apoia, certo?

        Até concordo quanto ao facto do ódio ser destinado a jogadores de um único clube (parece-me óbvio que a julgar exclusivamente pela qualidade, Diogo Costa, Pepe e Otávio deviam estar na seleção, o problema é o resto, por mim nem cheiravam), mas decerto que esse pode perfeitamente ser o motivo base para não gostar/apoiar a seleção.

        SL

    • Pedro Geraldo
      Posted Junho 3, 2022 at 1:16 pm

      Mais jogadores houvesse do Porto para dizer mal…

  • Artur Trindade
    Posted Junho 3, 2022 at 10:35 am

    Deixo o meu comentário com algumas sensações, não verdades mas apenas sensações.
    Rafael Leão é completamente aparte, enquanto esteve em campo percebia-se que se houvesse perigo, seria numa arrancada sua, tal a diferença de andamento para os humanos.
    Claro que tem muita coisa a limar, mas tudo acerca de Messi, Cristiano e Mbappé é (foi) sobre a capacidade individual, e Leão pese as falhas que ainda tem, é o melhor jogador português individualmente.
    André Silva tem muitos anticorpos, mas para Ronaldo sempre teria sido o melhor parceiro, para Leão, Jota ou Félix já tenho dúvidas no encaixe.
    Bernardo Silva é o mais estável jogador coletivo, o que falha menos passes, e Bruno Fernandes é horrível na seleção, principalmente quando encostado à direita, sendo Nunes e Sanches melhores opções.

    Parece estranho tanta desconsideração por Otávio, e no campo que é onde interessa, revelou sempre nos jogos que jogou ser o melhor, inclusivé que Bernardo.
    Estará ele a perder-se em Portugal e de facto tem nível para jogar num colosso?
    Não ligo nada à questão das picardias entre clubes, como dia Santos, na seleção não entram camisolas, senão teríamos que ver o fervor do Bernardo ou Pepe como um contra, e ninguém liga a isso.
    Rubén Neves muito bem, a elevar o nível da equipa.

  • fanatic
    Posted Junho 3, 2022 at 10:40 am

    Exibições miseraveis de Bruno Fernandes , Ronaldo e Moutinho.

    Bernardo esteve bem na primeira parte mas muito faltoso. Leão nota-se que desequilibra com uma facilidade tremenda mas perdeu bolas sem conta, para alem da postura que me faz lembrar o Rafa no Benfica.

    Danilo foi o melhor do lado de Portugal mas deveria ser o trinco. Os 3 do meio deveriam ser sempre Danilo-Matheus/Renato-bernardo Silva

  • MikeM
    Posted Junho 3, 2022 at 11:53 am

    Não acompanhei o campeonato italiano mas para o Rafael Leão ser o melhor jogador algo de errado não está certo…
    Depois a seleção nacional do FC Porto não joga um chavelho. Diogo Costa é inseguro e não tem nível para a seleção nacional. Meu rico Patrício… Desde saídas falhadas a socar bolas fáceis para a frente, valha me Deus…
    O Danilo é bom jogador mas não há centrais? Gonçalo Inácio, titular há 2 anos numa equipa de Liga dos Campeões não tem o que é preciso é é necessário uma adaptação?
    Não tenho acompanhado as notícias sobre a selecção mas espero que Nuno Mendes, Renato e Félix estejam lesionados… Jota na bancada também não fez grande sentido.
    Sobre o Otávio já disse o que pensava, muito mal estamos para precisar destas nacionalizações…
    Sem jogar a ponta de um corno o que é certo é que a equipa do engenheiro foi empatar a Espanha. Nem interessa que seja a Espanha mais fraca que me lembro de ver jogar, e que ainda assim dominou o jogo todo, o que vale é o pontinho…

    • MikeM
      Posted Junho 3, 2022 at 11:55 am

      Sobre o Bruno Fernandes já nem vale a pena. Provavelmente o jogador mais sobrevalorizado do futebol mundial. Fez duas grandes épocas, uma no Sporting e outra em Manchester, de resto é nulo. Na selecção então nem há palavras. Faz me lembrar um outro jogador, também português e de perfil semelhante, que segundo alguns era o melhor do campeonato e arredores… Pizzi és tu?

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 3, 2022 at 4:10 pm

        Fez duas grandes épocas no Sporting (2017/2018 e 2018/2019). No United esteve bem durante 1,5 anos. O último já foi abaixo da crítica. E concordo que não tem acrescentado nada na seleção o que me entistece profundamente. Mas reconheço-lhe capacidade para dar a volta!

        SL

Deixa um comentário